segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Portuguesa assassinada no Luxemburgo

A família da vítima é de Soure
É o segundo caso de uma mulher portuguesa residente no Luxemburgo encontrada desmembrada. Governo português está a acompanhar o caso.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros está a acompanhar o caso da cidadã portuguesa assassinada na semana passada no Luxemburgo, através do Consulado-Geral da Portugal, disse hoje à Lusa fonte diplomática.
A vítima, de 32 anos, nasceu no Luxemburgo e vivia com o namorado, de 33 anos, também de nacionalidade portuguesa, e a notícia da sua morte foi anunciada pelo Ministério Público luxemburguês na sexta-feira.
Segundo o jornal luso-luxemburguês Contacto, o suspeito do crime, de 45 anos, também de nacionalidade portuguesa e senhorio da vítima, está detido em prisão preventiva em Sanem, acusado de homicídio qualificado e tentativa de homicídio.
A mulher foi encontrada morta num apartamento em Bonnevoie, na capital, na tarde da passada quinta-feira. A família da vítima é natural de Soure, distrito de Coimbra e o namorado nasceu em Proença-a-Nova.
Contacto adianta que na sexta-feira, o Ministério Público luxemburguês anunciou que o corpo foi encontrado "parcialmente desmembrado e mutilado".
O suspeito foi detido na quinta-feira à tarde, depois de a polícia ter sido alertada para uma agressão com faca num edifício em Bonnevoie. Um homem de 27 anos foi atacado, tendo sido levado para o hospital. Segundo o Ministério Público, não corre perigo de vida.
O Contacto recorda que este é o segundo caso de uma mulher portuguesa residente no Luxemburgo encontrada desmembrada, depois da morte de Diana Santos, cujo corpo foi descoberto em Mont-Saint-Martin, em 19 de setembro. Este primeiro crime ainda está sob investigação das autoridades luxemburguesas.
SIC Notícias/Lusa/Contacto

Os números provisórios da Operação “Natal 2022”

 De 22 de dezembro até às 07:30 horas de hoje, 26 de dezembro

28389  condutores fiscalizados, dos quais, 217 conduziam com excesso de álcool e, destes, 107 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 65 pessoas por conduzirem sem habilitação legal;


 Das 5 404 contraordenações rodoviárias detetadas, destacam-se:

  • 1 680 por excesso de velocidade;
  • 406 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 186 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 111 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 147 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
Relativamente à sinistralidade rodoviária, a GNR registou:


867 acidentes, dos quais há a registar 8 vítimas mortais12 feridos graves e 199 feridos leves.
Relativamente aos acidentes com vítimas mortais, nas últimas 24h, os mesmos ocorreram:
Em 25 de dezembro, pelas 07h35, ocorreu um atropelamento por um veículo ligeiro de passageiros, na rua EN 15, Freixo de baixo, Amarante - Porto,  com registo de uma vítima mortal;


Durante a operação, a GNR irá continuar a priorizar a fiscalização às seguintes infrações:
  • Condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas;
  • Excesso de velocidade;
  • Falta de inspeção periódica obrigatória;
  • Manobras perigosas;
  • Incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem;
  • Utilização indevida do telemóvel.



Teatro regressou ao Seixo com muita animação e uma grande homenagem

 A Tradição está viva, sinal disso foi o regresso do Teatro ao Seixo após dois anos de interrupção devido à pandemia Covidp-19.
Como é hábito dia 25 de dezembro é motivo de ir ao teatro e ontem não foi exceção com a peça “Arranja-me um tenor” da autoria de Ken Ludwing com adaptação e encenação de Nelson Cadete.
Mais de 2 horas de comédia com muito divertimento e momentos hilariantes num elenco com excelente desempenho.
Nelson Cadete no final do espetáculo agradeceu a todos o público presente que lotou por completo o Salão Paroquial do Seixo e a todos os quantos permitiram chegar a este dia, desde todos os atores, pessoal técnico e todas as entidades parceiras e deixou um aviso: “estão mais de 800 bilhetes vendidos, dia 30 está esgotado, dia 7 restam poucos bilhetes, portanto aproveite as ultimas oportunidades de 15 e 22 janeiro”.
Lugar ainda para uma homenagem emocionante por parte da Direção da ACR Seixo a Otília Castelhano, Francisco Camarinha e Manuel Francisco Castelhano. No ano em que se comemora 133 anos de Teatro do Seixo, a ACR quis prestar este tributo pelo forte contributo que estas pessoas deram anos e anos à ACR, ao Teatro, ao Seixo e à Cultura da Região.

Fonte: Mira Online

Sobe para sete número de mortos em queda de autocarro ao rio em Pontevedra

O veículo, que levava nove passageiros, caiu de uma altura de 35 metros de uma ponte em Cerdedo-Cotobade, por motivos que estão a ser investigados pelas autoridades espanholas.
O corpo do último passageiro do autocarro que caiu na véspera de Natal no rio Lérez, na província espanhola de Pontevedra, foi recuperado esta segunda-feira, fazendo subir para sete o total de mortos do acidente, anunciaram as autoridades.
O corpo hoje recuperado é de uma mulher e, de acordo com as autoridades locais, duas pessoas foram resgatadas com vida do autocarro pelas equipas de socorro.
O veículo, que levava nove passageiros, caiu de uma altura de 35 metros de uma ponte em Cerdedo-Cotobade, por motivos que estão a ser investigados pelas autoridades espanholas.
O incidente ocorreu às 21h19 horas na véspera de Natal na estrada nacional 541, ao quilómetro 67 na direção de Pontevedra, ao passar pela cidade de Pedre, em Cerdedo-Cotobade, na Galiza.
O primeiro telefonema recebido pelas autoridades espanholas foi de um particular, que viu a vedação de proteção de uma ponte destruída, mas não viu nada no rio, mas momentos depois o 112 recebeu mais chamadas do interior do autocarro.
O pessoal de emergência conseguiu chegar ao autocarro e salvou duas pessoas, o motorista - que deu negativo num teste de álcool e drogas - e uma mulher que tinha embarcado no veículo em Monterroso (Lugo).
Alguns dos cadáveres foram recuperados do interior do autocarro e outros do rio Lérez.
As condições meteorológicas adversas e o caudal do rio complicaram o trabalho das equipas de emergência.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, manifestou no domingo a sua consternação com o acidente.
"Estou horrorizado com o trágico acidente em Pontevedra. Envio todo o meu afeto às famílias dos falecidos e desejo aos feridos uma rápida recuperação", escreveu o chefe do Governo numa mensagem nas redes sociais.

RR
Imagem: TSF

Montemor-o-Velho: GNR recupera material furtado

O CT Coimbra, através do Posto Territorial da Tocha e do NIC de Montemor-o-Velho, no dia 23 de dezembro, identificou dois homens de 25 e 31 anos e apreendeu material de construção civil furtado, no concelho de Montemor-o-Velho.
Após uma denuncia de um furto ocorrido num estaleiro de uma empresa de construção civil, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que permitiram localizar o material furtado. Durante a ação foi possível apreender 75 prumos.
Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial da Figueira da Foz.
A ação contou com o reforço dos Postos Territoriais de Praia de Quiaios, Montemor-o-Velho e Paião.

Força Aérea resgata seis pessoas à deriva em alto mar

Em causa estão dois resgates que aconteceram a 25 e 26 de dezembro, informou a Força Aérea Portuguesa (FAP).
"A Força Aérea resgatou na noite de 25 de dezembro e na madrugada de hoje, 26 de dezembro, seis pessoas que se encontravam à deriva em alto mar, em duas diferentes embarcações", informou a FAP.
"O primeiro alerta surgiu pelas 18H55 de 25 de dezembro, quando o EH-101 Merlin foi ativado para resgatar uma mulher de 54 anos que se encontrava a bordo de um navio britânico, a 255km a noroeste do Montijo", é explicado.
Por sua vez, "a segunda missão decorreu na madrugada de 26 de dezembro, quando o EH-101 Merlin, em alerta permanente no Aeródromo de Manobra N.º 3, Porto Santo, foi chamado para realizar buscas por um veleiro com cinco pessoas a bordo".
"Uma hora e quinze minutos depois de ter descolado, o EH-101 Merlin chegou ao local de operações, a 200km sudeste de Porto Santo, onde resgatou as cinco pessoas. A missão de busca e salvamento teve a duração de 3H45", rematou a Força Aérea.

Madremedia


Proença-a-Nova | Município conta com 12 novos Oleões Smart Solar S+ em vários pontos do concelho

 

O concelho de Proença-a-Nova dispõe de 12 Oleões Smart Solar S+ em várias localidades para a recolha de óleo alimentar usado. Os novos contentores foram colocados junto a ecopontos já existentes - para recolha de papelão, plástico / metal e vidro - nas seguintes localizações: Rua de S. Gens (Moitas), Rua do Vale do Linho (Peral), Rua do Parque (São Pedro do Esteval), Largo da Devesa e Estrada da Isna (Sobreira Formosa) e na Rua Londrina, Rua do Pinhal, Rua Manuel Martins d’Évora, Rua Alfredo Lopes Tavares, Rua de Santa Cruz (junto aos Correios), Rua da Atamolha e Rua Vila Melhorada (em Proença-a-Nova).

Este tipo de oleões, com a tecnologia Smart Solar S+, tem sensores que detetam o estado de enchimento dos recipientes, sendo posteriormente recolhido pela HARDLEVEL - Energias Renováveis, S.A., empresa licenciada para o efeito que foi responsável pela instalação dos oleões no âmbito da parceria estabelecida com o Município. Para reciclar óleo alimentar usado, aconselha-se a coloca-lo frio dentro de uma garrafa de plástico e a colocar a garrafa cheia e devidamente fechada dentro destes oleões.

De acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente, os óleos alimentares usados podem ser valorizados em produtos como biodiesel e sabão, sendo por isso essencial proceder à sua recolha seletiva e encaminhamento para destino adequado. Quando indevidamente descarregados para o esgoto, os óleos alimentares usados provocam problemas nos sistemas de tratamento de águas residuais, podendo constituir um grave problema ambiental. Além disso, um litro de óleo doméstico deitado no ralo da banca da cozinha chega a contaminar de uma só vez 1 milhão de litros de água, o suficiente para a sobrevivência de uma pessoa até aos 40 anos. 1000 litros de óleos alimentares usados permitem produzir entre 920 a 980 litros de biodiesel, combustível que apresenta índices de emissão de dióxido de carbono que podem ser 80% mais baixos do que os que são emitidos ao utilizar gasóleo.

“Ciclone-bomba”: autoridades dos EUA encontram pessoas sem vida nas ruas e em carros parados

Em alguns locais, os termómetros já atingiram os 45ºC negativos.
Os meteorologistas dizem que a tempestade nos EUA vai começar a perder força nos próximos dias. No entanto, os altos os níveis de alerta por causa das temperaturas muito baixas vão continuar em vigor.
A grande tempestade, que começou no fim de semana, já provocou 48 mortos, dos quais 27 em Buffalo, Nova Iorque, anunciou hoje um porta-voz daquela cidade norte-americana.
Algumas [pessoas] foram encontradas em carros, outras foram encontradas na rua em montes de neve", disse o chefe do executivo de Erie, um dos 62 condados do estado de Nova Iorque, Mark Poloncarz, avisando que pode haver mais mortos.
"Sabemos que há pessoas que ficaram presas em carros durante mais de dois dias", acrescentou.
Em Buffalo, o vento da tempestade Elliot soprou a uma velocidade parecida com a de um furacão, o que impediu muitos dos esforços de ajuda de emergência de chegarem onde era preciso.
As temperaturas muito abaixo do normal para a época que atingiram todo o país vão manter-se durante toda a semana, obrigando ao cancelamento de voos e deixando as estradas extremamente perigosas para andar, além de terem levado a um corte de energia em quase 1,7 milhões de casas e empresas.
O fornecimento de eletricidade em grande parte das casas que estiveram às escuras durante os últimos dias já foi restabelecido, mas há ainda milhares de norte-americanos sem luz, nem aquecimento.
Nos aeroportos, a situação continua muito difícil e as companhias aéreas ainda não conseguiram voltar a operar normalmente. A visibilidade é demasiado reduzida e as pistas estão geladas, o que impede os aviões de descolarem ou aterrarem em segurança.
A tempestade estende-se do Rio Grande, na fronteira entre o Texas e o México, até ao Canadá, no norte.
A Guarda Nacional foi chamada para ajudar nas operações de resgate, porque os bombeiros e equipas de emergência não conseguem dar resposta aos pedidos de ajuda. Em alguns locais, como no estado do Montana, os termómetros registaram 45ºC negativos.
A cidade de Nova Iorque alcançou uma temperatura mínima de -10,5° Celsius (C) no dia de Natal, o que não acontecia desde 1872, enquanto Washington, a capital dos EUA, esteve com -10°C naquele que foi o Natal mais frio desde 1983 e Tampa, na Flórida, chegou a marcar temperaturas abaixo de zero, o que não acontecia desde 1966.

SIC Notícias

Morreu a realizadora e radialista Sofia Saldanha

Tinha 47 anos.
A realizadora e radialista Sofia Saldanha, conhecida pelos seus documentários sonoros, que cruzaram "poética, documental e ficção", morreu no domingo, aos 47 anos, vítima de doença prolongada, confirmou a Antena 2, estação para a qual trabalhava.
A estação pública, que esta segunda-feira às 19:00 transmite em sua homenagem um excerto de um dos seus trabalhos, "A Lisboa de Fernando Pessoa", descreveu Sofia Saldanha como uma criadora e artista sonora, "pioneira e inovadora", cujos documentários áudio se tornaram "uma referência radiofónica em Portugal".
Sofia Saldanha captava os sons do mundo, das gentes e moldava-os. Depois devolvia-nos em sensíveis e astutos documentários, onde víamos e ouvíamos, no escuro e à escuta, as vozes e os passos de poetas como Fernando Pessoa ou Miguel Torga, o espaço sonoro de uma Trovoada, ou colhia como pedrinhas nos caminhos, textos, vozes e sons por vários autores, embrulhando pequenas peças de teatro para serem ouvidos na rádio", pode ler-se no site da Antena 2, que também deixou uma mensagem nas redes sociais.
Sofia Saldanha nasceu em Braga, em 1975, e começou a trabalhar em rádio em 1992 quando ainda frequentava a escola secundária. Durante 15 anos trabalhou na Rádio Universitária do Minho, tendo completado o mestrado em Rádio do Goldsmiths College, da Universidade de Londres, no Reino Unido, e aprofundado a experiência de documentarista no Salt Institute for Documentary Studies, nos EUA.
Ganhou o prémio de Melhor Novo Artista no Third Coast International Audio Festival (EUA, 2010), esteve nomeada para os Prix Europa em 2019, The HearSay Prize - HearSay International Audio Arts Festival (Irlanda, 2019), Prix Marulic - International Radio Festival (Croácia, 2020), e Prémio Prata na categoria Short Forms do Prix Marulic -- International Radio Festival 2021 (Croácia).
Os seus documentários foram transmitidos na Rádio Antena 2, BBC Radio 4, e em inúmeros canais de rádio norte-americanos.
É parte do In The Dark, uma associação que nasceu em Londres em 2010, dedicada a divulgar documentários áudio inovadores, e que organiza regularmente, em espaços públicos, sessões de escuta áudio no escuro, tendo fundado, em 2018, o In The Dark Lisboa.
Sofia Saldanha era ainda membro do Sindicato de Poesia, uma associação cultural que desde outubro de 1996 trabalha o ato performativo de dizer poesia.
Em janeiro e fevereiro, a Antena 2 vai transmitir os documentários "Vou e venho, memórias de Miguel Torga" e "Síndromes de um coração partido". Entre os trabalhos que realizou contam-se títulos como "1974: o 25 de abril na rádio", "A Trovoada", ou "No escuro e à escuta".

SIC Notícias/Lusa

Investigador da Universidade de Coimbra descobre fóssil de nova espécie de conífera

Um investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra descobriu uma nova espécie de conífera atribuível à família Cheirolepidiaceae. A nova espécie Pseudofrenelopsis zlatkoi foi identificada em flora do Cretácico Inferior do Juncal, no distrito de Leiria, tendo sido dedicada a Zlatko Kvaček, antigo professor da Universidade de Charles, Praga, República Checa.
De acordo com Mário Miguel Mendes, investigador do MARE/UC, esta nova espécie assemelha-se bastante a uma outra cheirolepidiácea, Pseudofrenelopsis parceramosa, mas difere por apresentar cutícula mais fina, áreas nodais expandidas e entrenós sulcados. «Pseudofrenelopsis zlatkoi é caracterizada por apresentar entrenós sulcados e a sua morfologia é espelhada na disposição das estruturas epidérmicas, tendo geralmente cristas construídas por células epidérmicas ordinárias alongadas», revela.
«A nova espécie Pseudofrenelopsis zlatkoi pertence a uma família de coníferas já extinta - Cheirolepidiaceae. Os frenelopsídeos são extremamente importantes porque, a par dos pólenes que produzem, atribuíveis ao género Classopollis, dão indicações ambientais muito precisas, nomeadamente, a existência de ambientes secos e áridos», afirma o cientista da FCTUC.
Esta investigação, centrada no estudo das floras do Cretácico português no sentido de compreender a composição florística existente à época e, consequentemente, as condições paleoclimáticas que presidiram à radiação e diversificação das angiospérmicas, tem vindo a ser desenvolvida em parceria com diversas instituições internacionais, designadamente o Swedish Museum of Natural History de Estocolmo (Suécia), a Universidade de Aarhus (Dinamarca), a Universidade de Yale (Estados Unidos da América) e o National Museum Prague (República Checa).
«Os nossos trabalhos prendem-se, fundamentalmente, com o estudo da evolução das angiospérmicas (plantas com flor) e Portugal tem uma geologia com características únicas que possibilitam acompanhar as principais etapas de evolução da flora, pois, salvo algumas lacunas, estão representadas rochas com registo fossilífero desde o Proterozóico Superior até ao período atual», conclui Mário Miguel Mendes.
Este estudo teve o financiamento das instituições internacionais envolvidas, bem como, da sua unidade de I&D, o MARE/ARNET da Universidade de Coimbra.

Sara Machado - Assessora de Imprensa  - Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Município investiu 1,4 milhões de euros ao abrigo do PEDU. Município entrega as últimas habitações requalificadas no Bairro Vicentino

As últimas nove famílias, das 20 que estão de regresso ao Bairro Vicentino depois de uma profunda requalificação levada a cabo pelo Município, receberam as chaves das respetivas habitações das mãos da presidente da autarquia, Helena Teodósio, e assinaram os contratos de comodato. Nesta visita ao emblemático bairro, a autarca fez-se acompanhar da vereadora da Ação Social, Célia Simões.

Recorde-se que já a 30 de outubro último, as restantes 11 famílias que vão usufruir das novas habitações haviam assinado o contrato de comodato, numa sessão que decorreu no salão nobre da Câmara.

Temos investido na melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos do concelho e neste caso concreto, mas também cuidamos de preservar bairros e outros espaços com história como é o caso do Bairro Vicentino”, explica a presidente da Câmara, Helena Teodósio.

Ainda de acordo com a autarca, “a Câmara continuará a melhorar as condições habitacionais do edificado, pois ao fazê-lo está a promover a coesão territorial e a garantir um concelho cada vez mais inclusivo”.

Recorde-se que esta intervenção em habitações sociais decorreu ao abrigo do Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Cantanhede, num investimento superior a 1,4 milhões de euros.

Familiares, num total de 21 pessoas.

Para além da intervenção realizada nos 20 fogos existentes (11 T2, sete T3 e dois T4), todos ao nível do rés-do-chão, a autarquia avançou- com a reabilitação urbana das ruas confinantes ao bairro, nomeadamente a Rua da Alegria (poente), Rua Dr. Silva Pereira (nascente), Rua dos Malmequeres (sul) e a travessa da Rua Silva Pereira (norte).

O Bairro Vicentino estava sob gestão da Sociedade de S. Vicente de Paulo de Cantanhede, instituição que, ao longo de décadas, tem ajudado pessoas e famílias carenciadas, providenciando alojamento entre outros apoios.

Para a concretização deste objetivo foi assinado um contrato de cedência de direito de superfície, entre a Câmara Municipal e a Diocese de Coimbra, visando autorizar a autarquia a reabilitar as 20 habitações, assim como a zona envolvente, mantendo a sua gestão durante um prazo mínimo de 20 anos.

Anadia entrega mais de 150 mil euros em apoios a associações desportivas

A Câmara de Anadia está a proceder à entrega dos apoios financeiros às associações desportivas do concelho para o desenvolvimento das suas atividades regulares para a temporada 2022/2023. Até ao momento foram contempladas 14 coletividades, num total de 156.500,00 euros.
A sessão de assinatura dos protocolos de desenvolvimento desportivo que sustentam os apoios, aprovados em reunião de executivo, decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município. Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, dirigiu uma palavra de agradecimento aos responsáveis das coletividades, sublinhando “o trabalho que têm realizado em prol da causa desportiva”. A autarca afirmou ainda que “o apoio atribuído é um reconhecimento pela atividade desenvolvida e um contributo para que continuem a prosseguir os objetivos delineados”.
De referir que os apoios atribuídos foram concedidos ao abrigo do Subprograma 1 – Apoio ao Desenvolvimento da Atividade Regular do Programa de Apoio Municipal ao Desenvolvimento Desportivo, o qual estabelece um modelo criterioso de benefícios públicos que apoie, de forma adequada, as associações desportivas, garantindo princípios como a equidade, a proporcionalidade, a legalidade, a transparência, a universalidade, a igualdade e a prossecução do interesse público, entre outros.
Para além da comparticipação financeira, o Município colabora ainda com a cedência dos seus autocarros, sendo atribuído a cada associação um plafond de quilómetros de acordo com o número de equipas em competição. Por outro lado, as associações podem ainda apresentar candidaturas para a realização de ações pontuais que careçam de outro reforço financeiro.

Morreu António Mega Ferreira. “Foi um dos melhores da sua e minha geração”, diz Marcelo Rebelo de Sousa

Presidência da República confirmou falecimento no site oficial.
Faleceu o jornalista e escritor António Mega Ferreira, aos 73 anos. A informação foi tornada pública esta segunda-feira pela Presidência da República, através de uma nota do presidente Marcelo Rebelo de Sousa.
"Colega desde o Liceu Pedro Nunes até ao fim do curso na Faculdade de Direito de Lisboa, um amigo de sempre, jornalista da imprensa e da televisão, editor, ficcionista, ensaísta, cronista, poeta, tradutor, gestor cultural, António Mega Ferreira foi uma das figuras mais dinâmicas da cultura portuguesa do último meio século.
Todos conhecem o seu papel na Expo 98, que não foi só um evento temporalmente situado, mas um momento transformador de Lisboa, a cidade sobre a qual Mega Ferreira apaixonadamente escreveu.
O trabalho de António Mega Ferreira enquanto gestor (na Expo, depois no CCB, mais tarde na Metropolitana) deixaram um pouco na sombra o escritor, ainda que, nas últimas duas décadas, se notasse um renovado empenho nas obras de criação, fossem poemas, romances biográficos, livros de crónicas ou de viagens, monografias, ensaios cultos, até ao seu último livro, um dicionário de palavras que deixámos de usar, mas que mantêm o travo da história vivida e da História coletiva.
Esteta, entusiasta, erudito, conviviam na personalidade de Mega Ferreira o comprometimento cívico e a distância irónica. Foi um dos melhores da sua e minha geração no campo da cultura. Presto-lhe a minha homenagem sentida", lê-se no site da Presidência.
Também António Costa, primeiro-ministro, já reagiu à morte de Mega Ferreira, considerando-o como um "importante pensador e criador cultural".
António Mega Ferreira foi um notável jornalista e importante pensador e criador cultural. Ficará para sempre como um dos grandes mentores da Lisboa contemporânea. Sonhou e concretizou a Expo-98. Não como evento, mas como uma nova parte da cidade que amava.
— António Costa (@antoniocostapm) December 26, 2022
Madremedia
Imagem: Wikipedia

Viseu | TEDxESEV ocorre já a 5 de janeiro de 2023

 O evento esgotou a lotação e tem as inscrições encerradas. Escola Superior de Educação de Viseu será palco da iniciativa
 
A 4.ª edição do TEDxESEV, que se realizará já a 5 de janeiro de 2023, pelas 14h30, na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), encontra-se com as inscrições encerradas. O evento está esgotado e já tem confirmados os oito oradores que se juntam este ano sob o mote “Ligar ou Desligar?”
João Barbosa, Mariana Silva, Francisca Almeida, Paulo Fernandes, Carlos Tavares, Vera Antunes e Jorge Veríssimo. São nomes variados, que englobam experiências desde a área da comunicação ao termalismo, passando pela multimédia e marketing territorial.
A organização do evento conta com uma campanha solidária a favor dos animais e já estão disponíveis, junto à entrada da ESEV, contentores para a angariação de alimentos, que serão entregues a uma associação de animais.
O TEDxESEV é um evento de organização independente, que conta já com o apoio de vários patrocinadores.
Todas as informações estão disponíveis em
 
Contactos:

Apreendidas mais de 12 toneladas de Tubarão Anequim em Peniche


A Unidade de Controlo Costeiro, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente e do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Peniche, no dia 22 de dezembro, apreendeu 12.200 quilos de Tubarão Anequim , espécie protegida nos termos da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (CITES), em Peniche.

No âmbito de uma ação de fiscalização levada a cabo no porto de pesca de Peniche, com o objetivo de verificar as disposições legais relativas à detenção e comercialização de exemplares de espécies protegidas inseridas na Convenção CITES, foi detetada a bordo de um navio de pesca espanhol, a existência dos 12.200 quilos desta espécie de tubarão, sem que tivesse sido emitida a necessária autorização de importação por mar, documento essencial para a contabilização dos espécimes e controlo dos seus stocks, de modo a que exista uma supervisão responsável e equilibrada nos esforços necessários para a sua proteção.
O Tubarão Anequim é uma espécie protegida que se encontra inserida no anexo II – B da Convenção CITES e a sua comercialização tem que obedecer a um conjunto de regras específicas criadas com o intuito da sua proteção. 
A não observação das disposições legais relativas à comercialização ou detenção de exemplares de espécies protegidas consubstancia a prática do crime de dano contra a natureza.
No decorrer da ação foi constituído arguido o mestre da embarcação, um homem de 60 anos, e os factos foram comunicados  ao Tribunal Judicial de Peniche.

Município entrega lembranças às crianças do CAT de Sangalhos

 O Município de Anadia, na pessoa da Vereadora Jennifer Pereira, com o Pelouro da Ação Social, procedeu, no dia 22 de dezembro, à entrega de uma pequena lembrança às crianças que se encontram no Centro de Acolhimento Temporário (CAT) da Misericórdia da Freguesia de Sangalhos, também conhecido como “Casa da Criança”.
O Município associa-se, assim, nesta época tão especial e com tanto simbolismo, a esta causa contribuindo com uma oferta simbólica, crendo que a mesma possa trazer algum conforto nesta época repleta de emoções. Jennifer Pereira deixou ainda uma palavra de esperança e de apreço à Misericórdia da Freguesia de Sangalhos, por “criar as condições necessárias” para acolher as crianças que “só com um sorriso, nos dão tanto amor e merecem muito mais do que a vida lhes tem oferecido”.

Cerca de 100 carros vandalizados em Coimbra

Pneus dos carros foram furados durante dois quilómetros entre duas freguesias.
Cerca de 100 carros foram vandalizados na última madrugada em Ribeira de Frades e Taveiro, em Coimbra.
Os pneus dos carros foram furados numa extensão de dois quilómetros entre as duas freguesias.
Segundo o Notícias de Coimbra, um homem com 54 anos foi identificado como possível autor dos atos e detido por "resistência e coação".
Entre os carros vandalizados estão dois veículos da GNR.
SIC Notícias

“Ciclone-bomba” nos EUA: termómetros chegam aos 48 graus negativos

Tempestade "Elliot" já fez pelo menos 22 mortos.
Nos Estados Unidos da América, a tempestade "Elliot" provocou mortes, obrigou ao cancelamento de milhares de voos e foram cortadas inúmeras estradas.
Começa a perder intensidade à medida que se desloca para leste, mas os efeitos irão prolongar-se por vários dias.
Há cidades praticamente soterradas sob a neve.
Os cortes no abastecimento de energia estão a afetar milhares de lares e a estragar as festas. Este domingo de manhã, cerca de 200 mil habitações e escritórios ainda estavam sem energia elétrica e quase 3 mil voos foram cancelados.
O "ciclone-bomba", como é chamado, instalou-se numa altura em que milhões se deslocavam para passar a época festiva com as famílias. Grande parte viram os planos de Natal gorados.
Com o cancelamento de milhares de voos, são muitos os viajantes ainda retidos nos aeroportos. Não há alternativas viáveis. Muitas estradas estão intransitáveis devido ao gelo e à acumulação de neve. Sair de casa é desaconselhado.
Nalguns estados os termómetros descem aos 48 graus negativos.
As autoridades alertam para o risco de em poucos minutos as pessoas sofrerem queimaduras pelo frio.
A subida das temperaturas só está prevista para meados da próxima semana.
A tempestade foi gerada por uma frente de ar ártico.

SIC Notícias