domingo, 8 de outubro de 2017

Está aberto o período de candidaturas ao Programa FormAlgarve

Está a decorrer o período de candidaturas ao Programa FormAlgarve. Trata-se de um mecanismo através do qual são atribuídos apoios a empresas que queiram converter contratos de trabalho a termo certo ou a termo incerto em contratos sem termo ou, em alguns casos, pelo período mínimo de 12 meses. 
O apoio financeiro a atribuir à entidade empregadora está condicionado ao cumprimento, pela entidade, da obrigação de prestar formação aos trabalhadores apoiados.
O Programa prevê a existência de dois tipos de apoios financeiros às entidades empregadoras.
Os apoios à contratação têm o valor de nove vezes o valor do Indexante de Apoios Sociais (IAS), que é de 421,32 €, por cada conversão do contrato de trabalho a termo certo ou a termo incerto em contrato sem termo. Já por cada renovação de contrato a termo certo, o apoio é de três vezes o valor do IAS. Estes apoios são, ainda, majorados em 10%, no caso de um empregador ser uma empresa com menos de 10 trabalhadores.
Há, também, apoios à formação profissional. Neste caso, o montante é de 75 euros, por cada 25 horas, chegando ao limite de 300 euros por trabalhador com nível de qualificação igual ou superior ao 4 do QNQ, no caso de se tratar de uma conversão de trabalho a termo certo para sem termo, ou de termo incerto para contrato sem termo.
Este valor limite pode ser de 1200 euros por trabalhador apoiado, se este tiver o nível de qualificação igual ou inferior ao 3 do QNQ, e se se verificar a conversão do contrato de trabalho a termo certo ou incerto em contrato sem termo. Por fim, este apoio pode chegar até aos 900 euros por trabalhador com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3 do QNQ, no caso de se verificar a renovação do contrato de trabalho a termo certo.
As candidaturas podem ser apresentadas pelo empregador até a 31 de Dezembro, na Delegação Regional do Algarve do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), através do preenchimento do formulário de candidatura, disponível no respectivo portal, devendo o mesmo ser remetido para o endereço electrónico formalgarve@iefp.pt e, simultaneamente, por correio, através de carta registada, para Rua Dr. Cândido Guerreiro, 45 – 1.º, 8000-318 Faro.
Fonte: O Algarve Económico

EDUCAÇÃO Segurança Social foi alertada para violência há meses

Desde Junho que a Casa dos Rapazes de Viana do Castelo não recebe novos jovens retirados às famílias.
Casa dos Rapazes de Viana do Castelo
Casa dos Rapazes de Viana do Castelo ADRIANO MIRANDA
As suspeitas sobre maus tratos na Casa dos Rapazes de Viana do Castelo chegaram à Segurança Social há pelo menos cinco meses. Quatro rapazes foram transferidos para lares de infância e juventude, mas os suspeitos continuam a trabalhar com outros rapazes sujeitos a medidas de protecção.

O Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo tem informações pelo menos desde a primeira metade de Maio, altura em que a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens lhe remeteu uma carta que circulava pela cidade. A 24 de Maio, alguém fez uma denúncia informal ao Instituto de Segurança Social (ISS). A 1 de Junho, um elemento do ISS recebeu várias fotografias e vídeos das referidas agressões.

Houve uma inspecção da Segurança Social logo no princípio do verão. Ao que o PÚBLICO apurou, quatro elementos oriundos do Porto visitaram a Casa dos Rapazes no dia 6 de Junho. Ouviram vários rapazes, um a um. O centro distrital, em articulação com o ISS, nomeou então uma equipa de acompanhamento da Casa dos Rapazes. No dia 14, essa equipa esteve na instituição. No dia 20, voltou a estar lá.

No dia 21, houve uma reunião de técnicas no centro distrital. Ter-se-ão discutido estratégias para garantir a protecção de quem está na Casa dos Rapazes. Só que o Centro Distrital estava a passar por um processo conturbado. O director não tardou a ser exonerado pelo Governo por razões que nada têm que ver com este caso. Já em Agosto, o técnico que ficara responsável por acompanhar a Casa dos Rapazes foi substituído.

Ministério deixou de enviar crianças

Contactado pelo PÚBLICO, o Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social escusa-se a prestar quaisquer declarações. “O processo está a correr no tribunal, estando por isso em segredo de Justiça”, limita-se a dizer, por email, a assessora de imprensa de Cláudia Joaquim. Desde Junho que não envia crianças e jovens para aquele lar de infância e juventude. Neste momento, estão 10 crianças numa unidade, 17 jovens noutra unidade, e cinco num apartamento de autonomização.

O momento é delicado. A Casa dos Rapazes está a ampliar a sua resposta. Tem 46 vagas distribuídas pelas duas várias unidades do lar de infância e juventude e dois apartamentos de autonomização e terá mais algumas vagas. Essas vagas destinam-se a maiores de 15 anos em transição para a vida adulta.

O jornal A Aurora do Lima publicou uma página inteira sobre as obras na sua edição de 27 de Julho. O artigo refere que a empreitada é financiada em 340 mil euros pelo Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, do Portugal 2020, o que foi possível porque a autarquia incluiu a instituição no planeamento global do concelho. Os restantes 100 mil euros deverão ser angariados com iniciativas na sociedade civil.

A Casa dos Rapazes foi fundada em 1952 pelo cónego Constantino Macedo de Sousa. Chamava-se então Casa dos Rapazes de Rua. Já nos anos 1970, fundiu-se com o Orfanato e Oficinas de S. José.

Apesar de ter na sua origem um cónego e um grupo de católicos, não integra a Diocese de Viana do Castelo. Tem uma equipa de 27 colaboradores. Da direcção faz parte a mulher do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Notícia alterada às 20h para esclarecer que a Casa dos Rapazes não integra a Diocese de Viana do Castelo, embora tenha sido fundada por um padre e por um grupo de católicos.

Fonte: Público

El País escreve sobre Isaltino, “o presidente corrupto que os portugueses adoram”

Jornal espanhol dedica artigo insólito ao presidente eleito de Oeiras, chamando-lhe "frauderman"
Resultado de imagem para El País escreve sobre Isaltino, “o presidente corrupto que os portugueses adoram”
Este domingo, o El País colocou publica um artigo da autoria do jornalista Javier Martín del Barrio cujo tema é bem conhecido dos portugueses: como é que Isaltino Morais, condenado por fraude fiscal e abuso de poder a sete anos de prisão, foi novamente eleito para a presidência da Câmara de Oeiras.
O artigo não se alonga em explicações, até porque o título, sucinto, diz tudo: "Isaltino, o presidente corrupto que os portugueses adoram". No texto, o jornalista começa por expor a perplexidade com os cartazes da campanha para as autárquicas, que diziam que "Isaltino voltou". "Como se podem ganhar umas eleições autárquicas dizendo que voltas se não és o Super Homem?", questiona o artigo, que continua: "Depois de contados os votos, se Isaltino não é o Super Homem, parece. Isaltino Morais conseguiu no domingo passado 42% dos votos localidade, Oeiras".
El País opta depois por traçar o percurso de Isaltino, escrevendo que se não fosse a pena de prisão, o governante nunca teria deixado o poder desde que se apresentou às primeiras eleições, em 1985. "Ganhou todas as eleições municipais e deixou a autarquia em 2002 para ser nomeado ministro das Cidades num governo PSD de Durão Barroso. Durou no governo pouco tempo, o que levaram os jornais a descobrir-lhe contas ocultas na Suíça, razão pela qual deixou o ministério e o seu partido, o PSD".
O texto continua, elencando os recursos apresentados pelo autarca de Oeiras, que em 2009 foi condenado a sete anos de prisão, multa de quase meio milhão de euros e perda do cargo público por fraude fiscal, abuso de poder, corrupção passiva e branqueamento de capitais. "Em resumo, era condenado por conceder licenças às construtoras e aparecer dinheiro numa conta suíça de Isaltino", escreve o El País.
O artigo esclarece depois que Isaltino entrou na prisão em 2013, onde passou 14 meses, período em que deixa de ser autarca. Sai em liberdade condicional com oposição do Ministério Público, assinala o jornal espanhol, frisando que a justiça não acredita que tenha ficado demonstrado que Isaltino não virá a cometer delitos futuros. "Isaltino, frauderman, já tem maioria absoluta em Oeiras, um município metido numa bolha imobiliária para felicidade do seu presidente".
A peça termina com uma comparação: "longe de Oeiras, nos mesmos dias das eleições, o partido que governa Moçambique, ex-colónia portuguesa, a Frelimo, dizia que os corruptos do partido não deviam ser ostracizados, muito pelo contrário, era necessário reintegrá-los. Isaltino é o grande integrado de Portugal".
DN

O aniversário foi do Coro LeGatto, mas a prenda foi para todos…

Quando três Grupos de excelente qualidade se encontram numa só noite, num só espaço, o resultado só pode ser um: aplausos, aplausos e mais aplausos!
Igreja Matriz de Mira recebeu este sábado,um espetáculo digno de nota altíssima. Daqueles em que entramos para assistir e não damos sequer pela passagem do tempo... Este, foi um daqueles momentos em que a dignidade do local e a solenidade do evento se conjugaram na perfeição em nome de uma arte maior: aquela com um"A" bem maiúsculo!
O Ensemble Vocal Exordium, com o Maestro Miguel Diniz, o Coro emCANTUS, com o maestro Pedro Santos Ferreira e o Coro LeGatto, com a maestrina Ana Raquel Azeiteiro viajaram e levaram a todos nesta viagem, entre a música erudita e a moderna, deixando no ar um certo perfume de beleza e originalidade na arte de se cantar em coro.
Os dois Corais que vieram de Santarém e Odivelas, respectivamente, foram bem mais que meros coadjuvantes no espetáculo ou simples acompanhantes em dia de aniversário do LeGatto:  ambos deram soberbos concertos, demonstraram enorme empatia para com o público e deixaram saudades, ao irem embora... sem dúvidas!
Mas, falemos um pouco mais do segundo aniversário do Coro LeGatto tão bem passado neste terceiro evento dos Dias da Música deste ano...
Tudo o que tem sido tão rapidamente conquistado por estes jovens só pode ser surpresa para quem não conhece minimamente Ana Raquel Azeiteiro e seus pares. A entrega, o orgulho, o sorriso cúmplice antes (e durante) cada canção entre a maestrina e seus pupilos são provas irrefutáveis de que este Grupo veio para ficar!
Quem está longe não percebe. Quem está perto, começa a ter uma pequena noção... mas, quem está mesmo junto ao Coro LeGatto quando este está atuando, consegue entender verdadeiramente o motivo deste sucesso que muitos classificam de repentino: Ali há amor, há entrega, há bem mais que alguém que acena e outros que cumprem com o seu dever...
Coro LeGatto leva os que os assistem, a deixar a mente vaguear enquanto cantam. Fazem de cada pessoa do público o seu público. O Coro LeGatto, ainda por cima, junta-se a outros Coros que também amam a mesma arte e partilham a mesma paixão pelo que fazem. Eis, uma receita infalível...
Desta forma, quando homens e mulheres como estes pisam o palco é para dar o melhor de si, para encantar e, até, para conquistar aqueles que não apreciam a música sacra. Eles são jovens, cheios de vida e com uma adrenalina que lhes corre em flecha pelo corpo enquanto cantam e encantam...
Dizer simplesmente, "Parabéns" a eles parece pouco. Mais vale completar a frase com um "Continuem assim por muitos e bons anos!"

Francisco Ferra

Editorial | Com a evolução do tempo os bons hábitos desaparecem

É verdade, com a evolução do tempo os bons hábitos desaparecem. Recordo do tempo em que fui bombeiro voluntário em Cascais, e pelo Natal havia pessoas que se dirigiam ao Quartel com o propósito de entregar donativos, mitigando assim as necessidades do bombeiros.

De igual modo aqueles gestos eram praticados junto de outras instituições consideradas imprescindíveis para a comunidade. Apenas um ou dois exemplos, porque de resto os leitores já sabem onde quero chegar. Acontece que a vontade de contribuir vai aos poucos fazendo parte do passado, o que é lamentável. Das associações espera-se tudo, e quando a resposta não é possível com a breve as coisas complicam-se. O dedo acusatório fica hirto apontando os defeitos deste e daquele, como se o direito de apoiar fosse taxativo.

É verdade que a famosa crise atingiu tudo e todos, mas, sou levado a crer, que se tratou mais de uma crise de engelharia político-financeira, de natureza experimental para apalpar o pulso ao Povo, porque esse sempre pagou impostos com língua de palmo, muitas das vezes nem sequer ganha o suficiente para ter uma vida com alguma qualidade, vendo-se na iminência de ter que partir para outras paragens, sabe Deus em que condições.

Em Aveiro e arredores conheço algumas instituições que até aprovaram a dita crise, porque fez com que recebem mais uns milhões de euros do Estado, adquirissem frotas novas, abrissem mais cozinhas chamadas sociais, etc, etc.

A bondade de certas pessoas está mais na serenidade de seu porte e na mansidão de suas palavras do que nos actos benemerentes que praticam.

Entre a bondade e a maldade, os homens, muitas vezes, não hesitam: abraçam a segunda, com alegria, e fogem da primeira, com enfado.

A discriminação criminosa na atribuição dos subsídios, principalmente no que respeita à Câmaras Municipais e porque não às juntas de freguesia, é uma constante. Apoios atribuídos aos da cor política, aos amigos e amiguinhos, entram pelos olhos adentro. Até quando isto é permitido? Só os contemplados pagam impostos? As verbas não saem do erário público? É necessário haver eleições todos os anos para haver diversidade?

Caros senhores, não usem e abusem do voto que vos foi confiado, sejam imparciais, e deitem para o lixo os discursos e imagens duvidosas, porque disso estamos todos enjoados. Vistam a camisa da coerência e da transparência.

J. Carlos
Director


Chamas ameaçam aldeias em Arganil e progridem no sentido da Mata da Margaraça

Resultado de imagem para Chamas ameaçam aldeias em Arganil e progridem no sentido da Mata da Margaraça
O incêndio florestal em Pampilhosa da Serra alastrou a Arganil e ameaça duas povoações deste concelho do interior do distrito de Coimbra.
O fogo, que arde com intensidade, mantém duas frentes ativas no concelho de Arganil, progredindo uma delas "no sentido da Mata da Margaraça e pondo em risco Sardoal e Parrozelos", salientou Ricardo Alves, à TSF.
As duas povoações, nas freguesias de Benfeita e de Moura da Serra, respetivamente, situam-se na Área Protegida do Açor, serra que integra a Mata da Margaraça.
A outra frente do fogo naquele concelho, igualmente intensa, progride no sentido de Cepos, mas sem ameaçar aldeias ou habitações, adiantou o autarca, salientando que, "durante a noite, a situação se complicou" bastante.
A cerca de meia centena de pessoas que no sábado, no município de Arganil, foram deslocadas das suas habitações, tendo sido acolhidas numa instituição de Cepos, já "regressaram todas às suas casas" e "estão em segurança", acrescentou Ricardo Alves.
O fogo, que teve início pelas 23h20m da passada sexta-feira, em povoamento florestal próximo de Castanheiro, localidade da freguesia de Fajão e Vidual, no município de Pampilhosa da Serra, e alastrou ao concelho de Arganil, estava pelas 12h45m deste domingo a ser combatido por cerca de 600 operacionais, apoiados por perto de 180 veículos e três meios aéreos, dois dos quais pesados, de acordo com a página da Proteção Civil na internet.
Naquela altura, o incêndio que mantinha ativas um total de seis frentes (quatro em território do concelho de Pampilhosa da Serra) obrigou à interrupção do trânsito na Estrada Nacional 344, no lanço compreendido entre Castanheira e Cepos, e na estrada municipal 508, entre Parroszelos e Selada de Eiras, ambas no município de Arganil.

Fonte: TSF com Lusa
Foto: Paulo Novais/ Lusa

“Portugal já merecia”, diz a nova campeã mundial de bodyboard

A portuguesa Joana Schenker sagrou-se campeã, apesar de ter sido eliminada nos quartos de final do Nazaré Pro, sétima e penúltima etapa do circuito mundial.
Joana Schenker, que se sagrou campeã do mundo de bodyboard na Nazaré, este domingo, diz que Portugal já merecia ter um atleta no topo do circuito mundial da modalidade, reconhecendo que está a ter um ano perfeito.
"Foram muitos anos a batalhar para isto. É um sonho realizado para qualquer atleta conseguir o título mais importante da modalidade. Sinto também que Portugal já merecia ter um campeão do mundo. Portugal tem um grande historial no bodyboard e ter um campeão do mundo do circuito mundial era algo que o país já merecia. Ser eu a dá-lo é uma grande honra e também uma grande responsabilidade", afirmou a nova campeã.
A algarvia, que fez 30 anos a 1 de outubro, reconheceu que está a ter um ano de sonho, "não falta mais nada", depois de já ter vencido o Europeu e o Nacional.
Vencer o Mundial em casa, na Praia do Norte, na Nazaré, "é mais especial ainda" para Joana Schenker.
"Eu senti a comunidade do bodyboard e quem acompanha um pouco esta modalidade com uma energia incrível, em especial depois da etapa de Sintra, quando passei para a frente do 'ranking'. Tenho recebido um 'feedback' enorme das pessoas. Sinto-me muito acarinhada. É muito especial vencer em casa, junto dos amigos e das pessoas que falam a nossa língua", assumiu.
Para o futuro, Joana Schenker lembra que falta uma etapa do circuito, nas Ilhas Canárias, assumindo que terá de "treinar muito nesta época de inverno, aproveitar da melhor maneira para me preparar, porque para o ano começa tudo da estaca zero".
João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf encara este título como uma recompensa pelo esforço de vários anos, esperando que o feito contribua para a divulgação da modalidade em Portugal.

Fonte: TSF com Lusa
Foto: Arquivo Global Imagens

Salários até aos 925 euros isentos de IRS

Resultado de imagem para Salários até aos 925 euros isentos de IRS
O PCP terá conseguido impor ao Governo que quem receber um salário bruto até 925 euros mensais fique isento de IRS, avança o Jornal de Notícias.
Segundo o Jornal de Notícias de hoje, quem ganha até 925 euros mensais brutos não irá pagar IRS. O Governo já terá chegado a acordo com o PCP para a subida do valor mínimo de existência – a partir do qual qualquer contribuinte é tributado -, o que permitirá alargar o leque de pessoas que, no acerto de contas, serão reembolsadas na totalidade. A notícia faz manchete no jornal, e avança que o partido comunista ainda não se deram por satisfeitos e pretendem chegar aos 960 euros até ao final das reuniões para a elaboração da proposta do Orçamento do Estado.
Em causa está a decisão de aumentar dos atuais 8.500 euros para os 8.850 euros anuais o valor mínimo a partir do qual os contribuintes pagam IRS. No caso dos contribuintes que atinjam o valor máximo de deduções específicas, que podem chegar aos 4.100 euros, o valor mínimo a partir do qual os contribuintes pagam IRS sobe para 12.950 euros anuais (o que equivale a 925 euros por mês).
Avança ainda o JN que esta medida só irá sentir-se em 2019. No próximo ano, ainda serão feitas as retenções de acordo com os escalões contributivos definidos. Só depois da declaração de rendimentos em 2018 é que será feito o acerto de contas entre Estado e contribuinte e a devolução do imposto retido entretanto.
O PCP também pretende aumentar os escalões de IRS, propondo o desdobramento que permita a existência de sete escalões em vez dos atuais cinco. E ainda o aumento do salário mínimo para 600 euros já em janeiro. Recorde-se que o acordo do PS com o Bloco de Esquerda prevê o aumento do salário mínimo para 580 euros e chegar aos 600 euros em 2019.
O PCP leva para a mesa das reuniões ainda o descongelamento total de carreiras da Função Pública, mas que não tem colhido junto do Governo, de tal maneira que a CGTP convocou uma greve dos funcionários públicos para 27 de outubro, e uma nova atualização extraordinária das pensões.

Fonte: JN
Foto: Cristina Bernardo

Manifestação junta um milhão em Barcelona contra a independência da Catalunha

Resultado de imagem para Manifestação junta um milhão em Barcelona contra a independência da Catalunha
Milhares de pessoas manifestaram-se entre a Plaza Urquinaona e a estação ferroviária Francia, na capital catalã, empunhando bandeiras espanholas, catalãs e europeias, sob o lema "Vamos recuperar o bom senso".
plataforma Societade Civil Catalã (SCC) estima que 950 mil pessoas estão a manifestar-se desde hoje de manhã em Barcelona contra a independência da Catalunha e a favor da unidade de Espanha.
Milhares de pessoas manifestaram-se entre a Plaza Urquinaona e a estação ferroviária Francia, na capital catalã, empunhando bandeiras espanholas, catalãs e europeias, sob o lema “Vamos recuperar o bom senso”.
A manifestação, que contou com a presença de políticos do Partido Popular, do Partido Cidadãos e do Partido Socialista Catalão PSC, realizou-se dois dias antes de o presidente da Generalitat (governo autónomo catalão), Carles Puigdemont, ir ao parlamento catalão para apresentar com uma declaração de independência.
Entre as muitas bandeiras espanholas, ‘senyeres’ (bandeira da Catalunha) e algumas europeias, a marcha começou lentamente pelas 12:00 locais (11:00 de Lisboa) gritando palavras de ordem como “Puigdemont para a prisão”, “Eu sou espanhol” ou “Viva Espanha, viva a Catalunha e viva a Guardia Civil “e, ao passar pela sede da Polícia na Via Laietana, aplaudiu e gritou: “Vocês não estão sozinhos”.
Em Bruxelas, centenas de pessoas também se manifestaram, durante mais de hora e meia, a favor da unidade do reino de Espanha, na praça do Luxemburgo, frente ao Parlamento Europeu (PE), noticiou a agência espanhola Efe.
Esta manifestação foi também convocada pela Sociedade Civil Catalã, e contou com a presença de representantes europeus do Partido Popular, do Partido Socialista Operário Espanhol e do Partido Cidadãos.
“Vamos recuperar o bom senso” foi o lema da manifestação.
Em Paris, uma centena de pessoas manifestou-se para defender a unidade de Espanha, com bandeiras espanholas e para transmitir que os espanhóis “não estão sozinhos” e a sua mensagem é escutada no estrangeiro.
O protesto, que decorreu junto à sede do Instituto Cervantes, organismo de divulgação da língua e cultura espanholas no estrangeiro, contou com a presença do novo embaixador de Espanha em França, Fernando Carderera.
“A sociedade catalã é uma sociedade plural” e catalão não é sinónimo de independentista, disse o embaixador, defendendo que o que está a acontecer na Catalunha é “um golpe de Estado em câmara lenta”, sendo “absolutamente intolerável em qualquer Estado de direito, em qualquer país democrático”.
O caminho para ultrapassar a situação é “falar e falar de política, uma vez que se pare o golpe de Estado”, referiu o diplomata, apontando “a grande responsabilidade do governo da Catalunha” quando se trata de “crispar” e “criar divisão”.
A manifestação tinha sido organizada a título individual, sem a colaboração de organizações políticas, por Miguel Angel Castano e Edurado Cuna, que residem em Paris.
“Apoiamos os espanhóis catalães, a Espanha, e queremos paz e que Espanha continue unida como sempre esteve”, salientou Miguel Angel Castano, um empresário filho de imigrantes espanhóis e nascido em França há 49 anos, que convocou a manifestação através da rede social “Facebook”.
Esta manifestação está a ter repercussões noutros países. Em Londres, 400 pessoas juntaram-se para pedir a unidade da Espanha perto da praça Picadilly Circus.

Fonte: Jornal Económico com Lusa

Hora de Fecho: Quase um milhão nas ruas. Ou serão 350 mil?

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
950 mil manifestam-se este domingo em Barcelona, segundo os números da organização. Guardia Urbana fala em 350 mil. Escritor Mario Vargas Llosa diz que "conspiração golpista de Puigdemont"
A infância no bairro de Alcântara, o fado, o teatro e a televisão. Aos 55 anos, Marina Mota fala da vida, das relações com Carlos Cunha e Oceano e das polémicas.
Líder do CDS-PP diz que "claramente o Partido Socialista encostou-se à esquerda, fez a sua opção preferencialmente pela esquerda". Daí que só admita uma futura "geringonça" de centro-direita.
O antigo ministro António Bagão Félix considera que a redução do IVA na restauração foi um "disparate", sem vantagens para os consumidores. "O Estado está outra vez a inchar", avisa o economista.
Salários brutos mensais até 925 euros vão deixar de pagar IRS, noticia o Jornal de Notícias. O valor já terá sido alvo de acordo entre o Governo e o PCP -- que quer ir mais longe, até 960 euros.
Oito dias depois das autárquicas, o El País escreve sobre o reeleito Isaltino Morais. "Os munícipes voltam a votar no presidente que os rouba", lê-se no artigo do correspondente do jornal espanhol.
Kim Jong-un promoveu a sua irmã Kim Yo-jong para o politburo, o órgão mais importante de tomada de decisão no Partido dos Trabalhadores da Coreia -- e, portanto, do país.
Tal como na obra Fahrenheit 451, em Portugal relatórios técnicos, livros e artigos científicos sobre incêndios florestais são aparentemente “queimados” e menosprezados no processo de decisão política.
Há gorilas, rinocerontes e crocodilos. O Wara Art Festival testa a criatividade de alunos de arte e leva-os a construir estruturas gigantes com recurso à palha de arroz que sobra da colheita anual.
O homem de 47 anos que foi detido no sábado por suspeita de ter atropelado 11 pessoas em Londres foi libertado na manhã deste domingo, anunciou a polícia metropolitana de Londres.
A portuguesa Joana Schenker sagrou-se hoje campeã mundial de bodyboard, apesar de ter sido eliminada nos quartos de final do Nazaré Pro, sétima e penúltima etapa do circuito mundial. 
Opinião

Helena Matos
Como sairemos disto? Provavelmente com uma fuga em frente. Uma fuga que a precipitada saída de Pedro Passos Coelho veio tornar possível. Que fuga é essa? 

João Marques de Almeida
Olhando para a Europa e o mundo, ninguém acredita que tudo corra bem até Outubro de 2019. Há, em particular, uma ameaça que pode ter consequências negativas para a economia europeia: um “hard Brexit”.

Alberto Gonçalves
De Soares a Cavaco, houve políticos tão detestados quanto Pedro Passos Coelho. Não houve ninguém detestado por gente tão infalivelmente repulsiva, por tantas nulidades tão pouco recomendáveis.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Antecipando-se a alguns pseudo-historiadores, que acusaram a Igreja católica de cumplicidade, por via do silêncio, com o regime nazi, Pio XI refutou essa calúnia.

Rui Ramos
O golpe separatista na Catalunha mostrou como uns episódios de “violência policial”, ampliados com imagens falsas, bastam para fazer parecer pouco importante a destruição da lei e da democracia.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Convidados do “Encontro” se irritam com senhora da platéia que falou verdades, assista….


Debatendo o tema da ‘Proibição nas artes’, dona Regina deixou Andreia Horta e Bruno Ferrari incomodados, apenas por falar o que a maioria da população pensa…..

Sem a presença de Fátima Bernardes, que está de férias, o Encontro teve uma saia justa entre uma senhora da plateia e os convidados do programa nesta sexta-feira, 6.

Discutindo sobre a censura de obras artísticas nos museus do Brasil, uma senhora se posicionou contra a exposição do Museu de Arte Moderna de São Paulo em que uma criança toca no pé de um artista nu. “Eu não sou contra a arte, mas sou contra a exposição da criança ali daquela forma. Eu sou contra a mãe que levou a criança, porque um adulto, tudo bem, mas será que essa criança foi preparada?“, questionou dona Regina.
Andreia Horta ficou visivelmente incomodada com a opinião da senhora. “Prefiro não comentar“, soltou a atriz com um sorriso amarelo.

Na sequência, Bruno Ferrari retrucou a opinião levantada por Regina. “A criança foi exposta ao quê?“, quis saber o ator com um semblante sério. “Ao nu mesmo e tocando ali [no pé do artista]. Pra quem assistiu não foi legal, pra quem estava em casa, como eu. Entendeu?“, respondeu a aposentada com a voz trêmula.

Visivelmente incomodado com a situação, Bruno ficou calado e Andreia resolveu interceder. “Direito à opinião é liberdade. Todo mundo tem que ter direito a tudo. O que não posso é obrigar você a pensar como eu e nem o contrário. Não estamos conseguindo ter discussões abertas sobre as coisas. As opiniões estão reduzidas às redes sociais. Virou uma arena sangrenta, onde as pessoas ofendem. Eu coloquei minha opinião lá e fui ofendida de todas as maneiras possíveis. O que as pessoas viram, no vídeo, não estava à altura do que estava acontecendo na exposição. A exposição é absolutamente delicada. A performance dele é extramamente delicada, não tinha nada de violento ou pornográfico. Há uma distorção muito grave do que houve ali, tomando proporções inacreditáveis. É terrível que um corpo nu seja um choque, inclusive para o brasileiro“, discursou Andreia antes de ser interrompida por Regina.

“Na criança“, rebateu a senhora para irritação e desconforto maior dos convidados.

Percebendo o climão, a apresentadora Ana Furtado resolveu entrar na conversa. “Que estava acompanhada da mãe“, completou Ana referindo-se à presença de um adulto com a criança.

Assista ao vídeo abaixo:
Via: libernews.com.br

Pyongyang | Kim Jong-un promove a irmã e dá-lhe mais poder de decisão

Kim Yo-jong passa a integrar o politburo, organismo com maior poder de decisão da Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, promoveu a irmã, Kim Yo-jong, ao politburo, o organismo com maior poder de decisão da Coreia do Norte. Uma promoção que indica que a jovem de 28 anos terá substituído a tia do líder, Kim Kyong Hee, que tinha um papel preponderante durante a governação de Kim Jong-il, o pai de Kim Jong-un.

Michael Madden, especialista na Coreia do Norte da Universidade John Hopkins, escreveu no site 38 North sobre a mudança: "trata-se uma consolidação maior do poder da família Kim", assinala, citado pelo The Guardian.

Kim Yo-jong foi colocada na "lista negra" do Departamento do Tesouro dos EUA no passado mês de janeiro, juntamente com outros responsáveis norte-coreanos, devido a "violações severas dos diretos humanos".

Também promovidos foram Kim Jong Sik e Ri Pyong Chol, dois dos homens por trás do controverso programa nuclear de Pyongyang. Ri Yong Ho, que é o ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte - e recentemente respondeu ao discurso de Trump nas Nações Unidas dizendo que o presidente dos EUA parecia "um cão a ladrar" - passou a ter privilégios de membro votante no politburo, indica o Guardian.

No sábado, Kim Jong-un falou ao também poderoso Comité Central do Partido dos Trabalhadores, alegando que o programa de armas nucleares de Pyongyang é um "poderoso dissuasor" que garante a soberania da Coreia do Norte. O comentário assemelhou-se a uma resposta às declarações de Donald Trump, que também no sábado sugeriu que "apenas uma coisa vai funcionar" com Pyongyang, sem se alongar em explicações.

Fonte: DN

Porto Resolvido acidente com dois carros capotados na VCI


O trânsito já circula com normalidade na VCI, após a resolução de um acidente com dois carros capotados, no sentido Freixo-Arrábida.

O acidente ocorreu cerca das 13 horas, entre o nó das Antas e a saída para a A3 e A4. Segundo fonte da Divisão de Trânsito da PSP do Porto, que acorreu ao sinistro, a situação ficou resolvida por volta das 15.45 horas.

Duas pessoas ficaram feridas, sem gravidade, e foram hospitalizadas, mais por precaução, disse ao JN fonte dos Bombeiros Sapadores do Porto.

O acidente obrigou ao corte de duas das três faixas de rodagem no local e causou alguns constrangimentos no trânsito, que é menor ao domingo.

Fonte: JN

CONDECORAÇÕES A Ordem da Liberdade tem cor política? Um estudo diz que sim

Mário Soares e Jorge Sampaio foram os Presidentes campeões das condecorações — e escolheram homenageados sobretudo da sua área política. Só um em cada dez são mulheres.
De Presidente para ex-Presidente: Marcelo condecora Cavaco com o Grande Colar da Ordem da Liberdade
De Presidente para ex-Presidente: Marcelo condecora Cavaco com o Grande Colar da Ordem da Liberdade MIGUEL MANSO (ARQUIVO)
Nos últimos 40 anos, a Ordem da Liberdade, a condecoração destinada a homenagear quem contribuiu para a luta pela liberdade e pela democracia, foi entregue sobretudo a socialistas, militares de Abril, comunistas e republicanos. Entre Setembro de 1977 e Julho deste ano foram distribuídas 501 condecorações — 458 a pessoas, 43 a associações colectivas. Quem mais as atribuiu foram Presidentes da República apoiados pelo centro-esquerda — Mário Soares e Jorge Sampaio —, as mulheres representaram um em cada dez agraciados e tendem a receber graus mais baixos, e os condecorados tinham profissões essencialmente liberais.

O retrato é feito pela investigadora Filipa Raimundo, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, no estudo Os Presidentes e a Ordem da Liberdade, inserido num projecto mais alargado destinado a analisar a forma como a democracia lida com a herança autoritária do Estado Novo. Para responder à pergunta “Quem são os homenageados?”, a investigadora analisou apenas as condecorações a 407 mulheres e homens portugueses (os restantes 51 eram estrangeiros).

Numa análise Presidente a Presidente, nota-se uma grande diferença entre os três primeiros e os dois últimos (embora o actual esteja ainda no início do mandato). “Mário Soares e Jorge Sampaio, vindos da esquerda, têm um número mais elevado de condecorações e um perfil de condecorados mais ligados às suas raízes políticas. O general Ramalho Eanes foi responsável por dois terços dos militares condecorados até hoje”, descreve ao PÚBLICO Filipa Raimundo. Para traçar o perfil político-ideológico dos condecorados, a investigadora teve em conta a filiação partidária ou a militância política dos condecorados à data dos actos de luta pela liberdade e pela democracia e não a simpatia partidária à data da condecoração. “Houve quem tivesse mudado de espectro político entretanto”, lembra.

Partindo dessa premissa, Filipa Raimundo identificou diversas categorias que incluem republicanos, comunistas, esquerda radical, socialistas, ala liberal e militares de Abril. E a contabilização mostrou que quase 30% do total de homenageados são socialistas (116) e, destes, um terço foram fundadores do PS. Este é um elo de ligação a Soares, por exemplo, ao passo que Jorge Sampaio condecorou antigos colegas de faculdade, com quem partilhou o activismo nas crises estudantis dos anos 60.

Os militares de Abril são o segundo grupo mais condecorado (71 personalidades) com a Ordem da Liberdade, seguidos pelos comunistas (64, entre militantes históricos e dissidentes) e os republicanos (62, entre reviralhistas e da oposição ao Estado Novo que não se enquadravam nos critérios anteriores). Um episódio revela que este ranking poderia ser diferente: Álvaro Cunhal recusou a condecoração que Soares lhe queria dar alegando discordar dos critérios e da atribuição a algumas pessoas em concreto. A investigadora descreve ao PÚBLICO que o histórico ex-dirigente comunista Carlos Brito lhe contou que esta recusa “criou uma inibição entre os quadros dirigentes do PCP em relação à aceitação” da condecoração desde aí. Até Sampaio, em 2004, acabaria por sondar primeiro os indigitados.

Houve também 25 condecorados da esquerda radical. E ainda 23 sem actividade pré-25 de Abril, distinguidos sobretudo por Cavaco Silva, o que a investigadora atribui a uma “tentativa de banalização daquela condecoração e de esvaziamento do significado político” original de luta pela contra o antigo regime — tendência que se mantém com Marcelo. Na categoria “outros” (25), Filipa Raimundo incluiu condecorados por feitos durante o regime mas sem ligações ideológicas específicas, como diplomatas que emitiram vistos a judeus ou ajudaram exilados de outros países.

“Aristocracia democrática”

Se Ramalho Eanes entregou 147 condecorações da Ordem da Liberdade (99 cidadãos portugueses), Mário Soares foi ligeiramente mais contido (139 no total; 133 portugueses). Mas Jorge Sampaio acabou por ser o recordista (167; 146) e Aníbal Cavaco Silva ficou no extremo oposto com apenas 33 (11 portugueses). Marcelo Rebelo de Sousa arrisca-se a contrariar essa tese do PR de centro-direita, já que em apenas ano e meio do primeiro mandato já atribuiu 17.

Outro dado interessante é o aumento acentuado (para o dobro ou mais) das condecorações no segundo mandato, com os PR já “livres dos cálculos da reeleição” e a actuarem como “contrapeso” do Governo. O exemplo é o de 2004, com as comemorações do 25 de Abril sob o lema “Abril é (R)evolução”, quando Sampaio, contra a vontade do Governo PSD/CDS, condecorou uma opositora da ditadura que chegou a ser presa por envolvimento em acções bombistas na democracia.

Em termos de perfil profissional, Filipa Raimundo identificou uma “aristocracia democrática”, já que cerca de dois terços dos agraciados são profissionais liberais (arquitectos, professores, médicos, engenheiros, advogados e jornalistas), ao passo que os operários e sindicalistas são menos de 10%. Um cenário que, afirma, contrasta com o perfil da maioria dos presos políticos do Estado Novo, em que mais de metade eram trabalhadores, operários e empregados de serviços.

Fonte: Público

Comentário: nem sequer a sua ligação à sinistra Pide impediram a condecoração, assim se passa uma esponja por cima de uma actividade repugnante.
Resultado de imagem para cavaco silva na pide
J. Carlos

Câmara de Tavira com mais receitas e menos dívidas

A Câmara de Tavira arrecadou, ao longo da primeira metade do ano, um total de 27,6 milhões de euros, mais 4,1 milhões (+17,6%) do que em idêntico período de 2016.
De acordo com o Relatório de Gestão do 1º semestre, uma parte importante deste aumento deve-se à tansição do saldo da gerência anterior, no valor de pouco mais de 3 milhões de euros (29,2%), que foi, também, acompanhado pelo crescimento, quer das receitas de capital (70 mil euros, 12,8%), quer das correntes (998 mil euros, 8%).
A autarquia conseguiu receber mais 750 mil euros de impostos directos, num total de 7,8 milhões de euros. Aqui, o destaque maior vai para o IMI, que atingiu 4,2 milhões de euros, o que significa um aumento de 590 mil euros (+ 16%) em comparação com o registado no 1º semestre de 2016. Também o IMT (imposto que resulta da venda de imóveis) teve um comportamento positivo, com um acréscimo de 175 mil euros (+5,9%). Por esta via, a autarquia recebeu um total de 3,1 milhões de euros ao longo do 1º semestre do ano.
A Câmara de Tavira teve, também, um aumento da despesa que, no entanto, foi inferior ao da receita, uma vez que passou de pouco mais de 11,4 milhões, no 1º semestre de 2016, para 12,6 milhões, este ano, o que significa um acréscimo de quase 1,2 milhões de euros, ou seja, de 1o%.
No que diz respeito à dívida, a autarquia reduziu-a em quase 2,2 milhões de euros (-15,8%). No final de Junho deste ano, contava com um total de 11,6 milhões de euros de dívida, sendo a esmagadora maioria (10,8 milhões) de médio e longo prazo.
Fonte: O Algarve Económico

SOCIEDADE Exército destaca 212 militares para apoiar combate aos fogos

São 212 militares, quatro máquinas de rasto e 51 viaturas a apoiar o combate aos incêndios que lavram no país. Meios destacados estão a apoiar as operações de Pombal, Mortágua e Pampilhosa da Serra e ainda o patrulhamento em Bragança, Vila Real e Viseu

O Exército português tem 212 militares, quatro máquinas de rasto e 51 viaturas a apoiar o combate aos incêndios que lavram no país, foi este domingo anunciado.
Em comunicado, o Exército explica que os meios estão divididos em três equipas de ligação, quatro destacamentos de engenharia, sete pelotões de Vigilância e Rescaldo Pós-Incêndio e 12 Patrulhas de Vigilância e Dissuasão.
O apoio do Exército é coordenado pelo Centro de Operações de Apoio Militar de Emergência, a partir do Regimento de Apoio Militar de Emergência, em Abrantes. Os meios do Exército português estão a apoiar as operações de Pombal, Mortágua e Pampilhosa da Serra, e no patrulhamento em Bragança, Vila Real e Viseu.
Segundo a mesma nota estão também efetivos em prontidão com o intuito de reforçar o apoio à Autoridade Nacional de Proteção Civil, bem com a outras entidades envolvidas e ainda colaborar em tarefas relacionadas com a satisfação das necessidades básicas e na melhoria da qualidade de vida das populações.

INCÊNDIOS EM VÁRIOS PONTOS DO PAÍS

Seis fogos de grandes dimensões estão a lavrar em vários pontos do país.
Na Pampilhosa da Serra, o fogo, que começou pouco depois das 23:00 de sexta-feira e que está a ser combatido por 573 operacionais, ajudados por seis meios aéreos e 170 meios terrestres, já progrediu para Arganil.
O incêndio de Mortágua, no distrito de Viseu, é outros dos seis fogos de maiores dimensões referidos no site da Autoridade Nacional para a Proteção Civil, tendo 310 operacionais 98 meios terrestres e quatro aéreos. Este incêndio, que lavra desde o início da tarde de sábado, já levou à ativação do plano municipal de emergência em Mortágua, e obrigou à retirada de pessoas de algumas habitações daquele concelho e do município de Anadia, por precaução.
Com cinco meios aéreos e 285 operacionais está o fogo do concelho de Alvaiázere, no distrito de Leiria, que começou no sábado cerca das 16:00.
Na madrugada de hoje, cerca das 02:00 deflagrou um incêndio na localidade de Veigas, no concelho de Bragança estando a ser combatido por um meio aéreo, 91 operacionais e 25 meios terrestres.
Os outros incêndios entre as ocorrências principais referidas pela Proteção Civil são em Vila Nova de Paiva, no distrito de Viseu, que tem três meios aéreos e 68 operacionais, e em Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real, com um meio aéreo e 47 operacionais.

Fonte: Expresso