quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Cantanhede | Instituições de Solidariedade Social de Ourentã, Pocariça e Tocha. Seniores do concelho visitam exposição na Biblioteca Municipal

 

A Biblioteca Municipal recebeu esta semana três grupos de seniores da ACAP – Associação Cívica dos Amigos da Pocariça, da Associação de Desenvolvimento Progresso e Vida da Tocha e do Centro Social e Polivalente de Ourentã, que aproveitaram para efetuar visitas guiadas à exposição Trajes de Ofícios Antigos - Bonecos vestidos por Isolete Pereira, que está patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede até ao dia 30 de setembro.

Os grupos visitantes tiveram contacto com todos os materiais expostos, relembrando o tempo de escola e juventude e, alguns participantes partilharam episódios de vida que lembraram com emoção e saudade. Os materiais em exposição suscitaram grande curiosidade e admiração por parte dos utentes.

Na passada terça-feira, dia 26 dia de setembro, visitou a Biblioteca Municipal um grupo composto por utentes e profissionais da ACAP – Associação Cívica dos Amigos da Pocariça. Ontem, quarta-feira, 27 de setembro, foi a vez da Associação de Desenvolvimento Progresso e Vida da Tocha marcar presença neste equipamento cultural, a que seguiu já hoje, 28 de setembro, nova visita, desta feita dos idosos do Centro Social e Polivalente de Ourentã com a presença da autora da mostra, Isolete Pereira.

Recorde-se que na mostra estão expostos 35 bonecos vestidos pela artesã Isolete Pereira, cujos trajes são representativos do vestuário usado em antigas profissões existentes no concelho e vários outros objetos relacionados com esses ofícios.



Barcelos | Cursos Breves Gratuitos no IPCA

 O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai realizar um conjunto de cursos breves, gratuitos, nas áreas do Design, da Engenharia e Tecnologia e da Gestão.
Estas formações surgem no âmbito do programa Impulso Adultos, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), com o objetivo não só de responder à contínua transformação do mercado de trabalho, mas também para ir ao encontro de novos perfis de estudantes, nomeadamente adultos que trabalham a tempo inteiro, potenciando a sua formação ao longo da vida e a atualização permanente de conhecimentos, aptidões e competências.
 
O IPCA aposta, assim, num conjunto de ofertas formativas gratuitas, em vários domínios do Design, da Engenharia e Tecnologia e da Gestão, com um forte enfoque nas competências digitais. Nesta primeira fase, estarão disponíveis os cursos de Introdução aos Sistemas de Produção Inteligente, Liderança e Desenvolvimento de Equipas, Introdução ao Marketing Digital, Ferramentas de Produtividade – PowerBI e Introdução ao Photoshop.
 
Com a duração de 25 horas, as formações serão ministradas predominantemente em regime online, sendo creditadas de acordo com o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS).
 
As candidaturas estão abertas até 14 de outubro!
Informação adicional sobre os cursos disponível aqui: https://ipca.pt/ensino/cursos-breves-prr-2/
Para mais informações: impulsos@ipca.pt
 
Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

MUNICÍPIO DE SILVES CONCLUIU A EMPREITADA DE REQUALIFICAÇÃO URBANA NA VILA DE PÊRA


O Município de Silves concluiu uma das maiores empreitadas de obras públicas do seu conjunto de investimentos programados, que consistiu na Requalificação Urbana da Rua Alexandre Herculano e grande parte da Rua Almeida Garret, artérias estruturantes da Vila de Pêra.
O investimento ultrapassou 1,3 milhão de euros, envolvendo a remodelação integral das infraestruturas de abastecimento de água, de saneamento, de drenagem de águas pluviais, iluminação pública, telecomunicações, resíduos sólidos urbanos, mobiliário urbano, passeios e pavimentos. A obra contemplou também a repavimentação do Bairro das Fontainhas e da Rua da Escola Velha.

A obra levada a cabo reveste-se de importância fundamental no âmbito da requalificação do centro urbano da Vila de Pêra, dotando-o de infraestrutura modernas, ao mesmo tempo que contribui para a melhoria do bem-estar geral, reforço da sua atratividade e desenvolvimento da economia local.

Cantanhede | Valores dos impostos municipais aprovados por maioria. Assembleia Municipal aprova proposta de manutenção das taxas de IMI e Derrama

 
A Assembleia Municipal de Cantanhede deliberou aprovar esta quarta-feira, 27 de setembro, por maioria, a proposta do Executivo Municipal em manter, para 2024, a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os agregados familiares com dependentes a cargo. 
Aprovada também por maioria na última reunião camarária, a proposta contempla de novo, tal como a de 2022, a aplicação do designado IMI Familiar, o executivo liderado por Helena Teodósio prescinde de cobrar no próximo ano um valor que deverá ascender a cerca de 80 mil euros, em benefício das famílias mais sobrecarregadas com encargos domésticos.
A decisão do Município de Cantanhede em adotar um desconto relativamente à aplicação do IMI Familiar traduz-se numa diminuição do imposto em 20 euros para os agregados com um dependente ao seu encargo, 40 euros para os que têm dois dependentes e 70 euros para as que têm três ou mais dependentes. 
A Câmara Municipal de Cantanhede decidiu manter também a taxa fixa de IMI em 0,38% para 2024, o que, relativamente à taxa máxima de 0,45% admitida por lei, representa menos 15,6% no valor a pagar pelos proprietários de prédios urbanos. 
Ao mantermos estes benefícios para as famílias mais sobrecarregadas, estamos a abdicar de uma receita no valor de 79 mil euros”, referiu a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, adiantando que se a taxa máxima fosse aplicada, isso significaria mais 1,35 milhões de euros de receita. “Todavia, o nosso objetivo é minimizar o impacto que tem nos rendimentos dos nossos munícipes, cada vez mais pressionados com o custo de vida”, justificou.
A progressiva diminuição das receitas, o aumento dos encargos inerentes à crescente assunção de competências transferidas da Administração Central, sem esquecer o autofinanciamento que permita obter fundos comunitários para novos projetos, são alguns dos argumentos que justificam “a prudência necessária na fixação dos valores dos impostos municipal”.
O mesmo princípio foi aplicado em relação à Derrama [imposto municipal que incide sobre o lucro tributável das empresas], que isenta as empresas com um volume de negócios que, no ano anterior, não ultrapasse 150.000 euros. Ficam assim dispensados do pagamento desta taxa sobre o lucro tributável sujeito e não isento do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) os agentes económicos que não superem o referido valor de faturação, mantendo-se a taxa em 1,5% para as restantes. 


Paulo Cardantas
GABINETE DE COMUNICAÇÃO
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo


Estarreja | “A Ria e os novos desafios do Turismo Sustentável" Tertúlia

 “A Ria e os novos desafios do Turismo Sustentável"
Tertúlia assinala o Dia do Turismo a 29 de setembro
Ligados pelos canais da Ria de Aveiro, os municípios de Estarreja, Ovar e Murtosa continuam a unir esforços na estratégia de promoção e valorização do território através da campanha “Ria Adentro”. No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, no dia 29 de setembro, convida-se à reflexão sobre a “A Ria e os Novos desafios do Turismo Sustentável", numa tertúlia agendada para as 21h00, no Centro de Interpretação de Construção Naval, na Ribeira D’Aldeia, em Pardilhó - Estarreja.
A sessão reúne um conjunto de entidades públicas – Municípios, Turismo do Centro, Turismo de Portugal e Universidade de Aveiro – agentes económicos locais e o fundador da primeira empresa portuguesa a dedicar-se inteiramente à área da economia criativa e turismo, para uma conversa sobre a sustentabilidade no turismo, e cujo conceito tem em conta não só as necessidades dos visitantes, do setor e das comunidades, mas também os seus impactes ambientais, económicos e sociais. No fundo, tal como refere o manifesto por um turismo sustentável da Turismo do Centro, defendendo um “turismo mais sustentável, inclusivo e resiliente”.

Em comemoração do Dia Mundial do Turismo, assinala-se ainda a união dos municípios da Ria que lançaram em 2020 a campanha “Ria Adentro” (veja aqui o vídeo promocional<https://www.youtube.com/watch?v=rY6tMMwlo2c>), com o objetivo de promover os seus territórios e potenciar o que os une mais intrinsecamente.

Programa
21h00 Receção e boas-vindas

Moderadora – Adriana Rodrigues, Chefe Núcleo Comunicação, Imagem e Relações Públicas na Turismo Centro de Portugal e Presidente da Centro de Portugal Film Commission

21h15 “Turismo Sustentável: Motor de desenvolvimento local/ regional”
Representantes dos 3 Municípios

21h45 “Boas práticas de sustentabilidade” - Apresentação de 3 projetos municipais
Estarreja – Picapeixe
Ovar – Tijosa Eco-House Camp
Murtosa – Casa Galricho

22h15 “Desafios da Sustentabilidade – O papel do turismo para um futuro melhor”
Susana Grácio, Chefe de Equipa Multidisciplinar do Ambiente e Valorização do Interior, da Direção de Valorização da Oferta da Turismo de Portugal
Carlos Martins, Fundador e Diretor Executivo da Opium
Rui Costa, Professor Auxiliar da área do Turismo no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro

22h45 Espaço aberto a questões do público
23h00 Encerramento


Carla Miranda
Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo

SOCIEDADE COLUMBÓFILA E FLATLANTIC – SEASTAINABLE FLATFISH VILLAGE RUBRICARAM ACORDO DE PATROCINIO PARA EQUIPA SENIOR FEMININA DE BASQUETEBOL

 
Renata Serradeiro da Flatlantic – Seastainable Flatfish Village, e Lurdes Silva da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, na presença do Coordenador da Secção de Basquetebol e treinador da equipa sénior feminina, João André Costa, rubricaram ao final da tarde, do passado dia 27 de setembro de 2023, nas instalações daquela empresa, sedeada na Praia de Mira, o contrato programa de patrocínio desportivo, que irá vigorar nesta época desportiva, que terá o seu inicio no próximo mês de outubro.
Com a concretização desta parceria, a equipa sénior, que vai disputar na época desportiva 2023/2024, o LVIII Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina, Zona Norte, vai ter a presença da marca nos equipamentos oficiais e de treino, associando igualmente a marca ao naming da equipa, que se denominará ASSSCC/FLATLANTIC.
No momento da assinatura deste documento que irá orientar esta parceria, Renata Serradeiro, congratulou-se com a ligação da empresa à Sociedade Columbófila, através da sponsorização da sua equipa feminina, expressando os seus votos para que a participação no LVIII Campeonato Nacional da 1ª Divisão, seja um êxito.
Lurdes Silva, aproveitou o momento, para expressar o seu grato reconhecimento pelo apoio da Flatlantic – Seastainable Flatfish Village e sobretudo pela confiança depositada no projecto apresentado pela Secção de Basquetebol.
Este acordo contemplará ainda, a associação da imagem da empresa às plataformas digitais e redes sociais utilizadas pela Secção de Basquetebol e a colocação de suportes de comunicação estáticos no recinto desportivo, onde se irão disputar os jogos em que participa a equipa, na qualidade de visitada, entre outros.
A Flatlantic, é a maior piscicultura portuguesa especializada em pregado e a maior unidade produtora na Europa de linguado e do pregado, exportando para a Espanha, França, Itália, Países Baixos e Alemanha, contando com a colaboração de 190 trabalhadores.
No final, Renata Serradeiro manifestou a Lurdes Silva e a João Costa a disponibilidade da empresa, para tornar mais duradoura esta parceria, com a realização de outras ações que venham a possibilitar o incremento da prática desportiva, de forma sustentada e saudável.


Rota do Românico e Município de Celorico de Basto promovem visita guiada noturna ao Castelo de Arnoia


Rota do Românico e Município de Celorico de Basto promovem visita guiada noturna ao Castelo de Arnoia
No Dia Nacional dos Castelos, 7 de outubro, sábado, a Rota do Românico e o Município de Celorico de Basto promovem uma visita guiada noturna ao Castelo de Arnoia, com partida do Centro Interpretativo localizado na aldeia do Castelo, às 21h30.

No Castelo, após a visita, os participantes serão desafiados a uma Viagem pelo Cosmos, com observação do universo com telescópio, ao som da música ao vivo dos Eye Color Dreams.

A inscrição nesta atividade é gratuita e poderá ser efetuada no sítio da internet da Rota do Românico.

Monumento Nacional desde 1946, o Castelo de Arnoia impõe-se na paisagem como fortaleza de origem roqueira. A sua torre de menagem, o torreão quadrangular e a cisterna merecem particular destaque. Integra a Rota do Românico desde 2010.

A Rota do Românico reúne atualmente 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

António Coelho
Planeamento e Comunicação

Cantanhede | Prémios Europeus do Património Cultural. Projeto de salvaguarda da Arte Xávega distinguido em Veneza

 
O vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, apresentou esta quarta-feira, 27 de setembro, em Veneza (Itália), o projeto “Salvaguarda da Técnica de Pesca Artesanal Arte-Xávega”, distinguido pelos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2023, na categoria “Investigação”.
A sessão decorreu no âmbito da Cimeira Europeia do Património Cultural 2023, realizada na Fondazione Giorgio Cini.
“Identidade e Memória - Arte Xávega”, da Praia da Tocha (Cantanhede/Portugal) é um dos quatro projetos portugueses vencedores dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2023.
Este ano, 30 projetos de 21 países europeus foram distinguidos com este prestigiado galardão, após decisão de um júri composto por peritos em património oriundos de toda a Europa.
A Arte Xávega um dos últimos exemplos de pesca artesanal e sustentável na União Europeia e ser distinguida com este prestigiado galardão honra-nos muito”, referiu o autarca na apresentação.
O autarca que tutela o setor da Cultura deu conta que “foram várias as iniciativas implementadas no âmbito deste projeto, desde a criação de materiais didáticos e científicos em português e inglês, até à construção de uma embarcação tradicional”, através de “programas culturais e educativos inovadores, e sempre em estreita colaboração com a comunidade piscatória e em parceria, entre muitas instituições educativas, associações locais, e académicas, com o CIAX – Centro de Interpretação da Arte-Xávega”.
Mais do que um prémio, este prestigioso galardão é o reconhecimento do trabalho de todos aqueles que contribuíram para este projeto – Câmara Municipal de Cantanhede, Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, autarquia de freguesia, agrupamento de escolas, associações, a equipa da Cultura do Município e, nomeadamente, a Comunidade Piscatória da Praia da Tocha. Este prémio é deles e para eles”, observou.
A atribuição deste galardão, assim como a dinâmica criada em torno do projeto, representa um compromisso coletivo para reforçar a proteção e promoção da Arte Xávega, assim como tudo o que lhe está associado.
É importante resgatar do esquecimento todas as tradições, usos, costumes, memórias e identidade que estão associadas à Arte Xávega, que tatuou estes territórios e as comunidades piscatórias”, concluiu.

Paulo Cardantas
GABINETE DE COMUNICAÇÃO



FASE FINAL DO TORNEIO DE TÉNIS DE CASTELO DE PAIVA - PAYVA D'OURO OPEN 2023, a realizar-se este Sábado, dia 30 setembro.


O Torneio de Ténis de Castelo de Paiva, "Payva D’Ouro Open 2023" chegou à sua fase final. Esta realizar-se-á neste próximo sábado, dia 30 de setembro, no Campo de Ténis de Ourais, na Vila de Raiva, do Concelho de Castelo de Paiva.
O evento iniciou a sua programação com a abertura Jogos Desportivos de Castelo de Paiva, a 25 de abril, e como já é habitual, resultou da parceria organizativa entre o Município de Castelo de Paiva, a União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso e o Centro Sol Nascente. Ao longo dos meses de verão, conseguiram reunir aficionados desta modalidade de várias freguesias de Castelo de Paiva, assim como de diversos concelhos da região norte, entre eles, Guimarães, Marco de Canaveses, Cinfães, Santa Maria da Feira, Matosinhos e Porto.
O "Payva D’Ouro Open" mais uma vez reflete o crescimento constante do Ténis no seio da população Paivense, com um aumento significativo de participantes a cada ano a participar no Torneio, bem como a praticar Tênis de forma regular.

Este evento desportivo tornou-se um marco no calendário local, reunindo jogadores de todos os níveis, proporcionando uma experiência única para os amantes do Ténis.

Os Jogos deste sábado prometem ser emocionantes para todos os presentes. A ação começa com a disputa pelo 3º e 4º lugares, entre Jorge Mendes e André Moura, marcada para às 8h30 da manhã. Logo em seguida, temos o ponto mais alto do torneio, com a grande final entre Hugo Castro e Bruno Silva às 10h30, prometendo ser um duelo intenso.

Seguirá a cerimónia de entrega de prémios, agendada para às 12h30, onde os vencedores e participantes serão homenageados com os seus merecidos troféus e medalhas como reconhecimento pelo seu desempenho ao longo do torneio.

O evento foi até ao momento uma celebração do desporto, da paixão pelo Ténis e do espírito competitivo que uniu os atletas durante este verão.

Toda a comunidade está convidada a assistir, a apoiar os seus jogadores favoritos e a celebrar o sucesso do Torneio de Ténis de castelo de Paiva "Payva D’Ouro Open 2023".

Não perca a oportunidade de fazer parte deste dia repleto de energia e emoção no Campo de Ténis de Ourais, Vila de Raiva.

Proença-a-Nova | Constituição da OIGP da Penafalcão entra em discussão pública

 
Está em discussão pública a proposta da Operação Integrada de Gestão da Paisagem da Penafalcão (OIGP). Os interessados em participar têm 30 dias a contar da sua publicação, ou seja, até dia 3 de novembro para se manifestar. Os documentos poderão ser consultados no site do Município ou no Gabinete de Proteção Civil e Florestas da Câmara Municipal e os contributos deverão ser apresentados por escrito no Balcão Único. Informações e dúvidas deverão ser remetidas à entidade gestora, a Pinhal Natural Serviços de Consultoria e Comércio de Produtos Regionais LDA.
Este é mais um passo dado numa estratégia maior “na reformulação e ordenamento da nossa floresta e território”, explica João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. “Estas ações são uma das variáveis de uma equação maior, que assentam noutras ferramentas que estão agora desenhadas para se virem a realizar em ações do território, nomeadamente as áreas de intervenção de gestão da paisagem (AIGP) e os mosaicos florestais. É, portanto, imperativo que proprietários, administração local e administração central convirjam naquilo que são as soluções para, de facto, a traduzirmos na floresta que queremos”, conclui.
A Pinhal Natural – Serviços de Consultoria e Comércio de Produtos Regionais LDA é a entidade gestora da Área Integrada na Paisagem da Penafalcão e responsável pela constituição da Operação Integrada de Gestão da Paisagem da Penafalcão (OIGP), ou seja, o conjunto de intervenções a realizar na transformação da paisagem de reconversão de culturas e valorização do território, onde também se inclui o modelo de gestão desta área.
Após o período de discussão pública, será realizada uma reunião a 13 de novembro, na sede da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira com todos os proprietários.

Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos