sexta-feira, 2 de junho de 2023

Buddy Greene - Classical Harmonica Medley (Live)

I HAVE A DREAM (ABBA) 1979 (HARMONICA) ASEEM MASIH

AI SE OS MEUS OLHOS FALASSEM

UCC de Monforte assinala Dia Mundial da Família

 A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Monforte assinalou o Dia Mundial da Família através da sua participação na Mini Caminhada promovida pelo Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS – Agir 4G), no passado dia 21 de maio.
A UCC de Monforte promoveu a importância do exercício físico na saúde física e mental das famílias que participaram na atividade, num total de cerca de 35 pessoas, com idades compreendidas entre os 2 e os 80 anos.

ULSNA

UCC de Alter do Chão promove sessões de educação sobre Cancro do Cólon e do Reto

 A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Alter do Chão realizou, entre os dias 23 e 26 de maio, várias sessões de promoção da Saúde na Comunidade sobre o Cancro do Cólon e do Reto, em várias freguesias do município.
O objetivo destas sessões foi educar e consciencializar a comunidade sobre o Cancro do Cólon e do Reto, alertando para a forma como o estilo de vida pode influenciar o aparecimento desta patologia. Entre outros tópicos abordados, foi ainda salientada a importância da realização do rastreio de Pesquisa de Sangue Oculto nas fezes, de modo a incentivar a adesão por parte dos presentes.

Foram ainda realizadas avaliações do Índice de Massa Corporal (IMC) da população de modo a aferir a necessidade de controlo do peso corporal.

ULSNA

Castelo de Paiva | Aceitam-se contributos até ao dia 9 de Junho. CÂMARA MUNICIPAL ESTÁ A PROMOVER A ELABORAÇÃO E REVISÃO DE REGULAMENTOS


A Câmara Municipal de Castelo de Paiva tem actualmente a decorrer um processo de elaboração e revisão de vários Regulamentos Municipais, e está a apelar à participação pública neste procedimento, tendo em vista serem apresentados contributos válidos para a melhoria dos mesmos.
Neste processo, estão a ser revistos a alteração ao Regulamento Municipal para a Atribuição de Subsídios, bem como elaboração de Regulamento “Gala Municipal do Desporto e da Cultura”, elaboração de Regulamento de Funcionamento dos Pavilhões Desportivos de Castelo de Paiva, e o Regulamento de Funcionamento das Piscinas Municipais de Castelo de Paiva.

Neste propósito, podem constituir-se como interessados no processo de elaboração/revisão daqueles Regulamentos, aqueles que nos termos n.º 1 do artigo 68.º do Código do Procedimento Administrativo, sejam titulares de direitos, interesses legalmente protegidos, deveres, encargos, ónus ou sujeições no âmbito das decisões que nele forem ou possam ser tomadas, bem como as associações, para defender interesses colectivos ou proceder à defesa colectiva de interesses individuais dos seus associados que caibam no âmbito dos respectivos fins.

Assim, podem todos os interessados constituir-se como tal, no prazo de 10 dias, e apresentar os respectivos contributos para a elaboração/revisão dos referidos Regulamentos (até ao dia 9 de Junho) através de comunicação escrita dirigida ao presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva através de correio electrónico para geral@cm-castelo-paiva.pt, preenchendo para tal o modelo próprio – Anexo I – disponível no site do Município em https://www.cm-castelo-paiva.pt/.../elaboracaorevisao-de....

Neste sentido, a edilidade paivense apela à participação neste processo, o que certamente trará importantes contributos para a elaboração/revisão dos referidos regulamentos municipais.

Carlos Oliveira

Cantanhede | Palestra pelo ativista Fernando Jorge Paiva. Escola Secundária Lima-de-Faria ouviu Movimento “Não Lixes”

 
O auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede foi palco de uma palestra sobre o Movimento “Não Lixes”, pelo seu mentor e ativista Fernando Jorge Paiva, dirigida aos alunos dos 11.º e 12.º anos. O objetivo foi o de dar a conhecer o movimento cívico ambientalista – Não Lixes, destacando a importância da mudança de atitudes e de comportamentos em prol de um mundo melhor.
Nesta palestra, Fernando Jorge Paiva, ativista e treinador de surf, abordou os comportamentos cívicos, a promoção dos valores e de práticas ecológicas, bem como uma reflexão sobre as consequências da sociedade de consumo e da ação humana com repercussões face ao mar.
Esta foi também uma oportunidade para conhecer as inúmeras ações que o movimento “Não Lixes” tem desenvolvido, nomeadamente sensibilização ativa para reduzir o lixo em ambientes terrestres e, em especial, em ambientes aquáticos.
Este movimento visa essencialmente a proteção da água do mar face a qualquer tipo de poluição, proteção esta que se estende desde a praia a vários outros locais da comunidade, com especial enfoque nos locais aquáticos.
A sessão de abertura contou com a presença do vice-presidente do Município de Cantanhede, Pedro Cardoso, do diretor do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, José Soares, e do docente coordenador do programa Eco-Escolas, Miguel Dias, responsável pela dinamização desta palestra.
A propósito desta iniciativa, Pedro Cardoso referiu que “este tipo de ações são fundamentais para uma mudança de atitudes e de comportamentos em prol desta nossa casa comum que é o planeta”.
Esta palestra é um testemunho na primeira pessoa, de quem desenvolve atividades promotoras da redução de comportamentos nocivos para a saúde do planeta, ações de sustentabilidade ambiental e de contacto com a natureza. É através do exemplo, a melhor forma de chamar a atenção dos jovens estudantes, que o Fernando Jorge Paiva pretende sensibilizar e envolver os que o rodeiam e os alunos neste desígnio em prol do planeta. Uma palestra cativante, inspiradora e de sensibilização sobre como podemos agir, urgentemente, pela saúde do nosso Planeta”, complementou.
A Escola Secundária Lima-de-Faria, de Cantanhede promoveu esta palestra na qualidade de Eco-Escola e também para assinalar simbolicamente o Dia Mundial dos Oceanos, que terá lugar a 8 de junho.

Paulo Cardantas


Festa do Leitão - Águeda | De 31 de agosto a 3 de setembro

A música marca presença entre 31 de agosto e 3 de setembro 


Águeda, 2 de junho - Foi hoje apresentada, em conferência de imprensa, no Centro de Artes de Águeda, a edição de 2023 da Festa do Leitão que regressa a esta cidade, nos dias 31 de agosto, 1,2 e 3 de setembro!

Organizada pela Câmara Municipal de Águeda e pela Associação Comercial de Águeda, com produção do Grupo Chiado, esta festa aposta numa cultura musical baseada na lusofonia, com uma programação diversificada, apelando ao público jovem e adulto, recorrendo a novos artistas já com créditos firmados assim como a alguns com mais de 20 anos de carreira.

Destaques, no dia 31 de agosto para Lon3r Johny & Plutonio que vêm apresentar o EP " Anti$$ocial" e Dillaz, um dos artistas mais conceituados no contexto do Hip-Hop português, com uma identidade muito bem definida. Dia 1 de setembro, para além da banda de Lisboa D.A.M.A que sobe ao palco para, entre outros, interpretar os seus mais recentes singles " Loucamente" e " Casa" (que está desde o lançamento no TOP 50 do Spotify Portugal), atua Poesia Acústica, um movimento artístico que remete às batalhas de rimas dos anos de 1990 e que apresenta uma nova forma de consumir cultura de massa, somando mais de 2,7 mil milhões de visualizações no Youtube, e mais de 960 milhões de ‘streams’ no Spotify. Com um dos temas com mais airplay nacional -" Chamada Não Atendida"-, Bárbara Tinoco marca presença nesta Festa, a 2 de setembro, na mesma noite em que por aqui passarão também Leo2745 e os DJs Rich & Mendes. Já no dia seguinte as atenções estão voltadas para o rapper Piruka e para os algarvios Entre Aspas que trazem alguns dos temas mais consagrados como " Uma flor" e " Criatura da noite".

Mas, porque de uma festa onde o leitão é o protagonista se trata, para além dos momentos musicais que marcam todas as noites do evento, os visitantes terão a oportunidade de "celebrar as tradições culturais e gastronómicas do nosso concelho, sendo que para assistir aos concertos devem adquirir os bilhetes nos locais habituais", afirma Edson Santos, Vice Presidente da autarquia.

Por sua vez, a Associação Comercial de Águeda deixa o convite: "Esta festa gastronómica passa pela degustação do Leitão da Bairrada, especialidade afamada e sobejamente conhecida e apreciada na nossa zona, em Portugal e por todo o mundo. O certame contará também com uma mostra de vinhos e espumantes bairradinos tão bem representados pelas caves presentes e com a apresentação da doçaria típica do concelho e outras."

Os bilhetes já estão à venda em festadoleitao.bol.pt e nos locais habituais e os valores variam entre os €10 (bilhete diário) e os €35 (passe 4 dias).

Artistas Confirmados
31 de agosto
Lon3r Johny & Plutónio
Dillaz

1 de setembro
D.A.M.A
Poesia Acústica

2 de setembro
Bárbara Tinoco
Leo2745
Rich & Mendes

3 de setembro
Piruka
Entre Aspas




Luis Martelo vai ser o rosto do mural de Vile no Montijo

 Luís Martelo, o premiado compositor e trompetista português, é o protagonista do Mural de Vile localizado no Montijo. O artista Vile propôs a ideia de retratar o rosto de Luís Martelo num mural que está a ser pintado num edifício no Bairro do Esteval. Essa obra faz parte de uma campanha promovida pelo Projeto (C)ASAS, cujo objetivo é conscientizar e desmistificar estereótipos relacionados com as pessoas em situação de sem-abrigo.
Luís Martelo, que atualmente faz sucesso no mundo da música, passou por uma experiência de sem-abrigo que durou três anos antes de conquistar reconhecimento e os prémios. O mural foi criado como uma forma de transmitir esta história pessoal e também promover empatia e compreensão em relação àqueles que enfrentam a condição de sem-abrigo e de vulnerabilidade.
A iniciativa de criar este mural é parte integrante do Projeto (C)ASAS - Capacitar para Incluir, uma proposta apresentada pelo município do Montijo ao Programa Operacional Regional Lisboa 2020. O objetivo principal desse projeto é promover a inclusão social, combater a pobreza e a discriminação, com foco específico na inserção das pessoas em situação de sem-abrigo na sociedade.

Vanessa da Trindade

Evento decorre este sábado, 3 de junho, no Parque de São Mateus. Festa da Criança e da Família promete animar Cantanhede

 
O Município de Cantanhede vai proporcionar um dia em cheio a todas as crianças, este sábado, 3 de junho, no Parque de São Mateus. Entre as 10h30 e as 18h00, realiza-se Festa da Criança e da Família, que constitui uma oportunidade para a vivência destes dias em família.
Para o efeito, a Divisão de Educação e Juventude do Município de Cantanhede, em colaboração com outros serviços e entidades, programou um conjunto de atividades divertidas, como ateliês, insufláveis, karts, karaoke infantil e atividades desportivas.
Do programa consta ainda uma exposição de meios operacionais pela GNR, Bombeiros Voluntários de Cantanhede e Proteção Civil, um mercadinho de artesanato e artigos em 2ª mão, o “Carrinho dos Brinquedos” da Sociedade Columbófila Cantanhedense, as tendinhas "Vou criar o meu Ecossistema" e "A Abelha e o Mel", o circuito de manutenção "Família em Movimento", aulas abertas de Pa-Kua, Krav Maga e Yoga, um apontamento medieval pela Escola Secundária Lima-de-Faria, uma Academia da Biotecnologia e street food.
A componente musical também assume papel de destaque, com diversas atuações ao longo do dia, pelo Coro Infantil da Academia de Música de Cantanhede, Escola de Música Cata-Sonhos, da Sanguinheira e Hip-Hop, pela Columbófila Cantanhedense, e "As Cantigas da Minha Infância".
“Alice no País do Medo", pelo Grupo de Teatro Cordinha d'Água, é a peça de teatro que integra o programa, assim como a apresentação da coleção infantil de Guida Guardado, “Mindfulness e Emoções”.
A terminar este diversificado e animado programa, realiza-se pelas 21h00, no Pavilhão Multiusos de Fe

Paulo Cardantas

Coleção de “building blocks” (blocos de construção) na Pediatria da ULSNA

A Korko nasceu de uma parceria entre a Corticeira Amorim, líder mundial na área dos produtos de cortiça, e a HAPE, empresa alemã e líder mundial na área dos brinquedos de madeira. As duas empresas decidiram juntar-se para explorar o mercado dos brinquedos em cortiça, o que resultou no nascimento da Korko, uma marcaque pretendia responder à procura por brinquedos mais ecológicos, naturais e seguros para as crianças.
A coleção de “building blocks” (blocos de construção) responde também à maior preocupação ambiental de pais, educadores e encarregados de educação que pretendem sensibilizar as crianças para a utilização de materiais amigos do Ambiente. Os brinquedos produzidos revelam-se mais duráveis e resistentes, ao mesmo tempo que promovem o desenvolvimento criativo, a aprendizagem lúdica e o treino de habilidades das crianças.
Estes brinquedos foram alvo de uma avaliação ambiental por parte do Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade (Itecons) que concluiu que as peças têm um balanço de carbono negativo.
Sendo o Alto Alentejo uma zona altamente caracterizada pelo seu Montado, e consequentemente, pela extração e processamento de cortiça, torna-se pertinente a opção por estes brinquedos, sustentáveis e amigos das crianças, que agora ficam disponíveis para as crianças no serviço de Pediatria da ULSNA, no HospitalDoutor José Maria Grande.

ULSNA

Covilhã | VOLÁTIL :: A MINHA PEÇA DE ARTE SACRA

 

O desafio “Volátil – A minha peça de Arte Sacra”, lançado recentemente pelo Museu de Arte Sacra, está a despertar um grande interesse entre os covilhanenses.
São cada vez mais os que procuram este espaço cultural para expor o seu trabalho. Neste mês de junho, a peça em exposição foi elaborada por HONORATO BERTO e recria o esquife que os irmãos da congregação da Ordem Terceira de São Francisco mandaram fazer para acolher a imagem de Cristo Deposto, após os soldados franceses terem destruído a quase totalidade do monumental conjunto escultórico de 8 imagens do final do século XV. Este conjunto escultórico fora oferecido ao Convento por João Fernandes Álvares Cabral.

A peça de Honorato Berto, uma recriação do esquife original patente no Museu de Arte Sacra, foi construída com recurso a material reciclável e inclui uma antiga escultura de cristo de autor desconhecido.

De referir que a primeira peça recebida no “Volátil”, e que se mantém em exibição, da autoria de ANA MARIA JESUS FRANCISCO, oriunda do Canhoso, é uma pintura, representando Cristo e os Apóstolos numa ceara.

Esta peça despertou o interesse do júri pela sua iconografia, ligada a um tempo litúrgico específico: A Quinta-feira da Espiga.

Covilhã | GALERIA RECEBE CONCERTOS AO PIANO


Fernanda Canaud continua a encantar a Galeria António Lopes com os seus “Concertos ao Piano”.

O próximo evento decorre no dia 4 de junho, domingo, às 16:00 horas, com interpretações dos Clássicos do Romantismo, como Chopin, Strauss ou Schumann.
FERNANDA CANAUD é uma pianista franco brasileira, doutorada em música pela UNIRIO e mestre em música pela UFRJ. Venceu oito concursos nacionais de piano, tem realizado turnês como solista em diversas cidades do Brasil, EUA, Europa e Líbano. Atualmente trabalha em Portugal na Escola Profissional de Artes da Beira do Interior, e nos projetos de Concertos da Câmara Municipal da Covilhã.

É verbete na Enciclopédia Brasileira de Música Popular Erudita & Folclórica (PubliFolha & Art Editora, 1998), no Dicionário Biográfico de Música Erudita Brasileira (ed. Forense Universitária, 2005), no Dicionário Ricardo Cravo Alvim da Música Brasileira (2007) e no livro biográfico "A Arte do Piano" de Silvio Lago (2007). Fernanda Canaud atua intensamente como solista e camerista interessada na divulgação da música clássica brasileira.

Castelo de Paiva | Dois dias com muita animação musical. SABARIZ/PARAÍSO VAI PROMOVER XVIII PROVA DE VINHOS E PETISCOS


Com organização a cargo da Associação Cultural de Sabariz, realiza-se no próximo fim de semana, no principal largo daquela localidade da freguesia de S. Pedro do Paraíso, a XVIII Mostra de Vinhos e Petiscos, um certame popular que regista sempre boa adesão de visitantes e que volta a contar com o apoio da CM de Castelo de Paiva e da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso.
A organização mantém os dois dias do certame, sendo que, a abertura oficial está agendada para Sábado, dia 3, e a partir das 14h00, está prevista uma Palestra sobre Vinhos, seguida de prova, com abertura das tasquinhas e do restaurante Tasquinha da Aldeia, e a actuação do Grupo de Concertinas de Escariz, concluindo-se com um périplo com as entidades convidadas, pelos espaços dos expositores presentes.
Durante a noite, haverá animação musical, com uma actuação do Grupo “ Os Amigos de Melres “, seguindo-se a partir das 22h00, um bailarico animado com o Grupo Extra Som, e a presença de DJ surpresa até à 1h da madrugada.
No Domingo, o certame reabre às 11h00 horas para jornadas gastronómicas com abertura de tasquinhas e restaurante Tasquinha da Aldeia, que vai privilegiar pratos de carne arouquesa, seguindo-se às 14h30 a exibição do Grupo de Cavaquinhos de S. Félix da Marinha, acontecendo depois, uma Prova Cega de vinhos pelas quintas presentes na Mostra, destacando-se durante a tarde, animação de rua com Cantares à Desgarrada, sendo que, o resto da jornada será preenchida com o tradicional bailarico popular com a actuação do Duo HD, estando o encerramento da mostra prevista para as 22 horas.
A abertura marcada para o inicio da tarde de Sábado, vai contar com os responsáveis da AC de Sabariz, do presidente da edilidade paivense José Rocha e elementos do Executivo Municipal e do presidente Joaquim Martins, da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso.

Carlos Oliveira

Ministro de Itália condenado a pena de prisão por insultos racistas

 
A Justiça italiana condenou a sete meses de prisão o ministro dos Assuntos Regionais e das Autonomias, Roberto Calderoli, do partido de extrema-direita Liga, por insultos racistas contra Cécile Kyenge, a primeira ministra afrodescendente de Itália.
Um tribunal de Bergamo confirmou na quinta-feira a condenação por difamação agravada de origem racial contra Cécile Kyenge, depois de Roberto Calderoli, em 2013, quando era vice-presidente do Senado italiano, ter comparado a então ministra a um orangotango durante um comício do seu partido em Treviglio, no norte de Itália.
A justiça italiana já condenou em segunda instância o agora ministro, mas os desembargadores anularam as sentenças anteriores.
No entanto, o Tribunal Constitucional italiano indicou que Roberto Calderoli não pode gozar da proteção constitucional de imunidade parlmentar, apesar de as autoridades terem declarado que as opiniões do senador foram “expressas por um deputado no exercício de funções” e, portanto, “inquestionáveis”.
De acordo com o Constitucional, as opiniões expressas fora do exercício específico das funções parlamentares só são objeto de imunidade se tiverem por finalidade a divulgação da atividade parlamentar, razão pela qual a prerrogativa “não pode ser estendida a insultos”.

Madremedia