As obras de requalificação da Escola EB1 de Mogofores vão ter o seu início nos próximos dias, num investimento camarário que ronda os 700 mil euros e com um prazo de execução de sete meses. A empreitada foi adjudicada à empresa Socértima, Lda, tendo o respetivo auto de consignação sido assinado, no passado dia 20 de fevereiro.
A requalificação pretende transformar o edifício existente a Sul e a área ocupada pelo campo de jogos, numa Escola básica de 1º ciclo com três salas de aula, biblioteca, instalações sanitárias para alunos, professores e funcionários, gabinetes de reuniões, atendimento e trabalho, sala polivalente/refeitório e copa, assim como espaços de recreio exterior, coberto e descoberto, pavimentado e relvado. Esta intervenção vai implicar a realização de profundas alterações ao equipamento existente, de modo a cumprir a legislação, nomeadamente o Plano Curricular do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Assim, optou-se por reabilitar o edifício a Sul, alterando a sua distribuição interior e mantendo o seu aspeto exterior, e demolir o campo de jogos para implantar um novo edifício, que alberga o programa excedente e cuja cobertura substitui a função do campo de jogos. Para os efeitos desta intervenção não serão efetuados trabalhos no edifício a Norte por se encontrar numa cota de difícil acesso aos futuros utentes da Escola.
O complexo está dimensionado de modo a satisfazer as necessidades definidas na Carta Educativa do Concelho de Anadia. Esta intervenção incide sobre os espaços letivos do 1º Ciclo, com uma previsão de 75 alunos.
Devido à intervenção neste equipamento escolar, os alunos foram instalados provisoriamente em salas amovíveis que se encontram no espaço do Centro Social de Mogofores, desde o início do presente ano letivo.