segunda-feira, 29 de novembro de 2021

​ Portalegre | Dádiva de sangue reúne 24 no Crato ​

Uma das últimas deslocações de 2021 levada a cabo pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – centrou-se na pitoresca vila do Crato. O local escolhido para a brigada foi o centro de saúde local que abraçou duas dúzias de potenciais dadores, entre os quais oito mulheres.
Nem todos estavam em condições de estender o braço desta vez. Mas após a avaliação médica, da responsabilidade da Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA, duas dezenas dos presentes dispuseram de uma solidária porção do precioso tecido que lhes corre nas veias.


Monforte

Caso não haja contratempos, a última brigada do ano acontecerá na manhã do sábado 18 de dezembro no quartel dos bombeiros de Monforte. E inauguraremos 2022 em Nisa, a 08 de janeiro e no centro de saúde.

Esteja atento e informe-se em: https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/


JR

Marinha Grande | REABILITAÇÃO DOS MOLHES DA FOZ DO RIO LIS CONCLUÍDA

Realizou-se hoje, 29 de novembro, uma visita à obra de reforço e reabilitação dos molhes a sul e a norte da Foz do Rio Lis, na Praia da Vieira, organizada pela APA - Agência Portuguesa do Ambiente.

Os responsáveis da empresa que executou a empreitada deram a conhecer o resultado final, ao presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; ao vice-presidente da APA, José Pimenta Machado; ao presidente e ao secretário da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso e Miguel Noraldo; e aos técnicos da APA.
A empreitada representou um investimento assegurado pela APA, de cerca de 1,5 milhões de euros, com o objetivo de aumentar a proteção marítima, minimizando os galgamentos oceânicos.
Pretendeu-se a reabilitação e reforço dos molhes a Sul e Norte da Foz do Rio Lis na Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, numa extensão de 1.015,0 metros, repartida pela margem esquerda e direita, a jusante da Ponte das Tercenas até à Foz do rio Lis.

Relevante para a prossecução das políticas consagradas na Estratégia Nacional para a Gestão Integrada da Zona Costeira e para a necessidade de adaptação do território às alterações climáticas, a intervenção teve como objetivo a proteção do litoral e das suas populações face a riscos, especialmente de erosão costeira.

Com um valor de contrato de aproximadamente 1.472.476, 89€, a intervenção foi assegurada pela Agência Portuguesa do Ambiente, através do financiamento comunitário do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), incluída na candidatura aprovada ao POSEUR com o código POSEUR-02-1809-FC-000080 “Ações de Proteção do Litoral na Região Centro - Cortegaça / Vieira de Leiria”.

Cantanhede | No passado sábado, 28 de novembro: Espetáculo musical encerra exposição de Duarte Henriques

Cerca de quatro dezenas de pessoas assistiram ao espetáculo de fado que levou ao encerramento da exposição “Sentir o Fado”, de Duarte Henriques. A sessão que decorreu na Biblioteca Municipal, no passado dia 28 de novembro, contou com a presença de renomados artistas locais ligados a este género musical, designadamente Alexandre Henriques e Bernardo Plácido e dos fadistas Carolina Pessoa e Luís Nuno Sérgio, acompanhados pelos guitarristas Ricardo Silva e Sílvio Girão.

Na iniciativa esteve também Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, aproveitou a ocasião para enaltecer “a sensibilidade artística do fotógrafo Duarte Henriques”, que uma vez mais “nos surpreende com o seu trabalho magnífico, onde são evidentes um grande brilhantismo, que cruzam a arte da fotografia, com história, com comunidade e com outros testemunhos de grande sensibilidade artística”, assim como “a dimensão da participação cívica e de cooperação com tantos projetos e associações, partilhando a sua arte, que é digna de registo”, afirmou o responsável.

O responsável pelo pelouro da Cultura salientou a “forma como Duarte Henriques abraça esta temática, pintando com a luz aqueles que pela sua genialidade dão som a esta expressão musical que é património cultural da humanidade, como as fadistas e os músicos, transporta-nos para muitos dos momentos vivenciados por todos, numa carga simbólica e cheia de sentimentos”.

Utilizando as palavras dessa fadista maior, a sempre presente Amália Rodrigues, que afirmou “o fado, que não se canta, acontece. O fado não se sente, não se compreende nem se explica” e continuou parafraseando “o Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry: e quanto ao fado, podemos dizer que o essencial não é percetível aos ouvidos, só se ouve bem com o coração”, concluiu o autarca.

Por outro lado, Duarte Henriques mostrou-se visivelmente “emocionado com a presença calorosa de familiares e amigos”, não deixando de referir “a importância de expor, uma vez mais, neste “espaço de saber”, algum do seu trabalho fotográfico, este em particular que reflete o gosto que sinto pela música, nomeadamente pelo Fado e pelos seus músicos e artistas.”

Fotógrafo amador cantanhedense, Duarte Henriques quis assim associar-se às comemorações do Dia Nacional do Fado, género musical considerado pela UNESCO, desde 27 de novembro de 2011, como “Património Cultural Imaterial da Humanidade”. O artista aceitou o convite da Biblioteca Municipal de Cantanhede para expor algum do seu trabalho subordinado relacionado com a temática, num evento que contou para além do Município de Cantanhede, com o apoio da Adega Cooperativa de Cantanhede, Bora Lá – Tropical Drinks, e o Magnólia – Café-Jardim.

A exposição “Sentir o Fado”, pode ser visitada até ao dia 30 de novembro e tem expostas várias dezenas de fotografias da autoria de Duarte Henriques, que retratam fadistas, músicos e figuras do Fado, de âmbito local e nacional e, ainda, muitas dezenas de objetos relacionados com esta temática. Integram a exposição, para além das fotografias do autor, cartazes de eventos musicais, miniaturas, livros, xailes, uma grafonola e discos de carvão, entre outros objetos, que se cruzam.

Sábado, 27 de novembro Igreja de Ançã, recebeu segundo Concerto de Órgão de Tubos

Cerca de meia centena de pessoas tiveram oportunidade de assistir no sábado, 27 de novembro, ao segundo recital do “Ciclo de Concertos de Órgão de Tubos” que decorreu na Igreja Paroquial de Ançã.

Entre o público há a destacar a presença de Célia Simões, Vereadora da Câmara Municipal de Cantanhede, Gisele Parreiral e Luis Malva, secretária e tesoureiro da Junta de Freguesia de Ançã, respetivamente, entre muitos convidados que marcaram presença nesta iniciativa cultural.

Com concertos previstos para as igrejas de Covões e Ançã, esta iniciativa está integrada na vasta programação cultural em rede “Tradição – Da Serra ao Mar”, em parceria com os municípios de Oliveira do Hospital e Mortágua, contando com a colaboração da CulturX – Associação de Desenvolvimento Artístico, o concerto levou o público presente a desfrutar de um brilhante concerto levado a cabo por Fabiana Magalhães, cantora soprano de reconhecido mérito nacional e internacional, e Rui Fernando Soares, exímio executante de órgão. Os artistas executaram um espetáculo baseado num reportório direcionado para um reportório renascentista e barroco, com particular destaque para Laudate dominum in sanctis eius, SV 287, de Claudio Monteverdi, Prelude Fugue Chaconne, BuxWV 137, de Dieterich Buxtehude, e os andamentos Allegro assai, Grave e Presto, do Concerto BWV 592ª depois do concerto de J. Ernst, de Johann Sebastian Bach. Foram ainda interpretadas algumas obras emblemáticas do repertório clássico, entre as quais a Exultate, jubilate KV 165, Exsultate jubilate – Allegro, Fulget amica dies – Secco Recitative, Tu virginum corona – Andante e Alleluja – Molto allegro, de Wolfgang Amadeus Mozart, Toccata, de Théodore Dubois e Aria Latina, do compositor português António Silva Leite.

O concelho de Cantanhede conta com dois distintos órgãos de tubos em pleno funcionamento, bem diferentes um do outro na sua especificidade, instrumento particularmente direcionado para a função litúrgica no culto religioso no seio da Igreja Católica, impondo-se muito para além da dimensão religiosa ou a sua imponência arquitetónica do espaço de culto onde se insere.

Cada concerto ultrapassa as barreiras artísticas e musicais, na medida em que convidamos os espetadores a apreciar as magníficas igrejas que acolhem estes instrumentos, bem assim também toda a riqueza patrimonial que os espaços envolventes proporcionam.

Dedicada a Nossa Senhora do Ó ou da Expectação, a Igreja Matriz de Ançã, local selecionado para este segundo espetáculo, possui uma fachada de grande imponência, datada de 1812, e rica pelo aspeto arquitetónico e enquadramento paisagístico; arcos de entrada das capelas laterais de grande beleza arquitetónica e decorativa; retábulo principal em pedra de Ançã, raro no seu tempo. Seiscentista é também o corpo da igreja, com três naves separadas por duas arcadas com colunas de ordem dórica. Um coro-alto ocupa o primeiro dos tramos.

Para além deste segundo concerto, o “Ciclo de Concertos de Órgão de Tubos” prossegue no dia 15 de janeiro de 2022 na Igreja se Ançã com o organista João Santos, e no dia 23 de janeiro será a vez do organista Paulo Bernardino encerrar este Ciclo com um recital na Igreja de Covões.

Castelo de Paiva | “ PAYVA NATAL” INAUGURADA COM ATRACTIVO DE PISTA DE GELO: Iniciativa conjunta da Câmara Municipal e Associação Comercial

 ·Programa de animação com múltiplas actividade

A festa do Natal é mais uma vez em Castelo de Paiva, e no próximo feriado, dia 4 de Dezembro, a autarquia vai promover a cerimónia de inauguração da Pista de Gelo, o grande atractivo da programação deste ano, seguindo-se no dia 8, a inauguração da iluminação de Natal, que será complementada com um concerto da Academia de Musica, junto à Igreja Matriz, em jeito de abertura oficial do programa de animação natalícia, que se vai estender até ao dia 8 de Janeiro, com a realização de mais uma edição dos Cantares das Janeiras.

As actividades natalícias vão começar a encher as ruas da vila de Castelo de Paiva de magia, cor e muita animação, num programa promovido pela Câmara Municipal e Associação Comercial e Industrial, que se estende até meados do mês de Janeiro com a realização da actividade “ Sinais de Natal “ ( com programa próprio ), contemplando uma acção que visa dinamizar o comércio local, atrair visitantes e festejar esta quadra festiva com solidariedade e alegria, num ambiente de total confraternização.

Na sua intervenção, alusiva a esta quadra festiva que se vai iniciar, o presidente da edilidade, José Rocha valoriza esta dinâmica para tornar a vila mais linda e atractiva, para que haja espírito natalício, potenciando que seja um local de encontro dos paivenses neste tempo de Natal e um forte incentivo para o comércio local ganhar clientes e ter oportunidades de negócio, agradecendo também, a colaboração de diversas entidades, desde logo a parceria com a Associação Comercial e Industrial, as colectividades locais, e a própria Academia de Música, fazendo questão de evidenciar este tempo de partilha e de solidariedade que a todos deve motivar, não sem antes mostrar a sua satisfação por ser possível inovar na Iluminação de Natal e não repetir os adereços festivos, destacando a grande novidade deste ano que será a Pista de Gelo, um atractivo para miúdos e graúdos no Largo do Conde.

O programa da Payva Natal” continua na manhã de Domingo, dia 12, com Zumba de Natal e Mercadinho de Natal, sendo que, o momento mais emotivo do evento será a chegada do Pai Natal ao espaço do Largo do Conde pelas 14h30 e depois o seu périplo pelas ruas da vila, realizando-se depois a Hora do Conto e um espectáculo de Dança na Praça com a colaboração da  PT Dance Academy, para além das tradicionais diversões com insufláveis, pinturas faciais, Casa dos Duendes e Atelier de Natal durante a tarde.

Para Domingo, dia 19, estão agendadas outras iniciativas, sempre com a presença do Pai Natal, registando-se logo pela manhã, a realização de uma prova de BTT de Natal, numa jornada desportiva que perspectiva boa adesão de participantes, procurando repetir o sucesso do ano transacto, assim como a edição de Dezembro da Feira Agrícola, que completa o 11º aniversáriocom mais de 40 dezenas de tendinhas com produtos locais e alusivos à quadra natalícia.

Durante a tarde, terão lugar as habituais actividades com Pai Natal, vem como a chegada dos participantes do Passeio dos “ Pais Natal Motard “, que vão distribuir guloseimas pelas crianças, para além da Hora do Conto e Dança na Praça, com a participação da Companhia Girassol.

Entretanto, estão abertas as inscrições para a participação no XXIV Encontro de Cantares das Janeiras, actividade integrada no programa Sinais de Natal, que terá lugar na noite de 8 de Janeiro de 2022 no espaço do Auditório Municipal, estando agendada para o mesmo evento, a cerimónia de entrega de prémios das melhores decorações de Natal das rotundas do território paivense.


Recorda-se que, esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e da Associação Comercial e Industrial, que conta com o apoio da Academia de Música, do Moto Clube de Castelo de Paiva, Juntas de Freguesia, de varias casas comerciais do concelho e entre outras entidades.

 

Carlos Oliveira

ANAM e ANAFRE unidas em nome do Poder Local

As direcções da ANAM (Associação Nacional de Assembleias Municipais) e da ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias) estiveram reunidas pela primeira vez. O encontro decorreu em Coimbra, na Junta de Freguesia de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, com o objectivo de valorizar o papel dos eleitos locais e apostar na melhoria das políticas públicas.

A reunião contou, a abrir, com a presença do novo presidente de Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, que assinalou a centralidade de Coimbra e deu as boas vindas e felicitou estas duas associações representativas de autarquias por terem escolhido «a bela cidade de Coimbra para este momento histórico.»

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, desafiou o presidente da ANAM, Albino Almeida, e o presidente da ANAFRE, Jorge Veloso para localizarem instalações de ambas as associações em Coimbra, juntando-se à FEFAL (Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais) e à ANMP (Associação Nacional de Municípios Portugueses) fazendo assim da cidade coimbrã o centro do Poder Local.


Durante a reunião entre as direções da ANAM e da ANAFRE, foi assinalada uma grande coincidência de opiniões sobre os problemas e as soluções que, ao fim de 45 anos de Poder Local se reclamam, na relevância da governação multinível e a necessidade de valorização e capacitação de todos os eleitos locais.


Convergência também no reconhecimento da inigualável qualidade pessoal e política de todos os presidentes de Junta, cuja demonstração se fez e se continua a fazer em pandemia, bem como a sua inquestionável capacidade e competência na partilha de soluções com os municípios na procura de soluções para o poder local, focadas nas populações e nos territórios, facto de enorme relevância em tempo de transferência de competências.


A revisão do estatuto do eleito local e da lei eleitoral autárquica para a eficácia do Poder Local multinível assumem-se como indispensáveis e inevitáveis e levaram as duas associações a decidir constituir grupos de trabalho, formalizado brevemente um protocolo, celebrar uma permanente troca de informações, partilha meios e realizações. Já no início do próximo ano, foi acordada uma conferência centrada no papel das Assembleias Municipais e dos seus membros.


O evento encerrou com a presença do professor Filipe Teles da Universidade de Aveiro e dos autores Cláudia Costa, Luís Filipe Mota Almeida e Tânia Maia, no âmbito da apresentação do “Guia Prático das Assembleias Municipais”. Por agora aquele Guia dá resposta a 115 perguntas com esclarecimentos e práticos, sobre variadíssimas questões relacionadas com este órgão deliberativo.

Comunicado: Suspensão de atividades de integração aos novos alunos na ESAC

 Comunicamos que o Senhor Presidente da ESAC, Professor Doutor João Noronha, determinou a suspensão de todas as atividades relacionadas com a integração dos novos estudantes/praxe.

Esta decisão vem no seguimento da mensagem do Presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra (AE ESAC), Pedro Fadiga, remetida hoje ao Presidente desta instituição de ensino superior, que vos reencaminhamos.


Isabel Silva

Natal em Reguengos com música, fotografias com o Pai Natal, passeios de tuk-tuk, animação de rua e Mercado de Natal


O Município de Reguengos de Monsaraz vai organizar de 1 de dezembro a 6 de janeiro de 2022 o Natal em Reguengos. No primeiro dia de dezembro, pelas 11h30, será inaugurado na Porta da Vila o presépio com figuras em tamanho real em Monsaraz com a atuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, que vai percorrer as ruas da vila medieval ao lado das figuras do presépio, como os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira, que se dirigem para junto da Virgem Maria, São José e o Menino Jesus, que estão colocados no castelo.
Pelo vigésimo segundo ano consecutivo, Monsaraz recebe este projeto concebido pela escultora Teresa Martins, que apresenta 46 figuras da natividade em tamanho real. Até ao dia 6 de janeiro do próximo ano poderão ser apreciadas estas esculturas feitas em ferro e rede recobertas por panos impermeabilizados de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases, com as caras e as mãos feitas em cerâmica e iluminadas durante a noite.
O Natal em Reguengos vai ter muitas atividades na Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz, local onde vai estar instalado a partir das 14h nos fins de semana até 19 de dezembro o Mercado de Natal, promovido pela Associação de Artesanato de Reguengos de Monsaraz. O Pai Natal vai chegar no dia 4 de dezembro, às 15h, dirigindo-se depois para a Casa do Pai Natal na Praça da Liberdade para tirar fotografias com as crianças.
Neste dia, até às 17h30 haverá também passeios de tuk-tuk para as crianças, animação de rua com músicos da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, dois insufláveis, dos quais um escorrega com sete metros de altura, tatuagens glitter e o cantinho da biblioteca, com histórias, jogos e desenhos para pintar. A Hora do Conto acontece pelas 16h e as crianças vão poder ouvir o conto “O Natal da Adelaide”, de Fabrice Lelarge.
Durante o Natal em Reguengos estarão instalados um presépio e uma Árvore de Natal na Praça de Santo António, que será decorada pelos utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz.
No dia 5 de dezembro, os passeios de tuk-tuk para as crianças, as fotografias com o Pai Natal, a animação de rua com os insufláveis, as tatuagens glitter e o cantinho da biblioteca decorrem das 14h30 às 17h30 na Praça da Liberdade, assim como no dia 8 de dezembro e nos fins de semana até 19 de dezembro. A Hora do Conto será sempre às 16h e no dia 5 de dezembro será lido o livro “Baralhando histórias”, do italiano Gianni Rodari.
No dia 8 de dezembro, a partir das 9h decorre o Passeio Solidário de Natal, organizado pelo Clube de Cicloturismo de Reguengos de Monsaraz Trepadores da Planície, com o valor angariado em donativos a reverter para a aquisição de duas cadeiras de rodas para o Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz. Neste dia, o livro “Agasalha-te bem”, de Fabrice Lelarge vai preencher a Hora do Conto.
No dia 11 de dezembro a Hora do Conto será com o livro “O Rudolfo é o maior”, de Jan Astley, Gaby Goldsack e Kath Jewitt, e no dia seguinte com o livro infantil “Perfeitamente normal”, de Tom Percival. Neste dia 12 de dezembro, a partir das 16h30, a animação de rua terá também a atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense.
No dia 18 de dezembro, os músicos da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense vão tocar a partir das 16h30 na Praça da Liberdade e a Hora do Conto terá “O passeio mágico de trenó”, um livro de Jan Astley, Gaby Goldsack e Kath Jewitt. Neste dia, pelas 17h, na Igreja de Santiago, em Monsaraz, decorre o Cante ao Menino com o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz e o Dueto de Guitarras de Évora, com José Farinha e João Macedo.
Em Reguengos de Monsaraz também vai haver Cante ao Menino, no dia 19 de dezembro, pelas 12h, com o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz que vai cantar na Praça de Santo António, saindo em desfile desde a Igreja Matriz. A partir das 17h realiza-se a primeira corrida de São Silvestre de Reguengos de Monsaraz, num percurso de 10 quilómetros de extensão com partida e chegada na Praça da Liberdade.
A organização é da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz com o apoio da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e as inscrições no valor de seis euros poderão ser efetuadas no site www.acorrer.pt. Neste dia terminam as atividades na Praça da Liberdade e a Hora do Conto será com o livro “A caracóis de ouro, os três ursos e a banheira”, de Isabel Stilwell e Marta Moser.
Nos dias 21 e 22 de dezembro a autarquia organiza a iniciativa O Pai Natal na Tua Aldeia. Nestes dias, entre as 14h e as 17h, o Pai Natal vai passar pelo centro de todas as localidades do concelho para receber as cartas das crianças.
A fechar a programação do Natal em Reguengos, no dia 5 de janeiro de 2022, pelas 19h, haverá o Cante de Reis pelas ruas de Monsaraz com o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.


Carlos Manuel Barão

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA APROVOU NOVO GRUPO DE TRABALHO SOBRE TESTAMENTO DO CONDE

 Aprovado Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndio

Em cumprimento do disposto art.º 28º da Lei 75/2013, de 12 de Setembro, na sua redacção actual, e n.º 1, do art.º 37 do Regimento da AM, o presidente da Assembleia Municipal de Castelo de Paiva, Almiro Moreira, presidiu na passada Sexta-Feira à Sessão Extraordinária da AM, que se realizou no Auditório Municipal, destacando-se na Ordem de Trabalhos, a apreciação e votação do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como, a apreciação e deliberação sobre a nomeação dos membros do Grupo de Trabalho “O Testamento do Conde de Castelo de Paiva", entre diversos assuntos, relacionados com a eleição de representantes para diversas Comissões Municipais, Conselhos e Associações.

Antes da habitual intervenção do público, a mesa da Assembleia Municipal tomou conhecimento e recebeu a comunicação da renúncia de mandato de Carla Margarida Nunes de Freitas Vinagre, eleita pelo Partido Socialista, bem como a suspensão do mandato pelo período de 365 dias de Gonçalo Fernando da Rocha de Jesus, também eleito pelo Partido Socialista.


 O plenário municipal apreciou e aprovou por unanimidade o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como elegeu Francisco Silva, presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho para representante das Juntas de Freguesia no XXV Congresso Associação Nacional de Municípios Portuguesessendo suplente Carlos Rocha, presidente da Junta de Freguesia de Real.


Na eleição dos Membros da Assembleia Intermunicipal do Tâmega e Sousa, registou-se um empate entre as duas listas apresentadas, pelo que este assunto ficou adiado para uma próxima sessão da AM, enquanto que, na eleição do representante da AM no Conselho da Comunidade dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), a lista afecta ao PSD recolheu maior votação, sendo indicado o nome de Vanessa Pereira como representante efectivo, sendo suplente Inês Martins.


Já na eleição dos representantes da AM na Comissão Municipal de Acompanhamento da SaúdeAM deliberou por unanimidade designar como representantes, Vanessa Pereira ( PSD), Fátima Strecht ( PS), Sílvia Cruz, pelo MPM – Mudar para Melhor, e Paulo Teixeira, do UCPT – Um Concelho para todos, enquanto que, na eleição dos representantes das Freguesias na Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais registou-se a aprovação de uma lista única, composta pelos presidentes da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, António Costa, e da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, Joaquim Martins.


Da eleição por escrutínio secreto dos representantes da AM na Comissão Municipal de Trânsito, foram eleitos José Vieira Gonçalves (PS) e Manuel José Soares Marçal (PSD), enquanto o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura foi eleito como representante das Juntas de Freguesia na Comissão Municipal de Protecção Civil, ao passo que, António Costa, presidente da União de Freguesias de Sobrado e Bairros será o representante na Comissão Municipal de Educação, sendo o presidente da junta de Freguesia de Fornos, Carlos Manuel Victor Moreira, o representante das juntas de freguesia no Conselho Cinegético Municipal.


Nesta sessão da AM, presidida por Almiro Moreira foi deliberado por unanimidade, actualizar as coberturas em vigor, relativamente Seguro de Acidentes Pessoais dos membros dos órgãos autárquicos, assim como nomear os novos membros do Grupo de Trabalho “O Testamento do Conde de Castelo de Paiva", que terá um representante da Câmara Municipal ( indicado por esta entidade ) e por quatro membros da Assembleia Municipal, um por cada partido com assento no areópago municipal, extinguindo-se o anterior Grupo de Trabalho, criado em Abril de 2021.


Assim, por unanimidade, foi aprovada a proposta da mesa da AM, que indica Pedro Maldonado como coordenador do grupo e indicado pela Câmara Municipal, integrando ainda Carlos Trindade (PSD), António Rocha Pereira (PS), João Vieira ( MPM ) e Paulo Teixeira, pelo UCPT, tendo ainda sido deliberado aprovar a adesão à Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) e respectiva recomendação de adesão à Câmara Municipal.


Carlos Oliveira

Câmara de Águeda disponível para estabelecer parcerias na área da economia circular

 Conferência organizada pela Autarquia resulta em troca de experiências e boas práticas, deixando em aberto a possibilidade da criação de projetos em conjunto

A Câmara Municipal de Águeda demonstrou a sua disponibilidade para, numa ação concertada e em parceria com as demais entidades ligadas ao setor, desenvolver e implementar projetos na área da economia circular e de sustentabilidade ambiental.

A ideia foi transmitida por Edson Santos, Vive-Presidente da Câmara de Águeda, no decorrer da conferência “As novas comunidades circulares”, que se realizou na sexta-feira, dia 26 de novembro, no Salão Nobre da Autarquia e que reuniu representantes de diversos municípios, Organizações Não Governamentais, do governo central e regional, bem como empresas e público em geral.

Num encontro que integrou um conjunto alargado de atividades realizadas pela Câmara de Águeda no âmbito da Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos, Edson Santos enalteceu a rede de parceiros estabelecida que permite “sensibilizar cada vez mais a população para a importância da reciclagem e de reutilizar o que desperdiçamos”.

Neste evento, onde foram partilhadas as boas práticas implementadas pela Câmara de Águeda, nomeadamente o projeto “Resíduos com Valor” (máquina seletiva de resíduos instalada no Mercado Municipal), e pelos restantes intervenientes na conferência, surgiram novas ideias e modelos a desenvolver em parceria.

“É precisamente este o nosso objetivo, de apoiarmos ideias e projetos que surjam, que nos ajudem a implementar cada vez melhor e mais rápido as boas práticas existentes nesta área”, salientou o Vice-Presidente da Câmara Municipal, disponibilizando-se para aceitar “projetos e desafios que daqui resultem”. Até porque, defendeu, “estão previstos fundos europeus para este setor, pelo que se estivermos atentos e se nos programarmos com tempo, definindo ideias e estratégias, estaremos preparados com projetos concretos para, sempre em parceria, nos candidatarmos a essas verbas. Que possamos tirar (do encontro) boas ideias para implementar num futuro muito próximo”, desafiou.

Um objetivo corroborado por Patrícia Moreira, representante da Direção-Geral do Território (DGT), que salientou que mais do que “a quantidade de dinheiro (que vem), é conseguirmos fazer chegar essas verbas às pessoas certas, ou seja aos municípios que tenham planos de ação para a economia circular e que gastem esse dinheiro de uma forma que resulte em desenvolvimento sustentável”.

Neste sentido, partilha da opinião da importância do estabelecimento de parcerias, de que a iniciativa nacional de cidades circulares - que envolve 28 municípios de todo o país, da qual Águeda faz parte e que a DGT coordena - é um exemplo relevante. “Pretendemos facilitar e capacitar os municípios” para estarem preparados e definirem esses planos de ação, disse a responsável, destacando Águeda como um Município preocupado e ativo neste projeto.

Águeda faz parte de uma das quatro redes de cidades circulares, em concreto a que respeita ao ciclo urbano da água, e que prevê, para além da aprendizagem e partilha de boas práticas, a definição de “ações em cocriação, em conjunto e, muito importante, em colaboração e estreita ligação com a comunidade” envolvente. “Esta é uma nova forma de trabalharmos os problemas do planeamento e desenvolvimento do território, de nos convocarmos para estes novos desafios”, sublinhou.

Desafios que levam tempo a concretizar, porque implicam mudança de hábitos, e que passam, frisou Edson Santos, pela consciência de que o desperdício “vale dinheiro”. Deu como exemplo, os resíduos resultantes de estabelecimentos HORECA, que “têm um custo brutal no que pagamos às entidades que vão fazer a recolha do lixo e tratamento”.

“As pessoas têm de perceber que isto vale dinheiro e que poupando nesta área, podemos gastar noutras, mesmo no setor ambiental”, sendo que, para tal, continua, é necessário, muitas vezes, “haver uma linha orientadora (governamental) e uma ligação entre as várias entidades, públicas e privadas”, que devem estar “desprovidas de interesses económicos”.

Ana Cristina Carrola, representante da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), destacou as mudanças legislativas que foram implementadas este ano e que colocam desafios importantes aos municípios, nomeadamente na área da recolha seletiva de biorresíduos até ao final de 2023, ou a necessidade de fazer a recolha seletiva de novos resíduos (como têxteis e outros) até ao final de 2025. Para a dirigente, esta conferência “revela que Águeda está comprometida com as novas estratégias, com vista a uma economia mais circular e onde a prevenção tem um papel fundamental”.

Refira-se que a conferência contou com dez intervenções, distribuídas por três painéis, que permitiram a discussão de temas relacionados com a economia circular, desde boas práticas, aos desafios dos biorresíduos sem esquecer o papel da sensibilização ambiental e como se prepara a mudança.

 

“Retratos de Reguengos” em exposição em Monsaraz

A Igreja de Santiago – Galeria de Arte, em Monsaraz, tem patente desde 27 de novembro até 23 de janeiro do próximo ano a exposição de fotografias “Retratos de Reguengos”. Esta mostra de fotografias de José Miguel Soares é organizada pela Malvada Associação Artística em conjunto com o Município de Reguengos de Monsaraz e pode ser apreciada diariamente entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h às 17h30 no âmbito do ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto.


A exposição está integrada no projeto “Topofilias”, com criação e direção artística de Ana Luena e José Miguel Soares, que envolveu a população sénior do concelho, retratando pessoas em Reguengos de Monsaraz, São Pedro do Corval, Barrada, Telheiro, Santo António do Baldio, Monsaraz e Motrinos. Os registos fotográficos foram feitos no espaço público, nas casas dos participantes, nos locais de trabalho, na praia fluvial de Monsaraz, no pavilhão gimnodesportivo municipal e em jardins, explorando o elo afetivo entre a pessoa e o lugar ou o meio ambiente, uma associação que promove a ideia de pertença e de identidade cultural.

 

As sessões fotográficas incluíram grupos de participantes que tiveram as atividades interrompidas e a socialização restringida durante este período de pandemia e que desta forma retomaram o convívio com os amigos. Durante todo o processo desenvolveu-se com os participantes o exercício da memória para se incentivarem recordações e o estabelecimento de conexões, a aproximação e a partilha através da fotografia.

 

O projeto “Topofilias” está incluído no Transforma - Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e foi realizado nos concelhos de Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Borba, Estremoz e Évora.






Carlos Manuel Barão 

Marinha Grande | Museu Joaquim Correia celebra aniversário com atividades durante o mês de dezembro

O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, celebra o seu 24º aniversário, que se assinala no dia 5 de dezembro, com atividades para toda a família, que vão decorrer de 1 a 29 de dezembro e cuja participação é gratuita.

A Câmara Municipal da Marinha Grande preparou um programa diversificado, dirigido a todos os tipos de público, que visa dar a conhecer o museu que consagra a obra do mestre escultor Joaquim Correia e proporcionar momentos culturais de convívio, em família.
As iniciativas decorrem de 3 a 29 de dezembro e abrangem dança, música, workshop de fotografia e escultura.

A programação do 24º aniversário do Museu Joaquim Correia é a seguinte:

De 1 a 4 de dezembro
Entradas gratuitas

4 de dezembro . sábado
Das 15h00 às 23h00
Entrada gratuita
15h00 . Sala de exposições temporárias
Visita guiada de Rute Violante à exposição "Arbórea"
Sinopse:
Para esta exposição de fotografia, Rute Violante confessou ter-se sentido inspirada pelo Pinhal do Rei, sobretudo pelos pinheiros serpente existentes entre São Pedro de Moel e as Pedras Negras, aos quais associou a dança, convidando a bailarina Inesa Markava a incorporar a paisagem fotografada. Nas imagens analógicas e digitais expostas, Rute Violante demonstra a sua preocupação com a natureza e associa diferentes formas de arte, por acreditar que esta fusão artística é o melhor caminho para a afirmação da arte junto do público.

16h00 . Jardim tardoz do Museu
Inauguração da escultura "Árbórea", de Paulo Honorato

Sinopse:
"Arbórea"
A partir da exposição de fotografia de Rute Violante «Arbórea»

Na dialética do Ser/não Ser.
E como grito de desespero à sobrevivência,
evoco um alerta pela preservação da natureza.
Encarnada, aqui, na forma feminina que procura ascensão... e seu cárcere, um tronco rasgado, que agoniza pela vida.
Ambos representam a dicotomia entre...
Luz /Treva
Vigor/decadência
Coração...
Carvão

Nota biográfica:
Paulo Honorato nasceu a 28 de outubro de 1969. Iniciou-se nas artes plásticas em 1989, privando com o mestre Artur Búal e amigos, através das artes, música e performance. Juntos criaram um grupo de jovens artistas que desenvolveu novos conceitos de arte urbana ainda hoje existentes. Em 1995, abriu a empresa Eterium como criador e produtor de design de mobiliário e iluminação em ferro com caraterísticas urbano/rústicas, criando centenas de modelos espalhados pela Península Ibérica . Mais tarde, apresentou a sua primeira escultura ao ar livre na Bienal da Amadora, em 1997. A partir de 2010, passou a dedicar-se apenas à escultura metálica, donde se salientam várias obras públicas de grandes dimensões.

17h00 . Sala de exposições temporárias
Performance de Inesa Markava: "Danças Infinitas"
Sinopse:
Performance «Danças infinitas»
A partir da exposição de fotografia de Rute Violante «Arbórea»
A partir da exposição de Rute Violante dedicada aos pinheiros serpentes da Mata Nacional de S. Pedro de Moel, patente no Museu Joaquim Correia, nasce uma performance coreográfica em diálogo com o espaço do Museu e conteúdos da exposição «Arbórea». O público é convidado a mergulhar em imagens, através da linguagem não verbal do corpo em movimento e da música. A performance procura  reimaginar os lugares e as memórias coletivas sobre uma das florestas plantadas mais antigas de Portugal.
Como dançam as árvores? "Danças Infinitas" levam-nos numa valsa infinita pela nossa imaginação.

18h00 . Pavilhão de grandes esculturas do Museu
Concerto de Cantares à 6.ª - Música Tradicional
Sinopse:
A partir da exposição de fotografia de Rute Violante «Arbórea»
O grupo de Cantares à 6ª tem uma ligação umbilical à 6ª Linha – Escola de Música. Existe desde 2019 e é constituído por músicos de várias idades e gerações ligados a esta escola. A Música Tradicional Portuguesa é a tónica de um espetáculo cheio de alegria e diversão. As vozes são acompanhadas pela guitarra, cavaquinho, ukulele, percussão e baixo, entre outros e os arranjos são do professor Luís Emanuel Silva. Neste espetáculo será abordado de uma forma especial o tema da natureza, presente em várias canções, e que nos transporta simultaneamente para um contacto com as raízes das plantas e das gentes.

Ficha Artística:
Direção musical e arranjos - Luís Emanuel Silva.
Coordenação de produção - Luís Silva Sarraipa.
Músicos: Carlos Francisco, Dinis Rodrigues, Fátima Faria, Felicidade Silva, Joana Bernardes, Luís Emanuel Silva, Luís Lopes, Luís Silva Sarraipa, Margarida Resende, Manuel Lopes, Paula Nogueira, Rui Jorge Rebelo.

Criação: 6ª Linha – Escola de Música
Nome do espetáculo: Cantares à 6ª – Música Tradicional
Duração: cerca de 45 minutos

21h30 . Pavilhão de grandes esculturas do Museu
Sessão de Poesia com o poeta António Carlos Cortez em parceria com Associação Cultural e Recreativa da Comeira

Nota biográfica:
António Carlos Cortez nasceu em Lisboa, em 1976. Poeta, ensaísta e crítico literário, é professor de Português e de Literatura Portuguesa e investigador do CEHUM (Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho).
Publicou o seu primeiro livro de poesia em 1999. Recebeu em 2011, com Depois de Dezembro (Licorne), o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores para melhor livro de poesia publicado em Portugal em 2010. Na sua obra destacam-se os seguintes livros: O Nome Negro (2013), Animais Feridos (2016), a antologia A Dor Concreta (2016) - vencedora do prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes da Associação Portuguesa de Escritores em 2018 -, e Jaguar (2019) - galardoado em 2020 com o Prémio Literário Ruy Belo e o Prémio de Poesia António Gedeão/ FENPROF.
É ainda autor dos livros de ensaio Nos Passos da Poesia - A Pedagogia do Texto Lírico (2005), Voltar a Ler (2019), Poética com Dicção - 16 Poetas Brasileiros para Ler Hoje (2020) e Crítica Crónica (2021).
Tem obras publicadas no México e no Brasil e está incluído em várias antologias de poesia em Portugal e no estrangeiro.

11 e 12 de dezembro . Das 10h00 às 12h30 e das 15h00 às 17h30
Workshop Fotografia por Cristiano Justino e  Rute Violante
Local: Edifício da Resinagem; Museu Joaquim Correia; ruas das localidades vizinhas.

11 de dezembro . sábado
10h00 - 12h30 . Auditório da Resinagem
Módulo teórico

15h00 - 17h30 . Museu Joaquim Correia
Módulo prático

12 de dezembro . domingo
10h00 - 12h30 . Ruas da Marinha Grande e localidades vizinhas
Módulo prático

15h00 - 17h30 . Ruas da Marinha Grande e localidades vizinhas
Módulo prático

Workshop Fotografia por Cristiano Justino e  Rute Violante
Público – todas as idades
Mínimo de participantes: 6; Máximo de participantes: 12
Formadores: Cristiano Justino / Rute Violante

Inscrições gratuitas até atingir o limite máximo de participantes (12)

A inscrição deve ser feita para museu.jcorreia@cm-mgrande.pt, indicando:
NOME:
IDADE:
PROFISSÃO:
E-MAIL:
CONTACTO TELEFÓNICO:
NÍVEL DE CONHECIMENTO EM FOTOGRAFIA (0-10):

Notas importantes:
- Preferencialmente, os participantes devem ter uma câmara fotográfica que permita fotografar em modo manual (câmara reflex ou mirrorless).
- As fotografias resultantes do workshop integrarão uma exposição coletiva no Museu Joaquim Correia, em 2022.

Sinopse:
Sabiam que o Mestre Joaquim Correia tem obras de arte espalhadas por todo o nosso País?
Querem conhecer melhor estas obras ao mesmo tempo que aprendem fotografia?

É esta a proposta do Município da Marinha Grande para os dias 11 e 12 de dezembro: aprender as bases técnicas da fotografia com os formadores Cristiano Justino e Rute Violante e colocar em prática esses conhecimentos a fotografar algumas das esculturas espalhadas pelas localidades vizinhas.
Um fim de semana cultural e artístico para aquecer os dias frios.

Nota biográfica dos formadores:

CRISTIANO JUSTINO

Cristiano Justino nasceu em 1980, na Alemanha, tendo sido com 10 anos que adotou Portugal como o seu país.
A fotografia trouxe uma luz especial à sua vida em 2012, ano em que realizou a primeira formação em fotografia digital. Depois disso, multiplicaram-se as formações técnicas, artísticas e temáticas; as expedições fotográficas internacionais; os prémios nacionais e os de além-fronteiras;  e as exposições coletivas.
Durante esse trajeto, descobriu a paixão pelas estrelas, passando a depositar a sua energia na astrofotografia. E é nessa paixão que repousa e tranquiliza a mente, fazendo passeios e caçadas noturnas em pontos e momentos estratégicos.
É autor do projeto Magnificent Skies ,que visa a sensibilização para a defesa do céu noturno e o direito à luz das estrelas, isto é, que possamos todos ter o céu escuro com muitas estrelas para ver.
A poesia é a da natureza, o olhar é o dele.

instagram: @skiesmagnificent

RUTE VIOLANTE

Rute Violante nasceu em Leiria, a 11 de Novembro de 1977.
O despertador das artes só tocou depois dos 19 anos, tendo começado a fotografar com essa idade com uma câmara analógica que o seu pai lhe ofereceu.
Estudou ciências da comunicação e ciências políticas, mas foi no mestrado em fotografia aplicada que encontrou o seu caminho.
Atualmente é fotógrafa, formadora de fotografia, terapeuta e ativista ambiental através do seu projeto Magnificent trees inteiramente
dedicado à magnificência das árvores.
Participou em cerca de duas dezenas de exposições individuais e coletivas em Portugal e ainda numa exposição coletiva em Rheine, na Alemanha.
A dança contemporânea, as árvores e o corpo humano são forças motrizes para si na fotografia.


18 de dezembro . sábado
18h00 . Pavilhão de grandes esculturas do Museu
Concerto de Natal por Adriana Paraíso e Diogo Santos

22 e 23, 29 e 30 de dezembro
14h30 - 16h00 - Pavilhão de grandes esculturas do Museu
Oficina de artes para avós e netos “De mãos dadas com o Natal”.

Nota: o programa pode sofrer alterações por motivos imprevistos.