segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Marinha Grande | ÓRGÃOS SOCIAIS DA ACIMG TOMAM POSSE

 Os novos órgãos sociais da Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande (ACIMG), para o biénio 2024/2025, tomaram posse esta segunda-feira, 5 de fevereiro, no Foyer do Museu do Vidro, na presença de várias entidades locais e regionais.
O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, que esteve na cerimónia, felicita os novos elementos, desejando os maiores sucessos para o exercício das suas funções e manifesta a “disponibilidade do Município em continuar a ser um parceiro ativo da ACIMG na concretização de projetos que promovam a atividade económica do concelho e que atraiam mais pessoas ao comércio e serviços locais”.
Após a tomada de posse, Eduardo Carvalho, presidente da direção, deixou o seu compromisso de “consolidar o trabalho que tem sido feito pelas direções anteriores, reativar alguns projetos e criar sinergias locais e regionais, de modo a melhorarmos a nossa cidade”.
A nova composição dos órgãos sociais da ACIMG é a seguinte:
Mesa da Assembleia-Geral
Presidente - Luís Vasco Pedroso
Vice-presidente - Sandra Martins
Secretários - Susana Morais e Jorge Duarte

Direção
Presidente - Eduardo Carvalho
Vice-presidentes - Susana Santos, Sukhpal, Fernando Pereira, Nélio Ribeiro, Bruno Ferreira e Patrícia Vieira

Conselho Fiscal
Presidente - Joaquim Jesus
Relator - António Filipe
Vogal - Paulo Cunha Velho.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

FORÇAS DE SEGURANÇA EM VIGÍLIA NA MARINHA GRANDE

Um grupo de cerca de 150 elementos das forças de segurança do distrito de Leiria concentraram-se em vigília, ao final do dia desta segunda-feira, 5 de fevereiro, em frente ao edifício dos Paços do concelho da Marinha Grande, para reivindicarem melhores condições salariais.
Os agentes da Polícia de Segurança Pública e os militares da Guarda Nacional Republicana deslocaram-se à Marinha Grande, no que classificaram ser uma ação descentralizada de protesto, que será levada a outros concelhos do distrito, depois das vigílias que já organizaram em Leiria. Apelam ao Governo para que as suas profissões sejam reconhecidas com melhores condições salariais, algumas das quais defendem dever ser equiparadas à Polícia Judiciária.
O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, escutou as reivindicações e solidarizou-se com a necessidade da Administração Central dotar as forças de segurança de mais e melhores meios, para continuarem a prosseguir a nobre missão da defesa pública.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | LOTEAMENTO DA EXPANSÃO DA ZONA INDUSTRIAL PREVÊ CRIAR 16 LOTES

 A Câmara Municipal aprovou, na sua reunião de 5 de fevereiro, a operação de loteamento para a expansão da Zona Industrial da Marinha Grande, que prevê a criação de 16 novos lotes.
O projeto da operação de loteamento para a expansão da Zona Industrial da Marinha Grande, da iniciativa da Câmara Municipal, prevê a constituição de 16 lotes, numerados de 50 a 66, destinados a indústria, comércio e serviços e 1 lote que passa a integrar o domínio privado do Município para equipamento de utilização coletiva.

O projeto prevê a construção faseada das infraestruturas essenciais à expansão da Zona Industrial e a existência de espaços verdes públicos, passando ambos a integrar o domínio público municipal.
A par das várias peças desenhadas que integram o projeto de loteamento foi, igualmente, criado um regulamento do loteamento que institui, nomeadamente, regras quanto à edificabilidade dos lotes, estacionamento no interior dos mesmos, espaços verdes privados e junção de lotes.

Ficam, também, previstas naquele Regulamento medidas de prevenção e adaptação às alterações climáticas, tais como o aproveitamento de águas pluviais para a rega de áreas verdes dos lotes e para reutilização em usos não potáveis, instalação de painéis solares e disponibilização de postos de carregamentos de carros elétricos.

A Zona Industrial da Marinha Grande é uma zona de acolhimento empresarial, localizada na sede de concelho, que possui um elevado potencial de alavancagem da economia local e regional, contudo, atualmente, não possui lotes disponíveis que possam dar resposta às expectativas e necessidades de potenciais investidores.

Ciente desta situação, que constitui um entrave ao desenvolvimento do concelho, o Município envidou esforços para adquirir uma parcela de terreno de 13,69 hectares, que possibilitasse o seu alargamento. É essa área que a Câmara Municipal pretende infraestruturar e lotear.                                                                                                                                                                                                                                                                   


Gabinete de Comunicação e Imagem

No âmbito da iniciativa Ao sábado… há conto! Biblioteca Municipal de Cantanhede realizou sessão de leitura para pais e filhos


A Biblioteca Municipal de Cantanhede realizou no passado sábado, dia 3 de fevereiro, uma sessão da iniciativa Ao sábado… há conto! Esta iniciativa destinada particularmente a pais e filhos, contou com a presença de mais de quinze crianças, acompanhadas pelos pais e mães.
A obra selecionada para a atividade foi o conto infantil de Rachel Bright - Amor Monstro e o presente perfeito, cuja temática aborda questões como o valor da amizade e a importância da criatividade, numa sociedade marcada pela utilização do dinheiro e pelo consumismo excessivo. Num segundo momento, os pequenos participantes puderam criar um trabalho de arte manual, para oferecerem a uma pessoa especial.
A iniciativa Ao sábado… há conto! é um projeto desenvolvido pela Biblioteca Municipal de Cantanhede, desde janeiro de 2023, que promove aos sábados, em horários que permitam aos pais acompanharem os filhos, sessões de leitura e atividade lúdicas e pedagógicas em torno dos livros.
As sessões realizam-se quinzenalmente e os grupos participantes não deverão exceder as dez crianças. As inscrições podem fazer-se na Biblioteca Municipal pelo telefone 231 410 870 ou pelo email biblioteca@cm-cantanhede.pt

Durante o mês de Fevereiro em várias freguesias. CM DE CASTELO DE PAIVA VAI REALIZAR INTERVENÇÕES NA GESTÃO DE COMBUSTÍVEL NAS FAIXAS DA REDE VIÁRIA

 

Em cumprimento do disposto no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios PMDFCI – que estabelece as medidas e ações a desenvolver no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, e de acordo com os critérios para a gestão de combustível no âmbito da rede secundária de gestão de combustível, constantes no anexo ao Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de junho, na sua redacção actual, (de acordo com o estabelecido no n.º 7 do artigo 79.º do Decreto-Lei n.º 82/2021, de 13 de Outubro, na sua redação atual), a Câmara Municipal de Castelo de Paiva

vai promover as acções de gestão de combustível nas faixas da rede viária municipal, intervenções que integram a rede secundária de faixas de gestão de combustível.


As ações de gestão de combustível irão abranger os estratos arbóreos, arbustivos e subarbustivos, numa faixa de largura não inferior a 10 metros, nas freguesias de Real, Sobrado e Bairros, e Raiva, Pedorido e Paraíso, prevendo-se iniciar as acções neste mês de Fevereiro.

Os proprietários, seus representantes ou administradores das propriedades, poderão acompanhar os trabalhos e deverão proceder à remoção dos materiais resultantes das acções de gestão do combustível, num prazo de 7 (sete) dias após a conclusão da operação, nos termos da alínea c) do n.º 3 do artigo 57º do DL n.º 82/2021, de 13 de Outubro. Os proprietários que previamente pretendam efectuar a gestão de combustível ou a remoção dos materiais sobrantes (resultantes do abate de árvores com valor comercial) devem fornecer essa informação à Câmara Municipal de Castelo de Paiva Castelo Paiva, através do Telefone: 255 689 500 ou E-mail: geral@cm-castelo-paiva.pt

Caso os materiais resultantes das acções promovidas pela Câmara Municipal não sejam recolhidos pelos proprietários, no prazo estabelecido (dado que legalmente está interdito o seu depósito no local) sempre que possível, os materiais são destroçados no local, ou serão depositados fora das FGC, em locais a definir posteriormente.

Recorda-se ainda que, na impossibilidade de se proceder às acções de gestão de combustível, serão desencadeados os procedimentos legalmente previstos. Assim, no prazo de 10 dias úteis, a contar da afixação do aviso municipal terão início as operações ligadas à gestão do combustível no Concelho de Castelo de Paiva, salvaguardando-se o facto das acções poderem sofrer atrasos, no caso das condições meteorológicas não o permitirem.

Os proprietários, usufrutuários, superficiários e arrendatários ou detentores a outro título, têm o dever de facultar, aos terceiros responsáveis pela execução dos deveres de gestão de combustível a cargo das entidades gestoras das infraestruturas, o acesso aos terrenos necessários para o efeito, sendo que a CM de Castelo de Paiva agradece a colaboração de todos os proprietários no desempenho deste trabalho, salientando os benefícios desta acção, na prevenção de incêndios florestais.


*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Silves | De 16 a 18 de fevereiro SABORES CÍTRICOS MARCAM PRESENÇA À MESA EM MAIS UM FIM DE SEMANA COM SABOR A LARANJA

 O paladar e aroma excecionais da laranja de Silves regressam à mesa dos restaurantes silvenses entre os dias 16 e 18 de fevereiro, naquela que é a 8.ª edição do Fim de Semana com Sabor a Laranja.
Art'aska - Restaurante Bar and Wine Shop; Café Inglês; Churrasqueira Valdemar; Marisqueira Rui; Mosaiko - Restaurante & Suites; O Barradas; O Cais Bistro & Steak Boutique; "Parsley & Thyme (Salsa & Tomilho)"; Recanto dos Mouros; Restaurante Marisqueira Casa Velha; Restaurante O Pina; Restaurante Pérola do Arade; Restaurante Ponte Romana; Restaurantes U Monchiqueiro 1 e 2; Sushi Love; e Taberna Portuguesa são 17 os restaurantes aderentes que, nas suas diversificadas ementas, terão em destaque a rainha do pomar: a laranja de Silves que pela excecionalidade dará, ainda mais, sabor às inúmeras propostas gastronómicas de fazer crescer água na boca, regadas com um bom Vinho de Silves e complementadas com deliciosas sobremesas cítricas.
Nesta edição voltam a ser sorteados três fins de semana, em regime de alojamento e pequeno-almoço para duas pessoas, em três unidades hoteleiras do concelho para todos aqueles que fizerem as suas refeições nos restaurantes aderentes; bastando, para o efeito, preencher o cupão do concurso e anexar a fatura. O sorteio decorrerá no dia 18 de fevereiro, às 17h45, no palco principal da 8.ª Mostra Silves Capital da Laranja.
Adicionalmente, todos os visitantes do certame que registem a sua passagem pelo evento através do serviço gratuito Photoflyer, beneficiarão de um desconto de 10% numa refeição num dos restaurantes aderentes.
De referir que o Fim de Semana com Sabor a Laranja, iniciativa promovida pelo Município de Silves, se insere na estratégia municipal de promoção da restauração e da marca “Silves, Capital da Laranja” que procura dar maior notoriedade ao produto laranja, emblemático deste concelho, e aos seus produtores. Um fim de semana inteiramente dedicado à gastronomia feita com recurso a este produto permitirá realçar as características de qualidade únicas e reconhecidas, há longos anos, à laranja e demais citrinos produzidos no concelho, nomeadamente a doçura, quantidade de sumo e a delicadeza de aromas excecionais.
O evento conta com o apoio do Hotel Colina dos Mouros, do Hotel Vila Galé Náutico e Ponte Romana Alojamento.
O Município de Silves convida todos a participar neste delicioso fim de semana, repleto de motivos para uma visita à cidade, à 8.ª Mostra Silves Capital da Laranja e a experiências únicas.

Silves | SESSÕES ESGOTADAS » JAZZ NAS ADEGAS COM FILARMÓNICA JAZZ COMBO

 As duas sessões do JAZZ NAS ADEGAS agendadas para os dias 23 e 24 de fevereiro, na Cabrita Wines, em Silves, com a atuação da FILARMÓNICA JAZZ COMBO, encontram-se esgotadas.
Esta formação da Banda da Sociedade Filarmónica Silvense irá apresentar um Combo de Jazz, composto por um quarteto de músicos, tendo preparado, propositadamente para esta edição do Jazz nas Adegas, um repertório constituído por alguns clássicos mundialmente conhecidos, assim como outros temas com influências de vários estilos musicais.
A 7.ª edição do Jazz nas Adegas, trará, ainda, inúmeros nomes do jazz às adegas do concelho de Silves, de acordo com a seguinte calendarização:   
 
08.mar.24 21h00 | 09.mar.24 17h00
Anfitrião: Herdade Barranco do Vale
Formação Artística: The Pocket Band
 
22.mar.24 21h00 | 23.mar.24 17h00
Anfitrião: Quinta do Rogel
Formação Orquestra de Jazz do Algarve
 
05.abril.24 21h00 | 06.abr.24 17h00
Anfitrião: Quinta João Clara
Formação Artística: The New Orleans Jazz Band
 
19.abr.24 21h00 | 20.abr.24 21h00
Anfitrião: Barranco Longo
Formação Artística: Comfort Trio
 
10.mai.24 21h00 | 11.mai.24 17h00
Anfitrião: Paxá Wines
Formação Artística: Lu – Fuki Trio
 
24.mai.24 21h00 | 25.mai.24 17h00
Anfitrião: Convento do Paraíso
Formação Artística: The Invisible Tuba
 
O evento organizado pela Câmara Municipal de Silves, conta com a parceria dos Produtores de Vinhos de Silves aderentes, do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen Algarve. Dinamizar culturalmente os locais onde se produzem os Vinhos de Silves, numa simbiose entre o vinho, o seu produtor e a música, levando o público a vivenciar um evento marcante e diferenciador, são os principais objetivos desta iniciativa promovida pelo Município de Silves através deste conceito de reconhecido sucesso que marca a oferta cultural de qualidade na época baixa de procura turística pelo Algarve.

 

No passado dia 02 de fevereiro Mais de meia centena de estudantes fizeram ação de voluntariado em Cantanhede


Cerca de 50 alunos de vários cursos da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) escolheram a cidade de Cantanhede para realizar a nona edição da Bubones Experience, uma atividade essencialmente destinada a alunos do 1ºano de licenciatura desta instituição de ensino superior.
Segundo a organização, a escolha de Cantanhede deveu-se a várias razões, como por exemplo, o contexto patrimonial, o contacto com a natureza e também o fácil acesso ao nível da deslocação.

O programa iniciou no dia 01 de fevereiro, quinta-feira, com uma visita dos estudantes ao Museu da Pedra, tendo ficado alojados no Campo-Escola D. Pedro (Agrupamento de Escuteiros).

Após uma articulação entre o serviço de Turismo, a divisão da Cultura e divisão de Educação e Juventude e Ação Social, da Câmara Municipal de Cantanhede, a comissão organizadora propôs-se a fazer uma ação de voluntariado, que decorreu na sexta-feira, dia 02 de fevereiro, no Banco de Recursos Colmeia e na Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede.
“O nosso objetivo é integrar os caloiros quer em Coimbra, quer na própria faculdade. Ao mesmo tempo, estamos a ajudar”, afirmou Ana Simões, da comissão organizadora, que é estudante de mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB.

Os alunos ajudaram na separação de artigos diversos, doados pela comunidade local, desde roupa, calçado e brinquedos, para posteriormente serem entregues a famílias que revelem fragilidade económica e social, identificada e diagnosticada pelos técnicos de atendimento e acompanhamento social.

Já na Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede, os 52 jovens participaram de um momento de convívio com os idosos, onde se partilharam histórias de vida e saberes.

Esse momento terminou ao som da “Canção de Engate”, de António Variações, e “Cinderela”, de Carlos Paião.

Além de estimular o convívio entre alunos, descontrair após a época de exames do 1º semestre, o objetivo é ajudar com esta ação de voluntariado e ainda contribuir para o comércio local de Cantanhede.

“Trata-se também de uma forma de desmistificar a ideia de que a praxe serve para maltratar e humilhar os caloiros, que não é de todo o que nós prezamos na nossa praxe. Valorizamos muito a integração, a união e a animação dos nossos caloiros”, sublinhou.

Este ano, comparativamente ao ano letivo de 2022/2023, houve um aumento de inscrições por parte dos caloiros para participar nesta edição, em Cantanhede.

Para Matilde Fernandes, caloira do curso de Comunicação Organizacional, esta iniciativa é uma “oportunidade para se relacionar com as pessoas fora do ambiente escolar e para conhecer pessoas novas”, referiu, realçando a importância desta ação de voluntariado na comunidade local.

Já o estudante Tomás Rodrigues, do curso de Turismo, que participa pela segunda vez no Bubones Experience, considera que é uma ocasião que serve como “quebra-gelo” entre colegas e uma mais-valia ao ajudar o próximo.

No final, a Câmara Municipal de Cantanhede entregou uma pequena lembrança aos jovens.

O Banco De Recursos Colmeia, a funcionar desde 06 de janeiro de 2007, recebe donativos de segunda a sexta-feira das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00.

A Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede apoia diariamente cerca de 535 pessoas.

*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Inauguração dia 16 de fevereiro, às 19h30, na Sala de Exposições da Escola das Artes no Porto. Expurgar Papel: Reconstruindo Narrativas do Colonialismo por Carla Filipe


Entre Documentos e Diálogos: A Arte Única na Desconstrução do Colonialismo Europeu
Conhecida pela sua envolvente série de trabalhos intitulada "Mastigar papel mastigado, o desejo de compreender o velho continente para cuspir a sua história", iniciada em 2014 durante sua residência artística na Antuérpia, Carla Filipe apresenta, no dia 16 de fevereiro, na Sala de Exposições da Escola das Artes da Universidade Católica, a sua abordagem distinta com a exposição "Expurgar Papel". Neste novo capítulo, a artista explora as complexidades do colonialismo europeu, utilizando documentação do séc. XVII ao séc. XX adquirida em alfarrabistas e em mercados de segunda mão. Um trabalho que desafia as convenções artísticas, focando-se exclusivamente na colagem como meio expressivo. No mesmo dia, a anteceder a inauguração da exposição, vai realizar-se uma Conferência de Lilia Schwarcz sobre “Imagens da branquitude: a presença da ausência.”
“A arte é uma jornada complexa e completa, uma privilegiada forma de provocar reflexão e transformar consciências, um passeio fascinante pela mente e pela história. Expurgar Papel é uma contribuição valiosa para o diálogo crítico sobre a história europeia. Através do minucioso trabalho de Carla Filipe, somos convidados a questionar, refletir e, acima de tudo, a compreender as nuances do passado que continuam a moldar o nosso presente”, indica Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.

Carla Filipe trabalha somente em torno desta documentação, sem recorrer ao desenho ou pintura, usando apenas a colagem enquanto veículo e metodologia percorrendo as linhas ténues entre o respeito e o desrespeito do documento muitas vezes considerado uma “entidade imaculada”. Em resumo, esta exposição será um corte e cose de documentos do séc. XVI até à modernidade.

Na construção destas colagens a imaginação é uma constante, a imaginação que vem na ação de combinação de ideias, manipulação de conteúdos, usando o humor, o drama, a realidade. Todos os elementos usados para as colagens são frágeis, onde tudo é informação, desde os vários tipos de papéis usados, como jornais, notas ou papel de fantasia.

Nesta singular exposição temos igualmente representada a revolução industrial, onde o papel tem outra manufatura, que distingue a sua durabilidade enquanto documento, sendo o elemento mais contemporâneo assim como, a introdução do cabelo, que também é arquivo (ADN).

A inclusão do cabelo relaciona o trabalho com o corpo, que também é um “arquivo”, fazendo ligação ao próprio título “mastigar” e “cuspir”; o acto de mastigar é também um acto de mascar, criando saliva misturada com a matéria sem engolir. É triturar toda a documentação entre os dentes, e cuspir este arquivo sem organização, sem categorias e sem preservação.

Seguindo a mesma ideia de repulsa, temos igualmente o “escarro” devido à inalação do pó desta documentação que acumula e necessitamos de expurgar (para não ficarmos contaminados: limpeza). Como se a artista quisesse adquirir todo a documentação possível e mastigar tudo para um novo início, através de uma ação de repulsa e de libertação transformando toda a matéria que é expulsa da sua boca numa espécie de cola que fica peganhenta na superfície. Tomando assim, consciência de que o arquivo é colonizador.

Esta é a primeira de quatro exposições do ciclo “Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões”, um programa em co-curadoria entre Lilia Schwarcz e Nuno Crespo, que contempla uma agenda de concertos, conferências, exposições e performances, que vão decorrer entre 16 de fevereiro e 24 de maio. O ciclo é organizado pela Escola das Artes, em parceria com a Universidade de São Paulo (Brasil) e a Universidade de Princeton (EUA). A exposição de Carla Filipe estará patente ao público entre 16 de fevereiro e 15 de março.

Mais informações: 

Fernanda Teixeira

 

Marinha Grande | ESTUDANTES DE ARQUEOLOGIA COLABORAM NO INVENTÁRIO DO MUSEU DO VIDRO


Dez alunos da licenciatura de Arqueologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, estão a realizar um estágio de laboratório de vidro arqueológico, no Museu do Vidro, na Marinha Grande, de 5 a 9 de fevereiro.
A parceria está a ser desenvolvida nas instalações do Museu do Vidro e no edifício das Reservas Museológicas, com orientação do Professor Jorge Custódio. Os alunos estão a realizar formação e tarefas relacionadas com o inventário, fotografia e estudo da coleção de vidros arqueológicos do acervo deste museu.

Este intercâmbio decorre do protocolo de colaboração que o Município da Marinha Grande celebrou com a NOVA FCSH, no último trimestre de 2023, no âmbito do Programa de Valorização Cultural da Fábrica de Vidros da Marinha Grande.
Face à importância das escavações arqueológicas realizadas nos últimos anos na área geográfica do Património Stephens, de grande relevância para a produção de conhecimento científico e histórico relacionado com o património vidreiro no concelho da Marinha Grande, o protocolo de colaboração com a NOVA FCSH, tem como finalidade a colaboração no âmbito da arqueologia e património no concelho.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Proença-a-Nova | Alunos do Agrupamento visitaram FITUR

 

Os cursos profissionais de Técnico de Restaurante Bar e de Gestão de Equipamentos Informáticos e Instalação e Gestão de Redes do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova estiveram, entre os dias 25 e 28 de janeiro, em aprendizagem na cidade de Madrid.
Os alunos, acompanhados de perto por professores destas áreas técnicas e científicas do Agrupamento, deslocaram-se até à capital espanhola com o principal intuito de visitar a Feira Internacional de Turismo (FITUR) e o Fórum de Inovação e Turismo Tecnológico (FITUR TechY). Nesta viagem os alunos aprofundaram competências tecnológicas e sociais, consequência dos locais visitados.
Ao longo da estadia os alunos tiveram ainda a possibilidade de conhecer locais emblemáticos da cidade de Madrid, dos quais se destacam o Mercado San Miguel, a Plaza Mayor, as Puertas del Sol e o mítico Estádio Santiago Bernabéu.
O planeamento e organização destas atividades, destinada aos alunos dos cursos profissionais, enriquecem e facilitam a aquisição de conhecimentos práticos, culturais e sociais, esperando que esta opção se traduza no sucesso profissional destes alunos no futuro.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos


TUMG DISPONIBILIZA PASSES GRATUITOS PARA ESTUDANTES

 A TUMG - Transportes Urbanos da Marinha Grande disponibiliza passes gratuitos para as linhas de urbanas, a todos os jovens estudantes com idades compreendidas entre os 4 e os 23 anos, na sequência da aprovação do Orçamento de Estado para 2024.
Para acederem a este título, os utilizadores entre os 4 e os 18 anos devem requerer este passe no serviço de atendimento público da TUMG e apresentar o seu Cartão de Cidadão, de forma a comprovar a sua idade.

Os jovens entre os 19 e os 23 anos, para além de apresentarem o documento de identificação, têm de apresentar a cópia da declaração de matrícula do estabelecimento de ensino, válida para o ano letivo a iniciar ou em curso.

Para acederem a este serviço GRATUITO, os jovens estudantes devem preencher e entregar o respetivo formulário, disponível em www.tumg.pt 

*Gabinete de Comunicação e Imagem

MEIO MILHAR DE FIGURANTES NO CARNAVAL DA VIEIRA 2024

 São esperados mais de 500 figurantes e vários carros alegóricos nos desfiles do Carnaval da Vieira 2024 que, este ano, é inspirado no tema “Cinema” e que vai decorrer de 10 a 13 de fevereiro, sob organização da Associação “AlóédaVieira” e do Município da Marinha Grande, com o apoio da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria.
Está prometida muita animação, com os foliões que irão vestir personagens de filmes bem conhecidos do público e com a atuação dos DJ’s, nos bailes e a finalizar os corsos.

As inscrições individuais e de grupos para os corsos carnavalescos são gratuitas e devem ser formalizadas através do endereço eletrónico https://shre.ink/rKs0 

O programa do Carnaval da Vieira 2024 é o seguinte:
10 de fevereiro . sábado . 22h30 . Escola Padre Franklin
Banda Katedral
Kid Loco e Los Mysterios 

11 de fevereiro . domingo . 14h30 . Ruas de Vieira de Leiria
Corso Carnavalesco. Início na Rua Pires de Campos e conclusão no Largo da República, com animação do Dj Prosa e do Dj Daniel F

12 de fevereiro . segunda-feira . 22h30 . Escola Padre Franklin
Banda Rytmos 
Dj Daniel F

13 de fevereiro . terça-feira de Carnaval . 14h30 . Ruas de Vieira de Leiria
Corso Carnavalesco 
Início na Rua Pires de Campos e conclusão no Largo da República, com animação do Dj Prosa e do Dj Daniel F.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NA URBANIZAÇÃO DA BARRADA EM SILVES NO DIA 06 DE FEVEREIRO ENTRE AS 08H30 E AS 12H00

 O Município de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água, o fornecimento de água será interrompido, na Urbanização da Barrada, na Freguesia de Silves, entre as 08h30 e as 12h00, no dia 06 de fevereiro.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Portalegre | Castelo de Vide capta 44 dadores de sangue

Uma colheita muito participada e repleta de números encorajadores – é o que poderemos dizer da última iniciativa levada ao terreno pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP– e pela Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA.
Dispostas a doar sangue, entraram no centro de saúde de Castelo de Vide 44 pessoas. Destas, 21 eram mulheres (47,7 %).
Voluntários que pela primeira vez doaram sangue foram cinco, dos quais quatro do sexo feminino.
Unidades de sangue total angariadas em Castelo de Vide somaram 42, pois duas pessoas não estavam em condições oportunas para concretizar a doação.
O Registo Português de Dadores de Medula Óssea passou a contar com mais dois voluntários.
Não faltou a reunião das equipas e dos dadores, num almoço convívio apoiado pela Câmara Municipal de Castelo de Vide.

Alpalhão a 24 fevereiro
A próxima ação da ADBSP está agendada para 24 de fevereiro, no centro cultural de Alpalhão (Nisa), entre as 09:00 h e as 13:00 horas.
Contamos consigo!
Telefone direto do banco de sangue do hospital de Portalegre: 245 301 032.

Évora festeja Carnaval

 
A Câmara Municipal de Évora promove os festejos de Carnaval, sob o tema “Os 50 anos do 25 de Abril – A Liberdade”, de 8 a 13 de fevereiro, com uma programação diversificada. As festividades incluem o aguardado desfile das escolas, a atuação das “Brincas” em alguns bairros, o regresso das charangas e cavalinhos (conjunto de músicos que tocam, principalmente, instrumentos metálicos de sopro e percussão) que percorrerão o centro histórico e, para encerrar, um baile de Carnaval na Arena d'Évora.
Este ano, a grande novidade é o Baile de Carnaval, no dia 12 de fevereiro, segunda-feira, pelas 22 horas, na Arena d'Évora. O evento conta com a atuação musical da Fest Band e de Miguel Azevedo. O baile inclui um Concurso de Máscaras, no qual os participantes se podem inscrever no local do evento.

Os três primeiros classificados, ganham prémios:
1º Lugar: Voo de Balão para 2 pessoas.
2º Lugar: Experiência BACCHUS na In Aqua Veritas.
3º Lugar: Visita à Adega da Cartuxa e prova de vinhos.

Consulte toda a programação do Carnaval eborense em


Marinha Grande | APRESENTAÇÃO DE LIVRO DE RICA SAINOV NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

 A Biblioteca Municipal da Marinha Grande recebe a apresentação do livro "O Efeito Lótus: Das Trevas para a Luz", da autoria de Rica Sainov, da editora Cordel d´Prata, no próximo dia 10 de fevereiro, pelas 15h30, cuja entrada é livre.
O livro aborda o personagem Alexandre, que vive uma infância normal, feliz, igual a tantas outras. Porém, quando se abre para o mundo, é-lhe dado a conhecer o lado mais sombrio da alma humana, vendo-se, inusitadamente, obrigado a dedicar a sua vida a uma demanda pela verdade que jaz por debaixo de uma sociedade hipócrita e subserviente.

Nascido em 1972, Rica Sainov é natural do Porto. É licenciado em Ciências Farmacêuticas, com pós-especialização em Análises Clínicas. A nível profissional, depois de ter sido demasiadas vezes confrontado — no passado — com as pressões comerciais, decidiu enveredar por um estilo de vida mais simples, verdadeiro e transparente, sem áreas cinzentas ou eticamente questionáveis. Depois disso, foi artesão, terapeuta e até cozinheiro, no seu próprio restaurante.

Escreve periodicamente no seu blogue e em revistas nacionais. As suas obras, Fleur d’Oranger (ISBN 9789895258468) e O Cravo, o Lírio e a Rosa (ISBN 9789893700709), da Chiado Editores, são consideradas, por muitos, obras inspiradoras que fogem ao atual paradigma de sociedade e tentam demonstrar, de uma forma ficcional, como a fantasia e a intuição nunca deviam ter deixado de fazer parte da experiência humana.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

CERCA DE 2000 CRIANÇAS PARTICIPAM NOS DESFILES DE CARNAVAL DA MARINHA GRANDE

O Município da Marinha Grande vai envolver um total de cerca de 2000 crianças nos desfiles de Carnaval das Escolas, que se realizam no próximo dia 9 de fevereiro (sexta-feira), no Parque da Cerca, na Marinha Grande, e em Vieira de Leiria.

Trata-se de uma iniciativa tradicional no concelho, que leva às ruas do centro das duas freguesias, as crianças do pré-escolar e do ensino básico, de escolas públicas e privadas, prometendo bonitos espetáculos de cor, alegria e animação.

Na Marinha Grande, o desfile de Carnaval tem início às 10h00. Este ano, o itinerário será alterado, de modo a garantir maior segurança dos participantes, com delimitação das zonas para uma melhor observação do corso, pelo que o Município apela à colaboração do público para respeitar os locais definidos para o efeito. 
As crianças concentram-se junto ao Arquivo Municipal e Jardim Stephens, para iniciarem o desfile na Praça Stephens. Seguem em direção aos Bombeiros Voluntários, Rotunda do Rotary, Rua Infante D. Henrique, até à Rotunda do Atrium. O desfile termina no Parque da Cerca, onde estará o palco para atuação da cantora Rita Catita. Durante o corso, os Tocándar, várias mascotes e animadores em andas, estarão a interagir com as crianças e o público.

Devido à realização do desfile, as ruas de acesso ao percurso terão condicionamento de trânsito, entre as 09h00 e as 12h30, pelo que se alerta para a adoção dos itinerários alternativos, que estarão devidamente sinalizados. As ruas onde passa o corso terão trânsito condicionado e estacionamento proibido, para garantir a segurança de todos.
Em Vieira de Leiria, o desfile começa às 10h15, na EB Padre Franklin, na EB António Vitorino e no Largo dos Combatentes Grande Guerra (Jardim dos pequeninos), para a concentração dos participantes no Largo da República. Também aqui, haverá música e muita diversão ao longo do corso.

A organização das iniciativas é do Município da Marinha Grande, que conta com o apoio dos três Agrupamentos do concelho, estabelecimentos de ensino privado, Junta de Freguesia da Marinha Grande, Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Bombeiros Voluntários de Marinha Grande e de Vieira de Leiria, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana e Tocándar.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Cientistas da Universidade de Coimbra estudam o espólio ósseo egípcio do Museu Nacional do Brasil destruído no incêndio de 2018

 
Uma equipa de cientistas da Unidade de I&D Química-Física Molecular (QFM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a estudar o espólio egípcio do Museu Nacional do Brasil destruído no incêndio de 2018.

Nesta investigação, em colaboração com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, está previso a análise dos ossos queimados de quatro múmias com aproximadamente quatro a cinco mil anos, nomeadamente dois sacerdotes do período intermédio, uma cantora de Ámon da 22ª dinastia e uma mulher do período romano.
De acordo com Maria Paula Marques, professora do Departamento de Ciências da Vida (DCV) e investigadora na Unidade de QFM-UC, «os objetivos são determinar qual a temperatura a que os ossos foram queimados, que contaminações apresentam e que possíveis patologias tinham. Por exemplo, se os vestígios ósseos tiverem sido queimados a uma temperatura baixa a moderada (até 400ºC) possuirão ainda proteínas (colagénio), assim como vestígios de lípidos (gorduras)», explica a docente.


Por outro lado, continua, «se tiverem estado expostos a temperaturas acima dos 600 ou 700ºC não apresentam nenhum componente orgânico (como proteínas ou lípidos), restando apenas a matriz mineral cuja estrutura se vai modificando à medida que a temperaturas de queima aumenta. Tudo isto é avaliado através das técnicas específicas utilizadas neste estudo», revela.

«Para estudar ossos humanos queimados utilizamos técnicas de espetroscopia, de infravermelho e de Raman, que nos permitem avaliar a composição química e a estrutura das amostras, bem como verificar a que temperatura foram sujeitas. Este tipo de análises é importante em Ciência Forense, nomeadamente em identificação de vítimas de acidentes que envolveram fogo, quando a identificação não é possível através de análises de ADN e também em investigação Bio antropológica e Bio arqueológica», esclarece Maria Paula Marques.

Além do uso destas técnicas, a equipa de investigadores da FCTUC usa ainda métodos baseados em neutrões (uma partícula subatómica), só disponíveis em grandes infraestruturas como o ISIS Neutron & Muon Source, em Inglaterra. «A técnica de dispersão de neutrões não utiliza radiação visível proveniente de lasers ou radiação de infravermelho, disponíveis no nosso laboratório, mas sim um feixe de neutrões, dando-nos assim informações complementares», finaliza.

Para além dos professores Maria Paula Marques e Luís Batista de Carvalho, participam neste estudo Ana Brandão (QFM-UC), David Gonçalves (Direção-Geral do Património Cultural), Victor Guida de Freitas, Claudia Rodrigues-Carvalho e Murilo Bastos (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Rossio de Aveiro: uma aposta ganha para os Aveirenses

 O novo Rossio e a Praça General Humberto Delgado / “Pontes”, inaugurados no último dia 07 de janeiro, entraram em operação total, com a ativação do Parque de Estacionamento e da circulação viária (automóvel e ciclável) no primeiro dia de fevereiro de 2024.
Após o primeiro mês ao dispor dos Cidadãos, a Comissão Política do PSD Aveiro faz um balanço muito positivo dos novos usos e potencialidades do novo Rossio.
A obra de requalificação do Rossio veio dar qualidade a uma das zonas centrais, mais importantes da Cidade de Aveiro. Este projeto integrou-se numa operação de qualificação urbana da nossa Cidade, da antiga Estação da CP, da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, da construção da segunda Ponte das Eclusas, da qualificação do Bairro da Beira Mar, entre tantas outras operações já realizadas e em curso, de qualificação do Município.
 
No quadro global estratégico de requalificação urbana da Cidade, o Rossio assume um papel chave, mas é apenas uma das peças de um trabalho de regeneração urbana e de criação de um eixo viário estruturante, que aqui detalhamos:
1.Com o novo Rossio, assistimos à mudança de paradigma na circulação viária na zona central da Cidade. Em 2024, o Rossio e a Avenida Dr. Lourenço Peixinho (e futuramente o Bairro da Beira Mar), são locais dedicados, na sua larga maioria, ao usufruto pedonal e aos meios de transportes públicos e suaves;
2.A circulação automóvel quotidiana passou a ter na Av. D. António Francisco dos Santos um eixo vital para a circulação do trânsito automóvel, afastando-o do Centro de Cidade;
3.A obra, ainda em curso, de qualificação e construção de uma nova rotunda no Canal das Pirâmides, eliminando um antigo e perigoso cruzamento de acesso a esta zona da Cidade e à autoestrada n.º 25, é também fundamental para o desvio do acesso automóvel às zonas mais turísticas de Aveiro; 
4.As obras de qualificação da Avenida 25 de Abril (concluída), da Rua Mário Sacramento (em curso), a qualificação da Avenida Europa, da Rua da Pega e a construção do novo Parque de Estacionamento gratuito a nascente da Estação da CP, entre outros, são fundamentais para o sucesso da obra do Rossio.
 
O novo Rossio ficou ao dispor dos Cidadãos no mesmo mês em que celebrámos a chegada de Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura e a entrada em operação do primeiro Ferryboat 100% Elétrico da Península Ibérica.
Num momento em que o Município de Aveiro vai recolhendo dia após dia, mais distinções e reconhecimentos, fruto da ação de Cidadãos, Empresas, Instituições e do relevante e indelével papel da Câmara Municipal de Aveiro, liderada por Ribau Esteves e pela Aliança com Aveiro (PSD/CDS-PP/PPM), assistimos ao total alheamento do Partido Socialista e dos restantes Partidos da oposição, no efetivo contributo político para o desenvolvimento de Aveiro, do qual o novo Rossio é o exemplo mais efetivo desse alheamento.
Recordamos que o PS foi e continua a ser oposição ao novo Rossio, por falta de humildade e capacidade política de reconhecer que as opções que tomou no seu passado recente não se coadunam com a realidade da vida dos Cidadãos e da Cidade de Aveiro.
O PS utilizou a campanha eleitoral autárquica de 2021 para fazer campanha contra o novo Rossio e foi amplamente derrotado, no entanto, após mais de dois anos e do grande sucesso do primeiro mês de vida do novo Rossio, o PS continua a tomar a opção errada de criticar, por incapacidade absoluta de apresentar alternativas e opções estratégicas e políticas de futuro, para o Município e para Cidade de Aveiro.
A Aliança com Aveiro continua a ser a única força política, que faz política pela positiva e que apresenta aos Cidadãos e Eleitores em Aveiro uma visão estratégica de futuro para o Município de Aveiro.
O PSD Aveiro lança o repto, para que a oposição política à governação da Aliança com Aveiro, nomeadamente o PS, troque as chalaças, as piadas fáceis, a crítica e a maledicência que alimentam o populismo, pela apresentação de propostas e estratégias políticas, que ainda que diferentes, possam significar momentos de debate e de confronto saudável de opiniões, o que resultaria, sem dúvida, numa mais valia para a construção de um futuro ainda melhor, da Vida do Município e da Cidade de Aveiro.
É com este espírito, aberto e focado unicamente na procura de soluções que possam cuidar do presente e projetar o futuro, que o PSD Aveiro continuará olhar para o trabalho político que temos de continuar a fazer dia após dia, ano após ano, sabendo que o Rossio representará a curto, médio e longo prazo uma das obras mais importantes para o sucesso da Cidade, do Município e da Região de Aveiro.
 
Simão Santana
Presidente da Comissão Política da Secção de Aveiro do PSD