quinta-feira, 27 de julho de 2023

AVEIRO | Requalificação do espaço lúdico e substituição de ponte do Parque Infante D. Pedro; Investimento de 253 mil euros na requalificação da antiga Escola Primária de Sarrazola

 I – Requalificação do espaço lúdico e substituição de ponte do Parque Infante D. Pedro
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) vai avançar com a requalificação do espaço lúdico a nascente do Parque Infante D. Pedro e a substituição de uma das pontes que atravessa o respetivo lago, junto à Casa do Chá, num novo investimento no valor de 245.922,90€, adjudicado à empresa Empribuild, Lda.. A decisão foi tomada, através de despacho do Presidente da CMA, Ribau Esteves.
Com esta empreitada a CMA pretende reabilitar e adicionar novos equipamentos infantis, melhorando o conforto, a acessibilidade e a qualidade da oferta neste Parque. No âmbito da requalificação, serão consolidados os caminhos, com a reorganização das circulações e dos espaços lúdicos, reforçada a iluminação pública e valorizados os locais de acesso às crianças.

Está ainda prevista a substituição da ponte em madeira existente (encerrada ao público por falta de condições de segurança), por uma nova ponte semelhante à existente, em madeira lamelada colada.
Em todo o espaço será feita a plantação de novas árvores, dando continuidade às existentes no Parque Infante Dom Pedro e no Parque dos Amores, diminuindo com isso a clareira existente na zona e prosseguindo com a opção e estratégia política da CMA de reflorestação e cuidado permanente das áreas verdes por todo o Município.
II – Investimento de 253 mil euros na requalificação da antiga Escola Primária de Sarrazola
Teve início a obra de requalificação da Antiga Escola Primária de Sarrazola, em execução pela empresa NobreSteel, Unipessoal Lda., num investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) no valor de 253.849,61€, com um prazo de execução de 120 dias.
A obra incidirá na construção de uma nova cobertura ao edifício, reparação de revestimentos, qualificação do telheiro exterior com criação de nova zona de arrumos, assim como intervenção e tratamento de todos os elementos de madeira (chão e portas) desenvolvendo uma qualificação e renovação global de todo o espaço.
Trata-se de um edifício municipal entregue à gestão do Agrupamento de Escuteiros 779 de Cacia, que apresenta atualmente um evidente estado de degradação (em particular na sua cobertura) exigindo uma intervenção com brevidade.
Esta ação reforça a aposta da CMA no continuado e crescente apoio ao Movimento Associativo Municipal relevando a sua importância social na formação e educação cívica da comunidade.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

NO ÂMBITO DA 𝐉𝐎𝐑𝐍𝐀𝐃𝐀 𝐌𝐔𝐍𝐃𝐈𝐀L 𝐃𝐀 𝐉𝐔𝐕𝐄𝐍𝐓𝐔𝐃𝐄. SETENTA JOVENS DA ESLOVÁQUIA FORAM RECEBIDOS NA CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA

 
No âmbito da Jornada Mundial da Juventude, que vai ter lugar na próxima semana, no Parque Tejo, em Lisboa, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, recebeu esta semana a visita de cerca de 70 jovens provenientes da Eslováquia, numa recepção municipal que decorreu nas instalações dos Paços do Concelho, e onde marcou presença o Reverendo Padre Sérgio Fernandes.

Em articulação com as paróquias e responsáveis locais pelo acolhimento dos jovens peregrinos participantes nas Jornadas Mundiais da Juventude, a autarquia paivense, através da Vereadora da Cultura, Liliana Vieira, deu as boas vindas aos visitantes, desejando-lhes uma óptima estadia nos dias que vão permanecer em Castelo de Paiva.
Os jovens, até ao dia 30 de Julho, vão ter a oportunidade, de contactar a população local, colectividades e responsáveis paroquiais, bem como visitar o concelho e participar em convívios e acções de carácter religioso, em jeito de preparação para a grande jornada que terá lugar na capital do país.
Recorde-se que, Lisboa irá acolher, de 2 a 6 de Agosto, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um encontro de jovens de todo o mundo com o Papa Francisco, que é simultaneamente uma peregrinação mundial.

Carlos Oliveira


Proença-a-Nova | 16º Aniversário do CCVFloresta celebrou Artes, Aromas e Sentidos

 
O Centro Ciência Viva da Floresta celebrou o seu 16º aniversário dia 21 de julho, numa cerimónia que ficou marcada por diversos momentos distintivos. Para comemorar esta data, o CCVFloresta preparou uma programação que realçou ainda mais a conexão existente neste Centro entre a Ciência, as Artes, os Aromas e Sentidos.
A manhã de celebração foi iniciada com as declarações de João Manso e Edite Fernandes, respetivamente diretor e diretora executiva do CCVFloresta, que começaram por agradecer o trabalho realizado pela equipa deste Centro Ciência Viva, antecipando já “a existência de projetos futuros que estão em carteira” e fazendo antever mais surpresas na celebração do 17º aniversário. João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova destacou o CCVFloresta “como sendo o equipamento do concelho que mais atrai visitantes e que simultaneamente consegue ser diferenciador na capacidade de transmissão de conhecimento e sentimento de inclusão”.
Entre as dinâmicas realizadas, destacam-se, a apresentação de Filipa Almeida, arquiteta paisagista, responsável pelo projeto de execução do Jardim Sensorial, integrado no BioAromas LIIS, que caracteriza este Jardim como sendo “apenas uma extensão daquilo que é a Casa (CCVFloresta)”; a inauguração da Exposição “Mulheres Naturalistas do Passado”, de Luísa Ferreira Nunes, que enaltece o trabalho de 14 mulheres naturalistas e que a autora descreve como “influentes e inspiradoras, cujas descobertas trouxeram conhecimentos incríveis sobre a flora, a fauna e a biodiversidade do planeta, desafiando convenções e correndo riscos para trazerem ao mundo o conhecimento de espécies nunca antes descritas”; e ainda a apresentação da 2ª edição do livro “BioAromas à Mesa”, que conta agora com uma versão atualizada sobre as oficinas realizadas no âmbito do projeto Escola BioAromas e BioAromas LIIS.
A visita ao Jardim Sensorial ficou marcada pela plantação de um Medronheiro pelos jovens do BioAromas LIIS, com a ajuda da direção do CCVFloresta, do executivo Municipal e também Alexandra Neves, Representante Regional do Centro da equipa Portugal Inovação Social, que tinha já deixado rasgados elogios ao trabalho desempenhado pelos integrantes deste projeto de Inclusão e Inovação.
Houve ainda tempo para o tradicional bolo e champanhe, com direito a “inauguração” da renovada esplanada do CCVFloresta.





OVAR | Homenagens marcam as comemorações do Dia do Município

 O dia do município de Ovar foi, mais uma vez, mote para celebrar a identidade vareira e a força coletiva de Ovar. No Centro de Arte de Ovar foram homenageadas personalidades individuais e coletivas que, em diversas áreas, têm contribuído para o desenvolvimento e notoriedade do Município. O dia 25 de Julho foi ainda marcado por inaugurações e anúncios de novas obras.
O Futebol Clube de Cortegaça, que está a comemorar o centenário, recebeu a Medalha de Ouro Município. Foram, ainda, atribuídas Medalhas de Mérito Municipal Ouro a Domingos Tavares e Jaime Almeida.
Álvaro Gomes, António Beça, António de Oliveira e Castro, João Pais (João Vareirinha) e Joaquim Valdemar Martins foram condecorados com a Medalha de Mérito Municipal Prata.  Já as Medalhas de Mérito Municipal Cobre foram entregues a Andreia Norton, Beatriz Gama, Filipa Faria e João Fula.
“Não há melhor forma de injetar o espírito e orgulho vareiro na comunidade do que reconhecer publicamente os nossos melhores”, referiu Salvador Malheiro, que deixou uma palavra de reconhecimento a todos os homenageados, destacando “o mérito das jovens atletas galardoadas, assim como daqueles que emprestaram grande parte da sua vida à causa pública e que muito têm contribuído para o desenvolvimento e sucesso do Município em áreas diversas como o desporto, a gestão autárquica, a restauração, a educação e o mundo associativo”.
O Presidente da Câmara elogiou o espírito de união dos vareiros, destacando o que considera ser uma verdadeira “simbiose entre a população, os seus eleitos locais, as associações, as empresas e as várias freguesias”.
Para o autarca o município é uma referência à escala nacional em vários sectores. “O volume de negócios global do nosso tecido empresarial está próximo dos 3 mil milhões de euros, o que representa um PIB per capita superior ao dobro da média nacional. Estamos na linha da frente em matéria de sustentabilidade ambiental. Somos uma referência nas políticas para as crianças e para a juventude. Somos um exemplo nacional em matéria de habitação e desenvolvimento social”, resumiu, destacando algumas obras estruturantes realizadas nos últimos 10 anos.
A cerimónia evocativa ficou ainda marcada pela entrega de Medalhas de Bons Serviços aos trabalhadores da Câmara Municipal de Ovar com 20 anos de serviço e por uma homenagem aos agentes educativos que se aposentaram este ano letivo.
Os momentos musicais estiveram a cargo do Coro de Jovens da Academia do Orfeão de Ovar e de Laura Rui que, acompanhada à guitarra por Manuel Tavares, fechou a cerimónia cantando o hino de Ovar.
Na sessão solene esteve presente o vereador português do Bairro Leste da Câmara de Newark, Michael Silva que, simbolicamente, recebeu o Foral de 1514 e o tradicional azulejo de Ovar.
Do programa das comemorações destaque, ainda, para a inauguração das obras de ampliação e requalificação da Escola Básica de S. João de Ovar e do Parque de Lazer e Bem-Estar de S. Vicente de Pereira.
Foi ainda assinado o auto de consignação da Empreitada de Requalificação da Rua António Lopes (S. João de Ovar) e Rua Dr. Vale Guimarães (Válega) e apresentado, pela AdRA - Águas da Região de Aveiro, o projeto para a ampliação do Sistema de Água Residuais em São Vicente Pereira.
O dia 25 de Julho iniciou-se na Praça da República, com a guarda de honra feita pelos Bombeiros Voluntários do Concelho. O dia terminou com uma eucaristia em honra ao Padroeiro de Ovar, S. Cristóvão, na Igreja Matriz de Ovar. 
As comemorações do Dia do Município arrancaram, no fim de semana, 22 e 23 de Julho, com duas sessões esgotadas do Espetáculo “Sabão Potassa”: Estórias d’ Alma Lavada, no CAO, uma coprodução da Câmara Municipal de Ovar e da Associação de Teatro Sol D’Alma.

 

Crónica Postal: TEMPO INCERTO


O tempo está incerto, no mesmo dia vem um sol quente, como vem frio e chuva! Não sabemos com o que contar. Está como o nosso governo!” A senhora de idade avançada refletiu o sentimento comum.

A descrença das pessoas nas instituições é grande. “Não há pessoas capazes de nos governar”. Esta é uma expressão muito comum. “Mudar de governo para quê, se são todos iguais…”

Temos produção, exportação, turismo, povo hospitaleiro, juventude bem formada, bons trabalhadores, empresários empreendedores. Só nos faltam políticos capazes. Os partidos não souberam atrair os melhores. Há bons políticos? Há! Conheço vários. São sérios e empenhados na nobre missão de servir a causa pública. Mas, não é difícil concordar que não saímos da cepa torta. Somos um pais sempre adiado.

Como diria o novo diretor executivo do SNS, o problema não é a falta de dinheiro, falta-nos organização.

Não posso esquecer as palavras do cônsul romano, quando justificou perante o imperador os problemas que tinha na península ibérica: “há um povo para o lado do mar que não se sabe governar nem deixa que o governem”.

As contas do estado estão certas. Claro que sim! Com a montanha de dinheiro que está a entrar da Eurolândia, não é difícil. O dinheiro que vem da UE está a servir para pagar o despesismo do estado. Devia ser todo para investir no nosso futuro. Mas, é sabido que é desviado para pagar contas, disparates e outras coisas menos agradáveis. Tem sido sempre assim. Mudam-se os políticos mas a (ruinosa) política mantém-se.

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa