segunda-feira, 24 de junho de 2019

Museu do Vidro recebe exposição “Pop & Tutti Frutti”


O Museu do Vidro, na Marinha Grande, inaugura a exposição “Pop & Tutti Frutti: O Vidro Em Portugal Nos Anos 60 & 70 - Coleção Pedro Moura Carvalho”, no dia 6 de julho (sábado), pelas 17h00, cuja entrada é gratuita.

“Pop & Tutti Frutti” apresenta um surpreendente conjunto de cerca de 120 peças de vidro português de um período pouco divulgado e estudado. Através desta seleção e do catálogo que a acompanha pretende dar-se a conhecer não só o trabalho desenvolvido por artistas e designers, maioritariamente nacionais, nas fábricas de vidro da Marinha Grande, mas também vidro de autor produzido em Portugal.

As peças em exposição distinguem-se pela contemporaneidade e organicidade das formas, texturas e pela ousadia das cores; são inspiradas na Arte Pop e na Space Age que se vivia então, enquadrando-se perfeitamente nas revoluções de costumes em tons tutti frutti que transformaram o Ocidente.

Nesta mostra, poderão ser apreciadas peças desenhadas por Alice Jorge, Ascenso Belmonte, Carmo Valente, Eduardo Marinho, Gerald Gullota, Hansi Staël, Jorge Vieira, Margarida de Ávila e Maria Helena Matos, produzidas nas fábricas marinhenses A Central - J. Ferreira Custódio, Crisal, Fábrica-Escola Irmãos Stephens e Ivima.

O colecionador Pedro Moura Carvalho é mestre e doutor pela School of Oriental and African Studies, Universidade de Londres, e Aga Khan Fellow da Universidade de Harvard. Foi diretor-adjunto do Asian Art Museum de San Francisco e do Asian Civilisations Museum em Singapura. 

Lecionou na Universidade Católica Portuguesa e comissariou exposições em Lisboa, Londres, Seul, Boston, Singapura e San Francisco. Entre os seus livros contam- se Mir t al-quds (Mirror of Holiness): A Life of Christ for Emperor Akbar (Leiden/ Boston, 2012); Gems and Jewels of Mughal India (Londres, 2010); Luxury for Export. Artistic Exchange Between India and Portugal around 1600 (Pittsburgh, 2008) e A Ciência & o Maravilhoso na Goa Quinhentista (Parma, 2018). Foi editor e autor principal de O Mundo da Laca; 2000 Anos de História (Lisboa, 2001) e editor de Collected Letters: An Installation by Liu Jianhua (San Francisco, 2016).

Está presentemente a ultimar como coautor A Rival to China. Later Islamic Pottery (Londres, 2018), e a preparar um catálogo sobre cerâmica portuguesa do século XX. 

A exposição fica patente de 6 de julho a 3 de novembro, podendo ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.


Manteigas | Reunião do Executivo | Dia 19 de junho 2019


Resultado de imagem para Câmara Municipal de Manteigas
Envio da proposta da 5.ª alteração do Regulamento de Apoio Social e Incentivo à Fixação de Pessoas e Famílias, à Assembleia Municipal
Foi presente a proposta supra, para deliberação de envio à Assembleia Municipal, nos termos do disposto da aplicação conjugada dos artigos 25.º, n.º 1, alínea g) e 33.º, n.º 1, alínea k), da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro.

A Câmara Municipal de Manteigas deliberou, por unanimidade, remeter à Assembleia Municipal, para aprovação, a proposta já referenciada, nos termos das aludidas disposições legais.

Aprovação do projeto de arquitetura relativo a obras de ampliação de moradia unifamiliar
Foi presente, para aprovação o projeto de arquitetura relativo a obras de ampliação de moradia unifamiliar, conforme descrito na informação n.º 1458/Proc. 4/2018, datada de 07 de junho de 2019.
A Câmara Municipal de Manteigas deliberou, por unanimidade, aprovar o projeto de arquitetura, conforme proposto na aludida informação.

Aprovação de alterações à licença referida no requerimento n.º E/3577/2019, de 15 de maio de 2019
Foram presentes, para aprovação, as alterações à licença supra.
A Câmara Municipal de Manteigas deliberou, por unanimidade, aprovar as referidas alterações.

Pedido de alteração de edifício habitacional e de serviços referido na informação técnica n.º 1490/Proc. 03/2019, de 12 de junho de 2019
Foi presente, o pedido de alteração de edifício habitacional e de serviços referido na informação técnica n.º 1490/Proc. 03/2019, de 12 de junho de 2019.
A Câmara Municipal de Manteigas deliberou, por unanimidade, indeferir o requerido, conforme proposto na aludida informação.


Revisão n.º 1 ao Orçamento e Grandes Opções do Plano 2019
Foi presente, para deliberação, nos termos do artigo 33.º, n.º 1, alínea c) da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, a revisão n.º 1 ao Orçamento e Grandes Opções do Plano 2019.

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, submeter a aprovação da Assembleia Municipal, a revisão n.º 1 ao Orçamento e Grandes Opções do Plano 2019.

Sobre a apresentação e deliberação das Contas Consolidadas, referentes ao ano de 2018 e proposta de submissão à Assembleia Municipal
De conformidade com o disposto no n.º 2, do artigo 76.º, da Lei n.º 73/2013, de 03 de setembro, foram pelo Presidente Esmeraldo Saraiva Neto Carvalhinho, apresentados à Câmara Municipal, os documentos relativos às Contas Consolidadas referentes ao ano 2018.

Analisados os documentos foi deliberado:
1. Aprovar, com os votos contra dos Vereadores José Manuel Biscaia e José Manuel Cardoso, os votos a favor do Presidente e da Vice-Presidente e o voto de qualidade do Presidente, os referidos documentos que, para os devidos efeitos legais, se consideram por integralmente reproduzidos e ficarão arquivados na pasta anexa a esta ata, depois de assinados e rubricados pelos membros do Executivo.

2. Para os efeitos do disposto n.º 2 do artigo 76.º da Lei n.º 73/2013, de 03 de setembro, conjugado com o disposto na alínea b), do n.º 2, do artigo 25.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, remeter os referidos documentos à Assembleia Municipal.

3. Para os efeitos do disposto na alínea ww), do n.º 1, do artigo 33.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, remeter os referidos documentos ao Tribunal de Contas.

Edital referente à hasta pública para locação do bar, sito no Parque da Várzea

Foi presente, para deliberação, o edital referente à hasta pública para locação do bar, sito no Parque da Várzea.
Submetido a votação, a Câmara Municipal deliberou, aprovar o edital supra referido.


Comissão de Análise referente à hasta pública para locação do bar, sito no Parque da Várzea

Foi presente, para deliberação, a proposta de constituição da Comissão de Análise referente à hasta pública para locação do bar, sito no Parque da Várzea.
Submetido a votação, a Câmara Municipal deliberou, aprovar a proposta supra referida.


Manteigas, 24 de junho de 2019

Inscrições para a Criativ(a)rte em São Pedro de Moel

Resultado de imagem para Inscrições para a Criativa)arte em São Pedro de Moel
Estão abertas as inscrições para a 14ª edição da Criativ(a)rte, que decorre nos dias 10 e 11 de agosto, no Jardim do Bambi, em São Pedro de Moel, cujo programa inclui animação de rua, espetáculos musicais, atividades desportivas e infantis. A participação é gratuita.

A organização está a cargo da Câmara Municipal da Marinha Grande, com o apoio do Bambi e da SPM - Associação para a Promoção do Turismo em São Pedro de Moel.

O objetivo desta Feira é o de proporcionar um espaço físico, com oportunidades reais, para que todos os cidadãos, de qualquer idade, de forma individual ou coletiva, possam participar na dinamização do concelho da Marinha Grande, com os seus projetos, iniciativas e ações, por mais simples que estas possam ser. Seja artesanato tradicional ou contemporâneo, pintura, animação, produtos regionais, produtos reciclados, produtos e artigos em segunda mão, produtos da terra, um workshop, um jogo, entre outros que se entenda poder inserir no espírito da Feira.

O número de lugares é limitado a 40 participantes, pelo que só serão aceites fichas de participação até completar este número. A Câmara Municipal reserva-se o direito de não aceitar fichas de participação de produtos/projetos que já tenham sido propostos por outros participantes. A seleção é feita por ordem de inscrição. O prazo limite de envio da inscrição é o dia 24 de julho.

Os interessados em participar devem preencher a ficha de inscrição online, disponível em www.cm-mgrande.pt, ou entregá-la na Divisão de Desenvolvimento da Cidadania da CMMG, sita no Arquivo Municipal (junto ao Parque da Cerca) de segunda a sexta, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Prova escolar para abono de família e bolsas de estudo passa a ser automática

Resultado de imagem para Prova escolar para abono de família e bolsas de estudo passa a ser automática
Noticias ao Minuto
A prova escolar exigida para ter acesso ao abono de família e bolsas de estudo vai passar a ser emitida automaticamente, ficando as famílias dispensadas de apresentar documentação, segundo uma portaria publicada hoje em Diário da República.
O diploma regula a prova da situação escolar que é necessária para ter acesso e manter o abono de família, as bolsas de estudo assim como a atribuição e manutenção da pensão de sobrevivência no caso de morte dos pais.
A medida abrange os alunos do ensino básico e secundário assim como os estudantes do ensino superior que estavam obrigados a apresentar a prova da situação escolar, segundo a portaria conjunta de três ministérios - Ensino Superior, Educação e Segurança Social.
Os alunos “ficam dispensados de apresentar a prova anual da situação escolar”, lê-se no diploma que entra em vigor na terça-feira mas produz efeitos a 1 de Julho.
No entanto, a dispensa será aplicável aos alunos do ensino básico e secundário já no próximo ano letivo e só no ano letivo seguinte (2020/2021) chegará aos estudantes do ensino superior.
A prova anual da situação escolar passa a ser “feita oficiosamente através da troca de informação decorrente da articulação entre o Instituto de Segurança Social e a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência ou a Direção-Geral do Ensino Superior, consoante os casos, e os serviços competentes da Educação, do Ensino Superior e da Segurança Social das Regiões Autónomas”, acrescenta a portaria 191/2019.
Lusa

S. PEDRO DO SUL INAUGURA ILHAS ECOLÓGICA



O Presidente do Município, Vitor Figueiredo, o Vereador Nuno Almeida e o Secretário Executivo da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, José Portela, procederam hoje, dia 24 de junho, à inauguração de uma das oito ilhas ecológicas instaladas recentemente na União de Freguesias de S. Pedro do Sul, Várzea e Baiões e na União de Freguesias de Santa Cruz da Trapa e S. Cristóvão de Lafões, no âmbito de uma candidatura ao POSEUR, comparticipada em 85%.

Estes equipamentos subterrâneos, que possuem 4 reservatórios, para resíduos domésticos indiferenciados, cartão, plástico e vidro, possuem uma maior capacidade que os tradicionais contentores e permitem uma melhoria na higiene uma vez que os resíduos são colocados no subsolo, beneficiando a paisagem urbana.

Em 2017 já haviam sido instaladas quatro ilhas ecológicas no concelho, estando ainda prevista a instalação de 124 ecopontos de superfície, tendo sido já colocados 33.

O Planalto Beirão vai avançar com uma campanha de sensibilização ambiental, que inclui a distribuição por todas as habitações do concelho, gratuitamente, no segundo semestre de 2019, um ecoponto doméstico, para incentivar a recolha seletiva, que no último ano aumentou 20% em S. Pedro do Sul.

A separação dos resíduos representa um enorme contributo ambiental e económico, assegurando uma melhor qualidade de vida e um mundo mais sustentável.

Sul | Bons tempos para os vinhos do Algarve

A região algarvia é a que mais cresce, no que diz respeito à produção e venda de vinho.
A afirmação foi proferida pelo presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Bernardo Gouvêa, no decorrer da sessão de abertura do Lagoa Wine Fest. Pelas contas daquele responsável, no ano passado registou-se um aumento de 40% no vinho algarvio certificado e de 45% no volume de vendas.
O cenário de evolução do setor do vinho da região deverá manter-se e até acentuar-se nos próximos tempos, uma vez que “este ano recebemos candidaturas para a criação de mais 150 hectares de vinha no Algarve”, anunciou Bernardo Gouvêa.
Trata-se de um claro sinal de que os produtores têm desenvolvido um bom trabalho e conseguido “contrariar a tendência perigosa que por aí andava de que os vinhos do Algarve não tinham qualidade”, referiu o vice-presidente da Câmara de Lagoa, Luís Encarnação.
Atualmente, já ninguém tem essa ideia, uma vez que “os nossos vinhos estão, reconhecidamente, entre os melhores de Portugal que, por sua vez, são dos melhores do mundo.”
O Lagoa Wine Show desenvolveu-se de quinta-feira a sábado, numa das principais ruas da cidade de Lagoa, permitindo aos milhares de visitantes que por lá passaram provar alguns dos melhores vinhos produzidos não só no Algarve como noutras regiões do país.
Para além do vinho, também a música, e em especial, o fado, esteve em grande destaque, com a realização de uma série de espetáculos, a cargo, entre outros intérpretes, dos conhecidos fadistas Gisela João e Marco Rodrigues.

Taxa de juros dos créditos à habitação sobe

Algarve
A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação aumentou pelo sexto mês consecutivo, passando dos 1,073% em abril para os 1,080% em maio, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Aquele organismo adianta que o valor médio da prestação vencida manteve-se nos 246 euros. Deste valor, 47 euros (19%) correspondem a pagamento de juros e 199 euros (81%) a capital amortizado. Nos contratos celebrados nos últimos 3 meses, o valor médio da prestação desceu 5 euros, para 331 euros.
No mês analisado, “o capital médio em dívida para a totalidade dos contratos subiu 94 euros face ao mês anterior, fixando-se nos 52.780 euros.” Para os contratos celebrados nos últimos 3 meses, “o montante médio do capital em dívida fixou-se em 100.518 euros, menos 373 euros do que em abril.”

Sul | Parques empresariais de Lagos ‘valem’ 34 milhões de euros

Os parques empresariais de Lagos contribuem com cerca de 34 milhões de euros para a economia do concelho e empregam 610 pessoas. Isso corresponde a 6,4% do volume de negócios e de 6% do total dos trabalhadores de todas as empresas que desenvolvem a sua atividade no município lacobrigense.
Estes dados constam de um estudo divulgado no decorrer do Fórum para a Competitividade, um evento promocional das Áreas Empresariais de Lagos, que se desenvolve no âmbito do projeto REVIT + e que foi promovido pela CCDR Algarve, NERA e Câmara de Lagos.
As três áreas empresariais (Chinicato, Marateca e Pinheiral) contam, atualmente, com 76 empresas instaladas, o que corresponde a uma taxa de ocupação de 74%. Se estivessem completamente lotadas, prevê-se que poderiam faturar 39 milhões de euros e empregar 697 pessoas.

Algarve | Sindicato marca greve na hotelaria para 1 de agosto

A Direcção do Sindicato da Hotelaria do Algarve (SHA) convocou uma greve regional para todo o setor da hotelaria, restauração e similares do Algarve, para o próximo dia 1 de Agosto, que incluirá com uma concentração em Faro.
Aquela estrutura sindical justifica a decisão por “o patronato do sector (AIHSA e AHETA) continuarem a recusar aumentos salariais que reponham o poder de compra perdido nos últimos anos e que promovam uma melhor distribuição da riqueza criada pelos trabalhadores.”
No documento, o sindicato acrescenta que “não se pode aceitar que os trabalhadores sejam os únicos a não beneficiar dos excelentes resultados do turismo e, ao mesmo tempo, os patrões continuarem a querer diminuir e/ou retirar direitos já consagrados e continuarem a não respeitar a contratação colectiva e os direitos individuais e colectivos dos trabalhadores.”
Outra razão para a convocação da greve prende-se com o facto do SHA considerar “inaceitável a Proposta de Lei do atual governo minoritário do PS, em discussão na Assembleia da República, que a ser aprovada acentuaria ainda mais a exploração.”

Sul | Lançado concurso para dragagem de manutenção do porto de Lagos

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos publicou, esta sexta-feira, em Diário da República, o aviso de abertura de concurso para adjudicação da empreitada de dragagem de manutenção do porto de Lagos.
Aquela entidade pretende gastar o valor máximo de 335.075 euros à empresa que vença o concurso e que, dessa forma, assuma o compromisso de proceder à dragagem de sedimentos, transporte e sua imersão, no porto de Lagos.
A partir daquela data, as empresas interessadas têm um prazo de 9 dias para apresentarem as respetivas propostas. O critério de escolha terá como critérios o preço apresentado (que vale 60%) e a valia técnica (40%).
Uma vez adjudicados, os trabalhos deverão ficar concluídos no prazo máximo de 4 meses.

Algarve | quer reforçar rede de transportes públicos

A AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve acaba de lançar o Concurso Público Internacional para a Concessão de Serviço Público de Transporte Rodoviário de Passageiros, devendo as empresas do setor interessadas apresentar as suas propostas até 27 de agosto.
Segundo comunicado daquela entidade,com esta iniciativa pretende-se conseguir o “reforço da rede de transportes públicos na região, uma redefinição das carreiras e de horários existentes, havendo duas grandes novidades: serão criadas novas linhas em locais que tenham mais de 40 habitantes sem paragem a 800 metros e um serviço de Aerobus que permitirá ligações entre alguns concelhos do Algarve e o Aeroporto de Faro.”
O valor do concurso ronda os 85 milhões de euros para uma concessão de 5 anos, contemplando 98 linhas. No entanto, “este processo não representa qualquer custo para as autarquias, uma vez que os custos do serviço estarão todos concentrados no lado dos concorrentes”, sendo financiados pelas receitas resultantes da exploração destas linhas.
Para Jorge Botelho, presidente da comunidade Intermunicipal do Algarve, este projeto representa “um avanço enorme para a região, com a criação de uma rede rodoviária intermunicipal mais eficiente e funcional. Uma rede mais amiga do ambiente e com ligações que melhor servem e facilitam o dia-a-dia das pessoas. Este é mais um compromisso da AMAL que está a ser cumprido”.

Leiria | “Colaborar faz toda a diferença!” encerra ciclo formativo para professores

Irá decorrer na quarta-feira a terceira e última sessão dos Encontros Formativos, iniciativa direcionada para a classe docente do concelho e que decorreu ao longo de todo o ano letivo.

Marcado para as 14:30, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), o evento tem como mote “Colaborar faz toda a diferença!” e conta com a participação de Rui Marques, presidente do Instituto Padre António Vieira, e de José Carlos Sousa, Diretor de Serviço Projetos Educativos da Direção-Geral de Educação, e com a moderação da professora Antónia Barreto.
Como exemplo de boa prática no âmbito de colaboração, será apresentado o “Projeto Social – Rede de Voluntariado”, da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, programa facilitador de inserção dos jovens na comunidade envolvente e promotor de competências sociais.

Este encontro formativo é uma coorganização do Município de Leiria e o Centro de Formação Rede de Cooperação e Aprendizagem, com o apoio da ESECS/IPLeiria.

Torres Vedras | TEMPORADA DARCOS CONTINUA A LEVAR A MÚSICA A QUINTAS E ADEGAS DO OESTE

No âmbito do Itinerário pelas quintas e adegas do Oeste da Temporada Darcos, o grupo de música de câmara Ensemble Darcos, acompanhado pela soprano Ana Maria Pinto, apresenta no próximo dia 29 de junho, pelas 18h, na Quinta da Almiara (Concelho de Torres Vedras), o concerto Da Vinha ao Vinho.

O programa desse concerto será o seguinte:

G. Mahler (1860 – 1911)
Sinfonia n.º 4 em Sol maior (arr. para ensemble de K. Simon)

I. Bedächtig, nicht eilen (Circunspecto, sem apressar)
II. In gemächlicher Bewegung, ohne Hast (Em andamento moderado, sem pressa)
III. Ruhevoll, poco adagio (Tranquilo, poco adagio)
IV. Sehr behaglich (Muito confortável)

Recorde-se que a Temporada Darcos constitui-se como uma iniciativa singular no panorama artístico na qual se divulga a música clássica segundo diversas abordagens dadas por autores de referência. Dirigida pelo compositor e maestro torriense Nuno Côrte-Real, os espetáculos desta temporada são na sua maioria interpretados pelo grupo Ensemble Darcos e têm lugar em vários locais de Portugal e do estrangeiro, entre os quais, o Concelho de Torres Vedras. De referir que aclamados solistas e orquestras nacionais e internacionais têm participado nesta iniciativa.

Segundo refere Nuno Côrte-Real a propósito da edição deste ano da mesma: "Da música podíamos dizer o que Santo Agostinho dizia do tempo: «Se ninguém me perguntar, sei o que é; se me pedem para explicar, deixo de saber». Não sabemos explicar o que é a música, mas sabemos que ela nos atrai, nos fascina, nos encanta. Podíamos viver sem ela, mas a vida seria infinitamente mais pobre. A música é uma ilha encantada no tempo prosaico do quotidiano. Num mundo que aos nossos olhos se afigura confuso, estilhaçado, caótico, hostil, excessivo, a música permanece como uma inesgotável fonte de encantamento, e um símbolo da capacidade inventiva do homem: o Canto de Orfeu continua a despertar paixões e fúrias pelos cinco continentes. Enquanto artistas, seres de consciência estética e moral, desejaríamos poder transformar esse encantamento num benefício, num instrumento de união da diversidade e aceitação da diferença. E ainda que as infernais forças históricas se empenhem em negá-lo, na ilha encantada das musas o lema de que «todos os homens serão irmãos» permanece uma utopia válida, pela qual vale a pena sonhar. Orfeu amansava as feras, apaziguava a natureza animal e vegetal e chegou mesmo a enternecer as forças infernais. É o seu poder que a música celebra, é a sua maravilhosa mensagem que a música amplifica e propaga pelos séculos. Sem a música não conheceríamos todas as variedades da dor humana, nem as infinitas qualidades do seu amor. Para nós, à imagem de Orfeu, cada concerto deve ser uma celebração da existência e do amor, um rito de purificação da nossa vida material, emocional e espiritual. Ainda que pertença ao reino do artifício e da fantasia, a música tem essa capacidade de se infundir no real, irrigá-lo com a sua beleza e torná-lo mais suportável. Os criadores, os músicos e o público participam os três nessa operação mágica da comunicação humana a que chamamos concerto. É esta a premissa da Temporada Darcos. É este o nosso modesto, mas precioso, contributo para a riqueza e diversidade da vida musical europeia. Uma temporada internacional, que inclui a participação de três orquestras estrangeiras, destacados solistas portugueses, assim como o lançamento de três discos do Ensemble Darcos, grupo de inequívoca qualidade, que é já uma referência no panorama nacional. Obrigado, Gael Rassaert, Paula Carneiro, Reyes Gallardo, Filipe Quaresma, Pedro Wallenstein, Helder Marques e todos os restantes convidados desta temporada de 2019; sois como Orfeus modernos neste estranho mundo em que vivemos. Que a música que fizermos possa ecoar, exaltante!".


Águeda promoveu Semana do Ambiente e Sustentabilidade


A Semana do Ambiente e Sustentabilidade, evento organizado pela Câmara Municipal de Águeda em parceria com a Águas do Centro Litoral, QUERCUS e a Universidade de Évora no projeto LIFE realizou-se no concelho de Águeda entre os dias 27 de maio e 5 de junho, inclusive. 

O Município de Águeda é conhecido por ser um concelho preocupado com o ambiente, e nesse âmbito juntou-se à Águas do Centro Litoral, QUERCUS e a Universidade de Évora. As tarefas da responsabilidade da Câmara Municipal a nível da sustentabilidade ambiental compreendem um conjunto de ações e esforços que se estendem da educação ambiental à inovação tecnológica, promovendo as boas práticas ambientais, com vista à alteração de comportamentos. 

Os desafios para a gestão do ambiente são enormes, estendendo-se muito para além da recolha e tratamento de resíduos, do saneamento básico ou do abastecimento de água potável. As metas a atingir passam pela consciencialização dos valores e princípios do desenvolvimento sustentável, num processo que se pretende que seja de todos. 

Entre as atividade promovidas para cerca de 2000 crianças, destacam-se a viagem ao mundo da água, Plantação de espécies autóctones no Cabeço Santo e o Rio vai à Escola, tendo todas as escolas do município dinamizado ações para a educação sustentável, promovendo produtos biológicos na feirinha verde. 

Sobre esta semana de atividades, Edson Santos, Vice Presidente da Autarquia referiu: “Em Águeda estamos sempre muito atentos às questões relacionadas com o ambiente e sustentabilidade, durante o ano temos um conjunto de ações junto das escolas e da população em geral para sensibilizar todos para a necessidade de cuidar e preservar o meio ambiente, e desta forma assegurar a prosperidade do planeta para as gerações futuras. Quero agradecer a todas as entidades que colaboraram com o evento e possibilitaram o sucesso do mesmo. Com a colaboração de todos tornamos Águeda mais sustentável!”.



São Pedro do Sul | MEETING EM S. PEDRO DO SUL | 27 DE JUNHO


Sessão de Abertura do “Meeting Oportunidades Mercados Francês, Alemão e Britânico”, que vai decorrer na próxima quinta-feira, dia 27 de junho, às 11h00, no Solar do Condado de Beirós, em Serrazes, com a presença do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

AgitÁgueda 2019 mais inclusivo com concertos traduzidos em LGP – Língua Gestual Portuguesa


Foi apresentada ao público, no passado dia 19 de junho, a edição 2019 do AgitÁgueda Art Festival. Ao já mundialmente conhecido céu de guarda chuvas coloridos junta-se um programa muito rico para todos os munícipes e visitantes! 

Na apresentação, Edson Santos, Vice Presidente do Município, referiu: “Está a chegar mais uma edição do festival mais colorido do país! Serão 23 dias de muita musica e animação que certamente irão trazer à cidade muitos visitantes e turistas, será também uma oportunidade para o desenvolvimento do nosso comércio local e para a promoção de Águeda enquanto destino turístico. Quero deixar uma novidade para a edição deste ano, o AgitÁgueda 2019 será um festival mais inclusivo com alguns dos concertos a serem transmitidos em língua gestual portuguesa. Queremos que todos possam desfrutar do evento e temos trabalhado para ano após ano criar condições para que tal aconteça. Estou certo que com o empenho de todos, desde a organização aos parceiros, aos bares, associações, etc, o AgitÁgueda 2019 será um sucesso!” 

De 6 a 28 de julho vão passar pelo palco AgitÁgueda bandas nacionais e internacionais de grande prestígio, dos quais destacamos: Gipsy Kings – By Diego Baliardo, dia 6 de julho; Luis Represas e Orquestra 12 de Abril, dia 7 de julho; Emicida, dia 12 de julho; American Authors, dia 13 de julho; Rita Guerra e Banda Alvarense, dia 14 de julho; Calema, dia 19 de julho; Calum Scott, dia 20 de julho; FF e Banda Nova de Fermentelos, dia 21 de julho; Mishlawi e Karetus, dia 26 de julho; Fischer-Z e Insert Coin, dia 27 de julho; Vitor Kley, dia 28 de julho. 

Ao longo de todo o evento vão acontecer por toda a cidade diversas iniciativas de animação de rua como Criaturas da Água - Body Painting, a 6 e 7 de julho; o Encontro de Homens Estátua também nos dias 6 e 7 e julho; Carnaval Fora D’Horas, a 21 de julho; BodyPainting – Pintura de Camuflagem, a 27 e 28 de julho.

Politica | “O Bloco de Esquerda não manda no país”

Resultado de imagem para “O Bloco de Esquerda não manda no país”
Informa+
Carlos César garantiu que não houve recuo do PS em relação ao fim das taxas moderadoras e não poupou nas críticas ao Bloco.
O líder da bancada parlamentar do PS na Assembleia da Republica, Carlos César, garante que o partido não recuou na questão do fim das taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde (SNS) no próximo ano.
À margem das jornadas parlamentares socialistas, que estão a decorrer em Viseu, Carlos César disse aos jornalistas que o Partido Socialista não aceita a acusação de estar a recusar nesta matéria.
"Agora nós aceitamos uma acusação: a de que o Partido Socialista é um partido que atua com sentido de responsabilidade e com conta peso e medida nas opções que vai tomando. Se nós fossemos sempre atrás dos estilo de aventura e de que tudo é fácil, barato e que pode ser feito que o Bloco de Esquerda em especial, mas também alguns dos nossos parceiros alimentam frequentemente, nós tínhamos um país com a mão à frente e outra atrás de novo e voltávamos ao tempo da banca rota. Ora, com o Partido Socialista isso não vai acontecer", declarou.
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, considerou "surpreendente" o recuo do PS sobre o fim das taxas moderadoras no SNS no próximo ano:"O Partido Socialista aparece surpreendente porque recua em relação ao que já tinha sido acertado, dando agora outro argumento, de que as taxas moderadoras são muito necessárias para financiar o SNS."
Carlos César insiste que não houve recuo e não poupa nas críticas ao Bloco. "O BE não manda na Assembleia da República, nem manda no país. O que foi aprovado foi uma legislação tendente a acabar com as taxas moderadoras e aquilo que o Partido Socialista no debate parlamentar disse é que esse princípio é um princípio aceitável em nome da melhoria da acessibilidade das pessoas ao sistema de saúde, mas que tem que ser feito com gradualidade e isso foi dito explicitamente no debate", afirmou.
O líder da bancada parlamentar do PS foi também questionado pelos jornalistas sobre as negociações em torno da nova lei de bases da saúde. Carlos César assegurou que os socialistas não têm falta de coerência por estarem a negociar este dossiê também com o PSD.
"O que é coerente para o Partido Socialista é a questão material. É importante para o Partido Socialista aprovar uma boa lei, uma lei que afirme a prioridade da responsabilidade pública na gestão do serviço de saúde, que afirme a prioridade do Estado e das suas responsabilidades na prestação de cuidados e só supletivamente o setor privado e social darem também essa contribuição, ou seja, a coerência não é com quem é que nós aprovamos é o que nós aprovamos e é nisso que nós estamos empenhados", concluiu.
José Ricardo Ferreira / TSF

Greve | Modelo/Continente diz que só 11 dos seus 32.000 trabalhadores fizeram greve

Resultado de imagem para Modelo/Continente diz que só 11 dos seus 32.000 trabalhadores fizeram greve
Observador
A Sonae MC, detentora da cadeia de distribuição Modelo/Continente, garantiu que apenas 11 dos seus 32.000 trabalhadores aderiram à greve convocada para ontem em alguns dos seus hipermercados e armazéns.
“Esta greve foi residual”, sublinha a Sonae MC, num comunicado em que assegura “respeito” por todo os direitos legais dos seus colaboradores, “nomeadamente o direito à greve, tendo sempre demonstrado total disponibilidade e abertura para reunir e dialogar, seja com sindicatos, seja com qualquer um dos cerca de 32.000 colaboradores”.
Sublinhando que a negociação do Contrato Coletivo de Trabalho é feita “pela Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) e não pela Sonae MC”, a detentora da marca Modelo/Continente diz ter uma política retributiva que “respeita o Contrato Coletivo de Trabalho do setor, sendo ela também ajustada às exigências das diferentes funções existentes” nas suas operações.
Trabalhadores de alguns hipermercados e armazéns do Continente estão a hoje a denunciar junto dos clientes a sua “miserável” situação laboral, numa ação que, no caso do distrito do Porto, está coberta por um pré-aviso de greve, disse o dirigente do CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal Luís Figueiredo, que é também trabalhador do Continente.
“No caso do distrito do Porto, emitimos pré-aviso para que os trabalhadores pudessem participar. Admitimos que a adesão à greve não seja muito significativa, mas também não o esperaríamos, porque os salários são tão baixos que os trabalhadores não podem abdicar das horas a 100% ao domingo. O que se pretende é mais uma ação de protesto e denúncia junto dos clientes”, afirmou o sindicalista.
A ação do distrito do Porto decorreu junto ao hipermercado do Gaiashopping, em Vila Nova de Gaia, sendo que as restantes se registam num hipermercado da zona de Lisboa e noutro da área de Coimbra.
Os clientes do Continente do Gaiashopping estão a receber prospetos que os informam sobre as condições de trabalho e salariais dos trabalhadores que diariamente os atendem “com sorrisos e simpatia”, indicou o sindicalista.
O texto acusa a ADEP, que é presidida pela Sonae/Continente, de bloquear a negociação do contrato coletivo de trabalho há quase três anos, querendo a redução do valor pago pelo trabalho suplementar e a aceitação do banco de horas (trabalho à borla) a troco de ‘aumentos’ salariais de 11 cêntimos ao dia”.
“Reivindicamos um aumento geral de salário num mínimo de 40 euros”, disse o dirigente sindical Luís Figueiredo, sublinhando que atualmente o vencimento de topo está 26 euros acima do salário mínimo nacional “quando em 2010 estava 140 euros acima da retribuição mínima nacional”.
Os trabalhadores exigem ainda o encerramento das lojas aos domingos e feriados “de forma a melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e de sua famílias”, disse o dirigente, sublinhando o apoio a essa causa dado recentemente pelo bispo do Porto, Manuel Linda.
Lusa

Opinião | As cruzes e a felicidade

Beau-Dieu” na fachada central da catedral de Nossa Senhora de Amiens, França  


*Guilherme Félix de Sousa Martins

“Perseverai no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor. Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa” (Jo 15, 9-11).

Com essas consoladoras palavras aos Apóstolos, nosso Divino Redentor, na véspera de sua Paixão, nos mostra o quanto deseja a nossa felicidade; e para torná-la possível, Ele morreu na cruz por nós. Não nos prometeu, evidentemente, a felicidade que o mundo promete. Nossas amargas experiências cotidianas provam com abundância que o mundo não cumpre suas falaciosas promessas, portanto não precisaríamos de comprovação científica para ter esta certeza.

A novidade, no entanto, é que instituições universitárias de renome começam a oferecer cursos especiais dedicados a ensinar aos universitários como conseguir a felicidade.1 Já se pode desde logo prever o insucesso dessa empreitada, pois a “alegria completa” mencionada no Evangelho de São João apresenta esta condição: “se guardardes os meus mandamentos”. E o que se conhece sobre a generalidade desses profissionais do ensino universitário leva-nos a prever que tal condição será sistematicamente ignorada, quando não ridiculizada.

Com efeito, as regras que Deus nos impõe, sob a forma de Mandamentos, são garantias para atingirmos o grau de felicidade possível nesta Terra. São como o corrimão de uma escada: servem de apoio no caminho ascendente para o Céu, e ao mesmo tempo preservam-nos das quedas a que estamos sujeitos pela fraqueza e concupiscência. Se a obediência a essas regras exige sacrifício — portanto, certo sofrimento —, maior sofrimento traz a desobediência a elas.

O divórcio arruína a família
“Não me casei contigo porque te quisesse, casei-me contigo para querer-te”.
Palavras do Chanceler alemão Otto von Bismarck
em resposta a uma carta de sua esposa
Johanna (ambos no quadro).

Um exemplo frisante nos foi oferecido em 12 de agosto último pelo insuspeito diário madrileno “El País”, versão on-line,2 com o título A economia do desamor. O autor analisa, a partir de dados estatísticos da Europa e dos Estados Unidos, as consequências do divórcio na vida financeira dos cônjuges. O cabeçalho já contém um significativo resumo: “Romper o vínculo familiar supõe, para as classes médias, uma viagem rumo ao empobrecimento”. Se bem que os aspectos econômicos não sejam os mais importantes no matrimônio e no divórcio, não se pode negar-lhes a importância. Afinal, a propriedade é o esteio da família; e a comunhão de bens, associada ao caráter indissolúvel do matrimônio como Nosso Salvador o instituiu, visa exatamente garantir a estabilidade da célula mater da sociedade.

A busca da felicidade fora das sendas iluminadas pelo amor de Deus não poderia conduzir a precipício maior que o divórcio. Do ponto de vista estritamente econômico, o divórcio “é um pedágio caro, pois quem passa por essa experiência perde, em média, 77% de seu patrimônio”. O autor o compara ao fenômeno astronômico do buraco negro: “O divórcio atrai e arruína o patrimônio com a mesma determinação com que essa geografia do espaço encarcera a luz e a matéria”.

Após uma análise toda ela voltada para as estatísticas — preocupada com os números, mas esquecida dos aspectos principais do matrimônio — o leitor é surpreendido por uma insólita conclusão: “Longe da geografia dos números, o estado ideal de todo casal […] é conviver como consta em uma carta que há mais de cem anos Otto von Bismarck escreveu a sua mulher. Naqueles dias, [as cartas] demoravam a chegar, ou não chegavam nunca. ‘Tenho medo de que te esqueças de mim’, anotou sua esposa. O chanceler alemão respondeu: ‘Não me casei contigo porque te quisesse, casei-me contigo para querer-te’. Oxalá a vida de casal transcorresse sempre como neste tempo do verbo”.

Ao que tudo indica, Bismarck compreendeu melhor que os liberais modernos o modo de encontrar a felicidade no matrimônio. No fundo, sua resposta — “casei-me contigo para querer-te” — pressupunha a determinação de vencer os obstáculos que ele desde o início divisara. Em linguagem católica, esses obstáculos chamam-se “cruzes”. São os sacrifícios que a obediência aos mandamentos supõe — aos casados, não menos que aos solteiros — sobretudo em um mundo paganizado, que rejeitou o jugo suave de Nosso Senhor.

Para atingir a “alegria perfeita”, a fórmula é clara: “perseverar no amor de Deus, guardando seus mandamentos”. Obviamente, com a assistência benfazeja da graça divina, inesgotável para aqueles que a procuram.

ABIM

___________

Notas:
  1. https://exame.abril.com.br/carreira/depois-de-harvard-e-yale-unb-tambem-vai-ensinar-a-ser-feliz/
  2. https://elpais.com/economia/2018/08/09/actualidad/1533806950_734100.html
 Fonte: Revista Catolicismo, Nº 814, Outubro/2018

Lisboa | Jovem de 20 anos esfaqueado por causa de futebol fica em estado grave

Resultado de imagem para Jovem de 20 anos esfaqueado por causa de futebol fica em estado grave
Um jovem de 20 anos foi esfaqueado no domingo à tarde, em Lisboa, na sequência de uma discussão por causa de futebol, tendo ficado gravemente ferido disse à Lusa fonte da PSP.
De acordo com a fonte da PSP, o incidente aconteceu na freguesia de Arroios, pelas 17:30, entre dois homens que estavam juntos e se conheciam.
A mesma fonte adiantou que os dois homens começaram a discutir por causa de futebol, o que degenerou em agressões físicas entre os dois, tendo um deles agredido o outro com três facadas na zona lombar.
A vítima ficou em estado grave e teve de ser transportada para o Hospital de São José.
O agressor foi mais tarde detido pela PSP e deverá ser presente ainda hoje a tribunal.
Lusa

Papa critica arrogância e ambição e defende a partilha

Resultado de imagem para Papa critica arrogância e ambição e defende a partilha
Angola 24 Horas
O papa Francisco insurgiu-se ontem contra a arrogância, a ira e a ambição, apelando para que os crentes partilhem com os demais, durante a missão do Corpus Christi, a que presidiu no bairro romano de Casal Bertone.
“É triste ver com que facilidade hoje se maldiz, se deprecia, se insulta. Tomados por um arrebatamento excessivo, não conseguimos aguentar e descarregamos a ira com qualquer um e por qualquer coisa”, lamentou o papa.
O pontífice argentino disse ainda que, “com frequência, infelizmente, aquele que grita mais e com mais força, o que está mais zangado, parece que tem mais razão e recebe a aprovação dos outros”, pelo que, apelou Francisco, as pessoas não devem deixar-se “contagiar pela arrogância” e pelas queixas.
Jorge Bergoglio observou ainda que as pessoas procuram continuamente “aumentar o que ganham”, mas perguntou em seguida com que propósito: “Dar ou ter? Partilhar ou acumular?”
O papa sublinhou que “a ‘economia’ do evangelho multiplica compartilhando, nutre distribuindo, não satisfaz a voracidade de alguns poucos, mas dá vida ao mundo”.
Assim, em face da arrogância, do egoísmo, da ira e da ambição, Francisco apostou na necessidade dos seres humanos levarem à prática dois verbos “essenciais para a vida do dia-a-dia: dizer e dar”.
Duas ações necessárias nas sociedades atuais, famintas de “amor e de atenção”, que sofrem “a degradação e o abandono”, e nas quais há tantas “pessoas idosas e sozinhas, famílias em dificuldade”, e “jovens que lutam com dificuldade para ganhar o pão e alimentar os seus sonhos”.
A celebração do Corpus Christi foi instituída pelo papa Urbano IV em 1264, na sequência do chamado “milagre de Bolsena”.
Em 1263, um sacerdote da Boémia, Pedro de Praga, deslocava-se para Roma quando parou perto da localidade de Bolsena para celebrar missa. O padre tinha dúvidas sobre a presença real de Cristo na Eucaristia e pediu a Deus um “sinal”.
De repente, segundo a tradição católica, algumas gotas de sangue saíram da hóstia consagrada, caindo sobre o corporal, o lenço de linho que é estendido no altar e onde se colocam a hóstia e o cálice na cerimónia da Eucaristia.
A missa terminou pouco depois das 19:00 locais (18:00 em Lisboa) e foi seguida por uma procissão pelas ruas do bairro romano, conduzida pelo cardeal de Roma, Angelo de Donatis.
Lusa