quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Voluntariado vai ter um “Erasmus”. Conheça quem pode concorrer

Resultado de imagem para Voluntariado vai ter um “Erasmus”. Conheça quem pode concorrer
União Europeia apresenta esta quarta-feira um programa para voluntários, muito parecido com o conhecido Erasmus que há décadas tem levado milhares de estudantes a toda a Europa.
Chama-se "Corpo Europeu de Solidariedade" e nasce de uma proposta do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que em setembro, no discurso do Estado da União, disse que "existem muitos jovens na Europa, com consciência social, dispostos a dar um contributo significativo à sociedade e a mostrar a sua solidariedade".
A ideia da Comissão Europeia é dar meios aos jovens europeus com idades entre os 18 e 30 anos para concretizarem esses projetos com bolsas e apoios financeiros que paguem as viagens e as estadias.
As candidaturas abrem esta quarta-feira e a meta é levar 100 mil jovens, até 2020, a estarem 2 a 12 meses algures na Europa num programa de voluntariado que, como explica o chefe da representação da Comissão Europeia em Portugal, tanto pode ser num dos países mais pobres da União como num dos mais ricos.
Este Corpo Europeu de Solidariedade vai atuar de várias formas e não se destina, apenas, a licenciados.
A ideia é responder às necessidades de comunidades vulneráveis, de organizações nacionais, regionais e locais, em inúmeras áreas.
Fonte: TSF
Foto: Mariana Vasques/Global Imagens

[1-0] Reação leonina não foi suficiente para derrubar polacos

O Sporting perdeu na Polónia, por 1-0, e falhou a qualificação para a Liga Europa.

Resultado de imagem para [1-0] Reação leonina não foi suficiente para derrubar polacos
Os leões disputaram o último jogo europeu da temporada, o Sporting caiu aos pés do Légia de Varsóvia, na última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O conjunto verde e branco tentou ainda reagir ao golo, mas não foi suficiente para impedir o pesadelo da partida de hoje.
Vodka polaca demasiado forte para Leão adormecido
O Sporting entrou no partida com uma nova novidade, Jorge Jesus introduziu três defesas e subiu os laterais para o setor intermédio, tentando dar profundidade à equipa leonina, no entanto o ‘tiro saiu pela culatra’. Os leões entraram no jogo um pouco passivos e apreensivos, permitindo aos polacos saírem no contra ataque rápido.
Os leões não foram capaz de criar momentos de perigo iminente, faltando sempre o passe para o último homem, impedindo à equipa finalizar com a qualidade desejada, ou seja, dar em golo.
Do lado do Légia de Varsóvia, o conjunto entrou na partida com a lição estudada, procurando sempre o erro do adversário e tentar apostar na saídas rápidas, pelos pés de Odjidja, sem dar tempo aos pupilos de Jesus de se organizarem. Os polacos conseguiram mesmo aproveitar a fragilidade e passividade do setor defensivo e inauguraram o marcador ao minuto 25 de jogo, por Guilherme, ex-Sporting de Braga.
De Referir ainda a opção do técnico leonino em pôr Bruno César a jogar muito perto de Gelson Martins, durante a primeira parte, os jogadores foram trocando de posicionamento, era vísivel muitas das vezes o camisola 77 na ala direita e logo depois a partir no drible para o interior do meio campo. Foi uma escolha que não funcionou, causou alguma confusão nas movimentações dos jogadores.
O futebolista que mais se destacou no primeiro tempo, na equipa do Sporting, foi Wiliam Carvalho que conseguiu trazer ao meio-campo alguma dinâmica e fluidez.
Muro de gelo impenetrável ao rugido de leão
Na segunda-parte, Jorge Jesus, decidiu voltar à sua estrutura base de 4-4-2, saindo Paulo Oliveira e Markovic e entrando Ricardo Esgaio e Bryan Ruiz, respetivamente. O técnico português viu que as suas novidades na formação leonina não foram bem sucedidas.
Com as mexidas feitas no conjunto verde e branco, o Sporting começou a voltar aos ‘eixos’, pressionando o portador da bola, dando intensidade ao ataque e mostraram-se mais organizados no setor intermédio.
Ao decorrer do jogo, os leões começaram a sentir a pressão e lançaram em campo um segundo avançado, André, para reforçar o setor avançado e tentar trazer o apetecível golo.
Na parte final do duelo, os leões conseguiram ‘domar’ o Légia, impondo o seu futebol ofensivo, com André em grande foco, contudo faltava ao Sporting eficiência na finalização.
Após a expulsão de William Carvalho, através de acumulação de amarelos, a vida da equipa sportinguista ficou muito complicada, foi uma ‘machadada’ mental para os pupilos leoninos.
A partida terminou com a derrota do Sporting, na Polónia, e o sonho europeu terminou para os leões. Jorge Jesus falhou um dos principais objetivos da temporada.
Momento do jogo: Arkadiusz foi o homem em grande destaque na partida, o Légia de Varsóvia tem de agradecer ao seu guardião, pela sua excelente exibição, mostrou todos os seus dotes técnicos no palco europeu. O guarda-redes conseguiu impedir diversos remates leoninos que tinham o rótulo de golo.
Fonte: Notíciasaominuto
Foto:© Global Imagens

Festa de Natal das Escolas e IPSS’s de Mira

natal_escolas_ipss_cartaz2016
A época Natalícia está em pleno! Já não faltam muitos dias para chegar aquele que é um dos dias mais intensos do ano, para a sociedade ocidental.
Desta forma, o Município de Mira junta-se à celebração desta quadra e fará, na próxima sexta-feira, dia 9 de Dezembro, a Festa de Natal das Escolas e IPSS.
Como é hábito, serão muitas as atrações que farão da manhã desse dia, algo que enriquecerá ainda mais os corações dos participantes...
Mira Online

Mira Online | Dezembro 7, 2016 às 6:15 pm

Empresas digitales crecen más


por Yesica Flores
LAS EMPRESAS TRADICIONALES DIGITALMENTE AVANZADAS TIENEN OCHO VECES MÁS PROBABILIDADES DE CRECER SI SE COMPROMETEN CON LAS TECNOLOGÍAS DE PUNTA, PERO AÚN NO LOGRAN ALCANZAR A LOS NATIVOS DIGITALES
Una nueva investigación de Bain & Company y Red Hat indica que muchas compañías tradicionales se encuentran aún en la fase inicial de su trayecto digital; los líderes se distinguen por el uso de las tecnologías de punta, como el cómputo en la nube, la analítica avanzada y el desarrollo de aplicaciones modernas
Ciudad de México, 7 de diciembre de 2016 – Bain & Company y Red Hat (NYSE: RHT), el proveedor líder mundial de soluciones de código abierto, dieron a conocer los resultados de una investigación que realizaron en conjunto para determinar cuán comprometidas están las empresas con la transformación digital y los beneficios que éstas observan. El informe de investigación titulado “For Traditional Enterprises, the Path to Digital and the Role of Containers” (Para las Empresas Tradicionales, el Camino Hacia lo Digital y la Función de los Contenedores) incluyó en cuestas a 450 ejecutivos, directores de tecnologías de información (TI) y personal de informática de diversas industrias en los Estados Unidos, y reveló que las empresas que reconocen el potencial de la disrupción digital están recurriendo a las nuevas tecnologías digitales –como el cómputo en la nube y el desarrollo de aplicaciones modernas – para mejorar su agilidad y prestar nuevos servicios a sus clientes, y al mismo tiempo reducir los costos. Pese a ello, las estrategias y las inversiones en la transformación digital todavía se encuentran en sus etapas más tempranas.
Para los participantes en esta encuesta que han invertido en lo digital, los resultados tecnológicos y de negocio son determinantes. La investigación de Bain y Red Hat muestra que aquellas organizaciones que utilizan las nuevas tecnologías para transformar digitalmente sus empresas han observado lo siguiente:
• Una mayor participación en el mercado. Estas empresas tienen una probabilidad ocho veces mayor de incrementar su participación de mercado en comparación con aquellas que se encuentran en las etapas más tempranas de su transformación digital.
• Más velocidad en la provisión de mejores productos a través de una mayor adopción de tecnologías emergentes, hasta tres veces más rápido que aquellas que se encuentran en las etapas iniciales de la transformación digital.
• Procesos de desarrollo más optimizados, infraestructuras más flexibles, tiempos de comercialización más reducidos y menores costos mediante la utilización de contenedores para el desarrollo de aplicaciones.

Sin embargo, a pesar de la relevancia del tema, incluso las empresas tradicionales más avanzadas participantes están muy por debajo de las start-ups y de las empresas emergentes que han adoptado las nuevas tecnologías desde su inicio (los nativos digitales). Según las conclusiones de la encuesta, cerca del 80 por ciento de las empresas tradicionales obtuvieron una puntuación inferior a 65 puntos en una escala de 100 que evalúa cómo estas organizaciones creen que están adecuando las tecnologías digitales para lograr resultados de negocio. En última instancia, el informe revela que el grado de avance de los encuestados en vías de su transformación digital varía ampliamente, en parte debido a los contextos de negocio, las necesidades de TI reales y la actitud general frente a la tecnología. También identifica ciertos temas comunes en la investigación.
Por ejemplo, Bain y Red Hat detectaron que, si bien el 63 por ciento de las empresas encuestadas han creado procesos para responder a las tendencias digitales, sólo el 19 por ciento reconoce a la rápida innovación como una prioridad. Asimismo, cerca del 65 por ciento de los encuestados admiten que la principal motivación de sus iniciativas digitales fueron las maniobras observadas en la competencia, lo que revela un enfoque altamente reactivo frente a la transformación digital.
“Observamos que muchas empresas tradicionales aún están rezagadas en términos de madurez digital, incluso entre las firmas más avanzadas”, aseguró Jeff Taylor, socio de la Práctica de Tecnología de Bain y coautor del informe. “Cuando examinamos más detenidamente a estas compañías que participaron en el sondeo, observamos que las que progresaban cada vez más rápidamente en la curva de adopción tomaban lo digital como algo más que sólo una función o actividad particular. Lo consideran una transformación integral e interdisciplinaria, implementando cambios en su liderazgo, su organización, su enfoque de desarrollo de productos y procesos, su estrategia e inversiones en TI, su gestión de datos y herramientas, etc. Generar las capacidades digitales suficientes como para producir los resultados deseados no es un camino sencillo. El éxito demanda un enfoque sostenido durante varios años.”
A medida que las compañías avanzan en su trayecto hacia la adopción digital, normalmente invierten en capacidades cada vez más sofisticadas en apoyo de sus objetivos tecnológicos y empresariales. El uso de plataformas modernas de aplicaciones e implementación representa la próxima ola de madurez digital y está demostrando ser crucial para ayudar a las compañías a ocuparse de sus aplicaciones e infraestructuras heredadas.
Los contenedores son unas de las plataformas de desarrollo de más alto perfil y una tecnología que está ayudando a impulsar la transformación digital dentro de la empresa. Los contenedores son entornos autocontenidos que permiten a los usuarios empaquetar y aislar aplicaciones con todas las dependencias del tiempo de ejecución, esto es, todos los archivos necesarios para poder ser ejecutadas en una infraestructura de clústeres escalable. Estas capacidades hacen que los contenedores sean portátiles en muchos entornos distintos, incluidas las nubes públicas y privadas.
En el curso de su investigación, Bain y Red Hat descubrieron que las empresas que utilizan contenedores están comenzando a obtener beneficios sustanciales en términos de arquitectura. Según el análisis de los encuestados, los primeros en adoptar los contenedores podrían lograr una reducción en los tiempos de desarrollo de entre el 15 y 30 por ciento, y otros beneficios en términos de flexibilidad de la infraestructura gracias a las ventajas de portabilidad de los contenedores. La encuesta también concluyó que es posible lograr un ahorro de costos de entre el 5 y el 15 por ciento gracias a la productividad del hardware.
“Los contenedores están por desempeñar un papel importante no sólo en el desarrollo de aplicaciones para plataformas escalables altamente automatizadas sino para ayudar a la empresa moderna a avanzar en su trayecto hacia la transformación digital. Si bien la mayoría de los encuestados – cerca del 80 por ciento –actualmente utilizan contenedores principalmente para aplicaciones web, esperamos ver un cambio que incluya más cargas de trabajo de misión crítica”, señaló Tim Yeaton, vicepresidente senior, Grupo de Negocio de Infraestructura de Red Hat. “En ese momento, anticipamos que se le dará prioridad un conjunto cada vez mayor de cargas de trabajo más ‘tradicionales” para su inclusión en contenedores, incluyendo aplicaciones personalizadas, bases de datos e inteligencia empresarial.”
Se prevé que en los próximos tres años la proporción de encuestados que adopten la tecnología de contenedores de manera amplia o selectiva vinculada a beneficios y a tendencias adicionales crezca en todas las fases del ciclo de vida de las aplicaciones de un 20 por ciento aproximado actual a más del 40 por ciento.
Si bien las oportunidades que generan estas tecnologías emergentes resultan interesantes, la velocidad y el trayecto de adopción de los contenedores son un tanto menos evidentes según el informe de Bain y Red Hat. De acuerdo con los encuestados, los mayores obstáculos para el uso extendido de los contenedores son comunes a las tecnologías que se hallan en una fase inicial - falta de familiaridad, ausencia de talentos, renuencia a dejar la tecnología y los ecosistemas inmaduros existentes - y con frecuencia pueden sortearse con el tiempo. Los proveedores están logrando avances en la resolución de desafíos más específicos de los contenedores, tales como las herramientas de gestión, la aplicabilidad entre cargas de trabajo, la seguridad y el almacenamiento persistente, lo cual pone en relieve la existencia de barreras cada vez menores para la adopción.
Metodología
Bain y Red Hat realizaron una encuesta a 449 personas, incluyendo a altos ejecutivos, responsables de la toma de decisiones de TI de alto rango y personal de desarrollo/operaciones de TI, estos últimos principalmente respondiendo preguntas específicas sobre los contenedores. La encuesta se centró en la empresa tradicional de los Estados Unidos y captó una muestra representativa de industrias y tamaños de empresas.

# # #
Acerca de Bain & Company
Bain & Company es la consultora de gestión a la que acuden los líderes empresariales de todo el mundo que buscan resultados. Bain asesora a clientes en temas de estrategia, operaciones, tecnología, organización, capital privado y fusiones y adquisiciones, aportando conocimientos prácticos que guían a nuestros clientes y transfiriendo habilidades para hacer realidad el cambio. La firma alinea sus incentivos con los clientes al vincular sus honorarios con los resultados. Los clientes de Bain han cuadruplicado su desempeño en el mercado de valores. Fundada en 1973, Bain posee 53 oficinas en 34 países y su experiencia y cartera de clientes incluyen todas las industrias y sectores económicos. Para más información, visite: http://www.bain.com. Síganos en Twitter @BainAlerts.

Acerca de Red Hat, Inc.
Red Hat es el proveedor líder mundial en soluciones de software de código abierto para empresas, que adopta un enfoque impulsado por la comunidad para brindar tecnologías de nube, Linux, middleware, almacenamiento y virtualización confiables y de alto rendimiento. Red Hat también ofrece servicios de soporte, capacitación y consultoría galardonados. Como punto de conexión entre una red global de empresas, socios y comunidades de código abierto, ayuda a crear tecnologías innovadoras y relevantes que liberan los recursos para el crecimiento y preparan a los clientes para el futuro de la TI. Conozca más en http://www.redhat.com.

Yesica Flores | diciembre 7, 2016 a las 12:01 pm | Etiquetas: Empresas digitales 

Centro de Interpretação Ambiental terá Natal Ecológico

Resultado de imagem para Centro de Interpretação Ambiental terá Natal Ecológico
O Centro de Interpretação Ambiental vai realizar, de 19 a 29 de Dezembro, um conjunto de oficinas enquadradas no programa “Natal Ecológico".
São oficinas de sensibilização ambiental, no âmbito da reciclagem ou da conservação da floresta, gratuitas e que irão decorrer todos os dias, entre as 14h30 e as 16h30, procurando ser uma alternativa para as férias escolares.
As inscrições deverão ser feitas em centroambiental@cm-mealhada.pt ou através do telefone 231 205 389.
Natal Ecológico - Programa
19| dezembro  “A agenda municipal que virou árvore de Natal”
Oficina de reutilização de resíduos.

20| dezembro  “Aqui há...história””
História infantil.

21| dezembro  “Enfeites de Natal”
Oficina de reutilização de resíduos.

22| dezembro  “Cantinho do artista florestal”
Oficina de utilização de materiais da floresta.

26| dezembro  “CSI Natura desvenda o misterioso caso do Parque”
Desafio de equipas

27| dezembro  “Meu porquinho mealheiro”
Oficina de reutilização de resíduos

28| dezembro  “O Rei Alce””
História infantil

29| dezembro  “BonECO de neve”
Oficina de reutilização de resíduos

Alan Ruschel saiu dos cuidados intensivos com “recuperação astronómica”

Resultado de imagem para Alan Ruschel saiu dos cuidados intensivos com “recuperação astronómica”

O futebolista da Chapecoense Alan Ruschel, um dos seis sobreviventes do acidente aéreo ocorrido a 29 de novembro na Colômbia, atravessa "uma recuperação astronómica e surpreendente", disse hoje a irmã do atleta.

Através da rede social Instagram, Amanda Ruschel contou que o defesa saiu dos cuidados intensivos, "caminha, toma banho e come sozinho e consegue falar bem".
No acidente, Ruschel ficou ferido na coluna e chegou a temer-se que pudesse ficar paraplégico, tendo sido submetido a uma intervenção cirúrgica.
À EFE, fontes do Hospital San Vicente Fundación de Medellín adiantaram que a evolução do atleta, de 27 anos, é "muito positiva".
Ruschel foi um de três jogadores da Chapecoense que sobreviveram ao acidente, ao lado do guarda-redes Jackson Follman, que já foi amputado por baixo do joelho da perna direita, e do defesa Helio Neto, que se encontra em coma e com estado considerado crítico.
A 29 de novembro, a queda de um avião na Colômbia causou a morte a 71 das 77 pessoas que seguiam a bordo, incluindo a maioria dos jogadores da Chapecoense, dirigentes e jornalistas que acompanhavam a equipa brasileira, que se preparava para disputar a primeira mão da final da Taça Sul-americana com os colombianos do Atlético Nacional.
Fonte: Lusa
Foto: © Instagram/axi_ruschel

Comissão Europeia aprova novo tratamento contra o cancro

O tratamento de imunoterapia Nivolumab foi aprovado para combater um tipo de cancro no sangue raro e agressivoResultado de imagem para Comissão Europeia aprova novo tratamento contra o cancro

A ‘luz verde’ da Comissão Europeia chega depois de novos dados mostrarem que quase 95% dos pacientes com linfoma de Hodgkin que utilizaram esta terapia continuavam vivos um ano depois.
O linfoma de Hodgkin é uma doença terminal para a qual há poucas opções de tratamento. Desenvolve-se no sistema linfático, a rede de veias e glândulas que são parte essencial do sistema imunitário.
O Dr. Graham Collins, hematologista consultor na Oxford University Hospitals Foundation Trust, destaca que “o lançamento do Nivolumab muda o panorama de tratamento, oferecendo uma abordagem inovadora para tratar este cancro.”
Como reporta o Express britânico, Nivolumab, desenvolvido por Bristol-Myers Squibb, é uma das primeiras drogas de imunoterapia no mundo. Já está licenciada sob o nome da marca Opdivo para tratar pacientes adultos com melanoma avançado e cancro do pulmão de células não pequenas.
Fonte: LIFESTYLE
Foto:© Getty Images

CONCERTO DE NATAL DO ORFEÃO DE VAGOS E BANDA VAGUENSE

vagos
Data: 10 de Dezembro 2016
Promotor: Orfeão de Vagos e a Banda Vaguense
Localização: Igreja Matriz de Vagos
Horário: 21h00
O Orfeão de Vagos e a Banda Vaguense celebram o seu 48º aniversário e 156º aniversário, respetivamente, com um Concerto de Natal que decorre no dia 10 de Dezembro de 2016, pelas 21h00, na Igreja Matriz de Vagos.
Traga a sua família e venha festejar com o Orfeão de Vagos e a Banda Vaguense  estes maravilhosos anos de existência.
A entrada é livre.

Elina Fraga perdeu segunda volta das eleições

Resultado de imagem para Elina Fraga perdeu segunda volta das eleições
A Ordem dos Advogados tem um novo Bastonário. Trata-se de Guilherme Figueiredo, que derrotou Eliana Fraga, a atual detentora do cargo, na segunda volta das eleições.
Esta terça-feira realizou-se um segundo sufrágio das eleições para a Ordem dos Advogados, depois de a 18 de novembro nenhuma das listas concorrentes ter obtido mais de metade dos votos validamente expressos.
O advogado do Porto ganhou com um total de 9.862 votos, contra os 9.193 conseguidos por Elina Fraga.
Houve ainda 1.344 votos em branco e 209 nulos, segundo é adiantado no site oficial da Ordem dos Advogados.
No mesmo dia decorreram também, as eleições para os órgãos da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores (CPAS), tendo António Costeira Faustino sido o eleito.
Carla Cadilhe é a Presidente do Conselho de Fiscalização da CPAS.
Fonte: País ao minuto
Foto: © Global Imagens

Hora de Fecho: Em direto/ Costa acha "estranha" demissão de Domingues

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
No primeiro debate quinzenal após o Orçamento, o primeiro-ministro vai querer falar de descentralização, mas PSD e CDS vão insistir na Caixa Geral de Depósitos e a esquerda na renegociação da dívida.
Ricardo Araújo Pereira esteve na redação do Observador para responder às perguntas dos jornalistas e dos leitores. Falou sobre o novo livro e sobre política, o Benfica e a liberdade de expressão.
Ministério Público investiga contratos feitos por ajuste direto com empresas detidas pelos funcionários da Santa Casa. Ainda não há arguidos, mas a PJ está a fazer quinze buscas.
O Ministério Público quer interrogar os dois filhos do embaixador do Iraque na qualidade de arguidos. Para tal, considera "imprescindível o levantamento da imunidade diplomática".
Ministro da Economia disse ao Observador que o Governo está a trabalhar para convencer a Tesla a instalar uma fábrica em Portugal, mas opta pela discrição, porque não quer "criar falsas expectativas"
A justiça espanhola acusou o antigo jogador do Real Madrid Ricardo Carvalho por delitos fiscais, estando também a investigar o internacional português Fábio Coentrão.
A única visita é pelo Estrela, em 1998. Conta Jorge Andrade: "Como dormíamos em Chorzow, pensámos que o treino do dia seguinte ia ser leve. Qual quê, Jesus não brinca em serviço e foi cá uma sova".
Na Liga dos Campeões, o campeão inglês tem 13 pontos em cinco jogos. Na Premier League, os mesmos 13 pontos em 14 jogos. Eis a equipa de Ranieri, de visita ao Dragão esta quarta-feira.
O primeiro-ministro Shinzo Abe vai a Pearl Harbor no final do mês. Será a primeira visita de um líder japonês ao local onde o Japão fez o ataque que levou os EUA a entrar na II Guerra Mundial.
Jantares de Natal, quem os não tem? Ok, não foi (bem) assim que Tony de Matos cantou mas percebe-se a ideia. Se ainda não marcou o habitual repasto de época eis 20 sugestões em Lisboa e Porto.
A National Geographic já desvendou as 51 melhores fotografias de 2016. Foram as eleitas de um universo de 2,3 milhões de fotos tiradas por 91 fotógrafos. 
Opinião

Maria João Marques
Repugnam-me as decisões francesas e a proposta dos ministérios da Saúde e da Educação que pretendem impor a glorificação do aborto e a equivalência moral entre abortar ou manter uma gravidez.

Luís Aguiar-Conraria
Em Portugal, na prática, é impossível um referendo de iniciativa popular. Junte-se a isso um parlamento em que os deputados votam como carneiros e compreende-se o descontentamento com a democracia.

Alexandre Homem Cristo
Sem esperar por avaliações internacionais, sem suporte empírico e apenas munidos de preconceito, PS/PCP/BE reverteram as medidas de Nuno Crato. Aquelas que colocaram Portugal acima da média da OCDE.

Rui Ramos
Na Europa, talvez o novo populismo seja um problema, mas não é um problema tão grande como a demagogia das elites instaladas que ao mesmo tempo usam a integração europeia e a expõem a todas as culpas.

José Manuel Fernandes
Renzi perdeu o referendo, e perdeu bem: a reforma constitucional era errada e perigosa. Só a cegueira e arrogância das elites europeístas permitiu que nessa derrota se visse apenas a vitória populista
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

MNE dá 20 dias para levantamento de imunidade dos filhos do embaixador do Iraque

Resultado de imagem para ME dá 20 dias para levantamento de imunidade dos filhos do embaixador do Iraque
Numa nota enviada às redações, o Ministério Público adianta sobre este assunto que quer ouvir os filhos do embaixador do Iraque como arguidos.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) convocou o embaixador do Iraque em Portugal e renovou o pedido de levantamento da imunidade diplomática dos seus filhos, no âmbito do caso da agressão de um jovem em Ponte de Sor.
Numa nota enviada à comunicação social, o MNE explica que deu um prazo máximo de 20 dias úteis para o Estado iraquiano responder.
"O MNE convocou o Embaixador do Iraque, tendo-lhe entregue, hoje mesmo, a Nota Verbal que renova o pedido de levantamento da imunidade diplomática dos seus filhos. (...) Considerando a extensão da certidão extraída dos autos e o facto de estar redigida em português, o MNE solicitou a resposta formal ao seu pedido no prazo máximo de 20 dias úteis.", pode ler-se na referida nota.
O MNE adianta que este pedido surge um dia depois de ter recebido da Procuradoria-Geral da República "um ofício" onde a PGR reafirma, "relativamente ao inquérito sobre os acontecimentos ocorridos em Ponte de Sor, no passado mês de agosto, a necessidade de proceder ao levantamento da imunidade diplomática de que beneficiam dois filhos do Embaixador do Iraque em Lisboa".
Numa nota enviada à comunicação social esta quarta-feira, o Ministério Público esclarece que é imprescindível para a investigação do caso o levantamento, pelo Estado iraquiano, da imunidade diplomática dos dois filhos do embaixador do Iraque.
"Na sequência da análise da resposta do Estado Iraquiano, o MP considera essencial para o esclarecimento dos factos, ouvir, em interrogatório e enquanto arguidos, os dois filhos Embaixador do Iraque em Lisboa, sendo, assim, imprescindível para os autos o levantamento da imunidade diplomática", refere o esclarecimento da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Fonte:TSF
Foto: © Global Imagens

Três mortos em acidente no IC2 Colisão entre três veículos em Antanhol

Coimbra, corta estrada nos dois sentidos.


Três pessoas morreram, uma ficou gravemente ferida e outra com ferimentos ligeiros numa colisão entre dois veículos ligeiros e um camião no IC2, em Antanhol, Coimbra. As vítimas mortais são dois homens e uma mulher, com cerca de 50 anos de idade, que seguiam num dos veículos ligeiros. O ferido grave serguia no mesmo carro. O IC2 está cortado nos dois sentidos.

O acidente ocorreu pelas 13h48 ao quilómetro 184 do IC2, sentido sul-norte, antes da saída para Coimbra. Os dois veículos ligeiros terão colidido frontalmente. Numa das viaturas, uma das vítimas mortais ficou encarcerada e, às 14h50, ainda não tinha sido retirada. Os feridos já foram transportados para o Hospital de Coimbra.

No local estão os Sapadores Bombeiros de Coimbra, a GNR e o INEM. Perante o corte da via onde ocorreu o acidente, a GNR está a desviar o trânsito para o inteior de Antanhol.


Fonte:CM

Trump eleito personalidade do ano pela “Time”

Resultado de imagem para Trump eleito personalidade do ano pela “Time”
A designação da "personalidade do ano" é uma tradição anual da "Time" desde 1927. A figura escolhida é a capa da edição de final de ano da revista.
A revista "Time" escolheu Donald Trump para personalidade do ano 2016.
A eleição pretende identificar a pessoa que mais influenciou as notícias durante um ano, seja essa influência boa ou má.
Em 2015, a revista norte-americana elegeu chanceler alemã como personalidade ano. A “Time” considerou que Angela Merkel desempenhou um papel central em vários acontecimentos desse ano, nomeadamente na crise dos refugiados.
No ano anterior, a distinção foi para “Os combatentes do ébola”, médicos, enfermeiros, missionários e todas pessoas que combateram o vírus, na África Ocidental.
Em 2013, o Papa Francisco foi eleito a personalidade do ano e, em 2012, o título foi para o Presidente Barack Obama.
rr.sapo.pt
Foto: Time

Na Praia de Mira vive um povo que jamais perde a fé!

De hoje, 7 de Dezembro, até ao dia 11, a Praia de Mira realizará as suas Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição.
Jornal Mira Online procurou saber junto de alguns elementos do staff que está a organizar as Festas deste ano, quais as expectativas que têm, a partir deste momento.
Pedro Cambraia, falando em nome de todos, disse que estão "a espera de muitas pessoas, como é habitual e que estas tenham momentos bem passados por cá". Ressaltou, também, o facto de terem procurado "fazer algumas alterações no Cartaz, para que este fosse ainda mais diversificado contando, por exemplo, com a presença dos Função Pública, que tocarão pela primeira vez na Praia de Mira, e também da Rosinha, que é uma artista bastante conhecida de todos!"
Mas, se as Festas são religiosas, como é óbvio, "jamais descuramos desta parte... procuramos apenas juntar as pessoas da Praia com os visitantes, numa simbiose perfeita de fé e de cultura e divertimento".
Foram dois meses intensíssimos de trabalho e preparação para que nada falte nestes 5 dias! Um trabalho cansativo tanto a nível físico como mental, já que a disponibilidade dos 18 componentes da organização não pode ser a tempo inteiro, pois muitos trabalham e têm ocupações extras. Desta forma, aqueles que estão no recinto das Festas, a organizar juntamente com outras pessoas que vão aparecendo para ajudar, acabam por ter sempre trabalho redobrado. Tudo por conta da fé e da união que é tão característica naquela localidade do Concelho de Mira...
Pedro Cambraia, por fim, solicitou a todos "que apareçam e venham unir-se às nossas Festas deste ano, já que os possíveis lucros serão distribuídos entre as Instituições locais, como tem vindo a acontecer".
Fica o convite feito, então. Que todos possam estar de corpo e alma nestas celebrações e atividades. Afinal, é por uma excelente causa...

Mira Online

Papa Francisco afirma que Europa precisa de líderes

Resultado de imagem para Papa Francisco afirma que Europa precisa de líderes
O papa Francisco afirmou que a "Europa precisa de líderes" para continuar a defender o lema "nunca mais a guerra" dos fundadores da União Europeia, em entrevista hoje publicada no semanário católico belga Tertio.
"Esse 'nunca mais a guerra' penso que é algo que a Europa disse sinceramente. [Robert] Schumann, [Alcide] De Gasperi, [Konrad] Adenauer [fundadores da UE] disseram-no sinceramente. Mas depois... Hoje em dia, faltam líderes. A Europa precisa de líderes, líderes que avancem", afirmou, de acordo com a transcrição literal da entrevista hoje divulgada pelo Vaticano.
Francisco garantiu que "esse 'nunca mais a guerra' não foi levado a sério". "Depois da Segunda Guerra Mundial, temos esta terceira que vivemos agora aos bocados. Estamos em guerra. O mundo está a fazer a terceira guerra mundial: Ucrânia, Médio Oriente, África, Iémen...".
O papa denunciou que enquanto se grita contra a guerra, os mesmos países fabricam armas que vendes aos mesmos beligerantes.
"Há uma teoria económica que nunca procurei confirmar, mas que li em vários livros: na história da humanidade quando um Estado percebia que os seus balanços não avançam, fazia uma guerra e equilibrava as contas. Ou seja, é uma das formas mais fáceis de enriquecer. Claro que o preço é muito elevado: sangue", sublinhou.
Francisco retomou nesta entrevista o tema da guerra pela fé e reiterou que "nenhuma religião pode fomentar a guerra", mas as "deformações religiosas" podem.
"Por exemplo, todas as religiões têm grupos fundamentalistas. Todos. Nós também. E destroem com o seu fundamentalismo (...) Sempre há um grupinho", acrescentou.
O papa defendeu também a "saudável laicidade do Estado", ao afirmar que "em geral, o Estado laico é bom. É melhor que um Estado confessional porque os Estados confessionais terminam mal".
Sobre os meios de comunicação social, o papa advertiu como "podem ser tentados pela calúnia, especialmente na esfera da política; e podem ser usados como difamação".
"Uma coisa que pode ser muito prejudicial nos meios de comunicação é a desinformação. Quer dizer, perante qualquer situação dizer uma parte da verdade e não a outra", afirmou.
Jorge Bergoglio pediu aos meios de comunicação que não procurem "sempre comunicar o escândalo, as coisas feias, apesar de serem verdade".
Lusa

Quarta-feira com algumas nuvens

Resultado de imagem para Quarta-feira com algumas nuvens
Céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no nordeste transmontano e na Beira Alta até final da manhã, nebulosidade que poderá persistir ao longo do dia em alguns locais.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante leste, soprando moderado (25 a 35 km/h) no Algarve a partir do início da manhã e nas terras altas das regiões Centro e Sul.
Formação de geada em alguns locais do interior Norte e Centro.
Neblina ou nevoeiro matinal, que poderá persistir em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta.
Pequena descida da temperatura mínima nas regiões do interior Centro e Sul.
Pequena descida da temperatura máxima, que será significativa nas regiões do interior Norte e Centro.

GRANDE LISBOA:
Céu pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado até meio da manhã e com neblina ou nevoeiro, que poderá persistir até ao início da tarde na zona do vale do Tejo.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante leste.

GRANDE PORTO:
Céu pouco nublado.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante leste.
Pequena descida da temperatura máxima.


COIMBRA - 10/20ºC
MIRA - 07/21ºC
CANTANHEDE - 10/20ºC
MEALHADA - 11/20ºC
VAGOS - 10/21ºC
ANADIA - 11/20ºC
Fonte: IPMA