terça-feira, 21 de março de 2023

Atenção aos relógios. A hora vai mudar esta semana

Os relógios adiantam uma hora na madrugada de sábado para domingo para dar início ao horário de verão.
Portugal vai adiantar os relógios uma hora na madrugada de domingo, dando início ao horário de verão.
Na madrugada de domingo (26 de março), em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, à 01:00 da manhã, o relógio é adiantado uma hora, passando para as 02:00 da manhã.
Na Região Autónoma dos Açores, a mudança é feita às 00:00 de domingo, passando para a 01:00 da manhã.
O horário de inverno volta depois a 29 de outubro.
O atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva comunitária de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão.

SIC Notícias

Castelo de Paiva | Para sinalizar o Dia de Afectos. REDE SOCIAL DE CASTELO DE PAIVA APRESENTA ESPECTÁCULO DE TEATRO

 No âmbito dos Projectos MICAS e RIIA, a Rede Social de Castelo de Paiva vai promover, na tarde do próximo dia 27 de Março, no espaço do Auditório Municipal, um espectáculo de teatro, com a representação da peça “ Da Tormenta à Esperança “, apresentado pela Associação Recreativa, Cultural e Social de Silveirinhos ( S. Pedro da Cova ), de Gondomar. 

 Trata-se de uma iniciativa cultural, que pretende sinalizar o Dia do Cidadão Portador de Deficiência e o Dia dos Afectos, estando prevista a presença de utentes das várias Instituições Particulares de Solidariedade Social localizadas no concelho. No final do espectáculo haverá um momento de convívio e lanche, que fica ao encargo de cada instituição participante.
Recorde-se que, esta é mais uma iniciativa municipal, orientada para a valorização da pessoa idosa e da pessoa com deficiência, numa participação que se pretende definida numa perspectiva de cidadania activa e coesa, bem próxima das cidadãs e cidadãos, bem como dos agentes locais que contribuem para que a inclusão se concretize, daí esta aposta da Rede Social de promover estas dinâmicas culturais, potenciando a interacção social, emocional e afectiva da vida destas cidadãs e destes cidadãos, numa actuação que se reveste de importância fundamental para colocar em evidência os sucessos alcançados e permitidos, mas também as necessidades que permanecem.

Castelo de Paiva | No próximo dia 1 de Abril. CASTELO DE PAIVA VAI RECEBER CAMPEONATO DISTRITAL DE MARCHA

 Depois que foi o sucesso da ultima edição do Campeonato Distrital de Corta Mato Curto, o concelho de Castelo de Paiva prepara-se para receber mais uma prova importante do calendário distrital da Associação de Atletismo de Aveiro, nomeadamente o Campeonato Distrital de Marcha.

A prova, denominada “ Castelo de Paiva a marchar “, e promovida pela Associação de Atletismo de Aveiro, terá a colaboração organizativa do Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva e da ADC CJClark, e está agendada para a tarde de Sábado, dia 1 de Abril, realizando-se esta jornada desportiva nos arruamentos centrais da urbe paivense.
Estes campeonatos destinam-se a atletas masculinos e femininos dos escalões referenciados de Benjamins A e B, Infantis, Iniciados, Juniores, Seniores e Veteranos inscritos em clubes filiados na Associação de Atletismo de Aveiro. Os atletas de outras associações só podem participar no “Castelo de Paiva a Marchar”, sendo que, os atletas filiados e inscritos na AAA devem apresentar-se com o dorsal atribuído para a época de 2023.
Vão participar as principais equipas do distrito que alinham nesta vertente do atletismo ( caminhada técnica ), esperando-se que haja uma boa adesão de atletas neste Campeonato Distrital de Marcha, que Castelo de Paiva recebe pela primeira vez, contando a prova com o apoio municipal, sendo que, para esta competição distrital, Mário Cordeiro e Adélia Tavares estão nomeados como Delegados Técnicos.
     

 

Semana PEDUCA & Aveiro 2030

 

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) promove, ao longo da semana (20 a 24 de março), um conjunto de iniciativas que visam partilhar os projetos implementados com o apoio dos Fundos Comunitários do Portugal 2020 e respetivos resultados, nomeadamente o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro – PEDUCA.
Na mesma semana, a Câmara de Aveiro irá abrir um processo de auscultação pública às opções de investimento da CMA, que serão financiadas pelo novo quadro de Fundos Comunitários do Portugal 2030 e, em particular, pelo Programa Operacional Centro 2030.

Ribau Esteves: “Obras PEDUCA criaram mais valor económico, social e ambiental”
No primeiro dia da “Semana PEDUCA & Aveiro 2030”, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, guiou a visita feita de autocarro pelas principais obras do PEDUCA (entre outras) que se encontram concluídas e em fase final de execução.
O momento, em que participaram Autarcas, Representantes de Entidades e Jornalistas, “teve como objetivo fazer um balanço e dar nota do vasto conjunto de projetos e obras que executámos ao longo dos últimos anos, com resultado muito positivo na criação de mais valor económico, social e ambiental”, afirmou José Ribau Esteves.
A CMA partilhou as notas principais, valores de investimento e apoios através de Fundos Comunitários (FEDER), das obras visitadas durante a tarde desta segunda-feira, que em termos totais corporizam um valor de investimento de cerca de 35 milhões de euros:

Trajeto Ciclável UA – Estação da CP
O trajeto ciclável UA – Estação da CP é um novo percurso, já concluído, que veio assegurar a continuidade do trajeto ciclável entre a estação de Comboios e a Universidade de Aveiro, em conforto e segurança.

Requalificação do Jardim de Santiago
O espaço público foi qualificado e recuperado, devolvendo os espaços de lazer, de recreio ativo e passivo e os espaços desportivos em condições que permitem a sua utilização. Foram recuperados os percursos e os equipamentos: campos desportivos e equipamento lúdico, anfiteatro, acrescentando novos espaços dedicados ao público infantil e sénior.

Reabilitação de 22 Edifícios de Habitação Social na Urbanização de Santiago
Esta foi uma obra preponderante para melhorar o desempenho energético e a atratividade do conjunto edificado, cumprindo importantes padrões de conforto, segurança e acessibilidade, ao mesmo tempo que promove a integração social dos seus habitantes.

Qualificação da Rua da Pega
Com o objetivo de melhorar os eixos de circulação pedonais e cicláveis, a qualificação da Rua da Pega priorizou a qualificação do espaço público, o reforço da estrutura ecológica, a frente-Ria e a sua relação com a envolvente próxima (Universidade de Aveiro e centro da Cidade)

Qualificação Urbana da zona entre a Rotunda do Canal das Pirâmides e a Ponte da Eclusa
A empreitada de qualificação urbana da zona entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte da Eclusa, à empresa Civibérica – Obras Civis, S.A., em plena execução, vai terminar com o cruzamento de entrada na A25 e aumentar o espaço pedonal na margem sul do Canal Central, criando também uma ciclovia. O projeto prevê o alargamento do perfil viário, com a relocalização da entrada do Ecomuseu da Marinha da Troncalhada, ao mesmo tempo que vai ordenar o espaço, redesenhar e organizar as zonas de circulação com a redefinição dos novos acessos da Cidade aos diferentes polos de interesse e à A25, permitindo a reformulação e aumento da segurança dos cruzamentos existentes, substituindo-os por uma rotunda.

Requalificação do Largo do Rossio e Praça General Humberto Delgado/ “Pontes”
A obra do Rossio, que prossegue de acordo com o planeado, vai trazer ao Centro de Aveiro um espaço público polivalente, tipo "praça central", qualificado para a realização dos mais variados eventos. Com esta empreitada estão a ser reformulados os circuitos de circulação automóvel e criada uma nova área de estacionamento subterrâneo, libertando espaços para circulação pedonal, lazer, cultura e recreio.

Requalificação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho
Em fase final de execução, os trabalhos de requalificação da Avenida central de Aveiro trouxeram o aumento do espaço dedicado aos modos suaves, a dinamização do comércio e serviços existentes e a atração de novas funções, melhorando o seu conforto e segurança. Foi também alterado o enquadramento na rede urbana, nomeadamente os atravessamentos transversais, para garantia do funcionamento do conjunto.

Reabilitação do Edifício da Antiga Estação da CP
Da reabilitação e remodelação realizada destaca-se a coexistência de uma linguagem pré-existente com a contemporânea, onde se incluiu a conservação dos painéis azulejares que revestem as fachadas exteriores, a libertação do espaço interior para permitir a polivalência de usos, a instalação de redes infraestruturais adequadas ao novo uso e à melhoria do conforto ambiental.

Requalificação da Rua Almirante Cândido dos Reis
Aqui foram qualificadas as áreas mais antigas de modo a compatibilizar as diferentes utilizações, promover a qualidade do centro histórico e dar continuidade e primazia aos percursos pedonais.

Nova rotunda da Avenida D. António Francisco dos Santos, Esgueira
Esta é uma obra fundamental na melhoria da acessibilidade ao Centro da Cidade e ao núcleo central de Esgueira e que teve como principal objetivo para a sua execução a diminuição da circulação automóvel de eixos centrais da Cidade, como a Avenida Dr. Lourenço Peixinho.

Requalificação do Centro Histórico de Esgueira
A obra de requalificação do Núcleo Central de Esgueira, em execução, vai compatibilizar as utilizações, de modo a privilegiar os espaços de estadia, promover a acessibilidade, melhorar as condições para os modos suaves e aumentar a qualidade dos espaços e a sua atratividade.
Será melhorada a integração do património e outros equipamentos marcantes nos espaços envolventes, promovendo os elementos identitários de Esgueira, permitindo novas dinâmicas e vivências.

O que foi o PEDUCA?
O PEDUCA foi o principal programa do Portugal 2020 em Aveiro e que se focou no centro da cidade, com o objetivo de reabilitar o edificado existente. Este plano estratégico foi dividido em três planos, desenvolvidos de forma articulada e integrada:

O Plano de Ação para a Regeneração Urbana:

Implementação de operações destinadas a melhorar o ambiente urbano, a garantir a coesão social e a reforçar e valorizar as características diferenciadoras de Aveiro.

O Plano de Mobilidade Sustentável:

Implementação de operações que valorizem os modos suaves e promovam a intermodalidade entre modos de transporte.

O Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas:

Implementação de operações com vista a promover a regeneração física, económica e social, e a melhoria da sua integração, das comunidades que vivem em bairros sociais e zonas urbanas.


MARINHA GRANDE INTEGRA REDE DE AUTARQUIAS QUE CUIDAM DOS CUIDADORES INFORMAIS

 O Município da Marinha Grande foi reconhecido pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores para pertencer à Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), com o projeto “Cuida-me e Cuida-te”, pela adoção das melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais e cujo reconhecimento se materializa na atribuição de selos de mérito.
A RACCI integra os municípios e as freguesias do território nacional português que adotem as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais, sejam de que região for.

Considerando que, em contexto domiciliário quando o indivíduo não tem capacidade para satisfazer as suas necessidades de autocuidado, há necessidade de considerar sempre a dupla, cuidador informal/ indivíduo dependente, cada qual com a sua circunstância e onde o bem-estar de um, depende do bem-estar do outro. O cuidador informal, ao assumir essa responsabilidade, nem sempre está consciente das dificuldades com que se vai debater, necessitando de ter à sua disposição conhecimentos e habilidades necessários à prestação de cuidados.

Neste âmbito, o Município da Marinha Grande em parceria com  Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) da Marinha Grande,vai criar um Programa  de Capacitação de Cuidadores Informais, para dar resposta às necessidades e exigências no cuidar da pessoa dependente e do seu cuidador. O projeto é destinado a um grupo de 15 a 20 pessoas, constituído por 7 sessões presenciais.

O primeiro Grupo terá inicio já em abril, nos dias 3,5,10,12,17,19 e 26 de abril, das 14h30-16h00, na Biblioteca do Centro de Saúde da Marinha Grande.

O objetivo é capacitar os Cuidadores Informais, do concelho da Marinha Grande, para o processo de cuidar dos seus familiares em situação de dependência.

Este programa visa dotar o Cuidador Informal de conhecimentos e competências, no âmbito da prestação de cuidados ao seu familiar, visando ainda, avaliar o nível de sobrecarga dos Cuidadores Informais e a sua satisfação.

Serão abordados os seguintes temas: ser cuidador informal; sobrecarga do cuidador informal/ stress do cuidador; estratégias de coping; estatuto do cuidador informal; apoios sociais /recursos disponíveis na comunidade/produtos de apoio; cuidados de higiene e conforto; mobilização e transferência/ prevenção de quedas; prevenção de úlceras por pressão; alimentação e hidratação (sonda nasogástrica); eliminação vesical e intestinal (sonda vesical, colostomia); sono e repouso; cuidados com a medicação; prevenção de complicações/primeiros socorros; o luto e a morte/o doente paliativo.

As inscrições para o Programa de Capacitação de Cuidadores Informais deverão ser efetuadas através de um destes métodos:  

Ou junto do Enfermeiro de Família.

Proença-a-Nova | Plantação de medronheiros, troca de resíduos e apresentação de livro marcam Dia da Árvore

 

As crianças do pré-escolar e os alunos do 1º Ciclo de Proença-a-Nova plantaram 200 medronheiros num terreno doado por António Cristo e Silva ao Município de Proença-a-Nova, localizado numa das entradas da vila, para assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, consciencializando os mais jovens para a importância de preservar o meio ambiente. Com o apoio dos colaboradores da área do Ambiente, Higiene e Espaços Verdes, a iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, e de elementos da GNR da Seção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário e do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial da Sertã que ajudaram os mais pequenos durante a plantação, explicando a necessidade de se cuidar da floresta.

Um dia depois do início da Primavera, e numa altura em que os campos estão prontos para receber novas plantações, decorreu a iniciativa “Troque Resíduos por Plantas” em que os munícipes foram convidados a trocar os seus resíduos eletrónicos - por exemplo lâmpadas, telemóveis, carregadores, fones, televisores, consolas ou computadores - por plantas existentes no Viveiro Municipal. O objetivo é consciencializar os cidadãos para os danos que são causados ao ambiente pelo depósito indevido de resíduos que têm na sua composição elementos perigosos.

Ainda neste dia e no Centro Ciência Viva da Floresta foi apresentado o livro “Conversas entre Árvores”, com textos de António Ferreira Borges e ilustrações de Diana Oliveira, que contou com a presença de duas turmas do 1º Ciclo de Sobreira Formosa. João Lobo recordou, na ocasião, que também hoje se celebra o Dia Mundial da Poesia: “Convergem aqui no dia 21 de março duas condições diferenciadas: aquela que diz respeito à proteção de um bem essencial para nós vivermos, a floresta e as árvores, e que depois são entrelaçadas por este Dia Mundial da Poesia que lhes dá outro substrato do que é culturalmente o propósito que vamos realizando ao longo da nossa atividade”.

António Borges, que foi um dos elementos do júri na edição de 2022 do Prémio Literário Pedro da Fonseca, falou de cultura e do apoio necessário às publicações que disponibilizam conhecimento. No caso destas “Conversas Entre Árvores”, o livro coloca árvores de diferentes espécies a dialogar entre si, em que “expressam as suas características, dizem aquilo que têm de bom e dizem também aquilo que têm de mau. A originalidade esteve em tentar encontrar espécies parecidas, muito parecidas, e pô-las a conversar”. Ressaltou ainda a importância das ilustrações que, somadas ao texto, criam o valor desta publicação. Diana Oliveira, a ilustradora, referiu a pesquisa que teve de realizar: “foi um trabalho muito interessante. Estes livros são a coisa mais deliciosa de se fazer porque são sobre nós, sobre o nosso planeta, sobre a nossa floresta e espero que gostem tanto dele como eu gostei”.

As celebrações do Dia Mundial da Árvore prolongam-se até domingo, 26 de março: entre as 9h00 e as 12h30 mais de 500 árvores vão ser plantadas no Parque Empresarial de Proença-a-Nova. Qualquer pessoa, de forma individual ou em grupo, pode inscrever-se nesta plantação de árvores autóctones através do seguinte link: https://forms.gle/pgMhmkt5LBBQQBAB6 ou diretamente no Posto de Turismo de Proença-a-Nova. Para quem não possuir meios próprios de deslocação até ao local de plantação, o Município disponibiliza transporte a partir da Biblioteca Municipal, com saídas às 9h00 e 10h30 e regresso às 12h30.

Proença-a-Nova | Carlos Póvoa expõe no Auditório Municipal

 

Cor, traço e movimento” é o nome da exposição de pintura de Carlos Póvoa que está patente no Auditório Municipal até dia 30 de abril. São 20 telas a óleo que recorrem à técnica pincel e espátula e que refletem o seu estilo impressionista, utilizando interpretação das cores, luzes e sombras como se estivessem em ambientes ao ar livre. O pintor representa nas suas obras silhuetas humanas que indiciam movimento, paisagem e outros pormenores de objetos.

Carlos Alberto Mendes Póvoa nasceu em 1944 na Aldeia de Sobrainho dos Gaios, Proença a Nova, em pleno coração do pinhal, na interioridade beirã bem resguardada na sua autenticidade.

O gosto pela pintura cedo se manifestou, tocado pela luminosidade da sua aldeia e pelo carinho que ela lhe dispensou na infância. Iniciou-se como autodidata, mas já frequentou alguns cursos movido pela curiosidade e a necessidade de aprofundar conhecimentos técnicos.

Hoje dedica o seu tempo à arte de pintar. O traço forte a óleo e as linhas definidas das primeiras naturezas mortas deram lugar, pelas técnicas aplicadas, a uma evolução na pintura esbatendo-a até ao abstratizante. A sua obra está representada em algumas coleções privadas, tendo participado em exposições individuais e coletivas valendo-lhe uma menção honrosa.



Sapadores florestais de Águeda reforçados com nova viatura de combate a incêndios

 Equipa municipal tem novo equipamento para prestar este serviço de prevenção de fogos e gestão da floresta

A equipa de sapadores florestais do Município de Águeda foi reforçada, hoje, com uma nova viatura de combate a incêndios, celebrando de uma forma simbólica o Dia Internacional das Florestas.
“Os nossos sapadores desempenham um papel muito relevante na prevenção, gestão e proteção da floresta e esta viatura vem dotar a nossa equipa de melhores condições para a execução do seu trabalho”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que vai complementar a frota e equipamento existente que é usado pelos sapadores ao serviço das populações.
O trabalho que é realizado pelos sapadores florestais constitui “uma importante mais-valia na segurança das nossas comunidades e na execução das faixas de gestão de combustível”. São eles que executam trabalhos de silvicultura preventiva, beneficiam caminhos, fazem a manutenção da rede de pontos de água de combate aos incêndios do concelho, verificam os acessos aos postos de vigia, verificam a operacionalidade de todas as infraestruturas essenciais para o combate aos incêndios.
Para além disso, no período de alerta amarelo ou superior, desempenham funções de vigilância armada, primeira intervenção e rescaldo.
Esta viatura, desenvolvida para os trabalhos de vigilância e patrulhamento florestal, apoia os sapadores na sua ação de prevenção dos incêndios florestais, nomeadamente através de ações de silvicultura preventiva como roça de matos e limpeza, realização de fogos controlados e linhas de quebra-fogo.
Deste modo, a carrinha está equipada, entre outros, com um kit de 1.ª intervenção em fogos, um conjunto de ferramentas florestais, motoserras, motorroçadoras, um tanque com água e mangueira.
Refira-se que esta viatura foi financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, através ICNF – Instituto da Conservação e das Florestas, no âmbito do Programa de Sapadores Florestais (PSF).

Silves | XXV FEIRA DO FOLAR VOLTA A ANIMAR SÃO MARCOS DA SERRA

 O Município de Silves volta a promover a Feira do Folar, que se realizará de 7 a 9 de abril, em São Marcos da Serra.
No ano em que se assinalam os 25 anos do certame, é dado especial enfoque à animação cultural, cuja aposta assenta na diversidade de artistas e coletividades, mantendo vivo os usos e costumes das gentes da serra e do barrocal algarvio.
Do programa fazem parte concertos, celebrações religiosas, grupos corais, ranchos folclóricos, bailes e muita animação de rua.
Dedicada a celebrar o Folar nas suas mais diferentes formas e sabores, o evento reúne diversos produtores tradicionais, que não fazem somente o folar, mas uma enorme variedade de produtos típicos, que vão desde os doces, aos licores e ao medronho, bem como uma série de outras produções.
Organizado pelo Município de Silves, o certame conta com o habitual apoio da Junta de Freguesia de São Marcos da Serra, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo Terras do Arade e Região de Turismo do Algarve.
São Marcos da Serra é uma freguesia do concelho de Silves, conhecida pelas suas características serranas e pelo fabrico do pão e do “Folar”, o “bolo” mais tradicional da Páscoa que complementa qualquer mesa com o seu perfume a canela e erva-doce, decorado com ovos inteiros e feito a partir de uma massa levedada com fermento de padeiro. O objetivo passa por promover o interior do concelho e a cultura popular, designadamente da freguesia de S. Marcos da Serra, veiculando o saber fazer das gentes locais, as suas tradições, a gastronomia e o artesanato, envolvendo agentes e representantes da comunidade local.
O Município de Silves convida todos a desfrutar das iguarias, da música e da alegria que a Feira do Folar de São Marcos da Serra tem para oferecer.
Esteja atento a esta página, que será atualizada regularmente com todas as novidades deste certame!

 

Cantanhede | NOTA DE PESAR

 

O Município de Cantanhede partilha o sentimento de enorme consternação pelo falecimento de Cândido Ferreira, médico, professor, escritor, político e humanista envolvido em causas edificantes em vários domínios.

Uma dessas causas foi a criação de um de Museu de Arte e Colecionismo em Cantanhede, projeto abraçado com entusiasmo pela Câmara Municipal, a partir do repto que lhe foi lançado nesse sentido. No protocolo celebrado com a autarquia, o médico assume o compromisso de doar um significativo número de peças do seu espólio para a constituição do acervo da referida unidade museológica, peças essas que serão expostas organizadas em sete grandes áreas de colecionismo, designadamente pintura, mobiliário e artes decorativas portuguesas, arqueologia de todas as civilizações, artesanato de todo o mundo, história do dinheiro, história postal, temas de bibliografia e afins e colecionismo dito popular.

Na sequência da assinatura do acordo, a Assembleia Municipal de Cantanhede aprovou, em 7 de abril de 2019, a atribuição de um voto de louvor e reconhecimento ao Dr. Cândido Ferreira, tendo em conta o inestimável benefício que o seu gesto de benemerência representa para o concelho, ao nível da oferta de serviços culturais e do reforço da atratividade do território, sem esquecer os méritos que evidenciou, quer profissionalmente, como médico na sua área de especialização, mas também como ensaísta e romancista ou ainda como político muito empenhado na defesa de importantes causas sociais.

Natural de Febres, Cândido Manuel Pereira Monteiro Ferreira, de 73 anos, teve uma carreira de referência na Medicina, área na qual se licenciou, em 1973, pela Universidade de Coimbra. Especialista em Nefrologia, criou uma das primeiras clínicas de hemodiálise em Portugal, destacando-se também por ter integrado a equipa responsável pela primeira transplantação bem-sucedida em Portugal, sob a direção de Linhares Furtado.

A atividade político-partidária foi outro dos exercícios que abraçou com entusiasmo, tendo desempenhado diversos cargos no poder local, destacando-se ainda pela candidatura à Presidência da República, em 2016.

Destacou-se ainda como escritor de romances, contos, crónicas e ensaios, sendo membro da Associação Portuguesa de Escritores, a convite da Direção.

Foi autor dos romances “O Senhor Comendador”, “A Paixão do Padre Hilário” e “Setembro Vermelho” e de três livros de crónicas – “Os Burros”, “Esmeralda-Sim!…” e “Pelas Crianças de Portugal”.

Os últimos três livros que escreveu e publicou, intitulados “Nos Bastidores da Medicina”, “Estórias deste Mundo e do Outro” e “Covid-19 A Tempestade Perfeita”, foram apresentados na Biblioteca Municipal de Cantanhede, em 12 de março do ano passado.


ANAM lança Guia sobre prevenção da corrupção no âmbito das Autarquias Locais

 ANAM apresentou Guia sobre prevenção da corrupção no âmbito das Autarquias Locais: Canais de denúncia e a protecção do denunciante

“A prevenção da corrupção não se pode esgotar na reacção criminal
Joana Marques Vidal, ex-Procuradora-Geral da República
 
“É tudo uma questão de ética! É disso que estamos a falar”
Albino Almeida, presidente da ANAM
 
A Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) apresentou ontem, no Grémio Literário, em Lisboa, o Guia Sobre a Prevenção da Corrupção no Âmbito das Autarquias Locais: Canais de Denuncia e a protecção do denunciante.
 

Da autoria de Patrick de Pitta SimõesLuís Filipe Mota Almeida e Manuel Ferreira Ramos e com prefácio de Joana Marques Vidal, este é um documento que constitui uma ferramenta de promoção de transparência do poder local e reforço da confiança da sociedade civil, assim como um documento de apoio a todos os que exercem funções administrativas e políticas nas autarquias locais, contribuindo para o exercício rigoroso e transparente das suas atribuições e competências, em prol da causa pública.
 

Considerando que “as ações e omissões das autarquias locais no desenvolvimento das suas funções se reflectem significativamente no quotidiano das comunidades e das suas populações”, Joana Marques Vidal, ex-Procuradora-Geral da República, realça: “a prevenção da corrupção não se pode esgotar na reacção criminal, antes envolvendo necessariamente todas as instituições e cidadãos na interiorização de culturas e conduta de natureza preventiva, apresentando-se-nos como evidente a relevância de que se reveste o papel das autarquias locais nesta matéria”.
 

Esta é uma opinião também partilhada por Fernando Santos Pereira, responsável pela Comissão de Acompanhamento da Revisão da Legislação Autárquica da ANAM: “a corrupção retira as pessoas da democracia. Ela evita-se através da cultura da cidadania”.
 
Para Albino Almeida, Presidente da ANAM, “ainda que a prevenção da corrupção e de infrações conexas constituam uma prioridade e um desafio do poder local, é fundamental ter presente que as autarquias estão muito desamparadas nas decisões, ou seja, existem vários procedimentos a respeitar e, sem assessores, acabam por as tomar com relativa insegurança jurídica. Numa altura em que muito se fala de transferência de competências, esta é uma matéria a ter em conta.”
Escrutina-se pouco em matéria pública, acrescenta, referindo-se à extinta IGAL (Inspecção Geral da Administração Local), cuja principal atividade consistia na verificação do cumprimento das leis por parte das autarquias locais, uma opinião que segue em linha com Joana Marques Vidal, que defendeu “a retoma da inspecção e auditoria às autarquias” na perspectiva de uma “maior transparência e para deixar de haver suspeição sobre as autarquias locais”.
 
“A favor de uma fiscalização dura, com consequências”, Albino Almeida considera que “é tudo uma questão de ética! É disso que estamos a falar”.
 
O lançamento do Guia Sobre a prevenção da corrupção no âmbito das Autarquias Locais é uma iniciativa da ANAM, em parceria com a Associação dos Trabalhadores da Administração Local (ATAM) e a Associação de Estudos de Direito Regional e Local (AEDREL), tendo como o tema principal neste Tomo I os canais de denúncia e a protecção do denunciante, destacando os seus direitos e garantias de protecção, com  vista a prevenir e mitigar os elevados custos que poderão decorrer ao denunciante, tratando, assim, a denúncia, não só como um acto de coragem, mas também de cidadania.
 
O que são os canais de denúncia, quais as autarquias obrigadas a estabelecer canais de denúncia internos e externos, qual o prazo para a conservação das denúncias, são algumas das questões exploradas ao longo desta publicação, disponível na ANAM para distribuição aos Eleitos Locais.
 
Sónia Matos
Comunicação ANAM

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 22 DE MARÇO NAS RUAS DA LIBERDADE, HERÓIS DE MUCABA, ANTÓNIO CABRITA PIRES, DR. ANTÓNIO DA COSTA CONTREIRAS, JOSÉ RODRIGUES MARTINS E DR. JOSÉ VENTURA DUARTE ENTRE AS 09H00 E AS 16H00

 A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos no âmbito da empreitada “Requalificação do Mercado Municipal de São Bartolomeu de Messines”, o fornecimento de água será interrompido nas Ruas da Liberdade, Heróis de Mucaba, António Cabrita Pires, Dr. António da Costa Contreiras, José Rodrigues Martins e Dr. José Ventura Duarte, na freguesia de São Bartolomeu de Messines, entre as 09h00 e as 16h00.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Aveiro | Conversa sobre rastreio e deteção precoce do cancro hereditário

 No próximo sábado, 25 de março, o Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro e a Fábrica Centro Ciência Viva promovem a terceira sessão do ciclo de conversas dedicadas ao cancro, desta vez sobre o rastreio oncológico e a deteção precoce do cancro hereditário. O evento tem início às 15h00, na Fábrica Centro Ciência Viva. A entrada é livre.
Que programas de rastreio para a deteção precoce do cancro existem atualmente em Portugal e quais serão implementados no futuro? Quem pode ser convocado e que exames tem de realizar? Como é feito o rastreio dos indivíduos com suspeita de cancro hereditário? O que são os testes genéticos e quem deve realizá-los? Como apoiar e acompanhar as famílias com cancro hereditário?
 
Este é o mote para a terceira sessão do Ciclo de Conversas do projeto “Vamos aprender sobre Cancro”, em que será abordado o Programa Nacional de Rastreio Oncológico e a Deteção Precoce do Cancro Hereditário.
 
O painel de convidados inclui cientistas do IPATIMUP, do i3S e do Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro, que desenvolvem investigação na área do cancro; representantes da Liga Portuguesa Contra o Cancro e também da Associação de Apoio a Portadores de Alterações nos Genes Relacionados com Cancro Hereditário (EVITA).
 
Mais informações estão disponíveis aqui.

Município de Reguengos de Monsaraz reúne alojamentos locais para expor posição sobre o programa Mais Habitação


O Município de Reguengos de Monsaraz vai reunir no dia 23 de março, pelas 16h, com os agentes de alojamento local do concelho para que tenham conhecimento da posição da autarquia sobre as medidas governamentais no âmbito do programa Mais Habitação. No encontro que vai decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Reguengos de Monsaraz pretende-se também ouvir os empresários e proprietários de alojamentos locais sobre o documento que a autarquia está a finalizar e que vai entregar ao governo durante o período da consulta pública deste programa.
Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirma que “estamos totalmente ao lado dos empresários e proprietários dos alojamentos locais e dos proprietários das habitações face à nova proposta de lei do pacote Mais Habitação”. A autarca considera que “o programa é uma afronta ao constitucionalmente consagrado direito de fruir da propriedade e dos seus bens legalmente adquiridos, de os utilizar, deles dispor e transmitir em vida ou por morte”.
 
Marta Prates refere que “somos totalmente contra qualquer tipo de arrendamento forçado de habitações devolutas, pois consideramos que quem trabalhou para em vida ter património ou quem por direito recebeu de herança património imobiliário, possa decidir quando e como utilizar o seu património. Se por determinada razão considerar que deve manter o seu património imobiliário sem uso tem esse direito e não lhe deve ser retirada à força a sua casa ou o seu apartamento para o Estado arrendar, se esse não for o seu desejo. Ao Estado o que é do Estado!”
 
A autarca diz que “também se considera uma injustiça o que o atual governo propõe fazer, nomeadamente a todos aqueles empresários que investiram nos nossos centros históricos, muitas vezes devolvendo-lhe a dignidade perdida, requalificando e dando vida a casas abandonadas e degradadas. Neste sentido não concordamos com a suspensão de novos registos de alojamento local, principalmente porque ainda não estão bem definidas o que são zonas para alojamento rural, nem estudado o real impacto em cada concelho”.
 
A Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz sublinha que “relativamente à criação de uma taxa extraordinária, considero que o Estado tem sim que investir na habitação e não arrecadar mais impostos através dos alojamentos locais. Não podemos a meio do jogo definir novas regras e abandonar quem fez um enorme investimento pessoal, promoveu o crescimento turístico em Portugal e ajudou a manter a estabilidade económica do país”.
 
 Carlos Manuel Barão

MARINHA GRANDE É UM MUNICÍPIO CARDIOPROTEGIDO

 O Município da Marinha Grande tem em curso o Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa, contando atualmente com 23 espaços equipados com Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE), que visam a sua utilização em caso de emergência.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, “a instalação de desfibrilhadores no concelho da Marinha Grande era um objetivo que queríamos concretizar, para tentar assegurar uma cobertura geral do território, em diversas infraestruturas onde existe uma grande afluência de pessoas. Todo o investimento que estamos a fazer, se salvar uma vida, já valeu a pena e é um projeto que muito nos orgulha”.

“Queremos ter a salvaguarda de, numa situação em que seja necessário um desfibrilhador, ele esteja à mão, para poder ser utilizado. Por isso, para além da aquisição dos equipamentos, temos também em consideração a formação das pessoas que irão atuar numa eventual situação de urgência”, acrescenta o presidente.
A doença cardíaca é a principal causa de morte no mundo, sendo que, a morte súbita é a causadora de mais de 60% dos episódios de morte por doença coronária. Está cientificamente comprovado que a utilização de DAE, em contexto extra-hospitalar aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência.

Assim, o Município da Marinha Grande, considerou ser necessário ir mais longe, apostando numa estratégia global, coordenada e integrada no campo do socorro às vítimas de Paragem Cardio Respiratória, consubstanciada na implementação de um Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa alargado, perspetivando -se que num futuro próximo, todo o concelho esteja dotado de equipamentos DAE, e que exista um grande número de munícipes com formação na sua utilização, no sentido da literacia em saúde em SBV da população marinhense.  
Por cada um dos espaços dotados com DAE, foram formados 6 elementos em suporte básico de vida, que estarão capacitados a prestar o apoio à comunidade em caso de emergência. O licenciamento e autorização é assegurado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), validando o rigor e qualidade dos programas de cardioproteção implementados.

Recentemente, foram equipados 10 espaços com programas de cardioproteção, que estão distribuídos pelo concelho, nomeadamente: 
Campos de Ténis da Marinha Grande, Escola EB 2/3 Guilherme Stephens, Escola EB 2/3 Nery Capucho, Escola EB2 Padre Franklin, Escola EB3/Secundária José Loureiro Botas, Escola Secundária Pinhal do Rei, Mercado Municipal de Vieira de Leiria, Parque Municipal de Exposições (FAE) - Pavilhão de Clube do Judo, Estaleiros Municipais e Teatro Stephens – Casa da Cultura. 

Foi ainda ativado pelo Programa Municipal de DAE, o equipamento da Escola Secundária Engº Acácio Calazans Duarte, uma vez que não estava licenciado nem tinham programa de formação.

Estes DAE juntam-se aos 5 anteriormente instalados nos seguintes espaços municipais: Estádio Municipal da Marinha Grande, Piscina Municipal da Marinha Grande, Parque Municipal de Exposições, Pavilhão Gimnodesportivo Nery Capucho e Pavilhão Gimnodesportivo Albino Reis Paulo (Vieira de Leiria).

Foram ainda contemplados com apoio financeiro, 7 clubes desportivos que desenvolvem a prática de desporto federado, para aquisição de pacote de cardioproteção composto por equipamento de DAE, formação e manutenção por três anos, designadamente: Atlético Clube Marinhense, Clube Desportivo da Garcia, Clube Desportivo Moitense, Grupo Desportivo dos Vidreiros, Industrial Desportivo Vieirense, SIR 1º de Maio, Sport Lisboa e Marinha.


MARINHA GRANDE RECEBE SEMANA DO TURISMO INDUSTRIAL

 A Marinha Grande recebe a segunda edição da iniciativa nacional “À descoberta do Turismo Industrial”, de 10 a 16 de abril de 2023, que visa revelar e promover os locais e experiências associados à indústria viva e ao património industrial em Portugal, cuja participação é gratuita.
A iniciativa é promovida pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, do qual o Município da Marinha Grande faz parte e conta com o apoio dos diversos parceiros.

Na Marinha Grande, de forma gratuita, o visitante poderá usufruir de visitas ao Estúdio de Vidro Poeiras Glass, onde decorrerão demonstrações de fabrico do vidro ao vivo; visitar as oficinas de artesanato em vidro trabalhado ao vivo, junto ao Museu do Vidro da Marinha, onde estará exposta a Peça Comemorativa da 1ª Edição desta iniciativa, em 2022, criada e executada na Marinha Grande, e onde decorrerão ateliês infantis de pintura sobre vidro.
Terá ainda oportunidade de efetuar visitas guiadas à fábrica Crisal, de produção de vidro automático e à empresa Planimolde, S.A., de produção de moldes e peças plásticas, bem como de efetuar uma visita à exposição “Esculpir o Aço”, comentada por um antigo trabalhador da indústria de moldes.

A valorização desta oferta turística diferenciadora é o mote para a realização de diferentes atividades destinadas a todos, incluindo as famílias, que decorrerão em diversas localidades do país.
Visitar fábricas em laboração e equipamentos museológicos, compreender os processos de fabrico, perceber o funcionamento da maquinaria e experimentar o produto final, são exemplos de programas originais que poderão ser usufruídos no decurso desta semana. Aceite o convite e parta à descoberta do património cultural e das atividades produtivas dos territórios que refletem o que é – ou o que já foi – feito em Portugal.

Para saber mais sobre todas as iniciativas a decorrer, quer na Marinha Grande, quer nos restantes Municípios/Parceiros aderentes, consulte a Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, em http://business.turismodeportugal.pt/pt/Agenda/Eventos/Paginas/a-descoberta-do-turismo-industrial.aspx
O programa da segunda edição da iniciativa nacional “À descoberta do Turismo Industrial” na Marinha Grande é o seguinte:

SEMANA NACIONAL DO TURISMO INDUSTRIAL
“À DESCOBERTA DO TURISMO INDUSTRIAL“
10 A 16 ABRIL 2023
PROGRAMA MARINHA GRANDE
10 a 15 de abril
VISITAS AO ESTÚDIO DE VIDRO POEIRAS GLASS
Um espaço aberto ao público, onde é possível saber mais sobre a arte de trabalhar o Vidro de forma artesanal. Nesta visita pode contactar diretamente com o Mestre Vidreiro Alfredo Poeiras, e saber mais sobre a técnica do vidro soprado e de Maçarico, e ver ao vivo os fornos, ferramentas e os moldes com os quais ele executa as suas peças.
Garrafas com compartimentos individuais de quatro ou seis vinhos, ou garrafas e jarros feitos com a técnica doublé, são algumas das peças mais emblemáticas executadas por este Mestre Vidreiro.

Horário:
10h-13h | 14h-18h

Preço: gratuito

Local: Poeiras Glass
Praça Guilherme Stephens Edifício da Resinagem, Loja 7
2430-522 Marinha Grande
39.74951, -8.93283

Acessibilidades e Estacionamento:
A visita é acessível a pessoas com mobilidade reduzida.
Estacionamento para viaturas ligeiras e autocarros no Parque da Cerca.
39.749735, -8.934647


Contactos:
960225209

11 a 16 de abril
VISITA ÀS OFICINAS DE ARTESANATO EM VIDRO TRABALHADO AO VIVO
Visita livre às oficinas de demonstração de fabrico e de decoração de vidro, comentadas pelos próprios artesãos que estão a trabalhar ao vivo. O visitante tem a oportunidade de contactar diretamente com a prática da atividade vidreira, de produção e decoração de vidro, em contexto oficinal.

Local: Junto ao Museu do Vidro
Horários: 10h às 12h30 | 14h às 17h

EXPOSIÇÃO DA PEÇA COMEMORATIVA “À descoberta do Turismo Industrial”
Peça criada e executada ao vivo no âmbito da 1ª edição da iniciativa nacional “À descoberta do Turismo Industrial”, em 2022, pelas mãos dos vidreiros Arlindo Francisco, Nelson Figueiredo e Noé Francisco que há vários anos se dedicam à arte de trabalhar o vidro, com o apoio do CENCAL - Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica, da Marinha Grande.

Local: Receção do Museu do Vidro
Horários: 10h às 13h | 14h às 18h
(Últimas entradas às 12h30 e 17h30)

Museu do Vidro
Palácio Stephens - Praça Stephens
2430-522 Marinha Grande
39.74974, -8.93325

Preço: Gratuito

Acessibilidades e Estacionamento:
Estacionamento para veículos ligeiros e estacionamento reservado para
pessoas com mobilidade reduzida. Boa acessibilidade para pessoas com
necessidades específicas.


Contactos:
244 573 377

11 de abril
VISITAS GUIADAS - “Da Matéria à Forma”, a Crisal a escrever a história do vidro há mais de sete décadas

Com mais de 70 anos de uma história única na Indústria Vidreira, a Crisal oferece produtos icónicos de alta qualidade, elegantes e resistentes. A fábrica possui dois fornos com capacidade máxima total de fusão de 140 toneladas por dia, os quais alimentam 7 linhas de produção, que operam em três técnicas diferentes: soprado, pensado e caliçaria. O portefólio de produto inclui uma vasta gama de artigos desde copos, cálices, canecas, taças, vasos, entre outros.
A visita percorre todo o fascinante processo de produção de vidro automático desde a “Matéria até à Forma”, ou seja, desde a ensilagem da matéria-prima que é fundida a cerca de 1550  ͦC nos dois Fornos da Crisal, passando pela moldação da peça, onde a gota incandescente passa por mecanismos de sopro ou de prensas surgindo na forma de copos, cálices, taças, canecas, entre outros. De seguida, passa pela área de recozimento e posterior escolha criteriosa de cada um dos artigos, que serão depois enviados ao cliente e comercializados na Loja da Crisal, onde termina a visita.
Horário:
10h e 14h
Inscrição prévia obrigatória: communication@lcglass.com (até dia 28/03)
Visita limitada a maiores de 12 anos

Preço: gratuito

Local: Crisal
Zona Industrial do Casal da Lebre Rua de Portugal, lote 1
2430-028 Marinha Grande
39.72349, -8.92903

Acessibilidades e Estacionamento:
Visita não acessível a pessoas com mobilidade reduzida
Parque de estacionamento da empresa Crisal, limitado aos lugares existentes

Link: Turismo Marinha Grande / CRISAL - Cristalaria Automática, S.A (cm-mgrande.pt)

Contactos:
244 545 800

12 e 13 de abril
ATELIÊ INFANTIL DE PINTURA SOBRE VIDRO
A partir da visita às salas de decoração em vidro da exposição temporária do Museu do Vidro, as crianças têm a oportunidade de aprender a técnica de pintura em vidro, utilizando materiais e tintas próprias para o vidro. De forma a incentivar a reutilização de materiais, cada criança deve trazer um frasco de vidro.

Horário:
Dia 12 - 15h00
Dia 13 - 10h30
Participação limitada a 10 crianças/dia, dos 6 aos 10 anos de idade
Inscrição prévia obrigatória: museu.vidro@cm-mgrande.pt (até dia 06/04)

Preço: gratuito

Acessibilidades e Estacionamento:
Estacionamento para veículos ligeiros e estacionamento reservado para
pessoas com mobilidade reduzida. Acessibilidade parcial na visita às instalações, para pessoas com
necessidades específicas.


Contactos:
244 573 377

13 de abril
VISITAS GUIADAS À EMPRESA PLANIMOLDE, S.A.
A Planimolde foi fundada em 1978 e dedica-se ao fabrico, produção e comercialização de moldes e à produção de peças plásticas.
O turista tem a oportunidade de conhecer a indústria, e ver in loco o processo produtivo, como o fabrico de moldes, e a execução da peça final.
O mais provável é que o automóvel onde anda, o brinquedo que o seu filho tem…seja nosso… seja made in Planimolde.

Horário:
14h30 às 16h30
Inscrição prévia obrigatória: rh@planimolde.pt (até dia 10/04)

Preço: gratuito

Local: Planimolde, S.A.
Rua do Lamarão da Embra, Pedrulheira
2430-109 Marinha Grande
39.7403675, -8.91161

Acessibilidades e Estacionamento:
Estacionamento para veículos ligeiros e estacionamento reservado para
pessoas com mobilidade reduzida. Boa acessibilidade para pessoas com
necessidades específicas.



Contactos:
244 574 850

14 de abril
VISITA À EXPOSIÇÃO "ESCULPIR O AÇO"
COLEÇÃO VISITÁVEL DO FUTURO MUSEU DA INDÚSTRIA DE MOLDES
Esta exposição, organizada cronologicamente, com recurso a informação escrita e a meios audiovisuais, como fotografia e vídeo, visa mostrar máquinas, ferramentas e instrumentos de trabalho do setor, bem como moldes e produtos finais, e retratar o percurso histórico e tecnológico desta indústria em Portugal, desde os primeiros moldes para vidros e plásticos fabricados na década de 1930. A visita é acompanhada e comentada por um antigo trabalhador da indústria de moldes, em parceria com a Cefamol - Associação Nacional da Indústria de Moldes.

Horário: 16h
Participação limitada a 20 pessoas
Inscrição prévia obrigatória: museu.vidro@cm-mgrande.pt (até dia 11/04)

Preço: gratuito

Museu do Vidro
Palácio Stephens - Praça Stephens
2430-522 Marinha Grande
39.74974, -8.93325

Acessibilidades e Estacionamento:
Estacionamento para veículos ligeiros e estacionamento reservado para
pessoas com mobilidade reduzida. Boa acessibilidade para pessoas com
necessidades específicas.


Contactos:
244 573 377

15 e 16 de abril
DEMONSTRAÇÃO DO FABRICO DE VIDRO SOPRADO AO VIVO
As demonstrações decorrem no Estúdio de Vidro – PoeirasGlass, junto ao Museu do Vidro da Marinha Grande, um espaço que recria o ambiente de uma fábrica de vidro, e onde podem ver ao vivo a manufatura do Vidro de forma artesanal. Durante a demonstração do fabrico de uma peça, o Mestre Vidreiro conta a história do vidro e explica as técnicas usadas no fabrico manual. Atividade promovida pelo Município da Marinha Grande.

Horário:
14h-17h

Preço: gratuito

Local: Poeiras Glass
Praça Guilherme Stephens Edifício da Resinagem, Loja 7
2430-522 Marinha Grande
39.74951, -8.93283

Acessibilidades e Estacionamento:
A visita é acessível a pessoas com mobilidade reduzida.
Estacionamento para viaturas ligeiras e autocarros no Parque da Cerca.
39.749735, -8.934647


Contactos:
960225209