domingo, 1 de novembro de 2020

MEMORIAL - Tempo de reflexão


MEMORIAL DEDICADO AO DIA DE FINADOS
Com o meu cordial abraço de amizade
partilho o meu programa de ontem neste link:


Desejando a todos um magnífico fim de semana.

Euclides Cavaco

Investimento de 45 mil euros: Câmara de Cantanhede faz obras no Canil Municipal

 

Estão praticamente concluídas as obras no Canil Municipal de Cantanhede – Centro de Recolha Animal no Centro de Recolha Animal (CRAC) –, um investimento da autarquia da ordem dos 45 mil euros, com financiamento comunitário de 15 mil euros.

O objetivo é duplicar a capacidade de lotação daquele equipamento para dar resposta ao crescente abandono de canídeos, situação que, segundo os últimos dados do concelho, tem vindo a agravar-se significativamente, levantando sérias dificuldades ao respetivo serviço municipal.

Localizado no perímetro da Zona Industrial de Cantanhede, junto à antiga ETAR entretanto desativada, “o canil encontrava-se claramente subdimensionado para acomodar os animais capturados diariamente, o que levantava sérios problemas em termos de logística e outros daí decorrentes nomeadamente a nível de salubridade”, afirma o vereador do pelouro, Adérito Machado, adiantando que “a intervenção realizada era absolutamente necessária para assegurar o respeito pelas exigências da legislação em vigor em matéria de higienização, funcionalidade e adequada guarda dos animais”.

Trata-se de um investimento necessário desde há bastante tempo, tínhamos de aumentar a capacidade do canil para acompanhar a evolução das capturas regulares”, afirma o autarca, alertando para a necessidade de “haver sentido de responsabilidade da parte de quem tem animais de companhia ou de estimação”, e apelando “para que não os abandonem, o que, além de ser uma violência para os animais, levanta problemas de saúde pública e de segurança para as pessoas”.

Entretanto, para combater o flagelo do abandono dos animais de companhia, o Município de Cantanhede tem adotado práticas de saúde e bem-estar animal no Centro de Recolha Animal (CRAC) e a desenvolver campanhas para estimular a adoção de cães e cachorros.

Além da esterilização, desparasitação externa e interna, os animais adotados são agora vacinados, de forma a prevenir doenças como a Raiva, Parvovirose, Leptospirose e Parainfluenza (tosse do canil), e é efetuada a sua identificação eletrónica gratuitamente.

Recorde-se que a vacina antirrábica e a identificação eletrónica são obrigatórias por lei.

Quem adotar um animal do canil, além de estar a ganhar um amigo para a vida está a contribuir para que haja menos pressão no canil e nos serviços” refere o vereador Adérito Machado, mas sublinhando que “só deve adotar um animal quem achar que tem disponibilidade financeira, espaço físico e tempo para isso”.

Os animais disponíveis para adoção podem ser visitados nas instalações do Centro de Recolha Animal ou através da página do facebook em “Centro de Recolha Animal de Cantanhede“, ou ainda na página oficial do Município.

Maioria dos cemitérios abertos mas com restrições e proibições


A tradição de visitar os cemitérios para prestar homenagem aos mortos é hoje assinalada com novas regras sanitárias, desde uso obrigatório de máscara à proibição de aglomerados, havendo alguns espaços que vão estar encerrados, devido à pandemia da covid-19.

Além do feriado do Dia de Todos os Santos, hoje é celebrado, por antecipação, o Dia dos Fiéis Defuntos, que se assinala na segunda-feira, o que motivou a decisão do Governo de limitar a circulação entre concelhos do território continental durante este fim de semana, entre a passada sexta-feira e terça-feira, com o objetivo de "conter a transmissão do vírus e a expansão da doença".

A maioria das Câmaras Municipais decidiu manter os cemitérios abertos durante este fim de semana, mas há mais de dezena de concelhos, localizados sobretudo na região Norte, que determinaram o encerramento dos cemitérios nestas datas, inclusive Esposende, Póvoa de Varzim, Matosinhos, Porto, Maia, Gondomar, Estarreja, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Vizela, Fafe, Vila Nova de Famalicão e Guimarães.

No concelho do Porto, o presidente da Câmara Municipal, Rui Moreira, justificou a decisão de encerrar os cemitérios durante este fim de semana, inclusive na segunda-feira, com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de circular entre concelhos, determinando que, para minimizar o impacto deste encerramento, o horário destes espaços fosse alargado durante a última semana.

Com limitação de permanência até 30 minutos, lotação definida para cada situação e sem ajuntamentos com mais de cinco pessoas, os cemitérios de Viana do Castelo vão estar abertos hoje e na segunda-feira, informou a autarquia.

Ainda na região Norte, a Câmara de Vila Real vai "implementar medidas excecionais" que condicionam o acesso aos cemitérios, indicando que o período de funcionamento será das 07:30 às 19:00, a entrada estará sujeita a lotação e a permanência não deverá ultrapassar os 30 minutos seguidos, as casas de banho estarão encerradas e é obrigatória a utilização de máscara no interior do cemitério, a desinfeção das mãos e o uso de luvas para o manuseamento de baldes, vassouras e outros equipamentos de utilização coletiva.

Na cidade de Bragança, capital de distrito, os dois cemitérios vão manter-se abertos no feriado do Dia de Todos os Santos, com limitação de pessoas e de tempo de permanência e outras medidas sanitárias contra a covid-19, à semelhança do que foi determinado para os cemitérios da cidade de Seia, no distrito da Guarda, que estão abertos com horário alargado para permitir que os cidadãos possam visitar aqueles espaços que estão sujeitos a restrições impostas pela pandemia.

No distrito de Castelo Branco, o cemitério municipal de Oleiros vai manter-se aberto, com acesso controlado e com proibição de partilha de materiais de limpeza devido à covid-19, situação que também vai acontecer no município do Cartaxo, no distrito de Santarém, com a decisão de alargar o horário para evitar a concentração de pessoas e garantir o cumprimento das medidas de proteção devido à pandemia, e na cidade de Évora, capital de distrito, com os dois cemitérios a funcionar com várias regras, inclusive um máximo de 80 pessoas em simultâneo em cada um.

Em Lisboa, a capital vai manter os cemitérios abertos nos horários habituais, mas haverá controlo de entradas, o uso de máscara será obrigatório e as capelas estarão encerradas, verificando-se uma situação semelhante nos restantes concelhos do distrito, inclusive Loures, Oeiras e Mafra.

Mais a sul de Portugal continental, os cemitérios de Setúbal mantêm-se abertos, mas são proibidos aglomerados com mais de dez pessoas devido à covid-19, e os de Faro vão estar abertos, mas limitados a um máximo de 50 pessoas em simultâneo, com obrigatoriedade do uso de máscara no interior.

Na Região Autónoma da Madeira, os quatro cemitérios do concelho do Funchal vão estar abertos, mas com limitação do número de entradas, de pessoas de cada família e do tempo de permanência no espaço.

Quanto aos Açores, não foram emitidas quaisquer indicações de alterações no funcionamento dos cemitérios.

Lusa

Silves: ILUMINAÇÃO É ACESA PARA ASSINALAR A DATA DA FEIRA DE TODOS OS SANTOS


Uma vez que não será possível realizar a anual Feira de Todos os Santos, como era intenção do Município de Silves, devido à atual situação epidemica do novo coronavirus (SARS-CoV-2), mas porque já se encontravam em curso os preparativos para a organização e realização do certame, foi decidido acender a iluminação colocada no local da realização da feira no dia de Todos os Santos, como forma de assinalar esta Feira Histórica.

Este evento é realizado desde 1492, tendo Silves recebido a “Carta de Feira” pelo rei D. João II. É uma tradição que já está enraizada nas memórias de Silves e que permite o contacto com diversos produtos tradicionais e da terra.

MUNICÍPIO DE SILVES DISTRIBUI MÁSCARAS REUTILIZÁVEIS JUNTO DA POPULAÇÃO


O Município de Silves procedeu recentemente à distribuição de kits de máscaras reutilizáveis e certificadas junto da população. A autarquia adquiriu cerca de 70 mil máscaras, em kits de duas unidades, como medida de combate à propagação da COVID19, pretendendo contribuir para a proteção individual dos munícipes, numa altura em que o país entrou novamente em estado de calamidade.

Cada kit inclui um flyer de sensibilização e informação relativa à importância do uso de máscara e do cumprimento das orientações da DGS no que se refere ao distanciamento social, higienização de mãos e às respetivas máscaras reutilizáveis, tendo o envio sido efetuado através de endereçamento postal a todos os consumidores de água do concelho. A quantidade de Kits atribuídos varia em função do volume médio de consumo de água.

A distribuição de máscaras pela população será reforçada através dos Serviços Municipais Florestais e da Unidade Móvel de Saúde.

Todos aqueles que, eventualmente, não tenham recebido o seu kit de máscaras pelo correio, deverão entrar em contacto com a Autarquia através do número 282 440 868, específico para este efeito, para obter o seu kit.

Relembramos que, ainda neste contexto, no âmbito do regresso às aulas e como medida adicional, foram oportunamente distribuídas pela comunidade escolar do concelho, milhares de máscaras comunitárias para utilização por parte dos alunos com mais de 10 anos, professores e demais profissionais afetos à atividade escolar.

Urgente apelo para resistir à traição e ruína do Ocidente, fina flor da civilização cristã

 

Manifesto publicado pelo Instituto Plinio Corrêa de Oliveira em 30-10-20

Atríplice crise resultante da COVID-19, da agitação civil e do desastre econômico está abalando os fundamentos espirituais e materiais do Ocidente e do mundo. Não se trata de uma crise comum, pois ela abala nossas certezas desgastadas, ao mesmo tempo em que muda nossas rotinas diárias e cerceia a liberdade da Igreja. Frente a essa crise, muitos ficam perplexos e se perguntam o que deu errado. Para onde vai o Ocidente? É possível evitar o caos que se aproxima?

Diante desse grande perigo que ameaça o Ocidente, o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira e suas organizações co-irmãs e autônomas nos cinco continentes — constituídas de leigos católicos que de há muito defendem a Civilização Cristã contra os erros do comunismo e do socialismo — apresentam uma análise dos perigos da atual situação, bem como uma mensagem de esperançosa restauração.

I. A situação atual

A atual crise se manifesta de várias maneiras. Entretanto, todas elas apresentam uma finalidade comum: destruir as estruturas da Civilização Cristã ocidental que ainda resistem. Poderíamos dividi-las em três categorias principais.

1. Uma crise sanitária que afeta todos os aspectos da vida

O mundo se confronta com uma epidemia viral suspeita originada e propagada a partir da China. Este vírus afeta, acima de tudo, as nações cristãs da Europa e das Américas, causando graves riscos sanitários e um profundo impacto econômico, social e psicológico resultantes das draconianas medidas sanitárias e lockdowns.

O assim chamado novo normal está afetando também a vida de centenas de milhões de pessoas ao limitar a liberdade de movimento, interrompendo o trabalho e a educação, proibindo ou limitando reuniões, eventos culturais e finalmente restringindo o acesso à Missa dominical e aos sacramentos.

As pessoas são levadas a se acostumar com um mundo de tristeza, isolamento e subconsumismo controlado por tecnocratas, não muito diferente do pesadelo distópico do romance ‘1984’, de George Orwell.

2. A pandemia expõe as debilidades estruturais de nosso mundo globalizado

Uma grave crise econômica está batendo à porta, com enormes consequências políticas, sociais, culturais e psicológicas. Analistas de nível mundial prevêem que será muito pior do que a Grande Depressão que começou em 1929.

A pandemia revelou a monumental dependência econômica do Ocidente — nefasto resultado do imprudente deslocamento de sua base industrial especialmente para a China.

O resultado é a grande fraqueza política do Ocidente. Sua influência se encontra muito abalada no mundo “multipolar” no qual a China comunista vem assumindo o papel de dragão. Muitos autores denunciam o declínio inevitável e gradual do poder político, militar e diplomático do Ocidente no cenário internacional. O mundo, como o conhecíamos, parece estar chegando ao seu fim.

3. A agitação enfraquece ainda mais o Ocidente

O Ocidente está sendo enfraquecido por focos de agitação que surgem simultaneamente no mundo todo, como que desencadeados por uma direção comum. Tais pontos incluem:

a) Imigração descontrolada, um mal importado que favorece a formação de quistos estrangeiros dentro das nações. Muitos recém-chegados — especialmente migrantes muçulmanos — recusam integrar-se e assimilar-se ao país que os recebe, criando de fato um separatismo interno. Este fenômeno transforma o Ocidente em um “espaço aberto” multiétnico, multirreligioso e multicultural, sem uma identidade nem objetivo comum.

b) Outro foco de agitação está no surgimento de políticas identitárias e ideologias de esquerda que buscam varrer todos os resquícios e estruturas do nosso passado cristão. Estes ideais sociais “desconstrucionistas” têm como alvo a sociedade burguesa capitalista. Muitos esquerdistas se aproveitam de diferenças raciais e culturais para promover a luta de classes por meio de violência nas ruas e destruição urbana. Um exemplo típico são os tumultos populares promovido pelo movimento Black Lives Matter nos Estados Unidos [foto acima].

Entre outras consequências, esta agitação leva a um radicalismo que, com a ajuda da mídia, assusta e paralisa a maioria silenciosa. Em países onde esta maioria reage, a consequente polarização ideológica leva a uma paralisia das instituições democráticas, e muitos observadores chegam a mencionar o risco de guerra civil.

II. O homem ocidental face a este panorama

O Ocidente não está preparado para enfrentar esta tríplice crise. Seus alicerces estão corroídos pela terrível fraqueza estrutural causada por uma revolução cultural massiva, como se pode ver, por exemplo, com a crise na família, a cultura da morte representada pelo aborto, e a ideologia LGBT agressiva que vem se impondo a toda a sociedade, até mesmo a crianças inocentes.

Acima de tudo, o Ocidente está enfraquecido por uma crise espiritual. Muitos abandonam a Fé e vivem sem respeitar a lei de Deus, ignorando sua graça e a vida sacramental. Enfraquecidos por esta decadência moral, passamos a esquecer nossas raízes cristãs.

Privados de apoio espiritual e social, muitos reagem à esta tríplice crise com perplexidade e incredulidade. Muitos psicólogos chamam isso de “trauma coletivo”. Nosso mundo, poderoso, sólido, tecnologicamente “perfeito” e seguro de si, foi abalado até os alicerces pelo novo coronavírus.

Em poucos meses, muitas certezas ruíram junto com a economia ocidental. Tais certezas alimentavam nas massas um otimismo de progresso indefinido. Hoje, essa crise corroeu a confiança na mídia, na ciência, nas autoridades políticas e até nos líderes religiosos.

O otimismo, traço característico de nosso tempo, que havia resistido a duas guerras mundiais, está desaparecendo e levando a uma crescente ansiedade pelo futuro.

Nesse contexto preocupante, muitos começam a questionar as premissas do Ocidente, perguntando: O que deu errado? Existe uma solução, uma luz que possa nos guiar nesta tempestade, consolando e restaurando a confiança no futuro?

Tais perguntas trazem consigo uma semente de remorso e de um vago anseio pela retomada do caminho abandonado da virtude.

III. Uma imensa orfandade espiritual

Em meio à crise, seria bom voltarmos à fonte da cultura cristã e redescobrirmos os valores espirituais que formam a base de nossa civilização. É desta fonte espiritual que virão a ordem, as instituições e as graças que nos salvarão desta crise tríplice. Somente um retorno de filhos pródigos à casa paterna pode regenerar a sociedade na medida e profundidade necessárias.

No entanto, nossa incapacidade de lidar com esta tríplice crise decorre do fato de que nossas certezas, princípios e valores foram minados pela crise que se desenvolveu paralelamente dentro da própria Igreja. Essa crise espiritual é muito mais destrutiva, pois nos priva dos meios que nos ajudariam a encontrar soluções.

Nesta hora de supremo perigo para o Cristianismo, os fiéis naturalmente alçariam seu olhar para a Cátedra de Pedro, Suprema Autoridade da Igreja Católica, buscando uma palavra de conforto e orientação. No entanto, em vez de se portar como baluarte do Ocidente, a Santa Sé parece indiferente ao seu destino. Às vezes parece até favorecer as forças que atacam o Ocidente com intensidade cada vez maior. O aspecto mais terrível da situação atual é a imensa orfandade espiritual em que se encontra o Ocidente.

Consideremos estes fatos recentes — entre muitos que poderiam ser citados — que solapam os fundamentos da fé:

1. Enquanto o Catecismo da Igreja Católica reitera que os atos homossexuais “são contrários à lei natural” e “não podem, em caso algum, ser aprovados” (no. 2357), e uma posterior declaração emitida pelo Vaticano em 2003, condena “o reconhecimento legal das uniões homossexuais”. Contudo, uma recente declaração do Papa Francisco afirma que “os homossexuais têm direito de fazer parte de uma família (…). O que precisamos criar é uma lei de convivência civil. Eles têm o direito de estarem cobertos legalmente”.

2. A fim de construir um “mundo novo” multipolar, o Papa Francisco lançou Fratelli Tutti, uma encíclica que, do ponto de vista religioso, coloca a Igreja Católica e a Sagrada Escritura em pé de igualdade com outras religiões e suas crenças fundamentais. Em nome de uma fraternidade universal naturalista e da “amizade social” correspondente, Fratelli Tutti fornece as bases doutrinárias e psicológicas para um “mundo aberto” sem princípios nem fronteiras, sem religião definida, em que os recursos estariam igualmente disponíveis a todos, e em que os conflitos devem ser resolvidos por meio do “diálogo”.

3. A encíclica favorece a invasão descontrolada de migrantes no Ocidente — no caso da Europa, são principalmente muçulmanos. Conclama os países a se submeterem a organismos internacionais como as Nações Unidas, que supostamente resolveriam problemas mundiais, e especialmente os relacionados ao clima e ao meio ambiente.

4. Além disso, contradizendo a doutrina social da Igreja, Fratelli Tutti cerceia de tal maneira a propriedade privada e a economia de livre mercado que, na prática, nega a liceidade moral desses dois fundamentos da economia ocidental. Outros pontos da encíclica também preocupam. O Papa Francisco os repetiu ao longo de seu pontificado e provavelmente o fará novamente durante os eventos do Pacto Global sobre a Educação e da Economia de Francesco. Por exemplo, promoverá um “decrescimento sustentável”, uma economia de ‘energia sem carbono’ — isto é, o miserabilismo como padrão de consumo — e a propriedade e gestão comunitária praticada por movimentos populares de esquerda.

5. A isso se somam os anseios indígenistas propostos na encíclica Laudato Si e na Exortação Apostólica Querida Amazonia, que apresentam o modo de vida tribal como modelo sustentável e comunitário. Sem mencionar os horrendos atos de adoração à Pachamama no Vaticano [foto ao lado]. Ambos documentos confirmam tragicamente as previsões do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira sobre as tendências miserabilistas e tribalistas de setores da Igreja, contidas no livro Revolução e Contra-Revolução, edição de 1976, e na obra Tribalismo indígena, ideal comuno-missionário para o Brasil no século XXI, de 1977.

6. A passividade da Hierarquia durante a crise sanitária ficou evidente quando muitas autoridades religiosas foram além das determinações civis. Inicialmente impondo a comunhão na mão e depois chegando a cancelar a celebração das missas. Pela primeira vez na história, o clero católico celebrou a Páscoa sem fiéis. Muitos destes não estão voltando para a Igreja, agravando assim uma crescente apostasia.

IV. Tem-se o direito de resistir a um papa que abandona a Cristandade?

Como diz seu próprio nome, a Igreja Católica é universal. Sua missão é batizar todos os povos, ensinando-as a observar o que Nosso Senhor Jesus Cristo ordenou (Mt 28:19-20). Nesse sentido, Ela não se fica circunscrita com esta ou aquela área geográfica, etnia ou cultura. Por dois mil anos a Civilização Cristã ocidental vem sendo o fruto mais visível e duradouro do apostolado da Igreja. A santidade de sua doutrina, o espírito evangelizador, a profundidade filosófica e teológica, a criação de hospitais, universidades, obras de caridade, o efeito florescente na economia, nas artes e ciências levaram o Papa Leão XIII a escrever nestes termos a Cristandade medieval:

Tempo houve em que a filosofia do Evangelho governava os Estados. Nessa época, a influência da sabedoria cristã e a sua virtude divina penetravam as leis, as instituições, os costumes dos povos, todas as categorias e todas as relações da sociedade civil. Então a Religião instituída por Jesus Cristo, solidamente estabelecida no grau de dignidade que lhe é devido, em toda parte era florescente, graças ao favor dos Príncipes e à proteção legítima dos Magistrados. Então o Sacerdócio e o Império estavam ligados entre si por uma feliz concórdia e pela permuta amistosa de bons ofícios. Organizada assim, a sociedade civil deu frutos superiores a toda a expectativa, cuja memória subsiste e subsistirá, consignada como está em inúmeros documentos que artifício algum dos adversários poderá corromper ou obscurecer” (Encíclica “Imortale Dei”, nº 28).

Os Soberanos Pontífices, que precederam os Papas conciliares, sempre reconheceram a civilização cristã ocidental como “a única ordem verdadeira entre os homens” (RCR, parte I, cap VII, 1, E), e procuraram defendê-la. Que mãe desnaturada seria a Igreja se, vendo esta ordem em perigo de morte, lhe voltasse as costas. Pior ainda, seria se colaborasse com seus inimigos a agredir esta ordem até que pereça. Se assim o fizesse, a Igreja estaria agindo como um falso pastor que entrega o rebanho aos lobos vorazes que o querem devorar. Lamentavelmente é esta a atitude demonstrada por muitas das nossas mais altas autoridades eclesiásticas.

Diante de tal panorama apocalíptico, uma pergunta lancinante surge na alma de inúmeros católicos: é lícito reagir e defender com altaneria a Civilização Cristã, suas tradições religiosas e temporais mesmo quando contrarie orientações emanadas de altas autoridades? É lícito resistir às políticas adotadas pelo Papa Francisco que ameaçam a integridade, segurança e identidades culturais do Ocidente?

Não tememos continuar em estado de resistência porque o Papa Paulo VI e numerosas autoridades eclesiásticas implicitamente reconheceram — por seu silêncio — a liceidade moral da declaração da TFP sobre a política de distensão do Vaticano com os regimes comunistas, de 1974. O documento [fac-símile acima], da autoria do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, foi assinado e publicado por todas as TFPs então existentes. Nele se lê:

“Neste ato filial, dizemos ao Pastor dos Pastores: Nossa alma é Vossa, nossa vida é Vossa. Mandai-nos o que quiserdes. Só não nos mandeis que cruzemos os braços diante do lobo vermelho que investe. A isto nossa consciência se opõe.

Sim, Santo Padre — continuamos — São Pedro nos ensina que é necessário ‘obedecer a Deus antes que aos homens’ (At. V, 29). Sois assistido pelo Espírito Santo e até confortado — nas condições definidas pelo Vaticano I — pelo privilégio da infalibilidade. O que não impede que em certas matérias ou circunstâncias a fraqueza a que estão sujeitos todos os homens possa influenciar e até determinar Vossa atuação. Uma dessas é — talvez por excelência — a diplomacia. E aqui se situa a Vossa política de distensão com os governos comunistas.

Aí o que fazer? As laudas da presente declaração seriam insuficientes para conter o elenco de todos os Padres da Igreja, Doutores, moralistas e canonistas — muitos deles elevados à honra dos altares — que afirmam a legitimidade da resistência. Uma resistência que não é separação, não é revolta, não é acrimônia, não é irreverência. Pelo contrário, é fidelidade, é união, é amor, é submissão”.

V. Resistência

Resistir significa que vamos encorajar os católicos a reafirmar seu amor pela Civilização Cristã ocidental, defendendo seu legado e sua cultura. Além disso, trabalharemos para que eles sejam restaurados com ainda maior brilho e solidez para que o Ocidente recupere a liderança mundial que merece, não por ser ocidental, mas por ser católico. A civilização cristã ocidental é erigida em um passado bimilenar e no fato de ter seu centro em Roma, a Sé de Pedro.

Resistir significa incentivar os líderes e povos ocidentais a reconhecer as profundas razões do seu declínio, analisadas em Revolução e Contra-Revolução, obra-prima do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira [foto], e aplicar os remédios que sugere para livrar o Ocidente desta crise existencial.

Resistir significa não nos conformarmos com a morte do Ocidente. Pois, como nos ensinou o líder católico brasileiro no mesmo livro: “Quando os homens resolvem cooperar com a graça de Deus, são as maravilhas da Historia que assim se operam: é a conversão do Império Romano, é a formação da Idade Média, é a reconquista da Espanha a partir de Covadonga, são todos esses acontecimentos que se dão como fruto das grandes ressurreições de alma de que os povos são também suscetíveis. Ressurreições invencíveis, porque não há o que derrote um povo virtuoso e que verdadeiramente ame a Deus”.

Resistir significa manifestar respeitosamente nossa análise e juízo diante de pronunciamentos como a encíclica Fratelli Tutti ou o endosso do Papa Francisco ao reconhecimento legal das uniões homossexuais — um golpe mortal no que ainda resta da civilização cristã ocidental.

Resistir significa denunciar com franqueza filial e respeitosa a perigosa contradição entre o tratamento privilegiado dispensado pela Santa Sé à China vermelha — cujo regime comunista não condena — e o desprezo do Papa Francisco pelos grandes países da Europa e das Américas. Ele ataca impiedosamente suas soberanias e sistema econômico, baseados na livre iniciativa e na propriedade privada e inteiramente alinhados com a lei natural, os Dez Mandamentos e o ensino bimilenar dos papas, como se pode ver no Supremo Magistério da Santa Madre Igreja.

Resistir significa proclamar com indomável confiança que, para além das tempestades espirituais, dos desafios materiais e de todos os ataques de seus inimigos, o Ocidente e a Civilização Cristã reerguer-se-ão, cumprindo as palavras proféticas de Nossa Senhora em Fátima: “Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará!”

SIGNATÁRIOS

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira (Brasil)
Asociación Civil Fátima la Gran Esperanza (Argentina)
Australian TFP, Inc.
Österreichische Gesellschaft zum Schutz von Tradition, Familie und Privateigentum (Áustria)
Canadian Society for the Defence of Christian Civilization
Acción Familia por un Chile Autentico, Cristiano y Fuerte
Centro Cultural Cruzada (Colômbia)
Sociedad Colombiana Tradición y Acción (Colômbia)
Circulo Beato Pio IX (Equador)
Société Française pour la Défense de la Tradition, Famille, Propriété
Federation Pro Europa Christiana (France)
Deutsche Gesellschaft zum Schutz von Tradition, Familie und Privateigentum e.V. (Germany)
Irish Society for Christian Civilisation
Associazione Tradizione Famiglia Proprietà (Italy)
Stichting Civitas Christiana (The Netherlands)
Sociedad Paraguaya de Defensa de la Tradición, Familia y Propiedad (TFP)
Tradición y Acción por un Peru Mayor
Philippine Crusade for the Defense of Christian Civilization, Inc.
Fundacja Instytut Edukacji Społecznej i Religijnej im. Ks. Piotra Skargi (Poland)
Instituto Santo Condestável (Portugal)
Family Action South Africa
Tradición y Acción (Spain)
Helvetia Christiana (Switzerland)
Tradition, Family, Property–United Kingdom
American Society for the Defense of Tradition, Family, and Property (U.S.A.)


ABIM

Grande Prémio de Portugal de Moto GP não terá público


O Grande Prémio de Portugal de Moto GP, entre 20 e 22 de novembro em Portimão, não terá público, anunciou hoje o primeiro-ministro, no final de um conselho de ministros extraordinário, no âmbito da resposta à pandemia de covid-19.

Já foi comunicado ao promotor que o Grande Prémio de motos não terá público, porque está revelada a incapacidade de organizar eventos com publico. Não podemos voltar a correr riscos, e, portanto, não está autorizado", afirmou António Costa.

O chefe do Governo referia-se ao Grande Prémio de Fórmula 1, que se realizou no último fim de semana no mesmo circuito e às imagens divulgadas de concentrações de pessoas nas bancadas sem distanciamento nem máscaras.

O que passou no Grande Prémio de Portugal é absolutamente inaceitável e irrepetível", disse António Costa, referindo que a prova automobilística decorreu ao contrário do que se observou em atividades de âmbito cultural, político e desportivo, em que "tudo foi bem organizado, as regras foram cumpridas e não houve problemas".

Lusa

Imagem: Região Sul

Primeiro-ministro britânico anuncia novo confinamento de um mês


O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou hoje um novo confinamento de um mês para Inglaterra, depois de especialistas alertarem que sem uma ação forte o novo surto de covid-19 irá sobrecarregar os hospitais em semanas.

No dia em que o Reino Unido ultrapassou o milhão de casos de covid-19, o primeiro-ministro deu uma conferência de imprensa na qual confirmou que as restrições rigorosas à economia e à vida quotidiana começam na quinta-feira e durarão até 02 de dezembro.

Boris Johnson disse que "nenhum primeiro-ministro responsável" poderia ignorar os números negros da pandemia.

Sem agirmos, poderemos ver as mortes neste país chegarem a vários milhares por dia", afirmou o primeiro-ministro, que foi ele próprio hospitalizado no início da pandemia com um caso grave de covid-19.

Com as novas restrições, os bares e restaurantes só podem estar abertos para 'take-away', comércio não essencial deve encerrar e as pessoas só podem sair de casa por razões contidas numa pequena lista, na qual se inclui o exercício físico. Atividades que vão desde ir cortar o cabelo ou ir de férias para o estrangeiro ficam de novo canceladas.

Ao contrário do primeiro confinamento de três meses no Reino Unido, no início do ano, as escolas, universidades, empresas de construção e indústria continuarão a funcionar.

Boris Johnson tinha decretado um conjunto de restrições regionais no início de outubro, mas não foram suficientes. Consultores do Governo preveem que na atual trajetória do surto a procura de camas hospitalares excederá a capacidade até à primeira semana de dezembro, mesmo que os hospitais temporários criados no primeiro pico da pandemia sejam reabertos.

O Governo britânico anunciou hoje que foi ultrapassado o milhão de casos de covid-19, chegando-se a 1.101.660 de pessoas contaminadas com o novo coronavírus desde o início da pandemia. Nas últimas 24 horas foram registados 21.915 novos casos.

O número total de óbitos com covid-19 é agora de 46.555 (326 nas últimas 24 horas), fazendo do Reino Unido o país mais enlutado da Europa, por causa da pandemia.

França e Alemanha também já apertaram as medidas de restrições, perante números preocupantes de novos casos de covid-19.

Lista dos 121 concelhos que vão entrar em confinamento parcial

  • Alcácer do Sal
  • Alcochete
  • Alenquer
  • Alfândega da Fé
  • Alijó
  • Almada
  • Amadora
  • Amarante
  • Amares
  • Arouca
  • Arruda dos Vinhos
  • Aveiro
  • Azambuja
  • Baião
  • Barcelos
  • Barreiro
  • Batalha
  • Beja
  • Belmonte
  • Benavente
  • Borba
  • Braga
  • Bragança
  • Cabeceiras de Basto
  • Cadaval
  • Caminha
  • Cartaxo
  • Cascais
  • Castelo Branco
  • Castelo de Paiva
  • Celorico de Basto
  • Chamusca
  • Chaves
  • Cinfães
  • Constância
  • Covilhã
  • Espinho
  • Esposende
  • Estremoz
  • Fafe
  • Figueira da Foz
  • Fornos de Algodres
  • Fundão
  • Gondomar
  • Guarda
  • Guimarães
  • Idanha-a-Nova
  • Lisboa
  • Loures
  • Macedo de Cavaleiros
  • Mafra
  • Maia
  • Marco de Canaveses
  • Matosinhos
  • Mesão Frio
  • Mogadouro
  • Moimenta da Beira
  • Moita
  • Mondim de Basto
  • Montijo
  • Murça
  • Odivelas
  • Oeiras
  • Oliveira de Azeméis
  • Oliveira de Frades
  • Ovar
  • Palmela
  • Paredes de Coura
  • Paredes
  • Penacova
  • Penafiel
  • Peso da Régua
  • Pinhel
  • Ponte de Lima
  • Porto
  • Póvoa de Varzim
  • Póvoa do Lanhoso
  • Redondo
  • Ribeira da Pena
  • Rio Maior
  • Sabrosa
  • Santa Comba Dão
  • Santa Maria da Feira
  • Santa Marta de Penaguião
  • Santarém
  • Santo Tirso
  • São Brás de Alportel
  • São João da Madeira
  • São João da Pesqueira
  • Sardoal
  • Seixal
  • Sesimbra
  • Setúbal
  • Sever do Vouga
  • Sines
  • Sintra
  • Sobral de Monte AgraçoTabuaço
  • Tondela
  • Trancoso
  • Trofa
  • Vale de Cambra
  • Valença
  • Valongo
  • Viana do Alentejo
  • Viana do Castelo
  • Vila do Conde
  • Vila Flor
  • Vila Franca de Xira
  • Vila Nova de Cerveira
  • Vila Nova de Famalicão
  • Vila Nova de Gaia
  • Vila Pouca de Aguiar
  • Vila Real
  • Vila Velha de Ródão
  • Vila Verde
  • Vila Viçosa
  • Vizela


Primeiro Ministro dá a conhecer as novas medidas no combate à pandemia

 

A subida dos casos conduzir-nos-á a uma situação de pressão" no SNS, disse António Costa

  • "Há mais pessoas que estão infetadas", nota Costa, o que quer dizer que "a pandemia está a crescer de forma significativa".
  • "2.400.000 pessoas já descarregaram a App StayAway Covid"
  • "96,6% das pessoas infetadas continuam a poder estar em casa, em recolhimento domiciliário, sem terem de ser sujeitas a internamento. Ainda assim, há 2,9% que estão em internamento hospitalar e 0,5% em Cuidados Intensivos", dá a conhecer, o PM.
  • No que diz respeito aos Cuidados Intensivos, há 286 doentes Covid-19 internados, com "uma reserva de 70 camas disponíveis exclusivamente" para estes doentes. Há ainda 505 camas de Cuidados Intensivos "que podem ser mobilizadas" para os doentes com Covid-19. Se continuarmos a pressionar teremos dificuldades crescentes", reconhece.
  • Governo vai contratar enfermeiros reformados e abriu concurso para contratar outros 350 para UCI
  • Também para "agilizar o relacionamento" dos utentes da linha SNS24 para obter as declarações a apresentar à entidade patronal, o documento passa a ser elaborado pela linha SNS24.
  • "Temos o dever cívico de nos mobilizarmos para ajudar", explica Costa, citando cinco regras: Manter a distância física sempre que possível; Usar a máscara nos locais fechados e via pública sempre que há mais gente; Cumprir a etiqueta respiratória, tossindo e espirrando para o cotovelo; Lavar e desinfetar as mãos; Utilizar a app StayAway Covid"
  • O critério definido pelo Governo para classificar um concelho como sendo de "risco elevado" é o de observar-se uma taxa de 240 casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias. O critério é "uniforme para toda a União Europeia" e tem origem no Centro Europeu de Controlo de Doenças. Manter as medidas aplicadas a apenas alguns concelhos baseia-se numa "intervenção tão restrita quanto se torne necessário".
  • Há 121 concelhos de alto risco em Portugal. Por outro lado, a contiguidade territorial pode levar à inclusão de alguns concelhos na lista de alto risco, mesmo que não tenham ultrapassado a taxa de incidência de 240 casos por 100 mil habitantes. Moita, Montijo, Barreiro e Alcochete são casos na Grande Lisboa, tal como Sobral de Monte Agraço. No Norte, aplica-se a Viana do Castelo e a Mondim de Basto, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião e Mesão Frio. Assim, o critério aplica-se a 121 concelhos, num universo de 7,1 milhões de habitantes.
  • Lista revista a cada 15 dias "Todos os dias", reconhece Costa, há concelhos que alcançam esta barreira, pelo que "a cada 15 dias" a lista será revista. A "esperança" é a de retirar concelhos da lista de alto risco, mas "a maior probabilidade é que daqui a 15 dias estejamos a acrescentar concelhos". "Entrarão tanto menos e sairão tantos mais quanto cada um de nós for eficiente a travar o contágio".
  • "As exceções existem mas, a regra é a de que devemos ficar em casa".
  • As medidas aplicadas a 121 concelhos a partir de 4 de novembro: Está reposto o dever cívico de recolhimento domiciliário - cada cidadão deve ficar em casa, limitando as saídas ao essencial e com as exceções aplicadas nos meses de março e abril; O desfasamento de horários de trabalho passa a ser obrigatório;Todos os estabelecimentos comerciais devem encerrar a partir das 22h; Restaurantes com mesas limitadas a um máximo de seis pessoas e com horário limitado até às 22h30; Eventos limitados a cinco pessoas, exceto se pertencerem ao mesmo agregado familiar; Proibidas feiras e mercados de levante;Teletrabalho obrigatório, salvo impedimento do trabalhador. Todas as regras entram em vigor no dia 4 de novembro.
  • Costa que reunir com Marcelo sobre estado de emergência. As medidas abrangem "70% da população residente", alerta o primeiro-ministro. António Costa já pediu uma audiência ao Presidente da República para o consultar sobre a declaração de um possível estado de emergência nestes 121 concelhos ou tantos quantos passem a cumprir a taxa que os define como de alto risco.
  • "Todos somos poucos" para ajudar. "As autoridades existem para nos ajudar", sublinha o primeiro-ministro António Costa, pedindo responsabilidade a todos os portugueses. "Todos somos poucos para nos ajudarmos uns aos outros", remata.

Fonte: Francisco Ferra / Jornal Mira Online com TSF

Imagem: Jornal SOL/Sapo

Crowdfunding lança ténis de canábis em Portugal


Qualquer aventura começa com um primeiro passo. O do Bernardo foi despedir-se do seu emprego no Reino Unido e, num jantar com amigos, decidir que ia regressar a casa (Minde, no distrito de Santarém) e lançar-se no negócio do calçado sustentável. Parecia uma ideia louca, mas afinal tinha pernas para andar. Avaliaram o mercado, e viram potencial nas fibras de cânhamo (planta do género Cannabis). Já havia carteiras e malas, porque não sapatos?
Lançaram uma campanha de crowdfunding que acabou por arrecadar quase 250.000$! Nascia a DopeKicks (antecedora da atual 8000Kicks), e com ela os primeiros sapatos. Foi preciso escolher fornecedores, criar um modelo que fizesse justiça ao ideal sustentável da marca e, diz o próprio, nada disto seria possível sem a ajuda da sua avó, Maria Otília, que conta com 50 anos de experiência na área e ajudou na escolha dos melhores fornecedores.
O cânhamo, assegura Bernardo, é a única fibra de que são feitos os ténis, o que se converte não é só uma infindável ferramenta de marketing, mas sobretudo a garantia de calçado mais sustentável. “É um super material. É super resistente, cresce praticamente em todo o lado, dispensa o uso de pesticidas e inseticidas e precisa de cinco vezes menos água do que o algodão”, explica.

A marca orgulha-se ainda de produzir as “primeiras palmilhas do mundo feitas de cânhamo”, de compor as suas solas a partir de algas, tornando o produto final totalmente vegano, e de aplicar um acabamento nos seus ténis que os faz repelir a água. “Queremos mostrar que este é o melhor tecido que existe e isso acontece fazendo os melhores produtos. Se conseguirmos que o canábis se torne mainstream, perfeito, arranjamos outra ideia e montamos outra empresa”, remata Bernardo, que é também o CEO da 8000Kicks.

Fonte: PPL