segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Proença-a-Nova | Novas formas de associativismo em tempos de pandemia


A crise de saúde pública provocada pela COVID-19 desde março de 2020 tem obrigado a um reajustar de estratégias em todas as áreas de atividade, incluindo no sector associativo. No caso do concelho de Proença-a-Nova, a maior parte das associações engloba as comunidades locais, num trabalho de grande proximidade que foi destacado por João Lobo, presidente da Câmara Municipal, durante o VI Encontro de Associações que decorreu a 16 de janeiro exclusivamente online devido à renovação do Estado de Emergência e ao confinamento generalizado da população. “O envolvimento das associações nas comunidades traduz o que temos vindo a dizer ao longo destes anos todos: as associações são as pequenas células que fazem com que o corpo todo funcione. E, nessa circunstância, se 2020 foi um ano que nos trouxe uma forma diferente de nos contactarmos, apresentou-nos também novas oportunidades que nos permitem lidar com os fatores desafiantes neste ano de 2021”. 
O autarca relembrou as mais de 24 intervenções realizadas nas sedes das associações nos últimos anos que as prepararam para acolher as iniciativas desenvolvidas localmente e que são cada vez mais necessárias em contextos de pandemia e num cenário de diminuição da população que será espelhada nos censos deste ano. “Isso obriga-nos a todos, evidentemente que ao Município em primeira linha, a desenvolver a capacidade de fazer diferente. É necessário combater o risco de nos alhearmos desta realidade e trazer a capacidade interventiva individual para o coletivo”, afirmou. 

João Lobo deixou ainda o desafio de as associações aproveitarem estes encontros não só para a troca de experiências, mas também para colaborarem entre si em projetos diferenciadores; e recordou o regulamento municipal de conversão de áreas florestais em áreas agrícolas na faixa dos 100 metros junto aos aglomerados populacionais, num processo que as associações devem liderar e implementar nas suas aldeias. Com um conjunto de ações de sensibilização previstas para o fim de janeiro e início de fevereiro dedicadas à floresta – que tiveram de ser adiadas devido ao Estado de Emergência -, o presidente da autarquia apelou à necessidade de se reeducar os proprietários de terrenos no sentido de uma visão mais alargada da gestão florestal, até porque o fogo não conhece fronteiras. “As associações têm que ter um empenho muito mais forte neste tema”. 

Numa outra área, João Lobo adiantou que a Câmara está a desenvolver todos os esforços no sentido de garantir uma cobertura de rede móvel idêntica em todo o concelho: “essa é também uma luta que temos vindo a dirimir pois não somos todos iguais, de facto, relativamente à cobertura móvel e à capacidade de termos a todo o momento a oportunidade de nos ligarmos e essa é uma condição essencial nos dias de hoje por que devemos todos pugnar”. Por fim, o autarca voltou a apelar às associações que contribuam para a Rede de Solidariedade que está em marcha de apoio às pessoas mais vulneráveis e, sendo elas as mais próximas da população, que façam chegar o conhecimento que têm ao Gabinete de Ação Social do Município para que ninguém fique sem ajuda num momento sensível como o que se está a viver. 

Na sua intervenção no VI Encontro de Associações, o vice-presidente João Manso recordou o regulamento municipal de atribuição de apoios e subsídios a que as associações podem recorrer, numa das três vertentes disponíveis: contrato-programa, protocolo ou apoio à atividade regular, bem como os prazos em vigor (terminam a 30 de março) e os documentos necessários. Em Ano Municipal dos Sabores Tradicionais, os eventos gastronómicos nos moldes habituais vão ser alterados, tendo em conta as restrições provocadas pela pandemia, num modelo que passará a envolver os restaurantes e, sempre que possível, parcerias com as entidades associativas. “Para as associações estamos a planear ter a Festa do Município e o Mercado dos Sabores de Natal, dependendo da forma como a pandemia evoluir”, referiu João Manso, deixando um incentivo para serem desenvolvidas atividades locais com a população: “queremos incentivar-vos a realizar, a uma escala mais pequena, atividades culturais, musicais, editoriais - há associações que gostariam de publicar e algumas até já publicaram livros -, atividades ambientais, de cidadania e a realizarem alguns fóruns de discussão e de reflexão sobre a vossa localidade”. O autarca disponibilizou a ajuda dos técnicos da autarquia consoante a área em que decidirem apostar, atividades que já podem vir enunciadas na planificação deste ano. 

Apresentando uma realidade diferente, Carla Rothes, do executivo da Junta de Freguesia de Benfica, explicou o trabalho desenvolvido desde o início da pandemia para tentar minimizar o impacto da mesma junto dos cerca de 40 mil habitantes desta freguesia de Lisboa. “A nossa grande força foram as associações”, referiu, nomeadamente as associações de moradores, o banco de voluntariado e as que trabalham com idosos. 

As associações tiveram ainda oportunidade de partilhar as suas experiências em ano de pandemia e, como forma de assinalar o Ano Municipal dos Sabores Tradicionais, foi apresentado o projeto de Carta Gastronómica do Concelho de Proença-a-Nova, tendo intervindo três chefs, Manuel Pinheiro, João Branco e Rui Lopes numa mensagem previamente gravada, e será oferecida às associações presentes uma colher de pau, tamanho XXL, elaborada por um artesão do concelho e personalizada para marcar o VI Encontro de Associações.

RESUMO DAS NOVAS MEDIDAS DE CONFINAMENTO ANUNCIADAS HOJE PELO PRIMEIRO MINISTRO

O primeiro-ministro anunciou, esta segunda-feira, medidas mais restritivas em relação ao confinamento, uma vez que o Governo concluiu que houve demasiada circulação nos últimos dias.

Ainda não se sabe quando estas novas medidas entrarão em vigor, porque o decreto ainda terá de ser enviado ao Presidente da República e aprovado por ele.

Aqui fica a lista de medidas anunciadas hoje por António Costa:

  • Proibida a venda ou entrega ao postigo em qualquer estabelecimento do ramo não-alimentar, como por exemplo em lojas de vestuário

  • Proibida a venda ou entrega ao postigo de qualquer tipo de bebida, mesmo cafés, nos estabelecimentos alimentares

  • Proibida a permanência e o consumo de bens alimentares à porta ou na via pública, nas imediações dos estabelecimentos do ramo alimentar

  • Encerrados todos os espaços de restauração em centros comerciais, mesmo em regime de take-away

  • Proibidas todas as campanhas de saldos, promoções e liquidações que promovam a deslocação e a concentração de pessoas

  • Proibida a permanência em espaços públicos de lazer como jardins. Podem ser frequentados, mas não em permanência

  • Nas autarquias, limitação do acesso aos locais de grande concentração de pessoas, como frentes marítimas ou ribeirinhas

  • Sinalização da proibição em bancos de jardim, parques infantis ou equipamentos desportivos, mesmo de desportos individuais, como tênis e padel

  • Encerradas as universidades sénior, os centros de dia e os centros de convívio

  • Os trabalhadores que tenham mesmo de trabalhar presencialmente têm de ter uma credencial emitida pela entidade patronal

  • Todas as empresas de serviços com mais de 250 trabalhadores têm de enviar, em 48 horas, à ACT, a lista nominal de todos os trabalhadores cujo trabalho presencial consideram indispensável

  • Resposta a proibição de circulação entre concelhos ao fim de semana

  • Todos os estabelecimentos, de qualquer natureza, devem encerrar às 20:00 nos dias úteis e às 13:00 ao fim de semana, com exceção do retalho alimentar, que ao fim de semana poderá ficar aberto até às 17:00

  • Reforço de fiscalização da ACT e das forças de segurança


 
Anabela Monteiro

Circulação, comércio, restauração. Conheça todas as novas restrições e os alertas de Costa

Governo garante que número de entidades privadas a colaborar com SNS "tem-se vindo a alargar"


O primeiro-ministro voltou a sublinhar que a requisição civil será utilizada se e quando necessário e garantiu que há cada vez mais entidades privadas a colaborar com o Serviço Nacional de Saúde.

"Mesmo fora do estado de emergência, a própria lei permite recorrer à requisição civil. Todos os dias tem-se vindo a alargar o número de entidades, quer do setor social quer do setor privado, que têm vindo a colaborar. É um instrumento que deve ser utilizado na estrita medida das suas necessidades", afirmou.

Sobre a campanha eleitoral do Chega, que tem juntado várias dezenas de pessoas, Costa disse que "não comente ao Governo nem ao primeiro-ministro fazer qualquer tipo de comentário à campanha eleitoral".

Para já, o Governo não revela a data em que estas novas medidas restritivas vão entrar em vigor.

ATL e a votação nas presidenciais

O primeiro-ministro esclarece que os estabelecimentos de Atividade em Tempos Livres irão manter-se em funcionamento.

Questionado sobre se há alguma medida adicional relativamente a fronteiras e chegada de voos do estrangeiro, António Costa explica que a decisão será coordenada com a União Europeia, remetendo mais detalhes para a reunião informal do Conselho Europeu, agendada para quinta-feira.

O primeiro-ministro foi questionado sobre a participação eleitoral de ontem. Para António Costa, o voto antecipado na generalidade "correu bem", apontando no entanto uma "má organização" em alguns concelhos, onde houve elevado tempo de espera para votar.

Escolas mantêm-se abertas. "Uma opção de fundo que fizemos e julgamos correta"

As escolas vão manter-se abertas, mas o Governo sublinha que os estabelecimentos de ensino, bem como as autoridades de saúde, têm a autonomia e o dever de condicionar o funcionamento das escolas de acordo com a situação sanitária do concelho ou estabelecimento.

"Para lá dessa situação há uma opção de fundo que fizemos e julgamos correta: não se justifica o custo social de impor pelo segundo ano letivo consecutivo as limitações ao ensino presencial. É um custo que é irreversível e não deve ser imposto. Libertos dos seus deveres escolares, é provável que, sobretudo os alunos mais crescidos, acabem por conviver mais do que fazem quando têm de partilhar o seu tempo livre com a escola", justificou o primeiro-ministro.

Costa admite pressão no SNS e aumento do número de óbitos

"Até ao próximo dia 24 a pressão irá continuar a aumentar [no SNS], o que nos exige continuar a multiplicar soluções de recurso", admite o primeiro-ministro, sublinhando que o número de óbitos irá continuar também a aumentar.

"É o nível mais perigoso de sempre"

António Costa relembrou que é necessário um esforço coletivo para conter o crescimento da pandemia. "É o nível mais periogoso de sempre", sublinhou o chefe do Executivo.

"Não é o momento para aproveitar as brechas da lei"

"Este não é o momento para festas de anos, para jantares de amigos ou famílias, este não é o momento para aproveitar as brechas da lei para encontrar a exceção e fazermos aquilo que não podemos fazer. Temos de nos proteger, usando máscara e manter o distanciamento físico e obrigação de progeter os outros. É a saúde que está em causa", avisou o primeiro-ministro.

"Tivemos uma redução de cerca de 30% das movimentações"

António Costa reconhece que Portugal está a viver o momento mais grave desta pandemia e apela aos portugueses que fiquem em casa.

"Obviamente três dias é um período curto para avaliar o impacto das medidas, de qualquer modo, recolhendo informação, podemos verificar que entre sexta-feira e o dia de ontem tivemos uma redução de cerca de 30% das movimentações. Quero agradecer a todos os que contribuíram para esta redução, mas dizer aos outros 70% que não é aceitável este nível de movimentações", explicou Costa.

O primeiro-ministro voltou a reforçar a ideia de que o controlo e combate à pandemia "depende do comportamento individual de cada um de nós".

Proibido circular entre concelhos aos fins de semana

É reposta a proibição de circulação entre concelhos ao fim de semana e todos os estabelecimentos de qualquer natureza devem encerrar às 20h nos dias úteis e às 13h no fim de semana, com exceção do retalho alimentar que, aos fins de semana, se poderá prolongar até às 17h.

Todos os trabalhadores que tenham de se deslocar para prestar trabalho presencial têm de ter uma credencial emitida pela respetiva entidade patronal.

Universidades séniores, centros de dia e de convívio também serão encerradas.

António Costa pede a autarcas que limitem o acesso a locais de grande concentração de pessoas e equipamentos desportivos, mesmo de desportos individuais.

Passa a ser proibido também o consumo de bens alimentares à porta ou nas imediações dos estabelecimentos que façam take-away e são proibidas todas as campanhas de saldos, promoções e liquidações que promovam a deslocação de pessoas.

Os espaços de restauração em centros comerciais também serão encerrados, mesmo em regime de take away.

Governo proíbe venda ou entrega ao postigo

Proibida venda ou entrega ao postigo em qualquer estabelecimento do ramo não alimentar ou de qualquer tipo de bebida, mesmo cafés.

Cátia Carmo / Guilherme de Sousa / TSF

Em Silves: RUA D. PAIO PERES CORREIA SOFRERÁ CORTE DE TRÂNSITO A 21 E 22 DE JANEIRO


A Câmara Municipal de Silves informa que, devido a uma intervenção de obra a levar a efeito por particulares, a circulação de trânsito na Rua D. Paio Peres Correia, em Silves, estará interrompida nos dias 21 e 22 de janeiro, entre as 8h00 e as 17h00, nos troços compreendidos entre o início deste arruamento junto ao Largo Mártires da Pátria e a sua interceção com a Rua Gago Coutinho (incluindo toda a Travessa D. Paio Peres Correia até à sua interceção com a Rua D. Afonso III).

A autarquia pede a atenção e compreensão dos automobilistas para esta situação e agradece a colaboração de todos.

Município de Reguengos de Monsaraz apoia setores da restauração e de táxis durante confinamento


O Município de Reguengos de Monsaraz vai continuar a apoiar os setores da restauração e de táxis durante o período de confinamento decretado pelo governo devido à pandemia de covid-19. À semelhança do que aconteceu nos últimos fins-de-semana, de 15 a 29 de janeiro a autarquia vai oferecer o serviço de entrega de refeições à população e aos visitantes que estejam nos alojamentos turísticos do concelho.
Qualquer pessoa que esteja na área geográfica do município poderá contactar os estabelecimentos aderentes para escolher a sua refeição e a câmara municipal oferecerá o serviço do táxi que a vai entregar no domicílio. A iniciativa está limitada aos horários de funcionamento e dias de folga de cada estabelecimento de restauração.

Nesta medida de apoio municipal denominada Mais Comércio Local participam 22 restaurantes e cafés do concelho de Reguengos de Monsaraz, nomeadamente o Parque da Cidade, A Moira, Classic Pub, O Gato, Pizaria Jona, Casa do Forno, Aloendro, Esporão, A Grelha, Sabores de Monsaraz, O Convívio, A Tarefa, Frade Sushi Bar, Café Avenida, 100 Esquadria, Café Snack-Bar Dias, Mafalda Cake Design, Churrasqueira Góis, O Compadre, Petisqueira O Penálti, Seu Café e Zé do Barco.

Abertura de candidaturas para a IX edição do concurso literário «A Ética na Vida e no Desporto»


O prazo de submissão de candidaturas decorre até 28 de fevereiro
Este concurso tem como objetivo estimular a produção de trabalhos escritos, subordinados ao tema da ética no desporto, por parte de estudantes do ensino secundário e dos cursos profissionais ministrados em estabelecimentos de ensino público, particular e cooperativo, centros educativos e estabelecimentos prisionais localizados em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, premiando aqueles/as que apresentem melhor qualidade literária. 

O Concurso Literário «A Ética na Vida e no Desporto» é promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., - através do Plano Nacional de Ética no Desporto - com o apoio do Jornal Desportivo A Bola, da Direção Geral da Educação/Desporto Escolar, da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, da Fundação do Desporto, da Direção Regional de Desporto dos Açores e da Direção Regional do Desporto da Madeira. 

Para mais informações: 
site do PNED em www.pned.ipdj.gov.pt
Portal do IPDJ: www.ipdj.gov.pt


Águeda | Vacinação nos lares do concelho de Águeda iniciou hoje

Iniciou hoje a vacinação contra a COVID-19 nos lares do concelho, estando a proceder-se à administração da vacina a todos os utentes e profissionais. A primeira ERPI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) do concelho de Águeda a receber o processo de vacinação foi “O Mágico”, na Giesteira.

Este é um procedimento que decorre da primeira fase de vacinação, em respeito pelo plano elaborado pela Direção-Geral de Saúde e que está a ser seguido com o apoio da Câmara Municipal de Águeda, que assegura todos os cuidados necessários ao transporte das vacinas e dos profissionais que as vão administrar em cada local, em articulação com a Proteção Civil e GNR locais.

“Este é um passo extremamente importante na luta que todos travamos contra a pandemia, com a vacina a ser administrada aos mais vulneráveis e aos que com eles privam”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que, entretanto, “todos os profissionais de saúde do concelho já foram vacinados”.

A vacinação que hoje iniciou está a ser feita aos utentes idosos, tendo em conta que muitos têm co-morbilidades que os tornam particularmente vulneráveis aos efeitos da doença, sendo uma franja da população que regista uma alta taxa de letalidade.

Estão igualmente a ser vacinados os diversos colaboradores destes espaços residenciais, considerando que estão em contacto direto com os idosos e é, muitas vezes, através deste profissionais que o vírus é transmitido.

Premiados Concurso Tômbola de Natal 2020

 A AEC – Associação Empresarial de Cantanhede informa que decorreu hoje no dia 15 de Janeiro, nas suas instalações, o sorteio dos prémios referentes à Tômbola de Natal 2020, que contou com a presença do representante do Município, Dr. Pedro Cardoso, que felicitou a nova Presidente e desejou votos de sucesso para a nova direção.

Os dez (11) prémios sorteados ficaram distribuídos da seguinte forma:


Prémio especial – Cheque Vale  500 - Maria Ausinda Catarino (Fontinha), por compras efetuadas na Farmácia Central em Cantanhede;

1º Prémio – TV/LCD  Pedro  Anjos (Corticeiro de Baixo ), por compras efetuadas na Pneubox, Lda  em Cantanhede;

2º Prémio – Ferro de Engomar C/ Caldeira – Moratina Vieira (Cantanhede), por compras efetuadas no Minimercado Raquel , em Cantanhede;

3º Prémio – Um Cabaz Grande – Bertilde Azenha (Morros-Tocha), por compras efetuadas na Optica Carolina, na Tocha;

4º Prémio – Um Cabaz Médio– Lurdes Sardão, por compras efetuadas no Minimercado Raquel, em Cantanhede;

5º Prémio – Uma Máquina Café Cápsulas– Ana Torres (Penedos), por compras efetuadas na Passion, Lda, Cantanhede;

6º Prémio – Um Secador de Cabelo – Gaspar (Tocha), por compras efetuadas na Bottle Sérgio, em Cantanhede;

7º Prémio – Um Grelhador Elétrico – Paula Fonseca (Cantanhede), por compras efetuadas no Minimercado Raquel, em Cantanhede;

8º Prémio – Uma tostadeira – Maria Licínia Oliveira (Sanguinheira) , por compras efetuadas na PharmaSaúde em Cantanhede;

9º Prémio – Um Jarro Elétrico – Maria Adélia dos Santos Floro (Outil), por compras efetuadas em Mondomulduras, Lda em Cantanhede;

10º Prémio – Uma Varinha– Rui Savatino (Tocha), por compras efetuadas nos Pneus Recta do Norte, na Tocha.

A entrega dos prémios aos consumidores contemplados, decorrerá no próximo dia 22 de Janeiro – sexta feira, com inicio para as 16h30 (com devido  desfasamento temporal entre premiados)  na sede da AEC.

Marinha Grande | Fundo de Emergência Municipal para famílias vulneráveis


A Assembleia Municipal da Marinha Grande, na sua sessão de 28 de dezembro de 2020, deliberou aprovar o Regulamento do Fundo de Emergência Municipal de Apoio Social – Impacto Covid-19, anteriormente aprovado pela Câmara Municipal da Marinha Grande na sua reunião extraordinária do dia 21 de dezembro de 2020.

O Município da Marinha Grande considera fulcral intervir no apoio às famílias de forma a minimizar o impacto da crise económica provocada pela pandemia do COVID-19, através da criação de um Fundo de Emergência Municipal de Apoio Social - Impacto COVID-19, que complemente os apoios económicos existentes.

O objetivo do Regulamento é apoiar uma percentagem da perda do rendimento mensal líquido das famílias, enquanto medida de apoio que permita a continuidade do pagamento de encargos gerais familiares, nomeadamente as faturas de água e luz, assim como da renda habitacional, durante o período de vigência das medidas excecionais a nível nacional e municipal.

Esta é uma resposta de exceção, num momento também ele excecional, para minimização de situações de precariedade económica provocadas pela interrupção económica e de prevenção do endividamento pessoal para fazer face a responsabilidades elementares, tais como o pagamento da renda da casa ou a manutenção do contrato de abastecimento de água, gás e eletricidade.

O Regulamento e o formulário de candidatura poderão ser obtidos em https://www.cm-mgrande.pt/p/fem

Para mais esclarecimentos deverão ser consultados os serviços da área social do município da Marinha Grande através do telefone n.º 244235637 ou 931123251 ou através do email fem@cm-mgrande.pt

Até ao próximo dia 31 de maio Cantanhede reforça execução de faixas de gestão de combustível


O Município de Cantanhede tem vindo a intensificar as ações de limpeza e gestão de combustível nos espaços florestais que confinam com estradas do domínio municipal, em consonância com o planeamento prévio definido pelo Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) vigente. 
Nesta altura, os trabalhos de desmatação e limpeza encontram-se em fase de conclusão na freguesia da Tocha, tendo entretanto sido já iniciado idêntico processo na freguesia de Sanguinheira, cuja conclusão está prevista para a segunda quinzena do mês de fevereiro seguindo-se depois a freguesia de São Caetano. 

Com a conclusão prevista para o próximo dia 31 de maio, estas operações estão a ser efetuadas por uma empresa especializada na instalação de Redes de Defesa da Floresta Contra Incêndios, no âmbito de uma empreitada adjudicada pela Câmara Municipal no valor de 250.223 euros. Até ao momento já foram executadas intervenções nas freguesias de Ançã, Murtede, União das Freguesias de Covões e Camarneira, União das Freguesias de Sepins e Bolho e União das Freguesias de Portunhos e Outil, o que totaliza 160 hectares desmatados, prevendo-se atingir até ao final da empreitada cerca de 250 hectares. 
Segundo o vereador com o pelouro dos Recursos Naturais, Adérito Machado, “o Município de Cantanhede reconhece a importância deste tipo de intervenções, o que justifica a aposta e o investimento que está a fazer na criação de um mecanismo de prevenção que diminui significativamente o perigo de incêndio e aumenta a resistência à passagem do fogo”. 

O autarca considera que “o interesse da execução de faixas desmatadas que resultam na descontinuidade florestal reside também na sua função de tampão estratégico que favorece e facilita bastante o trabalho dos bombeiros no combate a incêndios florestais”. Adérito Machado destaca ainda “o fator preventivo em termos de segurança rodoviária, pois em caso de acidente ou despiste, diminuem drasticamente as zonas de impacto pelo afastamento dos 10 metros, das árvores a berma da via”. 

Entretanto, nos termos do planeamento previsto no PMDFCI, a autarquia de Cantanhede está a ultimar os procedimentos necessários para a abertura de novo concurso com o objetivo de concluir os trabalhos nas freguesias de Cadima, Cordinhã, Febres, Ourentã, União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça e União das Freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima. Estima-se que esta empreita ascenda a mais de 130 mil euros e reverta na execução de mais de 130 hectares de faixas de gestão combustível. 

Estas intervenções realizadas e a realizar obedecem a princípios de sustentabilidade e boas práticas florestais, orientadas consoante as características do terreno e têm com principal fundamento reduzir o perigo de incêndio rural, protegendo assim pessoas e bens. A proteção obtém-se através de uma redução da carga de combustível presente nas faixas de gestão de combustível associadas à rede viária florestal e zonas industrias, criando descontinuidade horizontal e vertical dos combustíveis, servindo como linha de defesa, facilitando assim a movimentação das equipas de combate e protegendo também a aproximação dos incêndios aos espaços urbanos.

Ansião | Autarquia contribuiu com cerca de 400 mil euros para a economia local


“Natal é no Comércio Local” foi uma ação dinamizada pelo Município de Ansião que decorreu de 8 de dezembro a 8 de janeiro e culminou, no passado dia 15, com o sorteio de 4.950 euros em prémios. 

Com o objetivo de promover e revitalizar o comércio no concelho, a autarquia, através do Pelouro do Turismo e do Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico, apelou ao consumo nos estabelecimentos comerciais locais, como forma de minimizar os efeitos da crise financeira provocada por todas as medidas restritivas impostas para mitigar a propagação da Covid-19. 

A iniciativa contou com a adesão de 110 estabelecimentos, onde foram distribuídos perto de 39.000 cupões de participação para os clientes, sendo um cupão entregue por cada dez euros de compras, habilitando-os a vales de compras a utilizar igualmente no comércio local. 

O sorteio transmitido em direto na página Facebook do município, a partir do Salão Nobre dos Paços do Concelho, como forma de partilhar a ação com a população, resultou na atribuição de 30 vales de compras em valores que variam entre 1000 euros, para o 1.º prémio; 750 euros, para o 2.º; 500 euros, para o 3.º; e 100 euros, do 4.º ao 30.º prémio. 

Tratou-se de uma das medidas que o município tem vindo a implementar para apoiar os empresários do concelho, bem como uma estratégia de promoção dos produtos locais. 


Castelo de Porto de Mós, um ano de sucesso em tempos de infortúnio

Em 2020, o primeiro confinamento obrigou ao encerramento de monumentos e espaços culturais. O Castelo de Porto de Mós não foi exceção, tendo ficado de portas fechadas de 13 de março a 31 de Maio. De junho a dezembro, os constrangimentos afastaram as excursões e outras visitas de grupo, os eventos e parte substancial de públicos de proveniência internacional.

É, pois, motivo de regozijo o castelo registar uma afluência tão elevada, com um número de 19 365 visitantes, apenas suplantado em 2019, ano em que, mau grado o encerramento para obras até ao mês de abril, se registaram 19 604 visitantes. Significa isto que, desde 2015, as visitas quase duplicaram.


O ano arrancou de forma promissora, com o número de visitas a superar largamente o registado em anos anteriores. Com 6355 visitantes, agosto de 2020 foi mesmo o mês com o valor absoluto mais elevado de que há registo. O contexto de crise sanitária determinou que a esmagadora maioria fosse de proveniência nacional. Para esta dinâmica também contribuíram as exposições fotográficas de talentos portomosenses, que despertaram a atenção dos amantes da fotografia. Em resultado do investimento feito na diversificação da oferta, a loja do monumento registou um impressionante aumento de 94%, na faturação. Estes são os números que incentivam a continuação do trabalho desenvolvido nos últimos tempos.


O novo confinamento obrigou ao encerramento da fortaleza. No entanto, vale a pena manter a atenção ao futuro próximo e, assim que possível, revisitar o castelo dos afetos portomosenses.

 

JF

 

Ventura chama “cobarde” a Marcelo e pede intervenção de Rio

O candidato presidencial do Chega acusou hoje o seu concorrente e atual chefe de Estado de cobardia por preferir a extrema-esquerda aos partidos de direita, pedindo a intervenção do presidente do PSD, Rui Rio.

André Ventura referia-se ao facto de Marcelo Rebelo de Sousa ter assumido hoje, num debate a seis promovido pelas principais rádios portuguesas, que exigirá um acordo por escrito no caso de se proporcionar um futuro Governo ou acordo de incidência parlamentar com a participação do partido da extrema-direita parlamentar.

O líder nacional-populista instou ainda o líder social-democrata, Rui Rio, a tomar uma posição sobre o assunto "ainda esta tarde", uma vez que Marcelo não exigiu o mesmo tipo de formalidade à denominada "geringonça" em 2015 (PS, BE, PCP e "Os Verdes"), num comício em tempo de confinamento, que juntou cerca de 50 pessoas num restaurante em frente à praia do Coral, Viana do Castelo.

Ventura lamentou ainda que as rádios não tivessem permitido a sua participação no debate matinal por videoconferência, ao contrário do que sucedeu no debate televisivo a sete na RTP, quando o Presidente da República participou virtualmente por estar sob suspeita de infeção pelo novo vírus SARS-Cov-2.

Para Marcelo tudo, para André Ventura nada", insurgiu-se.

As eleições presidenciais realizam-se em plena epidemia de covid-19 em Portugal em 24 de janeiro, a 10.ª vez que os cidadãos portugueses escolhem o chefe de Estado em democracia, desde 1976. A campanha eleitoral começou no dia 10 e termina em 22 de janeiro.

Há outros seis candidatos: o incumbente Marcelo (apoiado oficialmente por PSD e CDS-PP), a diplomata e ex-eurodeputada do PS Ana Gomes (PAN e Livre), o eurodeputado e dirigente comunista, João Ferreira (PCP e "Os Verdes"), a eurodeputada e dirigente do BE, Marisa Matias, o fundador da Iniciativa Liberal Tiago Mayan e o calceteiro e ex-autarca socialista Vitorino Silva ("Tino de Rans", presidente do RIR - Reagir, Incluir, Reciclar).

Lusa

Cabo Verde retira-se do Mundial de andebol

A seleção de andebol de Cabo Verde retirou-se do Mundial de 2021, após já ter faltado ao jogo com a Alemanha, no domingo, devido à existência de vários casos positivos ao novo coronavírus, anunciou hoje a federação internacional.

"Cabo Verde informou, oficialmente, a Federação Internacional de Andebol (IHF) que desiste do evento. A IHF aceitou a desistência, que salvaguarda a saúde de todos os participantes do Mundial", indicou o organismo regulador da modalidade, em comunicado.

A IHF anunciou no domingo o cancelamento do jogo entre Alemanha e Cabo Verde, que disputava pela primeira vez o campeonato do mundo, uma vez que a seleção africana não dispunha do número mínimo de 10 jogadores para iniciar o encontro, depois de ter perdido na estreia, com a Hungria, por 34-27.

Cabo Verde, que viajou com apenas 11 jogadores para o Egito, palco da fase final do torneio, faltou à partida da segunda jornada do Grupo A, depois de terem sido detetados mais dois casos positivos ao novo coronavírus, que deixaram a seleção com apenas nove atletas disponíveis.

A IHF atribuiu derrota por 10-0 a Cabo Verde no jogo com a formação germânica, tal como vai acontecer na partida da última ronda do Grupo A, com o Uruguai, prevista para terça-feira, e em todas as referentes à Taça Presidente, destinada aos últimos classificados dos grupos da fase preliminar.

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol, Nélson Jesus, explicou, em comunicado enviado à Lusa, que a seleção nacional, ao entrar no Egito, em 13 de janeiro, foi confrontada com o facto de que quatro atletas que tinham estado infetados durante o estágio em Portugal e que "recuperaram" da doença, "voltaram a acusar positivo na despistagem feita, no local da competição, pela organização do evento".

No dia seguinte, toda a comitiva foi submetida a novos testes e, enquanto aguardava pelos resultados, foi autorizada a realizar um treino restrito.

Em 15 de janeiro, os resultados das autoridades de saúde locais não apresentaram qualquer caso positivo, pelo que a equipa cabo-verdiana, composta por 11 jogadores, teve autorização para sair do hotel para o local do primeiro jogo da competição, com a Hungria.

Segundo Nélson Jesus, no final da partida de estreia, os 11 jogadores foram submetidos a novo teste de despiste.

"E destes testes surgiram, inexplicavelmente, mais dois casos positivos, reduzindo a seleção nacional para nove elementos, que contraria o regulamento da competição, onde nenhuma equipa é permitida comparecer, no terreno do jogo, com menos de 10 elementos", observou o dirigente.

Nélson Jesus indicou que a participação de Cabo Verde no Mundial "não ficaria colocada em causa" e que a federação tinha providenciado a partida para o Egito "o mais breve possível", para integração na equipa principal, de "mais quatro atletas de andebol vindos desde Cabo Verde e Portugal".

Lusa

Ensino à distância sem problemas sérios de cibersegurança, segundo um inquérito

O ensino à distância durante o confinamento ocorrido no segundo semestre do último ano letivo não registou problemas sérios de cibersegurança, conclui um inquérito realizado à comunidade docente divulgado hoje.

A maioria dos docentes inquiridos (81%) indicou "não ter experimentado qualquer tipo de ciberameaça" durante o ensino à distância, conclui o inquérito realizado pelo Observatório de Cibersegurança, do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), com o apoio da Direção Geral de Educação (DGE), em que foi colocado um questionário aos docentes do ensino não superior, acerca dos aspetos ligados à cibersegurança vividos pela comunidade de professores no período de confinamento no segundo semestre do ano letivo 2019/2020.

Apesar de a maioria dos docentes não ter assinalado qualquer espécie de ciberameaça, dos poucos casos verificados o mais frequente foi a "intrusão de terceiros em aula por videoconferência" (11%), seguido do software malicioso (5%), da gravação não autorizada de aula (3%) e do 'phishing/smishing' (3%).

Durante esse período de confinamento que fechou as escolas, as aulas por videoconferência (93%) e o envio de conteúdos e/ou mensagens por email (88%) foram as metodologias alternativas mais utilizadas no ensino à distância, refere ainda o inquérito de cibersegurança aos docentes do ensino não superior.

O inquérito recorda que a pandemia de covid-19 obrigou a uma rápida adaptação das escolas ao ensino a distância, em particular a partir do dia 16 de março de 2020, situação que se manteve, pelo menos, até ao final do ano letivo de 2019/2020.

Esta circunstância, segundo os autores do inquérito, trouxe vários desafios de cibersegurança e mostrou a importância desta área nas necessidades de digitalização do ensino.

O estudo revela que Google Classroom e Google Meet (52%) e Zoom (32%) foram as plataformas mais utilizadas e que uma grande maioria dos docentes (96%) utilizou sempre o seu próprio equipamento informático em vez de equipamento fornecido pela escola.

Os comportamentos relacionados com a cibersegurança mais aplicados pelos docentes foram, de acordo com o inquérito, a atualização de software e de antivírus (81%), a não partilha de dados pessoais ou sensíveis online (69%) e não abrir emails e SMS nem clicar em links e anexos suspeitos/desconhecidos (64%).

Segundo os dados recolhidos, a maioria dos docentes considerou positiva a adaptação ao ensino à distância em termos de cibersegurança, com 54% a considerarem que foi de dificuldade razoável e 16% a classificarem como fácil enquanto 49% afirmaram que foi uma oportunidade para conhecerem melhor as boas práticas.

A maioria dos docentes (53%) declarou-se informado sobre os riscos online, mas um grupo significativo de docentes (59%) considera que os alunos estão pouco informados.

O inquérito demonstra ainda que muitos docentes (46%) não sabem se existe uma política de cibersegurança na escola onde lecionam ou afirmam não existir (11%), enquanto 42% afirmam que existe. Paralelamente, 44% dos docentes inquiridos disseram que a sua escola ou agrupamento desenvolveu estratégias de apoio aos docentes de modo a seguirem as boas práticas de cibersegurança.

As dificuldades colocadas à cibersegurança nas aulas a distância consideradas mais relevantes pelos docentes foram a carência de meios tecnológicos (37%) e a falta de consciência dos alunos (20%)

Por outro lado, a maioria dos docentes (55%) teve conhecimento e aplicou as recomendações de boas práticas de ensino a distância, com o título "Estudo em Casa", 3% realizaram o curso Cidadão Ciberseguro e 1% realizaram este, mas também o curso Cidadão Ciberinformado.

O inquérito Ensino a Distância e Cibersegurança foi desenvolvido e analisado pelo CNCS, tendo a DGE a responsabilidade da disseminação do respetivo questionário pelos docentes, através do seu envio às Direções dos Agrupamentos de Escola, as quais, por sua vez, o remeteram aos docentes.

O questionário foi constituído por perguntas maioritariamente fechadas e respondido através de plataforma online entre os dias 20 de outubro e 15 de novembro de 2020.

A população incluiu todos os docentes do ensino não superior, nomeadamente primeiro, segundo e terceiro ciclos e ensino secundário. Não foi incluída a educação pré-escolar.

O inquérito produziu 21.126 respostas e a amostra recolhida representou a distribuição do universo de docentes por sexo, idade, região e nível de ensino dos docentes em Portugal continental.

LusA
Imagem_ TVI24

Caminha: Corpo de mulher encontrado em quarto destruído por incêndio

A vítima tinha cerca de 80 anos.

O corpo de uma mulher de 80 anos foi encontrado esta segunda-feira num quarto destruído por um incêndio, em Vila Praia de Âncora, em Caminha, sendo que o caso foi comunicado à Polícia Judiciária, para investigação, revelou fonte do CDOS.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo, "à chegada dos bombeiros o incêndio estava extinto, tendo ficado confinado ao quarto" de uma habitação.

No interior do quarto os bombeiros encontraram o corpo de uma mulher com cerca de 80 anos", especificou.

Segundo aquela fonte, o alerta foi dado às 7h59, para a rua da Cruz Velha, me Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo.

Ao local compareceram 10 operacionais e três viaturas dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora e a GNR.

Lusa

Alargamento de rua melhora acessibilidades e estacionamento em Amoreira da Gândara

O Município de Anadia está a levar a cabo o alargamento da Rua António Joaquim Rodrigues, na localidade de Amoreira da Gândara, na União de Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas, melhorando assim as condições de visibilidade do entroncamento desta via com o acesso ao edifício da Junta de Freguesia.

A empreitada, que prevê ainda a construção de um muro de suporte/vedação, foi adjudicada pelo valor de 36.094,43€, com um prazo de execução de 30 dias.

A intervenção, para além de melhorar significativamente as condições de segurança do local, irá também permitir melhorar as condições de acessibilidade e estacionamento de todos os utilizadores, uma vez que se encontra prevista a construção de passeio e faixa de estacionamento.

Apreendidas 64 redes majoeiras entre Espinho e Furadouro

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, no dia 16 de janeiro, apreendeu 64 redes majoeiras entre as praias de Espinho e Furadouro, no distrito de Aveiro.

A ação de fiscalização teve como objetivo o controlo da utilização das redes de tresmalho, vulgarmente conhecidas como redes majoeiras, que são permitidas no período entre 1 de outubro e 30 de abril de cada ano, com exceção dos sábados, domingos e feriados. Esta ação culminou com a apreensão de 64 redes majoeiras e de 30 quilos de pescado diverso, com um valor total estimado de 6 580 euros.

O pescado apreendido, por não se encontrar próprio para consumo humano, foi doado ao Parque Biológico de Vila Nova de Gaia para alimentação animal.

A utilização destas redes e a captura de pescado através deste meio, fora dos períodos legalmente fixados, constitui uma infração cuja coima pode atingir um valor máximo de 25 000 euros.


The Wine Show: Bairrada em destaque no mais famoso programa de vinhos do mundo

 Em emissão no 24 Kitchen Portugal...

Portugal foi palco das filmagens da terceira temporada do mais famoso programa de vinhos do mundo, o The Wine Show. A região vitivinícola da Bairrada foi uma das eleitas, podendo mostrar-se – apenas um pouco, é certo – mas ao mundo, visto que é a mais popular série televisiva sobre vinho é emitida em mais de 100 países, numa audiência global estimada superior a 80 milhões de pessoas. Começou por estrear-se, em Outubro de 2020, no Reino Unido, e está agora em emissão em Portugal, no 24 Kitchen.

No episódio que estreou este Sábado, 16 de Janeiro, às 22h00, o especialista de vinhos e apresentador Joe Fattorini encarregou-se de enviar a dupla de atores e entusiastas vínicos Matthew Goode e James Purefoy para Aveiro, cidade rodeada de salinas, conhecida como a Veneza de Portugal e “porta norte” (a sul do Porto) de entrada da região vitivinícola da Bairrada. Uma aventura que lhes permitiria conhecer a geografia e história desta região e o consequente impacto nos vinhos ali produzidos. Já em Aveiro, a viagem começou a bordo de um moliceiro, na companhia do guia turístico Rui Leal e de um copo de espumante, como “manda a tradição”. O eleito foi o ‘Montanha Real Grande Reserva Bruto 2010’, um espumante muito agradável e equilibrado, com boa harmonia entre taninos, acidez e fruta, impressa pela refrescante brisa do Atlântico.

Dali partiram à descoberta do que une a Bairrada e a Escandinávia: o bacalhau. Fizeram-se “escoltar” por elementos da Confraria Gastronómica do Bacalhau, que os levaram para um grande desafio: confecionar esta iguaria. Uma prova superada e passada com distinção por ambos, o que lhes permitiu “saltarem para a etapa seguinte”: uma prova de vinhos guiada e comentada por uma das figuras mais icónicas da região: Luís Pato. O produtor fez-se acompanhar de três vinhos: um espumante, um branco e um tinto. A prova começou pelo ‘Nossa Calcário branco 2018’, um Bical de Filipa Pato; seguiu-se com o ‘Luís Pato Vinha Pan 2015’, um espumante Blanc de Noirs ideal naquela circunstância para limpar o palato; e terminou com o ‘Luís Pato Vinha Pan tinto 2000’, estes dois produzidos com Baga, a casta mais emblemática da região – neste caso, plantada na Vinha da Panasqueira (Vinha Pan), situada numa encosta virada a sul, de solo argilo-calcário.

De entre os três vinhos, Matthew Goode levou o ‘Nossa Calcário branco 2018’ e James Purefoy o ‘Luís Pato Vinha Pan tinto 2000’. Foi esta a dupla levada até ao Palácio da Bolsa, no Porto, e ao palato de Joe Fattorini, que elegeu como vinho da região o ‘Luís Pato Vinha Pan tinto 2000’, um delicioso tinto que surpreendeu pela suavidade e boa presença de fruta e que pede comida, como “alertou” o produtor – que graciosamente explicou que em Portugal temos tendência em harmonizar peixe com brancos e carne com tintos, regra que é quebrada precisamente com o bacalhau, que pede tintos!

O The Wine Show é produzido pela Infinity Creative Media e a terceira temporada, dedicada a Portugal, teve co-produção da Revista de Vinhos, parceria institucional do Turismo de Portugal e, este episódio, conta com o apoio da Comissão Vitivinícola da Bairrada.

Covid-19: Novo número máximo de mortes e de internamentos

Os números oficiais da DGS…
Morreram, até agora, 9.028 pessoas em Portugal (+ 167 que ontem)
O número de infetados é de 556.503 (+ 6.702 que ontem)
Estão recuperadas 411.589 pessoas (+ 4.660 que ontem)
Estão internadas 5.165 (+ 276 que ontem), sendo 664 em UCI (+ 17 que ontem)

AVEIRO TECH CITY LIVING LAB COM CANDIDATURAS ABERTAS


Já é possível apresentar candidaturas para a experimentação do Aveiro Tech City Living Lab (ATCLL) através do endereço https://www.aveirotechcity.pt/pt/atividades/aveiro-tech-city-living-lab – um investimento da Câmara Municipal de Aveiro e seus parceiros para a criação de uma infraestrutura avançada de comunicações e uma plataforma urbana de gestão de dados inovadora que pretende dar oportunidade a investigadores, indústrias digitais, startups, scaleups e centros de investigação, de experimentar e testar os seus produtos e serviços digitais no espaço público, gratuitamente. As inscrições podem ser feitas até 31 de dezembro de 2021.

A infraestrutura de acesso está suportada em tecnologia de fibra de última geração, unidades de rádio reconfiguráveis, rádio 5G-NR e serviços de rede 5G, agregando e interligando uma panóplia de sensores e unidades remotas de recolha de informação que se estende por toda a área urbana da cidade de Aveiro. A plataforma urbana digital permitirá a recolha, tratamento e análise dos dados, possibilitando a partilha de informação de várias fontes (e.g. sensores, aplicações e BD municipais e fontes de dados externas), fornecendo serviços analíticos e a possibilidade de construção de serviços preditivos para os diferentes domínios específicos de gestão da cidade. Será ainda prestado suporte técnico aos utilizadores do ATCLL, permitindo retirar o máximo rendimento das potencialidades da infraestrutura, dos serviços da plataforma urbana e dos dados disponíveis.

A plataforma urbana digital permitirá a recolha, tratamento e análise dos dados, possibilitando a partilha de informação de várias fontes (e.g. sensores, aplicações e BD municipais e fontes de dados externas), fornecendo serviços analíticos e a possibilidade de construção de serviços preditivos para os diferentes domínios específicos de gestão da cidade.


O ATCLL foi criado com o objetivo de estimular a implementação de projetos de investigação cientifica e o desenvolvimento de soluções tecnológicas comerciais em ambiente urbano; atrair e reter talento, nomeadamente organizações inovadoras de base tecnológica, investigadores, indústrias digitais, empreendedores e outros stakeholders nacionais e internacionais; e potenciar a transição da cidade de Aveiro para uma economia baseada no conhecimento, com vista à melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.

A cidade de Aveiro está empenhada em desenvolver, em conjunto com os seus parceiros estratégicos nesta área, um centro urbano tecnológico de referência a nível nacional, mas também europeu, que potencie o desenvolvimento de soluções inovadoras através da criação deste Laboratório de Experimentação e Inovação Tecnológica.