domingo, 4 de abril de 2021

Em Viseu, cristãos erguem olhos para o céu e recebem bênção pascal

De olhos erguidos para o céu, cristãos das 208 paróquias da Diocese de Viseu esperaram hoje que a bênção pascal, que habitualmente lhes é levada a casa, chegasse de avião.

Cerca das 15:00, duas aeronaves saíram do aeródromo do Viseu rebocando faixas com a inscrição "Cristo ressuscitou, aleluia!" e, pouco depois, já havia no centro histórico quem esperasse ver uma delas.

"Este ano, voltamos a não poder receber Cristo em nossa casa. Esta ideia dos aviões é complemente original e muito importante para quem é católico", disse à agência Lusa Ana Costa, que caminhava junto à Sé com o marido, Luís Silva.

Também Isabel Santos decidiu ir passear para o centro da cidade com o marido e os dois filhos, num dia de Páscoa completamente diferente do que costumam viver.

"Moramos numa aldeia, em Santos Evos, e temos a visita pascal. O padre ainda vai às casas e depois visitamos as casas todas dos nossos familiares e conhecidos", contou Isabel Santos, acrescentando que, não sendo isso possível este ano, esperam receber a bênção pelo ar.

O padre Cristóvão Cunha explicou que, com esta iniciativa, a Diocese de Viseu pretende "que as pessoas possam receber uma mensagem de esperança nestes momentos difíceis", em que não se pode fazer a visita pascal, devido à covid-19.

"Muitas pessoas sem retaguarda familiar veem-se privadas dos familiares que não podem vir do estrangeiro, nem dos concelhos onde estão, por haver essa proibição. É uma maneira de estarmos com elas", frisou.

Também para Cristóvão Cunha, este é um dia de Páscoa diferente, em que conseguiu conciliar as suas duas grandes paixões: os aviões e o sacerdócio.

O padre, que conta já com 60 horas de voo, tripula um dos dois aviões do Aeroclube de Viseu que servem de guia aos outros dois que transportam as faixas.

"Os pilotos não são de cá, costumam fazer reboque de manga mas é na linha de costa, para efeitos publicitários. Por isso, era importante que fossem aviões batedores a indicar-lhes o caminho", explicou.

João Zuzarte, vigário da pastoral da Diocese de Viseu, referiu a "carga simbólica" desta iniciativa, que partiu dos padres, em comunhão com o seu bispo: "Escolhemos esta mensagem 'Cristo ressuscitou, aleluia!', porque é aquela que está no ADN do cristianismo e sintetiza todo o mistério de Cristo que ressuscita".

Hoje é o dia da festa da vida, da festa mãe de todas as festas e, por isso, quisemos passar esta mensagem para chegar ao maior número de pessoas no território da diocese, por forma a que as famílias nos seus lares possam viver esse espírito", frisou.

Os paroquianos foram avisados da iniciativa, quer durante as últimas missas, quer pelos meios de comunicação social, de forma a poderem estar preparados para olhar para o céu.

"É esse o objetivo, olharmos hoje para cima, para este Cristo que veio para nos levantar", afirmou.

Foi proposto às paróquias que, quando as aeronaves passarem -- o que acontecerá até às 19:00 --, toquem os sinos das igrejas.

"Há esse sinal do sino a tocar, para dar essa alegria e para sinalizar. Aquilo que habitualmente fazíamos nas visitas pascais, andar de casa em casa, fazemo-lo a partir do ar", acrescentou.

Lusa

Imagem: Visão-Sapo

Miguel Oliveira 15.º no Grande Prémio de Doha de MotoGP

Piloto português terminou a corrida a 8,928 segundos do vencedor.

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) terminou este domingo na 15.ª posição, apesar do execelente arranque na largada (partiu da 12ª para a 4ª posição, diretamente), no Grande Prémio de Doha de MotoGP, segunda das 19 etapas do Mundial de motociclismo de velocidade, e somou mais um ponto no campeonato.

Oliveira, que partiu da 12.ª posição, sentiu enormes problemas na sua máquina e terminou a corrida a 8,928 segundos do vencedor, o francês Fabio Quartararo (Yamaha), que se impôs ao compatriota Johann Zarco (Ducati), segundo, a 1,457 segundos, e ao espanhol Jorge Martin (Ducati), em terceiro, a 1,500 segundos.

O Grande Prémio de Portugal vai ser a próxima prova do Mundial, em 18 de abril, em Portimão, onde Miguel Oliveira venceu a corrida em 2020.

 Lusa e TSF

Imagem:JN


António Costa acompanha “com consternação” mortes e destruição em Díli

O primeiro-ministro, António Costa, declarou este domingo acompanhar consternado a perda de vidas e destruição, devido às cheias em Timor-Leste, afirmando que Portugal está "solidário como sempre" com aquele país e quer apoiá-lo.

Acompanho, com consternação, os relatos da perda de vidas e da destruição provocadas pelas cheias em Timor-Leste. Portugal está solidário com o povo timorense, como sempre, e apoiará os esforços para fazer face à devastação", foi a mensagem escrita numa rede social virtual pelo chefe de Governo.

As cheias em território timorense provocaram, pelo menos, 11 mortos.

ministro dos Negócios EstrangeirosAugusto Santos Silva, já tinha oferecido a solidariedade e o apoio de Portugal a Timor-Leste, em declarações à agência Lusa, referindo já ter falado com o embaixador em Díli e com a ministra timorense dos Negócios Estrangeiros, que lhe transmitiram que "as inundações são violentíssimas".

A ajuda de Portugal deverá passar pelo programa de cooperação que Portugal tem com Timor-Leste.

As cheias que atingiram este domingo grande parte da cidade de Díli provocaram pelo menos 11 mortos, segundo um balanço atualizado, mas ainda provisório da Proteção Civil.

Responsáveis do Governo e das várias estruturas de emergência estiveram reunidos de urgência no Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) para analisar os danos causados pelas cheias, que arrastaram casas, destruíram estradas e várias outras estruturas.

Entre as prioridades definidas nessa reunião alargada, liderada pelo CIGC, está o apoio à evacuação das zonas mais afetadas e ao realojamento de centenas de famílias afetadas pelas inundações, em vários pontos da cidade.

Nos últimos dias, os serviços meteorológicos tinham alertado para o risco de chuva forte em várias zonas do país, com destaque para a costa Norte, devido aos efeitos de um sistema de baixa pressão, localizado sobre a parte ocidental da ilha de Timor.

As chuvas intensas já tinham causado problemas em vários municípios do país nos últimos dias, com relatos de casas destruídas e outras infraestruturas afetadas, incluindo estradas e pontes.

Lusa / TSF

Imagem: TSF

Johnson & Johnson supervisiona fábrica onde foram danificadas 15M de vacinas

A Johnson & Johnson vai supervisionar a fábrica da Emergent BioSolutions onde cerca de 15 milhões de doses da vacina da farmacêutica norte-americana foram danificadas durante a produção, foi hoje divulgado.

Segundo o jornal The New York Times, trata-se de uma "medida extraordinária" do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS, sigla em inglês), depois de ter sido divulgado que na instalação situada em Baltimore (Maryland) foram misturados ingredientes das vacinas da Johnson & Johnson e da farmacêutica AstraZeneca.

A decisão prevê igualmente que o laboratório já não produzirá a vacina da AstraZeneca, que ainda não obteve autorização da Administração de Alimentos e Medicamentos (Food and Drug Administration, FDA) para ser distribuída nos Estados Unidos.

Em comunicado, a Johnson & Johnson indicou no sábado que está a assumir "toda a responsabilidade quanto ao fabrico da substância farmacológica para a sua vacina covid-19 nas instalações da Emergent BioSolutions".

"A companhia está a juntar quadros dedicados às operações e à qualidade, e a aumentar significativamente o número de funcionários e técnicos de operações de fabrico e qualidade, para trabalhar com os especialistas da empresa que já estão na Emergent", afirma o comunicado, sem mais detalhes.

A farmacêutica, com sede em New Brunswick (Nem Jersey), sublinhou que as doses da sua vacina distribuídas até agora "cumpriram com os rigorosos padrões de qualidade da empresa e os regulamentos" e antecipou que, no final de maio, entregará "cerca de 100 milhões de doses individuais" ao Governo dos Estados Unidos.

"A empresa continua a trabalhar em estreita colaboração com a Food and Drug Administration dos Estados Unidos para garantir a autorização de uso de emergência das instalações da Emergent", acrescentou.

Na quarta-feira, a empresa anunciou ter identificado um lote que "não cumpria com os padrões de qualidade na Emergent Biosolutions" e assegurou que o processo de fabrico dessas vacinas não tinha chegado a ser finalizado.

Segundo o comunicado, a fábrica ainda não está autorizada a fabricar o fármaco para a sua vacina.

O The New York Times noticiou que a FDA ainda não entregou para distribuição nenhuma das doses da Johnson & Johnson fabricadas pela Emergent e adiantou que serão necessárias semanas até que receba autorização para distribuir as que já tenha produzido.

A fábrica da Emergent recebeu 628 milhões de dólares em junho de 2020 como parte da iniciativa liderada pela então administração de Donald Trump para desenvolver vacinas contra o coronavírus SARS-Cov-2, acrescenta o diário nova-iorquino.

Esta unidade foi contratada pela Johnson e Johnson e pela AstraZeneca, acrescentou.

Os Estados Unidos têm um total de 30.668.826 casos confirmados de covid-19 e registaram até ao momento 554.779 mortos devido à doença.

Segundo os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), 104,2 milhões de pessoas (cerca de 31,4% da população norte-americana) já receberam pelo menos uma dose da vacina, estando 59,8 milhões (18%) totalmente inoculadas.

Lusa

Imagem: baltimoresun.com

Turismo Centro de Portugal “lamenta profundamente” o desaparecimento de António Almeida Henriques

Comunicado Oficial da Turismo Centro  de Portugal sobre o falecimento do Presidente da Câmara Municipal de Viseu.

"É com um sentimento enorme de tristeza que a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal se junta aos votos de pesar pelo desaparecimento de António Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu.

Associamo-nos, assim, ao reconhecimento público para com um homem e um autarca exemplar, que contribuiu de forma ímpar para o engrandecimento da região Centro de Portugal e do país, em todas as áreas em que pautou o seu trajeto pessoal e profissional, sempre com invulgar brilhantismo. No seu percurso, abraçou sempre, de forma inexcedível e com grande entusiasmo, as iniciativas desta Entidade Regional. O seu desaparecimento tão prematuro representa uma perda irreparável. É um verdadeiro amigo que vemos partir.

António Almeida Henriques dedicou a sua vida ao desenvolvimento da região e do país. Entre os seus inúmeros contributos para a causa pública, destacam-se, além da autarquia de Viseu, os cargos de Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, Adjunto do Ministro da Juventude e Deputado da Assembleia da República em quatro legislaturas.

Os pensamentos e a solidariedade do Turismo Centro de Portugal estão, nesta hora difícil, com a família e amigos enlutados.

A Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal"

Número de mortes desce para 4 nas últimas 24 horas em Portugal. Há novos 193 contágios

Estão internados 517 doentes, mais cinco do que no balanço anterior.

Estão confirmadas 4 mortes e 193 novos casos de contágio devido à Covid-19 nas últimas 24 horas em Portugal, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-geral de Saúde (DGS).

Desde 25 de agosto de 2020, em que se registaram 192 casos novos nas 24 horas anteriores, que o número diário de infeções não era tão baixo.

O número total de mortes pela doença é agora de 16.879, enquanto o de pessoas infetadas desde o início da pandemia subiu para 823.335. Há, neste momento, 26.134 casos ativos.

Estão internados 517 doentes (mais 5 nas últimas 24 horas), dos quais 117 estão nos cuidados intensivos (menos 9 do que no anterior balanço).

Até ao momento, 780.322 pessoas conseguiram recuperar, das quais 349 nas últimas 24 horas.

TSF

SAE apreende 60 carcaças de leitão sem “condições mínimas para serem consumidas”

Leitões foram "abatidos e confecionados em local sem qualquer licenciamento, condições de higiene ou controlo veterinário".

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASE) apreendeu em Vagos, no distrito de Aveiro, 60 carcaças de leitão sem "condições mínimas para serem consumidas", na sequência de investigações sobre abates ilegais, anunciou hoje aquela autoridade.

Em comunicado, a ASAE referiu que a sua Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal realizou operações nos municípios de Cantanhede e de Vagos no âmbito de duas investigações pelo crime de abate clandestino, visando duas residências, por "constituírem locais suspeitos de servirem para abates e assadura ilegais".

Foi constituído um arguido, sujeito a Termo de Identidade e residência", segundo a ASAE.

Os leitões foram "abatidos e confecionados em local sem qualquer licenciamento, condições de higiene ou controlo veterinário" e sem "as condições mínimas para serem consumidas".

O valor das carcaças apreendidas rondava os cinco mil euros, segundo a mesma fonte.

As vendas não eram efetuadas no local e não eram sujeitas a qualquer tipo de faturação.

Também neste fim de semana, a mesma unidade da ASAE fiscalizou cinco operadores de comércio de carnes em Góis, no distrito de Coimbra, tendo sido instaurado um processo-crime por abate clandestino.

Na operação, a ASAE apreendeu cerca de 25 quilogramas de carne, num valor aproximado de 114 euros, que "foi destruída e encaminhada para subprodutos", depois da perícia efetuada pelo veterinário municipal.

Lusa

Imagem: TSF

Leiria | Nota de pesar pelo falecimento do Presidente da Câmara Municipal de Viseu

O Município de Leiria lamenta profundamente o falecimento de Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, ocorrido este domingo no Hospital de São Teotónio, vítima de complicações respiratórias decorrentes da COVID-19.

António Almeida Henriques tinha 59 anos e era Presidente da Câmara Municipal de Viseu desde 2013.

O Município de Leiria manifesta o seu profundo pesar perante o falecimento de Almeida Henriques e associa-se ao luto e à dor sentida pela comunidade viseense, família e amigos mais próximos.

Finais da Taça de Inglaterra e Taça da Liga inglesa vão ter público

 As finais da Taça de Inglaterra e da Taça da Liga inglesa vão ter público, fazendo parte dos eventos-teste do governo britânico para o regresso dos espetadores, anunciou hoje a Federação inglesa de futebol.

No plano gradual do regresso do público aos estádios no Reino Unido, no contexto da pandemia de covid-19, a meia-final da Taça de Inglaterra entre o Leicester e o Southampton, agendada para 18 de abril, será o primeiro 'teste', com 4.000 pessoas, antes de a final da Taça da Liga inglesa duplicar o número de espetadores.

Em 25 de abril, 8.000 adeptos poderão estar no estádio de Wembley para assistir ao vivo à final da Taça da Liga inglesa, que vai colocar frente a frente o Tottenham, do treinador português José Mourinho, e o Manchester City, de Pep Guardiola.

O plano é aumentar esse número para uma assistência de 21 mil pessoas na final da Taça de Inglaterra, em 15 de maio, explica a FA, em comunicado.

"Estamos encantados por podermos acolher estes três eventos-teste em Wembley e estamos confiantes que podemos oferecer um ambiente seguro. Este é um importante primeiro passo para termos os fãs de volta aos estádios, com o objetivo final de voltarmos a enchê-los, com sorte, no final do Euro", salientou o diretor executivo do organismo, Mark Bullingham.

O Governo britânico vai começar a testar este mês os 'passaportes' covid-19 em cinemas e eventos desportivos no âmbito da estratégia de redução gradual das restrições no país, onde metade da população adulta já tomou uma dose da vacina.

Com estes 'passaportes', as pessoas poderão comprovar que foram vacinadas, que têm um teste negativo para a covid-19 ou anticorpos após vencer a doença, segundo revelam hoje os meios de comunicação locais.

O objetivo é que esta espécie de 'atestados' -- contra os quais vários deputados se manifestaram -- possam contribuir para o regresso seguro dos espetadores a eventos como jogos de futebol, conferências, cinemas ou até mesmo a discotecas, sem que haja necessidade de impor distanciamento social.

Os detalhes do plano de desconfinamento deverão ser revelados esta segunda-feira por Boris Johnson, incluindo as autorizações de viagens de e para o estrangeiro.

Lusa

Marcelo dá luz verde a diploma sobre espetáculos que prevê realização de “eventos teste”

O Presidente da República promulgou o diploma do Governo sobre espetáculos culturais e artísticos, que prevê a realização de "eventos teste-piloto" e estabelece condições de devolução do valor de bilhetes, para espetáculos e festivais que foram adiados.

O diploma foi aprovado em Conselho de Ministros, na passada quinta-feira, definindo novas disposições sobre espetáculos, no contexto do plano de desconfinamento, e foi promulgado "esta tarde", por Marcelo Rebelo de Sousa, como se pode ler na página da Presidência da República, na Internet.

Aprovado na quinta-feira em Conselho de Ministros, este diploma "altera as medidas excecionais e temporárias de resposta à pandemia da doença covid-19, no âmbito cultural e artístico", e "estabelece as normas aplicadas aos espetáculos do ano de 2021".

O diploma prevê a possibilidade de serem realizados "eventos teste-piloto", em articulação com a Direção-Geral da Saúde (DGS), para definição de novas orientações técnicas, no setor da Cultura.

O agendamento destes eventos de teste poderá eventualmente abrir caminho à possibilidade de "alteração da orientação em vigor", que define limites de público, em função do distanciamento físico e da área disponível, em equipamentos culturais, como salas de teatro e cinema, e na realização de programação ao ar livre.

O diploma agora promulgado estabelece igualmente as condições para a eventual devolução do valor de bilhetes para espetáculos e festivais, inicialmente previstos para 2020, e, entretanto, adiados para 2022.

Segundo o Governo, "no caso dos espetáculos e festivais inicialmente agendados para o ano de 2020, e que ocorram apenas em 2022, prevê-se que os consumidores possam pedir a devolução do preço dos bilhetes, no prazo de 14 dias úteis a contar da data prevista para a realização do evento no ano de 2021".

Se o consumidor não pedir a devolução, "considera-se que aceita o reagendamento do espetáculo para o ano de 2022". O mesmo se aplica "aos vales emitidos com validade até ao final do ano de 2021, que passam a ser válidos até ao final do ano de 2022".

Num comunicado emitido no final da reunião, o gabinete da ministra da Cultura, Graça Fonseca, adiantou que também está a ser analisada, com o Ministério da Economia, "a criação de uma linha de crédito específica", para o setor dos espetáculos e festivais, "tal como proposto pelas respetivas entidades representativas".

Entre outras medidas definidas pelo Governo, hoje promulgadas, estão também os horários de museus, monumentos, palácios, sítios arqueológicos, galerias e estabelecimentos similares, que podem reabrir a partir de segunda-feira, com possibilidade de funcionamento "até às 22:30, durante os dias de semana, e às 13:00, aos sábados, domingos e feriados", com "as mesmas regras [de segurança] que existiam à data do seu encerramento".

Depois da possibilidade de reabertura de livrarias e lojas de discos, bibliotecas e arquivos, em 15 de março, e da nova etapa a concretizar a partir de segunda-feira, 05 de abril, seguem-se as salas de espetáculos, teatros e cinemas, com data prevista de reabertura a partir do próximo dia 19, que também admite da possibilidade de realização de "eventos no exterior, sujeitos a aprovação" da DGS.

Em 03 de maio, em função da evolução da situação epidemiológica, poderão voltar a realizar-se "grande eventos exteriores e interiores, sujeitos a lotação definida pela DGS".

A informação publicada ontem à noite na página da Presidência da República informa ainda que Marcelo Rebelo de Sousa "assinou igualmente o Decreto do Governo executando o estado de emergência, pondo em prática mais um passo do plano de desconfinamento".

Este diploma prevê o regresso às aulas presenciais do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e a reabertura de centros de atividades para estes alunos, assim como de equipamentos sociais, na área da deficiência, e de centros de dia de apoio a pessoas idosas.

Enquadra ainda a reabertura de estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços, com menos de 200 metros quadrados e porta para a rua; da restauração para serviço em esplanadas, com limite de quatro pessoas por grupo (até às 22:30, de segunda a sexta-feira, e às 13:00, aos sábados, domingos e feriados).

O diploma agora promulgado também prevê o funcionamento de feiras e mercados, mediante autorização da autarquia, o regresso à atividade física e desportiva de baixo risco, em ginásios e academias, com proibição de aulas de grupo.

No âmbito das instalações desportivas, o diploma permite igualmente a abertura de campos de tiro, de ténis, padel e similares, circuitos permanentes para desporto motorizado, velódromos, hipódromos, pistas de atletismo e de campos de golfe.

Fonte e Imagem: Lusa

Morreu António Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu

O presidente da Câmara de Viseu, António Almeida Henriques, morreu hoje aos 59 anos, vítima de complicações respiratórias decorrentes da covid-19, anunciou o município.

"O Município de Viseu informa, com enorme pesar, que o Presidente da Câmara, António Almeida Henriques, faleceu esta manhã no Hospital de São Teotónio, vítima de complicações respiratórias decorrentes da covid-19", lê-se numa nota de imprensa da Câmara, enviada à agência Lusa.

O autarca social-democrata realizou o teste à covid-19 em 04 de março e, apesar do resultado positivo, sentia-se bem e "apenas com sintomas ligeiros", tendo continuado a trabalhar a partir de casa.

No entanto, poucos dias depois, devido à agudização dos sintomas, dirigiu-se às urgências do Hospital de São Teotónio e acabou por ficar internado "para melhor avaliação da evolução".

Em 10 de março, Almeida Henriques foi transferido para a Unidade de Cuidados Intensivos, devido "agravamento da insuficiência respiratória", que "levou à necessidade de entubação e ventilação mecânica".

"António Almeida Henriques tinha 59 anos e era Presidente da Câmara Municipal de Viseu desde 2013. A sua elevada cultura democrática e competência política, levaram-no a ocupar diversas funções de grande responsabilidade, tanto ao nível do associativismo, como a nível político", recorda o município.

"Foi deputado à Assembleia da República, nas IX, X e XI e XII Legislaturas e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD entre 2005 e 2007 e 2010 e 2011. Entre 2011 e 2013, exerceu funções como Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional do XIX Governo Constitucional, liderado por Pedro Passos Coelho", acrescenta.

Lusa

Imagem: Correio da Manhã

Mesmo quando parece tudo perdido…

 

Segue o texto da XIV Estação de uma antológica Via Sacra composta em 1943 por Plinio Corrêa de Oliveira. Naquele ano ela foi publicada no jornal Legionário, e em 1970 reproduzida pela revista Catolicismo.* Os leitores que desejarem obter a íntegra dessa Via Sacra a encontram disponível em: Catolicismo n° 231, março de 1970.

XIV ESTAÇÃO

Jesus é depositado no sepulcro

V. Adorámus te Christe et benedícimus tibi.

R. Quia per sanctam Crucem tuam redemísti mundum.

Ao mesmo tempo que as pesadas lajes do sepulcro velam o Corpo do Salvador aos olhares de todos, a fé vacila nos poucos que haviam permanecido fiéis a Nosso Senhor.

Mas há uma lâmpada que não se apaga, nem bruxuleia, e que arde só ela plenamente, nesta escuridão universal. É Nossa Senhora, em cuja alma a fé brilha tão intensamente como sempre. Ela crê. Crê inteiramente, sem reservas nem restrições. Tudo parece ter fracassado. Mas Ela sabe que nada fracassou. Em paz, aguarda Ela a Ressurreição. Nossa Senhora resumiu e compendiou em Si a Santa Igreja nesses dias de tão extensa deserção.

Nossa Senhora, protetora da fé. É este o tema da presente meditação. Da fé e do espírito de fé, ou seja, do senso católico. Hoje, a muitos olhos, as possibilidades de restauração plena de todas as coisas segundo a lei e doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo parecem tão irremediavelmente sepultadas quanto aos Apóstolos parecia irremediavelmente sepultado Nosso Senhor em seu sepulcro. Os que têm devoção a Nossa Senhora recebem d´Ela, entretanto, o inestimável dom do senso católico. E, por isto, eles sabem que tudo é possível, e que a aparente inviabilidade dos mais ousados e extremados sonhos apostólicos não impedirá uma verdadeira ressurreição se Deus tiver pena do mundo, e o mundo corresponder à graça de Deus.

Nossa Senhora nos ensina a perseverança na fé, no senso católico e na virtude do apostolado destemido — “Fides intrepida” — mesmo quando parece tudo perdido. A Ressurreição virá logo. Felizes dos que souberem perseverar como Ela, e com Ela. Deles serão as alegrias, em certa medida as glórias do dia da Ressurreição.

[Pai Nosso / Ave Maria / Glória ao Padre].

V. Miserére nostri Dómine. R. Miserére nostri.

V. Fidélium ánimae per misericordiam Dei requiéscant in pace. R. Amen.

ABIM

____________

* Em 1951, o Prof. Plinio compôs uma segunda Via Sacra. Esta foi publicada na edição de Catolicismo de março/1951. Disponível no seguinte link: http://catolicismo.com.br/Acervo/Num/0003/P04-05.html