quarta-feira, 27 de março de 2024

DE 13 A 21 junto ao Templo Romano. FEIRA DO LIVRO DE ÉVORA REGRESSA EM ABRIL


A autora Ana Markl e o poeta João Luís Barreto Guimarães são duas das presenças que marcam a abertura da Feira do Livro de Évora, no próximo dia 13 de abril. Desde esta data, até 21 de abril, muitos outros nomes preenchem o programa literário da iniciativa. À volta do eborense A. M. Galopim de Carvalho decorrem várias atividades e este apresentará, na Feira, o seu mais recente livro. A escritora e argumentista Sara Rodi, também nascida e com raízes em Évora, irá estar presente para um encontro com os seus leitores e para uma sessão de autógrafos. O mesmo fará o escritor de policiais, Nuno Napumoceno.
Adicionalmente, são alvos de ações de homenagens póstumas o dramaturgo e ensaísta Luiz Francisco Rebello e o escritor Luís Carmelo, este natural de Évora.
A maratona de leitura transfronteiriça, uma das iniciativas que já tem lugar de destaque na Feira do Livro, vai também voltar nesta edição, este ano com a participação de alunos de escolas de Évora e da cidade espanhola de Mérida.
A par desta última, em todas as atividades, a escrita, a leitura e a narração oral sustentam a programação da Feira do Livro. Esta inclui apresentações de livros, mesas-redondas, oficinas, performances, sessões de histórias, entre outras propostas, destinadas quer ao público em geral, quer ao público infantil, em contexto escolar e também familiar.
Mesmo os momentos de animação cultural têm um cariz literário bem patente, como é o caso dos dois espetáculos de rua agendados para o primeiro dia da Feira, 13 de abril, um ao fim da manhã e, outro, ao final da tarde, protagonizados pela companhia Teatro Só, em que, respetivamente, uma história de amor e uma performance poética deslumbram os espetadores.
O espetáculo Ficheiros Secretos, programado para dia 15, no Teatro Garcia de Resende, que surge do livro homónimo do escritor e jornalista Luís Osório, é também uma criação cultural que se cruza com a literatura e que a Feira traz a Évora em 2024.
Livrarias independentes de Évora e de outros pontos do país e diversas instituições, ocupam os espaços de venda e de exposição da Feira, no horário das 10h00 às 20h00, nos fins de semana, e das 11 às 20h00, nos dias de semana.

“Páscoa com ciência” na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro


A fazer planos para estes dias de Páscoa? A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro preparou um programa especial e bem divertido dedicado a famílias, para os dias 29 e 30 de março.
A proposta passa por explorar a química de um delicioso folar do Algarve na “Cozinha é um Laboratório”, por construir e programar um divertido coelho-robô na “Oficina dos Robôs”, e ainda colorir ovos com pigmentos naturais para criar verdadeiras obras de arte, no Laboratório da Fábrica.
Estas atividades repetem-se nos dois dias, com sessões disponíveis em diferentes horários.
As inscrições podem ser feitas através do telefone 234 427 053.
Mais informações sobre este programa de atividades estão disponíveis aqui.
*Teresa Pereira
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Rua dos Santos Mártires, 3810-171 Aveiro
Tel. +351 234 427 053 (chamada para a rede fixa nacional)

TRAIL LINHAS DE TORRES TROUXE CENTENAS DE ATLETAS A TORRES VEDRAS


No dia 23 de março teve lugar o “Trail Linhas de Torres”, um evento desportivo que celebra a coragem e o legado dos que construíram e defenderam as Linhas de Torres, edificado durante as invasões francesas e considerado o maior sistema militar de campanha da Europa.
Do “Trail Linhas de Torres” fizeram parte a 6km Caminhada Solidária, que teve início na Tapada Militar de Mafra; o 10km Trail, em Torres Vedras e o 42km Trail Maratona, que partiu do Convento de Mafra e terminou na Expotorres em Torres Vedras e em que participaram cerca de 250 atletas. O evento desportivo também incluiu duas competições organizadas no âmbito do Desporto Militar: o Campeonato Nacional Militar de Trail e o CISM World Military Trail Championship. Nesta competição internacional participaram atletas militares de Espanha, França, Chipre, Reino Unido e Romênia, além de Portugal.
Esta edição do “Trail Linhas de Torres” contou pela primeira vez com a participação do Desporto Escolar no Trail Escolar de 2km e de 4km, realizado no Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras, no mesmo dia em que se comemorou o Dia da Defesa Nacional.

Os destaques do pódio foram dominados pelos atletas romenos, Mitrica Leonard e Damian Bogdan, que conquistaram o primeiro e segundo lugares, respetivamente. O terceiro lugar foi conquistado pelo francês Detienne Theoha. O atleta português Mário Fonseca, representante do Exército, garantiu a sétima posição geral. Entre as mulheres, Marisa Vieira, da Guarda Nacional Republicana, destacou-se ao conquistar o 17º lugar.

Como é habitual, o evento tem também um carácter social, beneficiando a Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA). Fundada em 1974, a ADFA dedica-se a assegurar os direitos dos deficientes militares, promovendo a sua inclusão e bem-estar.

Este evento é uma coorganização da Direção Geral dos Recursos da Defesa Nacional, a que se juntou a Rota Histórica das Linhas de Torres e conta com o apoio da Associação dos Deficientes das Forças Armadas e municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.



Fotografia: Xistarca

Bilhete postal - MENOS ECRÃS MAIS VIDA


Um movimento de pais criou um abaixo-assinado para saber a opinião dos educadores sobre o uso dos manuais escolares digitais ou o regresso aos tradicionais em papel, para conhecer a opinião dos pais das escolas que aderiram ao projeto-piloto “manuais digitais”. 80 por cento dos que se pronunciaram até agora (cerca de duas mil assinaturas) são a favor do regresso ao papel. Os pais garantem que os filhos estão com maiores dificuldades de concentração e aprendizagem. Mas também se dizem preocupados com os perigos para a saúde dos filhos do uso das tecnologias digitais.
Uma das responsáveis pela iniciativa referiu que "não consigo dizer nada que corra bem neste projeto", lamentou, apontando a dificuldade de concentração dos alunos no momento de estudar, referindo que o filho mais velho pode estar a trabalhar e ter ao mesmo tempo um jogo a correr.
Através do movimento "Menos ecrãs, mais vida", do abaixo-assinado e agora do inquérito, esta mãe percebeu que não estava sozinha nesta luta: "A grande maioria dos pais quer que o projeto acabe", garantiu à Lusa.
Um exemplo a analisar vem da Suécia, país pioneiro a experimentar o sistema digital. Agora, dizem os especialistas que “há provas científicas claras de que as ferramentas digitais prejudicam, em vez de melhorarem, a aprendizagem dos alunos”. A afirmação categórica veio do Instituto Karolinska da Suécia, uma das maiores e mais respeitadas escolas de medicina da Europa e muito centrada na investigação. “Acreditamos que o foco deve voltar a ser a aquisição de conhecimentos através de livros impressos e da experiência dos professores, em vez de se adquirir conhecimentos principalmente a partir de fontes”.

Eduardo Costa, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Destaque: “Os pais garantem que os filhos estão com maiores dificuldades de concentração e aprendizagem"

Manifesto Eleitoral da Candidatura “Continuar a Ganhar”. Eleições na Secção de Aveiro do PSD

 Nas próximas linhas apresentamos os nossos principais compromissos com os militantes do PSD Aveiro para os próximos dois anos (2024/2026). No entanto tal não era possível, sem o importante contexto do trabalho realizado entre 2022/2024.
Em 2024, 2025 e 2026 queremos Continuar a Ganhar, com base no trabalho e nas vitórias conseguidas e com ambição para fazer muito mais e muito melhor:
 
O que Conquistámos nos últimos dois anos?
1.Para “devolver o PSD Aveiro aos militantes” realizámos um trabalho de proximidade com a nossa gente que passou por:
a. Verdade e transparência na gestão da Secção;
b. Visitas às Freguesias;
c. Plenários descentralizados [Oliveirinha (OUT22), Santa Joana (FEV23), Requeixo (ABR23) e Aradas (OUT23)];
d. A realização de três grandes Comícios (SET22; DEZ22; DEZ23);
e.     A criação de um canal de informação e comunicação permanente com os militantes do PSD por via móvel e eletrónica.
 
2. A abertura do PSD à Sociedade Civil, com a realização de conferências sobre temas importantes para o presente e futuro do Município de Aveiro, onde podemos contar com a participação de figuras relevantes no quadro Nacional e Europeu, como foram os casos das presenças de Sofia Gaio (especialista internacional em Comunicação), António Martins da Cruz (Embaixador) e Cláudia Monteiro de Aguiar (Eurodeputada).
 
3. Um PSD liderante a nível local e nacional: com a Eleição da companheira Ângela Almeida como Deputada à Assembleia da República para o mandato 2024/2028, o PSD Aveiro cumpre o grande objetivo de voltar a ter representação nacional na luta pela resolução dos diversos pendentes no Município de Aveiro, sob a tutela do Estado e do Governo do País. Durante estes últimos dois anos (2022/2024), o Presidente e recandidato, Simão Santana foi presença assídua no Conselho Nacional do PSD, o principal órgão do nosso Partido. Ao nível distrital, a Secção de Aveiro do PSD contou com a presença e participação dos companheiros Firmino Ferreira e Nelson Santos na Comissão Política Distrital, onde desempenharam um papel muito importante.
 
O que vamos fazer para “Continuar a Ganhar”?
1. A boa Governação do Município de Aveiro
O PSD é o maior partido da coligação ALIANÇA COM AVEIRO (PSD/ CDS-PP/ PPM) e tem de Continuar a assumir o seu papel liderante na defesa e cumprimento do Programa Eleitoral sufragado de forma inequívoca pelos Aveirenses em setembro de 2021.
Com a liderança da totalidade dos órgãos autárquicos desde novembro de 2022 (após a Eleição Autárquica intercalar em São Jacinto), a responsabilidade é maior que nunca. Vamos Continuar a cumprir o nosso desígnio, com intervenção política e cooperação na defesa do Executivo Municipal liderado por Ribau Esteves e na importante tarefa de levar aos Militantes do Partido e aos Cidadãos as principais decisões da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e de todos os órgãos autárquicos que lideramos (Assembleia Municipal e as dez Juntas de Freguesia do Concelho).
 
2. Gestão da Eleição Autárquica 2025 para... “Continuar a Ganhar”
As Eleições Autárquicas de 2025 assumem total prioridade no trabalho que temos para fazer nos próximos dois anos, na Comissão Política do PSD Aveiro.
Apresentamo-nos aos militantes com ideias base claras sobre este assunto: sabemos de onde vimos, em que ponto estamos e para onde queremos ir. Ou seja, é dentro da Coligação ALIANÇA COM AVEIRO que está a solução para a continuidade do trabalho e do projeto que se iniciou em 2013 e que defendemos e projetamos para futuro na Cidade e no Município de Aveiro.
É fundamental, para que Aveiro possa Continuar a Ganhar, que a coligação ALIANÇA COM AVEIRO se mantenha, em primeiro lugar, como força partidária candidata às Eleições Autárquicas em 2025 e depois que vença essas mesmas Eleições, para que o Projeto que temos vindo a desenvolver com inúmeros sucessos, possa ter futuro e por essa via Continuarmos a dar Futuro a Aveiro.
Também aqui, queremos devolver o decoro aos processos Eleitorais que envolvem o PSD Aveiro, que nas últimas duas eleições – convém recordar(!) – acabou envolvido em processos muito embaraçosos e que prejudicaram gravemente a imagem do Partido no espectro local, distrital e nacional.
É um processo em que, naturalmente, temos vindo a trabalhar de forma responsável e atenta, mas que assume uma condição Muito Especial no próximo mandato.
 
3. Abertura à Sociedade Civil e presença em fóruns nacionais
Para “Continuar a Ganhar”, o PSD Aveiro vai continuar a ouvir e a aprender com os melhores da Sociedade Civil. E vamos aplicar esse mesmo conhecimento no trabalho de desenvolvimento de novas abordagens sobre as matérias de maior interesse para o Concelho de Aveiro, com especial enfoque nos assuntos relacionados com a Ria de Aveiro, a Sustentabilidade, a Mobilidade, a Habitação e o Emprego.
Manteremos também uma presença assídua e permanente em fóruns partidários e extrapartidários de debate e pensamento sobre o presente e o futuro de Portugal, procurando por esta via contribuir para a boa Governação do País, agora que teremos sob a liderança do Governo o PSD e o nosso Presidente, Luís Montenegro.
 
*Simão Santana,
Candidato a Presidente da Comissão Política do PSD/ Aveiro

Aveiro | Comités de Acompanhamento dos Fundos Comunitários visitaram o Rossio e o novo Ferryboat 100% Elétrico

 Comités de Acompanhamento dos Fundos Comunitários visitaram o Rossio e o novo Ferryboat 100% Elétrico
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, recebeu esta segunda-feira, 25 de março, em Aveiro uma delegação composta por vários elementos dos Comités de Acompanhamento dos Fundos Comunitários, que visitaram o recém-inaugurado Rossio e a Praça General Humberto Delgado / “Pontes” e o novo Ferryboat 100% Elétrico, Salicórnia.
A visita teve início às 15h00, com uma Conferência que se realizou no Município de Ílhavo e onde participou como orador o Presidente Ribau Esteves. O painel foi moderado por Caroline Callens, Diretora Geral da Comissão Europeia para as políticas em Portugal e Espanha e contou ainda com a participação de Balazs Pichler, Diretor do Departamento para a Monitorização e Avaliação na Coordenação dos Fundos Europeus; Rita Leote da Plataforma ONG; Hugo Dionísio da CGTP-IN; Clara Guerreiro, da CCP; Isabel Damasceno, do Centro 2030 e Helena Pinheiro Azevedo do Sustentável 2023.
O objetivo da Conferência e da Visita à Cidade de Aveiro foi, principalmente, a recolha de boas práticas e formas de reforçar o papel ativo dos elementos dos Comités de Acompanhamento nas políticas desenvolvidas nos Países da União Europeia.





*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Centro de Portugal com avaliação muito positiva em ranking de reputação das marcas


Turismo do Centro, cidades de Aveiro, Leiria, Viseu e Coimbra, Mosteiros da Batalha e Alcobaça e Universidade de Coimbra alcançam posições destacadas no estudo RepScore 2024.
A Turismo Centro de Portugal é uma das regiões de turismo com melhor reputação em Portugal, de acordo com o estudo RepScore 2024, realizado pela consultora OnStrategy. Com uma pontuação de 73,7 pontos, numa escala até 100, a Turismo do Centro posiciona-se como a quarta região mais bem avaliada, a seguir ao Turismo do Porto e Norte (74,5), Turismo de Lisboa (74,2) e Turismo dos Açores (74,1). De notar que a avaliação da Turismo do Centro subiu, uma vez que era de 71,8 pontos em 2023.
As cidades da região Centro de Portugal estão também em alta neste estudo. Aveiro, com 74 pontos, ocupa o terceiro lugar entre as cidades mais bem avaliadas, logo após o Porto e Viana do Castelo. A lista das 10 cidades com melhor reputação inclui ainda, entre outras, Leiria (73), Viseu (73) e Coimbra (72,9), todas do Centro de Portugal.
Duas atrações turísticas da região estão em destaque na categoria “Arte & Cultura”. O Mosteiro da Batalha lidera este ranking, com 74,2 pontos, enquanto o Mosteiro de Alcobaça (73,2) conquista o quarto lugar, ficando atrás da Fundação Calouste Gulbenkian e do Mosteiro dos Jerónimos e à frente da Fundação de Serralves.
De referir ainda que a Universidade de Coimbra lidera a categoria de “Escolas & Universidades”, com 77 pontos.

O RepScore 2024 é um estudo que avalia a reputação das marcas em Portugal, considerando a perceção emocional e racional das mesmas junto de mais de 50 mil cidadãos, online e presencialmente/por telefone, num trabalho contínuo durante as 52 semanas do ano. Os inquiridos são representativos da sociedade portuguesa, em termos de distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.
-----------------------------
Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

“Juntos a reciclar ++”: as candidaturas já estão abertas. Sociedade Ponto Verde financia parceiros em ações de sensibilização e proximidade para as embalagens de VIDRO

“Juntos a reciclar ++”: as candidaturas já estão abertas
Dando continuidade à sua missão de garantir o funcionamento do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), a Sociedade Ponto Verde (SPV) volta a lançar o programa de financiamento de ações de comunicação, sensibilização e educação para Sistemas Integrados de Gestão de Resíduos (SGRU) e para Câmaras e Empresas Municipais, agora nomeado de “Juntos a reciclar ++”.
O projeto tem vindo a ser implementado nos últimos anos e, devido ao seu sucesso e ao número de ações implementadas com recurso a este financiamento, cresceu, e passou a contar com uma plataforma digital para candidaturas, que promove um webinar para ajudar os parceiros a concorrer ao programa. No total, o programa destina 500.000€ para financiar projetos destas entidades.

As entidades podem candidatar-se e encontrar mais informações aqui.

Através deste projeto de proximidade, a SPV reforça a sua atuação nestes eixos, apoiando, assim, os SGRU, Câmaras e Empresas Municipais na realização de ações ligadas a estas áreas. Além disso, destaca a importância de existir uma comunicação integrada, com consistência e com alinhamento de mensagens entre todas as entidades parceiras, bem como de trabalhar em proximidade com os cidadãos e a sua realidade local, através de ações espalhadas por todo o País.

Este programa reforça, ainda, o trabalho colaborativo que a SPV desenvolve junto das comunidades locais numa vertente que vai muito além da sensibilização para a importância da reciclagem das embalagens e que se foca na eficácia da comunicação com os demais agentes da cadeia de valor.

Atualmente, as embalagens são o único fluxo urbano em que as metas de reciclagem são cumpridas, ainda assim, o vidro é o material que mais preocupações tem dado. Neste sentido, e tendo em conta o contexto atual do setor e todos os desafios decorrentes das atuais metas de reciclagem - 65% de reciclagem de embalagens colocadas no mercado até 2025 e 70% em 2030 -, esta edição do projeto está focada no aumento da participação na reciclagem de embalagens de vidro.

“‘Juntos a reciclar ++’ é um projeto no qual muito acreditamos. Continuamos empenhados em trabalhar de forma colaborativa com SGRU, Câmaras e Empresas Municipais e reforçamos a importância de atuar em parceria com estas entidades, que são parceiras históricas da SPV. Todas as ações contam no atingimento das metas e, em especial no vidro, onde temos de acelerar e adotar ações especificas. É fundamental termos um SIGRE que trabalha em regime colaborativo e em parceria e é exatamente por isso que financiamos projetos ligados à comunicação, sensibilização e educação, que são, aliás, áreas nas quais a SPV acredita e investe de forma contínua”, afirma a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais.

*Raquel Pelica
**Catarina Farinha

Evento "Conferência ARAB@info" - NERC - Associação Empresarial da Região de Coimbra

 NERC - Associação Empresarial da Região de Coimbra, em parceria com a CCIAP - Câmara de Comércio e Indústria Árabe - Portuguesa, está a promover o ciclo de conferências que se realiza já no próximo dia 18 de Abril, nas instalações da NERC, no Complexo Tecnológico de Coimbra.

Esta nova iniciativa que a CCIAP se propõe a realizar visa não só dar a conhecer a realidade económica e empresarial dos 22 Países da Liga dos Estados Árabes, as vias de acesso aos mercados e as oportunidades de negócio existentes, mas também, auxiliar os Empresários Portugueses tanto na entrada nestes Países como na consolidação da sua posição nos mesmos, através dos serviços de apoio da CCIAP.

 

O mercado Árabe conta com cerca de 400 milhões de potenciais consumidores. Os planos de desenvolvimento económicos destes Países demonstram a sua rápida estratégia de desenvolvimento económico a nível internacional o que cria reais oportunidades de negócio e parceria para as empresas Portuguesas.

 

Não perca esta oportunidade. Marque já a sua presença.

Inscreva-se em https://forms.gle/hobWRiVsxb9PiyqW8

 

Programa da Sessão:

 

10h00 - Receção

10h15 – Boas Vindas

  • Horácio Pina Prata, Presidente da Associação Empresarial da Região de Coimbra
  • Luís Felipe Menezes, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Árabe - Portuguesa

 

10h45 – Apresentação:

  • Adel Daroga, Coordenador das Relações Internacionais da Câmara de Comércio e Indústria Árabe – Portuguesa

 

11h15 – Sessão Q&A:

 

12h30 – Sessão de Encerramento:

  • Horácio Pina Prata, Presidente da Associação Empresarial da Região de Coimbra

*NERC –ACIC- Associação Empresarial da Região da Coimbra

Reportagem - Roda de Conversa sobre Viver com Trissomia 21 (Cantanhede)

 
Decorreu no passado dia 23 de março, na Clínica Fisio André Viegas, em Cantanhede, mais uma sessão das “Rodas de Conversa” organizadas pelo coletivo “Feminismo para Tod*s”, desta feita subordinada ao tema “Juntas na diferença: a mãe e a profissional”.
No mês em que se comemora o Dia Mundial da Trissomia 21, Cristina Azevedo, mãe de um filho com trissomia 21 e educadora de infância, foi a convidada que desde logo partilhou a sua visão sobre os seus 3 filhos: “cada um tem as suas particularidades, cada um com os seus desafios; o João tem trissomia 21, mas isso nunca impediu que ele, à semelhança da irmã e do irmão, tivesse sonhos e construísse um percurso rico em conquistas e sucessos”. A Cristina e a sua família recusaram-se a impôr ao João as barreiras que os estigmas erguem: “demos o tempo, o apoio, os recursos e as ferramentas de que o João precisou para, ao seu ritmo, se descobrir, crescer e ganhar autonomia”. Cristina deixa a mensagem de que “é essencial capacitar os nossos filhos, mas é igualmente importante capacitar os pais e a comunidade, para que se aceite e normalize a diferença”.
As mentoras do projeto sublinham que o testemunho e o exemplo dado por esta família “ensina-nos a importância de acreditar e respeitar cada um na sua diferença e do impacto positivo que esta atitude tem na forma como a comunidade se abre e contribui para integrar a diferença”.
O projeto “Feminismo para Tod*s” surgiu em 2022, em Cantanhede, a partir de um movimento social espontâneo de 4 amigas, com o propósito claro de contribuir para uma vida em sociedade mais equilibrada, justa e inclusiva, promovendo o desenvolvimento do espírito crítico e a tomada de consciência para problemas que são de tod*s nós.
Este projeto dinamiza "Rodas de Conversa" de entrada livre, que se realizam mensalmente locais diferentes do concelho de Cantanhede, procurando criar momentos de reflexão construtiva, discussão e partilha de vivências, opiniões e experiências. O ambiente é informal e descontraído, por forma a que todos os presentes se sintam à vontade de participar ativamente em conversas sobre diversas temáticas que, de forma direta ou indireta, abordam várias perspetivas do feminismo, igualdade de género, defesa dos direitos humanos, cidadania, entre outros.

*As dinamizadoras do projecto Feminismo para Tod*s
Ana & Célia & Sofia & Tânia



MUNICÍPIO DE SILVES ASSINALA DIA MUNDIAL DO TEATRO COM COMÉDIA À PORTUGUESA “LADRÃO QUE ROUBA LADRÃO…”


A Câmara Municipal de Silves volta a associar-se às comemorações do Dia Mundial do Teatro, trazendo esta noite ao Teatro Mascarenhas Gregório a peça “Ladrão que rouba ladrão…” uma imperdível comédia à portuguesa que juntará Natalina José, Telmo Miranda, Marisa Carvalho e Pedro Silva.

Com este espetáculo o Município de Silves pretende recordar a importância das artes de palco e o seu papel na história e na cultura da Humanidade. Relembre-se que esta efeméride foi criada no âmbito da UNESCO, pelo Instituto Internacional do Teatro, em 1961.

Cantanhede | Alunos ficaram a conhecer a importância da sustentabilidade ambiental. INOVA-EM promoveu ações de sensibilização na Escola Pedro Teixeira

 
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, a INOVA-EM esteve na Escola Pedro Teixeira, na União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, para sensibilizar as crianças e jovens sobre a importância da reciclagem e a urgência da proteção dos lençóis freáticos.
No decorrer desta ação, um colaborador da empresa municipal deu a conhecer alguns conceitos, nomeadamente a correta separação de resíduos e a valorização dos orgânicos, ressalvando a sua importância na preservação das valiosas reservas de água subterrâneas.
Destacou-se ainda o relevante papel da INOVA-EM neste domínio, uma vez que dispõe dos meios corretos para a deposição dos resíduos, bem como a importância do contributo das famílias, que deverão iniciar, nas suas próprias casas, este processo.
Para tal, a adesão ao sistema de recolha de biorresíduos é determinante, tanto mais que 40% dos resíduos produzidos nas nossas habitações é material orgânico, sendo necessário valorizá-lo e perceber como e de que forma deve ser feito.
A sustentabilidade ambiental e a criação de um ‘concelho verde’, com práticas inovadoras de sustentabilidade ambiental, são um dos nossos focos. Para tal, é fundamental continuar a estimular a população do universo escolar do concelho, com este tipo de iniciativas, mas também estar a par das melhores práticas a nível nacional e internacional”, sustenta o presidente da INOVA-EM, Pedro Cardoso, adiantando que o sistema de recolha de biorresíduos “ajudará a mudar o paradigma da reciclagem no concelho de Cantanhede”.

*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Faculdade de Educação e Psicologia promove sessões sobre os desafios da parentalidade. Iniciativa decorre de abril a junho, na Universidade Católica no Porto


Birras, literacia digital, parentalidade saudável após o divórcio, sinais de alarme em crianças e jovens em termos de saúde mental, desenvolvimento socioemocional dos filhos e como conciliar os múltiplos papéis na parentalidade. Estes são alguns dos temas das sessões de mais um ciclo da iniciativa Aprender a Educar, promovida pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Dinamizado por psicólogas, as sessões dirigem-se a pais. Realizam-se na Universidade Católica Portuguesa no Porto, às sextas-feiras, das 21h30 às 23h30.
“O programa Aprender a Educar é uma ferramenta valiosa para todos os pais que querem explorar e desenvolver competências parentais e fortalecer as relações pais-filhos,” assegura Lurdes Veríssimo, docente da Faculdade de Educação e Psicologia e coordenadora da iniciativa Aprender a Educar. “Estamos constantemente a aprender e a evoluir e a parentalidade não é exceção,” refere Lurdes Veríssimo acrescentando que “além de ser maravilhosa, a parentalidade é também desafiante porque está sempre a adaptar-se em função dos tempos e, por isso, temos de encontrar estratégias para abraçar estes desafios.”

A primeira sessão realiza-se a 12 de abril sobre “Contextualizar e Discutir Estratégias Para Prevenir e Gerir Birras”, com a presença de Lurdes Veríssimo, psicóloga na Clínica Universitária de Psicologia da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. A segunda está agendada para 19 de abril e abordará o tema da “Literacia digital: como lidar com o tempo que o/a meu/minha filho/a passa ao telemóvel?!”, com a intervenção de Raquel Duarte, psicóloga na Clínica Universitária de Psicologia. No dia 10 de maio a sessão será sobre a “Parentalidade Saudável Após o Divórcio”, com Benedita Silva Pereira, psicóloga na Clínica Universitária de Psicologia. “Saúde Mental: sinais de alarme em crianças e jovens!” é o tema da sessão agendada para 24 de maio, com Alexandra Carneiro, psicóloga na Clínica Universitária de Psicologia. Sob o tema “Quero que o/a meu/minha filho/a seja feliz!”, a sessão de 7 de junho terá como oradora Lurdes Veríssimo, psicóloga na Clínica Universitária de Psicologia. A última sessão está agendada para 21 de junho e abordará o tema “Sou pai/mãe, mas não só … como conciliar os múltiplos papéis?”, com a intervenção de Francisca Pereira, psicóloga na Clínica Universitária de Psicologia.

Desenvolvido por especialistas em psicologia, o programa tem como objetivo suscitar a reflexão e debate em torno de desafios importantes e atuais na educação de crianças e jovens, discutindo estratégias práticas que otimizem o papel parental. O programa é dirigido a todos quantos reconhecem a necessidade de aprender e de refletir mais sobre a tarefa de educar.

O programa “Aprender a Educar” realiza-se sempre à sexta-feira, das 21h30 às 23h30, na Universidade Católica Portuguesa no Porto, permitindo aos pais escolher os temas que mais gostariam de aprofundar, adaptando-se desta forma aos seus interesses e necessidades.

*Fernanda Teixeira

Final realiza-se a 21 de Maio em Marco de Canaveses. CASTELO DE PAIVA ACOLHEU NA BIBLIOTECA 1º CONCURSO DE LEITURA DO DOURO, TÂMEGA E SOUSA

Decorreu ontem, no espaço da Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva, a iniciativa do “ 1º Concurso de Leitura no Douro, Tâmega e Sousa, que contou com a presença de vários alunos dos Agrupamentos Escolares do concelho, que estiveram acompanhados pelas professoras bibliotecárias de cada agrupamento, da Vereadora da Cultura e Educação, Liliana Vieira e da directora do Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva, Beatriz Rodrigues.
Foram vários os alunos de diversos níveis de ensino dos Agrupamentos de Escolas do concelho que participaram empenhadamente nas provas desta primeira edição do concurso, tendo sido apurados os alunos do 2º e 3º ciclos e ensino secundário que vão representar o concelho na “ Fase Intermunicipal “, que vai decorrer em Marco de Canaveses, no próximo dia 21 de Maio.
A vereadora Liliana Vieira congratulou-se com a realização desta acção cultural, sublinhou a qualidade das apresentações, deu os parabéns e lembranças aos alunos vencedores, não deixando de destacar também, a dedicação e empenho de todos os participantes neste concurso.
A 1ª edição do Concurso “Leituras no Douro, Tâmega e Sousa” está a decorrer desde 4 de dezembro de 2023, data oficial de abertura, até 21 de Maio, dia da prova final. O concurso é da responsabilidade das bibliotecas municipais e das bibliotecas escolares da região do Douro, Tâmega e Sousa.
O objetivo principal deste concurso, destacou a responsável municipal, será estimular o gosto e o prazer pela leitura, com vista a melhorar o domínio da Língua Portuguesa, a compreensão e os hábitos de leitura, bem como manter a ligação entre a Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Tâmega e Sousa e a sua comunidade escolar.




*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Reguengos de Monsaraz vai candidatar projetos no valor de 4,71 milhões de euros ao Alentejo 2030


O Município de Reguengos de Monsaraz vai candidatar projetos de investimento no concelho ao programa regional comunitário Alentejo 2030 no valor de cerca de 4,71 milhões de euros. Os projetos que vão ser candidatados deverão ser comparticipados pelos fundos europeus em 4,04 milhões de euros e enquadram-se na estratégia municipal, que definiu investimentos no ciclo urbano da água, cultura e património, inovação científica e infraestruturas não tecnológicas de apoio à competitividade, reabilitação e regeneração urbanas, eficiência energética na administração pública e na habitação social, promoção do sucesso escolar e valorização ambiental e paisagística de corredores verdes em contexto urbano.
O maior investimento, no valor de 992 mil euros, será efetuado na requalificação da rede de abastecimento de água do concelho, nomeadamente nos troços mais necessitados das localidades e no reforço do sistema de controlo ativo de perdas de água, através da introdução de contagem inteligente aos autoconsumos e microcontagem (contadores domiciliários) para contabilização de todos os consumos reais da rede. A estratégia municipal aponta ainda um investimento de 944 mil euros para a requalificação da rede de esgotos da cidade de Reguengos de Monsaraz, através da construção de uma rede para separar a água da chuva das águas residuais domésticas e assim corrigir as afluências indevidas na atual rede e eliminar muitos quilómetros de redes mistas, permitindo a redução de custos diretos na entrada de água da chuva na Estação de Tratamento de Águas Residuais.
No âmbito do ciclo urbano da água vai ser igualmente feita uma candidatura ao Alentejo 2030 para a reutilização de água residual tratada pelos serviços municipais. Nesta área está previsto um investimento de 78,2 mil euros para a operacionalização de sistemas de reserva de água residual tratada, para ser utilizada na limpeza de emissários, viaturas, desobstrução de esgotos e rega de árvores e de arbustos.

A autarquia pretende também requalificar a Praça de Santo António e vai apresentar uma candidatura no valor de 451,6 mil euros para beneficiar a praça mais antiga de Reguengos de Monsaraz, permitindo que se torne num espaço de vivência urbana, respeitando a traça envolvente e adaptando-a para a utilização por pessoas com mobilidade reduzida e para as novas necessidades de resiliência às alterações climáticas.

O projeto para a implementação do Espaço de Coworking e Centro de Inovação de Reguengos de Monsaraz prevê um investimento de 573,4 mil euros e integra a requalificação integral de um edifício municipal para a construção de um espaço multifunções que possa responder à dinâmica social e económica do concelho. Esse espaço receberá o centro de coworking que atualmente funciona na biblioteca municipal e o futuro Centro de Tecnologia e Inovação da Vinha e do Vinho do Alentejo, mas também ficará preparado para acolher outras áreas de investigação.

A terceira fase da requalificação e modernização das vias pedonais da cidade de Reguengos de Monsaraz vai ser candidatada aos fundos comunitários com um valor de 293,2 mil euros, tendo a autarquia definido criar canais para utilização pedonal com corredores verdes que promovam a biodiversidade e os elementos naturais, corrigir os pisos para permitir a mobilidade reduzida e adaptar o espaço urbano às alterações climáticas. Nesta área, a estratégia municipal prevê também a criação de vários corredores verdes na cidade, tendo definido um investimento de 243,2 mil euros em algumas artérias, largos e rotundas.

Em São Pedro do Corval pretende-se regenerar o Largo Manuel Fialho Reto, pelo que vai ser apresentada uma candidatura ao Alentejo 2030 no valor de 567,4 mil euros para implementar espaços pedonais, espaços de lazer, reorganização do tráfego rodoviário e adaptação das acessibilidades à mobilidade reduzida no centro da aldeia. Este projeto está integrado na Rede de Aldeias Bauhaus para o Futuro, da eurorregião EUROACE (Alentejo/Centro/Extremadura), que foi selecionado pela Comissão Europeia e integra as localidades portuguesas de São Pedro do Corval, Dornelas do Zêzere, Sortelha e Marco e as espanholas de Moraleja e Llerena, que vão beneficiar da regeneração dos espaços rurais de acordo com os princípios do Novo Bauhaus Europeu, centrados na sustentabilidade, inclusão e estética.

No âmbito da cultura e do património, a estratégia da autarquia prevê o investimento de 127 mil euros na Casa do Barro – Centro Interpretativo da Olaria de São Pedro do Corval, para a criação de conteúdos, aquisição de equipamentos e a musealização para preservar a história da arte da olaria do maior centro oleiro do país. O Município de Reguengos de Monsaraz pretende também avançar com a requalificação dos pisos pedonais na aldeia de Outeiro, no valor de 208,1 mil euros, para responder às necessidades da população idosa com dificuldades de locomoção.

A autarquia vai ainda apresentar uma candidatura ao programa regional comunitário Alentejo 2030 no valor de 139,5 mil euros para a promoção do sucesso escolar e outra de 96,7 mil euros para aumentar a eficiência energética nas Piscinas Municipais Victor Martelo.


*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social

Proença-a-Nova | Agricultura Regenerativa esteve em debate no CCVFloresta

 
A Agricultura Regenerativa esteve em debate no Centro Ciência Viva da Floresta no passado dia 22 de março, na realização de um Café de Ciência, orientado por Luís Neves, especialista em solo na FOOD4SUSTAINABILITY.
O orientador da sessão, Luís Neves, defensor da Agricultura Regenerativa, salienta que “este sistema de produção é de grande importância, por integrar os animais, sendo estes fundamentais para o controlo das infestantes, tanto nos sistemas agrícolas como florestais”. Além desta vantagem, o especialista afirma ainda que “este modo de produção, permite a sustentabilidade do ecossistema, revelando-se de excecional importância em zonas extremas, e socialmente debilitadas e envelhecidas, podendo assim criar-se uma agricultura progressiva apoiada na silvo-pastorícia, valorizando as espécies autóctones”.
A Agricultura Regenerativa tende a originar produtos locais tradicionais, de elevado valor acrescentado, que eventualmente levarão à criação de novos negócios, gerando valor a nível local, que por sua vez pode gerar fixação de população, nomeadamente de jovens.
O Café de Ciência de março do CCVFloresta realizou-se no âmbito do projeto MEDEAT_BB – Rede Territorial para a Alimentação Sustentável e Equilibrada, promovido pela ADRACES – Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul em parceria com a Pinhal Maior, a CIMBB, o CATAA e o Centro Ciência Viva da Floresta.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Coimbra | Investigadores testam aplicação de óleos essenciais para eliminar e prevenir o crescimento de microalgas em monumentos

 
Um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em colaboração com Michal Komar, estudante da Lodz University of Technology, estão a testar os efeitos da aplicação de vários óleos essenciais para eliminar e prevenir o crescimento de microalgas terrestres, frequentemente, encontradas em fachadas de edifícios e monumentos.
Até ao momento, Michal Komar, a realizar Erasmus no Departamento de Ciências da Vida (DCV) da FCTUC, já testou sete substâncias diferentes, nomeadamente cinco óleos essenciais e dois compostos ativos puros contra biofilme verde, principalmente constituído por microalgas terrestres.
Esta investigação, intitulada “Biodeterioration of building materials by aerophytic algae”, «pretende desenvolver metodologias que possam ser aplicadas para prevenir o crescimento e eliminar organismos de bio deterioração em fachadas monumentais, utilizando substâncias ecologicamente seguras», explica o estudante.
De acordo com Nuno Mesquita, investigador do DCV e orientador do aluno polaco durante a sua estadia em Coimbra, as microalgas terrestres, além de provocarem danos estéticos e até estruturais nos monumentos, devido ao crescimento por vezes endolítico, podem ainda servir de suporte e alimento para outros organismos, como por exemplo os microfungos.

«A criação de biofilmes promove o estabelecimento de diversas comunidades de outros organismos, como microfungos, que posteriormente danificam os edifícios de forma grave, causando danos físicos e até químicos. As algas são colonizadores primários, o que significa que se prevenirmos o seu crescimento ou as eliminarmos, conseguimos prevenir colonizações subsequentes e assim evitar a deterioração dos monumentos/edifícios», acredita o investigador.

Neste sentido, «foram realizados vários testes com diferentes óleos essenciais, em placas de cultura e em amostras de materiais como tijolos vermelhos (constituídos por argila, carbonato de cálcio e areia). Os biofilmes formados e tratados serão submetidos à análise do seu perfil metabolómico, para avaliar as diferentes respostas a esses fatores de stress, em termos de presença e abundância de compostos orgânicos», esclarece Michal Komar.

«Os resultados obtidos são promissores e surpreendentes. Curiosamente, nem todos os óleos utilizados que impedem o crescimento das algas são os mesmo que permitem a sua eliminação. O próximo passo é repetir estes testes diretamente em diferentes tipos de pedra», concluem.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Aveiro celebra Dia Mundial do Teatro com peça sobre movimento do século XIX liderado por curandeira

 Data: 27 de março (quarta-feira)
Hora: 21h30
Local: Teatro Aveirense

Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura apresenta o espetáculo Maria Coroada na próxima quarta-feira, dia 27 de março – Dia Mundial do Teatro – pelas 21h30, no Teatro Aveirense.
Inspirada em factos verídicos, Maria Coroada conta a história de um jovem que, em 1840, após a Guerra Civil Portuguesa, chega a uma aldeia no Douro e traz consigo um livro cheio de histórias. A partir dessa obra, os populares fundaram um movimento liderado pela curandeira Maria das Neves.
Um espetáculo da autoria de Amândio Anastácio e João Garcia Miguel, em que se explora a habilidade humana de falar com os deuses dentro de nós. No elenco estão figuras bem conhecidas do público, como Oceana Basílio e Manuel João Vieira.
Os bilhetes para o espetáculo podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Aveirense ou na Ticketline (https://ticketline.sapo.pt/evento/maria-coroada-78729).

Para mais informações, consulte a programação de Aveiro 2024: https://aveiro2024.pt/pt/programa/

*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

NB: Imagem do Litoral Centro