segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Proença-a-Nova | Mercado dos Sabores de Natal regressa ao Pavilhão Municipal a 16 e 17 de dezembro

A magia do Natal chega a Proença-a-Nova a 16 e 17 de dezembro em mais uma edição do Mercado dos Sabores de Natal. Fritos regionais, cozinha ao vivo, animação circense, comboio e carrossel de Natal são algumas das propostas confirmadas do programa deste evento organizado pelo Município.
As inscrições para os artesãos, produtores e associações do concelho interessadas em participar estão abertas até 4 de dezembro e podem ser formalizadas no Posto de Turismo, através do e-mail postodeturismo@cm-proencanova.pt ou do adequado preenchimento da ficha disponibilizada no site oficial do Município para o efeito.
A atribuição dos espaços será feita por sorteio, a realizar no dia 6 de dezembro, pelas 11h00, na Sala de Sessões do edifício dos Paços do Concelho, sendo que a divisão do espaço será feita da seguinte forma: 10 espaços livres disponíveis de 3x3m para artesãos, 10 bancadas de 1m x 2m para venda de produtos regionais e 12 stands, de 2 m x 2 m, para as associações locais.
Em simultâneo com o Mercado dos Sabores de Natal, a 17 de dezembro, comemora-se o Passeio Pedestre nº 200, com um programa de animação complementar à prática do pedestrianismo, que inclui gastronomia, animação teatral e desportiva. As inscrições já estão a decorrer também no Posto de Turismo ou através deste link.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Marinha Grande | PARQUE DA CERCA RECEBE CORTA-MATO ESCOLAR A 22 DE NOVEMBRO

 O Parque da Cerca, na Marinha Grande, recebe o Corta-Mato Escolar, no dia 22 de novembro, entre as 09h30 e as 13h00, reunindo aproximadamente 3000 jovens em representação dos três Agrupamentos de Escolas e de dois estabelecimentos de ensino particulares do concelho, permitindo apurar os alunos para a próxima fase do Corta-Mato do Desporto Escolar CLDE.
O Município da Marinha Grande organiza esta prova há 36 anos, afirmando-se como um território com um grande potencial desportivo. A iniciativa será apadrinhada pelo atleta olímpico Domingos Castro, que tem 22 participações no Mundial de Corta-Mato e quatro participações olímpicas e que, no dia da comemoração do seu sexagésimo aniversário, se juntará à comunidade escolar da Marinha Grande para apoiar os jovens atletas marinhenses.
Gabinete de Comunicação e Imagem

14 e 15 de novembro | Escola Superior Agrária de Coimbra. Parceiros do projeto OLIVER reúnem-se na ESAC

 O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), através de três das suas unidades orgânicas, a Escola Superior Agrária (ESAC), a Escola Superior de Educação (ESEC) e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAC), promove no âmbito do projeto OLIVER, do qual é entidade parceira, uma reunião de partilha de conhecimento nos próximos dias 14 e 15 de novembro.
A reunião trará a Coimbra as outras duas entidades turcas envolvidas no projeto: a Universidade de Çanakkale Onsekiz Mart e a Zona Industrial Organizada de Especialização Alimentar de Ezine.
O programa inicia-se pelas 10h30 do dia 14, no Auditório H1 da ESAC, com discursos de abertura do Presidente e da Coordenadora das Relações Internacionais desta Escola, Rui Amaro e Manuela Abelho, respetivamente; e ainda do Reitor e de dois outros representantes da Universidade de Çanakkale Onsekiz Mart, que apresentarão os projetos Erasmus+ KA2 na sua instituição de ensino, bem como os objetivos e um relatório de execução do projeto OLIVER.
O programa prossegue no período da tarde, com início às 14h30, com uma conferência técnico-científica, que conta com as participações de Elsa Ramalhosa, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, que proferirá a comunicação intitulada “Azeitonas da Região de Trás-os-Montes, Portugal - Um produto que alia tradição à inovação”; de Susana Paixão, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do IPC, que abordará o tema “Gestão de resíduos num contexto de economia circular”; de João Pires, da Bio4Plas – Biopolímeros, Lda., que falará sobre a “Incorporação de resíduos de caroço de azeitona como reforço em plásticos e bioplásticos”; e de Marije van den Boogaard, da Passeite – Azeite da Família Passos, que apresentará a comunicação “Passeite, oo percurso de um pequeno produtor de azeite”. Durante o período em que se realiza a conferência, e até às 18h00, estarão em exposição, no corredor do Auditório H1, dois stands dispondo os produtos das duas empresas participantes na reunião – a Passeite, de Condeixa e a Bio4plas, de Cantanhede. À conferência segue-se uma atividade de focus group, terminando o primeiro dia com um jantar temático comentado, a ter lugar na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.
O dia 15 está reservado para visitas de campo na região de Abrantes, à Casa Anadia e à SAOV (Sociedade Agrícola Ouro Vegetal).
 
Sobre o OLIVER
Trata-se de um projeto Erasmus+ no âmbito das parcerias de pequena escala no ensino e formação profissional, que se centra na "Cooperação Universidade-Indústria para a Produção de Azeitonas de Alta Qualidade".
Este projeto produzirá ambientes de aprendizagem combinados (formação em sala de aula e prática) dirigidos a formandos e agricultores, visando o aumento da taxa de sucesso das pequenas empresas de produção de azeitona e azeite. Os seus resultados fornecerão soluções estruturais, não só para as regiões de implementação do projeto, mas também para os produtores de azeitona e de azeite que enfrentam desafios semelhantes em ambos os países. Será, nesta medida, um guia de referência para aqueles que querem colocar no mercado produtos de qualidade e competitivos.
No seu contexto, está a ser preparado um manual de formação para pequenos produtores, bem como um sistema de e-learning de fácil utilização para a produção de azeitona e azeite. Estão também a ocorrer reuniões transnacionais para partilha de resultados técnicos e científicos, e a ser preparados um workshop do projeto e sessões de formação para grupos-alvo.
O projeto OLIVER visa igualmente observar, investigar e documentar técnicas tradicionais e novas tecnologias de produção de azeitona, azeitona de mesa e de extração de azeite, bem como informações sobre os produtos, a fim de as divulgar junto de estudantes e jovens produtores, de modo a preservar e transferir estes conhecimentos para as gerações futuras. 

Isabel Silva


MONUMENTOS E EQUIPAMENTOS COM NOVOS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO NO CONCELHO DE SILVES

O Município de Silves informa que o Castelo de Silves, o Museu Municipal de Arqueologia, a Igreja da Misericórdia, o Museu do Traje e das Tradições (SB Messines) e o Centro de Exposições de Alcantarilha têm novos horários de funcionamento.
Sendo os museus e os monumentos espaços de promoção e transmissão de conhecimentos, preservação do património, pesquisa, comunicação e educação esta medida pretende fomentar o envolvimento e o interesse das populações nas coleções e memórias apresentadas e, simultaneamente praticar horários que se ajustem aos diferentes públicos que visitam estes espaços vivos, tornando-os mais acessíveis e participativos.

NOVOS HORÁRIOS:
CASTELO DE SILVES
Aberto todos os dias (exceto a 1 de janeiro e 25 de dezembro)
Horário de inverno: janeiro a abril | outubro a dezembro: 9h00-18h00 (última entrada 17h30)
Horário de verão: maio a setembro: 9h00-20h00 (última entrada 19h30)
 
MUSEU MUNICIPAL DE ARQUEOLOGIA DE SILVES
Aberto de terça a domingo (encerra nos dias 1 de janeiro e 25 de dezembro)
Horário: 10h00-18h00 (última entrada 17h30) 
 
IGREJA DA MISERICÓRDIA DE SILVES
Aberto de segunda a sexta-feira (encerra nos dias 1 de janeiro e 25 de dezembro)
Horário: 10h00-18h00 (encerra das 13h00 às 14h00 - última entrada: 17h45)
 
MUSEU DO TRAJE E DAS TRADIÇÕES DE S. B. DE MESSINES
Aberto de terça a sábado (encerra nos dias 1 de janeiro e 25 de dezembro)
Horário de Inverno: 10h00-18h00 (encerra das 13h00 às 14h00 | última entrada: 17h30)
Horário de Verão: 13h00-19h00 (última entrada: 18h30)
 
CENTRO DE EXPOSIÇÕES DE ALCANTARILHA
Aberto de terça a sábado (encerra nos dias 1 de janeiro e 25 de dezembro)
Horário de inverno: 10h00-18h00 (encerra das 13h00 às 14h00)
Horário de verão: 13h00 - 19h00

AMANHÃ NO AUDITÓRIO MUNICIPAL ESPECTÁCULO “ UM CORVO NA CIDADE “ APRESENTADO NO AUDITÓRIO MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA


A Academia de Musica de Castelo de Paiva e a Câmara Municipal de Castelo de Paiva em parceria com o Serviço Educativo/Space Ensemble, promove amanhã um espectáculo "Um Corvo na Cidade", um filme-concerto de Esa Nissi, cineasta, músico, compositor e designer de som do Norte da Finlândia.
A curta-metragem é acompanhada por música ao vivo, criada e improvisada pelo Space Ensemble e sendo um espectáculo destinado a todos os públicos e tem entrada gratuita.

Estão previstas duas récitas para o dia 7 de Novembro enunciadas para o Auditório Municipal de Castelo de Paiva, às 14h30 & 18h00.

Por ser um espectáculo de relevante interesse performativo, a autarquia formula o convite, esperando uma excepcional adesão da comunidade educativa, podendo os interessados reservar os bilhetes de ingresso na secretaria da Academia de Música de Castelo de Paiva ou através do email: webamcp@gmail.com

Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Apresentada a Carta Educativa Conselho. Municipal de Educação reuniu em Castelo de Paiva

Realizou-se recentemente, nas instalações da edilidade paivense, e sob a orientação da Vereadora do Pelouro da Educação, Liliana Vieira, uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Educação, onde foi apresentada a Carta Educativa, elaborada pela empresa FNWAY com a colaboração dos técnicos municipais, tendo a mesma recebido parecer favorável, por unanimidade de todos os conselheiros.
Recorda-se que, o Conselho Municipal de Educação é uma instância de consulta, que tem como objectivo, a nível municipal, analisar e acompanhar o funcionamento do sistema educativo propondo as acções consideradas adequadas à promoção de maiores padrões de eficiência e eficácia do mesmo.
Compete a este Conselho Municipal, entre outras coisas, acompanhar o processo de elaboração e de actualização da Carta Educativa, documento de planeamento estratégico e ordenamento prospectivo de edifícios e equipamentos educativos existentes no concelho, de acordo com as ofertas de educação formação que seja necessário satisfazer, tendo em vista a melhor utilização dos recursos educativos, no quadro do desenvolvimento sócio demográfico de cada município, sendo que este documento já não era revisto, neste município, desde o ano de 2006.
Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA DA COLUMBÓFILA ORGANIZA TRAIL DO SARILHO


A Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com o apoio do Município de Cantanhede, União de Freguesias de Cantanhede Pocariça e outros parceiros, vai realizar no próximo dia 10 de dezembro, domingo, mais uma edição do Trail do Sarilho - Cantanhede - 2023.

Esta prova, que já é uma clássica no trail, irá comtemplar as distâncias de 19 km Trail Curto, 12 Km Mini Trail e ainda uma Caminhada, igualmente de 12 Km, terá partida e chegada no Pavilhão Marialvas, pelas 9h00, tem desde o seu início conhecido um crescimento exponencial, vindo a surpreender todos os envolvidos podendo registar, neste ano, evoluções muito significativas em relação ao ano do seu aparecimento.

O evento, que a Secção de Ar Livre e Aventura da Sociedade Columbófila vai realizar, no dia 10 de dezembro, a prova na distância de l9km, Trail Curto, pontuará para o CDTRC - Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra promovido pela Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, decorrendo as provas na sua esmagadora maioria por caminhos vicinais, nomeadamente, vinhas, floresta e pelo "Horst" de Cantanhede, trazendo a Cantanhede atletas vindos de localidades de todo o país.

Para além do caracter competitivo e de lazer, esta prova irá permitir que todos os participantes possam contribuir para uma causa solidária, associando-se com a oferta de bens desportivos, nomeadamente, camisolas, meias, polares, sapatilhas, calções, bolas, bem como outros bens, vestuário, calçado, brinquedos, artigos de higiene, que serão entregues, posteriormente a famílias carenciadas apoiadas pelo Projecto de Cooperação . de Partida !, que a Sociedade Columbófila desenvolve em Cabo Verde.

As inscrições devem ser efetuadas na área dedicada ao evento disponível na plataforma www.runmanager.net, até ao dia 26 de novembro de 2023.


8, 15 e 22 de novembro, organizado pela Escola Superior de Biotecnologia. Ciclo de Conferências em Biotecnologia debate Inteligência Artificial e Biotecnologia

 Recentrar o destino da espécie humana, uma visão otimista da inteligência artificial e a relação entre o ChatGPT e a biotecnologia são os temas deste ano das Conferências em Biotecnologia. Uma iniciativa anual, organizada pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, em conjunto com a Associação de Antigos Alunos, que este ano regressa ao formato presencial. As Conferências realizam-se nos dias 8, 15 e 22 de novembro, às 17 horas, no Auditório Comendador Arménio Miranda, no Porto. A entrada é livre, sem necessidade de inscrição.
Em busca do equilíbrio perdido” é o título da primeira Conferência que se realiza a 8 de novembro com Eduardo Rêgo, dono da voz do BBC Vida Selvagem e fundador da LOVING THE PLANET, uma plataforma focada na consciência para recentrar o destino da espécie humana. A 15 de novembro, José Fernando Pinto dos Santos e Pedro Rodrigues, professores da Escola Superior de Biotecnologia, vão falar sobre “O presente e futuro da inteligência artificial e computação: uma visão otimista com diferentes perspetivas.” O tema da terceira Conferência será “O ChatGPT e as novas fronteiras da inteligência artificialem biotecnologia” com João Miguel Pereira, investigador no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) e coordenador de Inovação da Universidade Católica Portuguesa.
 
A Inteligência Artificial e a Biotecnologia estão interligadas e é por isso importante que a nossa Escola Superior de Biotecnologia promova o debate e a exposição dos seus alunos a estes temas,” refere Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto.

PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Dia Mundial da Bondade: Estimular a Bondade Num Mundo Hostil Como as Testemunhas de Jeová Incentivam os Seus Filhos a Cultivar a Bondade


6 de novembro de 2023 – Em preparação para o Dia Mundial da Bondade no dia 13 de novembro, muitos pais esforçam-se em fazer a sua parte em promover esta qualidade rara nas suas próprias famílias.
Segundo o Instituto Housman, Estados Unidos da América, os estudos efetuados mostram que inculcar bondade nas crianças desde o seu nascimento pode lançar a base para relacionamentos saudáveis e pode ensiná-los a desenvolver respeito e empatia pelos outros.
Como pai de dois filhos em idade escolar, José Ribeiro entende a importância de ensinar a bondade aos seus filhos desde tenra idade. “Crianças bondosas serão muito provavelmente adultos bondosos”, disse José. “Os nossos filhos observam tudo o que nós fazemos. Por isso, eu esforço-me por dar um bom exemplo.”
Além de mostrar atos de bondade em casa, José encontrou ferramentas educativas no jw.org, o site oficial das Testemunhas de Jeová, que são de muita ajuda em ensinar lições valiosas.
O site apresenta vídeos de animação e atividades em família para imprimir, com duas personagens de ficção que se tornaram nomes conhecidos para muitas famílias: o Pedro e a Sofia.
“As nossas filhas gostam muito de ver o vídeo ‘Aprende a Partilhar’” do Pedro e da Sofia, disse Paulo Coelho, um outro pai que se esforça em atender a esta necessidade. “Elas têm agora um verdadeiro companheirismo entre irmãs, e isso dá-me muita alegria.”
Os conteúdos do Pedro e da Sofia foram criados especificamente para ajudar os pais a fazer face aos sérios desafios de criar filhos num mundo hostil, diz Amílcar Pinto, porta voz das Testemunhas de Jeová na Região Centro.
“Visto que os atos de violência continuam a dominar os títulos das notícias, incutir a bondade em casa nunca foi tão importante”, disse Amílcar Pinto. “Os pais podem beneficiar-se de todas as ferramentas gratuitas encontradas no site jw.org para criar filhos que vivam de acordo com as palavras contidas no Livro bíblico de Atos dos Apóstolos, capítulo 20, versículo 35: ‘Há mais felicidade em dar do que em receber.’”
O apelativo vídeo “Aprende a Partilhar”, com os protagonistas infantis Pedro e Sofia, podem ser visualizados gratuitamente no site jw.org, o qual apresenta conteúdos baseados na Bíblia em mais de 1070 línguas.

*Amílcar Pinto
Porta-Voz das Testemunhas de Jeová na Região Centro

Associação das Testemunhas de Jeová
Comunidade Religiosa Radicada


Estudo internacional revela que o cogumelo europeu Amanita phalloides é capaz de se reproduzir sem parceiro na Califórnia

 
Um estudo internacional revelou que o cogumelo europeu Amanita phalloides é capaz de se reproduzir sem parceiro na Califórnia. Susana C. Gonçalves, investigadora do Centre for Functional Ecology (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), é uma das autoras do artigo científico “Invasive Californian death caps develop mushrooms unisexually and bisexually”, publicado na revista Nature Communications.
O cogumelo mortal da espécie Amanita phalloides é originário da Europa, mas foi introduzido inadvertidamente nos Estados Unidos da América (EUA), onde se tem expandido, sobretudo na Costa Oeste. Esta investigação dá a conhecer a estranha vida sexual deste cogumelo europeu na Califórnia e ajuda a explicar a rápida disseminação do fungo.

Com este estudo foi possível «identificar que, na Califórnia, o fungo é capaz de se reproduzir sem parceiro, auto fertilizando-se, um tipo invulgar de reprodução sexual em fungos que raramente foi observado fora do laboratório», revela Anne Pringle da Universidade de Wisconsin-Madison, EUA, coordenadora e autora sénior do estudo, explicando que «esta espécie se reproduz normalmente de forma bissexuada: as estruturas subterrâneas, o micélio, de dois indivíduos distintos compatíveis fundem-se e produzem cogumelos que contêm ADN de ambos os indivíduos».
Este tipo de reprodução ainda acontece na Europa. A equipa de investigadores sequenciou o ADN de cogumelos da Europa, incluindo várias populações de Portugal, e descobriu que continham dois conjuntos de material genético, um de cada progenitor. No entanto, na Califórnia, onde os cogumelos desta espécie foram observados pela primeira vez no início do século XX, o fungo parece estar a fazer algo bastante diferente.

«O ADN de alguns cogumelos da Califórnia continha apenas um conjunto de material genético, indicando que cada um tinha surgido a partir de um único indivíduo. A maneira como o faz não é muito clara», observam os autores do estudo, propondo que «Amanita phalloides contorne de alguma forma os controlos genéticos que garantem que os cogumelos só são produzidos depois de dois indivíduos se terem fundido».

«A capacidade de se auto fertilizar pode ser uma vantagem quando se chega a um novo habitat onde não há parceiros compatíveis», nota Susana C. Gonçalves. Portanto, os autores sugerem que a unissexualidade pode ajudar a explicar a rápida disseminação da espécie ao longo da Costa Oeste dos Estados Unidos.

«O próximo passo é saber se outras espécies invasoras de fungos estão a usar estratégias semelhantes na natureza», conclui.

O artigo científico “Invasive Californian death caps develop mushrooms unisexually and bisexually” pode ser consultado aqui.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Aveiro é o melhor Município do País, segundo a Marktest

 Aveiro foi novamente distinguido como o melhor município do País em 2023, num estudo realizado pela Marktest. É a terceira vez que Aveiro é o primeiro classificado, feito alcançado também em 2019 e em 2020.
O dinamismo demográfico, o dinamismo económico e a qualidade de vida foram os critérios analisados pelas Marktest. Aveiro obteve 14.0 valores, numa escala de 1 a 20, subindo duas posições face a 2022.

“Esta é uma distinção que muito nos honra e que espelha o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) em parceria com o tecido empresarial, com as entidades publicas e privadas, com as associações e com os Aveirenses. A CMA compromete-se a continuar o seu trabalho e a sua estratégia política para que Aveiro permaneça na sua rota de crescimento e desenvolvimento”, afirma José Ribau Esteves, Presidente da Câmara de Aveiro.

Os “ratings concelhios” foram criados pela Marktestem 2014 para dar ferramentas às entidades locais ou às empresas com dispersão regional, permitindo divulgar de forma rápida e intuitiva os principais pontos fortes e fracos de cada concelho.

“No total, são analisados 39 indicadores agrupados por 3 componentes: dinamismo demográfico, dinamismo económico, qualidade de vida. Cada indicador foi classificado com uma notação de 1 a 20 tendo em conta a posição do concelho no conjunto dos 308 concelhos do país”, lê-se no site da Marketest.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
** Imagem do Litoral Centro