terça-feira, 17 de novembro de 2015

Dia 18 de Novembro Colheita de Sangue das 16:00 horas às 20:00 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro



ONDE POSSO DOAR SANGUE EM AVEIRO ATÉ FINAL DO ANO DE 2015?
Dêem mais sentido à vida, tornem-se dadores de sangue e de medula óssea.

Compareçam, não deixem de convidar os vossos familiares e amigos. O Posto Fixo da ADASCA fica localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso. O dito mercado dispõe de um elevador, um parque de estacionamento onde os dadores podem estacionar as viaturas, sem que corram o risco de serem multados.

Todas as pessoas interessadas em aderir pela primeira vez à dádiva de sangue, estão convidadas a comparecer, fazendo-se acompanhar do B.I. ou do seu substituto de forma a facilitar a inscrição junto do administrativo do IPST, o mesmo deve acontecer com os dadores regulares.

Não se deve doar sangue em jejum, deve-se sim, tomar o pequeno-almoço com exclusão de bebidas alcoólicas. Doar sangue não cria habituação, não emagrece nem engorda, bem pelo contrário, faz bem á saúde.

Lembramos que é necessário efectuar duas dádivas no ano económico para continuar a beneficiar da isenção das taxas moderadoras, ainda que só sejam válidas nos Centros de Saúde (cuidados primários), através da apresentação da Declaração emitida pelos Administrativos do IPST, devendo os dadores guardar uma cópia da referida dádiva.

O sangue é necessário todos os dias, todos sabemos disso. O Sangue não se fabrica artificialmente. O Sangue corre nas suas veias. É saudável? Dê Sangue! Ajude os outros… Poderá ser você mesmo a precisar de ajuda! Doar sangue e medula óssea é um gesto solidário que ajuda a salvar vidas. Não fique indiferente.

Dádiva a dádiva… E a vida recomeça num adulto ou numa criança! Saiba como, quando e onde pode dar Sangue em Aveiro, contacte-nos pelos meios abaixo indicados.

Deixe-se levar pelo Coração. Dê Sangue, porque dar sangue é dar vida. Os questionários para a dádiva de sangue, são distribuídos pela ADASCA no local a partir das 8:00 horas, para adiantar o atendimento dos dadores. O Sangue é "a água necessária" que faz correr o rio da vida! (Elsa Oliveira). Esta jovem já nos deixou… fisicamente. Paz à sua alma.

NOTA: Artigo 7.º - Ausência das actividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar-se da sua actividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue, a Lei confere essa permissão, devendo o dador posteriormente fazer prova à entidade empregadora mediante a declaração que deve ser pedida no local onde se efectua a dádiva.

Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.

Amem a liberdade, sejam felizes.
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
ONDE POSSO DOAR SANGUE EM AVEIRO ATÉ FINAL DO ANO DE 2015?
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
BLOG: LITORAL CENTRO - COMUNICAÇÃO E IMAGEM
Coordenadas GPS:
N 40.62659
W -8.65133
Nota: o mapa de Brigadas para todo o ano pode ser solicitado através deste e-mail: geral@adasca.pt.
 Localização do Mercado Municipal de Santiago em Aveiro


Jihadista francês publicou um áudio a reivindicar autoria dos atentados


A imprensa francesa diz ter um áudio de um jihadista a reivindicar os atentados em Paris.
Um jihadista francês está a reivindicar a autoria dos atentados em Paris, na passada sexta-feira.
A informação é avançada pelo jornal Le Monde, que identifica o jihadista. Fabien Clain, de 36 anos, fez uma gravação de áudio a indicar ser o autor dos ataques.

Fabien Clain, um cidadão francês natural de Toulouse que está na Síria, é ativo no seio das redes jihadistas. Foi o cofundador de um grupo salafista - a célula de Artigat - e tinha sido condenado a cinco anos de prisão por recrutamento para o Iraque. Quando foi libertado, juntou-se ao Estado Islâmico.

O homem tem ligações a Mohamed Merah, que em 2012 matou sete pessoas em Toulouse e Montauban, três militares, um professor e três crianças de uma escola judaica. Merah foi abatido pela polícia.

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/mundo/488045/jihadista-frances-publicou-um-audio-a-reivindicar-autoria-dos-atentados?utm_source=emv&utm_medium=email&utm_campaign=afternoon

Embaixador do Luxemburgo realizou visita oficial à UAlg



Paul Schmit, embaixador do Luxemburgo em Portugal, realizou uma visita oficial à Universidade do Algarve, no dia 16 de novembro, onde foi recebido pelo reitor, Professor Doutor António Branco.

Para ver in loco a investigação de excelência que se faz na UAlg, o embaixador visitou o Centro de Investigação em Biomedicina, onde contactou com alguns investigadores e ficou a conhecer as várias linhas e projetos de investigação que aqui se desenvolvem, alguns premiados e reconhecidos internacionalmente.

No final desta visita, Paul Schmit inaugurou uma exposição intitulada “Les Portugais du Luxembourg. Histoires individuelles, histoire collective”, que retrata um pouco da história dos portugueses que emigraram para o Luxemburgo, por razões políticas ou outras, e que muito contribuíram para a história daquele país.

A exposição, organizada pelo Instituto de História da Universidade do Luxemburgo, pela Embaixada do Luxemburgo em Portugal e pela Biblioteca da UAlg, estará patente ao público até 31 de dezembro, na Biblioteca António Rosa Mendes, no Campus de Gambelas.


Com os melhores cumprimentos,
Laura Alves
-----------------------------------------------------------
Assessora de Imprensa
Gabinete de Comunicação

Reitoria da Universidade do Algarve
Campus de Gambelas, Ed. 2 - Piso 1, Gab. 1.7
8005-139 Faro - Portugal
Tel.: +351 289 800 099  (Ext.: 1- 302063)  

Tlm.: +351 919 385 513

AVEIRO RECEBEU A SESSÃO “ESCLEROSE MÚLTIPLA EM CONVERSA E DESAFIOS”



Mais de 40 doentes, familiares e profissionais de saúde reuniram-se no auditório da Junta de Freguesia de Santa Joana, em Aveiro, para aprofundarem conhecimentos sobre a doença. A importância da segurança e eficácia da terapêutica foi uma das mensagens mais importantes da sessão.

Para além da participação do Doutor Filipe Palavra, médico especialista do Centro Hospital e Universitário de Coimbra, o momento contou ainda com as exposições do Dr. Jorge Ascenção, Psicólogo Clínico da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, e de Nuno Costa, doente diagnosticado com Esclerose Múltipla.

Para mais informações contactar: Filipa Costa | 964 244 518 | filipa.costa@loyaladvisory.com


ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS DE PORTIMÃO COMEMORA 89.º ANIVERSÁRIO

89.º ANIVERSÁRIO AHBVP
ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS DE PORTIMÃO


17 Nov. e 19 Nov. Ações de sensibilização para a população Quartel dos Bombeiros 10h 00 “Saiba agir em situações de emergência médica” 14 h00 “Aprenda a utilizar um extintor ”

21 Nov. | 15h00 Encontro Nacional de Fanfarras Praça da República – Alameda

22 Nov. | 15h30 Dia de Aniversário
Programa para a população:
Comemorações do 89.º aniversário da AHBVP na zona Ribeirinha de Portimão e Sessão Solene no Museu Municipal

23 Nov. | 09h00
Inauguração da Exposição "Bombeiros de Portimão... Uma força da sociedade civil” EMARP 23 de Novembro de 2015 a 08 de Janeiro de 2016

Mário de Freitas
Diretor
(Vogal)
Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão
Rua dos Bombeiros Voluntários de Portimão
8500-649 PORTIMÃO
Telefone: 282 420 130

Fax: 282 420 138

8 Coisas inocentes que podem ser sinais de problemas de saúde

8 Coisas inocentes que podem ser sinais de problemas de saúde
Todos nós temos imperfeições, não é mesmo? Seja um nariz muito grande ou sobrancelhas que não se alinham, temos que aprender a viver com esses pequenos erros da natureza. No entanto, é mais difícil aceitá-los quando eles são indicativos de um problema subjacente de saúde, que pode impactar negativamente sua qualidade de vida.



NB: aconselha-se  a leitura deste documento.

A INDIFERENÇA

A INDIFERENÇA

A indiferença é a hostilidade em pessoa e é por si só o pior dos sentimentos humanos, que se pode oferecer sem um pingo de arrependimento, aos nossos semelhantes. Quem usa de indiferença castiga sobremaneira a outra pessoa sem que esta se possa defender, pois o indiferente não oferece abertura, para uma conversação, já que se fecha na sua inimizade. O indiferente é uma pessoa rude e sem amigos, vivendo só com a sua sem razão. A indiferença cria inimigos por onde passa e é inquietante o seu negativismo.
O pior é que a pessoa indiferente no trato com o outro, tira prazer disso no seu egocentrismo desumano e incansável, pois estas pessoas gostam de causar dano às pessoas de bem. A indiferença maltrata sem uma única réstia de arrependimento, são indivíduos mal-humorados e culpam tudo e todos por se basearem nesse sentimento preconceituoso e ávido de maus tratos.
Quem é indiferente basta-se a si próprio, ou assim o julga, e retira desse sentimento defeituoso um gozo inesgotável, que gosta de apregoar aos sete ventos. São pessoas sarcásticas e de língua afiada não se arrependendo nunca daquilo que proferem como uma exactidão que faz com que os outros se sintam culpados, pela culpa inexistente. Passam pelos outros com um desprezo e uma negligência a toda a prova, com um sorriso irascível nos lábios. Nunca olham os outros nos olhos com uma frieza de arrepiar e pouco lhes importa uma coisa como o oposto dessa coisa em si.
O indiferente gosta de criar desacatos com uma insensibilidade que magoa mais que mil palavras. São pessoas traiçoeiras a quem não se deve dar espaço ao contra ataque sempre pronto a despoletar a qualquer instante, basta que as contradigam e que as enfrentem de frente.  Como já referi acima a indiferença é o pior dos sentimentos, pois os outros não sabem como agir quando os fazem sentir culpabilizados pelo que não fazem nem praticam de modo algum. A falta de zelo é também um ponto a referir, pois normalmente são pessoas que não se empenham com o seu bem próprio ou com o alheio, é-lhes indiferente e são desapaixonadas e indolentes. Não aplaudem as opiniões ou crenças desencontradas.
Nunca se confessam culpadas de nada e o erro é sempre dos outros indivíduos. A indiferença é a negação total dos outros, como seres humanos, com seus direitos e deveres. A nulidade dos sentidos é um ponto de referência do sentimento de indiferença, nada é mais marcante do que se estar a falar com uma pessoa e essa pessoa tomar-nos por frívolos e insignificantes. Têm por normas ser pessoas egoístas e de ego elevado, não se preocupando com nada sendo as outras pessoas descartáveis. Fazem do isolamento o seu cavalo de batalha e estar fora do circuito humano é-lhes confortável e menos mau de se levar por diante, ante a sua indiferença traiçoeira e tiranica. A indiferença, como sentimento, é para se anular com paciência e doses elevadas de compreensão. E mais, quem usa da indiferença, para levar a sua vida por diante, não tem efeito positivo nenhum ou qualquer valor de registo. Por último, mas não menos importante, a indiferença e as pessoas indiferentes, não têm exactidão nenhuma, quando se pronunciam. O indiferente é um masturbador passivo.

Jorge Humberto