terça-feira, 28 de novembro de 2023

FASE FINAL DO CAMPEONATO NACIONAL DE POLYBAT NA MARINHA GRANDE

 A Marinha Grande acolhe a fase final do primeiro Campeonato Nacional de Polybat Jogos Santa Casa realizado em Portugal, no dia 5 de dezembro, entre as 10h00 e as 16h00, na Escola Guilherme Stephens, no âmbito da Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Após a realização dos Torneios Regionais das zonas Norte, Centro e Sul, os atletas mais bem classificados do ranking vão disputar a Fase Final do Campeonato Nacional de Polybat Jogos Santa Casa de 2023, na Marinha Grande, consagrando os primeiros Campeões Nacionais desta modalidade.

Esta modalidade, por vezes também denominada de Ténis de Mesa Lateral, é destinada a pessoas com deficiência motora, paralisia cerebral ou deficiência intelectual, realizando-se competição individual nas categorias PB1, PB2, PB3 e PB4. 
 
O Campeonato Nacional é organizado pela Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD), em parceria com a Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual (ANDDI) – Portugal e a Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto (PCAND), com o patrocínio dos Jogos Santa Casa, tendo, nesta fase final, o apoio do Município da Marinha Grande, do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, da APPACDM da Marinha Grande e da SBR 1º janeiro.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Porto de Mós | Natal Encantado 2023

 Por que razão o Natal Encantado, em Porto de Mós, é diferente?
Porque o conceito deste Natal se baseia na criação de um ambiente familiar, intimista e acolhedor, que rivaliza com os eventos de Natal pensados para as massas.
 
Aqui, as crianças podem brincar e divertir-se, enquanto os pais bebem um chá ou café quente, sem atropelos e em segurança, ao mesmo tempo que o comércio dá lugar ao artesão, ao lojista local e aos produtos endógenos.
 
A Aldeia de Natal, que promove o comércio local, o Desfile de Pais Natal, com um objetivo solidário, as animações e espetáculos, são as atividades que vão tornar o Natal Encantado, em Porto de Mós, um convite irresistível para as famílias.
 
A gastronomia não ficou de fora e foi pensada nos pratos típicos desta época festiva. Assim, o Festival do Bacalhau, Azeite e Broa chegará a vários restaurantes do concelho para que todos possam usufruir do Natal Encantado com o espírito e o estômago aconchegados!
 
Conheça o programa completa abaixo e marque já as atividades na sua agenda!
 
Esperamos por si, pela família e pelos amigos!
 

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE REFORÇA HIGIENE URBANA

 O Município da Marinha Grande vai reforçar o fornecimento e instalação de contentores semienterrados, através de um investimento de cerca de 200 mil euros, com o objetivo de melhorar a higiene urbana do concelho.
A Câmara Municipal adjudicou o fornecimento de 53 contentores (para resíduos indiferenciados, papel, embalagens e vidro) e respetivo material de desgaste, pelo valor global de 190.905,00€, acrescidos de IVA, que serão instalados no centro da Marinha Grande, Praia da Vieira e São Pedro de Moel, reforçando, assim, a contentorização já existente.
Os contentores semienterrados permite o aumento considerável da capacidade de armazenamento de resíduos face aos tradicionais contentores de superfície, para além de serem mais harmoniosos e conduzirem a um espaço público mais limpo e cuidado.
O Município da Marinha Grande chama a atenção para os comportamentos a ter pelos cidadãos, relativamente à separação correta de resíduos nos respetivos contentores e respeitando a entrega ou recolha de monos e verdes no concelho. A recolha de resíduos volumosos e resíduos verdes no município é efetuada de forma gratuita, com pré-marcação. Para aceder a este serviço nas freguesias da Marinha Grande e da Moita, basta contactar o 244 573 300. Para ter acesso ao mesmo, na freguesia de Vieira de Leiria, só tem de ligar para o 244 695 343.
Gabinete de Comunicação e Imagem

Covilhã | NATAL COM ARTE LEVA ELSA GAMA À GALERIA ANTÓNIO LOPES


No âmbito do “Natal com Arte 2023”, a Galeria António Lopes recebe a exposição “Vindas da Terracota”, da autoria da ceramista Elsa Gama.
A exibição de peças de escultura em cerâmica estará patente ao público de 7 de dezembro 2023 a 7 janeiro 2024, de terça-feira a domingo, das 10:00 às 18:00 horas.

A inauguração da exposição de Elsa Gama decorre na quinta-feira, dia 7 de dezembro, pelas 17:30 horas.

Além de variadas peças esculpidas em terracota, a ceramista traz à Covilhã o seu “Presépio em construção”, modelado por muitas mãos; mãos enrugadas e sábias e mão pequeninas e curiosas. Este presépio faz parte de um projeto inter-geracional de integração social designado “Caminhos de Barro” do A.T.L da Galiza da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, que integra crianças e idosos com o objetivo de lhes proporcionar a riqueza de conhecer o mundo e a relação com o outro através da arte cerâmica.

Como Elsa Gama gosta de explicar, as peças aqui presentes não são mais do que uma tentativa de exprimir a sua alegria em poder explorar as infinitas possibilidades que o barro lhe oferece, através da construção de formas resistentes à ação do tempo, com base na ligação que este tipo de escultura faz aos elementos da natureza: terra; água e fogo.

A sua inspiração, aliás, fundamenta-se em atividades prazerosas do dia a dia - um passeio, um encontro, uma leitura ou simplesmente o ato de contemplação – que procura ligar a pedaços de madeira que depois de muita deriva, o mar devolve à Terra e que encontra nas suas caminhadas à beira-mar.
Biografia da artista:
Elsa Gama nasceu em 1961, em Cascais. Formou-se em Educação, como Educadora de Infância. Iniciou o contacto com a cerâmica em 1994 no atelier da Ceramista Manuela Urbani. Teve um projeto de cerâmica com amigas e colegas “Santos e Presépios”. Atualmente tem o projeto próprio de cerâmica “Elsa Gama - Modelações”. No âmbito de uma pareceria entre o ATL da Galiza e o TEC, fez três participações como atriz no Teatro Experimental de Cascais. Na última participação ainda realizou uma exposição de cerâmica com a temática da peça. Em 1994, iniciou uma sensibilização à cerâmica no ATL da Galiza. Em 2009, criou e é responsável pelo projeto “Caminhos de Barro” no ATL da Galiza da Santa Casa da Misericórdia de Cascais até ao presente. Neste projeto em que trabalha com crianças e idosos através da arte cerâmica criou uma coleção de azulejos “Ervas da Duna”, com as texturas de plantas e ervas da Duna da Crismina. Fez formação em escultura cerâmica no atelier da escultora Maria Goretti (2007 a 2009). Entre 2011 e 2022 fez várias formações de cerâmica na CENCAL, nas Caldas da Rainha, cidade conhecida como um dos principais centros cerâmicos portugueses.
Do seu curriculum destacam-se as seguintes exposições:
2009
- Exposição “O branco e as outras cores” na Junta de Freguesia do Estoril e no Centro de Saúde do Estoril;
- Exposição coletiva “S. Pedro Modos de Ver” na Casa da Cultura do Montijo;
2014 a 2016
- Exposição/Concurso “Tronos de Santo António” da Associação de Artesãos de Lisboa;
- Exposição/Concurso “Presépios” da Associação de Artesãos de Lisboa;
- Exposição coletiva “Natal em Sintra”;
2017
- Exposição “Cerimónia do Chá” na Santa Casa da Misericórdia de Cascais;
2012 a 2022
- Exposição coletiva “Presépios das Gaeiras;
2022
- Exposição “Arte de Bem Servir” na Junta de Freguesia do Estoril;
- Exposição coletiva na Casa da Cultura do Montijo



CASTELO DE PAIVA VOLTA A VIVER A MAGIA DO NATAL COM PROGRAMAÇÃO ATÉ 6 DE JANEIRO

 
A Vila de Natal é mais uma vez em Castelo de Paiva, e no próximo feriado, dia 1 de Dezembro, a autarquia paivense vai promover a cerimónia de inauguração da Iluminação de Natal, que será complementada com uma actuação do Ensemble de Trompas da Academia de Musica, a abertura do Mercado de Natal e um Concerto Natalício com o grupo Vozes da Rádio, no espaço do Largo do Conde, em jeito de abertura oficial do programa de animação natalícia, que se vai estender até ao dia 6 de Janeiro, com a realização de mais uma edição dos Cantares das Janeiras.
As actividades natalícias vão começar a encher as ruas da vila de Castelo de Paiva de magia, cor e muita animação, num programa promovido pela Câmara Municipal e Associação Comercial e Industrial, que se estende até ao inicio do mês de Janeiro), contemplando uma acção que visa dinamizar o comércio local, atrair visitantes e festejar esta quadra festiva com solidariedade e alegria, num ambiente de total confraternização.
A iniciativa “ Payva Natal “ contempla um conjunto de iniciativas fantásticas, proporcionando a todos uma programação diversificada, de forma a assinalar esta época festiva no território municipal, sendo que, a edilidade paivense renova o convite para viver aqui a mais mágica e brilhante época do ano.
Mercado de Natal, passeios de BTT e caminhadas, espectáculos de dança e peças de teatro, casinha do Pai Natal, música, estátuas vivas, gala de patinagem, desfile motard, oferta de Bolo Rei gigante, sessões de cinema , uma Feirinha de Natal com produtos regionais e do campo e vários concertos dão forma a um vasto programa que foi pensado para toda a comunidade desfrutar em grande alegria.
Em declarações alusivas a esta quadra festiva que se vai iniciar, o presidente da edilidade, José Rocha valoriza esta dinâmica para tornar a vila mais linda e atractiva, para que haja espírito natalício, potenciando que seja um local de encontro dos paivenses neste tempo de Natal e um forte incentivo para o comércio local ganhar clientes e ter oportunidades de negócio, agradecendo também, a colaboração de diversas entidades, desde logo a parceria com a Associação Comercial e Industrial, as colectividades locais, e a própria Academia de Música, fazendo questão de evidenciar este tempo de partilha e de solidariedade que a todos deve motivar.
A partir do dia 1 de Dezembro, a autarquia paivense renova o convite para viver aqui a mais mágica e brilhante época do ano, destacando-se o programa da iniciativa “ Payva Natal 2023 “, a levar a efeito de 1 Dezembro a 6 Janeiro:

01 de Dezembro
18h00 | Abertura da Iluminação Natal com Ensemble de Trompas AMCP
Largo do Conde
18h00 | Abertura do Mercado de Natal
Tenda
22h00 | Concerto Natalício com Vozes da Rádio
Tenda
02 de Dezembro
17h00 | Cinema - "Trolls 3 Todos Juntos" - Versão portuguesa
Tenda
21h30 | Cinema - "Indiana Jones e o Marcador do Destino"
Tenda
03 de Dezembro
15h00 | Chegada Pai Natal
Largo do Conde
15h30 | Estátuas Vivas
Largo do Conde
16h00 | Circo de Natal
Tenda
08 de Dezembro
15h30 | Espetáculo de Dança PT Dance Academy e Companhia Girassol
Tenda
16h30 | Coro da Universidade Sénior
Tenda
09 de Dezembro
21h00 | Stand Up Comedy com Luís Cruz, Bruno Azevedo e Pedro Almeida
Tenda
22h00 | Teatro - "Um Fantasma chamado Isabel"
Grupo Cénico de Bairros
Tenda
10 de Dezembro
14h30 | Desfile de Pais Natal do Motoclube Paivense
Largo do Conde
15h30 | Bolo Rei Gigante
Largo do Conde
16h00 | Concerto Pequeno David e os Sem Soninho
Tenda
16 de Dezembro
10h00 | Hora do conto de Natal
Biblioteca Municipal
18h00 | Gala Patinagem do Hóquei Clube Paivense
Pavilhão Municipal
18h00| Orquestra de sopros AMCP
Igreja de Pedorido
22h30 | Espetáculo de Fogo - História de Natal com Cuspidor de Fogo
Largo do Conde
23h00 | Djs de Natal com DJ John Diaz, Miguel Teixeira MC e DJ Higuita
Tenda
17 de Dezembro
09h00 | BTT & Caminhada de Natal
Participação: 1 bem alimentar. Inscrição aqui ou para desporto@cm-castelo-paiva.pt ou 255 689 500 (até 13 de dezembro)
Largo do Conde
16h00 | Sessão de Contos Musicais "Trapos com História" – por Saphir Cristal
Tenda
18h00 | Orquestra Sinfónica AMCP
Igreja de Sobrado
21 de Dezembro
15h00 | Ensamble de metais AMCP
Largo do Conde
22 de dezembro
21h00 | Espetáculo de Natal - PT Dance Academy
Pavilhão Municipal
23 de Dezembro
09h00 – 18h00 | Feira Agrícola de Natal
Largo do Conde
22h00 | Concerto de Natal - Ensembles e Coros da AMCP
Tenda
06 de Janeiro
21h00 | Encontro de Cantares de Janeiras

Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas


Ministrada por Anabela Chastre. Dirigentes do Município de Cantanhede frequentaram ação de formação sobre liderança transformacional

 
O Município de Cantanhede de Cantanhede proporcionou aos seus quadros dirigentes uma ação de formação sobre liderança transformacional com o objetivo de lhes facultar o domínio de ferramentas consideradas fundamentais na gestão e direção de equipas.
Ministrada por Anabela Chastre, professora universitária, especialista com diversos livros publicados sobre esta área e presidente da Cimeira Lusófona de Liderança, a formação incidiu em aspetos como comunicação e linguagem, empatia, resolução de conflitos, tomada de decisão, feedback construtivo e coaching de equipas.
Segundo a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, “a ação de formação sobre liderança insere-se no ambicioso plano de formação que a autarquia tem vindo a desenvolver para facultar aos trabalhadores de todos os serviços a aquisição de conhecimentos que lhes permitam melhorar o desempenho e também valorizarem-se profissional e pessoalmente num sentido mais amplo”.
Neste caso concreto, refere Helena Teodósio, “partimos do reconhecimento de que liderar comporta exigências que vão muito para além das competências técnicas, pois trata-se de um exercício em que intervêm vários fatores que têm de ser devidamente considerados e conjugados nas relações de trabalho, sejam elas de carácter individual ou de grupo”.
A autarca considera que “o sucesso das organizações é sempre resultado do trabalho de todos os colaboradores, sem exceção, e do modo como eles se articulam numa lógica de cooperação e complementaridade, mas é evidente que os líderes têm um papel fundamental nesse processo, tanto mais que lhes compete gerir as equipas de modo a gerarem as dinâmicas certas em função dos objetivos definidos”.
Para Helena Teodósio, “o forte impacto da crescente evolução tecnológica tem conduzido as organizações a mudanças cada vez mais acentuadas ao nível dos procedimentos e dos processos, sendo certo que a implementação de boas práticas pressupõe não só a existência de recursos humanos qualificados e motivados, mas também líderes preparados para dirigirem as equipas que têm de dar respostas aos novos desafios. Ou seja, liderar é uma função que exige competências específicas e é por isso que o Município de Cantanhede vai continuar a apostar neste tipo de formações”, refere.

*Paulo Cardantas

Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Reguengos de Monsaraz: A magia do Natal com diversão e atividades para toda a família

 O Município de Reguengos de Monsaraz programou de 1 dezembro a 7 de janeiro de 2024 diversas atividades de Natal para toda a família nas localidades do concelho. Durante o mês de dezembro, todas as pessoas poderão patinar gratuitamente numa Pista de Gelo sintético, que vai estar instalada no Largo Almeida Garrett.
A Pista de Gelo sintético vai funcionar todos os fins de semana e feriados de dezembro das 11h às 13h e entre as 14h e as 18h30, exceto na véspera de Natal porque encerra às 16h e no dia de Natal estará fechada. Nos dias úteis do mês de dezembro estará aberta ao público entre as 11h e as 13h e das 16h às 18h30.
Na cidade, a autarquia preparou diversas atividades permanentes na Praça da Liberdade, nos fins de semana e feriados de 1 a 23 de dezembro, entre as 14h e as 17h30, para que as crianças possam divertir-se com um Globo de Neve Gigante, nos insufláveis, no Mercado de Natal, passear de charrete e no Comboio de Natal, tirar fotografias com o Pai Natal e ouvir histórias no Cantinho da Biblioteca. O Comboio de Natal vai percorrer todas as aldeias do concelho de Reguengos de Monsaraz, começando no dia 5 de dezembro em Perolivas (10h30/11h junto à escola primária) e na Caridade (14h30/15h no Largo do Café).
No dia seguinte vai passar pelas ruas de São Pedro do Corval (14h30/15h/15h30 na Rua do Jardim) e no dia 7 de dezembro vai estar no Carrapatelo (11h30 na Travessa do Olival) e em Santo António do Baldio (14h30 na Rua da Ladeira). No dia 11 de dezembro, o Comboio de Natal terá passeios pelas ruas da Cumeada (11h30 na Rua de Nossa Senhora da Conceição) e de São Marcos do Campo (14h30/15h na Rua José Mestre Batista).
No dia 12 de dezembro vai estar no Campinho (14h30/15h na Rua Bernardino José Cruz), no dia 14 de dezembro vai percorrer as ruas do Outeiro (14h30/15h na Rua da Alegria) e no dia seguinte vai proporcionar passeios nos Motrinos (14h30 junto à Igreja do Carmo) e na Barrada (14h35 na Rua Nova). O Telheiro vai receber o Comboio de Natal no dia 19 de dezembro (14h30/15h na Rua da Fonte) e por impossibilidade técnica da viatura realizar o passeio pelas ruas da vila medieval de Monsaraz, será efetuado o trajeto desde a Porta da Vila (14h15/14h45) até ao Telheiro e respetivo regresso. A última viagem do Comboio de Natal será no dia 20 de dezembro, em São Pedro do Corval (15h/15h30 na Rua do Jardim).
A programação de Natal abre no dia 1 de dezembro, às 11h30, junto à Porta da Vila de Monsaraz, com a inauguração do Presépio de Rua com figuras em tamanho real. O Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz vai cantar e percorrer as ruas da vila medieval ao lado das figuras do presépio, como os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira, que se dirigem para junto da Virgem Maria, São José e o Menino Jesus, que estão colocados no castelo.
Pelo vigésimo quarto ano consecutivo, Monsaraz recebe este projeto concebido pela escultora Teresa Martins, que apresenta cerca de 50 figuras da natividade em tamanho real. Estas esculturas são feitas em ferro e rede recobertas por panos impermeabilizados de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases, com as caras e as mãos feitas em cerâmica e iluminadas durante a noite. Tal como o presépio de Monsaraz, vão ser inaugurados no primeiro dia do mês o presépio de rua em Reguengos de Monsaraz, da autoria de Cristina Galhordas, e os de São Pedro do Corval, Santo António do Baldio, Carrapatelo, Campinho, Cumeada e São Marcos do Campo, que podem ser apreciados até ao dia 7 de janeiro do próximo ano.
O Pai Natal chega às 15h à Praça da Liberdade para receber as crianças na Casa do Pai Natal. A peça de teatro “O Pai Natal Verde” vai ser apresentada às 16h pela Betweien no auditório municipal. "O Pai Natal Verde" é um projeto pedagógico-ambiental que visa sensibilizar o público infantil para os excessos cometidos na época natalícia que aumentam a pegada ecológica, como os presentes e o papel de embrulho que têm um forte impacto negativo na preservação e sustentabilidade do ambiente, mas sem perder o encanto e a magia do Natal.
Nas arcadas dos Paços do Concelho realiza-se pelas 18h o concerto Canções de Natal com o ensemble Vox Angelis, com os cantores Pedro Miguel Nunes e Carla Simões que vão estar acompanhados ao piano por Pedro Vieira de Almeida. No concerto vai ser feita uma retrospetiva diacrónica da história da música natalícia, através da interpretação das grandes obras da música clássica, como por exemplo a “Ave Maria” de Schubert, o “Moteto Exsultate Jubilate” de Mozart e “O Sonho” de Robert Schumman, abrangendo os séculos XVII, XVIII e XIX, mas também canções de Natal como “O Holy Night”, de Adolphe Adam, “Ária do Anjo Gabriel”, de Ennio Morricone e “White Christmas”, de Irving Berlin, incluindo algumas músicas tradicionais portuguesas como “Na Fria Lapinha” e “Correi Pastorinhos”.
No dia 2 de dezembro, na Praça da Liberdade haverá às 16h animação musical pela Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense e a partir das 17h realiza-se um teatro de fantoches no auditório municipal, intitulado “O João Pateta no Natal”, pelo Grupo Maurioneta. No dia seguinte, às 17h, será exibido no auditório municipal o filme de animação “Aventura Especial”, realizado por Paul Meyer e Gerhard Painter.
Na segunda-feira, dia 4 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e os alunos do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz vão inaugurar pelas 14h a sua árvore de Natal no Mercado Municipal. No dia 8 de dezembro realiza-se a partir das 9h o Passeio Solidário de Natal, organizado pelo Clube de Cicloturismo de Reguengos de Monsaraz Trepadores da Planície.
No dia seguinte, às 9h, na Praça da Liberdade decorre a Corrida de Carrinhos de Rolamentos, organizada pelo Agrupamento de Escuteiros 1085. A Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense vai desfilar e atuar às 15h30 em Santo António do Baldio e pelas 16h30 em Carrapatelo.
Na Praça da Liberdade haverá animação musical a partir das 16h com músicos da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. “Natal no Bosque” é o nome da peça de teatro de fantoches que vai ser apresentada às 16h30 no auditório municipal pelo Grupo de Marionetas Algazarra. Pelas 18h30 realiza-se nas arcadas dos Paços do Concelho o Concerto da Primária aos Doutores, com o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, o Grupo Académico Seistetos e alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz e às 21h30 decorre o Concerto de Natal com o Coro Polifónico e a Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, na Igreja de Santo António.
No dia 10 de dezembro, a Banda às Riscas vai atuar às 15h30 na Praça da Liberdade e pelas 18h decorre no auditório municipal o Concerto de Natal do Conservatório Regional do Alto Alentejo, que convidou a cantora e compositora Luísa Sobral para participar no espetáculo. Neste concerto organizado pelo Conservatório Regional do Alto Alentejo, Luísa Sobral, que editou no ano passado o sétimo álbum de estúdio intitulado “DanSando”, vai cantar com o acompanhamento musical dos alunos desta instituição.
No dia 16 de dezembro, a programação do Natal apresenta às 18h, no auditório municipal, o teatro infantil “Jeremias Peixinho”, produzido pelo CENDREV – Centro Dramático de Évora e baseado num texto do ator e dramaturgo Mohamed Rouabhi. Com encenação de José Caldas, “Jeremias Peixinho” conta a sua história desde antes de nascer e que termina com a sua maior aventura, que é mergulhar na água e viajar pelos oceanos como um peixe.
No dia seguinte, pelas 11h, haverá Cante ao Menino, pelo Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, na Igreja de Santo António e na Praça de Santo António. A 3.ª São Silvestre de Reguengos de Monsaraz vai partir às 17h da Praça da Liberdade, integrando uma corrida de 10 quilómetros e uma caminhada de cinco quilómetros de extensão na cidade, numa organização da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz.
No dia 18 de dezembro, o Grupo de Cavaquinhos da Academia Inatel vai tocar às 14h30 no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, pelas 15h45 na Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva e às 17h30 no Pólo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca. No dia 23 de dezembro, pelas 17h, haverá Cante ao Menino na Igreja de Santiago, em Monsaraz, com o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Grupo Coral Feminino e Etnográfico Paz e Unidade de Alcáçovas, José Farinha e Manuel Sérgio. No dia 6 de janeiro de 2024, às 19h, Monsaraz vai ouvir o Cante de Reis nas ruas da vila medieval com o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.










*Carlos Manuel Barão / 
Comunicação e Imagem

A 29 de novembro, entre as 10h30 e as 17h30, na Católica no Porto, Universidade Católica mobiliza estudantes para participarem em experiências de mobilidade internacional

Uma mostra de universidades internacionais com as quais as Faculdades da Universidade Católica Portuguesa no Porto têm parceria e um momento de prova de sabores do mundo. É este o programa da feira de oportunidades de Erasmus e Intercâmbio, este ano designada por “Think Global 2023”, que se realiza a 29 de novembro, no campus Porto da Universidade Católica Portuguesa. São esperados mais de 600 estudantes de 50 nacionalidades.
 Queremos que seja um dia dedicado a pensar o mundo de forma global e integrada,” refere Magda Ferro, head do International Office da Universidade Católica no Porto e responsável pela organização deste evento. Durante um dia os alunos das faculdades da Universidade Católica no Porto – Católica Porto Business School, Escola das Artes, Escola do Porto da Faculdade de Direito, Faculdade de Educação e Psicologia, Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem e Faculdade de Teologia – vão ter a oportunidade de contactar com responsáveis das universidades estrangeiras e perceber as experiências de mobilidade de que podem usufruir. Outro dos momentos programados é a prova gastronómica que vai permitir aos alunos que já realizaram mobilidade ou tiveram experiências internacionais, a partilha de histórias, desafios, os seus sucessos e o que neles mudou depois do intercâmbio. “O objetivo é que os estudantes possam, de forma descontraída e entre pares, conversar sobre o que é viver fora do país onde nasceram,” conclui.
 
O evento Think Global 2023, organizado pela Universidade Católica Portuguesa no Porto, realiza-se a 29 de novembro, entre as 10h30 e as 17h30, no Átrio do Edifício Central.

PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Barcelos | Dia Aberto da Oficina do Brinquedo do IPCA

 A Oficina do Brinquedo, uma iniciativa do Núcleo de Engenharia da Associação Académica (NEAAIPCA) do IPCA, em articulação com Escola Superior de Tecnologia (EST), está de volta para adaptar brinquedos que vão ser utilizados por crianças com mobilidade reduzida.
Este projeto solidário tem como principal objetivo oferecer a crianças nesta condição a oportunidade de desfrutarem de brinquedos que, caso não fossem adaptados, seriam mais dificilmente manuseados pelas mesmas.
Assim, amanhã, dia 29 de novembro, pelas 15 horas, a Oficina do Brinquedo, que conta com a colaboração dos estudantes da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e respetivos docentes para a adaptação dos brinquedos recolhidos, abre as suas portas à comunidade e à comunicação social. Neste dia, será possível acompanhar a transformação dos brinquedos, de modo a poderem ser utilizados por crianças com necessidades especiais.
Como já tem sido habitual, a esta equipa de “Engenheiros dos Brinquedos”, juntar-se-á, também, um grupo de crianças que estão sob os cuidados da Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso (ASAS), que terão a oportunidade de lidar de perto com o universo da eletrónica, ganhando, assim, mais competências para o futuro.
A iniciativa agrega várias entidades locais, já que os brinquedos foram recolhidos no Centro Escolar António Fogaça, numa campanha desenvolvida pela Associação de Pais, e, depois de adaptados, serão entregues às crianças da Associação de Pais e Amigos de Crianças (APAC) para celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
A entrega será realizada por ocasião do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se celebra, a 3 de dezembro, e a tempo de proporcionar um Natal mais feliz a crianças com mobilidade reduzida.
Os brinquedos recolhidos e que não puderem ser adaptados serão também entregues às crianças da ASAS e da APAC.
Ainda em dezembro, no dia 12, inserido nas comemorações do Dia do IPCA, os estudantes da EST irão fazer uma demonstração da sua arte às meninas e meninos do Centro Escolar António Fogaça, com o objetivo de despertar nas crianças o gosto pela tecnologia e de alertar para a problemática de nem todos os brinquedos poderem ser utilizados por todas as crianças.
 
Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

EQUIPA MINIS 12 PARTICIPOU EM TORNEIO NA CIDADE DE COIMBRA

 
A equipa de Mini 12 da ASSSCC participou no dia 25 de novembro de 2023 de manhã no Torneio/Convívio MINI 12 organizado pela ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA.
O Torneio teve lugar no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia em Coimbra e contou com a presença das equipas da Associação Académica, da ASSSCC, do Ginásio Figueirense, do Lousanense e do Olivais FC.
Pela equipa da ASSSCC estiveram os atletas:

00 – Pedro Maia
02 – Lucas Silva
02 – Mateo Santos
03 – Brian Marino
03 – Duarte Silva
06 – Luan Silva
07 – Martim Oliveira
08 – Luiz Silva
11 – Tiago Laranjeira
18 – Martim Pinto
24 – Rúben Reis
30- Benjamim Costa
45 – Gabriel Mósca

Treinador Principal: João André Costa
Team Manager: Ana Maria Rodrigues.



CAMPEONATO DO CENTRO SUB – 14 – MASCULINOS SÉRIE ABC/ABV - 8.ª jornada

 
UMIRÃES A - 38 X COLUMBÓFILA – 60
Dia 26 de novembro de 2023 – 14H30 Pavilhão da Escola Viriato - Viseu
Constituição da equipa da ASSSCC:
00 – Tiago Almeida
03 – Simão Santos
04 – Duarte Jerónimo
05 – Hélio Victorino
09 – João Pedro Sarmento
12 – Miguel Dinis
22 – Tiago Bessa
23 – Diogo Ribeiro
28 - Tomás Miranda
34 – Bernardo Bento
38 – Gabriel Farinha
87 – Bernardo Caldeira

Treinador Principal: João André Costa
Trinador Adjunto: David Ferreira
Team Manager: Ana Maria Rodrigues

PAI NATAL CHEGA A SB MESSINES NO DIA 02 DE DEZEMBRO

 Iniciativa integra o evento Silves Alegria do Natal e contempla, ainda, animação durante as tardes do fim de semana
Integrando o evento Silves Alegria do Natal, o Pai Natal irá visitar os meninos e meninas de SB Messines no próximo dia 02 de dezembro. O cortejo terá início, pelas 15h00, na Rua João de Deus até chegar ao Pavilhão da Casa do Povo de SB Messines (do lado da junta). A iniciativa tem entrada livre, sendo promovida pela Câmara Municipal de Silves e pela junta de freguesia local.
Para além da chegada do Pai Natal, a iniciativa conta, ainda, durante o fim de semana com um mercadinho de Natal, insufláveis e pintura faciais, nos dias 2 e 3 de dezembro, das 15h00 às 18h00; e, também animação quer no dia 2 de dezembro com o teatro “O Lanche de Natal do Capuchinho Vermelho”, pelas 17h00, quer no dia 3 de dezembro com um concerto de Natal protagonizado por João Violão, pelas 17h00.
Traga o seu(s) filho(s) e venha viver a alegria do Natal em família em SB Messines, em clima de festa, alegria e muito espirito natalício.
De referir que o Pai Natal irá voltar ao concelho, visitando Armação de Pêra no dia 9 de dezembro e a cidade de Silves no dia 16 de dezembro.
De 6.dezembro.2023 a 7.janeiro.2024 contamos com todos para esta experiência mágica que é a Alegria do Natal em Silves. Consulte todos os detalhes em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/2912/silves-alegria-do-natal-2023.aspx
 
Calendarização e horários Silves Alegria do Natal
» De 6.dezembro.2023 a 7.janeiro.2024 (diariamente)
Horário: 14h00-20h00
(exceto nos dias 24 e 31 de dezembro, cujo horário será reduzido, das 14h00 às 18h00)
» Encerra nos dias 25 de dezembro.2023 e 01 de janeiro.2024