quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Segundo Ciclo de Conversas "Alimentar uma causa - parceria Serralves e Universidade Católica

Dia 21 de janeiro, às 11h, vamos falar sobre “Voluntariado universitário: uma experiência transformadora”.
“Alimentar uma causa” em parceria com a Universidade Católica, regressa à Fundação de Serralves.

O segundo Ciclo de Conversas “Alimentar uma causa” regressa no domingo à Fundação de Serralves, numa parceria científica conjunta com a Universidade Católica Portuguesa no Porto. Carmo Themudo, coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Integral da Pessoa da Universidade Católica Portuguesa, vai liderar a primeira Conversa que se intitula “Voluntariado Universitário: uma experiência transformadora”. A sessão é aberta ao público e realiza-se a 21 de janeiro, pelas 11h00, na Biblioteca da Fundação de Serralves.
Ao longo de 2024 vão realizar-se nove conversas, lideradas por docentes e investigadores das diferentes faculdades da Universidade Católica Portuguesa no Porto, com o objetivo de sensibilizar o público para a importância da Agenda global para a sustentabilidade. Célia Manaia, membro da comissão executiva do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, salienta a importância da “renovação do Ciclo Alimentar uma Causa, uma frutífera parceria entre a Fundação de Serralves e a Universidade Católica Portuguesa que procura lançar um olhar multidisciplinar sobre temas que nos tocam a todos, todos os dias.”
De janeiro a novembro de 2024: Vamos falar sobre Responsabilidade Social
A primeira Conversa realiza-se a 21 de janeiro, às 11 horas, na Biblioteca da Fundação de Serralves. Carmo Themudo, coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Integral da Pessoa da Universidade Católica Portuguesa, explica que “o voluntariado universitário não é apenas uma atividade extracurricular, é uma oportunidade para os estudantes aplicarem os seus conhecimentos e talentos, desenvolverem-se enquanto pessoas e contribuírem positivamente para a construção de um mundo mais justo e solidário.
Ao longo do ano vão ser muitos os temas abordados. Em fevereiro, Marta Rosas, docente da Faculdade de Direito – Escola do Porto, falará sobre “Direito, acompanhamento e inclusão: o que mudou e o que ainda pode mudar?”. Em março será o momento de Helena Gonçalves, docente e coordenadora do Fórum de Ética da Católica Porto Business School, falará sobre “Idadismo (no trabalho): uma discriminação (in)visível?” “A Arte como fator de transformação social”, é o desafio que nos deixa Cristina Sá, docente da Escola das Artes, em abril. Em maio, Constança Festas, docente da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem no Porto, vai falar sobre “Ser diferente – desafios da inclusão”. “O FUTURO: 12 anos a proteger a vida terrestre com o cidadão” por Conceição Almeida, do projeto das 100 mil árvores, é o tema de junho. Em julho Filipe Pinto, coordenador da Área Transversal em Economia Social, vai falar sobre “Autenticidade ou cosmética? Transparência e impacto nas organizações sociais”. O mês de outubro marca o regresso do Ciclo de Conversas com a presença de Marta Correia e Elisa Veiga, docentes da Escola Superior de Biotecnologia e da Faculdade de Educação e Psicologia respetivamente, vão falar sobre “Saúde e bem-estar dos estudantes universitários: lições da pandemia”. A última sessão do ano, agendada para novembro, será liderada por Mariana Barbosa e Raquel Matos, docentes da Faculdade de Educação e Psicologia, sobre “De pequenino se torce o pepino: prevenir a indiferença social através da imaginação heroica”.

*Fernanda Teixeira

MARINHA GRANDE HOMENAGEOU MOVIMENTO DO 18 DE JANEIRO DE 1934

 O 90.º aniversário do 18 de Janeiro de 1934 foi comemorado pelo Município da Marinha Grande, na manhã desta quinta-feira, 18 de janeiro, no Museu Joaquim Correia, com iniciativas que envolveram alunos, famílias, entidades e comunidade, para recordar os mulheres e homens que participaram neste movimento operário.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; a vereadora Ana Alves Monteiro; e várias entidades assistiram à programação organizada pelo Município, em colaboração com os Agrupamentos de Escolas Nascente e Poente, no âmbito do Plano Nacional das Artes.
Os autarcas salientaram a importância de homenagear os conterrâneos, de recordar aqueles acontecimentos e enalteceram a dedicação de professores e alunos para a preparação das atuações.
As comemorações tiveram início com o momento musical apresentado pela EB da Comeira, seguindo-se uma dramatização pelos alunos da EB de Casal de Malta e, por fim, a interpretação de temas alusivos aos ofícios vidreiros, pelos alunos do 2.º ciclo da EB Nery Capucho.
Esta noite, pelas 21h30, o músico Manel Cruz apresenta-se em concerto, no Teatro Stephens, cuja lotação já se encontra esgotada.

O movimento operário ocorrido a 18 de janeiro de 1934 resultou de um longo processo de luta social e sindical, pela melhoria das condições de vida e de trabalho. Foi no contexto de forte repressão social que, no dia 18 de janeiro de 1934, eclodiu a insurreição do Movimento Operário na Marinha Grande, a par de outras manifestações e greves gerais, um pouco por todo o país, que teve como intenção forçar a queda do regime e restaurar a liberdade e o Estado de Direito em Portugal.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Aveiro | Começou a obra de construção da nova rotunda a poente do Túnel de Esgueira


Começou a obra de construção da nova rotundaa poente do Túnel de Esgueira. Investimento da Câmara de Aveiro no valor de 1,5 milhões de euros.
Teve início esta semana, a construção de uma nova rotunda a poente do “Túnel de Esgueira”, no entroncamento entre a Rua de Viseu e a Rua Senhor dos Milagres, num investimento da Câmara Municipal de Aveiro no valor de 1.568.920,57€, em execução pela empresa Manuel Francisco de Almeida S.A., e um prazo de execução de 10 meses.
A empreitada corresponde à segunda fase de requalificação urbana na envolvente ao referido túnel, com o objetivo de capacitar o importante eixo de ligação urbana à Avenida Dr. Lourenço Peixinho.
A intervenção tratará de resolver os principais conflitos e problemas na zona, quer no que respeita à qualificação geral do espaço público, como aos problemas de circulação pedonal, viária e estacionamento.
Está ainda prevista a recuperação dos painéis cerâmicos localizados nas duas paredes do túnel, assim como a instalação de um busto do Presidente Dr. Girão Pereira, em sua homenagem, nas imediações da nova rotunda que esta obra vai criar.

Condicionamentos de trânsito
Ao longo de todo o prazo de execução dos trabalhos será necessário proceder ao condicionamento prolongado do trânsito, em ambos os sentidos, com supressão de vias, cortes de trânsito temporários ou prolongados.
Nesta primeira fase e por um período estimado de três meses, o trânsito estará condicionado no sentido Nascente > Poente. A CMA agradece, desde já, a compreensão e colaboração dos automobilistas para os incómodos causados.

*Simão Santana[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Agrária de Coimbra leciona microcredenciação em Ecocardiografia Veterinária


A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) irá lecionar, no próximo dia 26 de janeiro, das 9h00 às 19h15, uma microcredenciação em Ecocardiografia Veterinária. A formação terá lugar na sua Clínica Veterinária.
De cariz teórico-prática, esta microcredenciação tem por objetivo fornecer conhecimentos básicos em Ecocardiografia em Animais de Companhia, conferindo um ECTS. Destina-se especialmente a médicos veterinários e estudantes de medicina veterinária e admitirá um máximo de 12 formandos.
As candidaturas para frequência desta formação decorrem até 23 de janeiro e devem ser efetuadas na plataforma inforestudante.ipc.pt.

Para mais informações, os interessados devem contactar https://www.esac.pt/index.php/estudar/cursos/microcredenciacoes/.

*Isabel Silva

No âmbito do programa “Visitas ao Património”. Câmara de Cantanhede promove visita guiada aos "Encantos da Gândara”

 
É já no próximo dia 27 de janeiro que os serviços de Turismo da Câmara Municipal de Cantanhede vão acompanhar mais uma visita guiada ao património local, desta vez na freguesia de Sanguinheira, à descoberta dos "Encantos da Gândara - a Casa, as Tradições e os Costumes".
A participação é gratuita, mas requer uma inscrição prévia que pode ser efetuada através do preenchimento do formulário disponível no site da autarquia (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdiJ_vuxHKj7L81qQFMgB04Ypri_8fmmnwusQ9iafyxUfzbUQ/viewform), do contacto telefónico 231 410 155 ou, ainda, no Posto de Turismo de Cantanhede.
O ponto de encontro será no parque de estacionamento da Biblioteca Municipal de Cantanhede, com a partida do autocarro prevista para as 14H30, rumo à Quinta do Escoural - Casa Gandareza, a fim de dar a conhecer um pouco mais da história, do património e da cultura desta região, através do testemunho dos proprietários deste espaço rural, contando com a participação do Grupo Folclórico de Sanguinheira.
Com o objetivo de promover e dar a conhecer o rico património cultural e natural da região, a iniciativa tem a organização do Município de Cantanhede, através do seu serviço de Turismo, que a este propósito tem vindo a organizar uma série de visitas guiadas a locais emblemáticos do concelho.
Iniciado no verão de 2022, o projeto Visitas ao Património já contou com a participação de centenas de pessoas, numa experiência cultural de descoberta dos elementos materiais e imateriais geradores da identidade do concelho de Cantanhede, entre os quais o Museu da Pedra, o CIAX – Centro de Interpretação de Arte-Xávega e a Praia da Tocha, a vila histórica de Ançã, o Monumento Nacional da Varziela, o Museu Etnográfico do Rancho Regional “Os Esticadinhos”, a Igreja da Tocha e o Núcleo Museológico do Hospital Colónia Rovisco Pais.
Os participantes nas diversas ações deste programa de animação cultural e turística visitaram ainda o Museu Etnográfico e Agrícola de Cordinhã, a Igreja de Ançã, a Capela de Santo Amaro (Cadima), a Casa António Fragoso e a Capela de S. Tomé, na Pocariça, a Casa Carlos de Oliveira, em Febres, o Ateliê de Ourivesaria de Fernando Rato, em Vilamar, os Fornos da Cal e Moinhos de Cadima, além de terem testemunhado diferentes experiências, nomeadamente a demolha do tremoço, a empa da vinha e o contacto com a realidade de alguns produtores de vinho do Terroir Cantanhede.

*Carla Cruz Silva
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

A Cor da Liberdade: Sessão Literária marca o início das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril

 

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, a Alma Azul realizou, hoje, duas sessões literárias sobre "A Cor da Liberdade". O evento teve lugar na Universidade Sénior de Proença-a-Nova e em Sobreira Formosa, destacando-se como ponto de partida para as festividades que irão marcar o ano de 2024 sobre a celebração da liberdade.
A disciplina de Escrita Criativa foi o palco onde se desenrolou uma conversa informal e enriquecedora sobre a temática da liberdade. Os participantes tiveram a oportunidade de explorar a expressão artística por meio da leitura de textos de ilustres autores, como Jorge de Sena, Maria Velho da Costa, Sophia de Mello Breyner Andersen e Luís de Camões, cujo nascimento completa 500 anos em 2024.
A sessão realizada na Universidade Sénior foi especialmente significativa, marcando não apenas o início das comemorações do 25 de abril, mas também o arranque das celebrações dos 25 anos de existência da Alma Azul.
A presença e participação ativa dos alunos da Universidade Sénior foram essenciais para criar um ambiente de reflexão e partilha, destacando a importância da literatura na preservação da memória histórica e na promoção de ideais de liberdade e igualdade.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

 

UCC Ammaya no Projeto “Proxim(Idade) 65

 Integrado no projeto "Proxim(Idade)65, numa parceria com a Academia Santa Clara, a UCC Ammaya, está a desenvolver sessões comunitárias no âmbito da promoção da literacia em saúde.

Nestas sessões, a UCC Ammaya pretende desenvolver atividades, em formato de workshop, dirigidas às pessoas inscritas na disciplina de Saúde e Bem estar da Academia Santa Clara, procurando dotar os participantes de conhecimentos e capacidades facilitadoras da adoção de comportamentos de promoção da saúde, promotores do auto-cuidado e de prevenção da doença e/ou complicações. São ainda, abordados nos workshops aspetos relacionados com a utilização dos serviços de saúde e o papel dos vários prestadores de cuidados procurando que, enquanto utentes, assumam um papel progressivamente mais ativo no cuidado à sua saúde.

A primeira atividade realizou-se no dia 23 de novembro, com a apresentação da UCC Ammaya e dinâmicas para levantamento das necessidades formativas dos participantes.

ULSAALE
Enviado por José Rui Marmelo Rabaça

EXPONOIVOS PREMIUM ESTÁ DE VOLTA A LISBOA. Um showcase exclusivo que reúne as melhores empresas prestadoras de serviços do setor de casamentos.

 A 12ª Edição da Exponoivos Premium está de regresso a Lisboa com um showcase diferente, apaixonante e inovador, que completa uma experiência incrível na área dos casamentos.
São os detalhes e a magia do momento que marcam a diferença e são também esses mesmos detalhes que fazem parte da forma como queremos contar a nossa história. A Exponoivos Premium é um evento repleto de diversidade e inspiração, com o prestígio e experiência associados à marca Exponoivos, que pode dar vida a todas as suas ideias.

O evento apresenta ao mercado uma criteriosa seleção de produtos e serviços premium envolto num ambiente intimista e requintado, cheio de diversidade e inspiração, onde poderá usufruir de um atendimento personalizado enquanto descobre as melhores tendências do mercado para planear cada detalhe que irá mudar, para sempre, a sua vida.

Nesta 12º Edição da Exponoivos Premium poderá contar com a presença de diversas áreas. Por entre um leque diversificado de expositores, aqueles que visitarem a feira podem encontrar inspiração em cake design, enoturismo, quintas, agências de viagens, vestidos e fatos e, ainda a possibilidade de conhecer, junto de uma make up artist, a mais recente tendência no mundo da maquilhagem para noivas – a blindagem.

A visita ao evento é garantida após o preenchimento de um formulário que se encontra disponível em: https://www.exponoivos.pt/exponoivos-premium-lisboa. Após a realização do registo, todos os inscritos receberão o respetivo convite e só necessitam de marcar presença no dia 27 de janeiro, a partir das 11h, no Marriott Lisboa.

A EXPONOIVOS® é uma marca de grande prestígio e experiência em Portugal, que celebra, sobretudo, o amor na sua plenitude. Na EXPONOIVOS® Premium, os noivos encontrarão toda a excelência necessária para organizar o dia perfeito e criar as mais incríveis memórias do dia em o “para sempre” ganha outro sentido.

Siga a Exponoivos no Instagram: https://www.instagram.com/exponoivos/

*MARTA FORTUNA
PR & Digital Account Senior