quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Estudo pioneiro analisou a microbiota da boca dos provadores de vinho

Que efeito tem o vinho na boca de um provador? O que o torna tão especial e sensível aos diferentes tipos de vinho? Um estudo pioneiro liderado por investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) procurou dar resposta a estas questões e concluiu que há um efeito de limpeza do álcool com uma consequência: os provadores de vinho estão mais expostos a microrganismos oportunistas e patogénicos. 
“As diferenças na diversidade microbiana entre provadores de vinho e não provadores mostraram um possível efeito de lavagem do álcool, devido à diminuição de microrganismos em amostras recolhidas após uma prova de vinho”, começa por explicar Albano Beja-Pereira, docente da FCUP e um dos autores do estudo.
Os investigadores concluíram que o consumo de determinado tipo de alimentos, por exemplo amargos e adstringentes, altera a comunidade microbiana do dorso da língua e o pH da boca e modifica as condições a favor de algumas espécies de bactérias.
E quanto mais anos de carreira, menor será o número de bactérias da boca. “No nosso estudo observamos que o número de provas e a extensão da carreira de provador estão correlacionados com a baixa diversidade do microbioma”, concretiza o também investigador da Associação BIOPOLIS/CIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, InBIO Laboratório Associado da Universidade do Porto). 
Para além disso, verificaram ainda que o microbioma é diferente consoante o tipo de vinho. “Os provadores de vinhos espumantes são ainda mais afetados porque perdem mais rápido esta diversidade”, acrescenta.

Este trabalho foi dinamizado pela investigadora Sofia Duarte-Coimbra, então estudante da FCUP no mestrado em Ciências do Consumo e da Nutrição, partilhado com a Faculdade de Ciências da Alimentação e da Nutrição da U.Porto. 
A jovem contactou com enólogos, provadores de vinho e sommeliers e a amostra do estudo centrou-se no Norte e Centro do país. Foi recolhida uma amostra através de raspagem do dorso da língua antes e após uma prova de vinho. 
O estudo permitiu também perceber que existe uma bactéria que pode explicar uma maior sensibilidade ao sabor. A bactéria Actinomyces é mais abundante na boca de provadores de vinho. 

O estudo envolveua análise de amostras recolhidas a partir da raspagem raspagem do dorso da língua de enólogos, provadores de vinho e sommeliers. (Foto: DR)

paper publicado em janeiro deste ano na revista Food Research Internacional dá, assim, os primeiros passos para um trabalho mais alargado que visa perceber se este efeito de limpeza está apenas relacionado com o álcool ou se se aplica a outro tipo de bebidas.
Atualmente, a equipa está a investigar o papel dos microbiota (conjunto de microrganismos específicos de um determinado órgão o local do corpo humano) na sensibilidade e perceção sensorial (sabor e olfato), a sua interligação com a atividade profissional (provadores, chefes de cozinha, perfume testers), influência da dieta alimentar e na saúde (oral, nasal).

Universidade do Porto

Brincas de Carnaval saem à rua em Évora

Três grupos de Brincas Carnavalescas voltam a trazer alegria ao concelho de Évora durante os quatros dias de festejos de Carnaval (18 a 21 de fevereiro). São dois grupos de adultos (Canaviais e rancho Flôr do Alto Alentejo) e a escolinha de Brincas da Casa do Povo de Canaviais. Consulte aqui toda a programação das Brincas de Évora. 
As Brincas de Évora são uma antiga tradição performativa e constituem-se como uma forma de teatro comunitário que acontece durante o Carnaval, criadas ou recriadas por grupos informais que se organizam, anualmente, para a construção e execução de uma dramatização popular (o fundamento), durante a época carnavalesca. Os grupos escolhem e ensaiam textos escritos em décimas, misturam tragédias e dramas e constituem uma manifestação rica e complexa da Cultura Popular. 
Historicamente, alguns autores apontam o século XVIII como origem desta manifestação cultural tradicional. Outros fazem remontar a sua origem à época e aos autos de Gil Vicente, no século XVI, e, outros ainda, não arriscam qualquer data para a sua origem, devido ao simbolismo subjacente na sua coreografia e à sua estruturação espacial, fazendo-as remontar a tradições mítico-religiosas ancestrais, nomeadamente inseridas em contextos de culturas e vivências de forte conotação agrária. As Brincas provêm, ainda hoje, dos bairros periféricos e das freguesias rurais de Évora, sendo caracterizadas por uma marcada ruralidade original. 
A denominação de “Brinca” atribui-se ao grupo de homens ou rapazes que se organizam para a construção e execução de uma dramatização popular durante a época festiva do Carnaval. No entanto, poderá igualmente entender-se por Brinca toda a ação dramatizada (o fundamento), musicada (a contradança, a valsa, a canção, etc.) e coreografada (as diferentes formações que têm lugar ao longo de toda a ação: as rodas, etc.) que esse grupo assume nas várias representações que realiza. 
No que diz respeito ao fundamento, em termos formais, é constituído por décimas de versos rimados. É a alma da Brinca. De facto, trata-se de uma forma muito rica e complexa de cultura popular, com as manifestações artísticas dos seus componentes: poetas, músicos, encenadores, coreógrafos, artistas plásticos de cariz popular, criando, ou recriando, eles próprios, os versos do fundamento e as músicas executadas. 
Atualmente, permanecem em atividade dois grupos de brincas de adultos: as Brincas de Carnaval dos Canaviais e as Brincas de Carnaval do Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo, e um grupo de brincas infantil: a Escolinha de Brincas da Casa do Povo dos Canaviais.

Reunião de hoje da COTER do Comité das Regiões e o início do debate do Futuro da Política de Coesão Pós-2027

 
Participei hoje em Bruxelas na reunião da COTER, a Comissão Especializada do Orçamento e dos Fundos Comunitários, do Comité das Regiões da União Europeia.
Esta reunião teve vários temas importantes, destacando-se a comunicação da Política de Coesão, a revisão intercalar do Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2021/2027 e o início do debate do Futuro da Política de Coesão no Pós-2027.
No debate sobre a revisão intercalar do QFP 2021/2027, tive oportunidade de intervir para chamar a atenção da importância de considerar neste importante processo, dois aspetos muito relevantes:

A necessidade de melhorar o arranque da execução dos QFP, dado que o atual Quadro só vai ter no seu quarto ano de vida o seu primeiro ano de disponibilidade e execução plena, situação que é clássica no arranque dos QFP, que tem de ser corrigida em próximos QFP e tem de ser colmatada com a agilização dos processos de tramitação do financiamento dos projetos para que seja possível um forte ritmo de execução desde já;
A importância de se ponderar o aumento das dotações dos Fundos Comunitários para operações de contratualização com entidades beneficiárias, para que se aumente a qualidade do planeamento dos investimentos, dado que a simples utilização de procedimentos de concurso tem um efeito de objetivo impedimento no devido e necessário planeamento dos investimentos e no desenvolvimento de um elevado ritmo de execução.

Numa outra frente, o Comité das Regiões, a sua Comissão COTER e a própria União Europeia pela ação de outras das suas instituições, está a iniciar o debate sobre o Futuro da Política de Coesão da União Europeia do Pós-2027.
Está em desenvolvimento um processo de debate neste ano de 2023, que terá um natural abrandamento em 2024 por força da realização das Eleições para o Parlamento Europeu, estando definido o ano de 2025 para se terminar o debate e se assumir a tomada de decisões.
É muito importante que Portugal e todos os Estados-Membros seja parte ativa e importante deste debate, sendo que é absolutamente capital que este debate e esse processo de decisão esteja a decorrer ao mesmo tempo que o debate e a decisão do alargamento da União Europeia.
São muitas as questões a responder.
A União Europeia, no período de 2028 a 2034 vai continuar a ter 27 Estados-Membros? Os 12 Países que estão à espera de entrar na União, alguns há mais de 10 anos, vão continuar a estar fora? A Ucrânia é um desses Países e tem uma necessidade muito especial de apoio à sua reconstrução no pós-guerra, e além dos discursos, os instrumentos de ação vão ser capazes dessa hercúlea tarefa? Se esses Países entrarem na União, vão ser parte da Política de Coesão, e isso vai mudar de forma relevante a substância, a forma e os instrumentos financeiros do QFP 2028 / 2034: como será a nova Política de Coesão a 39? Que novas receitas vai ter o Orçamento da União Europeia para financiar o QFP 2028 / 2034?
O Futuro da Coesão e o Futuro do alargamento da União Europeia são parte do mesmo debate e das decisões, muito difíceis e muito importantes, sobre o Futuro da União Europeia.
Os debates estão abertos, os contributos são necessários, e a Eleição ao Parlamento Europeu de 2024 é uma oportunidade democrática relevante para definir ou redefinir posições políticas e tornar a União Europeia melhor, maior e mais coesa.

Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal ERSAR volta a reconhecer qualidade da água da torneira em Cantanhede

A ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos voltou a reconhecer a qualidade da água para consumo humano de Cantanhede, colocando-a em lugar de destaque no Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal - RASARP 2022.

O documento, tornado público já este mês, reúne informação relevante sobre a caraterização e evolução do setor, incluindo a avaliação da qualidade do serviço prestado aos utilizadores, o benchmarking do desempenho das entidades gestoras, a monitorização legal/contratual e o enquadramento económico-financeiro do setor.

De acordo com o RASARP 2022, a INOVA-EM aparece em lugar de destaque, acima da média nacional, nos indicadores de excelência relativos ao Serviços de Abastecimento de Água, Serviço de Águas Residuais e Qualidade do Serviço dos Resíduos Urbanos.

No que diz respeito ao Serviço de Abastecimento de Água, em 13 indicadores possíveis, a INOVA apresenta 10 a verde, quando a média nacional é de apenas 5 indicadores. O controlo, a qualidade e a segurança da água da torneira, distribuída pela INOVA-EM é, uma vez mais, comprovado por esta classificação.

De resto, foram estes mesmos dados que permitiram a atribuição à INOVA-EM, por parte da ERSAR, dos selos de Qualidade da Água e o Prémio de Excelência, relativo à Gestão de Resíduos Urbanos.

Relativamente ao alerta da entidade reguladora sobre as perdas de água da rede pública e novas formas de gestão, a INOVA-EM apresenta uma evolução positiva, em comparação com os dados de 2020, acompanhando, de resto, a tendência de melhoria a nível nacional.

A água não faturada e as perdas reais de água por ramal constituem um dos principais desafios para a empresa municipal, com vista à diminuição do desperdício e consequente redução destes valores.

Projeto de rearborização renova espaços públicos em Proença-a-Nova

 

Até ao final do primeiro semestre deste ano, 15 espaços da vila de Proença-a-Nova vão ser intervencionados com a criação de renovadas condições para serem usufruídos pela população ou simplesmente com a plantação de novas árvores. Resultante de uma candidatura aprovada ao Programa Compete - Apoio à Transição Climática - Intervenções de Resiliência dos Territórios Face ao Risco, com um investimento total de 75 mil euros, comparticipados a 100%, estão incluídas intervenções em 10.500 m2 de área, distribuídos por toda a vila.

Cinco destas intervenções serão realizadas junto à Ribeira de Santa Margarida, curso de água que atravessa Proença-a-Nova, com recuperação das suas margens, regularização da linha de água e limpeza do leito da ribeira. Estão incluídos os troços junto à Rua de Linhares, Rua Dr. António Valente, Parque Urbano, Rua Ezequiel Lopes Ribeiro e Terreiro da Formosa. Em três destas localizações vai ser renovado o mobiliário urbano existente ou serão criadas novas zonas de estadia, com a colocação de mesas e bancos. No Terreiro da Formosa será re-naturalizada a galeria ripícola, restituindo ao local o seu potencial natural.

Na zona mais central da vila, será regularizado o talude entre os Paços do Concelho e a Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, bem como o talude entre estes dois locais e a piscina municipal. No tardoz da piscina será renovado o mobiliário urbano aí existente, estando previstas novas plantações nestes locais. As zonas verdes do Campo da Vinha serão reorganizadas, com a limpeza das árvores existentes, novas plantações de árvores e arbustos e instalação de mobiliário urbano. No antigo Heliporto será renovado o parque de merendas e será colocada uma pequena estação de bicicletas, com espaço de estacionamento, para incentivar à sua utilização.

Na Primeira Circular, numa zona de enquadramento entre bairros - onde já existiram equipamentos de manutenção -, será realizada a limpeza de taludes e de árvores, será colocado novo mobiliário urbano e serão realizadas novas plantações. As restantes três intervenções a realizar ao abrigo deste projeto decorrem na Rua da Sertã, na envolvente de um grande sobreiro, com colocação de mesa de merenda, bancos e papeleira e criação de pequeno jardim com plantação de herbáceas e arbustos autóctones. No ponto oposto da vila, será intervencionado um pequeno jardim já existente, na Rua Vila Melhorada, e será criado um novo junto ao Amoras Country House, mais especificamente num espaço deixado livre pela demolição de um antigo edifício. Zona de passagem para muitos caminheiros, aí serão colocados dois bancos de descanso e um bebedouro, criando uma zona de sombra para quem precisar de recuperar forças.

Proença-a-Nova | ADCPN apoiada através do programa Fundo “Crescer 2024” da Federação Portuguesa de Futebol

 

A Associação Desportiva Cultural de Proença-a-Nova (ADCPN) foi um dos oito clubes do distrito de Castelo Branco a assinar, a 7 de fevereiro, o Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo - Fundo Crescer 2024 que tem como principal objetivo a melhoria das infraestruturas dos clubes e, por essa via, o crescimento sustentado de atletas. Na prática, a Associação vai melhorar a eficiência energética dos balneários com a colocação de painéis solares e a alteração do cilindro, de forma a reduzir os gastos na fatura.
O investimento total é de 15 mil euros, tendo a comparticipação sido dividida em partes iguais entre a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) – através da Associação de Futebol de Castelo Branco, que promoveu as candidaturas, e o Município de Proença-a-Nova. A realização das obras não irá impedir que continue a ser desenvolvida a atividade da associação ao nível dos treinos e dos jogos oficiais nos vários escalões.
No momento da assinatura dos contratos, o presidente da FPF, Fernando Gomes, destacou o investimento realizado pela instituição a que preside e que, na sua perspetiva, irá “catapultar um maior investimento de entidades privadas e autarquias que irão ajudar ainda mais os clubes”. Na mesma cerimónia, a ADCPN recebeu ainda a placa e diploma relativos ao Processo de Certificação da FPF 2021/2022, sendo a associação proencense uma Entidade Formadora de 3 Estrelas.

MUSEU DA COVILHÃ PROMOVE TERTÚLIA MC2. O DEBUXO EM ANÁLISE POR ELISA PINHEIRO.

 O Museu da Covilhã, galardoado como Museu do Ano nos Prémios APOM 2022, recebe no próximo dia 23 de fevereiro, pelas 16:30 horas, a historiadora Elisa Pinheiro, para falar acerca “Do debuxo e dos debuxadores da Covilhã”.
A tertúlia informal, no âmbito da ação “MC2: Movimentos Culturais Coletivos”, prende-se com a ligação da Covilhã, com um passado de lanifícios, a Cidade do Design, através do processo do debuxo.
Voltado para a arte dos debuxadores, com a sua criatividade e técnica ao serviço do têxtil, este encontro com aquela que é a fundadora do Museu de Lanifícios da UBI promete momentos esclarecedores, desmistificando assim a designação da Covilhã como Cidade Criativa da UNESCO na área do Design.
Com efeito, estando intimamente ligada à palavra “desenho”, atribui-se a designação de debuxo têxtil à ação de representar graficamente, em papel de debuxo (papel quadriculado próprio), o cruzamento dos fios, de modo a produzir o padrão do tecido. Os debuxadores assumiam, assim, o papel de “designers”, o que indica que esta área esteve sempre presente na cidade e nas suas fábricas, de modo espontâneo, numa altura em que a intervenção do design não tinha ainda a intensidade e abrangência que tem hoje.
 
ELISA CALADO PINHEIRO, grande impulsionadora e primeira diretora do Museu de Lanifícios da UBI (Muslan), foi galardoada como “Personalidade do Ano”, nos Prémios APOM 2022. Marca incontornável no campo da museologia, nomeadamente no que se refere ao passado industrial, é uma referência pelo trabalho desempenhado na institucionalização e direção do Muslan, depois de ter sido responsável pela coordenação científica nas áreas da museologia, património e turismo industrial.
Natural do Tortosendo, é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pós-graduada em Ciências da Educação pela mesma Faculdade (1974) e pelo Instituto de Ciências de la Educación, da Universidade de Salamanca (1977), estando aposentada desde 2011, como professora auxiliar da UBI.
Autora de diversos livros e artigos científicos nas áreas da Museologia, do Património e Arqueologia Industrial, da História da indústria e da História local e regional. Recebeu vários prémios e distinções, nomeadamente o grau de “Doutor Honoris Causa” outorgado pela Universidade da Beira Interior (2016) e a “Medalha de Prata de Mérito Municipal” concedida pela Câmara Municipal da Covilhã.

 

Sessão decorreu na Biblioteca Municipal. Projeto Bairros Comerciais Digitais apresentado aos comerciantes de Cantanhede

 A Biblioteca Municipal foi palco de uma sessão de esclarecimento do projeto Bairros Comerciais Digitais, que surge após a aprovação da candidatura conjunta do Município e da Associação Comercial de Cantanhede à criação de um Bairros Digital, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
Perante uma plateia composta por comerciantes/empresários e outras entidades com lojas de produtos e/ou serviços na zona abrangida pelo Bairro Digital de Cantanhede, a sessão permitiu dar a conhecer, em pormenor, este projeto, bem como recolher contributos e esclarecer dúvidas.
Com esta candidatura, perspetiva-se a possibilidade de os agentes económicos tirarem partido das tecnologias disponíveis e apostarem na digitalização dos seus modelos de negócio, o que passa também pela sua capacitação e também dos trabalhadores envolvidos. Isto depois deste setor ter sido fortemente afetado pela situação pandémica, atendendo à sua dependência do contacto com o público e às restrições de circulação que estiveram em vigor.
Ao intervir na abertura da sessão em representação da Câmara Municipal, Nuno Troca Gomes referiu que a primeira fase – de candidatura – “foi um sucesso”, comprovado pela classificação obtida.
A candidatura ao projeto Bairros Comercias Digitais teve uma nota de 4.7 numa escala máxima de 5, ficando à frente de cidades de maior dimensão”, destacou, apelando depois ao envolvimento dos lojistas neste projeto, para que a segunda etapa da candidatura também seja coroada de êxito. “Esta é uma medida estruturante para o comércio e para a revitalização das zonas de comércio tradicional”, complementou.
Já a presidente da Associação Empresarial de Cantanhede, Cristina Antunes, manifestou o desejo de que o projeto “vá o mais longe possível”, pois isso significará uma melhoria da atividade comercial na cidade.
O projeto Bairros Comercias Digitais conta com uma dotação global de 52,5 milhões de euros destinados a apoiar a digitalização de, no mínimo, 50 Bairros Comerciais Digitais, “inseridos em zonas delimitadas no espaço público com uma elevada vitalidade comercial, em centros urbanos, zonas suburbanas ou rurais”.

LADO B TRAZ ANA LAÍNS AO AUDITÓRIO FRANCISCO VARGAS MOGO EM SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES

 O LADO B da Câmara Municipal de Silves, regressa no dia 17 de março pelas 21h30, com Ana Laíns no Auditório Francisco Vargas Mogo, em São Bartolomeu de Messines.
A multifacetada Ana Laíns celebrou 20 anos de carreira durante o ano de 2020. A efeméride foi assinalada com um concerto esgotado no Salão Preto e Prata do Casino Estoril. Ao longo de duas décadas, a cantora tem construído uma carreira discreta, mas inquestionavelmente sólida e auto-suficiente.
Na Grécia Chamaram-lhe “Diva de um Fado Diferente”. Em França chamaram-lhe “Virtuosa do Palco”. Em Portugal, gosta de ser conhecida como “Cantora Colorida” e é considerada uma das mais bonitas vozes da Língua Portuguesa. Colorida pelas cores de um país que é a sua grande paixão, e que pintam a música de Ana Laíns desde 1999, ano em que se torna cantora profissional, após ter vencido a “Grande Noite do Fado” de Lisboa no Coliseu dos Recreios.
Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos através da bilheteira online BOL em: https://cmsilves.bol.pt/ e nos locais habituais de venda (FNAC, Worten, CTT,EI Corte Inglês e Pousadas de Juventude), com o custo associado de 10 euros. Podem, ainda, ser adquiridos no próprio dia do espetáculo, no local, a partir das 20h00, caso haja disponibilidade de bilheteira.
Relembramos que a rúbrica Lado B, promovida pelo Município de Silves, procura apresentar ao público uma versão mais descontraída e intimista dos artistas. Ao concerto, por norma, associa-se uma breve conversa como forma de aproximar o público ao artista.
Classificação etária: M/6
+ info: tel. 282 440 800 (ext.2742) | cultura@cm-silves.pt
 
+ SOBRE ANA LAÍNS
Começa no Fado e nos ritmos da Música Tradicional Portuguesa, mas vai mais além. A revista belga “Rootstime” afirma que aos 38 anos, Ana Laíns confirma categoricamente a sua identidade e lança o seu melhor álbum até à data. Na Holanda, a “Mixed World Music” refere-se à cantora enquanto personificação da identidade portuguesa. “PORTUCALIS” é uma viagem pela língua e etnografia portuguesas, e conta com colaborações de luxo, tais como Ivan Lins, Luís Represas, Mafalda Arnauth ou Filipe Raposo. Em 2018, o álbum foi ouvido em mais de 30 concertos, em países como Portugal, Espanha, Suécia, França, Holanda, Turquia, Tunísia, Roménia ou Polónia. Concertos onde, invariavelmente, Ana Laíns deixou a sua marca, por se tratar de uma cantora diferente, que apresenta uma viagem global pela cultura da Portugalidade. Destaque para o concerto de encerramento das “Festas do Mar” de Cascais, integralmente pensado e produzido pela cantora, em parceria com o município e a Orquestra Sinfónica de Cascais, em que a Lusofonia foi o núcleo de uma noite memorável, que reuniu no mesmo palco Fafá de Belém, Luís Represas, Stewart Sukuma, Paulo Flores, Karyna Gomes, Lura, Tonecas Prazeres e Piki Pereira, em representação dos 8 países de Língua Portuguesa. Em 2019, Ana Laíns vê confirmado o sucesso do seu percurso com uma vasta digressão que passa por algumas das principais programações portuguesas, com destaque para o festival “Artes à Rua” (Évora), o festival “Sons da Terra” (Oeiras), o festival “Seixal Fado Food Fest”, a “FicaVouga” (Sever do Vouga), ou o “Festival de Música de Leiria”, onde atuou acompanhada pela Orquestra Filarmonia das Beiras, como convidada do renomado Ivan Lins. A convite de Júlio Isidro integra o seleto elenco do concerto de comemoração dos 45 anos sobre o 25 de Abril, produzido pela RTP. A digressão internacional passa por Barcelona, Madrid, Sevilha, Saragoça, Zamora, Bucareste, Baku, com especial destaque para o “Festival Internacional de Música de Izmir” (Turquia), que recebeu uma cantora portuguesa pela primeira vez com inquestionável sucesso. 2021 revelou-se o ano de consagração da cantora, com o sucesso do novo álbum de celebração de 20 anos de Carreira, com entrada direta para o 1º lugar do Top Nacional de vendas, e uma digressão nacional e internacional com mais de 30 datas em países como a Croácia (onde se apresentou no Teatro Nacional de Zagreb), Lituânia (Sofijos Festivalis), Ibiza (Festival Nits de Tanit), Turquia (Ópera de Ankara, a convite da Orquestra Sinfónica da presidência turca) ou Brasil (Sala CCBB de Brasília, no âmbito do Congresso Internacional de Língua Portuguesa e Espanhola).
 

Ilha do Sal - uma viagem à ilha mais turística de Cabo Verde

 Não é comum voltar ao mesmo lugar no espaço de semanas, mas desta vez aconteceu mesmo. Depois de uma viagem para visitar São Vicente e explorar os trilhos de Santo Antão, regressei a Cabo Verde por quatro dias para conhecer a ilha do Sal.

Para mim, o Sal não é um destino tão atrativo como as ilhas do Fogo ou Santo Antão, visto se respirar um ambiente de férias de verão constante de que não gosto, mas naturalmente que há coisas que valem a pena para além de fazer praia. Veja, por isso, o artigo sobre o que fazer na ilha do Sal para muitas ideias (e, já agora, para conhecer os melhores hotéis e resorts da ilha, veja onde ficar na ilha do Sal).

E, a propósito de novidades, não posso deixar de referir que o meu filme sobre o Montado de Sobro e Cortiça está entre os Finalistas no prestigiado Japan World's Tourism Film Festival. Um trabalho feito com o meu grande amigo Bernardo Conde, que acaba de abrir uma agência de viagens de autor chamada Trilhos da Terra.

E quais os próximos passos?

Bom, estou agora a ultimar os preparativos para uma incursão ao Carnaval de Podence, no norte de Portugal, onde estarei em reportagem para o meu querido Rostos da Aldeia. Se alguém me vir por lá, apite. De resto, ainda antes do final do mês regressarei a África para uma viagem ao Senegal e à Guiné-Bissau. Será a primeira vez em ambos os países, e mal posso esperar!


A terminar, já sabe: utilize os seguintes links para fazer as reservas da sua próxima viagem. Para si é igual, mas para mim é uma grande ajuda (permite manter o blog livre de publicidade). Muito obrigado.

Grande abraço e boas viagens!

Filipe Morato Gomes

SENIORES FEMININAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA VÃO PARTICIPAR NA SEGUNDA FASE NORTE B DO CAMPEONATO NACIONAL DA 2ª DIVISÃO

 

A Federação Portuguesa de Basquetebol, anunciou recentemente o calendário da 2ª fase - norte B do LVI – Campeonato Nacional da 2ª Divisão Feminina, no qual irá participar e equipa senior da Secção de Basquetebol, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.

Para além da equipa da Sociedade Columbófila, participam nesta competição, as equipas do Académico Futebol Clube, Associação Académica da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, Basket Club Limiense, o Club 5 Basket e o Ginásio Clube de Águeda.

Este Campeonato que reúne equipas de clubes sediados na região norte/centro, terminará ao fim da realização de 10 jornadas, nomeadamente a 6 de maio.

Na primeira jornada a equipa da Sociedade Columbófila, desloca-se no próximo dia 19 de fevereiro, à cidade de Ponte de Lima, para defrontar o Basket Club Limiense, recebendo a 25 do mesmo mês, pelas 18h00, no Pavilhão Marialvas, a equipa do Club 5 Basket, viajando na semana seguinte, à cidade de Águeda para defrontar a equipa do Ginásio Clube de Águeda, deslocando-se novamente no dia 11 de março ao Porto para defrontar o Académico Futebol Clube e para terminar a primeira volta desloca-se a 18 de março, a Vila Real, para defrontar a UTAD.

Na segunda volta, a equipa da Sociedade Columbófila, vai apenas deslocar-se uma vez, recebendo em Cantanhede 4 equipas, nomeadamente a 25 de março o Limiense, pelas 21h00, na jornada seguinte deslocar-se-á, novamente ao Porto para defrontar no dia 2 de abril, pelas 16h30, o Club 5 Basket, recebendo em Cantanhede no dia 22 de abril, o Ginásio Clube de Águeda, a 29 o Académico Futebol Clube e para terminar esta fase, a 6 de maio a UTAD, jogos que serão todos realizados pelas 21h00 e no Pavilhão Marialvas.



NOTA DE ESCLARECIMENTO || MISSÃO CHILE 2023

 Considerando a notícia publicada na edição online da revista Visão com o título “Portugal enviou para fogos graves no Chile equipa sem materiais de proteção e sem experiência”, esclarece-se o seguinte:
A notícia é falsa relativamente à recusa ou falta de material de proteção dos elementos da Força Operacional Conjunta (FOCON) no Chile.
Os operacionais estão equipados para as funções que se encontram a desempenhar e encontram-se a cumprir as missões atribuídas de forma exemplar e altamente competente, tendo-lhes sido confiada no dia de ontem a missão de extinguir a cabeça de incêndio florestal. A missão foi concluída com sucesso e com inúmeros elogios à atuação e organização da Força.
Todos os elementos que integram a Força Operacional possuem a formação e a experiência adequadas ao cumprimento da missão em que participam, designadamente experiência em ocorrências de incêndios rurais.

 

Comunicado CPS - Em Cantanhede a oposição parece estar finalmente a alinhar-se com a posição da Câmara Municipal relativamente à saúde

 Partilhamos comunicado tornado público na segunda-feira sobre algumas tomadas de posições surpreendentes que mais não são que contorcionismo político para fazer pensar que agora é que há propostas para resolver os problemas  quando não é mais do que reafirmar as posições que o executivo da Câmara Municipal há anos tem vindo a defender para os serviços de saúde do concelho. A visão e as preocupações do executivo camarário, aliás subscritas e partilhadas pelo PSD - Cantanhede e pelos seus eleitos nos órgãos autárquicos, estão a encontrar cada vez mais eco nas outras forças políticas locais.
É impressionante como se pretende fazer crer que posições de elementos do PS pareçam  "novidades" precisamente propostas por quem tem andado a servir de respaldo às decisões governamentais, e a assobiar para o lado, não deixando transparecer que mais não é que a concordância com aquilo que há muitos anos defendemos.
 
Aliás, os meios de comunicação social que naturalmente escrutinam estas questões, já constataram.
 
Neste âmbito, adquire particular relevância a recente posição do PS a nível concelhio e distrital, uma posição que no fundo resume o que tem sido a luta incessante que o PSD, a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal têm travado junto do Governo em defesa do acesso dos cidadãos a serviços de saúde de qualidade e em tempo útil e muito particularmente uma consulta básica, das 8h00 às 24h00, para doentes com episódios agudosÉ caso para dizer que mais vale tarde que nunca, mas é de saudar a mudança de posição dos socialistas de Cantanhede, sobretudo porque desde há vários anos que andam a dar suporte político ao crescente desinvestimento do Ministério da Saúde nos serviços de saúde do concelho.

SECRETARIADO
Comissão Política Concelhia
Secção de Cantanhede

Aveiro | Reunião de Câmara – 15 de fevereiro de 2023

 

Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada ontem, quarta-feira, dia 15 de fevereiro de 2023, nos Paços do Concelho.

Aberto concurso público para construção de nova rotunda a poente do Túnel de Esgueira
O Executivo Municipal deliberou aprovar a abertura do concurso público para a construção de uma nova rotunda a poente do “Túnel de Esgueira”, no entroncamento entre a Rua de Viseu e a Rua Senhor dos Milagres, pelo valor base de 2.169.118,82€.
A empreitada corresponde à segunda fase de requalificação urbana na envolvente ao referido túnel, com o objetivo de capacitar o importante eixo de ligação urbana à Avenida Dr. Lourenço Peixinho.
A intervenção tratará de resolver os principais conflitos e problemas na zona, quer no que respeita à qualificação geral do espaço público, como aos problemas de circulação pedonal, viária e estacionamento.
Está ainda prevista a recuperação dos painéis cerâmicos localizados nas duas paredes do túnel, assim como a instalação de um busto do Presidente Dr. Girão Pereira, em sua homenagem, nas imediações da nova rotunda que esta obra vai criar.

Avança novo concurso público para requalificação e ampliação da Escola Básica dos Areais
O concurso público para a requalificação e ampliação da Escola Básica (EB) dos Areais, em Santa Joana, aberto em Reunião de Câmara de 01JUL21, foi revogado por despacho do Presidente, a 06SET21, pelo facto de que nenhuma das propostas apresentadas cumpria os preceitos legais para serem consideradas válidas.
Assim e após revisão do projeto de execução e respetivo orçamento, o Executivo Municipal deliberou proceder ao lançamento de um novo concurso público para a requalificação e ampliação EB dos Areais, com o valor base de 1.484.000€.
O projeto prevê a reabilitação das atuais quatro salas do 1.º Ciclo e a sala do Pré-Escolar em toda a linha, com prioridade à criação de condições térmicas e de conforto adequadas, executar a renovação das infraestruturas de iluminação e rede de águas. A empreitada vai tratar ainda da qualificação dos espaços exteriores de recreio.
A requalificação e ampliação da EB dos Areais faz parte integrante da estratégia definida na Carta Educativa do Município de Aveiro, que está em vigor desde o final de 2019 e prevê a reorganização profunda da rede escolar municipal e a requalificação dos estabelecimentos de ensino, dotando-os de todos os requisitos de conforto, segurança e qualidade para alunos, funcionários e corpo docente.

Aquisição de duas parcelas de terreno para abertura de arruamento na Área de Acolhimento Empresarial – Aveiro Norte
No quadro da estruturação e melhoria da malha viária de acesso à Área de Acolhimento Empresarial – Aveiro Norte/ ZI Taboeira (AAE – Aveiro Norte), torna-se importante a execução da ligação entre a Rua Quinta das Oliveiras e a Travessa da Boavista, permitindo uma alternativa viária à Rua João Francisco Casal e facilitando a ligação ao nó de acesso às autoestradas, junto ao Estádio Municipal de Aveiro.
A empresa LOVETILES, em articulação com a Câmara Municipal de Aveiro, decidiu relocalizar a portaria de serviço, retirando-a da Rua da Boavista e disponibilizando-se para ceder as parcelas de terreno, de sua propriedade, que são necessárias à implementação da rodovia, ficando a faltar a aquisição de apenas duas parcelas, para estruturação da referida estrada.
Assim, e após negociação com os proprietários dos terrenos, o Executivo Municipal deliberou aprovar a aquisição dos dois terrenos necessários, na Travessa da Boavista, com uma área global de 112 m2, pelo valor de 6.750,00€ e que vai permitir avançar com a obra de construção da rodovia, prosseguindo desta forma o trabalho de estruturação, capacitação e qualificação da (AAE – Aveiro Norte).

Repartição de despesas da concessão de Transportes Intermunicipais da Região de Aveiro
O Executivo Municipal deliberou aprovar a repartição de despesas com a concessão de Transportes Intermunicipais da Região de Aveiro, conforme estabelecido em reunião do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, cabendo à Câmara Municipal de Aveiro (CMA) pagar em 2023 10,2% (80.130,31€) do contrato de concessão e 11,4% (11.140,77€) da repartição financeira das despesas dos Programas de Apoio à Redução Tarifária/ PART intermunicipal. A concessão de Transportes Intermunicipais terá em 2023 um custo global para os onze Municípios da Região de Aveiro de 1.270.000€ (+IVA).
A nova rede intermunicipal de transporte de passageiros, a ativar em termos operacionais em meados de 2023, fará a devida articulação com a rede municipal AveiroBus, nos percursos, horários e paragens no Município de Aveiro, mantendo-se por isso a CMA como gestora da rede AveiroBus e como Autoridade Municipal de Transportes.

Alterações à circulação viária na Quintã do Loureiro
Considerando a conclusão das obras de qualificação da Variante a Cacia e do troço urbano da Avenida Europa em Cacia, que obriga à redefinição dos percursos preferenciais na envolvente aos arruamentos, bem como a necessidade de afastar o trânsito das Zonas Industriais de Taboeira e da Rua da Paz, o Executivo Municipal deliberou aprovar várias alterações aos sentidos de trânsito e à circulação viária, na Quintã do Loureiro e que aqui detalhamos:
- Rua 1.° de Dezembro, sentido único (Sul > Norte);
- Rua António Pinto Perfeito, sentido único (Norte > Sul);
- Rua Conselheiro Nunes da Silva, sentido único (Norte > Sul) a partir do entroncamento com a Rua 1.° de Dezembro e até ao cruzamento com a Rua Manuel Soares de Almeida e Rua Pedro Álvares Cabral.
- Rua da Liberdade, sentido único (Sul > Norte) no seu troço entre Rua Manuel Arriaga e Rua Ecos de Cacia;
- Rua Ecos de Cacia, sentido único (Sul > Norte), no seu troço desde a Rua da Liberdade até ao entroncamento com a Rua do Serradinho;
- Rua Luís de Camões, sentido único na direção (Norte > Sul)
- Rua Manuel Arriaga, sentido único (Norte > Sul);
- Rua Pedro Alvares Cabral, sentido único (Norte > Sul) desde a Rua dos Bombeiros da Celulose até ao entroncamento com a Rua António Pinto Perfeito.

Atualização do acordo com o Banco Montepio aquisição do Pavilhão de São Bernardo
Conforme ficou definido no Memorando de Entendimento entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e o Banco Montepio Geral, Caixa Económica Bancária S.A., aprovado a 02 de junho de 2021, a CMA passará a ter posse do Pavilhão Gimnodesportivo de São Bernardo, mediante a permuta do Lote 14 do Plano de Pormenor do Centro, com a área total de 894 m2, situado na Rua José Afonso, em Aveiro, avaliado, à altura, no valor de 1.093.400€.
No mesmo acordo ficou decidido que é da responsabilidade da entidade bancária proceder às necessárias obras de requalificação do Pavilhão de São Bernardo, para licenciamento do edifício, o que é necessário estar formalizado antes da receção do edifício pela CMA.
Acontece que até ao momento, o Banco Montepio Geral não conseguiu dar seguimento às obras de beneficiação da infraestrutura, concluindo por isso que é necessário atualizar o projeto e os custos com a empreitada, passando de 109.488,82€ (+IVA) para 445.40,00€ (+IVA), incluindo uma nova calendarização dos trabalhos, que passarão agora a estender-se por oito meses.
Considerando ainda o hiato de tempo entre a deliberação da CMA de junho de 2021 e a atualidade, foi necessário proceder à atualização dos Relatórios de Avaliação dos Prédios que são objeto da permuta e que tem agora o valor de 1.286.000€.
Assim, o Executivo Municipal deliberou aprovar a revogação do Memorando de Entendimento entre a CMA e o Banco Montepio Geral, Caixa Económica Bancária S.A., aprovado a 02 de junho de 2021 e a celebração de um novo Memorando, tendo em linha de conta as alterações necessárias e aqui referenciadas.

Designação do Encarregado da Proteção de Dados
O Executivo Municipal deliberou ratificar o despacho do Presidente, Ribau Esteves, que designou a advogada especialista na matéria, Dr.ª Filipa Matias Magalhães, como Encarregada da Proteção de Dados (EPD) do Município de Aveiro, em regime de contrato de avença, pelo valor de 4.800€ (+ IVA), correspondente ao valor mensal de 800€ (+ IVA), por um período máximo de seis meses.
Esta prestação de serviços manter-se-á ativa até estar concluído o procedimento por consulta prévia para aquisição dos serviços de EPD, nos órgãos da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e em dez dos onze Municípios associados, nomeadamente, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.

Doação da obra cerâmica de José Loura
O Executivo Municipal deliberou aceitar a doação feita pelo ceramista José Loura, da peça “Um Saleiro para o Sal de Aveiro”, premiada na categoria de cerâmica criativa, na FARAV 2005, a qual irá ficará à guarda dos Museus de Aveiro.
A Câmara Municipal aprovou também o agradecimento público pela generosidade e a cidadania ativa demonstrada pelo doador que, com esta manifestação de altruísmo, contribui para o enriquecimento do acervo museológico municipal.

Câmara assegura trabalhos complementares de limpeza urbana em São Jacinto
Tendo em conta a grave e irregular situação financeira da Junta de Freguesia de São Jacinto, a que acresceu a Eleição Intercalar de novembro de 2022, por renuncia ao mandato do anterior Presidente da Junta, em agosto de 2022 e a incapacidade da Junta de assumir a Delegação de Competências no presente ano de 2023, o Executivo Municipal deliberou ratificar o despacho do Presidente da CMA, Ribau Esteves, que autorizou a execução de serviços complementares de recolha, transportes de resíduos sólidos urbanos a destino final e limpeza urbana, na Freguesia de São Jacinto, pelo valor de 17.359,54€ (+IVA) à empresa VEOLIA Portugal S.A., para todo o ano de 2023.

Contratação de serviço de limpeza para instalações sanitárias em São Jacinto
O Executivo Municipal deliberou adjudicar os serviços de limpeza dos sanitários de apoio à Praia de São Jacinto, a Maria Gabriela Cunha Neves, em regime de contrato de avença, pelo valor de 4.072,50€, correspondente ao valor mensal de 678,75€ (valores isentos de IVA), para o período entre 01 de janeiro e 30 de junho de 2023.
Esta decisão tem por base o facto de, neste momento, a Junta de Freguesia de São Jacinto ainda não ter capacidade para assumir a Delegação de Competências no presente ano de 2023 e com isso assegurar este tipo de serviços.

Fundo de Apoio a Famílias atribui apoios a mais quatro Famílias e sete Cidadãos
O Executivo Municipal deliberou aprovar apoios económicos a mais quatro famílias residentes em Aveiro, correspondendo a mais sete Cidadãos ajudados, no valor global de 2.280,00€, no âmbito dos “Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas”, do Fundo de Apoio a Famílias.
Para dar resposta a estas situações, a CMA utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que tem para 2023 uma verba total orçamentada de 150.000€.

Sete meses de Descentralização na Ação Social em Aveiro
No quadro da descentralização de competências no domínio da Ação Social, que a Câmara Municipal de Aveiro começou a executar formal e substancialmente no passado dia 01 de julho de 2022, o Executivo Municipal deliberou ratificar os apoios atribuídos no âmbito dos subsídios de caráter eventual emergentes e não emergentes respeitantes ao mês de janeiro.
Com setes meses de execução das novas competências nesta importante área da Ação Social, a Câmara Municipal de Aveiro encontra-se em fase de elaboração do relatório de avaliação do primeiro semestre de descentralização, sendo que continuamos a dar nota positiva ao trabalho realizado até ao momento.

Alteração à data da próxima Reunião de Câmara de fevereiro
Considerando a existência de um conjunto de condicionantes de agenda no mês março, nomeadamente a Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL, com Aveiro como Município convidado (de 1 a 5 em Lisboa), a reunião do Board do European Consortium of Innovative Universities / ECIU (a 10 em Amesterdão) e as reuniões do Board e Plenário do Comité das Regiões (de 15 a 16, em Bruxelas), bem como a necessidade de realização de uma Reunião de Câmara nos últimos dias do mês de março para apreciação e deliberação sobre o Relatório de Gestão e a Conta de Gerência da Câmara Municipal de Aveiro de 2022, o Executivo Municipal deliberou alterar as datas das Reuniões de Câmara do mês de março.
Assim, as Reuniões de Câmara de março, previstas inicialmente para os dias 02 e 16, irão realizar-se nos dias 08 (quarta-feira) e 30 de março (quinta-feira), ambas nos Paços de Concelho, pelas 15.30h e de carácter público.

Mãe de sete filhos dá a luz quíntuplos

“Uma abordagem calma e uma atitude positiva” é o segredo para a família com 12 filhos.
Uma mãe polaca de sete filhos, com idades entre os 10 meses e os 12 anos, incluindo dois pares de gémeos, deu à luz quíntuplos prematuros.
Os dois meninos e três meninas nasceram de cesariana este domingo, à 28.ª semana de gravidez, no Hospital Universitário da Cracóvia.
Com pesos entre os 710 e os 1.400 gramas, encontram-se todos em incubadoras onde recebem suporte respiratório, mas, segundo os médicos, estão todos bem, sendo estas apenas medidas de precaução por serem prematuros.
Dominika Clarke, de 37 anos, mãe dos quíntuplos que se juntam aos outros sete filhos, diz sentir-se “muito melhor do que esperava” e o facto de ter uma abordagem calma e uma atitude positiva” é o truque para ter uma vida positiva com um grupo tão grande de filhos.

SIC Notícias

Mais de 400 famílias apoiadas com a medida “Nascer Anadiense”

O Município de Anadia já aprovou 410 processos de apoio, no âmbito do benefício social “Nascer Anadiense” que entrou em vigor em agosto de 2018. Às famílias residentes no concelho foi já entregue um total de 352.250,00€. A medida está prevista no Regulamento Geral de Ação Social do Município.
Desde a entrada em vigor foram aprovados 15 processos, em 2018; 100, em 2019; 88, em 2020 e 2021; 99, em 2022; e 20, no presente ano de 2023. Há a registar 420 nascimentos, sendo 195 do género feminino e 225 do género masculino. De referir ainda a existência de 10 nascimentos múltiplos (gémeos) e três famílias por adoção.
Com a medida “Nascer Anadiense”, o Município tem como propósito incentivar a natalidade, através da atribuição de um apoio pecuniário (1.000,00€) destinado a compensar os custos com a realização de despesas, em bens e serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento da criança, sendo elegíveis aquelas que respeitem, nomeadamente, a vacinas não contempladas no Plano Nacional de Vacinação, assistência médica e medicamentosa, artigos de puericultura e mobiliário, equipamentos de segurança, higiene e conforto, vestuário e calçado, em adequação com a idade da criança.
O apoio é destinado a crianças, que sejam registadas como naturais do concelho de Anadia ou adotadas por famílias com residência há mais de um ano e com recenseamento no concelho de Anadia. De acordo com o Regulamento, metade do montante do incentivo atribuído terá de ser, obrigatoriamente, despendido em estabelecimentos comerciais sitos na área do concelho de Anadia.
De sublinhar ainda que o Regulamento Geral de Ação Social do Município de Anadia entrou em vigor, em agosto de 2018, no entanto, tendo em consideração a necessidade de adequação das medidas sociais, face ao contexto socioeconómico e às várias alterações legislativas recentes, procedeu-se à revisão do Regulamento, a qual foi publicada em Diário da República em outubro de 2022.

Morreu a atriz Raquel Welch

A atriz norte-americana Raquel Welch foi uma das primeiras mulheres a interpretar um papel principal - e não numa perspetiva romântica - num filme 'western', em "Hannie Caulder" (1973).
A atriz norte-americana Raquel Welch, considerada um símbolo sexual nos anos 1960 e 1970 na indústria cinematográfica dos Estados Unidos, morreu esta quarta-feira aos 82 anos, revelou a revista Variety, citando o agente da artista.
Raquel Welch ficou conhecida pelas participações em "Viagem Fantástica" (1966), de Richard Fleischer, "Quando o mundo nasceu" (1966), de Don Chaffey, ou "Os três mosqueteiros" (1973), de Richard Lester, que lhe valeu um Globo de Ouro.
A propósito de "Quando o mundo nasceu", a biografia na Wikipédia indica que Raquel Welch só tinha três falas, mas bastou aparecer num biquíni em pele -- tanto no filme como no cartaz oficial - para se tornar "num símbolo sexual internacional".
Já a Variety lembra que Raquel Welch foi uma das primeiras mulheres a interpretar um papel principal -- e não numa perspetiva romântica -- num filme 'western', em "Hannie Caulder" (1973), de Burt Kennedy, e que terá sido uma das inspirações para Quentin Tarantino fazer "Kill Bill" (2003).
Raquel Welch, de ascendência boliviana e inglesa, estudou ballet e participou em concursos de beleza na adolescência, fez pequenos papéis em representação, trabalhou como modelo e empregada de mesa antes de ter o seu primeiro grande papel no cinema na comédia "A Swingin' summer", de Robert Sparr, e de ter aparecido na capa da revista Life.
Ao longo da carreira, contracenou com Marcello Mastroianni, Frank Sinatra ou Burt Reynolds, teve a sua própria produtora de cinema e um negócio na área dos produtos de beleza, fez teatro na Broadway e participou em vários programas televisivos.
O telefilme "Right to Die" (1987) valeu-lhe uma segunda nomeação para os Globos de Ouro.
O site norte-americano TMZ foi o primeiro a noticiar a morte de Raquel Welch, dizendo que a atriz morreu na sequência de um problema de saúde.

SIC Notícias/Lusa

ASAE “apanha” supermercados a cobrar mais na caixa do que o anunciado

Nas inspeções realizadas, os operadores de retalho estavam a cobrar em caixa valores superiores aos anunciados em loja e afixados nas prateleiras.
ASAE instaurou, só este ano, 11 processos-crime a supermercados por especulação de preços.
Nas últimas inspeções realizadas, 4,2% dos operadores de retalho estavam a cobrar em caixa valores superiores aos anunciados em loja e afixados nas prateleiras. Há casos em que essa diferença era superior a 50%.

SIC Notícias

Português que transportava 30 mil litros de vinho do Porto detido por… conduzir alcoolizado

Detenção aconteceu numa autoestrada francesa depois de outro condutor ter dado o alerta para um camião “aos ziguezagues”.
Um motorista português foi detido na segunda-feira na A63, perto de Labouheyre, em França, por condução sob efeito de álcool. O homem seguia ao volante de um camião-cisterna que carregava 30 mil litros de vinho do Porto.
O alerta foi dado por volta do meio-dia por outro condutor, que avisou as autoridades para um camião que circulava aos “ziguezagues” naquela autoestrada.
Os polícias intercetaram o condutor português e procederam à realização do teste do balão, que acusou 2,14 gramas de álcool por litro de sangue, quatro vezes superior ao permitido por lei naquele país.
O português de 63 anos foi detido, foi-lhe retirada a carta de condução e será presente a tribunal. Numa publicação no Facebook, a Gendarmeria de Landes diz ter “evitado uma tragédia”.

SIC Notícias