sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Espaço comercial | A sua empresa também pode dar nas vistas neste espaço







Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação

 possíveis são bem-vindas!

Hora de Fecho: A luta de Arnaldo Matos no Twitter contra o mundo /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
PCTP/MRPP  Arnaldo Matos passou para o Twitter e ataca tudo e todos. Há dias fez um comentário racista sobre António Costa. Os tweets são a nova arma do "grande educador da classe operária" e fundador do MRPP
PS  A CP deu garantias escritas de que "aceita os atrasos" noutros comboios para que um comboio fretado pelo PS vá do Pinhal Novo a Caminha para a rentrée socialista. PS e CP desvalorizam. CDS pressiona.
PSD  O Partido Socialista fretou um comboio da CP para a sua rentrée política. O PSD reagiu durante a manhã desta sexta-feira e considerou a decisão dos socialistas inaceitável.
GOVERNO  O primeiro-ministro revelou que "apenas duas" das "nove denúncias" de alegada fraude na reconstrução de casas afetadas pelos incêndios em Pedrógão Grande, "dizem respeito a fundos do Estado".
ESPANHA  O decreto-lei aprovado esta sexta-feira pelo governo espanhol reformulará a chamada Lei da Memória Histórica e permitirá exumar os restos mortais do ditador. Família tem 15 dias para se pronunciar.
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA  Jeff Sessions reagiu às críticas do Presidente, que o tinha acusado de "nunca ter assumido o controlo" do Departamento da Justiça. Trump responde falando em "dois pesos e duas medidas" face a Clinton.
EGITO  Empresa britânica Thomas Cook decidiu retirar os seus clientes de um hotel num resort no Mar Vermelho, depois de um casal de turistas ter morrido no hotel em circunstâncias pouco claras.
PRIMEIRA LIGA NOS  Peseiro regressa à Luz pelo Sporting 13 anos da derrota aos 83' que sentenciou a quebra de 11 anos de jejum do Benfica, anulou o terceiro título em seis anos dos leões e mexeu com o futuro de ambos.
FUTEBOL  O Estrela da Amadora, um histórico do futebol português, está de regresso ao futebol sénior. Volta como Clube Desportivo Estrela, depois da insolvência e extinção do Estrela em 2010.
O QUE ESTÁ A DAR  Tinham ficado lá atrás, nos anos 90, mas regressaram via passerelle (e não só). Com blazers, vestidos, crop tops ou t-shirts largas, os calções de ciclista são a peça mais versátil do momento.
DECORAÇÃO  Fazer objetos com as mãos, aprendendo com quem sabe. A Portuguese Makers está de volta com uma semana de workshops onde o objetivo é pôr em prática o cada vez mais famoso "made in Portugal". 
Opinião

Sebastião Bugalho
Remover o PSD da sua função de contrapeso ao Partido Socialista é irresponsável porque o sistema democrático necessita – necessitou sempre – desse equilíbrio entre os dois grandes partidos.
Rui Ramos
Ao tentarem criar um tabu sobre as migrações, as elites europeias criaram Marine Le Pen, Gert Wilders e os outros. Talvez a voz deles não chegue ao céu, mas já quase chegou ao Web Summit.
Helena Matos
A Vogue diz que na próxima estação as sobrancelhas serão finíssimas. Nós antecipamos as tendência da política: vai usar-se o fascismo obrigatório e o básico dos básicos continuará a ser o "Bloco quer"
Paulo Trigo Pereira
Liberalismo e qualidade da democracia é o que separa a Web Summit do Bloco de Esquerda. No BE uns não são democratas liberais, outros serão, mas acham que a democracia é vulnerável.
João Marques de Almeida
Uma conversa em Belém. Outra na São Caetano à Lapa. E um telefonema por causa da Web Summit. Não se assustem: qualquer semelhança entres estes episódios e a realidade é pura coincidência. 
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Final do Concurso “Miss Beauty Aveiro” acontece na Praia da Vagueira

Inserido na programação "Animar o Verão 2018", a Praia da Vagueira recebe, no próximo dia 25 de Agosto, pelas 17:00 horas, a grande final do concurso de beleza “Miss Beauty Aveiro 2018”.
Este concurso de beleza feminino procura a nova modelo, sem critério de altura, para representar a cidade de Aveiro durante um ano. São vinte e seis concorrentes que participam neste concurso e para selecionar a vencedora o júri presente será constituído por:
- Joel Reigota: Designer em Joel Reigota Atelier
- Silvério Regalado: Presidente do Município de Vagos
- Ana Milheiro: Miss Beauty Aveiro 2015
- Beatriz Paixão: Miss Beauty Aveiro 2017
- Sílvia Santos: Dona da loja Miss's ( Miss Aveiro 2007)

 “Miss Beauty Aveiro” trata-se de um concurso de beleza que trabalha com profissionais da moda, cabeleireiros, estilistas, fotógrafos, etc.
O conceito Miss Beauty, que conta já com duas edições em 2015 e 2017, foi importado da Bélgica, onde o concurso Miss Elegance Belgium está enraizado no topo das competições de beleza.
​Não perca esta oportunidade de assistir ao melhor dos desfiles em Aveiro repleto de elegância e glamour.

Perigo de incêndio rural

1. SITUAÇÃO
De acordo com a informação disponibilizada hoje, 24 de agosto, pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para as próximas horas:
- Temperatura máxima a apresentar valores até 33ºC nas regiões do interior Norte, até 37ºC no interior Centro e na Bacia do rio Tejo e atingindo valores até 38ºC na região do Sul.
- Temperatura mínima acima de 20ºC nas regiões do interior Centro e no Algarve.
- Humidade Relativa do Ar (HRA) a apresentar valores entre 10 e 30% na generalidade do território do Continente. Será previsível para hoje a ocorrência de valores entre 0 e 10% em algumas regiões dos distritos de Portalegre e Castelo Branco. Noites tropicais nas regiões do interior Centro e Sul e no Algarve.
- Vento do quadrante Norte, soprando moderado a forte (até 45 km/h), com rajadas até 60 km/h, no litoral oeste (a partir do início da tarde de hoje). Nas terras altas, do interior Norte e Centro, vento moderado e forte de Nordeste, (a partir do final da tarde de hoje e até ao início da próxima madrugada).
- Amanhã, vento persistente do quadrante Norte, sendo moderado a forte (até 45 km/h) com rajadas até 65 km/h, no litoral oeste e nas terras altas.
- Instabilidade na generalidade do território do Continente durante o dia de hoje e que amanhã se manterá a Sul do sistema Montanhoso Montejunto-Estrela.
Este cenário meteorológico traduz-se num índice de risco de incêndio em nível muito elevado e máximo na generalidade dos municípios das regiões do interior Norte e Centro, Alto e Baixo Alentejo e Algarve e em nível elevado na maioria dos restantes municípios dessas regiões.

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Em função da previsão das condições meteorológicas é expectável:
Tempo quente e vento moderado a forte, com rajadas, com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido:
 Realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
 Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
 Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
 O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
 Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
 A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

A ANPC recorda ainda alguns cuidados especiais a ter, face às condições meteorológicas previstas, na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente:
 Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;
 Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;
 Ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.

A ANPC recomenda ainda a necessidade de todos adequarem os comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndios rurais, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível
junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

Arraial popular junta coletividades no Jardim Municipal da Mealhada

O Jardim Municipal da Mealhada vai transformar-se num arraial popular, dia 1 de Setembro, a partir das 21h30. Do samba ao folclore e à música coral ou de filarmónica, diversas coletividades do município participam nesta noite, com atuações ou banquinhas de venda de produtos tradicionais, dos folares aos tremoços.
O programa de "Verão é na Mealhada" propõe iniciar setembro com a demonstração das várias artes de coletividades concelhias. São 10 as coletividades que vão estar presentes no evento, umas com animação, outras com as banquinhas de venda de produtos tradicionais, recriando verdadeiramente um ambiente de arraial popular.
Pelo palco, montado em frente à Câmara Municipal da Mealhada, passarão a Filarmónica Lyra Barcoucense, o Rancho Folclórico de Ventosa do Bairro, o grupo de cantares do Associação Aposentados da Bairrada, a escola de samba "Sócios da Mangueira" e o grupo coral Magister, com animação de rua.
Nas banquinhas estarão a Cruz Vermelha Portuguesa-Delegação do Concelho da Mealhada, o Rancho Folclórico da Vimieira e o Grupo Regional da Pampilhosa do Botão, com venda de produtos tradicionais e etnográficos. A Associação CADES terá a seu cargo uma quermesse e jogos populares e o Grupo Coral Columba promete trazer produtos caseiros, como pataniscas, folares, negalhos e tremoços.
O arraial popular é de acesso gratuito e faz parte do programa "Verão é na Mealhada", um programa de animação que a Câmara Municipal da Mealhada desenvolve, com produção da Escolíadas – Associação Recreativo-cultural, com o objetivo de dinamizar a oferta cultural e a economia local.
O programa termina com o Meajazz – Festival de Jazz da Mealhada, nas noites de 7 e 8 de setembro, que este ano decorrerá junto à Câmara Municipal da Mealhada.

1º Festival de Folclore de Oliveira de Frades



Municipio de Oliveira de Frades
Largo Dr. Joaquim de Almeida 3680 - 111 Oliveira de Frades

Tel: 232 760 300 | Fax: 232 761 727 | Número Verde: 800 960 123
cmofrades@mail.telepac.pt | www.cm-ofrades.com

A oito de setembro Assinala-se o aniversário dos Dadores de Sangue de Portalegre


O tempo não repousa e o certo é que, quase sem nos apercebermos, aproxima-se mais um aniversário da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre ADBSP).
As comemorações do 28.º aniversário (a 5 de setembro de 1990 foi lavrada a escritura publicada na III Série do Diário da República, número 229 de 03/10/1990) estão agendadas para o sábado oito de setembro. Tal como no ano transato, o evento tem por cenário a Igreja do Senhor Jesus dos Aflitos e espaços envolventes. Para lá se chegar é só ter como referência a antiga estrada que liga Portalegre ao Crato (coordenadas GPS: 39°15'45.2"N 7°30'50.6"W).
O programa 2018 consta da celebração de Missa pelas 11.00 horas. Uma cerimónia religiosa por intenção dos dadores de sangue, mesmo os já falecidos (e o nosso fundador Sargento António Joaquim Eustáquio deixou-nos curiosamente num oito de setembro o de 2015).
Às 12.00 horas está marcada a sessão solene que culminará com a sempre simpática atuação da Trupe Euterpe.
O almoço convívio será servido no recinto. Inscrições para a refeição estão abertas e podem ser feitas, até ao último dia de agosto, na sede da ADBSP ou no serviço de sangue do hospital Doutor José Maria Grande. Caso não haja condições meteorológicas para se estar no santuário, a Missa decorrerá na capela do Hospital e a restante programação nas instalações do NERPOR.
Apoiam esta iniciativa várias firmas e entidades da região. Saiba mais em: https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre .

JR

Sócios da Académica aprovam orçamento de 1,7 milhões de euros para a nova temporada

Os sócios da Académica aprovaram esta quinta-feira, em Assembleia Geral, o orçamento da sociedade desportiva unipessoal por quotas (SDUQ) no valor de 1,7 milhões de euros e a prorrogação do pagamento de um empréstimo de 600 mil euros.
Resultado de imagem para Sócios da Académica aprovam orçamento de 1,7 milhões de euros para a nova temporada

O orçamento para a época 2018/19, bastante idêntico ao da época passada, foi aprovado por maioria, com 50 votos a favor e nove abstenções.
A SDUQ da Académica prevê um total de custos de 1,691.500 milhões de euros e receitas de 1,730 milhões.
De acordo com o documento aprovado, a publicidade e os direitos televisivos contribuem em mais de 50 por cento (1,050 milhões de euros) para o total dos proveitos.
Do lado da despesa, os gastos com pessoal absorvem 1,252 milhões de euros, mais de dois terços do orçamento.
Os sócios da 'briosa' aprovaram ainda a reestruturação de um empréstimo de 600 mil euros contraído em junho de 2017 a um particular e a prorrogação do pagamento por mais um ano, de 2019 para 2020.
O presidente da Académica, Pedro Roxo, anunciou ainda que o clube está a negociar com a banca um empréstimo de médio/longo prazo na ordem dos dois milhões de euros, que permita pagar outro empréstimo, reforçar a tesouraria e adquirir a antiga sede dos Arcos.
Lusa

Noite solidária com Associação Sol traz Stand up comedy à Bairrada ao Cineteatro Messias

Cinco nomes do stand up comedy, alguns dos quais com raízes na região, prometem uma noite memorável, dia 25 de Agosto, no Cineteatro Messias. A receita reverte a favor da Associação Sol.
Os cinco artistas comediantes convidados prometem fazer rir, num espetáculo organizado pela Associação Sol em conjunto com a produtora Meio Termo. As mulheres estão em maioria: Inês Conde, do município vizinho de Anadia, Rita Leitão, oriunda de Leiria, e, como mestre de cerimónias estará a mealhadense Catarina Matos, uma filha da terra, humorista que viveu oito anos fora do país e que retorna à sua terra natal para receber o público e os artistas. Juntam-se à festa Pedro Luzindro, o comediante e ator do programa da RTP, "Donos Disto Tudo", e Aldo Lima, um dos pioneiros do stand up comedy em Portugal, natural de Ílhavo, que promete fechar a noite com gargalhada de ouro.
Os bilhetes custam 7,5 euros e o valor angariado reverterá totalmente a favor da Associação Sol, uma instituição que apoia crianças infetadas e afetadas com o vírus VIH/Sida e suas famílias.

Mais informações:
Espetáculo classificado >14 anos
Compra/reserva de Bilhetes: 231 625 771 l 918607454 l associacaosol@netcabo.pt 
Preço do bilhete 7,5€


Jovens Ecologistas acampam em Penacova para debater os incêndios em Portugal

A Ecolojovem – Os Verdes, juventude do Partido Ecologista – Os Verdes, irá realizar este ano o seu acampamento entre os dias 30 de Agosto de 2 de Setembro no Concelho de Penacova, Distrito de Coimbra. 
Penacova foi escolhido por ter sido um dos concelhos afetados pelos incêndios de 2017 e com o propósito de alertar para a necessidade de prevenção dos fogos florestais, as alterações climáticas que originam e/ou promovem estes incêndios, bem como para exigir uma verdadeira política sustentável de florestas.
Para tal, irão acampar no Parque de Campismo Municipal de Penacova, durante quatro dias. Embora o Acampamento seja organizado pela juventude, este está aberto a todos os que queiram participar.
Desde atividades gastronómicas, de cultura, lazer, desporto, passando por debates e atividades ambientais, estes quatro dias organizados pela juventude ecologista são dias de convívio, de aprendizagem e de diversão.

PROGRAMA
Quinta-Feira
19h30 – Jantar com Produtos Regionais
21h00 – Jogos Tradicionais
Sexta-Feira
9h00 – Caminhada pela Rota dos Moinhos do Buçaco
12h30 – Piquenique
15h00 – Museu dos Moinhos
18h00 – WorkShop Eco-Feminismo
20h30 – Jantar e Conversa Ecologista sobre Alternativas Alimentares
Sábado
9h30 – Praia Fluvial do Vimieiro
12h30 – Piquenique Junto da Praia
15h00 – Workshop Sobre Espécies Invasoras
19h00 – Jantar no Parque de Campismo
21h00 – Workshop de Yoga
Domingo
9h00 – Feira da Espinheira
12h00 – Almoço de Balanço do Acampamento

Alerta: Colheita de sangue amanhã no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Editorial@Verdade Editorial: Não pagamos


O Governo da  Frelimo não esconde a sua aversão mórbida aos órgãos de informação independentes. Uma das prova mais acabadas desse ódio desmedido contra os meios de Comunicação Social nacionais é o Decreto número 40/2018, aprovado pelo Conselho de Ministros no passado dia 12 de Junho. O referido decreto que estabelece taxas proibitivas para o exercício da actividade jornalística no país já entrou em vigor esta semana, embora o mesmo Governo tenha reconhecido que o documento não foi precedido por consultas aos principais intervenientes.

Além da criação de (mais) um órgão regulador da Comunicação Social em Moçambique, o Governo de Filipe Nyusi aumentou e criou diversas taxas de licenciamento e registo para serviços de rádio, televisão e imprensa escrita e ainda agravou “astronomicamente” o custo da acreditação de jornalistas estrangeiros. Trata-se de uma posição absurda, não somente pelas elevadas taxas, mas pelo facto de a medida violar três direitos fundamentais, nomeadamente a de liberdade de informação, de expressão e de imprensa.

É de conhecimento de todos que os cidadãos têm direito de se informarem e serem informados, para além da liberdade de expressarem as suas opiniões e inquietações. Os meios de Comunicação Social, sobretudo os independentes são um dos principais instrumentos para a materialização desses direitos fundamentais do cidadão. É, no entanto, repugnante quando um Governo toma decisões com vista a acabar com esses direitos, por não tolerar críticas.

Ao tomar a tal medida, o Governo de Nyusi não fez um estudo de mercado do sector de comunicação nacional. Na verdade, não é necessário um estudo profundo para perceber que os órgãos de informação independentes não lucram como outros sectores de actividades. Aliás, não se pode comparar com outras actividades comerciais, que chegam a ter investidores estrangeiros.

Basta um pequeno olhar para se aperceber que neste país, por exemplo, todos os jornais independentes juntos não vendem mais de 10 mil exemplares por semana. Aliado a essa situação, o mercado de anúncios ou publicidades continuam exíguo. Como consequência disso, os profissionais da Comunicação Social auferem salários míseros, mas, apesar disso, não deixam de cumprir o seu papel de informar e formar os cidadãos.

O decreto não passa de um documento cheio de asneiras produzidas por um bando de insensatos que não têm noção da realidade do mercado de comunicação no país. Portanto, os órgãos de informação independentes devem se unir e recusarem veementemente a pagar essas taxas absurdas e desfocadas da realidade.

Mais um português detido por suspeita de tráfico e consumo de drogas em Inhambane


Um jovem de nacionalidade portuguesa foi detido na terça-feira (21) pelas autoridades policiais moçambicanas, na província de Inhambane, acusado de tráfico e consumo de drogas. Uma semana antes, dois tanzanianos tinham sido encarcerados em Maputo, por alegada posse de cocaína e crack. Aliás, três conterrâneos daquele lusitano estão, também, há dias, sob custódia policial, indiciados de mesmo tipo de crime.

Na posse do visado, a Polícia da República de Moçambique (PRM) encontrou 700 gramas de cannabis sativa, vulgarmente conhecida por soruma, 200 gramas de cocaína e pelo menos 1.500 recipientes que supostamente eram usados para acondicionar estupefacientes.

Ainda das mãos do indivíduo, de 32 anos de idade, a corporação confiscou oito talões de pedido de bilhete de identidade falsos, alguns com data e mês do próximo ano.

A sua detenção “foi graças à inteligência policial”, disse Nércia Vaz, porta-voz da corporação em Inhambane.

Segundo ela, a Polícia acredita que o cidadão pode ser um dos maiores fornecedores de estupefacientes na cidade de Inhambane.

As autoridades reportaram que o cidadãos lusitano contou que vive em Moçambique há mais de sete anos e foi detido numa casa na Praia de Tofo, na cidade de Inhambane.

Questionado sobre a origem dos documentos encontrados na sua posse, o indiciado respondeu que foram emitidos pelos serviços de identificação civil de Gaza. Contudo, ele não revelou os nomes das pessoas que pretensamente facilitaram a emissão de tais documentos.

Refira-se que, na semana finda, o porta-voz da Direcção Nacional de Identificação Civil (DNIC), Alberto Sumbane, revelou que seis funcionários do Estado, afectos àquela instituição subordinada ao Ministério do Interior (MINT), foram expulsos, no primeiro semestre do ano em curso, no sul e norte do país, por alegadas cobranças ilícitas e tentativa de facilitar a atribuição de bilhetes de identidade a cidadãos de nacionalidade estrangeira.

Dos suspeitos, dois estavam afectos aos postos de identificação civil na província de Gaza, onde outro funcionário recolheu aos calabouços. Ainda em relação à detenção do jovem português, importa salientar que, no dia 16 de Agosto corrente, três conterrâneos seus caíram nas mãos da PRM em Maputo, no Aeroporto Internacional de Maputo, por suspeita de tráfico de droga, que na altura era transportada para o país de origem.

Relativamente aos dois tanzanianos privados de liberdade em Maputo, há mais de uma semana, o Comando-Geral da PRM disse que os mesmos respondem pelos nomes de M. Massud, de 40 anos de idade, e E. Bila, de 32 anos.

Em sua, foram apreendidas 35 embalagens de cocaína e quatro de crack, todos de pequena dimensão, no bairro de Micadjuine.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nyusi volta a colocar Mpanda Nkuwa com prioridade em Moçambique ignorando as Mudanças Climáticas

Foto da Presidência da RepúblicaO Presidente Filipe Nyusi voltou a colocar como prioridade a construção de uma segunda e megalómana barragem no vale do Zambeze que causará graves impactos no clima cada vez mais alterado das províncias de Tete e da Zambézia onde os eventos climáticos extremos são uma constante. “(...)A central hídrica de Mpanda Nkuwa é um empreendimento estruturante” afirmou o Chefe de Estado que ainda revelou o fim da concessão ao consórcio liderado pelo grupo Insitec e a construtora brasileira Camargo Corrêa.Discursando no acto de inauguração da Central Termoeléctica de Maputo, nesta quarta-feira (22), o Presidente da República constatou: “A existência de um grande potencial energético, aliado a posição geoestratégica do nosso país coloca-nos numa posição privilegiada em relação a produção para os outros países da África Austral. Da mesma maneira sabemos que na região da SADC o acesso a energia é de apenas 38 por cento e estima-se que até 2030 a procura de energia na região atingirá os 50 por cento. Muitos países da região têm actualmente um défice de energia, em 2017 a procura atingiu 40 por cento”.
“Assim, para nos tornarmos mais competitivos precisamos urgentemente de maximizar as vantagens que temos preparando-nos atempadamente para responder a necessidade de mais energia do país e aproveitarmos as oportunidades comerciais que os mercados emergentes da região oferecem, é neste contexto que o Governo presta atenção especial ao projecto de Mpanda Nkuwa e a linha de transporte de energia eléctrica Tete – Maputo”, declarou o estadista.
Estudo de Impacto Ambiental da HMNK
Na perspectiva do Presidente Nyusi: “A linha e a central hídrica de Mpanda Nkuwa é um empreendimento estruturante que permite por um lado acelerar o processo de acesso universal de energia a população e por outro a maximização da exportação de energia para a região neste âmbito o Governo irá criar um Unidade Técnica de implementação e as empresas EDM e HCB são as únicas mandatadas para o desenvolvimento do projecto, podendo para o efeito buscar recursos necessários e estabelecer parcerias estratégicas”.

O Chefe de Estado anunciou ainda o fim da concessão ao consórcio Hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa (HMNK) que é liderado pelo Grupo Insitec e a construtora brasileira Camargo Corrêa, ambas com 40 por cento, e ainda integra a EDM.
Para Nyusi a Electricidade de Moçambique e a Hidroeléctrica de Cahora “possuem capacidade e competência técnica e financeira para a estruturação do projecto. Esta medida irá evitar a obstrução e o atraso que se verifica por um lado, e por outro, contribuirá para a redução do seu custo por não envolver intermediários”.
“Se a barragem for construída só vai trazer desgraças para o povo”
Acontece que embora o Estudo de Impacto Ambiental da barragem de Mpanda Nkuwa já tenha sido aprovado, afinal foi executado pela empresa cujos estudos são sempre aprovados apesar dos impactos danosos para os moçambicanos, o mesmo está viciado de várias irregularidades que têm sido denunciados desde que o projecto foi concessionado, em 2010.
“É uma farsa, necessitava de estudos mais conclusivos e válidos cientificamente, de forma a poder prever quais seriam os verdadeiros impactos sociais e ambientais do projecto” declarou em 2012 a Justiça Ambiental, Organização Não Governamental que tem acompanhado e feito advocacia a questionar a pertinência e viabilidade desta barragem que estava orçada em 2,3 biliões de dólares norte-americanos.
Anabela Lemos, num breve contacto com o @Verdade, destacou a necessidade de se avaliar também a sismologia da província de Tete, a variação do fluxo e nível das águas, a questão da retenção de importantes sedimentos para a manutenção do riquíssimo ecossistema.
Estudo de Impacto Ambiental da HMNK
“Continuamos a dizer que a decisão da construção da barragem é uma decisão inconsciente, sem ter em conta não só os ganhos económicos como a preocupação com o povo. Se a barragem for construída só mostra a falta de respeito e consideração pelo nosso povo e país. Acreditamos que se a barragem for construída só vai trazer desgraças para o povo, para o ecossistema e nenhum beneficio para o país”, acrescentou a directora da Justiça Ambiental.

Para além da ONG moçambicana o Plano Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, que é um órgão criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pela Organização Meteorológica Mundial, categorizou o Zambeze como sendo a bacia hidrográfica que apresenta os piores potenciais efeitos das mudanças climáticas entre as 11 maiores bacias de África devido ao efeito do aumento da temperatura e da diminuição da precipitação e por isso o rio irá enfrentar períodos de seca mais prolongados e cheias mais graves.
Sobre os reais benefícios para o povo, e embora os mentores da barragem escondam os estudos de viabilidade, tem sido avançado pelas entidades relacionadas ao projecto que pelo menos 80 por cento dos 1.500 megawatts de energia que esperam produzir será para exportação, portanto os moçambicanos e os cada vez mais projectos de exploração de recursos naturais deverão repartir a restante electricidade.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

No IPDJ de Aveiro Exposição “Miminhos entre mãos e linhas”, de Graça Vilarinho e Eunice Vilarinho


No IPDJ - Aveiro vai estar patente, de 28 de agosto a 14 de setembro, a Exposição “Miminhos entre mãos e linhas ”, de Graça Vilarinho e Eunice Vilarinho.

O objectivo desta exposição é sensibilizar e motivar, jovens e a comunidade, para a arte, nomeadamente artesanato.

  • Graça Vilarinho, natural da Gafanha da Nazaré, assistente de consultório, desde pequena que tem o entusiasmo pelas linhas, tecidos e lãs.
  • Eunice Vilarinho, natural da Gafanha da Encarnação e Professora de Físico-Química a leccionar no Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, em criança e adolescente via a mãe costurar e rapidamente ganhou o gosto e jeito pelos trabalhos manuais, nomeadamente pela costura.


Mais tarde, em conjunto, deram um passo em frente e começaram a participar em Feiras de artesanato através da Associação Comercial de Aveiro, sendo este o início de várias exposições e feiras de artesanato. Por várias vezes estiveram presentes no CRIAI, feira no Mercado de Ílhavo, feiras criativas nos Fóruns da Juventude do Município de Ílhavo (Gafanha do Carmo, Gafanha da Nazaré e Ílhavo) e na atividade “Marolas” que se realiza anualmente na Costa Nova.
- Graça Vilarinho vai expor, fraldas bordadas com renda, porta-moedas em tecido, trabalhos em feltro para bebés.
- Eunice Vilarinho, vai expor: bolsas para óculos, porta-chaves, porta-moedas, ímanes, alfinetes e trabalhos em feltro e tecido.
Particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações na Loja Ponto JA do IPDJ de Aveiro ou consultar o Portal da Juventude em: www.juventude.gov.pt.


Castro Marim ‘regressa’ ao passado

Resultado de imagem para Castro Marim ‘regressa’ ao passado
Já arrancou em Castro Marim e desenvolve-se até domingo, 26 de agosto, mais uma edição dos Dias Medievais.
Ao longo deste período, a população local e os visitantes fazem uma autêntica viagem no passado, ‘regressando’ a vila à época medieval, com toda a multiplicidade e contradições de uma época simultaneamente bárbara e culta, palco de acontecimentos e decisões que ficaram na história e de magníficas produções culturais e artísticas.
Com um recinto alargado, e com sucesso, durante as últimas duas edições, os Dias Medievais em Castro Marim mantêm-se no mesmo espaço, tendo por palco principal o Castelo, o cenário mais leal à Idade Média, onde acontecem as principais recriações, como as de artes e ofícios, onde estão representadas mais de 45 profissões, e os grandes espetáculos, como os torneios medievais a cavalo.
É também o Castelo, no Paiol, que acolhe a renovada exposição de Instrumentos de Tortura e Punição, mostrando-nos uma das razões pela qual a Idade Média é considerada como a Idade das Trevas. Esta exposição foi cofinanciada pelo Interreg V-A, apoiada pela União Europeia, cofinanciada a 75% pelo FEDER, projeto FOURTOURS.
Outro dos grandes destaques dos Dias Medievais é o Banquete Medieval, que, mediante reserva, dá a provar aos convivas as melhores iguarias da época, num espaço exclusivo, no chamado Castelo Velho, e por onde passam todos os grupos de animação do evento.
Pelas ruas e ruelas de Castro Marim há recriações da vida quotidiana do homem da Idade Média, com a representação de todas as classes que estruturavam a sociedade na época – clero, nobreza, burguesia e povo. Guerreiros, grupos de música e de dança, cavaleiros, malabaristas, zaragateiros, cuspidores de fogo, contadores de histórias, gaiteiros, equilibristas, espadachins e contorcionistas, entre muitos outros, colorem o resto do cenário medieval. Nas mesmas ruas e ruelas é recriado todo o imaginário de uma época que carregava criaturas mitológicas, monstros, criaturas demoníacas e mágicas, que explicavam tudo o que era ainda vago e impreciso.
Os Dias Medievais em Castro Marim abrem pelas 18h00 e fecham portas pelas 00h00. Durante o evento, o Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM) funcionará como posto de apoio e informações.

Nota de Imprensa nº {issuenb} - Seguradoras processadas pela Autoridade da Concorrência

Comunismo e esquerdismo católico

♦  Plinio Corrêa de Oliveira
Esquerda catolica
Com a “abertura política”, processo iniciado em meados dos anos 70, foram indultados todos os líderes da agitação comunista, grandes, médios e pequenos; foram abertos os cárceres aos que neles estavam detidos; estão de volta ao País os que estavam expatriados; foram acolhidas com o sorriso benévolo do Governo a velha e a nova guarda do comunismo tupiniquim; foram também recebidos com o aplauso fervoroso do macrocapitalismo publicitário, convocado em clima de inteira liberdade política. Depois de tudo isso, qual a conclusão a que chegou o público? Concluiu que é evidente a insignificância numérica e política do PCB, PC do B, MR-8 e congêneres.A única grande força presente no panorama nacional, indisfarçavelmente pronta a impulsionar o reformismo socioeconômico global, é o esquerdismo católico. Qual a real força de impacto desse esquerdismo?
Para dar resposta a esta pergunta, é preciso notar que tal modalidade de esquerdismo não é mero fruto atual e efêmero de alguma passageira fantasia do snobismo social e cultural. Os primeiros fogachos dele foram denunciados já em 1943, no livro Em defesa da Ação Católica. Desde 1951, o mensário de cultura Catolicismo vem polemizando incessantemente com o esquerdismo católico. E o grupo de intelectuais e homens de ação que o dirige constituiu em l960 a TFP. Esta entidade lançou-se desde logo na ação pública contra a esquerda de inspiração católica, e vem desenvolvendo-a ininterruptamente. A partir da difusão do livro Reforma Agrária — Questão de Consciência, contribuiu decisivamente para impedir naquela década a implantação de uma Reforma Agrária socialista e confiscatória.
O livro Meio século de epopeia anticomunista (1980) narra com abundância de detalhes o enfrentamento contínuo da TFP com as forças de esquerda, que vêm tentando obstinadamente demolir a civilização cristã no Brasil, infelizmente vitoriosa em importantes aspectos. Com efeito, embora a TFP tenha conseguido opor consideráveis freadas ao processo de corrosão das nossas instituições, é inegável que o esquerdismo, especialmente na sua versão religiosa, acusou nos meios católicos progressos impressionantes. Nem poderia a TFP, por si só, deter essa marcha inexorável sem a participação de todas as forças vivas da Nação. Essa participação muitas vezes falhou, e a História apontará um dia os que se tornaram réus dessa gravíssima omissão.
ABIM

____________

Plinio Corrêa de Oliveira, Guerreiros da Virgem, Editora Vera Cruz Ltda., São Paulo, 1985, pp. 10-12.