domingo, 5 de novembro de 2017

Legionella. Direção-Geral de Saúde diz que “nada falhou” na prevenção e controlo

Resultado de imagem para Legionella. Direção-Geral de Saúde diz que “nada falhou” na prevenção e controloA diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirmou hoje que "nada falhou" na prevenção e nas medidas de controlo da infeção com a bactéria "Legionella" no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, onde nos últimos dias foram detetados 18 casos positivos.
"Não falhou nada. (...) Há um equilíbrio entre o que conseguimos fazer para contrariar a Natureza e a própria Natureza", disse hoje a responsável em conferência de imprensa, em Lisboa, acrescentando que "nem sempre as melhores medidas conseguem contrariar esta dinâmica das bactérias".
De acordo com a diretora-geral de Saúde, existem 18 casos diagnosticados desde o dia 31 de outubro, estando internadas no São Francisco Xavier 16 pessoas infetadas com a bactéria 'Legionella pneumophila', duas delas na unidade de cuidados intensivos, uma outra numa unidade privada de saúde e outra ainda, que teve alta em 31 de outubro.
Graça Freitas explicou que o Hospital São Francisco Xavier "tem um programa de vigilância rigoroso" para controlar bactérias na rede de água", mas que "mesmo assim elas conseguiram encontrar condições para se desenvolver".
Mas sublinhou que foi feito "tudo o que é importante": "primeiro, tratar os doentes, detetar a situação, perceber se há um surto, tomar medidas corretivas e quebrar a cadeia de transmissão".
A presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO), Rita Pérez, especificou que o São Francisco Xavier faz análises regulares aos pontos críticos para este tipo de bactérias e que as mais recentes, de outubro, deram negativo.
"O Hospital tem o seu plano de prevenção para estes eventuais casos. São feitas análises: umas de 15 em 15 dias, outras de mês a mês e outras de três em três meses. Todas elas no mesmo sentido. Nos pontos mais críticos são feitas de 15 em 15 dias, que são as tais torres de refrigeração. (...) Nas análises aos pontos mais críticos, as últimas são de outubro, e deram negativo", disse Rita Pérez.
Nos últimos dois anos, acrescentou a responsável do CHLO, o São Francisco Xavier teve 27 casos de "legionella", ainda que se tenha tratado de casos isolados, de pessoas que foram internadas de outros locais já com a doença.
Rita Pérez explicou ainda o porquê de a Direção-Geral de Saúde não ter dado mais cedo o aviso de "legionella" no São Francisco Xavier.
"O primeiro caso foi a 31 de outubro e foi imediatamente notificado (...). Só na sexta-feira apareceram outros dois casos. Só anteontem é que poderíamos ter uma perceção que estávamos com casos a mais e notificamos a Direção-Geral de Saúde", disse a responsável do CHLO.
Já com o registo de três casos no hospital, as autoridades de saúde realizaram "uma investigação epidemiológica com duas linhas distintas", completou Graça Freitas.
"Uma das linhas é clínica, baseada nos doentes, e outra é uma investigação ambiental. A dos doentes apontou para que um foco possa estar aqui [no São Francisco Xavier]", afirmou a diretora-geral de Saúde, acrescentando que havia relação entre os infetados, um deles funcionário da própria unidade.
Com base nessa pista, a equipa que investigou a vertente da água conduziu análises na rede do hospital, enviou-as para o Instituto Ricardo Jorge, e estas apresentaram 'legionella'.
"Este é um dado ainda preliminar, requer cultura, e dentro de duas semanas teremos os resultados dessas culturas. Mas sim, existe um possível foco na água deste hospital. Pelas análises feitas na noite passada, a pista apontou para aqui", explicou.
A rede de água do São Francisco Xavier vai, assim, ser submetida a um choque térmico - a altas temperaturas - ou um choque químico - com injeções de cloro - para matar as bactérias.
Fonte: MadreMedia/Lusa

Juiz entendeu que dois seguranças tiveram intenção de matar

Juiz mudou crime para dois arguidos. O terceiro segurança saiu em liberdade
Resultado de imagem para Juiz entendeu que dois seguranças tiveram intenção de matar
Pedro Inverno e David Jardim, os dois seguranças da discoteca Urban Beach que são vistos no vídeo a agredir com violência os jovens Magnusson Brandão, de 26 anos, e o amigo deste, André Reis, na madrugada de 1 de novembro, ficaram ontem indiciados por homicídio tentado e sujeitos à medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva. O juiz do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa alterou o crime por que vinham indiciados - ofensas à integridade física graves - para homicídio tentado porque entendeu que houve intenção de matar.
Quanto ao terceiro segurança que também esteve a ser ouvido, de apelido Ramalhete, foi libertado por ordem do tribunal ficando apenas sujeito a Termo de Identidade e Residência (TIR e a proibição de contactos com os outros dois arguidos. Este segurança ficou apenas indiciado por ofensas à integridade física.
Como comunicou o tribunal, Pedro Inverno e David Jardim terão a possibilidade de passar para prisão domiciliária com pulseira eletrónica depois de os serviços de reinserção social verificaram se há condições para aplicar essa medida.
Entre os fundamentos para a decisão de aplicar a prisão preventiva estará o alarme social causado pelo impacto mediático das agressões, a murros epontapés.
Foi só mais "um dia mau"
A defesa dos arguidos veiculoua tese, à entrada do TIC, de que existiu "pressão ao mais alto nível" para que os arguidos ficassem em prisão preventiva. O advogado Joaquim Oliveira, que fez essas declarações - remetendo para o que disse sobre o caso a Procuradora Geral da República, Joana Marques Vidal e o Chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa - saiu do tribunal nada satisfeito com a medida de coação aplicada ao cliente. O advogado até desvalorizou as agressões violentas que o seu cliente terá inflingido aos dois jovens: "Todos nós temos um dia mau na nossa vida, Foi um dia mau para o meu cliente".
Joaquim Oliveira insistiu que "as coisas não começaram naquele vídeo" em que se vê os dois seguranças a pontapearem e esmurrarem as vítimas deitadas no chão e um deles a saltar a pés juntos sobre a cabeça de André Reis. Segundo o advogado, "aquilo que se vê é o final de um processo que começou lá atrás" com os dois jovens "quase em coma alcóolico em atitudes intempestivas". Depois retificou: "Quer dizer, coma alcóolico é força de expressão, estavam embriagados".
O advogado chegou mesmo a dizer que o que está escrito nos relatórios médicos sobre as lesões das vítimas "não tem nada a ver com as imagens". E concretizou: "Não há danos em tecidos ou em ossos. Como é que é possível saltar na cabeça de alguém e não haver danos", questionou, para dizer, logo a seguir, que "o salto foi no ombro e não na cabeça".
Aliás, o facto de os seguranças terem passado a mensagem de que os agredidos estariam no Urban Beach para roubar terá contribuído para a decisão da patrulha da PSP que foi ao local em não registar o auto de ocorrência de imediato no sistema nem chamar Equipas de Intervenção Rápida (EIR) que poderiam até ter detido os seguranças fora de flagrante delito, como referiu fonte policial ao DN.

Fonte: DN

Colheita de sangue dia 8 de Novembro entre as 15 horas e as 19:30 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Novembro | Colheitas de Sangue a realizar pela ADASCA em

 Aveiro

O sangue não se fabrica artificialmente, só o ser humano o pode doar. Se tem mais 18 anos, menos de 65 anos (o limite de idade para a primeira dádiva é os 60 anos), peso igual ou superior a 50 kg e se tem hábitos de vida saudável. Faça a diferença, Dê Sangue e ajude a Salvar Vidas.

As sessões de colheitas de sangue para o mês de Novembro vão decorrer nos dias 8, 15, 22 e 29 das 15 horas às 19:30 horas, ainda nos dias 18 e 25 das 9 horas às 13 horas, no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.

Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer...

Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos” como escreveu Bezerra de Menezes.

O propósito da ADASCA é fazer tudo o que está ao seu alcance para que a adesão à dádiva de sangue em Aveiro aumente, nunca somos de mais para fazer face às necessidades de sangue nos hospitais.

O Mapa para 2018 pode ser consultado no Site: www.adasca.pt


J. Carlos

TRÊS FACES DA REVOLUÇÃO

Plinio Corrêa de Oliveira
Lutero 500 anos
Como sucessivas vezes temos exposto em Catolicismo, a explosão protestante do século XVI, a Revolução Francesa, a Revolução comunista constituem como que as três fases de um imenso movimento, uno pelo espírito, pelos objetivos e até pelos métodos.

Na figura de três de seus chefes, a secção “Ambientes, Costumes, Civilizações” procura fazer ver hoje alguns dos traços de alma desse movimento, isto é, algo do espírito da Revolução.
*       *       *
Lutero 500 anos
No retrato de Lutero morto (quadro de Lucas Fortnagel, Biblioteca da Universidade de Leipzig), uma análise detida revela, na grosseria dos traços, a nota característica do demagogo cheio de si, do arruaceiro cuja pregação tantos erros e tanta revolta espalhou, e tanto sangue fez verter. Mas a impressão que salta desde logo aos olhos, e se torna definitiva no espírito do observador, é a sensualidade, o amor exagerado aos regalos de toda ordem, que provoca já no primeiro olhar uma sensação confrangedora.

*       *       *
Lutero 500 anos
Em Robespierre,cuja máscara mortuária conservada no Museu Tussaud aqui reproduzimos, o que se exprime principalmente é o ódio. Um ódio tão profundo, tão avassalador, que, sem ter abolido a sensualidade, constitui a nota dominante da fisionomia. Esses lábios cerrados para sempre parecem entretanto ainda destilar algo das pregações de violência e de morte da era do Terror. Esses olhos que já não veem parecem conservar uma expressão de ódio viperino. A fronte abaulada dá a sensação de ainda ruminar peças oratórias incendiárias e planos de subversão. Ele todo não é senão ódio igualitário, tanto no plano especulativo como no militante, desejo imenso de destruir tudo quanto, a qualquer título, lhe é superior.

*       *       *

Lutero 500 anos
O terceiro clichê apresenta Ernesto “Che” Guevara, o argentino transplantado para Cuba, que exprime tão autenticamente o cunho marxista da revolução cubana.

Os cabelos, que parecem não ser de há muito nem cortados nem lavados, um bigode ralo e esfiapado cujas extremidades acabam por se unir a uma barbicha de contornos incertos, formando tudo para o rosto uma só moldura de desalinho e desordem, causam repulsa instintiva, mas visam despertar uma impressão de naturalidade e despretensão, levada ao extremo.
De sua parte, o olhar, de uma luminosidade incomum, e o sorriso procuram dar uma certa idéia de bonomia e afabilidade um pouco mística.
Este homem dulçuroso é um dos suportes do regime do “paredón” onde tantas vítimas têm sido cruelmente imoladas. Do regime que esta movendo contra a Igreja uma perseguição inteiramente do estilo de Robespierre ou de Lenine.
*       *       *
Se a fisionomia de Lutero exprime sobretudo a avidez dos prazeres do corpo, e a de Robespierre sobretudo o ódio igualitário, a de “Che” Guevara representa uma das máscaras mais recentes da Revolução, isto é, a bonomia insincera, a velar a pior das violências.

_______

Fonte: Catolicismo, Nº 121, Janeiro/1961
Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/

COMO MUDAR MENTES

João António Pagliosa
Eis aí uma tarefa assaz difícil, e de extrema complexidade, e que requer habilidade se ambicionamos êxito na empreitada. Mudar mentes depende exclusivamente de quem assume e se conscientiza que pensa e, portanto, age de maneira incorreta.

O primeiro entrave: Ninguém gosta de admitir erros. Vergonha, autoestima ferida, decepção consigo próprio, mágoas, fazem a pessoa procrastinar mudanças, e por isso, sofrem coisas que não precisariam sofrer.

Houve tempos em que eu considerava mudar mentes uma batalha perdida, e dezenove anos atrás escrevi um artigo comentando sobre a imutabilidade da cabeça do homem.

Raciocinava, outrora, que pau que nasce torto morre torto, as mudanças eram superficiais e no cerne, nas suas essências, o homem não mudava.

Embora esteja cercado de provas de que pessoas não mudam suas cabeças, atualmente não penso mais assim. Hoje compreendo que as pessoas podem mudar radicalmente as suas vidas, mas elas precisam se convencer disso, e precisam, principalmente, querer isso. Por quê? No livro de Atos 6 : 6, conhecemos a figura de Estevão, um homem cheio de fé e cheio de Espírito Santo, que fazia prodígios e grandes sinais, (milagres), entre o povo judeu.

Você, leitor, sempre levantará a ira de seus adversários quando mostrar habilidades, sabedoria e sucesso. E estes adversários vão aprontar armadilhas para derrubá-lo. Isso aconteceu também com Estevão.

Os sumo sacerdotes do Sinédrio, (o S.T.F. da época), não conseguiam resistir a sabedoria e ao Espírito pelo qual Estevão falava, e então, subornaram pessoas, as quais testemunharam assim: “Temos ouvido este homem blasfemar contra Moisés e contra Deus.”

Pronto, estava armada a armadilha. Estevão foi julgado e todos que estavam no Sinédrio, fitando os olhos naquele apóstolo de Jesus, viram o rosto de Estevão, como se fosse rosto de anjo.

Era, prezado leitor, a presença de Deus, naquele fiel servidor. Sempre menciono que Deus nunca abandona aliados. Ele atravessa os desertos conosco, Ele permanece ao nosso lado quando adoecemos, quando estamos carentes e famintos de tudo e de todos. Ele é fiel, não muda e não quebra os princípios que Ele próprio instituiu.

No transcorrer do julgamento, Estevão demonstra toda a sua sabedoria, e confronta os sacerdotes e o povo judeu. Isso está em Atos 7 : 51 e 52, e Estevão diz : “Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo, assim como fizeram os vossos pais, assim também vós o fazeis. Qual dos profetas vossos pais não perseguiram? Eles mataram os que anteriormente anunciavam a vinda do Justo, do qual vós agora vos tornastes traidores e assassinos, vós que recebestes a lei por ministério de anjos e não a guardaste.”

Ouvindo estas palavras, enfureceram-se os judeus e rilhavam-se seus dentes e arremeteram-se contra Estevão, que pleno do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e viu Jesus, que estava a direita do Pai, e disse; “Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do Homem, em pé a destra de Deus.”

Queridos, Deus não abandona seus aliados, e por isso Jesus está de pé e não sentado. E o povo enfurecido, lança Estevão fora da cidade e o apedrejam. As testemunhas deste massacre insano deixam as vestes de Estevão aos pés de Saulo, o cirineu. (o qual se tornaria o apóstolo Paulo).

Enquanto o apedrejavam, Estevão invocava e dizia: “ Senhor Jesus, recebe o meu espírito!” E ajoelhando-se, enquanto as pedras o matavam, ele clamou em alta voz: “Senhor, não lhes imputes este pecado.” E com estas palavras, Estevão, adormeceu. Morreu, e cumpriu brilhantemente a sua tarefa. Tornou-se o primeiro mártir da Igreja de Jesus Cristo, após a descida do Espírito Santo.

Prezado, deixe-me dizer-lhe algo: Quando aceitamos Jesus de verdade, nós somos completamente transformados, nós não nos importamos mais com nós mesmos. O nosso próximo é nossa prioridade. O nosso desejo carnal, nós o sufocamos, a nossa alma que é a origem de nossos pecados, nós a dominamos, e alinhamos o nosso querer com o querer de Jesus.

As angústias, as depressões, os pânicos, e todas as confusões psíquicas que atormentam pessoas deste mundo, mundo que lamentavelmente jaz no maligno, são resultados de preocupações com nosso próprio umbigo, com o nosso próprio eu. Cristão que sofre as agruras de mente fragilizada, necessita urgentemente se ajoelhar perante Jesus e clamar pelo seu socorro. Esta é a terapia que funciona! Mudança de mente somente acontecerá quando nos voltarmos para Deus, quando entendermos a nossa pequenez sem a sua presença. E, concomitantemente, a nossa real soberania e extrema competência em tudo que é bom, útil e agradável, acontecerá com a presença de Deus.

Aliança com Deus, eis aí, a chave para mudar mentes.
Curitiba, 04 de novembro de 2017


Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/

Algumas frases para reflexão

Agência Boa Imprensa
Funeral, obra de Pataky László. Vallatás (1886)
Funeral, obra de Pataky László. Vallatás (1886) 

Comemoração dos Fiéis Defuntos

Aos que do dia 1º ao dia 8 de novembro visitarem o cemitério e rezarem pelos defuntos, concede-se diariamente indulgência plenária, aplicável somente às almas do Purgatório. Para ganhar a indulgência é necessário preencher as condições costumeiras, isto é, ter-se confessado e comungado, e rezar nas intenções do Papa. Com essas mesmas condições pode-se ganhar uma indulgência plenária só aplicável às almas do Purgatório, visitando-se no dia 1º qualquer igreja ou oratório público ou semipúblico e rezando-se o Credo e o Pai Nosso.

“Lembra-te, homem, de que és pó e ao pó tornarás”

(Gênesis 3.19)

“Quanta vez junto a um jazigo, alguém murmura de leve: Adeus, para sempre, amigo! E diz-lhe o morto: ‘Até breve!’”

(Belmiro Braga)

“Um epitáfio dizia: Aqui jaz fulano, muito contra sua vontade”

(Pe. Manuel Bernardes)

“É preciso ter vivido muito tempo para reconhecer como é breve a vida”

(Arthur Schopenhauer)

“Tanto barulho, luta, gastos, atenção e cuidados para alguém viver um pouco mais. Outro tanto devemos fazer para viver eternamente”.

(Santo Agostinho)

“A vida consumida em cuidados escusados, e sujeita a desconcertos da ventura, não é vida vital, mas morte pura”

(Camões)

“É o medo de morrer, e não o desejo de viver, que mantém o tolo agarrado ao corpo”

(Michel de Montaigne)
  

“Aprendei de mim, ó flores,

o que vai de ontem a hoje;

que eu ontem maravilha fui

e hoje sombra do que fui não sou”

(Lope de Vega)

Fonte: ABIM
Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/


Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha recebe projeto na área do turismo de eventos


A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha assinou um protocolo para a instalação de um novo projeto na Incubadora de Empresas. David Azevedo, mentor da Dabus, pretende criar uma plataforma digital de viagens de ocasião, com transporte próprio, com a particularidade de incluir a venda de bilhetes para festivais e outros eventos similares.

 “A ideia de negócio em si tem como base uma grande paixão da minha parte por toda a logística que envolve a rede de transportes e de turismo, sempre estudei muito sobre estes assuntos”, explica David Azevedo, que analisou projetos similares noutros países europeus antes de decidir transpor a ideia para Portugal. Tendo trabalhado na área dos transportes anteriormente, estudou a viabilidade do projeto e concluiu que estava numa boa altura para avançar.

Além da plataforma online, que permite a marcação direta de viagens para eventos, a Dabus pretende estabelecer parcerias com pequenas agências de viagens independentes, complementando os serviços tradicionais disponíveis. A organização de viagens turísticas de curta duração para grupos a Espanha, Itália e Madeira também faz parte dos planos da jovem empresa.

  A possibilidade de desenvolver o seu projeto a partir da Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha é motivo de satisfação para David Azevedo. “Tenho observado que o Município dá apoio relevante às empresas em geral, mas principalmente às que estão a começar agora”, refere. Atualmente, 14 ideias de negócio estão a ser desenvolvidas na Incubadora Albergariense.

Câmara conquista “Selo de qualidade exemplar de água”


Resultado de imagem para Câmara Municipal da Marinha Grande
A Câmara Municipal da Marinha Grande vai receber no dia 8 de novembro, durante a 12.ª Expo Conferência da Água, em Lisboa, o “Selo de qualidade exemplar de água para consumo humano”, atribuído pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos.

O Município da Marinha Grande evidenciou-se por assegurar o cumprimento, no último ano de avaliação regulatória, de um conjunto de critérios, previstos no regulamento.

Os Selos de qualidade do serviço ERSAR 2017 (vertente águas) inserem-se na iniciativa da Entidade Reguladora Prémios e Selos de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos - ERSAR 2017, organizada em parceria com o jornal Água&Ambiente.

A iniciativa visa “identificar, distinguir e divulgar casos portugueses de referência relativos à prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos, avaliada nos termos dos vários ciclos de regulação da ERSAR”. A seleção das entidades distinguidas é feita nos termos constantes do regulamento "Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos".

Deste modo, “evidencia-se a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, que passam a conhecer as entidades que prestam o melhor serviço em diferentes áreas”. Ainda de acordo com a ERSAR “pretende-se também sensibilizar as entidades gestoras para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas”.

São avaliados indicadores como água segura, perdas reais de água, ocorrência de falhas no abastecimento, reciclagem de resíduos de recolha seletiva, resposta a reclamações e cobertura de gastos.

Através da atribuição do "Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano", pretendeu-se evidenciar as entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que, no último ano de avaliação regulatória, tenham assegurado uma qualidade exemplar da água para consumo humano, nomeadamente verificando cumulativamente todos os critérios previstos no regulamento.

Faça a sua subscrição gratuita

Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/


Comissão parlamentar do ambiente reúne na Marinha Grande


A Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação da Assembleia da República reúne no próximo dia 5 de novembro (domingo), pelas 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Marinha Grande com passagem depois pelos locais afetados pelos incêndios de 15 de outubro.

Esta reunião insere-se no âmbito das visitas de trabalho aos vários municípios afetados pelos incêndios, que decorre de 3 a 5 de novembro. 

No dia 5 de novembro, o encontro na Marinha Grande reunirá autarcas de Marinha  Grande,  Alcobaça,  Batalha,  Leiria,  Pombal,  Porto  de  Mós, representantes  da  Associação Nacional de Municípios Portugueses, da  Autoridade Nacional de Proteção Civil,  vice-presidente  da  Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e chefe da Divisão de Gestão Operacional e Fiscalização do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Centro do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Após a reunião, seguir-se-á a visita às zonas afetadas pelo incêndio e contacto com a população de Vieira de Leiria.

Faça a sua subscrição gratuita

Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/


Eu, Psicóloga | Você pode estar criando um coitadinho. É isso mesmo o que você quer?




Casos de falta de educação, antigamente, eram facilmente resolvidos com castigos ou chinelos. Hoje viram verdadeiros tsunamis. É a sala de aula virando lama. Crianças sendo criadas num falso mundo onde tudo pode. Aprendendo que mentir dá lucro. E que desvios trazem vantagens. Em troca de que? Meio ponto?

Pais, ao invés de conversar para melhorar a criança, crucificam o professor. Destratam, desrespeitam, ameaçam, processam . Armam verdadeiras guerras por whatsapp, com direito a emoticons e outras figurinhas.


Essas pessoas insanas têm a exata noção do que fazem? A clara consciência de que estão sendo manipulados pelos filhos? Invertendo a ordem de valores dando razão a quem não tem? Difamando profissionais com anos de experiência? É o mundo de pernas para o ar. Chamem o responsável pelo responsável!

Coitadinho?

Coitadinhizar crianças é matar a capacidade delas serem pessoas melhores. Coitadinhos são pessoas incapazes de construírem a própria felicidade. Muito triste produzir um coitadinho.

Aprender a obedecer, a respeitar, a não prejudicar o outro não é castigo, é lição. Eles não são reizinhos donos do mundo. A lei que vale para todos, vale para eles também. Não se leva vantagem em tudo.

Vantagem é trabalhar para ter o que precisa. É saber que tudo tem retorno. E o que você manda, volta para você sempre. Muitas vezes em forma de notas no boletim.

Crianças pedem socorro de várias formas. Socorra. Foi chamado na escola? Escute, encare, repense. Venha desarmado. Ali, na sua frente, tem um profissional que reparou o que a gente deixou passar. Não desconte sua raiva em quem está te mostrando esse fato. Não se trata de um embate com vencedores e vencidos. Trabalhe em conjunto. Lutamos juntos por crianças melhores.

Você pode estar criando um coitadinho. É isso mesmo que você quer?

Se não for, pare, reavalie. Ponha a mão na consciência! Tirar nota baixa é aprendizado. Tinha que ter estudado mais. Saber que a nota aumentou porque a mãe arrumou um jeitinho, é desserviço.

Ser chamado a atenção pelo professor não é constrangimento, é aprendizado. Saber que a mãe foi rodar a baiana na escola por causa disso, é aprender a ser bandido.

Poderia dizer que pais que deseducam podem começar a comprar cigarros para levar na cadeia em dias de visita. Não direi. Do jeito estranho que estamos, a continuar assim, talvez palanques eleitoreiros sejam o futuro para essas crianças manipuladoras e sem limites de hoje. De qualquer forma, um triste fim para todos nós.

Filho é pipa. Precisa vento, precisa linha, precisa embate também. Cada uma com sua rota, seu voo, seu aprendizado. Voltam rasgadas, tronchas, sem um pedaço da rabiola?

A gente dá colo, passa remédio, sopra e manda voar de novo. É no voo que se aprende a voar. Pipa bonita é a que dança no ar.

Texto original: Mónica Raouf – Extra-Globo

Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/

Respondendo objeções (repetitivas) de protestantes

Oscar Vidal
Lutero 500 anos
Neste espaço, nos posts dos dias 31 de outubro e 1º novembro, publicamos matérias a respeito da “esquerda católica” festejando os 500 anos da rebelião de Lutero. Elas apontaram o quão abstruso é comemorar a rebelião do heresiarca contra a Igreja Católica. No mesmo sentido da pergunta abaixo (em negrito) recebemos duas objeções — normalmente os protestantes sempre repetem as mesmas objeções. Como elas já foram primorosamente respondidas pelo Monsenhor José Luiz Villac, seguem as respostas publicadas na revista Catolicismo, Nº 574, Outubro/1998.

Pergunta — Qual foi o verdadeiro motivo que fez Martin Lutero se revoltar contra a Igreja? Segundo a História, foi porque ele era contra o luxo do Vaticano. O que a Igreja pensa sobre isso? 
Resposta — A afirmação de que Lutero revoltou-se contra a Igreja por ter-se escandalizado com o luxo do Vaticano, não é historicamente correta. Na realidade, tal revolta pode ser explicada – ademais de fatores preternaturais que não podem ser descartados, provenientes de uma violenta ação diabólica contra a Santa Igreja Católica — também por fatores psicológiscos como o temperamento exaltado e insubmisso, e o voto inconsiderado que fez Lutero de tornar-se religioso (por medo e não por vocação autêntica, ao que tudo indica) e, finalmente, pela má formação filosófica e teológica que recebeu, afetada de erros que já haviam sido condenados.
Com efeito, Lutero reeditou erros do inglês Wiclef, do checo Jan Huss e das heresias medievais que defendiam uma Igreja dos Santos, puramente carismática e sem Hierarquia.
Lutero 500 anos
Em relação ao esplendor do Vaticano, é preciso como premissa considerar que Deus deve ser louvado com magnificência e seu culto deve necessariamente refletir a infinita grandeza e santidade divinas. Por ordem expressa de Deus, já no Antigo Testamento, Salomão construiu o Templo com o máximo de riqueza, não somente empregando madeiras preciosas, mas utilizando ainda verdadeira profusão de ouro.
Assim, lemos no Iº Livro dos Reis:
Baldaquino em bronze e ouro construído sobre o altar-mor da Basílica de São Pedro, em Roma, por Bernini, de 1624-1633.
Baldaquino em bronze e ouro construído sobre o altar-mor da Basílica de São Pedro, em Roma, por Bernini, de 1624-1633.
“Mandou revestir de ouro todo o Templo, de cima a baixo; mandou recobrir de ouro também todo o altar destinado ao recinto dos fundos.
“No recinto dos fundos o Rei mandou fazer de madeira de oliveira brava dois querubins, cada um com cinco metros de altura. Uma asa do querubim media dois metros e meio e outros tantos media sua segunda asa, de modo que entre uma e outra extremidade das asas havia cinco metros. Também o segundo querubim tinha cinco metros, de modo que os dois querubins tinham a mesma dimensão e aparência: a altura dos dois querubins era de cinco metros. Estes querubins, Salomão os colocou no meio do recinto interno; eles tinham as asas desdobradas, de modo que a asa de um tocava numa parede e a do outro tocava na outra parede, e no meio do recinto a asa de um encostava na do outro. Salomão mandou revesti-los de ouro.
“Mandara cobrir de baixos-relevos esculpidos, representando querubins, palmeiras e grinaldas de flores entreabertas, todo o âmbito das paredes do Templo, por dentro e por fora. Também o pavimento do Templo, revestiu-o de ouro por dentro e por fora.
“Na entrada para o recinto dos fundos mandou fabricar batentes de portas de madeira de oliveira brava, formando a padieira e o umbral a quinta parte da porta. Quanto às duas folhas da porta de madeira de oliveira brava, mandou esculpir nelas baixos-relevos com querubins, palmeiras e grinaldas de flores entreabertas e revesti-las de ouro; aplicou as folhas de ouro batido nos querubins e nas palmeiras. Do mesmo modo, fez para a entrada do recinto central umbrais de madeira de oliveira brava, formando um quarto do conjunto. Fez igualmente duas folhas de madeira de junípero; pôs duas almofadas giráveis numa das folhas da porta e duas almofadas giráveis na outra folha. Nas folhas mandou esculpir baixos-relevos de querubins, palmeiras e grinaldas de flores entreabertas, revestindo-os de ouro bem ajustado sobre os relevos.
      “Salomão ainda construiu o muro do pátio interno com três carreiras de pedra esquadriadas e uma carreira de barrotes de cedro.
“No ano quarto, no mês de Ziv, tinham sido lançados os fundamentos da casa do Senhor, e no ano 11, no mês de Bul, que corresponde ao oitavo mês, estava terminada a casa, de acordo com todos os planos e requisitos. Salomão a levantou em sete anos.”
Baldaquino em bronze e ouro construído sobre o altar-mor da Basílica de São Pedro, em Roma, por Bernini, de 1624-1633.
Como vemos, o luxo a serviço do louvor de Deus não somente não é condenável, mas é virtuoso e desejado por Ele mesmo. A riqueza e esplendor dos templos ajudam-nos a compreender melhor a beleza e a grandeza divinas, predicados de sua santidade sem limites. E é um tributo que a criatura presta ao Criador e Soberano Senhor de todas as coisas, de todas as riquezas, de tudo o que existe.

Os protestantes e os anticlericais que falam contra essa riqueza dos templos são, no fundo, igualitários com tendências socialistas e miserabilistas, como mostrou, aliás, o Prof. Plínio Corrêa de Oliveira em sua obra máxima Revolução e Contra Revolução.
Em relação aos protestantes, não devemos nos deixar enredar por seus sofismas e pretender rebater acusação por acusação, mas rejeitar em bloco sua doutrina — a do Livre Exame — segundo o qual cada um pode interpretar a Bíblia como bem entenda, e que não é preciso um magistério autêntico e uma autoridade instituída por Deus para ensinar, santificar e governar o povo fiel.
Fonte: ABIM