quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Alunos aveirenses entram na ‘Onda Minigolfe’

Resultado de imagem para Alunos aveirenses entram na ‘Onda Minigolfe’
Com o objetivo de despertar o interesse dos mais jovens para o minigolfe, que viu este ano a presença na Taça de Portugal muito reduzida na categoria Juvenil, a grande aposta é conseguir fazer com que esta modalidade chegue aos mais novos.
Nesse sentido e resultado de uma parceria entre o Minigolfe da Costa Nova, a Lusogolfe e a Escola José Estevão, os alunos desta escola aveirense vão poder entrar na ‘Onda Minigolfe‘!
Esta parceria irá levar pistas de minigolfe, cedidas pela Lusogolfe, para dentro do recinto escolar, onde todos os alunos terão a possibilidade de experimentar e/ou aprimorar os seus ‘dotes’ nesta modalidade.
A introdução do minigolfe nas escolas facilita a interação entre os jovens, promove práticas de vida saudável durante o recreio e estimula a autoestima e espírito competitivo. Para os mais novos, apresenta benefícios ao nível das capacidades de concentração e perseverança, auxiliando no desenvolvimento de habilidades de coordenação olho-mão.
Partilhamos da opinião de que todos os jovens deveriam ter a possibilidade de praticar minigolfe no seu espaço escolar. Quer como atividade recreativa, quer na sua vertente mais competitiva. Uma modalidade indicada para todas as idades, que não requer nenhuma habilidade especial ou particular destreza física, seria certamente uma mais valia para todos os alunos e uma atividade promotora de um clima escolar positivo.
________________________


Todos os anos há mais 1.300 portugueses com cancro do pâncreas

Resultado de imagem para Todos os anos há mais 1.300 portugueses com cancro do pâncreas
A World Pancreatic Cancer Coalition assinala, pelo terceiro ano consecutivo, o Dia Mundial do Cancro do Pâncreas com o lançamento de um movimento de sensibilização em todo o Mundo.
Para 2016, a Coligação preparou a campanha ‘In It Together’ que disponibiliza informação e desafia toda a população a unir-se na luta contra a doença que tem uma taxa de sobrevivência muito reduzida.
Em Portugal, a iniciativa é apresentada a 17 de novembro, pelas 17h30, no Simpósio Nacional da Sociedade Portuguesa de Oncologia, na Figueira da Foz.
A World Pancreatic Cancer Coalition pretende despertar a sociedade civil para a gravidade da elevada mortalidade desta doença, a sua sintomatologia e os fatores de risco.
Em comunicado enviado às redações conta que a investigação no carcinoma do pâncreas recebe menos de 2% de todos os financiamentos para a investigação do cancro na Europa e destaca que é urgente inverter esta tendência e potenciar o investimento de forma a melhorar e aumentar a investigação.
Vitor Neves, presidente da Europacolon Portugal, membro fundador da Coligação, lança o repto aos Portugueses: “De acordo com um estudo global, 60% das pessoas desconhecem sintomatologia e áreas de risco sobre o cancro do pâncreas, dado que vem evidenciar a importância do trabalho desenvolvido pela Coligação. A informação e participação dos cidadãos é fundamental para a promoção e a disseminação do conhecimento de forma a podermos potenciar a sua deteção precoce. É importante que os Portugueses se envolvam nesta causa, tratando-se de uma doença que afeta, por ano, no nosso país, cerca de 1300 pessoas e que tem a taxa de mortalidade mais elevada”.
Apesar de o número de novos casos anuais ser inferior a outros tipos de cancro, se nada for feito, será a quarta causa de morte por cancro no mundo em 2020.
Apela-se ao apoio à causa através da partilha de publicações e fotografias nas redes sociais - com a utilização dos tags @worldpancreaticcancerday, @worldpancreatic e hashtag #WPCD - e à utilização de roupa roxa, cor que representa o cancro do pâncreas.
O cancro do pâncreas surge quando células malignas no pâncreas, um órgão glandular localizado atrás do estômago, se começam a multiplicar e formam uma massa. Apenas 2 a 10% de pessoas diagnosticadas sobrevivem cinco anos.
“O carcinoma pancreático é o único cancro cuja mortalidade tem aumentado em ambos os sexos, comparativamente a outros tipos de cancro, pelo que é essencial promover-se a importância da investigação e desenvolvimento por parte do sector privado e do sector público”, acrescenta o presidente da Europacolon.
Fonte: LIFESTYLE
Foto:  iStock
_______________________________________________________

Mortes nos Comandos: Ministro da Defesa convicto de que investigação “será exemplar”

Resultado de imagem para Mortes nos Comandos: Ministro da Defesa convicto de que investigação “será exemplar”
Azeredo Lopes reafirma o "empenho político" no sentido de que os factos sejam "devidamente aclarados e avaliados por quem de direito, neste caso no quadro da investigação criminal".
O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, reforçou, esta quinta-feira, o empenho político em que a investigação criminal à morte de dois instruendos do 127.º curso de Comandos "aclare os factos", afirmando-se convicto de que "será exemplar".
A Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu hoje mandados de detenção a sete militares, cinco oficiais e dois sargentos, no âmbito do inquérito às circunstâncias do treino que levaram à morte de dois alunos no 127.º curso de Comandos.
Em declarações aos jornalistas em São Tomé e Príncipe, onde termina hoje uma visita oficial, Azeredo Lopes destacou o "empenho político" em que "estes factos fossem devidamente aclarados e avaliados por quem de direito, neste caso no quadro da investigação criminal".
E, acrescentou, "também queria deixar claro que não estou a presumir rigorosamente nada".
"A questão está transferida para a esfera do poder judicial, para a investigação criminal. Tenho a certeza de que será exemplar", disse.
O ministro recusou pronunciar-se sobre o conteúdo do comunicado da PGR, que refere que os sete militares são suspeitos da prática de crimes de abuso de autoridade e crimes de omissão de auxílio.
"Num caso desta natureza com o impacto que teve a perda de duas vidas e o perigo para outras é muito importante que se saiba como aconteceu, o que aconteceu e, se for caso disso, quem deve ser responsabilizado", disse.
José Azeredo Lopes elogiou ainda a "competência" da Polícia Judiciária Militar e a actuação "exemplar" do Exército neste processo.
O director da prova, um médico e cinco instrutores são suspeitos da prática de crimes de abuso de autoridade por ofensa à integridade física e serão presentes ao juiz de Instrução Criminal para serem ouvidos na condição de arguidos e para a aplicação de medidas de coação.
Fonte militar adiantou à Lusa que os militares hoje detidos para interrogatório são cinco oficiais e dois sargentos. Para além destes, já tinham sido constituídos arguidos outros dois militares.
Os militares são suspeitos da prática dos crimes de abuso de autoridade por ofensa à integridade física, bem como de crimes de omissão de auxílio.
Nesta investigação, que corre termos no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, o Ministério Público é coadjuvado pela Polícia Judiciária Militar.
Dois militares morreram na sequência do treino do 127.º Curso de Comandos na região de Alcochete, no distrito de Setúbal, que decorreu no dia 04 de setembro, e vários outros receberam assistência hospitalar.
Para além da investigação criminal, o Exército instaurou dois processos disciplinares por indícios de "prática de infracção disciplinar".
Para além deste inquérito, decorre uma inspecção técnica extraordinária que incide sobre os referenciais do curso e o processo de selecção.
Até estar concluída essa inspecção, está suspensa a realização de mais cursos.
Sobre esta investigação, o ministro da Defesa afirmou que espera que esteja concluída em breve e que "se for caso disso" proponha as "alterações pertinentes para melhorar".
rr.sapo.pt
____________________________________________________


Hora de Fecho: Dinheiro, cartão ou “app”? Pague com o telefone

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O seu banco quer que use mais o cartão Multibanco. Três aplicações móveis propõem novos embrulhos para métodos antigos de pagamento. Será que convencem comerciantes, bancos e – mais importante – a si?
Um dos juízes explica que não tinha contas bancárias em valor declarável. Outro admite que vai corrigir a omissão dos salários auferidos, mas lembra que valor era público.
Pensões mínimas devem aumentar de forma extraordinária só a partir de agosto, até aos 5 ou 6 euros de aumento anual, ou seja, já contando com o aumento ao nível da inflação do início do ano.
Um jovem de 18 anos foi encontrado morto na noite de quarta-feira, na Quinta do Conde, em Sesimbra. Ao que tudo indica terá sido agredido com extrema violência.
Entre os detidos encontra-se o médico responsável pelo acompanhamento dos recrutas e o diretor do curso de Comandos. São suspeitos de abuso de autoridade e ofensa à integridade física.
Um em cada 10 bebés nasce prematuro. No Dia Mundial da Prematuridade reunimos histórias de quem luta pela vida e de pessoas a quem o nascimento prematuro de um filho colocou tudo em suspenso.
Deixou de fazer sentido alertar para os problemas do país, depois da aprovação do Orçamento por Bruxelas e do crescimento acima do esperado no terceiro trimestre? Ainda há demónios à espreita.
Quando a beleza do mundo basta, não há computador que a possa tornar mais perfeita. Estas 36 imagens foram fotografas e publicadas sem ajuda de nenhum programa de manipulação. E são surpreendentes.
Mannequin Challenge é o mais recente movimento a tornar-se viral um pouco por todo o lado. O objetivo é "congelar" para a câmara. Movimento (ou falta dele) já contagiou desde celebridades até ratos.
Já todos ouvimos falar em bunkers, aqueles refúgios anti-tudo, que se utilizam em caso de guerra, por exemplo. O Texas é o mais recente local onde foi construído um que promete surpreender.
O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Correia de Campos, acredita que Portugal precisa de ter cerca de "900 mil trabalhadores imigrantes" para ter "um crescimento à volta dos 3%" do PIB. 
Opinião

Maria João Avillez
Sentada muito perto de Miguel Veiga pus-me a pensar que a única consolação que me restava, agora que alguém fechara até a eternidade a porta sempre aberta entre nós, era o que eu o tinha “aproveitado”

Helena Garrido
A economia recuperou e Bruxelas deu luz verde ao OE. Saímos da zona de perigo? Ainda não. Temos de crescer mais e mais depressa. Antes que os juros subam na Zona Euro. Trump está a valorizar o dólar.

Ricardo Santos
O primeiro ministro, porventura inspirado pelo seu “optimismo irritante”, bem que tinha avisado que esta semana traria boas notícias.

Miguel Gouveia
No caso da saúde, as posições assumidas por algumas forças políticas perante as parcerias público-privadas (PPP) correspondem a um preconceito ideológico que pode custar bastante caro.

Paulo Tunhas
A linguagem é fundamental para o populismo, sobretudo porque deve produzir afectos. A comunidade afectiva deve criar um corpo social homogéneo. Tudo se joga neste plano de afectos e teatralidade. 

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

________________________________________________________


Google atribui 1,6 milhões de euros a seis projetos de media portugueses

Resultado de imagem para Google atribui 1,6 milhões de euros a seis projetos de media portugueses
O fundo de inovação Digital News Initiative (DNI), atribuiu 1,58 milhões de euros a seis projetos de jornalismo digital portugueses, entre os quais o do jornal Público e o da Plataforma de Meios Privados, anunciou hoje a Google.
Esta é a segunda ronda de financiamento do fundo do DNI, que atribuiu um total de 24 milhões de euros a 124 projetos na Europa.
Em Portugal, o DNI atribuiu 900 mil euros à Plataforma de Meios Privados e 500 mil euros para o Público, ambos considerados grandes projetos.
Além disso, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Tecnologia e Ciência (INESC TEC) arrecadou um financiamento de 49,8 mil euros, tal como o JornalismoPortoNet, Media Innovation Labs (MIL), Universidade do Porto, que obteve 49,4 mil euros, ambos para protótipos.
Em termos individuais, e também com protótipos, contam-se Ricardo Lafuente e Alberto Pereira, ambos com um financiamento de 423 mil euros.
No total, o fundo de inovação da Google atribuiu um financiamento de 1.585.340 euros.
O fundo da Google tem um valor de 150 milhões de euros e "hoje os líderes dos projetos estão a ser notificados das ofertas de financiamento que totalizam 24 milhões de euros para 124 projetos de 25 países europeus", disse o responsável pelo DNI, Ludovic Blecher.
Na primeira ronda foi atribuído um financiamento de 27 milhões de euros, pelo que com os valores hoje divulgados, o fundo DNI já distribuiu 51 milhões de euros.
"Recebemos mais de 800 candidaturas vindas de 25 países, e dos 124 projetos vencedores que anunciámos hoje, 42 projetos estão imbuídos do espírito de colaboração e parceria. E, entre os 30 grandes projetos selecionados, 15 são colaborativos", adiantou o mesmo responsável.
Entre os vários projetos europeus, destaque para o do jornal italiano Corriere della Sera, que foi premiado com um fundo de 300 mil euros, e o suíço Le Temps SA, que contou um financiamento de 45 mil euros.
No caso do Corriere della Sera, o título "prosseguirá com o design de um assistente digital onde o próprio jornal poderá responder a questões dos utilizadores relacionadas com as notícias, a partir de uma grande variedade de equipamentos".
O assistente digital irá ler os títulos e os artigos, pesquisar nos arquivos do jornal e procurar material no conteúdo digital do Corriere della Sera.
Já o Le Temps SA "procura uma ferramenta para recuperar e republicar os melhores artigos da redação quando relacionados com eventos atuais. Denominada 'Zombie', a ferramenta vai analisar artigos no 'site' do Le Temps utilizando informação proveniente do Chartbeat e do Google Analytics e aplicar uma pontuação a cada artigo", refere a Google.
"Simultaneamente, a 'Zombie' vai analisar a atividade na Internet relativamente aos tópicos mais populares - que podem ser cruzados com a base de dados de conteúdos do Le Temps. Caso existam resultados positivos, a ferramenta irá alertar a redação", concluiu.
O DNI conta com mais de 160 membros da indústria europeia de notícias e está focado em três pilares: produtos, investigação e formação e o financiamento de novas abordagens jornalísticas através do fundo de inovação.
Lusa / Sapo

Comentário: assim vai a imprensa que se assume como imparcial, independente do poder económico, regional, próxima das populações mais desprotegidas, etc. etc.
Que mais? Vou deixar de comprar e ler jornais conectados com grupos de amigos da onça, amiguinhos, que vendem os valores éticos do jornalismo puro. Estão proibidos de se confessarem independentes, quando se assumem ancorados em financiamentos dúbios.
Adeus imprensa livre!

J. Carlos

Fim de semana com chuva, vento, descida da temperatura e queda de neve

Resultado de imagem para Fim de semana com chuva, vento, descida da temperatura e queda de neve
Para sexta-feira está prevista uma descida da temperatura mínima, em especial nas regiões do Interior, entre quatro e seis graus.
O fim-de-semana vai ser marcado pela chuva, pontualmente forte, vento, descida da temperatura e queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, adiantou nesta quinta-feira à agência Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues.
De acordo com a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a previsão na sexta-feira aponta para um aumento de nebulosidade para o final do dia e chuva fraca nas regiões do Norte e Centro.
“A partir de sexta-feira, vamos ter chuva, primeiro no Minho e Douro litoral, estendendo-se depois às restantes regiões. Para sábado e domingo, já estamos a prever precipitação por vezes forte”, disse.
No que diz respeito às temperaturas, Madalena Rodrigues disse que na sexta-feira está prevista uma descida da temperatura mínima, em especial nas regiões do Interior, entre quatro e seis graus Celsius.
“No sábado e domingo, vamos ter uma subida da temperatura mínima entre quatro e seis graus e depois, na segunda-feira, uma descida da temperatura no geral do território”, disse.
De acordo com a especialista do IPMA, na segunda-feira prevê-se para Lisboa temperatura entre os oito e os 13 graus, no Porto entre 15 e 14 e em Faro entre nove e 15
“Estamos também a prever para o fim-de-semana vento forte por vezes com rajadas e queda de neve (no domingo) nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo a quota ao longo do dia para os 800 metros”, concluiu.
Lusa
 _____________________________________________

Cristiano Ronaldo e Fernando Santos nomeados para os ‘Globe Soccer’ 2016

Resultado de imagem para Cristiano Ronaldo e Fernando Santos nomeados para os ‘Globe Soccer’ 2016
Capitão português está na lista para o melhor jogador da temporada e o seleccionador nacional para melhor treinador. Os prémios serão atribuídos no Dubai, nos dias 27 e 28 de Dezembro.
Cristiano Ronaldo e Fernando Santos estão nomeados para os Globe Soccer Awards, que vão ser atribuídos no Dubai (Emiratos Árabes Unidos), nos dias 27 e 28 de Dezembro.
O capitão português e jogador do Real Madrid está na lista de melhor jogador do ano, juntamente com Lionel Messi (Barcelona), Jamie Vardy (Leicester), Gonzalo Higuain (Napoles/Juventus), Gareth Bale (Real Madrid) e Antoine Griezmann (Atlético de Madrid).
O seleccionador nacional está nomeado para melhor treinador do ano, mas terá a concorrência de Claudio Ranieri (Leicester), Zinedine Zidane (Real Madrid), Unai Emery (Sevilha/PSG) e Massimiliano Allegri (Juventus).
Outros prémios que vão ser atribuídos para a melhor equipa do ano (Sevilha, Molde, Real Madrid, Leicester e Legia Varsóvia) e para melhor árbitro (Mark Clattenburg, Joel Antonio Aguilar, Nestor Pitana, Alireza Faghani e Bakary Gassama).
No júri que irá decidir quem será os vencedores, foram convidados, entre outros, o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, e o ex-internacional português Luis Figo.
rr.sapo.pt
_______________________________________________


22 de Novembro: Vá de comboio ao concerto dos “The Cure”

Resultado de imagem para 22 de Novembro: Vá de comboio ao concerto dos “The Cure”
A CP - Comboios de Portugal vai assegurar o transporte de regresso a casa, em comboio especial, aos fãs da banda britânica “The Cure" que se deslocam do norte e centro do país, para assistir ao espetáculo que se realiza no dia 22 de Novembro, no MEO ARENA, em Lisboa.
Assim, na madrugada de 23 de Novembro, pelas 01h15, parte da estação de Lisboa Orientecom destino a Braga, um comboio especial, com paragens em Santarém, Entroncamento, Pombal, Coimbra B, Aveiro, Espinho, Gaia, Porto Campanhã, Famalicão, Nine e chegada a Braga às 04h57.
O público pode também optar por viajar nos comboios Intercidades, Regionais e Interregionais da oferta regular e comprar a sua viagem, de ida e volta, com uma redução de 30%.
Já para os clientes, quer da região do Porto que utilizem os comboios das linhas urbanas de Braga, Guimarães, Marco e Aveiro, nas viagens complementares, quer da região da grande Lisboa que optem por viajar nos comboios das linhas urbanas de Sintra/Azambuja, Cascais e Sado, está disponível a tarifa especial de 2 euros, na compra da viagem de ida e volta.
Informações mais detalhadas em cp.pt ou o Contact Center 707 210 220.
__________________________

Exército confirma pedido de detenção de militares após morte nos comandos

Exército confirma detenção de sete militares dos comandos, numa operação do DIAP e da PJ Militar.
Resultado de imagem para Exército confirma pedido de detenção de militares após morte nos comandos
Sete militares dos comandos foram detidos esta quinta-feira, no âmbito do processo em curso à morte de instruendos no 127º curso iniciado em setembro, informou o Exército.
"A PJ Militar apresentou ao Comando do Exército mandados de detenção relativamente a sete militares, no âmbito do processo de inquérito instaurado pelo Ministério Público na sequência dos factos ocorridos durante o 127º curso de comandos", indicou o ramo em comunicado.
Esta é a primeira vez que a morte de instruendos nos cursos de comandos - na sua maioria pelas mesmas razões que originaram a dos dois militares ocorridas em setembro - tem estas implicações.
A operação do DIAP de Lisboa e da PJ Militar decorreu esta quinta-feira de manhã, avançou a edição online do Expresso.
O JN adiantou que os militares detidos são cinco oficiais - um dos quais tenente-coronel - e dois sargentos.
Estes militares serão instrutores do curso em que morreram dois instruendos - um dos quais no primeiro dia de exercícios - e mais nove tiveram de ser internados, na sequência das elevadas temperaturas que se faziam sentir.
Os instruendos eram militares do Exército que se voluntariaram para o 127º curso de comandos, cujo primeiro dia de exercícios de campo teve lugar a 4 de setembro no Campo de Tiro de Alcochete.
Ainda sem preparação ou resistência física e psicológica que são obtidas pelo treino nas forças especiais como os Comandos, Paraquedistas, Fuzileiros ou Operações Especiais, os instruendos tiveram logo no primeiro dia de realizar exercícios sob temperaturas acima dos 40 graus centígrados.

PSD quer comissão independente para avaliar Segurança Social

Sociais-democratas ainda não divulgam como vão votar o aumento para todas as pensões proposto pelos comunistas.Resultado de imagem para PSD quer comissão independente para avaliar Segurança Social


É uma das propostas "estruturantes" que o PSD prometeu apresentar na discussão do Orçamento do Estado para 2017: a reforma da Segurança Social entra na agenda outra vez pela mão de Pedro Passos Coelho, mas - ao contrário do que aconteceu no passado - não defende medidas especificamente destinadas a atacar o problema da sustentabilidade, como a proposta para um plafonamento das pensões futuras, ou seja, um tecto máximo de contribuições, que constava do programa eleitoral da Coligação Portugal à Frente.
Desta vez há um conjunto de propostas de alteração à lei do Orçamento que, segundo fontes da direcção da bancada parlamentar, têm como objectivos essenciais garantir a transparência para contribuintes e beneficiários e, simultaneamente, promover uma "avaliação inadiável da sustentabilidade do sistema" para "garantir a confiança dos contribuintes".
Para isso o PSD propõe uma Comissão de Peritos independentes, que terá 180 dias para fazer uma avaliação da evolução do sistema nos últimos anos e também analisar a sustentabilidade futura. A proposta é que essa comissão funcione no âmbito do Parlamento e que os seus membros sejam indicados pelo Conselho de Finanças Públicas, pelo Conselho Económico e Social e também pelos partidos.
Essa análise independente, sem o "ruído" da discussão político-partidária, permitiria - acredita o PSD - garantir a confiança necessária dos cidadãos na segurança social, princípio que estava de resto inscrito no programa eleitoral do Partido Socialista.
O PSD sublinha aliás que estas medidas, que incluem ainda uma sistematização e simplificação da análise estatística da segurança social, com reportes periódicos e que ficaria a cargo do Instituto Nacional de Estatística, vão ao encontro do que era defendido pelo PS no programa eleitoral. As expectativas de que os socialistas possam aprovar as propostas de alteração são por isso "totais", garante fonte da direcção da bancada do maior partido da oposição.
PSD não abre jogo sobre aumentos de pensões
Os social-democratas criticaram a proposta de aumento de pensões do Governo, que exclui as pensões mais baixas aumentadas durante o governo da coligação PSD/CDS, mas não adiantam ainda como votarão a proposta de alteração feita pelo PCP. Os comunistas querem que o aumento de 10 euros previsto no Orçamento seja alargado para todas as pensões e o voto favorável da direita permitiria a aprovação dessa proposta.
O PSD porém ainda está - segundo fontes da bancada - a definir uma posição e poderá mesmo apresentar uma proposta própria sobre esta questão em concreto. Isto apesar de o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, já ter dito que o seu partido não apresentaria o que chamou de “propostas de mercearia”, por oposição a propostas "estruturantes".
De resto, o maior partido da oposição também não diz como vai votar as restantes propostas de alteração. Recorde-se que no último orçamento absteve-se por princípio em todas, sem fazer uma avaliação qualitativa, mas dessa vez também não tinha apresentado propostas de alteração, ao contrário que acontece agora.
rr.sapo.pt
____________________________________________


Natal em Anadia

natal-anadia
De 27 de Novembro a 13 de Janeiro, Anadia vai celebrar o Natal em grande!
Aproveite para viver em família o Espírito Natalício enquanto faz as suas compras...
Mira Online

Colheita de sangue dia 19 de Novembro entre as 9 horas e as 13 horas, no Posto Fixo da ADASCA, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso. Mais informações no site www.adasca.pt

As datas das brigadas a realizar em Novembro já estão disponíveis no site indicado, o mesmo vai acontecer com o Mapa de Brigadas para o ano de 2017, que chegar ao nosso poder em breve.
Aconselhamos os dadores a regularizarem a situação para efeitos de isenção das taxas moderadoras nos Centros de Saúde, e nos Hospitais públicos, onde foi reposta a partir do dia 30 de Março do ano em curso.


J. Carlos


SE O LEITOR É DOS QUE ACREDITA QUE A

UNIÃO FAZ A FORÇA, AJUDE A PARTILHAR ESTA

NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Litoral Centro – Comunicação e Imagem

Faça a sua subscrição gratuita

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!


IEFP promove formação “Vida Ativa” para o Municipio de Mira

Resultado de imagem para IEFP promove formação “Vida Ativa” para o Municipio de Mira
Abertas inscrições nas áreas de Inglês, Francês ou Alemão
O Instituto de Emprego e Formação Profissional promove, nas áreas de Inglês, Francês ou Alemão, ações de formação “Vida Ativa”, que poderão decorrer no Município de Mira, caso haja as inscrições necessárias para o efeito.
Cada uma destas formações terá uma carga horária de cem (100) horas e decorrerá no Edifico Mira Center, na Rua do Matadouro, em Mira.
Prevê-se que a formação possa ter início ainda em Novembro, ou no início de Dezembro do corrente ano. Funcionará em horário laboral, aos dias úteis, com uma duração de quatro horas por dia, em horário a estabelecer.
Os destinatários são desempregados inscritos no IEFP, com a habilitação mínima do 12.º ano de escolaridade e com idade máxima até os 29 anos.
Os participantes poderão beneficiar de apoios sociais de acordo com os normativos em vigor.
A abertura das referidas ações dependerá sempre do número de inscritos.
Os interessados poderão efetivar a sua inscrição no Gabinete de Inserção Profissional do Município Mira, no edifício Mira Center (rua do Matadouro / Mira), no horário útil do Municipio de Mira (9:00/13:00 – 14:00/17:00).
Mira Online | Novembro 17, 2016 às 8:29 am
_______________________________________________

Grammy Latinos são entregues hoje, com Mariza e Marco Rodrigues na corrida

Resultado de imagem para Grammy Latinos são entregues hoje, com Mariza e Marco Rodrigues na corrida

Os álbuns "Mundo", de Mariza, e "Fados do fado", de Marco Rodrigues, estão nomeados em diferentes categorias da 17.ª edição dos prémios Grammy Latinos, cujos vencedores são hoje conhecidos, nos Estados Unidos.

A cerimónia de entrega dos galardões aos vencedores, para os quais estão também nomeados vários músicos brasileiros, entre os quais Djavan, que recentemente atuou em Portugal, ou o tenor italiano Andrea Bocelli, realiza-se na Mobile Arena, na cidade norte-americana de Las Vegas.
Mariza e Marco Rodrigues já estiveram nomeados em anteriores edições: a intérprete de "Ó gente da minha terra", com o álbum "Terra" (2008), produzido por Javier Limón, que também produziu "Mundo", e Marco Rodrigues, pela participação no álbum "El alma del son - Tributo a Matamoros", do cubano Alain Perez, que esteve nomeado no ano passado.
"Mundo" foi editado em outubro de 2015 e marcou o regresso de Mariza a estúdio, cinco anos depois de "Fado tradicional".
Está nomeado na categoria de "Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa".
"Mundo", que já foi distinguido com o Prémio José Afonso, tem composições de Mário Pacheco, Rui Veloso, Tiago Machado, Jorge Fernando e Paulo de Carvalho, músicos que colaboraram com Mariza em álbuns anteriores, e poemas, entre outros, de Rosa Lobato de Faria, Cabral do Nascimento e Paulo Abreu Lima.
O álbum valeu a Mariza o Prémio de Melhor Artista, atribuído pela revista britânica Songlines.
Com o álbum de Mariza competem "Tropix", de Céu, "Troco likes", de Tiago Iorc, "Território conquistado", de Larissa Luz, e "Leve embora", de Thiago Ramil.
"Fados do fado", de Marco Rodrigues, está nomeado na categoria de "Melhor Álbum de Música Folclórica", a par de "En las Islas Canarias", do Grupo Mapeyé, "Gira", de Los Huayra, "En armonías colombianas", de Palo Cruza´O, e "Primavera", de Nahuel Pennisi.
O álbum foi produzido por Diogo Clemente -- que já trabalhou, por exemplo, com Mariza e Raquel Tavares-, e é "uma homenagem aos homens do fado, aos que cantaram o fado, sim, mas também aos que o compuseram e aos letristas que deram a palavra ao fado", como o fadista explicou à Lusa.
Marco Rodrigues venceu a Grande Noite do Fado em 1999, e recebeu o Prémio Revelação Amália Rodrigues em 2007.
Lusa
_____________________