sábado, 23 de maio de 2020

Pescadores dizem que ‘stock’ de sardinha está recuperado e querem pescar 30 mil toneladas este ano

Pescadores dizem que 'stock' de sardinha está recuperado e querem ...
Em nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa, a Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco (ANOPCERCO) afirma que os pescadores de Portugal e Espanha "tinham razão" e que o ‘stock’ de sardinha "está totalmente recuperado e é sustentável".
A associação que representa os armadores da pesca do cerco baseia esta conclusão em dados científicos recolhidos pela campanha de investigação PELAGO 2020, realizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em março, para aferir a quantidade de sardinha existente na costa portuguesa e golfo de Cádis, e cujos resultados foram apresentados aos pescadores numa videoconferência realizada durante o final da tarde e noite de sexta-feira.
"Os dados agora divulgados são excelentes e surgem na sequência de todos os dados positivos que as campanhas científicas realizadas em 2018 e em 2019, quer pelo IPMA, quer pelo Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO), vinham a evidenciar", revela o comunicado.
O documento acrescenta que "já está atingido [em 2020] o principal objetivo" do Plano Plurianual de Gestão e Recuperação do Stock de Sardinha Ibérica, que era o de alcançar, no início de 2023, daqui a aproximadamente três anos, nas águas atlânticas da Península Ibérica, um total de cerca de 270 mil toneladas de biomassa de sardinha com mais de um ano de idade.
"Os dados agora divulgados da campanha PELAGO 2020 apontam, para essa mesma área, um total de 385.202 toneladas de biomassa de sardinha com mais de um ano. Fantástico", assinala a ANOPCERCO.
Com efeito, de acordo com o relatório do IPMA a que a Lusa teve acesso, a biomassa de sardinha com mais de um ano de idade aumentou 153% em 2020 face a 2019 (de cerca de 152 mil toneladas para as 385 mil toneladas).
Com base nestes e noutros dados, os pescadores portugueses da pesca do cerco e as suas organizações de produtores manifestam-se "particularmente orgulhosos" em anunciar que o ‘stock’ da sardinha atlântica da Península Ibérica "foi claramente atingido e ultrapassado, depois de mais de 10 anos em que se situou abaixo daquele limite, tendo atingido o seu mínimo em 2015 com 117.929 toneladas".
"Para nós, o facto de já em 2020 se ter transposto largamente o objetivo do Plano Plurianual de Gestão e Recuperação do Stock de Sardinha Ibérica, previsto para 2023, é a prova clara que os sacrifícios feitos pelo setor nos últimos cinco anos deram resultado e que contribuíram para que a sardinha ibérica atingisse os objetivos de sustentabilidade" preconizados pela União Europeia, refere a ANOPCERCO.
Já sobre o despacho governamental publicado na sexta-feira, que anuncia a reabertura da pesca da sardinha no período compreendido entre 01 de junho e 31 de julho, com um limite de descargas de capturas com a arte de cerco de 6.300 toneladas em Portugal - o que corresponde, segundo a ANOPCERCO, a um total ibérico de 9.500 toneladas - a associação de produtores diz que "esta limitação assume um caráter meramente indicativo".
"Os dados que agora foram divulgados [pelo IPMA] permitem assegurar a possibilidade de, em 2020, serem capturadas mais de 30.000 toneladas de sardinha pelas frotas de Portugal e de Espanha", defende.
Nesse sentido, a ANOPCERCO diz esperar que a comunidade científica e o Governo "promovam com rapidez e com clareza a qualidade dos dados agora divulgados pelo IPMA, por forma a eliminar de uma vez por todas o conjunto de teses catastrofistas que foram largamente difundidas e que se encontram totalmente desajustadas da situação atual do recurso sardinha ibérica nas águas atlânticas".
Na nota, a organização representativa dos produtores sustenta ainda que o momento atual é "de grande orgulho e de satisfação", saudando e agradecendo o "forte empenho" do Governo e do IPMA na realização da investigação "que permitiu a obtenção de dados tão importantes para o futuro da pesca da sardinha em Portugal".
A ANOPCERCO agradece, igualmente, à tripulação do cruzeiro científico, à equipa técnica que o acompanhou e aos mestres e tripulantes das três embarcações de pesca que colaboraram na campanha científica PELAGO 2020, que “ficará na história como a campanha que validou a total recuperação e a sustentabilidade da sardinha ibérica".
Lusa

Presidente da República favorável a prolongamento do ‘lay-off’

Marcelo favorável ao prolongamento do lay-off - JN
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje o prolongamento do 'lay-off' simplificado por "mais meses", apontando que, se houver meios, "quanto mais tempo" a medida vigorar, "melhor", para evitar despedimentos.
"Se se quer realmente dar tempo e permitir um fôlego maior para impedir que quem está em 'lay-off' passe, em números significativos, para o desemprego, se o Governo consegue obter meios, e tem meios disponíveis para prolongar o 'lay-off' por mais algum tempo, quanto mais tempo melhor, porque estas retomas são sempre muito difíceis", disse o chefe de Estado aos jornalistas.
Marcelo Rebelo de Sousa visitou hoje as instalações do Banco Alimentar contra a Fome, em Lisboa, tendo feito uma contribuição através da Internet.
"Esta ideia de que fecha uma parte, pequena que seja, da economia, e reabre daí a três meses como se nada tivesse acontecido, isso é ficção, isso não existe", advertiu.
Por isso, insistiu que, "se houver disponibilidade para prolongar o 'lay-off' por mais meses, isso é bom, nem que seja num modelo diferente".
"É bom porque permite que esta retoma, que vai ser difícil, possa ser feita com mais tempo à frente", defendeu o Presidente.
Questionado se já tem conhecimento do plano do Governo nesta matéria, Marcelo Rebelo de Sousa disse que não porque "ainda não foi aprovado".
Lusa

AVEIRO |Requalificação da Rua Almirante Cândido dos Reis

Imagem Litoral Centro

Nos próximos dias terá inicio a obra de requalificação da Rua Almirante Cândido dos Reis, uma nova intervenção da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) na valorização do espaço público, com o aumento do espaço dedicado ao peão, a reorganização do estacionamento e a reconfiguração do arruamento, além da requalificação da rede de drenagem de águas pluviais e da renovação da infraestrutura de iluminação pública.
A obra, adjudicada à empresa Manuel Francisco de Almeida, S.A., representa um investimento Municipal de 409.444,11€, e terá início no troço entre a Rua de Viseu e a Rua de Sá.
Localizada entre a antiga Estação da CP e a sede da GNR / Quartel de Sá, a intervenção cuidará de aumentar e melhorar os espaços destinados à circulação pedonal e aplicação de pavimentos tácteis em zonas de atravessamento rodoviário, como auxílio à mobilidade de pessoas invisuais.
O mobiliário urbano será também alvo de substituição, em coordenação com o projeto “Rua Verde” do “Viva a Cidade”, numa operação de envolvimento direto dos Cidadãos que vai criar áreas de convívio, de descanso e interação entre residentes e trabalhadores dos espaços comerciais adjacentes, com o objetivo de criar áreas de vizinhança partilhada e interajuda.


Prossegue assim o investimento regular distribuído por todo o Município, devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação das infraestruturas rodoviárias existentes e fazendo o aproveitamento dos fundos comunitários disponíveis no Portugal 2020, através do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro (PEDUCA), gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos.

Moçambique | PGR arrasa Sociedade Civil que advoga extradição de Chang para os EUA, onde está o “sentido patriótico e de soberania moçambicana”

Foto da Assembleia da República
No iniciou do seu 2º e último mandato Beatriz Buchili passou ao ataque e nesta quinta-feira (21) arrasou com as organizações da Sociedade Civil que tem feito campanha, nacional e internacional, para que o antigo ministro das Finanças que assinou as dívidas ilegais seja extraditado para o Estado Unidos da América (EUA), onde as autoridades judiciais deixaram claro que não tem jurisdição sobre o caso. Na plenária da Assembleia da República a Procuradora-Geral da República questionou onde está o “sentido patriótico e de soberania moçambicana”.

Após clarificar os motivos pelos quais o Ministério Público está a empenhado e vai continuar “a envidar esforços para que Manuel Chang seja extraditado para Moçambique, para o esclarecimento do processo da dívida pública”, a guardiã da legalidade passou ao ataque: “É curioso ainda que tenhamos activistas moçambicanos que se manifestam aqui, mas estão também em outras jurisdições à favor de uma outra decisão das autoridades daquele país e nada fazem, por exemplo, para persuadir aqueles países a cooperarem com as autoridades moçambicanas nos termos das leis e das convenções internacionais, e não só activistas, até deputados temos”, em alusão aos Estados Unidos da América, Reino Unido e África do Sul.

“Será que o interesse destes compatriotas é mesmo ver esclarecido o caso e ver o Estado moçambicano ressarcido? Ademais, esses mesmos compatriotas não são capazes de fazer a mesma pressão aos países em que solicitamos informações há sensivelmente 2 anos para alimentar os processos em curso nas nossas instituições judiciárias garantindo-se desta forma a celeridade e a justiça que como sociedade moçambicana todos clamamos”, questionou.

A Procuradora-Geral da República desmascarou a falácia de organizações como o Fórum de Monitoria do Orçamento e o Centro de Integridade Pública, “estes compatriotas continuam a divulgar que os Estados Unidos tem jurisdição e que o nosso processo foi instaurado à posteriori, quando na verdade o que tudo indica é que o processo americano foi instaurado e alimentado com base em elementos contidos nos pedidos de cooperação nos fóruns a que nos submetemos no âmbito da instrução preparatória do nosso processo, através do Relatório da Kroll que foi o Ministério Público moçambicano quem o fez, e nós não publicamos o relatório definitivo porque o processo ainda continua em instrução preparatória”.

“Paradoxalmente estes activistas exigem celeridade no esclarecimento do processo em Moçambique, será que estamos todos comprometidos com o esclarecimento célere deste caso que tem impacto muito grande para o povo moçambicano? No nosso entender, Excelências, o exercício da cidadania no caso em apreço, traduzir-se-ia numa pressão no sentido da presença do arguido Manuel Chang e dos elementos solicitados às jurisdições estrangeiras na justiça moçambicana, para garantir a sua responsabilização, nos termos da nossa lei”, sugeriu Beatriz Buchili.

A guardiã da legalidade questionou: “Onde está o nosso sentido patriótico e de soberania moçambicana, qual é a nossa contribuição como cidadãos moçambicanos no fortalecimento das instituições do nosso país? As mesmas organizações que evocam falta de credibilidade das instituições judiciarias moçambicanas submeteram ao mesmo tempo pedidos ao Conselho Constitucional que foram deferidos à favor das suas pretensões e já não contestam a credibilidade deste órgão judiciário moçambicano, claramente estamos perante uma grande incongruência”.

De acordo com a Procuradora-Geral da República se a decisão da Justiça da África do Sul “for no sentido de extraditar Manuel Chang para os Estados Unidos, o mesmo poderá ser restituído à liberdade a semelhança de Jean Boustani (acusado de arquitectar um esquema fraudulento em torno das dívidas ilegais mas que foi declarado inocente nos EUA) e desta forma enfrentamos as mesmas dificuldades com que nos deparamos na responsabilidade deste, comprometendo, ainda mais, a celeridade processual”.

O lado obscuro das energias alternativas

A China se arvora em líder da revolução das ‘energias limpas’. Mas na realidade se desinteressa da poluição, e vem batendo recordes de contaminação como em Baotou [fotos] — a Silicon Valley das “terras raras”. Linfen é a cidade mais poluída do mundo.
Ela está rodeada de minas responsáveis por buracos gigantescos, lagos putrefatos e cidades geradoras de câncer, as quais são ignoradas pela mídia — a mesma mídia que se levanta de modo radical contra as fontes de energia utilizadas no Ocidente.
É impossível aproximar-se das referidas minas, e os guardas expulsam os jornalistas e destroem suas câmeras. Mas a ONU, o Vaticano e a grande mídia incensam o ditador marxista Xi Jinping como salvador do clima planetário.
O jornalista francês Guillaume Pitron, especializado no “comunismo verde” de Pequim, constata que o mundo “se jogou na fauce do dragão chinês”.
ABIM

Figueiró dos Vinhos | Equipa de Combate a Incêndios dos Bombeiros Voluntários tem nova base de operações


A Unidade Local de Formação dos Bombeiros de Figueiró dos Vinhos é, desde 15 de maio, a base de acolhimento das equipas de Combate a Incêndios no concelho.

O edifício, localizado no Cabeço do Peão, foi remodelado numa parceria conjunta dos Bombeiros com a Câmara Municipal, mediante a instalação de uma cozinha e refeitório e ainda apetrechamento do espaço com internet, mobiliário, equipando-o também, com dormitórios femininos e masculinos, bem como balneários melhorados e adaptados às necessidades.

A implementação deste local como base operacional das Equipas de Combate a Incêndios Rurais acontece após o início da época de incêndios e a consequente ativação, pela Associação Humanitária de Bombeiros de Figueiró dos Vinhos, do Plano de Contingência Coronavírus - COVID-19 para aquela Unidade de Formação, seguindo, deste modo, as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e as diferentes normas e procedimentos de contingência COVID-19 das diferentes Entidades que prestam serviço durante o período do DECIR – 2020 (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais do ano de 2020).

Assim, no sentido de salvaguardar a prestação contínua dos diferentes serviços do Corpo de Bombeiros, bem como a segurança e a saúde dos seus elementos, existirão dois locais de operações, sendo o Quartel dos Bombeiros a base operacional das Equipas de Emergência Médica, mais expostas a possíveis contágios, enquanto que na Unidade Local de Formação estarão as Equipas de Combate a Incêndios.

Esta situação, que se prolongará, pelo menos, até ao final oficial da Época de Incêndios, a 15 de Outubro, advém de uma altura excecional provocada pela doença COVID-19, onde vigora a necessidade suprema de proteger não só os cidadãos, mas também todos aqueles que estão nas duas maiores frentes de batalha no nosso concelho, os Bombeiros.

Câmara Municipal limpa e valoriza o Rio Águeda

Intervenção promovida pela Autarquia decorreu esta semana e o espelho de água pode agora ser apreciado.


A Câmara Municipal de Águeda procedeu, esta semana, à limpeza e remoção de sedimentos e detritos acumulados ao longo do inverno no Rio Águeda. 

De acordo com o Plano de Gestão do Açude, só após o dia 15 de maio é possível encher o açude insuflável, respeitando as boas práticas ambientais e os ciclos migratórios das principais espécies que ocorrem no Rio Águeda. Neste âmbito, e seguindo as regras de sustentabilidade ambiental e o planeamento do Município, foi feita uma intervenção de limpeza no canal secundário do Rio Águeda, reperfilando e regularizando o leito, removendo detritos e resíduos, acumulados durante o último inverno. 

“Este processo é devidamente pensado, planeado e estruturado pela Câmara de Águeda, executado pelos seus colaboradores, em estreita obediência pelas exigências ambientais, com rigor e profissionalismo”, frisou Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, salientando que o rio “está de novo maravilhoso, com águas límpidas”. 

Hoje, Águeda valoriza os seus recursos hídricos, assinalando desta forma simbólica o Dia da Biodiversidade, que celebra a 22 de maio.

calendário para o resto da I Liga…

Visão | Bola ao centro: 20 sítios para ver os jogos decisivos da ...

Portimonense-Gil Vicente fazem as honras da reabertura do campeonato com encontro agendado para o dia três de junho em Portimão às 19h. No mesmo dia joga o FC Porto, SL Benfica e Sporting CP só vão a jogo no dia quatro. Veja aqui o calendário do regresso da Liga NOS.
Jornada 25

Quarta-feira, 3 de junho
Portimonense - Gil Vicente FC, 19h00 - Sport TV
FC Famalicão - FC Porto, 21h15 - Sport TV
Quinta-feira, 4 de junho
Marítimo M. - Vitória FC, 19h00 - Sport TV
SL Benfica - CD Tondela, 19h15 - BTV
Vitória SC - Sporting CP, 21h15 - Sport TV
Sexta-feira, 5 de junho
Santa Clara - SC Braga, 19h00 - Sport TV
CD Aves - Belenenses, 21h15 - Sport TV
Sábado, 6 de junho
Boavista FC - Moreirense FC, 21h15 - Sport TV
Domingo, 7 de junho
Rio Ave FC - FC Paços de Ferreira, 21h00 - Sport TV
Jornada 26
Terça-feira, 9 de junho
Gil Vicente FC - FC Famalicão, 21h00 - Sport TV
Quarta-feira, 10 de junho
Vitória FC - Santa Clara, 17h00 - Sport TV
Portimonense - SL Benfica, 19h15 - Sport TV
FC Porto - Marítimo M., 21h30 - Sport TV
Quinta-feira, 11 de junho
Belenenses - Vitória SC, 19h00 - Sport TV
CD Tondela - CD Aves, 21h15 - Sport TV
Sexta-feira, 12 de junho
Moreirense FC - Rio Ave FC, 19h00 - Sport TV
Sporting CP - FC Paços de Ferreira, 21h15 - Sport TV
Sábado, 13 de junho
SC Braga - Boavista FC, 21h00 - Sport TV
Jornada 27
Segunda-feira, 15 de junho
Marítimo M. - Gil Vicente FC, 19h00 - Sport TV
Terça-feira, 16 de junho
Santa Clara - Portimonense, 19h00 - Sport TV
CD Aves - FC Porto, 21h15 - Sport TV
Quarta-feira, 17 de junho
FC Paços de Ferreira - Belenenses, 19h00 - Sport TV
Rio Ave FC - SL Benfica, 21h15 - Sport TV
Quinta-feira, 18 de junho
Boavista FC - Vitória FC, 19h00 - Sport TV
Sporting CP - CD Tondela, 21h15 - Sport TV
Sexta-feira, 19 de junho
Vitória SC - Moreirense FC, 19h00 - Sport TV
FC Famalicão - SC Braga, 21h15 - Sport TV
Jornada 28
Domingo, 21 de junho
Gil Vicente FC – CD Aves, 21h00 – Sport TV
Segunda-feira, 22 de junho
Portimonense – Marítimo M., 21h00 – Sport TV
Terça-feira, 23 de junho
Vitória FC – Rio Ave FC, 19h00 – Sport TV
SL Benfica – Santa Clara, 19h15 – BTV
FC Porto – Boavista FC, 21h15 – Sport TV
Quarta-feira, 24 de junho
CD Tondela – FC P. Ferreira, 19h00 – Sport TV
Moreirense FC – FC Famalicão, 21h15 – Sport TV
Quinta-feira, 25 de junho
SC Braga – Vitória SC, 21h00 – Sport TV
Sexta-feira, 26 de junho
Belenenses – Sporting CP, 19h15 – Sport TV*
Jornada 29
Domingo, 28 de junho
Boavista FC – Santa Clara, 21h00 – Sport TV
Segunda-feira, 29 de junho
CD Aves – Moreirense FC, 17h00 – Sport TV
Marítimo M. – SL Benfica, 18h00 – Sport TV
FC P. Ferreira – FC Porto, 21h15 – Sport TV
Terça-feira, 30 de junho
FC Famalicão – Portimonense, 17h00 – Sport TV
Vitória SC – Vitória FC, 19h15 – Sport TV
Rio Ave FC – SC Braga, 21h15 – Sport TV
Quarta-feira, 01 de julho
Belenenses – CD Tondela, 19h00 – Sport TV
Sporting CP – Gil Vicente FC, 21h15 – Sport TV
Jornada 30
Sexta-feira, 03 de julho
Santa Clara – Marítimo M., 19h15 – Sport TV*
Sábado, 04 de julho
Vitória FC – FC P.Ferreira, 17h00 – Sport TV
Portimonense – Vitória SC, 19h15 – Sport TV
SL Benfica – Boavista FC, 21h15 – BTV
SC Braga – CD Aves, 21h30 – Sport TV
Domingo, 05 de julho
Gil Vicente FC – Rio Ave FC, 17h00 – Sport TV
CD Tondela – FC Famalicão, 19h15 – Sport TV
FC Porto – Belenenses, 21h30 – Sport TV
Segunda-feira, 06 de julho
Moreirense FC – Sporting CP, 21h00 – Sport TV
Jornada 31
Quarta feira, 8 de julho
CD Aves – Vitória FC, 19h00 – Sport TV
Boavista FC – Marítimo M., 21h15 – Sport TV
Quinta-feira, 9 de julho
Rio Ave FC – Portimonense, 17h00 – Sport TV
CD Tondela – FC Porto, 19h15 – Sport TV
FC Famalicão – SL Benfica, 21h30 – Sport TV
Sexta-feira, 10 de julho
Vitória SC – Gil Vicente FC, 17h00 – Sport TV
Sporting CP – Santa Clara, 19h15 – Sport TV
FC P. Ferreira – SC Braga, 21h30 – Sport TV
Sábado, 11 de julho
Belenenses – Moreirense FC, 19h15 – Sport TV
Jornada 32
Segunda-feira, 13 de julho
Marítimo M. – Rio Ave FC, 19h00 – Sport TV
Vitória FC – FC Famalicão, 21h15 – Sport TV
Terça-feira, 14 de julho
Santa Clara – CD Aves, 17h00 – Sport TV
Portimonense – Boavista FC, 19h15 – Sport TV
Gil Vicente FC – CD Tondela, 21h30 – Sport TV
SL Benfica – Vitória SC, 21h30 – BTV
Quarta-feira, 15 de julho
Moreirense FC – FC P. Ferreira, 17h00 – Sport TV
SC Braga – Belenenses, 19h15 – Sport TV
FC Porto – Sporting CP, 21h30 – Sport TV
Jornada 33
Sábado, 18 de julho
Rio Ave FC – Santa Clara, 19h00 – Sport TV
FC Famalicão – Boavista FC, 21h15 – Sport TV
Domingo, 19 de julho
Belenenses – Gil Vicente FC, 19h00 – Sport TV
Vitória SC – Marítimo M., 21h15 – Sport TV
Segunda-feira, 20 de julho
FC P. Ferreira – Portimonense, 17h00 – Sport TV
CD Tondela – SC Braga, 19h15 – Sport TV
FC Porto – Moreirense FC, 21h15 – Sport TV
Terça-feira, 21 de julho
Sporting CP – Vitória FC, 19h00 – Sport TV
CD Aves – SL Benfica, 21h15 – Sport TV
A potencialmente explosiva 34.ª e última jornada, com um Benfica-Sporting e um SC Braga-FC Porto, está, provisoriamente, agendada para as 16:00 do dia 26 de julho, um domingo.

Madremedia / Bancada

Canelas 2010 vai ser comprado por apoiante do Chega – que vai liderar o clube com Fernando Madureira

Canelas 2010 vai ser comprado por apoiante do Chega - que vai ...
O clube gaiense vai ser comprado e passar a ser liderado por uma SAD, maioritariamente detida pelo luso-americano Caesar DePaço, empresário com ligações ao Chega. Fernando Madureira fará parte da direção do Canelas.O namoro não é de agora. Desde dezembro de 2019, altura em que o milionário luso-americano Caesar DePaço conheceu Fernando Madureira, líder dos Super Dragões e capitão do Canelas 2010, que a relação entre o empresário, dono da multinacional americana Summit Nutritionals, empresa de matérias-primas da indústria farmacêutica e alimentar, o 'Macaco' e o Canelas 2010 começou a florescer.
A amizade deu-se pelo intermédio de José Lourenço, vice-presidente da Distrital do Chega no Porto e conselheiro de DePaço, até esta semana cônsul honorário de Portugal em Palm Cost, em Miami, posição da qual foi exonerado, a seu próprio pedido, conta o Expresso [artigo exclusivo para assinantes].
"Ficou entusiasmado com a mística do FC Porto e a entrega dos jogadores do Canelas. Foi o que o levou a investir na equipa que, com um plantel profissional, terá capacidade de jogar nas provas da Liga", diz Fernando Madureira ao semanário.
O Canelas 2020, recorde-se, é uma equipa do Campeonato de Portugal que esta temporada fez história ao alcançar os quartos-de-final, onde tombou aos pés do Académico de Viseu.
Depois de conseguir acordos de patrocínio com a equipa de boxe do FC Porto, clube de que é adepto, e com o emblema gaiense, com a Summit Nutritionals a ser exibida nas camisolas do emblema da série B do Campeonato Nacional, o empresário assumiu, no final de abril, a ambição de profissionalizar o clube.
Agora, já se conhecem os pormenores e a oficialização pode estar por dias.
Segundo o Expresso, que cita o líder dos Super Dragões, salientando que as negociações não estão completamente fechadas, o clube vai levar a constituição da SAD à próxima Assembleia-Geral de sócios do Canelas, em junho, em que será apresentado um conselho de administração liderado por Caesar DePaço que será sócio maioritário. Fernando Madureira ficará com 39% e o clube com os restantes 10%, o mínimo exigido nos estatutos.

Onde a política e o futebol (não) se encontram

“Conheço-o não do partido mas por ser um grande portista, como o senhor cônsul”, diz o capitão do emblema gaiense, salientando ao Expresso que "o meu único partido é o Porto, mas as pessoas são livres de pertencerem aos partidos que quiserem".
A ligação de DePaço a André Ventura, deputado do Chega, saltou para a esfera pública em fevereiro quando o empresário apareceu no polémico jantar do partido no Hard Club, no Porto, onde foi denunciada uma saudação nazi por um membro do partido, e onde chegou debaixo de grande aparato, acompanhado por José Lourenço e pugilistas do Porto.
Segundo o jornal O Jogo, Caesar DePaço assume-se como apartidário. No entanto, o luso-americano, natural da Madalena do Pico, no arquipélago dos Açores, na mesma notícia, é apontado como tendo sido uma espécie de intermediário numa tentativa de internacionalização do Chega.
Madremedia

Ministério garante pagamento a enfermeiros infetados com Covid-19

Ministério garante pagamento a enfermeiros infetados com Covid-19 ...
Vários enfermeiros ficaram sem ordenado depois de terem ido para casa cumprir quarentena. Esta noite, depois de a Renascença ter revelado as suas histórias, o Governo prometeu acelerar os processos.

Vão finalmente ser pagos, na próxima semana, os enfermeiros que contraíram a Covid-19, entraram em quarentena e ficaram sem qualquer tipo de rendimento.
A notícia foi confirmada à Renascença esta noite pela bastonária da Ordem dos Enfermeiros, de quem partiu a denúncia original.
Ana Rita Cavaco ainda está a tentar que o pagamento seja feito a 100%, mas pelo menos 70% já estão garantidos para os casos concretos que foram denunciados.
A garantia terá sido dada a Ana Rita Cavaco pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.
“Respeitante aos casos que enviámos ao Ministério da Saúde e que dizem respeito ao Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra, a informação que o secretário de Estado nos deu é que iam ser pagos durante a próxima semana”, diz Ana Rita Cavaco.
“Serão pagos, conforme dita a lei, a 70%, mas nós pedimos um regime de exceção, para nos casos de Covid-19, porque isto são tempos de exceção, que dite o pagamento a 100%. Essa situação ainda não está resolvida, mas pelo menos a 70% o secretário de Estado já confirmou.”
Para além dos casos de Coimbra, a Renascença revelou esta tarde também outros casos, incluindo de uma enfermeira do Hospital de Santo António. Ana Rita Cavaco diz que esses, e outros de que, entretanto, a Ordem teve conhecimento, vão ser coligidos e encaminhados para serem resolvidos também.
“Vamos enviar todos ao Ministério da Saúde, sabendo que efetivamente há uma grande boa-vontade do Ministério da Saúde, neste caso do secretário de Estado da Saúde, em resolver estas situações, porque percebem que não pode um enfermeiro ficar ou com zero de vencimento num mês, ou com 70 euros de vencimento num mês.”

Satisfação cautelosa

Esta sexta-feira a Renascença já tinha falado com três enfermeiros que estavam nesta situação. Um deles era Tiago Costa, que estava há um mês sem receber qualquer remuneração.
Contactado novamente pela Renascença, o enfermeiro aplaude a decisão. “Fico muito satisfeito pela intervenção feita pela nossa ordem e por isto ficar resolvido tão rapidamente. Ficámos todos muito contentes e até um pouco incrédulos como foi tudo tão fácil. Se calhar se tivesse sido assim desde o início isto nem se tinha colocado, mas ficamos todos contentes por saber que para a semana já recebemos.”
Ana Rita Mota, que também estava nessa situação, lamenta apenas que tenha sido preciso recorrer à comunicação social para exercer pressão.
“São ótimas notícias. Pena que às vezes seja necessário exercer pressões da Comunicação Social, neste caso, para que as situações se resolvam.”
“Os enfermeiros não precisam só de palmas, precisam também de algum apoio da sociedade em geral e é ótimo ouvir essas notícias, deixa-me muito mais tranquila e posso cumprir com as minhas obrigações no final deste mês, se efetivamente isso se confirmar”, afirma.
Pedro Mesquita / Filipe D´Avillez / RR

Queixas de violência doméstica vão “disparar” com o fim do confinamento

Queixas de violência doméstica vão “disparar” com o fim do ...
A Advogada Manuela Magalhães prevê uma onda de divórcios e consequentes regulações do poder parental até ao final do ano.O número de participações por violência doméstica baixou mais de 25% durante o confinamento, quer na estatística da PSP quer na da GNR. Mas “as denúncias vão disparar a partir do final do mês, com o regresso de muita gente do teletrabalho”, acredita o psicólogo da APAV Daniel Cotrim.
A opinião é partilhada por Carlos Poiares, especialista em psicologia criminal. “Os estilhaços da pandemia, em termos de violência no seio da família, vão surgir nos próximos meses”, defende o investigador.
Durante o período de confinamento, as vítimas foram obrigadas a viver num ambiente totalmente controlado pelo agressor, com a agravante de que muitas delas ficaram no desemprego ou em regime de lay-offf. “A vulnerabilidade económica agravou ainda mais a sua situação de risco e essa circunstância explica em parte a redução do número de participações”, diz ainda Daniel Cotrim.
O psicólogo da APAV releva que durante o confinamento, “grande parte das denúncias foi apresentada por vizinhos e amigos”, o que revela uma nova atitude da parte da sociedade, que já não tem medo de meter a colher entre marido e mulher. Daniel Cotrim admite que “são efeitos positivos” da campanha de informação feita pelo Governo.
A advogada Manuela Magalhães lembra o apelo feito pelo secretário-geral das Nações Unidas para que, durante a pandemia, os governos organizassem, em supermercados ou farmácias, formas de as mulheres poderem denunciar que estavam a ser alvo de violência. Esse apelo teve eco em países como a Argentina e Espanha, onde as mulheres podiam pedir um determinado tipo de máscara que era um sinal de alerta, mas não em Portugal. Aí pode estar uma explicação para o facto de, durante o confinamento, ter havido menos denúncias, ao contrário do que aconteceu noutros países, dentro e fora da Europa.
A advogada, que está ligada à associação Dignidade, acha que “vai haver um boom até ao final do ano de divórcios e consequentes regulações do poder parental”, por causa da tensão familiar acumulada durante o período de confinamento. Neste contexto, Manuela Magalhaes acusa os tribunais de ignorarem o superior interesse da criança e denuncia que “há juízes que obrigam as mães vítimas de violência doméstica a levar os filhos à cadeia, para visitarem o pai-agressor”.
Manuela Magalhães critica o facto de o Parlamento ter rejeitado dar o estatuto de vítima aos filhos que são colocados perante situações de violência doméstica. E acredita que “houve muitas crianças durante o período de confinamento que assistiram a situações gravíssimas dentro das suas residências”. Alerta ainda para “a situação de risco dos idosos do interior rural, onde as pessoas não denunciam os agressores que muitas vezes são os filhos que lhes ficam com a pensão, exercendo sobre eles violência física e psicológica”.
Joana Pinto Coelho, uma advogada também muito ligada às questões da violência doméstica, critica o sistema judicial “por não ter dado, durante o período de confinamento, uma especial atenção para os casos de agressões familiares e de violência parental”.
O especialista em psicologia criminal Carlos Poiares acusa os tribunais de “usarem e abusarem da pena suspensa para os autores dos crimes de violência doméstica, sem avaliarem o perfil do agressor”, que acaba por andar à solta a agredir a mulher. E por outro lado, diz, “os juízes tendem a não aplicar a prisão preventiva aos suspeitos, quando usam essa medida de coação a torto e a direito noutro tipo de crimes”.
A propósito do caso de Valentina, a menina de 9 anos que foi violentamente morta pelo pai, o psicólogo da APAV Daniel Cotrim diz que todos falhamos na deteção da situação de risco vivida por aquela criança, mas afirma que as comissões de proteção de crianças e jovens em risco arquivam demais, o que explica que “sejam mais os casos que reabrem, do que aqueles que iniciam”.
Declarações ao programa de Informação da Renascença “Em Nome da Lei” que vai para o ar este sábado. O programa é emitido às 13h, até ao final do mês, voltando em junho ao seu horário normal, as 12h. Pode ainda ouvir, em repetição, à meia noite.
Marina Pimentel / RR

Cientistas podem ter encontrado o gene da magreza

Pesquisadores de uma grande equipe internacional descobriram o gene do “come e não engorda” – aquele tipo que todo mundo conhece, que come tudo o que deseja, não frequenta a academia e continua supermagro.
Enquanto o estudo é preliminar, os mecanismos genéticos que ajudam essas pessoas a manter sua magreza têm o potencial de abrir novos caminhos para o tratamento da obesidade.

Encontrando o gene

Para encontrar esse gene, os cientistas vasculharam amostras de DNA e dados clínicos de mais de 47.000 indivíduos saudáveis da Estônia, com idades entre 20 e 44 anos.
“O biobanco da Estônia é único em seus detalhes. Analisamos os mapas genéticos de pessoas com um IMC [índice de massa corporal] abaixo de 18 e os comparamos com os de pessoas com peso normal e descobrimos a [variante genética] que se correlacionava com ser supermagro”, explicou um dos autores do estudo, Josef Penninger, professor de genética médica e diretor do Instituto de Ciências da Vida da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá).
A variante aparece no gene ALK, que produz uma proteína chamada de linfoma quinase anaplásico, envolvida no crescimento celular.
Os cientistas já sabiam que formas mutadas desse gene e proteína podiam estimular o desenvolvimento de tumores; elas já foram encontradas no câncer de pulmão de células não pequenas, no linfoma anaplásico de grandes células e em um tipo de câncer cerebral conhecido como neuroblastoma.

Testando novas funções do gene

A descoberta recente, no entanto, sugeriu que uma mutação diferente do mesmo gene poderia desempenhar um papel na magreza ou na resistência ao ganho de peso.
Para testar essa hipótese, os pesquisadores analisaram a função do ALK em ratos e moscas.

Por exemplo, no caso dos ratos, a equipe os alimentou com uma espécie de “dieta Mc Donald’s”, e aqueles sem o gene ficaram magros, enquanto o resto ficou obeso.
Os cientistas concluíram que deletar o gene resultava em versões supermagras dos animais. Além disso, os resultados também indicaram que o ALK instruía tecidos gordurosos a queimar mais gordura dos alimentos.

Próximos passos

Os achados são promissores, mas os cientistas destacam que a variação genética associada a um baixo IMC em indivíduos é uma ligação “modesta” e não robusta, de forma que mais investigações são necessárias.
As boas notícias são que estudos anteriores em populações maiores já mostraram sinais de um link entre peso corporal e essa parte do genoma, e é improvável que a variação exista apenas em estonianos.
Por fim, é bastante possível analisar a função do ALK em seres humanos em breve.
“Se você pensar bem, é realista podermos desligar o ALK e reduzir sua função para ver se ficamos magros. Inibidores de ALK já são usados em tratamentos contra o câncer. Poderíamos inibir o ALK e, na verdade, tentaremos fazer isso no futuro”, afirmou Penninger.

Por Natasha Romanzoti, em 22.05.2020
hypescience

Cloroquina: novo estudo em 100 mil pacientes acaba com as dúvidas sobre sua eficácia

Um novo estudo com quase cem mil pacientes de Covid-19 não mostrou qualquer benefício no tratamento com medicamentos antivirais cloroquina e hidroxicloroquina e, na realidade, aumentou a probabilidade de que morressem no hospital.
Hidroxicloroquina e cloroquina são comumente usados no tratamento da artrite e malária, mas figuras públicas em seus pronunciamentos, incluindo o presidente do Brasil – Jair Bolsonaro – anunciou a fabricação em massa do medicamento e sua aplicação pelo SUS.
A cloroquina pode produzir efeitos colaterais que podem ser graves como arritmia cardíaca.
Os autores de um novo estudo publicado sexta-feira na revista científica The Lancet disseram ter observado que tanto a cloroquina quanto a hidroxicloroquina não tiveram efeito positivo no tratamento de pacientes hospitalizados por coronavírus.
Ao analisarem os prontuários de 96 mil pacientes tratados em centenas de hospitais, eles confirmaram que a administração destas drogas realmente aumenta o risco de óbito.
Eles também chegaram a comparar quatro diferentes grupos: pacientes tratados exclusivamente com hidroxicloroquina, aqueles tratados com cloroquina e também dois grupos que receberam os mesmos medicamentos combinados com antibióticos.
A comparação foi feita também com um grupo controle: pacientes que não receberam nenhum destes tratamentos.
Cerca de 9% dos pacientes no grupo de controle foram a óbito. Dos que foram tratados apenas com hidroxicloroquina ou apenas com cloroquina, 18% e 16,4%, respectivamente, morreram.
O grupo que recebeu cada droga juntamente com antibióticos teve taxas de óbito ainda maiores: 22,8% (cloroquina) e 23,8% (hidroxicloroquina).
Os autores concluíram que a cloroquina e hidroxicloroquina aumentam o risco de morte dos pacientes de Covid-19 em 45% em comparação a problemas de saúde subjacentes.
“O tratamento com cloroquina ou hidroxicloroquina não beneficia pacientes com Covid-19”, afirmou Mandeep Mehra, o principal autor deste estudo e diretor do Brigham and Women’s Hospital Center for Advanced Heart Disease, em Boston, EUA.
“Em vez disso, nossas descobertas sugerem que pode estar associado a um risco maior de problemas cardíacos graves e aumento do risco de morte”.
O ministro da Saúde do Brasil recomendou na quarta-feira o uso de cloroquina e hidroxicloroquina para tratar até casos leves de Covid-19. Apesar do entusiasmo de Bolsonaro em usar a cloroquina para o tratamento com Covid-19, além do medicamento não ser benéfico ele piora significativamente as chances de sobrevivência dos pacientes.
A Grã-Bretanha encomendou 35 milhões de libras (R$ 237 milhões) em hidroxicloroquina, apesar de inúmeros estudos mostrarem sua ineficácia no tratamento do Covid-19.

“Vários países defenderam o uso de cloroquina e hidroxicloroquina, isoladamente ou em combinação, como tratamentos potenciais para o Covid-19”, disse Frank Ruschitzka, diretor do Centro do Coração do Hospital Universitário de Zurique que foi co-autor do estudo.
“Agora sabemos em nosso estudo que a chance de que esses medicamentos melhorem os resultados no Covid-19 é muito baixa”

Por Marcelo Ribeiro, em 22.05.2020
hypescience

Vagos investe forte no relançamento económico

CM Vagos / Núcleo Empresarial de Vagos
O Município e o Núcleo Empresarial de Vagos, em conjunto, gizaram um conjunto de medidas no sentido da revitalização do tecido económico do concelho numa perspetiva global que vai do produtor até ao consumidor final, num esforço financeiro do município na ordem dos 100.000 euros.

Tendo em conta as fortes consequências provocadas pelo impacto da pandemia COVID-19 no tecido social e económico do concelho de Vagos, o Município estabeleceu uma parceria com o Núcleo Empresarial de Vagos no sentido da criação de um pacote de medidas-estímulo para a economia vaguense.
Depois de, na Fase de Combate e na Fase de Mitigação, o Município de Vagos ter elencado um assinalável rol de medidas tendentes, sobretudo, a proteger a população, autoridades e instituições do impacto inicial da pandemia, em linha com o caminho que ia sendo seguido por Governo e Direção-Geral da Saúde, é agora o momento de impulsionar o tecido económico para que a engrenagem possa ir retomando a sua dinâmica.
Nesta medida, o plano de ação comporta todo o tecido económico do concelho, colocando o seu foco voltado para o setor que mais fustigado está a ser pela pandemia: o comércio local. Nessa perspetiva, Município de Vagos e NEVA traçaram um roteiro de apoio que vai desde o produtor até ao consumidor final, tendo sido construído com base no conhecimento que ambas as entidades têm das dificuldades que estão a ser sentidas pelos agentes económicos no terreno. Este programa irá conter as seguintes medidas de apoio:
  • Isenção do pagamento dos serviços e espaços de incubação às Empresas e Ideias de Negócio dos utentes da Incubadora de Empresas de Vagos (IEVA) – Pólo IERA, de maio até julho.
  • Isenção do pagamento, pelo mesmo período da Taxa de Ocupação de Espaço Público, nomeadamente no que diz respeito a esplanadas de restaurantes, cafés e similares.
  • Elaboração de uma Plataforma de apoio ao comércio local para que os comerciantes possam de uma forma mais simples e direcionada aceder às informações que necessitam, assim como o consumidor final ter a possibilidade de rapidamente poder aceder ao produto ou serviço que pretende;
  • Fornecimento de Equipamento de Proteção Individual para todo o comércio vaguense.
  • Isenção de pagamento das Taxas de Higiene Pública, com relação à captura de animais errantes, alojamento, alimentação, entre outros;
  • Isenção do pagamento de taxa de publicidade como forma de apoio à atividade económica;
  • Isenção do pagamento das taxas inerentes à utilização do Mercado Municipal de Vagos e do Mercado do Peixe da Praia da Vagueira;
  • Prorrogação das licenças de obras de urbanização, licença especial para conclusão de obras inacabadas e prorrogação dos prazos de Comunicação Prévia;
  • Prorrogação do prazo das licenças de obras de edificação, prorrogação do prazo de licença para acabamentos, licença especial para conclusão de obras inacabadas, prorrogações dos prazos de Comunicação Prévia e Comunicação Prévia para acabamentos;
  • Isenção do pagamento de taxas de vistoria ao Alojamento Local;
  • Devolução das importâncias pagas em 2020, relativamente à ocupação de espaço público, Mercado Municipal de Vagos e Mercado do Peixe da Praia da Vagueira, bem como com relação à publicidade;
  • Redução em 50% o valor da caução para garantia de preservação dos pavimentos e do passeio na frente urbana do terreno onde se pretende edificar;
  • Criação de uma Campanha de Auxílio à Economia Local que contempla uma forte abordagem motivacional ao orgulho de ser vaguense, com o intuito de promover os nossos produtos e que eles possam ser adquiridos pelas nossas gentes. Com este objetivo em mente irá ser realizado um vídeo, colocadas mensagens de sensibilização em Mupis, Outdoors, flyers e cartazes. Esta campanha será promovida também em todas as plataformas online do município, assim como nos diversos OCS do concelho, que nesta fase também se debatem com dificuldades inerentes à pandemia COVID-19.
Através deste vasto pacote de medidas, o concelho de Vagos irá apoiar o comércio local por forma a que o período de retoma da economia local seja o mais efetivo possível, para que Vagos continue a ser “Até onde queremos ir”.