sexta-feira, 29 de junho de 2018

As próximas actividades a realizar pela ADASCA em Aveiro


SE O LEITOR É DOS QUE ACREDITA QUE A

UNIÃO FAZ A FORÇA, AJUDE A PARTILHAR ESTA

CAMPANHA COM OS SEUS AMIGOS

Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online
INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Bem-vindo ao Litoral Centro. Assine. Não custa nada.
Consigo é possível! Siga as indicações que forem surgindo.
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online
editorlitoralcentro@gmail.com

_____________________________

Sessões de colheitas de sangue a realizar no mês de Julho vão decorrer nas seguintes datas e horários:
- Dias 7, 14 e 28 das 9 às 13 horas, (Sábados)
- Dias 4, 11, 18, 20 (6ª. feira) e 25 de Julho das 15 às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
O Posto Fixo fica localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.


No IPDJ de Aveiro Exposição “Arte a 4 Mãos”, de Carminda Ribau e Fernanda Tavares


No IPDJ – Aveiro vai estar patente a Exposição “Arte a 4 Mãos”, de Carminda Ribau e Fernanda Tavares, de 3 a 27 julho - das 9h00 às 18h00 (dias úteis).

O objectivo desta exposição é sensibilizar e motivar, jovens e a comunidade, para a arte, nomeadamente artesanato.

Carminda Ribau, natural da Gafanha da Nazaré, Licenciada em Educação de Infância, trabalha como assistente operacional num Jardim de Infância.
Desde pequena que o gosto pelas linhas e tecidos a acompanhou; mais tarde a curiosidade despertou o interesse por fazer formação em várias técnicas e o gosto aumentou.
Começou com a técnica do guardanapo, reutilização e reciclagem de materiais, casca de ovo, aplicação de tecido em t-shirts, fraldas e outros acessórios.
Participou no Festival de Bacalhau com um espaço de exposição na tenda do artesanato.
Vai expor: caixas de madeira, frascos, molduras e telhas aplicando a técnica de pintura, casca de ovo e decoupage.

Fernanda Tavares, natural de Cacia, trabalha como assistente operacional num Jardim de Infância.
Quando era adolescente estudou num Colégio e teve aulas de lavoures o que lhe despertou o interesse pelos trabalhos manuais; mais tarde começou a fazer colares de trapilho e as encomendas começaram a surgir aumentando assim, o gosto por fazer mais e sempre mais.
Com o passar do tempo foram surgindo outras ideias e foi fazendo coisas diferentes: anéis, pulseiras, colares etc.
A divulgação dos seus trabalhos, foi sempre feita, entre amigos e amigos dos seus amigos.
Vai expor: bijuteria, porta-chaves e porta-moedas.
 
Particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações na Loja Ponto JA do IPDJ de Aveiro ou consultar o Portal da Juventude em: www.juventude.gov.pt.

Eu, Psicóloga | Qual o perfil do psicólogo? Essa profissão tem a ver com você?



Suas características pessoais são fundamentais para que você faça uma boa escolha sobre qual caminho seguir no mercado de trabalho. Faça as seguintes perguntas para si mesmo: eu sou um bom ouvinte, conselheiro atencioso e tenho convicção sobre os meus pensamentos e decisões? Se a resposta for sim, então, você se encaixa de alguma forma no perfil do psicólogo.

Mas não são apenas essas qualidades que contribuem para a formação de um bom profissional em psicologia. Assim como a mente humana, a área da psicologia é ampla e repleta de possibilidades. Em um mundo onde a velocidade dos negócios e disseminação de informações é altíssima, pode ter certeza que, durante um bom tempo, ainda existirão situações favoráveis para a atuação desse profissional.

Está com dúvidas? Relaxe e confira neste texto se você realmente poderá se tornar um excelente psicólogo no futuro. Listamos a seguir algumas características essenciais para o perfil desse profissional e quais as habilidades devem ser desenvolvidas para trabalhar com o ser humano.

1. Boa comunicação

Para lidar com seres humanos, a comunicação é fundamental. Mas o princípio da comunicação é saber ouvir.

O escritor e pensador mineiro Rubem Alves abordou várias vezes esse tema. Somente assim, podemos compreender os conteúdos que não foram falados diretamente, quais os sentimentos que impulsionaram aquela mensagem e seus objetivos.

Depois de compreender, as mensagens de resposta devem considerar as motivações interiores de seu interlocutor. E, dependendo das motivações que você identificar, a forma de se comunicar será determinante para gerar os efeitos desejados.

2. Ser livre de preconceitos

A missão do psicólogo é lidar com a mente humana. Por isso, qualquer juízo pré-concebido atrapalha a comunicação e aceitação da pessoa aconselhada.

A função desse profissional tem como objetivo derrubar barreiras de comunicação, traumas antigos e hábitos prejudiciais. Então, relacionar-se com um paciente estando preso a preconceitos é uma tarefa difícil.

O candidato a estudante de psicologia deve estar aberto a rever conceitos culturais e de relacionamento ocorridos em sua própria vida e família.

3. Persuasivo

Capacidade de persuasão é a habilidade de apontar soluções sem manipular ou induzir. Em especial, o psicólogo deve ser alguém que conduz o paciente a encontrar a solução dentro de si mesmo.
Para isso, o profissional precisa conhecer e entender o comportamento do paciente, principais virtudes e quais são os pontos de melhoria. Assim é possível tratar os pontos importantes para a mudança de comportamento.

Mas a principal motivação para a persuasão é se colocar ao lado da outra pessoa. Sua motivação para ajudar e entender os sentimentos do outro será o ingrediente mais importante do sucesso nessa carreira.

4. Gosto pela leitura
A paixão pelos livros facilita em muito o caminho em uma faculdade de psicologia. O estudo da mente e comportamento humanos é infindável. Depois de formada, essa paixão lhe permitirá atualizar, crescer e se especializar.

A leitura contribui para a abertura da mente e de seus horizontes na vida. Esse exercício mental traz muitos benefícios, como melhora na concentração, comunicação oral e escrita, além de contribuir para sua imaginação, criatividade e suas horas de relaxamento.
Especialmente como profissional de psicologia, você encontrará na leitura fonte inesgotável para melhor compreensão do ser humano, seus anseios e expectativas.

5. Honestidade
Ainda que essa seja uma característica obrigatória em qualquer profissão, no caso do psicólogo, a honestidade é premissa básica e fundamental na comunicação com o paciente.

As mensagens devem ser diretas, objetivas, acompanhadas de empatia e da firmeza que um bom profissional possui.

A função do psicólogo não é agradar ao paciente, mas ajudá-lo a superar seus problemas e traumas de forma efetiva. É possível comunicar mensagens pouco agradáveis, porém, de maneira gentil e honesta.

6. Curiosidade

A curiosidade humana é responsável pela evolução em vários aspectos da humanidade. Ciência, engenharia, mecânica, todas essas áreas evoluíram em virtude da curiosidade de seus profissionais ao longo dos séculos.

Na psicologia, a curiosidade sobre o comportamento humano — com as suas complexidades e particularidades — tem sido responsável pelos progressos na prevenção e tratamento da mente humana.

A curiosidade a levará a aprender sempre, na busca por uma especialização ou ajudando-a na decisão sobre em qual área da psicologia atuar.

Até mesmo na preparação para entrar em uma faculdade, a curiosidade poderá ser o diferencial. Uma pessoa curiosa derruba facilmente as barreiras nos estudos, é automotivada e não pode ser detida. 

7. Mente aberta

Pense bem. Para ouvir sobre os problemas de alguém, conseguir se conectar à pessoa, se colocar ao lado dela e conseguir persuadi-la a encontrar soluções dentro de si mesma, sua mente deve estar aberta e livre de qualquer barreira, certo?

No mundo em que vivemos, qualquer um sai por aí analisando e julgando os outros. Mas somente um psicólogo consegue acessar o interior do paciente para ajudar a solucionar seus problemas sem que ele se sinta julgado.

Sua mente deve estar aberta para outras possibilidades. Assim como a mente humana, você já sabe que a área da psicologia não tem limites. Portanto, se prepare para um caminho com inumeráveis chances de atuação, sejam elas no trabalho  multiprofissional, interprofissional ou transprofissional.

8. Empatia

Essa habilidade norteia toda a atividade de cuidar da mente humana. Entrar em sintonia com o interior de seu paciente, gerando identificação e entendimento mútuo, abrirá portas para seu sucesso, proporcionando-lhe realização e reconhecimento profissional.

Dentre as habilidades do psicologo, criar empatia é o início de um caminho promissor na carreira e na vida. Por meio dela, você influencia pessoas, compartilha princípios, ideias e ajuda a tornar o mundo um melhor lugar para a convivência social. Um psicólogo é um agente de transformação!

Afinal, conseguir entender o que sente uma pessoa com problemas pode ser a melhor ajuda a lhe oferecer. Desde que você esteja preparada para isso.




Mesmo antes da Felicidade

Mesmo antes da Felicidadede Agnès Ledig, conta a história de uma mãe solteira de 20 anos que trabalha como caixa num supermercado – Julie – e que faz tudo pelo filho, Lulu. O romance, em nova edição, chega às livrarias a 3 de Julho.
 
Um dia o destino de Julie cruza-se com o de Paul, um cliente sexagenário que se comove com a sua situação e lhe estende a mão. Aos seus olhos, Julie é uma mulher inteira, interessante, respeitável e respeitada. É este homem que, comovido com a sua história, a convida a ela e a Lulu para a sua casa de praia na Bretanha. Desconfiada de tanta generosidade, acaba por aceitar para que Lulu veja o mar e faça castelos de areia. Será que a felicidade encontrou finalmente o caminho da vida de Julie? Ou estará o destino apenas a preparar-se para lhe puxar o tapete – outra vez?

Mesmo antes da Felicidade, o segundo livro de Agnès Ledig, esteve dois anos no top dos livros mais vendidos e recebeu o prémio Maison de la Presse. Em menos de cinco anos, a autora tornou-se uma das romancistas francesas mais acarinhadas pelo público. 


Mesmo antes da Felicidade
Agnès Ledig
Ficção / Romance
296 páginas · 15x23 · 15,99 €
Nas livrarias a 3 de Julho
Guerra e Paz Editores

cid:image007.jpg@01D239BE.C76721C0
R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal
Tel.  (+351) 213 144 488



Município de Mira adquire nova máquina de limpeza de praia






A Câmara Municipal de Mira adquiriu uma Máquina de Limpeza para substituir aquela que foi totalmente destruída nos incêndios ocorridos em outubro e 2017. 

A aquisição da referida máquina ascendeu os 60.000,00€, valor inteiramente suportado pelo Município. 

Para além desta máquina, foram vários os equipamentos destruídos naquele incêndio, tais como a varredoura urbana, atrelados de tratores e diversos outros equipamentos que se encontravam nos Armazéns Municipais. 

A Câmara Municipal de Mira optou por dar prioridade na aquisição deste equipamento, dado tratar-se de uma máquina essencial à manutenção da limpeza dos areais das Praias do nosso Concelho. 

De referir que o Município sofreu relevantes estragos tanto ao nível de equipamentos como ao nível de infraestruturas, no entanto a CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro) validou auxílios financeiros ao Município no valor de 1milhão e novecentos mil euros. No entanto, neste valor não está incluído os equipamentos referenciados anteriormente, pelo que compete ao Município assumir na sua íntegra a despesa desses mesmos equipamentos.


Homem tenta-se suicidar por causa de dívida de 3 mil Euros à Santa Casa no Porto

O homem estava a dever três mil euros em renda à Santa Casa e quis acabar com a sua vida. As pessoas que o iam despejar acabaram por salvar-lhe a vida.
Aconteceu no bairro portuense de Lordelo do Ouro, que é considerado como sendo um dos mais pitorescos da zona ribeirinha da foz fluvial.
Os vizinhos contam que ainda estão arrepiados de horror, quando souberam que o homem de 60 anos, divorciado e a viver sozinho, havia posto uma faca à garganta.
O homem chegou a abrir duas veias mas felizmente os agentes executivos conseguiram chegar a tempo do homem cometer ferimentos mais graves. Tudo isto por causa da dívida que  já ia para execução judicial.
Sabe-se que o homem foi encaminhado para o Centro Hospitalar do Porto, onde por enquanto irá permanecer mesmo já estando fora de perigo de vida.
Fonte:JN

Uma História de Luz: Video Mapping no Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra

De 16 a 21 de julho, as fachadas dos emblemáticos edifícios do Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra (UC) vão ser palco de dois espetáculos de video mapping: “UC: Uma História de Luz” e a “A Luz do Jogo”.
As projeções vão decorrer todas as noites, com sessões às 22h e 23h. Os bilhetes estão à venda no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e em tagv.bol.pt.
O espetáculo “UC: Uma História de Luz”, criado em 2015 no âmbito das comemorações do 725.º aniversário da UC, «traz-nos uma viagem no tempo na qual dois estudantes universitários nos guiam na descoberta enquanto exploram o espólio cultural, histórico e arquitetónico deste património da UNESCO. Este ano, novamente através da Luz, traz-se o legado e as tradições académicas da Universidade para estas paredes emblemáticas», explicam os responsáveis do atelier Ocubo, que produz o espetáculo.
 “A Luz do Jogo” é um espetáculo de multimédia dedicado ao desporto universitário a propósito dos Jogos Europeus Universitários que se realizam em Coimbra entre 15 e 28 de julho. As 13 modalidades disputadas pela primeira vez nesta competição são apresentadas de forma única, dinâmica e contemporânea.
A projeção «começa no interior do laboratório de biocinética, onde os jogadores da Universidade de Coimbra se preparam fisicamente para os Jogos. Aqui o foco é mostrar a importância da disciplina e do rigor na superação dos desafios do quotidiano e, por conseguinte, melhorar a qualidade de vida e de bem-estar dos atletas», adiantam os responsáveis.
As projeções de “A Luz do Jogo” e “UC: Uma História de Luz” têm o apoio do TAGV e estão integradas nos Jogos Europeus Universitários 2018.

União das Freguesias de Coimbra encerra as suas contas bancárias na Caixa Geral de Depósitos

Resultado de imagem para União das Freguesias de Coimbra encerra as suas contas bancárias na Caixa Geral de Depósitos
Esta é a cópia da carta enviada pela União das Freguesias de Coimbra ao Presidente do CA da Caixa Geral de Depósitos, referente ao encerramento de duas agências da CGD em Coimbra:

"Exmo. Senhor:
Presidente da
CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, 

Registada com AR
Coimbra, 29 de Junho de 2018

Assunto: Repúdio de eventual encerramento das agências bancárias da CGD sitas na Av. Sá da Bandeira e na Rua Ferreira Borges, em Coimbra.
Servimo-nos da presente para, face ao eventual encerramento dos balcões/agências da Caixa Geral de Depósitos da Av. Sá da Bandeira e da Rua Ferreira Borges, ambos em Coimbra, demonstrar os nossos frontais dissídio e protesto.
Efectivamente, a decisão de encerrar as preditas agências é uma decisão cujo propósito, atenta a natureza pública da Caixa Geral de Depósitos, é inalcançável e com o qual, não só não nos revemos, como, em bom rigor, não podemos nem nos iremos conformar. 
As agências/balcões em causa, sitas no centro nevrálgico da zona comercial da cidade de Coimbra prestam, de resto, um serviço público na União de Freguesias de Coimbra, a qual tem mais de 13 mil habitantes.
Mais se informa V. Exa que, em Reunião de Executivo do pretérito dia 12 e em Assembleia de Freguesia do pretérito dia 21, ambas do corrente mês de Junho, foi aprovada por unanimidade uma moção de repúdio pelo eventual encerramento das referidas agências.
Finalmente, cumpre ainda informar V. Exa que, nas supra aludidas Reunião de Executivo e Assembleia de Freguesia foi igualmente deliberado que, a confirmar-se o encerramento destas agencias/balcões, a União de Freguesias de Coimbra irá requerer, tout court, a transferência de todos os saldos bancário das contas de que é titular na CGD para outra instituição bancária, bem com o consequente encerramento dessas mesmas contas bancárias. 

Certos de merecermos a v. melhor atenção quanto ao assunto.
O Executivo da União de Freguesias de Coimbra,
O Presidente da União de Freguesias de Coimbra,"

Macroscópio – A antiguidade ainda é um posto? Sobre greves e outras coisas

15394f37-d15a-4db8-9900-7c4008f236fe.jpg

Macroscópio

Por José Manuel Fernandes, Publisher
Boa noite!
(Já é um Observador/Premium? Aproveite a promoção de Verão e experimente um mês de assinatura apenas por 1 euro)
 
 
Há temas que são como certas pilhas: duram, duram, duram... E os conflitos com os sindicatos dos professores entram nessa categoria. Quase não há dia sem uma novidade qualquer, por regra acompanhado de uma ameaça de greve. Por isso, e mesmo durando o actual conflito já há várias semanas, decidi focar-me nele hoje não para dedicar muito tempo a expor os argumentos dos dois lados da barricada, mas para chamar a atenção para o que não está a ser discutido – e que é porventura o mais importante. 
 
Vou porém deixar essa recentragem da discussão um pouco lá mais para diante, começando por ajudar os leitores a situarem-se num novelo de argumentos que, aviso desde já, tem o seu quê de bizarro. Num explicador do Observador, Sete anos e um 'o' separam professores e Governo, Ana Kotowicz procura, através de 14 perguntas e 14 respostas guiar os leitores neste labirinto que tem no centro a frase em que o governo se compromete a discutir com os sindicatos “o modelo concreto da recomposição da carreira que permita recuperar o tempo de serviço” (documento na íntegra aqui). O argumento dos sindicatos, que Mário Nogueira expôs no Público em A justa luta dos professoresé que é “no artigo definido “o” que está a diferença entre o que ficou escrito e o que o Governo diz que lá está. Em novembro, era vontade dos governantes apenas referir “recuperar tempo de serviço”, mas não vingou a sua intenção. Foi introduzido o artigo definido para se dissiparem dúvidas. Demorou horas, esse aparente pormenor, mas é ele que defende os professores e nega a interpretação que conviria aos governantes.” Isto depois da secretária de Estado da Administração Educativa, Alexandra Leitão, ter argumentado no mesmo jornal, em Factos sobre a recuperação do tempo de serviço dos professores, que o tempo que deve valer para os descongelamentos é “um número assente em critérios de sustentabilidade e de compatibilização com os recursos disponíveis (tal como é imposto pelo artigo 19.º da Lei do Orçamento do Estado), mas também em critérios de equidade. Equidade e justiça tendo em conta a comparação entre carreiras da Administração Pública.”
 
Lendo estes textos e lendo o documento do acordo assinado em Novembro do ano passado surge uma perplexidade: se nele se fala em “modelo concreto da recomposição da carreira”, porque razão ninguém fala em... “recomposição da carreira”? Devo dizer que logo no início desta crise houve quem defendesse que era pela discussão das carreiras que se devia começar (defendi-o eu em Os professores não têm razão. O governo não tem razão nem moral, um pequeno vídeo do Observador, e defendeu-o João Miguel Tavares no Público E acabar de vez com as progressões automáticas?), mas a verdade é que o tema permanece tabu. 
 
Alexandre Homem Cristo foi por isso impiedoso não apenas com os sindicatos e o governo, mas também com os partidos numa crónica também no Observador, Os sindicalistas e os cobardes. Vale a pena recordar o que escreveu: “Ninguém arrisca o óbvio: é preciso reformar a avaliação dos professores e alterar a organização da sua carreira. E ninguém o diz porquê? Porque há medo dos sindicatos e das consequências eleitorais de ser alvo das suas lutas. O sucesso para este sindicalismo radicalizado é ter um país refém destes medos. Até quando? Hoje, o país precisava de partidos políticos reformistas que dissessem: sim, vamos propor um calendário realista para o descongelamento e a reposição possível das carreiras dos professores, mas em troca vamos garantir que o esforço desse investimento do Estado (e das famílias) se aplica num sistema mais justo, onde os melhores são recompensados e os alunos melhor servidos. Portugal precisa da coragem dos reformistas. E, no entanto, está cheio de cobardes.”
 
Foi face a este silêncio que não pude deixar de notar a coluna desta semana de Miguel Poiares Maduro no Jornal de Notícias, uma coluna com um título que, reconhe-se, não é cobarde: Descongelar carreiras congelando a ética e o mérito. Deixo-vos uma parte da sua argumentação: “Fundamental era ... debater a relação entre mérito e antiguidade na carreira dos professores e na nossa organização do trabalho em geral. Atualmente, favorecemos a antiguidade: é o que mais determina as promoções na carreira. A antiguidade recompensa aspetos importantes como a experiência e a estabilidade. Mas também tem problemas. Vários estudos demonstram, por exemplo, o impacto discriminatório em certos grupos sociais. É o caso das mulheres, quer porque têm usualmente carreiras mais curtas, quer porque um sistema que favorece a antiguidade tende a manter as diferenças salariais e o status quo discriminatório no mercado de trabalho. Para além disso, a ausência de incentivo ao mérito é um dos principais problemas da nossa sociedade que a preferência dada à antiguidade, em vez do mérito, agrava. Eis o debate que deveríamos estar a fazer e não estamos”.
 
Infelizmente, em Portugal, a antiguidade ainda é um posto – ou não fosse este o país que transformou mesmo em provérbio a expressão “a antiguidade é um posto”, numa referência às velhas normas de promoção nas Forças Armadas. Não posso por isso deixar de notar que mesmo entre os professores esse princípio começa a ser contestado, e não obrigatoriamente pelos depreciativamente classificados como “neoliberais”. Encontrei mesmo um texto, que é também um testemunho interessante, de José Pacheco, o fundador da famosa Escola da Ponte que o Observador já entrevistou, intitulado precisamente A antiguidade é um posto. É um texto de 2009, foi publicado no portal educare.pt, mas mantem toda a sua actualidade: “Ao longo de muitos anos, em nome do "direito ao emprego", os professores da Escola da Ponte foram obrigados a suportar quem a tentou destruir por dentro. Houve quem alegasse "antiguidade" para obter privilégios, colocando obstáculos ao desenvolvimento do projeto. Quem me conhece sabe que não morro de amores pelo neoliberalismo, mas teria de chegar a hora de defrontar vícios e desenvolver uma cultura de responsabilidade. Conquistámos o direito de escolher os professores e logo desabou sobre a escola a ira dos acomodados.” Mais: “É preciso que a escola pública atinja a maioridade, para que a antiguidade deixe de ser um posto.”
 

Mas uma vez que parece ser difícil atingir essa maioridade, os sindicatos são o que são e os partidos agem como agem, não deixa de ser especialmente importante a tomada de posição da CONFAP, a confederação que reúne as associações de pais, e que, Contra as sucessivas greves, sugeriu contratos de associação como solução: "A manter-se tal conjuntura ano após ano e não conseguindo os sucessivos governos inverter esta situação, então deve-se repensar a política educativa sobre os contratos de associação ou outras formas que permitam a todas as famílias poderem fazer a sua escolha pela escola". A razão de ser desta verdadeira revolta é que, nas escolas privadas que funcionam como escolas públicas e acolhem gratuitamente todos os estudantes, os professores não estão presos na mesma teia e as escolas também podem escolher os que melhor servirem o seu projecto educativo. 
 
Isto porque, escreveria Ricardo Arroja no jornal online Eco, Há greve porque a escola é pública. Conclusão que o leva a discutor o tema da liberdade de escolha da escola pelos pais: “Dizer-se que existe em Portugal liberdade de escolha na educação não passa de uma gigantesca fraude intelectual que serve a agenda corporativa (e frequentemente também ideológica) dos sindicatos dos professores, mas não o interesse da generalidade dos alunos. O comunicado da CONFAP vai ao cerne da questão: o problema da educação pública em Portugal está na prestação pública da educação, num sistema que está centralizado e fechado sobre si próprio. Neste quadro, há várias alternativas institucionais. Dos cheques ensino, aos contratos de associação, às IPSS, às “charter-schools” do tipo norte-americanas, ou outras formas que incluam financiamento público com prestação privada, não faltam soluções e não faltam países que as tenham adoptado com maior ou menor descentralização institucional, com maior ou menor financiamento público, com maior ou menor prestação privada, público-privada ou cooperativa.”
 
Esta é a outra discussão que devíamos estar a ter – aquela que nos libertaria da eternização das tensões que representaria, no quadro actual, ter aquele debate sobre carreiras e progressões por antiguidade, o tal por onde governo e partidos deviam ter começado, em vez de deixarem que fossem os sindicatos a estabelecer os termos do debate público. 
 
Entretanto, enquanto isso não acontece, podemos sempre regressar a velhos terçar de armas entre irremediáveis rivais como, neste domínio, são Miguel Sousa Tavares e o blogger Paulo Guinote. O primeiro disparou a primeira salva no Expresso da semana passada, escrevendo sobre o que designou de Paixões não correspondidas: “It takes two to tango”: de um lado, estavam os sucessivos governos, os pais, os alunos e os contribuintes; do outro lado, teriam de estar, forçosamente, os professores. Mas, que eu tenha dado por isso, nunca os professores estiveram do outro lado dessa paixão nacional.” O segundo respondeu-lhe no Público, com o texto E se Sousa Tavares lesse antes de escrever?, onde acusa o cronista de nem sequer ter lido um estudo que refere, o da OCDE sobre a crescente incapacidade da Educação funcionar como agente de mobilidade social.

 
Mas estas últimas sugestões são mais diversões, e mesmo estando nós a entrar em mais um fim-de-semana para leitura de diversão – uma tradição do Macroscópio às sextas-feiras – sinto-me obrigada a deixar-vos outra, e faço uma do Observador, sem grande pudor: se não leram ainda não deixem de ler não um, mas dois textos do Observador. Dois textos que, sendo sobre futebol, são também sobre ciência. Refiro-me aos trabalhos de Marta Leite Ferreira sobre como Quaresma conseguiu marcar o golo que marcou ao Irão – Há cinco séculos que a ciência estuda aquela trivela de Ricardo Quaresma. Mas só há dez anos a física a aplicou ao futebol– e as suas explicações para as diferenças físicas e mentais dos jogadores de futebol – Músculos como esponjas e um cérebro especial, mas massacrado. O corpo e a mente dos jogadores de futebol à luz da ciência. Eis uma passagem bem interessante deste último, que vos deixo como aperitivo, pois há mais, muito mais:
  • “Mais do que qualquer outro desporto, o futebol exige um brilho que redefina o córtex cerebral, porque o jogador de futebol está limitado a uma regra simples: fazer tudo sem mãos”. Ora, fazer tudo sem mãos é o mesmo que recuar milhões de anos na evolução que o sistema nervoso do Homem sofreu ao longo da sua presença na Terra: no cérebro da maior parte das pessoas, as mãos são os membros do corpo mais representadas (...). Isso não é o que se passa no cérebro de um futebolista, pelo menos não inteiramente: ao serem obrigados a não usarem as mãos na atividade que lhes preenche grande parte do quotidiano, o cérebro dos jogadores molda-se às exigências a que estão obrigados: “Como os pés dos jogadores são extremamente sensíveis e notavelmente poderosos, as regiões do cérebro a eles dedicadas expandem-se para permitir uma maior representação neural. Não é difícil imaginar que os cérebros de Ronaldo, Messi ou Neymar (...) possam ser muito diferentes da média humana, com uma representação expandida para os pés”, explica Jeffrey Holt. É por isto que “o córtex cerebral remodelado nas mentes dos melhores jogadores de futebol é uma prova da incrível plasticidade do cérebro humano e da sua capacidade de se adaptar e aprender com novas experiências” 
Uau, é caso para dizer. Que fascinante, é caso para pensar. Que interessante para ler e saber mais. E que bom pretexto para despedir até à próxima semana. 

 
 
Mais pessoas vão gostar da Macroscópio. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

GNR / COIMBRA: Atividade operacional da última semana

A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, na última semana, de 22 a 28 de junho, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:
  1. Detenções: 390 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 176 por condução sob o efeito do álcool;
  • 65 por tráfico de estupefacientes;
  • 56 por condução sem habilitação legal;
  • 15 por furto;
  • 14 por posse ilegal de arma;
  • Cinco por violência doméstica;
  • Quatro por ofensas à integridade física;
  • Um por ameaças e coação.

  1. Apreensões:
  • 32 801 doses de haxixe;
  • 20 mil doses de pólen de haxixe;
  • 1 650 doses de cocaína;
  • 138 doses de anfetaminas;
  • 19 doses de liamba;
  • 13 plantas de cannabis;
  • 11 armas de fogo;
  • 12 armas brancas;
  • 363 munições de diversos calibres;
  • 40 veículos;
  • 2 238 artigos contrafeitos;
  • 1 650 quilos de bivalves;
  • 985 quilos de pescado;
  • 146 telemóveis;
  • 17 computadores;
  • Dez Tablet´s;
  • 83 028 euros em numerário.
  1. Trânsito: 9 114 infrações detetadas, destacando-se:
  • 2 761 excessos de velocidade;
  • 456 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 426 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 356 relacionadas com tacógrafos;
  • 354 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 306 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 296 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 166 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Hora de Fecho: Como é diferente o cérebro e o corpo de um jogador /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Um futebolista corre 15,3 km em 90 minutos, põe os músculos a trabalhar 30 vezes mais do que em repouso e demora 40% mais tempo a ficar exausto. Eis Ronaldo, Messi, Neymar e C.ª à luz da ciência.
António Vitorino foi eleito o novo diretor-geral da Organização Internacional das Migrações. Anúncio oficial já foi feito.
Mais de três anos depois de se decidir começar a mudar o euro, dois terços dos líderes que se vão sentar a discutir o futuro da moeda única já não são os mesmos, mas as divisões mantêm-se.
Esquema foi denunciado pela RTP e levou o hospital a abrir um inquérito interno e a comunicar o caso ao Ministério Público.
Teve uma passagem fugaz pelo Sporting mas o sobrinho com o mesmo nome ainda joga na equipa B: Vladimir Stojkovic, guarda-redes da Sérvia, fala de Rui Patrício, das férias e da última ida a Alvalade.
Num momento de descontração durante o treino da seleção nacional, Cristiano Ronaldo marcou um golo de um ângulo (quase) impossível. Pepe e Quaresma também tentaram fazer igual ao capitão.
O suspeito foi identificado como Jarrod W. Ramos, tinha um historial de rancor contra o Capital Gazette e mutilou os próprios dedos para dificultar a identificação.
O Fórum Cidadania Lx enviou uma carta a Rafael Nadal a pedir que o tenista salve a Pastelaria Suíça. A histórica casa de bolos do Rossio vai fechar portas a 31 de agosto.
Juiz do Supremo deu dois dias aos 13 políticos para pagar. Puigdemont e a sua equipa são acusados de rebelião, peculato e desobediência por causa do referendo para a independência.
Saddleworth Moor, uma região do leste de Manchester, tem estado em alerta desde domingo devido a um incêndio que ainda não está extinto. Grande parte do Reino Unido encontra-se sob uma vaga de calor.
O músico brasileiro encerra o programa das Festas de Lisboa com um espetáculo em que atuará com uma formação alargada, de que fará parte a cantora cabo-verdiana Mayra Andrade. 
Opinião

No RSS items found.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa