João Ruivo tinha assumido há 13 dias o cargo de técnico especialista do Gabinete da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional. Em Março, o Observador já tinha noticiado relação familiar com a Secretária de Estado da Cultura, de quem é marido.
Esta sexta-feira o Diário da República cita em dois despachos o nome João Alexandre Ferreira Ruivo. Um primeiro no qual é indicado que o marido de Ângela Ferreira, secretária de Estado da Cultura, foi nomeado no dia 28 de março técnico especialista do Gabinete da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional. E um outro onde Maria do Céu Albuquerque, secretária de Estado, exonera João Ruivo, "a seu pedido". A exoneração tem efeito a partir do dia 11 de abril.
A saída de mais um membro do governo acontece também cerca de duas semanas depois do Observador ter noticiado a relação familiar que é a terceira do género depois de Carlos Martins, antigo secretário de Estado do Ambiente, ter pedido a demissão após ter sido noticiado que nomeou o primo Armindo Alves para adjunto do gabinete.
Segundo o Observador, João Ruivo, que é atualmente vereador sem pelouros da Câmara Municipal de Cascais, terá pedido para ser demitido das funções de forma a não prejudicar o trabalho da mulher.
Além das ligações diretas familiares no executivo já há muito conhecidas – Ana Paula Vitorino e Eduardo Cabrita, que são casados, e de José e Mariana Vieira da Silva, pai e filha – têm vindo a ser noticiados vários casos de nomeações de familiares de ministros e secretários de Estado do Governo para gabinetes de governantes e altos cargos públicos.
Ontem, quinta-feira, o Partido Socialista propôs a discussão na comissão parlamentar da Transparência de limites às nomeações de familiares para gabinetes governamentais e outros cargos públicos, já com uma iniciativa legislativa com os graus de parentesco em que esse tipo de nomeações fica inibido, o âmbito dos cargos e as penalizações respetivas.
Madremedia