terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Figueiró de Vinhos | 𝗖𝗮𝗿𝗻𝗮𝘃𝗮𝗹 𝟮𝟬𝟮𝟰 | 𝗖𝗼??𝘀𝗼 𝗖𝗮𝗿𝗻𝗮𝘃𝗮𝗹𝗲𝘀𝗰𝗼 𝗿𝗲𝗽𝗲𝘁𝗲-𝘀𝗲 𝗱𝗼𝗺𝗶𝗻𝗴𝗼, ??𝗶𝗮 𝟭𝟴 𝗱𝗲 ??𝗲𝘃𝗲𝗿𝗲𝗶𝗿𝗼


No seguimento do cancelamento do Desfile de Carnaval marcado para domingo, dia 11, o Município de Figueiró dos Vinhos vem anunciar nova data para a sua realização.

O novo Corso Carnavalesco decorrerá, assim, no próximo domingo, dia 18 de fevereiro, pelas 15h00, sendo seguido por um concerto protagonizado pelas 𝗕𝗢𝗠𝗕𝗢𝗖𝗔𝗦, a realizar pelas 17h00 na Praça do Município.

*Gabinete de Comunicação, Imagem e Organização de Eventos


Silves | CONCURSO NACIONAL DE COCKTAILS APURA OS MELHORES BARMEN PORTUGUESES PARA CONCURSO INTERNACIONAL

 Iniciativa terá lugar a 17 de fevereiro na Mostra da Laranja
A edição de 2024 da Mostra Silves Capital da Laranja irá acolher a Final Nacional de "Classic & Flairbartending" do Concurso Nacional de Cocktails, no dia 17 de fevereiro, pelas 14h00. Esta prova irá apurar os campeões nacionais das mencionadas modalidades que representarão Portugal no próximo World Cocktail Championship 2024.
A iniciativa é promovida pela Associação Barmen do Algarve em parceria com o Município de Silves.
 
Programa detalhado:
14h00 Concurso de Clássica
16h00 Briefing e sorteio Flair
17h00 Concurso de Flairbartending
19h30 Entrega de diplomas e prémios de participação
23h00 After party com DJ Gonzalez na tenda do concurso
 
Destacar a citricultura que se faz no concelho de Silves, os seus produtores e os assuntos que interessam para a melhoria deste sector é o grande objetivo da Mostra “Silves Capital da Laranja”.

Alunos da Escola Básica Marquês de Marialva entrevistaram Presidente da Câmara de Cantanhede


28 alunos do 8.º ano da Escola Básica Marquês de Marialva entrevistaram a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, com a finalidade de conhecerem melhor o âmbito das funções da autarca e perceberem o trabalho desenvolvido pelo Município a diversos níveis.
Acompanhados por duas professoras, os jovens estudantes prepararam várias questões, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, algumas a propósito da carreira profissional e política, outras sobre a sua liderança na Câmara Municipal, tendo enfatizando a propósito “a importância de gostar verdadeiramente do cargo que se desempenha para se alcançar bons resultados”.
Ser presidente de uma Câmara Municipal é uma grande responsabilidade. Para se ser presidente é preciso gostar-se muito daquilo que se faz, porque a agenda é praticamente toda dedicada a esta função”, afirmou.
Um dos alunos teve a audácia de perguntar se é intenção da autarca recandidatar-se ao cargo, à qual admitiu essa possibilidade caso estejam reunidas as condições para o fazer.
Durante a entrevista, Helena Teodósio deu a conhecer as suas rotinas e explicou como são constituídos os diferentes órgãos da autarquia e quais as suas competências.
A edil cantanhedense adiantou que, o maior desafio do cargo é sem dúvida quando se pretende “concretizar determinada obra ou intervenção e ter de aguardar pelo momento certo para a fazer, devido a outras opções que têm de ser concretizadas primeiro por serem mais importantes para a comunidade. Nunca é possível fazer tudo ao mesmo tempo, é preciso priorizar bem em função das necessidades”.
Exemplo disso é o projeto de construção de um auditório municipal na cidade, muito ambicionado pelo executivo municipal, mas que foi colocado em segundo plano para dar prioridade à requalificação das escolas e centros de saúde.
A presidente destacou várias obras, nomeadamente as que dizem respeito à criação do Museu consagrado à vida e obra do artista plástico Mário Silva, assim como a empreitada do Museu da Arte e do Colecionismo, que nasce a partir da doação ao Município de um acervo constituído por cerca de 800 mil peças reunidas em cerca de 100 coleções.
Outra das intervenções abordadas foi a valorização da Praia Fluvial dos Olhos de Fervença, que representa um investimento municipal superior a 780 mil euros.
A autarca apelou aos estudantes para apostarem na Educação, já que “é essencial para a formação do cidadão e para a transformação da sociedade”.
No final, a Câmara Municipal de Cantanhede entregou uma pequena lembrança aos jovens.

*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo



Opinião | Os 24 meses de licença de maternidade defendidos pelo partido “Nova Direita”

 O mais recente partido em Portugal chamado “Nova Direita” defende um aumento da licença de maternidade para 24 meses, defendendo desta forma, o tempo necessário para os bebés poderem terem as suas mães ou os seus pais por perto, nos primeiros meses de vida.
A colaboração e comparticipação do Estado de modo a contribuir para a saúde física e mental das mães e dos bebés, é, além de um forte incentivo à natalidade dos portugueses, uma forma de defender o núcleo familiar das famílias portuguesas que são por sua vez os pilares da nossa sociedade e do nosso país.
A disponibilidade das mães durante este período ajudará não só à felicidade pessoal, mas também à profissional, uma vez que a maternidade vivida na sua plenitude deverá ser um direito de todas as cidadãs que muitas não conseguem conciliar ambas as vertentes, entrando em profundos problemas de debilidade psicológica e física afetando, desta forma também os seus bebés, a sua vida particular e consequentemente a sua carreira.
O partido “Nova Direita” através do seu site oficial, onde já consta o seu programa governativo há seis meses, mesmo antes do tribunal constitucional o legalizar, defende que deverá ser criado um “Balcão Nacional do Bebé” para gerir políticas de natalidade, estando estas no centro das prioridades do pensamento político para Portugal, uma vez que a pirâmide etária invertida em Portugal só vai mantendo uma faixa etária mais jovem, devido à imigração descontrolada que o PS tem consentido no nosso país com mais intensidade desde 2019.
A descida do IRS em 20%, 30% ou 40% das famílias mais numerosas, de acordo com o seu número de filhos é também uma das medidas defendidas pelo “Nova Direita”, a par da gratuitidade das creches públicas.
A preocupação com as condições das famílias e as políticas de natalidade para o partido “Nova Direita” são uma prioridade e é com bastante amargura que o tema continua fora da discussão política dos partidos de sempre que passam metade dos debates sem discutir o país e preocupados com coligações, ataques pessoais e jogos de poder.
Desse a comunicação social ditatorial que temos, voz a quem merece por lei para se manifestar e o nosso país seria outro, bem melhor.

Paulo Freitas do Amaral
Professor de História
Membro fundador do partido “Nova Direita”

ESPONTANEIDADE E ALEGRIA É NO CORSO TRAPALHÃO DO CARNAVAL DE TORRES VEDRAS


O Corso Trapalhão, onde se destaca os carros espontâneos e a alegria dos milhares de foliões, aconteceu nesta segunda-feira, dia 12 de fevereiro nas ruas do centro da cidade.
A noite de segunda-feira é um dos corsos mais esperados por todos aqueles que respiram a folia. Não há restrições, mas sim muitas trapalhadas, sorrisos e boa disposição e, por isso é caso para dizer que é “um Carnaval para todos”.

Neste “mar de foliões”, fizeram parte deste corso trapalhão: cabeçudos; zés-pereiras; cavalinhos; carros espontâneos; associações carnavalescas; matrafonas; e, uma multidão com máscaras para todos os gostos.
Uma das grandes tradições do Carnaval de Torres vedras é a matrafona e, por isso não poderia faltar um concurso que elegesse a beleza deste símbolo tão icónico. Desta forma, paralelamente ao Corso Trapalhão, houve o concurso de “matrafonas” com 55 concorrentes que através dos saltos altos, das minissaias e das perucas tentaram a sua sorte. Na categoria “miss-mini-matrafona”, o 1º prémio foi para o número 15, João Afonso. Logo a seguir, na categoria de “miss-matrafona”, o 1º prémio foi atribuído ao número 46, Luís Carlos, o 2º prémio foi para o número 38, Augusto Silva e o 3º prémio foi dado ao número 44, Francisco Jacinto. Por fim, na categoria de “miss-madura”, o prémio coube ao número 29, Paulo Rato.

Após o término do concurso de “matrafonas”, o Tó’Candar Paladin iniciou a marcha e arrastou atrás de si uma multidão de foliões que dançavam sem parar as músicas características do evento interpretadas pela Banda Baco que atua no topo do camião.

Ainda, Augusto Canário atuou no palco do Arraial Fest na Praça Dr. Alberto Avelino e também a animação contou com os DJs nos outros dois palcos do Carnaval de Torres Vedras.

Relembrar que amanhã, dia 13 de fevereiro é o último Corso diurno da edição deste ano dos festejos carnavalescos torrienses, que terá início pelas 14h30 e, onde serão anunciados os vencedores do concurso de grupos de mascarados.

O Carnaval de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da entidade municipal Promotorres. Conta com o patrocínio de Super Bock, Paladin e Arena Shopping. O vinho oficial é AdegaMãe. A água oficial é Vimeiro. Televisão oficial: TVI. Rádio oficial: RFM. Apoio: KP World. Certificação ambiental: EcoEvento Valorsul. Apoio: Oeste Portugal e Turismo de Portugal.

*Área de Comunicação da Câmara Municipal de Torres Vedras

Comunicado - Sobre as Declarações do PS acerca da empresa Águas do Planalto


O Bloco de Esquerda condena e classifica de desfasadas da realidade as declarações de Elza Pais, cabeça de lista do Partido Socialista pelo distrito de Viseu às eleições legislativas, à margem da sua visita à Águas do Planalto, no dia 9 de fevereiro de 2024.Elza Pais elogiou a empresa Águas do Planalto, prestadora de serviços de captação, tratamento e abastecimento de água às populações dos municípios de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela, referindo que “são estes exemplos que nós queremos reforçar”. Já na publicação da Distrital do Partido Socialista de Viseu nas redes sociais, a empresa é classificada de “exemplo de boa utilização e distribuição à população”.
Estas declarações revelam uma profunda insensibilidade relativa às populações afetadas pela concessão realizada à empresa e uma assustadora visão sobre políticas para a água. O PS, com esta posição, parece branquear o legado negativo dos contratos realizados e pode indicar a legitimação de uma nova renovação do contrato, nas costas das populações. Já em 2007, o contrato foi alvo de um aditamento que estendeu por mais 15 anos (de 2013 a 2028), sem qualquer consulta da população, sem passar nas Assembleias Municipais e sem ser aprovado pelo Tribunal de Contas.
Elza Pais refere que a AdP “alavanca negócio e empregabilidade”. No que trata ao “negócio”, a candidata do PS não podia estar mais certa - os lucros da empresa são considerados excessivos pela Ficha de Avaliação de Qualidade do Serviço da ERSAR; entre 2009 e 2016, a AdP lucrou 18 milhões à conta de um direito humano. No que trata à empregabilidade, a candidata não podia estar mais longe da realidade - a empresa tinha no final de 2021 apenas 1,2 funcionários por 1000 ramais, números distantes dos recomendados pela entidade reguladora (2 a 4). A avaliação da ERSAR quanto à “Adequação dos recursos humanos” é de “qualidade de serviço insatisfatória”. Em 2022, a “Adequação dos recursos humanos de distribuição de água” mantém-se insatisfatória.
Esta concessão condenou quem reside em Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela a pagar dos preços mais elevados em Portugal. Em 2020, segundo a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, a Águas do Planalto tinha o segundo preço mais alto do país. Com base em preços do início de 2023, apenas para o consumo de água, uma fatura de dois meses, de 7 metros cúbicos, custaria, com a Águas do Planalto, 19.88€, face a outros preços bem mais favoráveis, como os de Viseu (8.88€), Nelas (7.30€) e Vouzela (10.92€).
Se a Águas do Planalto constituísse um “bom exemplo” enquanto prestador de um serviço essencial à população, não se negaria a aplicar a tarifa social automática da água, medida aprovada no Orçamento de Estado de 2017, sob proposta do BE, numa região com salários e pensões abaixo da média nacional, mesmo em período de pandemia; esta medida poderia abranger mais de 6000 famílias no território da concessão.
Perante tudo isto, preocupa-nos que o PS não reconheça o óbvio - a concessão causou danos graves à população, que se tem organizado em movimentos sociais para exigir a municipalização. Deve começar, com este mandato legislativo, o processo de desvinculação e remunicipalização dos serviços.
O Bloco de Esquerda reafirma a sua posição na persecução de serviços públicos universais de abastecimento de água, que garantam a qualidade dos serviços, preços justos, programas sociais e reinvestimento dos lucros, numa concepção democrática da economia.

Link para fotografias de ações de contestação à empresa - https://www.instagram.com/p/CXtdGWMgs1a/?img_index=3

*Pela Candidatura do Bloco de Esquerda, círculo eleitoral de Viseu,
José Miguel Lopes

ESTARREJA | O melhor espetáculo de Carnaval saiu à rua


S. Pedro brincou, mas acabou por colaborar e o Grande Corso de domingo saiu para a avenida no Sítio do Carnaval de Estarreja. Os 13 grupos carnavalescos deram um espetáculo de grande qualidade e muito criativo, cheio de cor, ritmo, sátira, música, fantasia e folia.
A Câmara Municipal de Estarreja, a Associação do Carnaval e os grupos participantes foram reunindo ao longo da manhã, com a última reunião a decorrer às 13h30, para ir avaliando as previsões climatéricas. O tempo abriu e permitiu que a festa tão aguardada se concretizasse, com a chuva a chegar apenas nos últimos momentos do desfile.
13 grupos – 4 escolas de samba, 8 grupos de folia e 1 de passerelle –, dos quais dois grupos femininos em estreia, num total de 1300 figurantes e 17 carros alegóricos percorreram o Sítio do Carnaval, onde decorrem os principais desfiles do Carnaval de Estarreja, ao longo de 3 horas de um espetáculo de grande qualidade, produzido nos últimos meses pelos grupos.
Com um novo palco desde 2018, fruto da decisão do Município de Estarreja reposicionar e qualificar o Carnaval, as ótimas condições de acolhimento do público são das principais apostas do Carnaval de Estarreja para que o público tenha uma boa experiência e regresse para assistir ao melhor espetáculo de carnaval num espaço que a organização apelida de “teatro a céu aberto”.
Destas preocupações com o acolhimento de públicos, destaca-se a implementação da bilheteira online, desde 2020, o aumento da capacidade das bancadas com lugares sentados e as estruturas de plataforma, com diversos níveis para peões, ou os parques de estacionamento dedicados, com serviço de transfer a partir da entrada norte da cidade, ou ainda o bilhete especial de comboio fruto da parceria com a CP. Este ano, o evento voltou a inovar, ao ser o primeiro Carnaval do Mundo inclusivo pela cor com a implementação do código de identificação de cores para daltónicos ColorADD, na organização funcional e espacial do recinto dos desfiles.

Amanhã, repete-se o Grande Corso em Estarreja às 14h30. As portas do recinto abrem às 12h e as bilheteiras às 10h.

Grande Corso de Terça-feira de Carnaval
Ordem de desfile e temas dos grupos
Passerelle EU'FÊMEAS "EU DAS EU’FÊMEAS"
Folia AS MAN'DONNAS "QUAL MARIA, QUAL QUÊ!?”
Samba TRIBAL "METADE DA MINHA ALMA É FEITA DE MARESIA"
Folia XATIADOS "TUMATASMÉ NO TEMPLO"
Folia SAIAS & COMPANHIA “UMA COWBOIADA NO SALÓNE E NÃO SÓ”
Samba MORENOS "HERÁCLES, MITOLOGICAMENTE FALANDO"
Folia GRESFA "FAINA MAIOR, 20 ANOS DE CURA"
Folia TAS'KU'ELA "O PREÇO CERTO EM M2"
Folia PIMPÕES "METER O DEDO NA FERIDA E VER O QUE ESTÁ POR BAIXO!"
Samba VAI QUEM QUER "BELEZA DESENFREADA"
Folia OS VISCONDES "OS VISCONDES A SURRASCAR"
Folia ZSAZSA'S “Z'UBERKIDS 2040: A NOVA ORIGEM DOS BEBÉS”
Samba TREPA “ARRAIAL, ENTRE SANTOS E RECANTOS”

Guia completo do Carnaval de Estarreja:

*Carla Miranda
Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo