sábado, 8 de maio de 2021

“Operação Peregrinação Segura”: GNR garante segurança das Celebrações da Peregrinação

 A Guarda Nacional Republicana, a partir de hoje, realiza uma operação de segurança em todo o território nacional com maior incidência em Fátima e nas suas principais vias de acesso, de modo a garantir a segurança durante o deslocamento dos peregrinos, assim como o controlo do tráfego rodoviário e a tranquilidade pública no Santuário e zona envolvente, durante a realização das celebrações religiosas de 12 e 13 de maio.

As celebrações deverão ocorrer de acordo com as regras estabelecidas, ao abrigo da legislação em vigor e segundo as orientações da Direção-Geral da Saúde, pelo que, a Guarda Nacional Republicana informa:

·o acesso aos parques de estacionamento em Fátima estará condicionado à lotação máxima no interior do Recinto de Oração;

·devem-se evitar os ajuntamentos e cumprir as regras de distanciamento físico, do uso obrigatório de máscara e a higienização das mãos;

.apela-se à consciência dos cidadãos para a importância do cumprimento das regras e das indicações das autoridades;

·O Recinto da Oração irá estar restrito a 7.500 peregrinos.

Apesar do Recinto de Oração estar restrito a 7.500 peregrinos, a GNR aconselha àqueles que, ainda assim, se desloquem a pé:

·Não andar na estrada, mas sim pela berma contrária ao sentido do trânsito e em fila;

·Não andar em locais onde seja proibida a circulação de peões;

.Usar sempre, quer de dia quer de noite, coletes refletores;

·Não andar sozinho(a) durante a noite;

·Sinalizar o início e fim dos grupos e se for preciso reunir o grupo, fazê-lo sempre fora da estrada;

·Não usar auscultadores;

·Tomar especiais cuidados ao atravessar as vias;

·Cumprir as regras sanitárias em vigor, bem como o uso de máscara e distâncias de segurança.

Imagem: Jornal de Abrantes

Lewis Hamilton conquista 100.ª ‘pole position’ na F1 no GP de Espanha

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) tornou-se hoje o primeiro piloto da história da Fórmula 1 a chegar às 100 'pole positions', ao ser o mais rápido na qualificação para o Grande Prémio de Espanha.

Hamilton fez a melhor volta logo à primeira tentativa da Q3, a terceira e última fase da sessão, com o tempo de 1.16,741 minutos, deixando o holandês Max Verstappen (Red Bull) em segundo, a 0,036 segundos, e o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) em terceiro, a 0,132.

"É incrível chegarmos à 100.ª 'pole'. Nunca desistimos e tentamos sempre melhorar. Quem pensaria, em 2012, que chegaríamos às 100? Estou extasiado, como se fosse a minha primeira", referiu o campeão mundial, no final da sessão de qualificação da quarta prova do Campeonato do Mundo de 2021.

Esta é também a segunda 'pole position' do britânico nesta temporada, uma vez que foi o mais rápido na qualificação de Imola (Itália), sendo o primeiro a 'bisar', depois de Verstappen (Bahrain) e Bottas (Portugal) já terem uma 'pole' cada.

Nenhum dos pilotos da frente conseguiu melhorar os seus tempos na derradeira tentativa. Hamilton até vinha com ritmo para o fazer, mas um erro na última curva (ligeira derrapagem) acabou por ditar que o tempo que vale o primeiro lugar da grelha de partida fosse aquele conseguido na primeira tentativa.

"Estava ansioso com as mudanças que ia fazer [na afinação do carro]. Isto é uma lotaria. Temos de ter em mente a corrida. Foi muito duro. A primeira volta foi a melhor que fiz durante toda a sessão. Na segunda estava a tentar melhorar mas não consegui", frisou Hamilton.

O britânico conquistou a primeira 'pole position' da carreira no Grande Prémio do Canadá, em 2007, no ano de estreia na F1, com a McLaren. Esta foi, também, a sexta 'pole' em Barcelona, a quinta consecutiva.

O Grande Prémio de Espanha de F1 é a quarta de 23 corridas da temporada e disputa-se no domingo, no circuito de Montmeló, na Catalunha.

Lewis Hamilton chega a esta prova na liderança do campeonato, com mais oito pontos do que Max Verstappen.

Lusa

Imagem: FI Mania

Félix da Costa vence corrida no Mónaco do Mundial de Fórmula E

O piloto português António Félix da Costa (DS Techeetah) venceu hoje a corrida no Mónaco do Mundial de Fórmula E, para carros elétricos, graças a uma ultrapassagem ao neozelandês Mitch Evans (Jaguar) na última volta.

O piloto português, campeão em título, deixou o holandês Robin Frijns (Virgin) em segundo lugar, a 2,848 segundos, com Evans a terminar em terceiro, a 2,872 de Félix da Costa.

Esta foi a primeira vitória da temporada para o piloto português, sexta na carreira nesta categoria.

Fonte e Imagem: Lusa

Um total de 19.359 agregados pagaram adicional de solidariedade do IRS

Entre o Continente e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira são 19.359 os agregados com rendimento coletável acima dos 80 mil euros e que, por esse motivo, foram chamados a pagar taxa adicional de solidariedade do IRS.

Em causa está uma taxa adicional de IRS de 2,5% aplicável ao rendimento coletável (depois de aplicada a dedução específica ou, quando superiores, os descontos para a Segurança Social) superior a 80 mil euros e 5% na parte que supere os 250 mil euros anuais.

De acordo com as estatísticas o IRS de 2019 (cuja declaração foi entregue em 2020), agora divulgadas pela Autoridade Tributária e Aduaneira foram 18.701 os agregados residentes no Continente que suportaram este adicional de solidariedade naquele ano, a que se somam 378 contribuintes dos Açores e 280 da Madeira.

Os mesmos dados -- que pela primeira vez discriminam este tipo de informação -- indicam que em todas estas geografias se verifica uma tendência de subida do número de pessoas com rendimentos suscetíveis de entrarem no raio de alcance desta taxa adicional do IRS de 2017 em diante.

Dos 18.701 agregados do Continente que pagaram este adicional de solidariedade, a maior parte (17.413) enquadrou-se no primeiro escalão, ou seja, foi tributado pela taxa de 2,5% que incide sobre rendimentos coletáveis superiores a 80 mil euros e até 250 mil euros anuais.

Nos açores, foram 372 os que pagaram os 2,5%, havendo seis agregados que 'passaram' para o patamar seguinte, de 5%, enquanto na Madeira os números foram de, respetivamente, de 270 e 10.

Relativamente ao montante total do imposto resultante da aplicação da taxa adicional, a AT assinala que o mesmo ascende a 37,7 milhões de euros, sendo que 42,57% refere-se ao 1 .º escalão e 57,43% ao 2 .º escalão.

Esta taxa adicional tem sofrido vários ajustamentos ao longo dos anos, à semelhança do que tem sucedido com o número e respetivos limites dos escalões de rendimentos, bem como das taxas que lhes são aplicáveis.

Lançada como medida temporária, este adicional ganhou caráter permanente com o Orçamento do Estado para 2012 (OE2012) a prever que daí em diante era aplicada uma taxa adicional de 2,5% ao quantitativo do rendimento coletável superior a 153.300 euros.

Um ano depois, e na sequência da redução do número de escalões então observada, o OE2013 criou dois escalões, determinando que "o quantitativo da parte do rendimento coletável que exceda 80 000 euros, quando superior a 250.000 euros, é dividido em duas partes: uma, igual a 170.000 euros, à qual se aplica a taxa de 2,5 %; outra, igual ao rendimento coletável que exceda 250.000 euros, à qual se aplica a taxa de 5%".

Lusa

PORTUGAL | Morreu “capitão de Abril” Arnaldo Costeira


O “capitão de Abril” Arnaldo Costeira morreu hoje, aos 75 anos, vítima de doença prolongada, informou a família de um dos militares envolvidos na Revolução dos Cravos de 1974, que derrubou o regime fascista do Estado Novo.
Nascido em Lamego, em 20 de abril de 1946, o coronel do Exército na reforma, que residia agora em VIseu, foi condecorado em fevereiro pelo Presidente da República com a “Ordem da Liberdade – grau de Grande-Oficial”.

O oficial foi comandante do Regimento de Infantaria 14, entre 1993 a 1996, e escreveu a obra “Eu, Capitão de Abril me confesso”, relatando a sua experiência durante e após o 25 de Abril.

“Espírita convicto, dedicou-se integralmente à direção da Associação Social Cultural Espiritualista de Viseu (ASCE Viseu, IPSS), importante instituição particular de solidariedade social da região, sendo um dos seus cofundadores e à qual presidia desde a sua criação, em 1977, onde desenvolveu profícua atividade social e de divulgação de mensagem espiritualizante”, lê-se em comunicado da família.

O corpo do “capitão de Abril” vai estar nas instalações da sede ASCE, em Viseu, a partir das 15:00 e o funeral vai realizar-se domingo, também às 15:00, no cemitério de Pindo, cerimónia reservada à família e amigos próximos, em virtude da pandemia de covid-19.

Fonte: NC

Agrária de Coimbra acolhe Escola de Pastores

 A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC - IPC) acolhe a Escola de Pastores 2021, uma ação formativa integrada no “Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro”. Embora esta vá já para a 2.ª edição, será a primeira vez que a ESAC ministra a formação, com foco na Região DOP Rabaçal.

A Escola de Pastores visa garantir um programa de formação que permita, não só o reforço desta profissão, bem como a promoção da inovação e conhecimento dentro da fileira dos queijos DOP da Região Centro e a valorização e aumento da competitividade dentro da mesma, por tratar-se de um dos principais produtos endógenos do território e com maior potencial de crescimento.

O objetivo é que, no final do seu curso, o formando adquira a capacidade de produzir da maneira mais otimizada possível, segundo critérios de bem-estar animal, prevenção de riscos ocupacionais, proteção ambiental e segurança alimentar.

A formação tem a duração de quatro meses, com início a 14 de junho, num total de 560 horas de formação (150 horas de componente teórica + 410 horas de componente prática), prevendo-se o seu término em novembro de 2021. Os formandos terão de frequentar obrigatoriamente, pelo menos, 75% das horas de formação.

Podem candidatar-se ao ingresso na Escola de Pastores todos aqueles que: tenham idade compreendida entre os 18 e os 55 anos (empregados ou desempregados); sejam detentores de escolaridade mínima obrigatória, e; não tenha frequentado com sucesso a primeira edição da Escola de Pastores. Uma das condições preferenciais para ingresso na Escolas dos Pastores – Agrária de Coimbra é ter habitação primária na área geográfica da Região DOP do Queijo Rabaçal: parte dos concelhos de Condeixa-a-Nova (Freguesias de Condeixa-a-Velha, Ega, Furadouro, Vila Seca e Zambujal), Penela (Freguesias de Cumieira, Espinhal, Santa Eufémia e S. Miguel de Penela, Podentes e Rabaçal), Ansião (Alvorge, Ansião, Avelar, Chão de Couce, Lagarteira, Pousaflores, Santiago da Guarda e Torre de Vale Todos), Pombal (Abiul, Pelariga, Pombal, Redinha e Vila Chã), Soure (Freguesias de Degracias, Pombalinho e Tapeus) e Alvaiázere [Freguesias de Almoster, Alvaiázere, Maçãs de Caminho, Maçãs de Dona Maria, Pelmá, Pussos (lugar de Loureira), Rego da Murta (lugar de Relvas e Ramalhal)]. Para além disso, será valorizado o facto de ser empreendedor com projeto empresarial de pastorícia, que se pretenda instalar na região DOP Rabaçal ou que pretenda trabalhar no setor por conta de outrem.

O número máximo de vagas na Agrária de Coimbra é de 12, aplicando-se também às formações que decorrerão simultaneamente nas Escolas Superiores Agrárias de Castelo Branco e de Viseu. Para mais informações, os interessados poderão consultar o site da ESAC, em www.esac.pt, ou contactar para o número 239 820 940.

As inscrições deverão ser formalizadas até ao próximo dia 24 de maio, através do formulário disponível em https://docs.google.com/forms/d/13rgCuSbbanfMDJLLjVnHfzZilOzBupefM7zbI4Eu9Gc/prefillsendo ainda que, em casos excecionais, as candidaturas poderão ser formalizadas via telefone, para o número 272 349 100.

Portugal tem municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto.

Em entrevista à agência Lusa, o geógrafo, professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, frisou que o teletrabalho abrange apenas uma franja da população portuguesa e que eventuais mudanças de residência para espaços fora dos grandes aglomerados urbanos, impulsionadas pela pandemia de covid-19, dependerão sempre de quem as pode pagar.

Há municípios que estão a perder população desde o final da II Guerra Mundial. Não estou a ver que recuperem, porque durante séculos viviam de uma agricultura paupérrima e de condições sociais péssimas, de saúde, qualidade de vida, de tudo", afirmou.

Os municípios do Douro estão entre os que perdem população desde os anos 50 e "continuam a perder", apesar de nunca ter se ter produzido tanto vinho na região como agora, notou: "Deixou de ser verdade aquela coisa que se dizia ´se houver crescimento económico, se houver investimento, haverá atração populacional porque haverá emprego´".

De acordo com o geógrafo, as empresas da região são hoje "altamente tecnológicas" e recorrem a multinacionais para trabalho sazonal de contratação externa (Nepal, Índia, Bangladesh).

Além do mais, quando se trata de aferir tendências, é preciso ter em conta que a sociedade é muito heterogénea, vincou: "Aquilo que pode ser verdade para um determinado grupo social, pode ser irrelevante, ou o contrário, para outro".

Viver no campo ou em áreas de fraca densidade populacional dependerá também de condicionantes como a escola dos filhos, infraestruturas, incluindo a rede tecnológica, e o acesso a serviços, muitos deles encerrados ou diminuídos, particularmente durante o período de intervenção da 'troika' em Portugal.

"Naqueles quase dois terços do território onde a população está muito envelhecida, depois de mais de um século de emigração, há muitas terras esvaziadas, há muitos lugares onde moram duas ou três famílias. Por muito confinamento que haja, aí é mais fácil sair à rua, porque não encontramos ninguém", reconheceu.

Se já no século XIX os portugueses iam "massivamente para o Brasil", depois da II Guerra foram "para todo o lado", recordou. "Acho que há portugueses em todo o lado do planeta, desde a Austrália ao Norte do Canadá. Até desconfio que há mais portugueses fora de Portugal do que dentro!", estimou Álvaro Domingues, especialista em geografia humana.

"A sociedade portuguesa, apesar de tudo, tem um nível de rendimentos baixíssimo, tem uma distribuição de riqueza muito injusta, tem uma percentagem de pessoas que, em média, ganha o salário mínimo que é altíssima", advertiu.

"Como sempre, há mudança para quem a pode pagar, quem tem possibilidade de escolher, porque a maior parte não escolhe", observou quando questionado sobre a procura de um novo estilo de vida, na sequência da pandemia.

Álvaro Domingues frisou que o território é uma construção social, "muda a sociedade mudará o território".

"Se a mudança social for expressiva, por exemplo de procura de alternativas de residência que não são as habituais..., mas não tenho notícia disso. Estatisticamente, mesmo aqueles municípios que dizem que tiveram alguma recuperação de população ou de procura de alojamento, estão a falar de pequenos números", assegurou.

"Só que como a situação tem sido de décadas de esvaziamento, de repente, uma estagnação parece um sinal positivo e dá-se muito valor a isso", considerou.

Para Álvaro Domingues, Portugal padece de uma tradição de políticas "muito centralizadas" desde D. Afonso Henriques e durante "a época dura da 'troika'" foram tomadas decisões "desastrosas" a nível setorial, que deixaram o mapa "ainda pior".

Lusa

Hoje é o dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho

 Hoje, celebra-se o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Este dia é dedicado aos colaboradores e voluntários do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho que diariamente se dedicam a apoiar os mais vulneráveis e que, no último ano, se adaptaram de forma extraordinária às exigências provocadas pela COVID-19. Este foi sempre o compromisso da Cruz Vermelha para com a comunidade local – ser #imparável.

Portugal, a par com o mundo, enfrentou desafios nunca antes pensados ou planeados no último ano e a Cruz Vermelha Portuguesa ultrapassou todos os números de pessoas que apoiou até então. Foram mais de 70 mil as famílias que pediram ajuda, muitas delas vítimas da Pandemia, mais de 44 mil pessoas foram socorridas, mais de 220 mil pessoas foram sensibilizadas e foi ultrapassada a barreira dos 100 mil testes à COVID-19 realizados nas comunidades vulneráveis.    

Segundo Susana Marques, Secretária-Geral da Cruz Vermelha Portuguesa “Reinventámo-nos na Cruz Vermelha Portuguesa ao longo do ano 2020. O esforço dos nossos colaboradores e voluntários foi extraordinário para a capacidade de resposta da Instituição ao desafio deste contexto pandémico. Nunca será demais agradecer tamanha dedicação”.

O Movimento Internacional é composto por 192 Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho com 160.000 Estruturas locais e cerca de 14 milhões de voluntários em todo o mundo, do CICV e da FICV.

Estima-se que uma em cada 636 pessoas no mundo seja voluntária da Cruz Vermelha ou do Crescente Vermelho.

Juntos, a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho alcançaram 650 milhões de pessoas com atividades de promoção de saúde e higiene (uma em cada 12 pessoas), 106 milhões de pessoas com água e saneamento (1 em 72 pessoas), forneceram alimentos ou bens em espécie a cerca de 79 milhões de pessoas (uma em cada 97 pessoas) e foi possibilitado, a mais de um milhão de pessoas, a conexão com as suas famílias por telefone ou videochamada.

O Presidente da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC), Francesco Rocca, explica que “há muitos desafios globais sérios a serem enfrentados, como a COVID-19, a crise climática e o apoio às pessoas em circulação [migrantes], mas hoje temos cerca de 14 milhões de motivos para comemorar: os nossos voluntários imparáveis. Cada ato individual de gentileza e de apoio é importante independentemente do quão pequeno possa parecer. Esta ação local tem um enorme impacto global todos os dias. ”

Já o Presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Peter Maurer, partilha que “os voluntários da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho estão na linha de frente de todas as crises, às vezes a correr riscos para a sua própria segurança. Estes trabalham incansavelmente, com e para as comunidades, para prevenir e aliviar o sofrimento humano nas piores situações, em conflitos armados, desastres e outras crises humanitárias. O Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é a nossa oportunidade de homenageá-los, porque eles estão a fazer a diferença em todo o mundo, todos os dias, e garantindo que ninguém é deixado para trás”.

Fonte: CV Portuguesa

Silves | Entrega do dossier com a proposta de criação da primeira área marinha protegida de interesse comunitário (AMPIC) em Portugal

Hoje na Universidade do Algarve, dia 07 de maio de 2021, foi entregue ao Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e ao Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos o dossier com a proposta de criação da primeira Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário (AMPIC) em Portugal, designada Parque Natural Marinho do Recife do Algarve - Pedra do Valado.

O presente documento é de enorme importância para a comunidade local mas sobretudo para região e país, dado tratar-se do maior recife rochoso costeiro de Portugal, de grande impacto em termos de sustentabilidade dos ecossistemas.

Aguardamos que o governo reconheça também esta enorme riqueza, para que Portugal possa dar um passo em frente para a sustentabilidade dos oceanos e ecossistemas, e em termos locais, promover a pesca artesanal, a valorização do pescado, a preservação do recife e as tradições.

120 MIL EUROS PARA APOIAR AS COMPANHIAS DE TEATRO DA COVILHÃ


A Câmara Municipal da Covilhã vai apoiar com 120 mil euros as 4 companhias de Teatro do concelho. A decisão foi aprovada em reunião do executivo camarário desta sexta-feira, tendo sido deliberada a atribuição de comparticipação financeira para apoio à realização do plano de atividades previsto para 2022 pelas companhias.

Com base nos protocolos aprovados, o Teatro das Beiras vai receber 48 mil euros, a ASTA – Associação de Teatro e outras Artes, 36 mil, a Quarta Parede – Associação de Artes Performativas, 30 mil e a Associação Cultural TeatrUbi 4 mil 250 euros.

O Presidente do Município, Vítor Pereira, explicou que que não se trata de um apoio extraordinário. “A Direção Geral das Artes prorrogou até ao final de 2022 o contrato programa que tinha com estas companhias, e nós fizemo-lo também”. O apoio tem como objetivo “minorar os efeitos da pandemia nestas estruturas tão importantes para a vida cultural da cidade. Estamos a falar de companhias profissionais, que têm encargos fixos, obrigações, trabalhadores e não puderam exercer a sua função e obter retorno financeiro devido ao confinamento”.

Uma conjuração anticristã

 


  • Padre David Francisquini*

Ao criar nossos primeiros pais homem e mulher, Deus os abençoou, ordenou-lhes que crescessem e se multiplicassem e enchessem toda a Terra, sujeitando-a, como está escrito no livro Gênesis (1, 27-30): “Eis que vos dei todas as ervas, que dão sementes sobre a terra, e todas as árvores que encerram em si mesmas a semente do seu gênero, para que vos sirvam de alimento, e a todos os animais da terra, e a todas as aves do céu, e a tudo o que se move sobre a terra, em que há alma vivente, para que tenham que comer. E assim se fez”.

Como assim dispôs o Criador, cabe-nos, por nossa natureza e pelas potencialidades e riquezas que nos foram dadas, prover à nossa própria subsistência e trabalhar em função de nosso progresso natural e espiritual, rendendo assim maior glória a Deus. O mesmo Pai não criou seus filhos iguais, antes, os dotou de capacidades diferentes, como se pode depreender da parábola dos talentos.

Com efeito, nela o servo que soube trabalhar e fazer render os talentos recebidos de seu senhor foi premiado com outros tantos, e o que enterrou o talento foi castigado. Como foi agradável aos olhos de Deus a diligência daquele que se empenhou em fazer progredir suas próprias qualidades, e como foi desagradável a acomodação daquele que se manteve inoperante diante dos benefícios recebidos!

Todos nós sabemos que a existência do homem é anterior à do Estado, cuja ação deve ser apenas supletiva, ou seja, exercer-se somente quando o corpo social não dispuser de meios para realizar determinada tarefa. O contrário disso — a interferência em todos os aspectos da vida dos indivíduos e das sociedades — é uma característica do Estado socialista.

Este último contraria a ordem natural e desafia disposições divinas, com consequências desastrosas para todo o corpo social, pois torna os homens negligentes, sem iniciativas e desinteressados, priva-os de sua liberdade de fazer o bem e os leva à miséria e à desolação, embrutecendo da sociedade e levando ao decrescimento da fé.

            Recordamos que há mais de 100 anos Nossa Senhora de Fátima alertou a humanidade para os nefastos erros que o comunismo espalharia pelo mundo por meio da Rússia. Tendo em vista as comemorações do próximo dia 13 de maio, data de sua primeira aparição aos pastorezinhos, vêm-me ao espírito algumas considerações que desejo compartilhar com os leitores.

Por que, apesar de dotado de inteligência e de vontade — portanto um ser livre — tem o homem tão coarctada e perseguida em nossos dias sua liberdade para fazer o bem? Ele vem há séculos perdendo paulatinamente seus direitos fundamentais, como o de praticar a verdadeira fé, constituir e cuidar de sua família, ter a sua propriedade.

Isso vem ocorrendo à maneira de um bolo colocado sobre uma mesa. Na medida em que as pessoas vão passando, cada qual tira um pequeno pedaço, e em pouco tempo o bolo desaparece… O mesmo se passa com os valores da alma, recebidos dos nossos maiores, que formavam o arcabouço de toda uma civilização fundamentada nos evangelhos.

Como demonstra Monsenhor Delassus em seu imperdível livro A conjuração anticristã, existe um verdadeiro conluio para negar o pecado e a Redenção de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele faz com que o homem vá perdendo espaço no panorama da civilização cristã e resvalando para uma vida tribal diametralmente oposta àquela plasmada pelos nossos incansáveis pregadores que evangelizaram o Ocidente.

A alma brasileira, indelevelmente marcada pelos ensinamentos do Evangelho, vem sendo desconstruída pelos revolucionários de ontem e de hoje nos seus valores cristãos, como o casamento, a criação dos filhos, a ideia de Deus e da religião, a noção do bem e do mal, a perda das noções fundamentais de justiça, a desarmonia institucional, entre outros.

De onde o constante apelo dos partidos de esquerda e do Judiciário no sentido de implantar ideologias nefastas, como o aborto, o incesto, a identidade de gênero, a poligamia, a adoção de filhos por parceiros homossexuais — como se tratasse de um casal normal —, o direito de herança, a eutanásia, entre outros crimes. Numa palavra, levando os homens para um despenhadeiro rumo ao caos, como já ocorre na Venezuela e na Argentina.

Em seu processo de apodrecimento generalizado da sociedade, a Revolução gnóstica e igualitária vem aos poucos eliminando, envenenando e matando, aqui, lá e acolá, com uma força de expansão própria à dos gases, esses valores morais que a civilização cristã recebeu da Igreja e nos transmitiu, tentando eliminar assim a própria ligação do homem com Deus. É a crise religiosa instalada nos quatro cantos da Terra.

Em decorrência do que se propaga sobre o vírus chinês do Cavid-19, parece que o mundo não voltará mais à normalidade anterior. Se Deus não intervier, será o advento de um estado de coisas em que não haverá mais para os homens liberdade de ir e vir, de gerir seus negócios e sua vida como melhor lhes aprouver, nem de praticar a religião, especialmente a única verdadeira — a católica —, numa satânica tentativa de conduzi-los ao desespero e ao ódio a Deus.

Aqueles que reagem a esta avalanche são tachados arbitrariamente com epítetos de negacionistas, antidemocráticos, obscurantistas, contrários à ciência, todas elas palavras-talismãs cuidadosamente estudadas em laboratórios e utilizadas ad nauseam pela grande mídia para causar o maior estrago possível nas hostes conservadoras.

Em suma, toda esta urdidura visa atacar no homem naquilo que lhe é natural — um ser racional e livre criado à imagem e semelhança de Deus —, para criar um homem novo à imagem e semelhança do demônio. Em seu frenesi desarticulador, tal é o objetivo final da fúria revolucionária.

O ponto central da mensagem de Fátima trata dos erros da Rússia que se espalhariam pelo mundo para perder as almas. Urge atender aos apelos de Nossa Senhora, rezar e fazer penitência, recitar diariamente o terço, fazer a comunhão reparadora dos cinco primeiros sábados, e, sobretudo, mudar de vida e de comportamento diante dos descalabros das modas imorais.

Lutemos e procuremos fazer a nossa parte. Deus, por meio de sua Mãe Santíssima, nos dará a vitória!

ABIM

____________

*Sacerdote da Igreja do Imaculado Coração de Maria – Cardoso Moreira (RJ).

Município de Ovar vai receber Cimeira da Federação Nacional de Associações Juvenis


Por ocasião do Dia do Associativismo Jovem, a 30 de abril, a Câmara Municipal de Ovar formalizou uma parceria com a Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ) e vai acolher no seu território a Cimeira “Futuro do Associativismo e Juventude” da região centro do país.
O evento, que terá lugar a 09 de junho de 2021 no Centro de Arte de Ovar, reunirá vereadores, técnicos de juventude, dirigentes associativos e jovens de toda a região centro para, em conjunto, abordarem as políticas locais e nacionais de Juventude para a próxima década.

Realçando o empenho da Câmara Municipal de Ovar em “colocar as Políticas de Juventude na primeira linha de prioridades”, Salvador Malheiro, presidente da autarquia, afirmou que a parceria com a FNAJ “evidencia o respeito que o Município de Ovar conquistou na área da Juventude, sendo já uma referência a nível nacional”.

Já Ruben Ferreira, vereador da Juventude de autarquia, sublinhou a importância de “ser no nosso território que se discutirá uma parte relevante da Agenda para a Inovação das Políticas de Juventude”, para a qual “os jovens do concelho também poderão contribuir com a energia e o dinamismo que os caracterizam”.

Segundo a Câmara Municipal de Ovar, a Cimeira tem como objetivo promover um verdadeiro diálogo jovem, capacitando os jovens para processos de participação ativa nos quais eles podem ser os principais protagonistas na definição dos assuntos que impactam a sua vida.

Magda Guedes

Câmara de Águeda promove o IV Encontro da Diversidade Cultural e do Diálogo para o Desenvolvimento

 Evento está a decorrer até dia 22 e tem o seu ponto alto na cerimónia agendada para dia 21, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento.

Pelo quarto ano consecutivo e ao longo do corrente mês de maio, a Câmara Municipal de Águeda, através da Biblioteca Municipal Manuel Alegre (BMMA), do Centro de Juventude de Águeda (CJA) e do Águeda Living Lab (ALL), numa estratégia de atuação alinhada com a agenda determinada pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, está a promover o IV Encontro da Diversidade Cultural e do Diálogo para o Desenvolvimento.

O programa deste conjunto alargado de atividades arrancou na quarta-feira com uma iniciativa online e prolonga-se até dia 22, tendo o seu ponto alto no dia 21, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento, com uma cerimónia no pátio da BMMA.

“Promover o diálogo e a diversidade são premissas que têm sido defendidas pela Câmara de Águeda nas suas várias atividades, seja na área cultural ou outras, porque acreditamos que a diferença produz um desenvolvimento sustentável”, disse Elsa Corga, Vereadora da Cultura, Educação, Ação Social e Juventude da Câmara Municipal de Águeda.

Através de diversos momentos de celebração da diversidade cultural, entre programação de eventos nas redes sociais e partilhas, conversas e oficinas, a Câmara Municipal convida a população para o convívio e a descoberta das culturas que compõem a identidade do território de Águeda, bem como a criar novas formas de diálogo entre elas.

O programa sugerido pela BMMA, o CJA e o Águeda Living Lab convida a população a participar nas diversas atividades, seja através das respetivas páginas de Facebook, nos eventos online, seja inscrevendo-se nas atividades presenciais que decorrerão no pátio da BMMA, cumprindo todas as normas determinadas pela Direção-Geral de Saúde.

Todas as atividades da BMMA, desde a “Hora do conto”, “Histórias Giratórias”, “Porque hoje é sábado…” são dedicadas à temática da inter/multiculturalidade, e a programação inclui oficinas bem como conversas à volta do tema.

Os jovens voluntários europeus do Centro de Juventude, sendo muito ativos na divulgação de valores europeus e da valorização das diferenças culturais, criaram conteúdos especialmente para este evento, promovendo as suas culturas e partilhando os seus conhecimentos sobre esta temática.

Os voluntários convidam também a comunidade europeia a partilhar vídeos de receitas culinárias multiculturais no grupo Multicultural Cooking no Facebook e a assistirem a todo o programa do evento em https://www.facebook.com/groups/543591966564480.

 

Jogos e conversas temáticas

Nos dias 12, 14 e 19 de maio, sempre às 17 horas, no pátio da BMMA, terão lugar um conjunto de atividades sobre esta temática: um jogo-oficina sobre interculturalidade, intitulado “Travelling from home” (dia 12), destinado a jovens e realizado em inglês por Marta Castilho (voluntária do CJA); uma oficina intitulada “A cultural tour of the world” (dia 14), onde serão abordadas as culturas minoritárias do mundo, realizada em inglês por Elizabeth Harland (do CJA); e a oficina “Conquering Racism” (dia 19), que versará sobre o combate ao racismo e será realizada em inglês por Apesksha Bhakta (CJA).

Em formato online, decorrerá, no dia 20, às 10 horas, uma conversa entre um representante da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, CJA e BMMA e, no dia seguinte, serão publicados online alguns contos de tradição oral dos 5 continentes, que será apresentados pelo Serviço Educativo da BMMA.

O evento terá ainda um momento solene e cultural, agendado para a tarde do dia 21 de maio, às 18 horas, com a leitura da Declaração da Diversidade Cultural da UNESCO em várias línguas, e com uma cerimónia oficial, que contará com a presença de Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda; Elsa Corga, Vereadora da Cultura; e Luís Alves, diretor da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação.

Refira-se que os eventos presenciais, embora gratuitos, estão sujeitos a lotação limitada e por isso com inscrição obrigatória, através de formulário próprio ou enviando e-mail para bmma.educativo@cm-agueda.pt.

No âmbito desta iniciativa, pode ainda ser apreciada uma vitrine alusiva ao tema da diversidade, no espaço do Águeda Living Lab (ALL), situado na Rua Luís de Camões.

Para mais informações, os interessados podem acompanhar os eventos na página do Facebook da BMMA (facebook.com/BibliotecaMunicipalManuelAlegre/) e do CJA (facebook.com/cjagueda/).

“Jackpot” do Euromilhões sai em Portugal

Apostador com boletim registado em território nacional vai receber 69 milhões de euros.

O primeiro prémio do Euromilhões desta sexta-feira saiu a um apostador com boletim registado em Portugal.

Em jogo estava um “jackpot” de 69 milhões de euros.

A chave completa é formada pelos números 14 – 22 - 33 - 38 - 47 e pelas estrelas 8 e 9.

Os prémios atribuídos de valor superior a 5 mil euros estão sujeitos a imposto do selo, à taxa legal de 20%, nos termos da legislação em vigor.

Lusa

Autoagendamento a partir dos 60 anos deve arrancar no final da próxima semana


O autoagendamento para a vacinação contra a covid-19 deverá passar a contemplar as pessoas a partir dos 60 anos, em vez dos atuais 65, já no final da próxima semana, adiantou hoje à Lusa fonte da 'task force'.

"Tratando-se de um sistema complexo e massivo e que se encontra em transição, optou-se nesta fase inicial abrir o autoagendamento somente a pessoas com mais de 65 anos, sendo expectável abrir o autoagendamento para as pessoas com mais de 60 anos no final da próxima semana ou início da seguinte", respondeu a 'task force' a uma questão enviada pela Lusa.

A medida visa dar continuidade ao aumento do ritmo de vacinação - que atingiu na quinta-feira pela primeira vez cerca de 100 mil doses administradas -, com vista a ter toda a faixa etária acima dos 60 anos de idade vacinada com pelo menos a primeira dose "até ao final de maio ou na terceira semana de maio", como antecipou em 21 de abril a ministra da Saúde, Marta Temido.

A 'task force' responsável pela coordenação do plano de vacinação salientou também o papel do sistema de autoagendamento pela Internet na intensificação da administração de vacinas para o objetivo de 100 mil inoculações diárias, cuja marcação era anteriormente centralizada nos serviços de saúde, nomeadamente Administrações Regionais de Saúde (ARS) e Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES).

"Esta mudança permitiu um incremento muito significativo de agendamentos e a libertação de profissionais de saúde, que se encontravam empenhados no agendamento local, contribuindo de forma muito significativa para o necessário aumento do ritmo de inoculações. Sem esta mudança não seria possível atingir o ritmo de vacinação necessário", esclareceu a mesma fonte da 'task force'.

Em 23 de abril entrou em funcionamento o portal destinado ao auto agendamento para a vacinação, que tinha registado, até ao início desta semana, cerca de 206 mil inscrições para a toma da vacina contra a covid-19. Portugal atingiu já um milhão de pessoas com a vacinação completa com a segunda dose ou com a inoculação com a vacina de toma única da Janssen, o que corresponde a mais de 10% da população portuguesa.

Lusa