domingo, 4 de novembro de 2018

COLUMBÓFILA PROMOVEU PRÉ - MEETING PREPARATÓRIO DO EUROPEAN PEOPLES’ FESTIVAL



A cidade de Cantanhede acolheu nos passados dias 2, 3 e 4 de novembro a visita preparatória do EUROPEAN PEOPLE’S FESTIVAL, que se vai realizar de 27 de julho a 3 de agosto, do próximo ano, por altura da Expofacic. 

Participaram nesta visita 35 representantes de 13 países europeus, dos 15 que vão estar na edição 2019 da festa europeia, que pela terceira vez se vai realizar no concelho de Cantanhede, nomeadamente da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Escócia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Irlanda, Letónia, Luxemburgo, Polónia e Portugal, país organizador, que ao longo destes dias, para além de conhecerem e aprovarem o programa do evento, realizaram a reunião anual do Comité Europeu. 

Logo no primeiro dia e após a recepção, os visitantes tiveram oportunidade de conhecer o Museu da Pedra, receber o programa do Pré-Meeting, sendo-lhe de seguida oferecido pelo Hipermercado Continente e pela Valmarques, a refeição da noite. 

Após a refeição e de uma breve reunião com a Comissão Organizadora, os delegados presentes, tiveram a oportunidade de conviver num dos bares da cidade. 

No dia seguinte logo pela manhã foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo Vice-Presidente do Município de Cantanhede, Pedro Cardoso e pela Presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Aidil Machado, que acompanharam muito de perto o programa do evento, manifestando a satisfação dos seus executivos, receberem o evento no próximo ano, desejando aos delegados, uma excelente estadia, e uma proveitosa visita de trabalho. 

Seguiu-se a reunião do Comité Europeu, presidida pelo Dinamarquês Jan Fritzen e secretariada pelo belga Simõn Englebert e pela alemã Susanne Pohlsen. 

De acordo com a ordem de trabalhos do Comité e após a leitura da correspondência e aprovação das contas, foram reconduzidos o secretário e tesoureiro, seguindo-se a eleição das vice-presidências, para o próximo mandato, sendo eleitos a Lituânia e Portugal, que será representada por Magda Silva, vice-presidente da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense. 

De seguida e de acordo com as diversas propostas apresentadas pelos representantes dos diversos países presentes, foram pelos seus delegados, votados um conjunto de documentos que orientarão as próximas actividades do Comité. 

Por último, João Paulo, membro da Comissão Organizadora da edição 2009 do EUROPEAN PEOPLE’S FESTIVAL, apresentou detalhadamente todo o programa do evento que se vai realizar de 27 de julho a 3 de agosto. 

Às questões colocadas pelos delegados foram-lhes respondidas e esclarecidas pelos elementos da Sociedade Columbófila, que integram a Comissão Organizadora, que com a ajuda de meios informáticos, complementaram a documentação entregue. 

No final e já perto das 13horas a Comissão Organizadora viu aprovada a sua proposta de programa, que vai agora ser devidamente trabalhada. 

Após terminada a reunião preparatória, os delegados presentes foram obsequiados com um Cantanhede d’honra, oferecido pelo Município de Cantanhede, seguindo-se ainda no período da manhã, uma visita ao Parque da Cidade, ao Mercado Municipal, ao Parque Expo Desportivo de S. Mateus e ao Complexo Desportivo. 

O almoço ocorreu no Lagar da Gruta, na freguesia de Portunhos, que gentilmente colocou aquele espaço à disposição da Comissão Organizadora, seguindo-se uma visita bastante exaustiva aos restantes locais de realização das diversas actividades que vão integrar o programa agora apresentado. 

Durante a noite e num restaurante da cidade, após uma Bairrada d’honra e oferta de algumas lembranças, foi servido o jantar oficial deste Pré – Meeting, estando presentes para além de todos os delegados, o Director do Agrupamento de Escolas Lima de Faria, José Soares, Hermenegildo Freire, Subdirector do Agrupamentos de Escolas Marquês de Marialva, a Presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Aidil Machado, Idalécio Oliveira, Presidente do Conselho de Administração da Inova, EM - SA e Casas de Melo; Adjunto de Helena Teodósio, Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, parceiros da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, na organização deste evento europeu. 

Após o jantar, cumpriu-se mais uma jornada de convívio, num bar da cidade, tendo nesse espaço de animação nocturna, os delegados tido a oportunidade de estreitar os laços de amizade já existentes. 

No dia seguinte logo pela manhã ouve ainda a oportunidade para os elementos da Comissão Organizadora, prestarem as últimas informações e esclarecem algumas dúvidas colocadas pelos representantes dos países, seguindo-se as viagens para os aeroportos de Lisboa e Porto.

JUSTIÇA · MAGISTRADOS | Governo confia em sentido de responsabilidade dos juizes após anúncio de greve

 O Governo diz-se convicto de que os juízes “agirão sempre” com o sentido de responsabilidade inerente aos titulares de órgãos de soberania depois de, no sábado, a Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) ter anunciado uma greve nacional.

Num comunicado enviado no sábado à noite às redações, o Ministério da Justiça lembra as negociações com a ASJP com vista à revisão do Estatuto dos Magistrados Judiciais, que considera que “decorreram sempre num clima de absoluto respeito institucional, transparência e lealdade, tendo-se deixado claro, desde o primeiro dia, que não haveria qualquer modificação do estatuto remuneratório, por força, então, da patente falta das indispensáveis disponibilidades económico-financeiras”.
Para o Governo, a greve anunciada no sábado tem “subjacentes” apenas reivindicações “de caráter remuneratório, que radicam na impossibilidade de evolução das remunerações, decorrente da existência de um teto salarial”, tendo o Executivo comunicado “oportunamente à ASJP que estava em condições de propor à Assembleia da República a eliminação desse teto, o englobamento do subsídio de compensação na remuneração e a adoção de um regime transitório destinado a assegurar a neutralidade fiscal desse englobamento”.
“O Governo reitera essa proposta, na certeza de que dá inteira satisfação àquelas reivindicações e na convicção segura de que os juízes portugueses agirão sempre, em todos os momentos, com o sentido de responsabilidade, inerente à sua condição de titulares de um órgão de soberania”, lê-se na mesma nota.
O Ministério da Justiça sublinha ainda que “a eleição de uma nova direção da ASJP, já depois de concluídas as negociações, não constitui fundamento para as reabrir, dado que o interlocutor negocial do Governo é a estrutura representativa dos juízes portugueses e não quem, em dado momento, a dirige”.
A ASJP anunciou no sábado uma greve nacional de 21 dias que começa a 20 deste mês e se prolongará até 21 de outubro de 2019, caso as negociações com o Governo não cheguem a bom termo.
Os juízes deliberaram ainda suspender imediatamente a participação nos trabalhos de desenvolvimento dos “Acordos para o Sistema de Justiça”.
“Infelizmente fomos forçados a chegar a esta situação extrema, mas estamos dispostos a dialogar como sempre estivemos. Temos é de o fazer num clima de responsabilidade e seriedade”, disse aos jornalistas o presidente da estrutura sindical, Manuel Soares, no final da assembleia-geral que decorreu em Coimbra.
O presidente da ASJP lamentou que a estrutura sindical tenha esperado ano e meio para dialogar com o Governo e “não tenha sido possível”.
“O primeiro-ministro foi informado do nosso desagrado, a ministra não foi sensível à necessidade de falar com os juízes, o grupo parlamentar do PS fez uma promessa que não cumpriu, o senhor Presidente da República foi informado e nós fomos forçados a chegar a esta situação extrema”, disse.
Sobre a proposta do Governo que chegou ao sindicato na sexta-feira, o dirigente considerou-a “má” porque “visa dividir os juízes em dois grupos, em a e b, que são todos os que entrarem no futuro para o sistema, para os quais fica previsto uma redução líquida de retribuição de 10 ou 15%”.
“Não parece minimamente aceitável que, ao fim de sete anos de avanços e recuos, se fosse aceitar uma proposta cujo resultado final para o futuro é uma diminuição da remuneração dos juízes” afirmou.
A questão remuneratória “não é a questão mais importante do estatuto dos magistrados, mas é uma delas”, considerou.
Manuel Soares não fechou as portas ao diálogo e ressalvou que existe agora um prazo de duas semanas para conversar, porque as medidas decididas começam a ser executadas no dia 19.
“Não vamos parar com o plano que aprovámos, apenas o faremos, em qualquer momento, se nos parecer que há possibilidades de resolver aqueles problemas que nós consideramos que têm de ser resolvidos”, acrescentou.

Fonte:noticiasdecoimbra

Manhã de domingo: “Se tivesse cantado tínhamos perdido a Eurovisão” /premium

Logo Observador

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
Um disco novo em português, o último lugar de Isaura e Cláudia Pascoal, a validação como compositora na Eurovisão e a interpretação do irmão, que "acha que pode mudar o mundo". Luísa fala de tudo.
Miguel Oliveira até ficou em segundo e à frente de Francesco Bagnaia, mas não chegou para impedir o italiano de se tornar já campeão. Um ano depois do 3.º lugar, o português é vice-campeão de Moto2.
Depois de todos os nomes que foram vindo a público para a sucessão de Peseiro no comando do Sporting, há uma "surpresa" que ganha força: Marcel Keizer, técnico holandês que está no Al Jazira.
Juventus somou décima vitória em 11 jogos no Campeonato e estabeleceu um novo recorde frente ao Cagliari (3-1). Ronaldo teve uma bola no poste, fez uma assistência e voltou a ser um dos destaques.
Um desfile militar de grandes dimensões, com passagem de caças F-16, assinala este domingo, em Lisboa, os cem anos do Armistício da I Guerra Mundial, reunindo as altas figuras do Estado.
O Governo diz-se convicto de que os juízes "agirão sempre" com o sentido de responsabilidade inerente aos titulares de órgãos de soberania, depois do anúncio de uma greve nacional.
Seis comediantes escolheram o Teatro Ibérico como arena de combate. Se valem alguma coisa ao vivo, é o público que decide, sem botão de like, só com o riso. Fomos ver como funciona esta pancadaria.
A Torre do Tombo comprou, no OLX, um pergaminho que confirma a transferência do castelo para este nobre. Carlos Maria Bobone recorda quem foi, o que fez e que papel tinha na monarquia.
Afinal, Ronaldinho Gaúcho não vai marcar presença na Web Summit. O ex-jogador de futebol tem o passaporte apreendido pela justiça brasileira e não pode viajar.
Francisco Peres fez um manual do vocabulário que precisa de saber para sobreviver à Web Summit. Sabe o que quer dizer "bootstrap", "burn rate" ou "douchebrag"? Ele explica tudo (com muito humor).
Está cansado do ruído das redes sociais? Troque mensagens com o Observador para se pôr a par do que fazemos na Web Summit. Receba as novidades no WhatsApp e se tiver dúvidas, pergunte-nos. 
Opinião

Rui Ramos
A estratégia de defesa da geringonça está definida para quando um líder da direita tiver chances de chegar a primeiro-ministro: acusá-lo de ser “fascista” e gritar que a democracia vai acabar. 
Sebastião Bugalho
No limbo em que a UE se encontra, entre a confederação e o federalismo, os europeístas precisam de uma injeção de respeito. Caso contrário qualquer solução para o futuro europeu não terá credibilidade
Pedro Afonso
Converte-se a vida humana numa peça industrial descartável, cujo prazo de validade se encurta sucessivamente, atirando-se as pessoas para o ferro velho, como se se tratassem de lixo não reciclável.
Luís Reis
A TAP gere o Porto a pontapé e custa tempo e dinheiro em quantidades incalculáveis aos utentes, às empresas e ao país com a sua ineficiência endémica e, ainda por cima, com uma cara de pau nunca vista
Helena Garrido
O radicalismo alimenta-se de radicalismo. Quem é mais radical? Quem convida os brasileiros em Portugal que votaram Bolsonaro a voltarem para o seu país ou o novo presidente do Brasil? 
MAGG

Fábio Martins
Miran morreu devido a uma paragem cardíaca. Os pais levaram-no para casa e colocaram-no no frigorífico. Atenção: as imagens podem chocar.

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Segundo lugar de Miguel Oliveira na Malásia entrega título de Moto2 a Bagnaia

Resultado de imagem para Segundo lugar de Miguel Oliveira na Malásia entrega título de Moto2 a Bagnaia
Miguel Oliveira terminou hoje em segundo lugar no Grande Prémio da Malásia de Moto2, permitindo já ao italiano Francesco Bagnaia festejar o título da classe intermédia, ficando o português como vice-campeão mundial.
O piloto da KTM terminou a cerca de um segundo do italiano Luca Marini, irmão de Valentino Rossi, um resultado insuficiente para levar a discussão do título até à derradeira corrida da temporada, em Valência, devido ao terceiro lugar do italiano Francesco Bagnaia, novo campeão, numa Kalex da Sky Racing.
Oliveira, que nesta corrida não teve apoio do colega de equipa, o sul-africano Brad Binder, precisava de vencer e esperar que Bagnaia fosse pelo menos terceiro classificado.
Assim, ficou a 32 pontos do italiano da equipa de Valentino Rossi quando ficam 25 pontos em disputa na última prova.
Depois do segundo lugar em 2015 no Mundial de Moto3, Miguel Oliveira volta a ser vice-campeão mundial.
Lusa

Na oitava de Finados, algumas frases para reflexão

Túmulo de Camões (1524 - 1580) no Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa) [ Foto PRC ]

“Devemos desejar viver tanto tempo quanto for da vontade de Deus; mas para amá-Lo e servi-Lo nesta Terra, se necessário lutar por Ele, e não para gozar a vida. Por isso, diz o Profeta Davi: ‘Não me leves na metade de meus dias’ (Salmo 102, 24)”.

(Santo Afonso Maria de Ligório)

“Eu, para que nasci? Para salvar-me. Que tenho de morrer, é infalível. Deixar de ver a Deus e condenar-me, será uma triste coisa, porém possível. Possível? E continuo a sorrir, a dormir, a folgar-me? Possível? E tenho amor somente ao que é visível. O que faço? De que me ocupo? Em que me encanto? Louco devo ser, pois não sou santo!”

(Frei Pedro de los Reyes)

Fonte: ABIM

Porque hoje é Domingo... Em primeiro lugar, o mandamento do amor


                                     J. Carlos *
«… O Verbo de Deus… revela-nos que Deus é amor (I João 4,8) e ensina-nos ao mesmo tempo que a lei fundamental da perfeição humana, é portanto da transformação do mundo, é o novo mandamento do amor» (G.S. 38).

Todo o progresso, toda a técnica, toda a actividade humana… devem estar ao serviço do homem, para uma autêntica fraternidade, construida de grandes e pequenas coisas. É que no mundo subjectivo dimensão e valor ou intensidade não se correspondem.

Na diversidade de funções que integram a vida intervém o Espírito Santo: «Enquanto chama alguns a darem claro testemunho do desejo da pátria celeste e a conservarem-no vivo no seio da família humana, chama outros a dedicarem-se ao serviço terreno dos homens, preparando com esta sua actividade como que a matéria do reino dos céus» (G.S. 38).

Por outras palavras. Tudo o que for marcado pelo amor é construtivo e serve a causa do reino.

Amar a Deus com todo nosso coração é o mandamento mais importante. Mas, o que isto significa? Infelizmente temos vivido numa época em que a palavra amor tem-se tornado apenas em um significado de sentimento. 

Amar alguém é confundido com o significado de "sentir-se bem com eles". Contudo, "se sentir bem" com alguém não constitui necessariamente um amor em termos bíblicos. Pois em termos bíblicos amor está intimamente ligada ao fazer, e, especificamente, de amar a Deus para fazer o que Deus quer, isto é, obedecer Seus mandamentos, a Sua vontade” segundo a opinião do Pr. Ediglecio, com a qual concordo.


*Director

Pedro Cardoso Correu para o pódio no III Trail Solidário para a Hipertensão Pulmonar

A vila da Vacariça foi o palco escolhido para o III Trail Solidário pela Hipertensão Pulmonar, que se realizou no passado dia 28 de outubro, com o apadrinhamento de Aurora Cunha, atleta profissional de atletismo já retirada das grandes competições, como madrinha do evento, pelo terceiro ano consecutivo.
Neste evento que pretendeu, mais uma vez, assinalar o Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar Trombo embólica Crónica (APHP), uma doença rara e de diagnóstico difícil, participaram Pedro Cardoso e Anabela Almeida, atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.
Na prova de 15 Km, que teve início pelas 9h30, no Pavilhão Municipal da Vacariça e que contou com o apoio da autarquia mealhadense, Pedro Cardoso conquistou o primeiro lugar do pódio, no escalão de M 40, classificando-se no 6º lugar da geral, gastando o tempo de 1h12m21s.
Anabela Almeida que participou na mesma competição, classificou-se no 9° lugar da classificação geral feminina e no 4° lugar do escalão F40, percorrendo a distância em 01:53:11.

Próximas Actividades no Município de Oliveira de Frades



__________________________






Próxima segunda-feira Os Verdes visitam área afetada pela Tempestade Leslie

Resultado de imagem para Próxima segunda-feira Os Verdes visitam área afetada pela Tempestade Leslie
Na próxima segunda-feira, dia 5 de novembro, o Partido Ecologista Os Verdes visitará, no distrito de Coimbra,  as áreas afetadas pela Tempestade Tropical Leslie e reunirá com várias entidades e organizações locais. Na delegação do PEV estarão presentes para além de dirigentes nacionais e regionais, o deputado de Os Verdes à Assembleia da República, José Luís Ferreira.
Programa
05 de novembro - Segunda-feira
10.00H – Reunião / visita com o ICNF à Mata Nacional do Prazo de Santa Marinha, Serra da Boa Viagem (Figueira da Foz) - Início da visita junto ao Restaurante Abrigo da Montanha.
14.30H – Reunião com a Cooperativa Agrícola do Concelho de Montemor-o-Velho-   Rua José de Nápoles, Montemor-o-Velho.
17.00H – Reunião com a OFA - Organização Florestal Atlantis -  Praça Marquês de Marialva, nº 27 sala 5, em Cantanhede.

GNR deteta 70 migrantes em Samos, na Grécia

Resultado de imagem para GNR deteta 70 migrantes em Samos, na Grécia
A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através de militares destacados na ilha de Samos-Grécia, no âmbito da missão da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira (FRONTEX), no dia 3 de novembro, através de sistemas de visão térmica, detetou 70 migrantes que efetuaram a travessia do mar Egeu.
A equipa terrestre de vigilância marítima da UCC, designada de Thermal Vision Vehicle (TVV), após ter recebido um pedido de apoio, por parte das autoridades gregas, para participar numa operação de busca e resgate, para localizar uma embarcação com 45 migrantes, os militares percorreram a zona de costa, na ilha de Samos, tendo detetado os migrantes já em terra.
Ainda no decurso do patrulhamento a equipa manteve a vigilância marítima com recurso aos equipamentos de visão térmica, acabando por detetar no mar Egeu, rumo à fronteira da Grécia, uma pequena embarcação insuflável com 25 migrantes a bordo.
A deteção por parte dos militares da GNR possibilitou que os 70 migrantes fossem resgatados em segurança e encaminhados para as autoridades helénicas.
A GNR, nesta missão da FRONTEX, desenvolve ações nas fronteiras terrestres e marítimas com a finalidade de prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas.

Ainda não de Alberto Souto



lberto Souto De Miranda
Agradeço muito à Junta de Freguesia o terem-me imortalizado num obelisco no cemitério. Que era fantasma já se sabia. Agora com lugar cativo no cemitério é que ainda não. A coisa é um bocadinho estranha, para não dizer totalmente deselegante. Os meus familiares já começaram a receber coroas de flores e mensagens de solidariedade. A minha mulher e os meus filhos abraçaram-me e obrigaram-me a beber um bom tinto, para ter a certeza que eu não era um holograma ou um "fake human". Os amigos em romagem curvam-se perante a minha memória. As funerárias capricham na cerimónia. E o epitáfio, o morto vai escrevê-lo. Mas é sobretudo uma maldade ao Presidente em exercício, lembrarem-lhe que está morto politicamente. Porque não está. Está é a matar coisas importantes e essenciais. E desculpem ser um tipo com princípios "démodés", de respeito pela memória dos entes queridos: não se fazem comícios no dia e à hora da visita aos cemitérios. Até o Bispo...Mau demais.