segunda-feira, 16 de novembro de 2020

IPO de Coimbra com 20 profissionais de saúde infetados com COVID-19


Há ainda seis doentes infetados.

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra regista 20 profissionais de saúde e seis doentes infetados com covid-19.

Em declarações à agência Lusa, o IPO refere que duas dezenas de profissionais de saúde - entre eles um médico, um enfermeiro, um técnico superior de diagnóstico e terapêutica, três assistentes técnicos e 14 assistentes operacionais - estão em isolamento profilático depois de testarem positivo.

"Não está de modo algum colocado em causa o normal funcionamento dos serviços. A atividade assistencial encontra-se assegurada", refere a unidade de saúde, numa resposta escrita à agência Lusa.

Segundo o IPO, o serviço mais afetado foi a cozinha, "que se encontra encerrada há uma semana, tendo de imediato sido implementada uma alternativa, fruto da parceria já existente com o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH)".

Neste serviço não existiu qualquer linha de contágio entre os profissionais da cozinha e outros profissionais ou doentes. Acresce que os serviços têm recorrido sempre que possível ao teletrabalho no sentido de garantir toda a atividade e que o IPO de Coimbra já contratou, desde o início da pandemia, 51 profissionais", salienta.

Desde o início da pandemia, em março, o IPO de Coimbra contabilizou 34 profissionais de saúde infetados, dos quais 14 já estão curados, num universo de cerca de 1.100 colaboradores aos serviços.

Neste momento, segundo a unidade hospitalar, encontram-se também em isolamento domiciliário seis doentes infetados, que foram diagnosticados numa ação de rastreio.

"No que respeita aos doentes, desde o início da pandemia foram identificados 44 casos, que atendendo à implementação precoce do rastreio generalizado de doentes assintomáticos como garante da continuidade dos tratamentos em segurança, a maioria destes doentes já estão curados", acrescenta.

O IPO reconhece "o trabalho dos profissionais da instituição, que diariamente contribuem para a implementação de medidas de prevenção, rastreio sistemático de Serviços e isolamento dos profissionais e doentes diagnosticados com covid-19, numa relação de proximidade e confiança".

"Esta foi a estratégia institucional adotada e que tem garantido a continuidade da atividade assistencial. Aos doentes acompanhados na instituição, o IPO de Coimbra reitera o compromisso de uma instituição segura comprometida com a segurança de todos", sublinha a unidade hospitalar.

Lusa

Ruas de Monsaraz recebem exposição de fotografia das Mantas de Reguengos

As ruas da vila medieval de Monsaraz vão receber a partir de 1 de dezembro a exposição de fotografia “Mantas Alentejanas: Arte e Tradição”, de Mizette Nielsen e Paula Oudman. A mostra apresenta 22 fotografias de Paula Oudman sobre as tradicionais Mantas de Reguengos e a Fábrica Alentejana de Lanifícios.
Desde o século XVI, as passagens de grandes rebanhos da transumância ligada à Mesta espanhola, juntamente com a fixação no local de couteiros da Casa de Bragança, criaram condições excecionais para o desenvolvimento da tecelagem em Reguengos de Monsaraz. As mantas foram utilizadas durante muitos anos pelos pastores para se protegerem do frio quando guardavam os rebanhos no campo, por isso, as cores e os padrões originais estão relacionados com motivos do Alentejo, como os campos floridos e os seus tons laranja, amarelo, vermelho e castanho, e com modelos que remetem por exemplo para as casas alentejanas, os castelos ou as searas.
A Fábrica Alentejana de Lanifícios surgiu na década de 1930, tendo continuado o prestígio e a qualidade dos tecidos reguenguenses e criado a imagem de marca Mantas de Reguengos, que recebeu um grande impulso para a sua internacionalização quando em 1958 lhe foi atribuída a Medalha de Ouro na Exposição Universal de Bruxelas. A Fábrica Alentejana de Lanifícios ainda utiliza teares manuais com mais de um século e as tecedeiras unem a fidelidade aos padrões existentes (mais de 600 desenhos) às tendências da moda e aos gostos do cliente, sendo cada vez mais comum produzirem-se mantas com tons fortes.
A Fábrica Alentejana de Lanifícios foi adquirida por Mizette Nielsen em 1978 e continuou a tradição, inovando e introduzindo novas técnicas, cores e criatividade. Em janeiro de 2020 a fábrica mudou de mãos e é agora a Fabricaal quem continua a produzir as Mantas de Reguengos.


Cerimónia transmitida em formato digital: Município de Cantanhede em plano de destaque na entrega das Bandeira Verdes Eco-Escolas

São 14 os estabelecimentos escolares do Município de Cantanhede envolvidos no Programa Eco-Escolas que acabam de ser distinguidos com a Bandeira Verde atribuída pela Secção Portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental (FEE) da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Devido ao contexto pandémico em que vivemos e às novas regras impostas pelas entidades governamentais, a cerimónia de atribuição do Galardão Eco-Escolas - Dia das Bandeiras Verdes 2020, decorreu na passada sexta-feira dia, 13 de novembro, este ano, excecionalmente em formato online, adaptado à nova realidade e indo ao encontro das recomendações da Direção-Geral da Saúde.

À semelhança de anos anteriores, o concelho destacou-se pelo elevado número de instituições de diversos graus de ensino galardoadas em função dos projetos de educação ambiental que desenvolveram, atingindo um plano de evidência a nível nacional figurando entre os primeiros a nível nacional, numa lista composta por mais de duas centenas de concelhos. As insígnias foram entregues neste dia em que se reconhece o trabalho de todos quanto contribuem para tornar a escola e a comunidade escolar onde se inserem, muito mais sustentável.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, participou nesta edição de forma virtual, como forma de “reconhecimento a todos os que, apesar da pandemia, se envolveram e levaram até ao fim o Programa Eco-Escolas, e, principalmente, elogiar e agradecer o trabalho empenhado de professores, alunos e restante comunidade educativa” e salientando “orgulhosamente o eco-concelho que somos, o que se reveste ainda de maior importância por tratar-se de um projeto educativo de grande alcance, em termos de educação ambiental, sensibilização, consciência ecológica e de educação para a cidadania”.

Pedro Cardoso assegura que “o projeto é claramente para continuar” relembrando ainda o “certificado de “Município Parceiro Eco-Escolas”, enquanto entidade de suporte na implementação do programa no Concelho”, adiantando que “a Câmara Municipal vai continuar a mobilizar e a apoiar as escolas nesta ação de manifesto interesse pedagógico que reforça a consciencialização de crianças e jovens relativamente à importância do respeito pela natureza e da preservação do meio ambiente. Quanto à edição deste ano, os alunos, professores e pais e encarregados de educação envolvidos estão todos de parabéns pelo trabalho que realizaram, em circunstâncias particularmente difíceis em virtude da pandemia, e que seguramente vai ter continuidade no presente ano letivo”.

O responsável pelo pelouro da Educação elogiou o papel e o trabalho dos agentes educativos, sublinhando “a importância deste programa que assume a educação ambiental para a sustentabilidade como missão, e fomenta a cidadania ambiental nas escolas de uma forma atuante e não apenas “no papel”. Este programa dá um contributo importantíssimo para a mudança de atitudes e comportamentos. É um dos bons exemplos de como as questões ambientais, mesmo sendo globais, podem e devem ser tratadas localmente e de como todos, nomeadamente a comunidade educativa, pode fazer a mudança”, concluiu.

Destinado a todos os graus de ensino, o Eco-Escolas é um programa internacional operacionalizado através de uma metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 local, visando garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.

Na edição correspondente ao ano letivo 2019/2020, do concelho de Cantanhede foram distinguidas EB/JI de Vilamar, JI de Corticeiro de Cima, EB/JI de Febres, EB de Covões, EB de Corticeiro de Cima e Escola Secundária Lima-de-Faria, (Agrupamento de Escolas Lima de Faria), EB/JI da Tocha, EB da Gesteira, EB da Sanguinheira, JI da Sanguinheira, EB2,3 João Garcia Bacelar (Agrupamento de Escolas Gândara-Mar) e EB de Cantanhede-Sul (Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva), bem como alguns estabelecimentos de ensino não agrupados, designadamente a Escola Técnico Profissional de Cantanhede e a PRODECO – Centro Social de Covões.

Digno de referência é também o facto de a EB2,3 João Garcia Bacelar ter sido reconhecida com na categoria Hortos Bio nas Eco-Escolas, mais concretamente na vertente Insetos da Horta.

Todavia uma alusão ao esforço e empenho da Associação Progresso e Vida da Tocha, a Escola EB1/JI de S. Caetano e a EB Carlos Oliveira que também trabalharam no projeto, mas que alguns contratempos, fruto do surto pandémico, impediram a entrega das conclusões do projeto.

De salientar o envolvimento da autarquia no projeto, nomeadamente no desenvolvimento das candidaturas e atividades de cada um dos estabelecimentos de educação, atribuiu aos agrupamentos de escolas um subsídio para o efeito. A Câmara Municipal assegurou ainda suporte técnico e logístico sempre que solicitado e proporcionou a todos os alunos envolvidos uma viagem de estudo com incidência em temas relacionados com questões ambientais, caso a pandemia não nos tivesse assolado e obrigado o país a confinar.

Leiria | Orçamento Participativo 2020/2021 já tem propostas vencedoras


“Descentralizar a Cultura – De cá para lá” e a construção de um espaço museológico em Boa Vista foram as propostas mais votadas nas categorias “Verde ou Imaterial” e “Material” da edição deste ano do Orçamento Participativo, que contou com um total de 2.122 votos.

Na tipologia “Verde ou Imaterial”, o primeiro lugar foi alcançado com 660 votos, tendo sido ainda selecionadas para execução as candidaturas “Uma biblioteca para a Comunidade” e a colocação de ilhas ecológicas na Urbanização de Santa Clara, com 475 e 103 votos, respetivamente.

Na última posição ficou a proposta de colocação de painéis fotovoltaicos em edifícios municipais, que recebeu a preferência de 55 cidadãos registados na plataforma do Orçamento Participativo.

Para além da construção de um espaço museológico em Boa Vista, que recebeu 593 votos, o parque infantil de Monte Real será também executado, com 236 votos, no âmbito da categoria “Material”.

De acordo com as fichas de projeto e os orçamentos apresentados, serão aplicados 373.850,68 euros dos 561.141,16 disponibilizados para este Orçamento Participativo, sendo o remanescente transitado para a edição do próximo ano.

Neste Orçamento Participativo, foram seis as propostas submetidas a votação, numa edição que apresentou como novidade a existência de áreas temáticas: “Verde ou Imaterial”, “Material” e “Jovem”, sendo que, para esta última, não concorreu qualquer ideia após avaliação do júri.

O Orçamento Participativo tem como objetivos promover a participação informada, ativa e construtiva dos cidadãos e incentivar o diálogo entre os munícipes e os eleitos locais, bem como adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas da população.

Pretende-se ainda contribuir para uma sociedade civil dinâmica e coesa e também aumentar a transparência da atividade autárquica.

Festival Jazz da Marinha Grande até 21 de novembro

A Marinha Grande é a capital do jazz até ao dia 21 de novembro, no âmbito da organização do 6º Festival Jazz da Marinha Grande, que começou no passado dia 13, na Casa da Cultura Teatro Stephens.

A programação integra artistas com currículo nacional e internacional de várias gerações, que apresentam os seus projetos de jazz num evento que tem a direção artística do maestro e músico César Cardoso.
A edição deste ano do Festival abriu com a atuação do Quarteto Ricardo Toscano, no dia 13 de novembro. O saxofonista veio acompanhado por João Pedro Coelho (piano), Romeu Tristão (contrabaixo) e por João Lopes Pereira (bateria). O músico demonstrou o seu invulgar talento e a sua forte personalidade musical, num espetáculo que teve grande empatia por parte do público presente.
No dia 14 de novembro, o Trio Ria Maria, Mário Franco e Luís Figueiredo encantou os espectadores, através da apresentação de temas do álbum “Círculo” e outros que integram o repertório dos três artistas. Foi notória a matriz jazzística contemporânea com influências em variadas fontes, fruto do amadurecimento dos três compositores. A voz foi de Rita Maria, acompanhada por Mário Franco (contrabaixo) e Luís Figueiredo (piano), que ainda usaram teclados/sintetizadores, percussão, baixo elétrico, efeitos vocais na voz da cantora e a utilização da voz de todos os elementos.
No próximo fim-de-semana termina a 6ª edição do Festival Jazz da Marinha Grande, com a seguinte programação:

20 de novembro . Sexta-feira . 21h30
TRIO RUI CAETANO “OUTPUT”
Sinopse |
Com o primeiro registo gravado em 2008, "Reflexos", o trio evoluiu para um novo registo em 2010, "Invisível", dois discos de música original do pianista, que apresentou em diversos contextos nacionais.
Após um longo período de espera, surge agora o terceiro disco do trio, "Output", com Carlos Barretto no contrabaixo e Alexandre Frazão na bateria, onde mais uma vez se visita o universo de composições originais que se traduzem num conjunto de abordagens e estilos variados, expressando e despertando diferentes emoções.
Atualmente integra vários projetos, entre eles: Carlos Barretto Lokomotiv; LST -Lisboa String trio; Guitolão - com António Eustáquio; Carlos Martins quarteto; Carlos Barretto - Solo pictórico e Rui Caetano Trio;
Trabalhou com inúmeros artistas da cena internacional, destacando-se entre eles Lee Konitz, Gary Bartz, Steve Lacy, Brad Mehldau, Art Farmer, Perico Sambeat, Mário Laginha, Joe Chambers e Gary Burton.
Ficha Artística |
Piano: Rui Caetano
Bateria: Alexandre Frazão
Contrabaixo: Carlos Barretto
Classificação Etária: M6
Duração: 60 minutos
Preço: 5€

21 de novembro . sábado . 21h30
SEXTETO BERNARDO MOREIRA “Entre Paredes – A música de Carlos Paredes”
Sinopse |
O contrabaixista Bernardo Moreira regressa à música de Carlos Paredes. O novo espetáculo Entre Paredes – A música de Carlos Paredes surge quinze anos depois de ter editado o disco Ao Paredes Confesso.
"Falar de Carlos Paredes é, para mim, muito mais do que falar de um músico genial, é falar de alguém que teve um impacto enorme no meu percurso enquanto músico. A descoberta da sua obra levou-me, há 15 anos atrás, a editar um disco ao qual chamei “Ao Paredes Confesso”, onde me propus dialogar com ele, através de algumas das suas maravilhosas e eternas melodias. Passados estes anos, percebo o efeito que tudo isto teve em mim, levando-me a explorar universos que eu pensava estarem tão distantes do meu mas que, na verdade, se tocam formando um só. Senti uma vontade inesperada de celebrar tantas viagens entre o Jazz, o Fado, a Canção e o Fado de Coimbra e talvez por tudo isto me sinta Entre Paredes."
Ficha Artística |
Contrabaixo: Bernardo Moreira
Trompete: João Moreira
Saxofone Alto: Tomás Marques
Piano: Ricardo Dias
Guitarra: Mário Delgado
Bateria: Joel Silva
Classificação Etária: M6
Duração: 60 minutos
Preço: 8€

Bilheteira: terça-feira a domingo, das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Obra ascende a 319.481 euros: Câmara de Cantanhede avança com requalificação da ex-EN334 em Covões e Camarneira

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, assinou em 13 de novembro o auto de consignação da requalificação da estrada ex-EN.334 que atravessa na direção este/oeste, o território da União de Freguesias de Covões e Camarneira, investimento que ascende a 319.481 euros.

A assinatura do documento que assinala a contagem do prazo de execução de 180 dias da empreitada foi formalizada na sede daquela freguesia, com a presença do presidente da Junta, Asdrúbal Torres, do representante da empresa adjudicatária e de técnicos do Departamento de Obras Municipais.

Conforme consta no caderno de encargos, está prevista a aplicação de tapete e trabalhos acessórios na ex-EN334 no traçado entre a rotunda do Monte Arcado, a rotunda das Cavadas, a rotunda de Campanas e desta até ao limite do território municipal, na fronteira com o de Anadia, em Quinta do Cedro. A obra inclui a também a realização de trabalhos idênticos no troço da ex-EN.335, entre a rotunda de Campanas e a rotunda da Quinta do Cedro, esta na confluência das ruas do Cedro e Evaristo Cruz.

A repavimentação da ex-EN334 – que, recorde-se, passou para a jurisdição do Município há alguns anos –, faz parte do ambicioso plano de requalificação da rede viária que o Município de Cantanhede tem em curso e que deverá ser concluído em 2022. Elaborado na sequência de um disgnóstico exaustivo às condições de circulação rodoviária no concelho, esse plano contempla investimentos da ordem dos 10 milhões de euros, na sua maioria com recurso a empreitadas, mas complementado com intervenções a realizar por administração direta pela brigada de aplicação de tapete da Divisão de Obras por Administração Direta e Apoio às Freguesias.



Leiria já faz parte da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica

 

Desde o passado dia 10 de novembro que o Município de Leiria faz parte da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica – APTCVC.

A integração de Leiria na associação foi votada em Assembleia Geral daquela associação, criada em 2018, e que tem como membros fundadores os municípios de Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares. Em 2019 aderiram os municípios de Oliveira do Bairro e Porto de Mós e, em 2020, Leiria e Condeixa.

Todos estes municípios têm em comum a forte tradição ou importância económica no campo da cerâmica artesanal, patrimonial ou industrial.

“Fazer parte destas redes, nacional e europeia, é muito importante, para Leiria desenvolver a sua estratégia na área da cerâmica e da olaria, bem como a valorização do seu património azulejar, com destaque para os elementos decorativos de gosto Arte Nova da arquitetura Korrodi, que podem ser descobertos percorrendo os roteiros korrodi, assim como do seu património cerâmico, material e imaterial, com ênfase na freguesia da Bajouca”, destaca a vereadora da Cultura, Anabela Graça.

O Município de Leiria, em conjunto com a Associação Bajouquense para o Desenvolvimento e a Junta de Freguesia da Bajouca, tem promovido várias ações de sensibilização para esta arte, com o objetivo de revigorar uma das mais marcantes manifestações do artesanato no concelho, no sentido de promover o barro, partilhar o saber-fazer, valorizar o ofício e evidenciar o seu potencial para a sustentabilidade económica e social.

Além da atenção que tem dado à olaria e ao artesanato, com a presença dos oleiros e artesãos em certames nacionais e internacionais, da Exposição Nacional de Olaria, de exposições de autor, de residências artísticas com artesãos internacionais, o Município quer apostar, também, na preservação e valorização do património azulejar do concelho e na valorização da cerâmica industrial, pelo que, para a vereadora Anabela Graça, a APTCVC será uma mais-valia para a consecução e operacionalização desta estratégia.


A Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica - APTCVC

A APTCVC está a finalizar a adesão ao Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial de Cidades Cerâmicas (AeuCC), constituído por Itália, França, Espanha e Roménia, a que se irá juntar este ano a Alemanha e Portugal.

Constituída em janeiro de 2014, a AeuCC, conta com a participação de mais de uma centena de cidades cerâmicas de toda a Europa, nomeadamente 36 cidades italianas, 22 francesas, 28 espanholas, 16 romenas, 10 alemãs e 18 portuguesas, num projeto de cooperação e de intercâmbio com o objetivo de valorizar a cerâmica, no quadro das novas políticas europeias para os territórios.

Com um papel fundamental na discussão e aprovação, pelo Parlamento Europeu e pela Comissão Europeia, de legislação para a atribuição de Indicações Geográficas de Origem para produtos não agrícolas, como a cerâmica tradicional de cada país, esta entidade está a preparar a candidatura da cerâmica europeia a Património Imaterial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - UNESCO.

A APTCVC, além dos municípios associados, tem como membros honorários as principais instituições e organizações que apoiam ou estudam e investigam a cerâmica em Portugal e que são nomeadamente: APICER - Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria (Coimbra); Cencal - Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica (Caldas da Rainha), Cepae - Centro de Património da Estremadura (Batalha), Ctcv – Centro Tecnológico da Cerâmica e Vidro (Coimbra), DEMaC - Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro (Aveiro), ESAD.CR - Escola Superior de Artes e Design (Caldas da Rainha), PH - Património Histórico PH – Grupo de Estudos (Caldas da Rainha) e Spcv - Sociedade Portuguesa de Cerâmica e Vidro (Aveiro).

Castelo de Paiva | Garantido financiamento de 740 mil euros

  CÂMARA MUNICIPAL ASSINA PROTOCOLO COM IEFP PARA ACOLHER AS EMPRESAS AFECTADAS PELA DESTRUIÇÃO DO CACE 


     A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, aprovou na sua ultima reunião ordinária, o Acordo de Cooperação a assinar com o IEFP- Instituto de Emprego e Formação Profissional, que vai permitir assegurar a dotação financeira, através deste organismo do Estado, para a (re) instalação das empresas do CACE, vítimas do incêndio de Julho passado, permitindo que possam voltar a laborar na plenitude.

 

     A Resolução do Conselho de Ministros n.º 65/2020, de 28 de Agosto de 2020, determinou a implementação de um regime excepcional de apoio às vítimas do incêndio que afectou o Centro de Apoio à Criação de Empresas do Vale do Sousa e Baixo Tâmega, cujas empresas que foram destruídas, têm um importante papel em termos de volume de emprego no concelho, traduzindo-se em cerca de 400 postos de trabalho.

     Considerando os prejuízos graves que as empresas tiveram e a importância de que se reveste a respectiva actividade, também na óptica da sustentabilidade do nível de emprego da região, foi dada execução às medidas excepcionais de apoio vertidas na Resolução do Conselho de Ministros, de modo a viabilizar a retoma das respectivas actividades económicas e a correspectiva recuperação e manutenção dos postos de trabalho, a par da promoção da qualificação profissional dos trabalhadores abrangidos.



     Por outro lado, na vertente do emprego, releva a cooperação interinstitucional a formalizar neste Acordo de Cooperação no domínio do emprego e de formação profissional, que, relativamente às empresas vítimas do incêndio que afectou o Centro de Apoio à Criação de Empresas do Vale do Sousa e Baixo Tâmega, prevê a sua reinstalação provisória em espaços adequados, até à reconstrução das instalações do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.), para os fins a que estavam acometidas.

     Paralelamente, esta iniciativa não pode deixar de servir para ampliar a actuação do Estado, mantendo-se, por isso, no âmbito das atribuições do IEFP, I.P., os incentivos ao empreendedorismo, à criação de novas empresas e à criação do próprio emprego, através de actividades de incubação de novas empresas que iniciem actividade empresarial com interesse para o concelho ou região e que apresentem viabilidade económica e financeira, numa perspectiva de promoção do emprego e da criação de novos postos de trabalho e, consequentemente, do desenvolvimento económico que se deseja para o concelho.

     Este objectivo segue o intuito de dinamizar o emprego no interior, vertido no Programa de Estabilização Económica e Social, que se afirma como uma peça importante na recuperação da economia nacional, que urge implementar, no actual contexto da pandemia pela COVID-19,

Por outro lado, à Câmara Municipal de Castelo de Paiva compete, nomeadamente, colaborar no apoio a programas e projectos de interesse municipal, em parceria com entidades da Administração Central, promover e apoiar o desenvolvimento de actividades e a realização de eventos relacionados com a actividade económica de interesse municipal e assegurar o apoio adequado ao exercício de competências por parte do Estado.

     Por parte do Instituto do Emprego e Formação Profissional, que opera a nível nacional, são suas atribuições incentivar a criação e a manutenção de postos de trabalho, através de medidas adequadas ao contexto económico e às características das entidades empregadoras, promover o desenvolvimento dos ofícios e das microempresas artesanais, designadamente enquanto fonte de criação de emprego ao nível local e a melhoria da produtividade da economia portuguesa.

     Neste quadro de referências, foi assinado um Acordo de Cooperação que estabelece os termos em que obedece a reinstalação provisória das empresas vítimas do incêndio que afectou o Centro de Apoio à Criação de Empresas do Vale do Sousa e Baixo Tâmega, em espaços adequados ao desenvolvimento das respectivas actividades, no pressuposto da recuperação e manutenção dos postos de trabalho, bem como os incentivos ao empreendedorismo, à criação de novas empresas e à criação do próprio emprego, sendo igualmente regulada a instalação provisória de novas empresas, que desenvolvam actividade empresarial com interesse para o concelho ou região, que apresente viabilidade económica e financeira.

     Ao Município de Castelo de Paiva compete apoiar a instalação ou reinstalação em espaços adequados ao desenvolvimento da actividade por parte das empresas identificadas no artigo anterior, assim como garantir que os espaços se encontram em conformidade com as normas legais aplicáveis, designadamente, em matéria de licenças e segurança, e a ao IEFP compete garantir ao Município de Castelo de Paiva, o financiamento do referido apoio, num valor de 740.000,00 (setecentos e quarenta mil euros) incluindo, se necessário, à adaptação dos espaços acima mencionados.

     Relativamente às normas de acesso e utilização dos espaços, as condições de permanência e de acesso, bem como as normas de utilização dos espaços por parte das empresas, designadamente, despesas com electricidade, água, gás, segurança e limpeza das áreas comuns, prazos de permanência, e seguros de responsabilidade civil aplicáveis, e regras sobre responsabilidade em caso de danos no imóvel, são objecto de um regulamento anexo ao agora assinado entre ambas as partes, sendo que, a execução do presente Acordo de Cooperação, que vai vigorar pelo prazo máximo de 36 meses, compete a uma Comissão de Acompanhamento, que é integrada por dois representantes de cada uma das entidades

     Para o presidente Gonçalo Rocha, que anuncia para amanhã uma reunião com a CCDRN sobre este assunto, nomeadamente os apoios para a retoma da actividade laborar, este é um passo muito importante para dar nova vida e esperança a estas empresas do concelho, considerando que, “ apesar da demora e burocracia que sempre existe nestes processos, “ estamos a fazer o caminho e do lado da solução, porque nos importa as pessoas, as empresas e um tecido económico forte e saudável “.


Carlos Oliveira

Webinar: Desafios e Oportunidades das Estações Náuticas da Ria de Aveiro


A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), no âmbito do projeto ‘Ria de Aveiro – Produto Turístico Integrado’, promove, no próximo dia 17 de novembro, pelas 15h00, um Webinar subordinado ao tema: Turismo Náutico – desafios e Oportunidades, visando proporcionar um espaço de informação e de reflexão acerca do turismo náutico e do seu futuro, com enfoque na realidade do território e das suas Estações Náuticas. Este Webinar constitui uma oportunidade para a partilha de reflexões, boas práticas e experiências.

Na sessão estarão representantes das Estações Náuticas (EN) da Região e seus Parceiros, Municípios, Clubes, Escolas, Operadores Turísticos Regionais e Nacionais, outras EN, Turismo do Centro e público em geral.

Face aos novos desafios com que todos nos deparamos, a CIRA considera importante que a estruturação de produtos turísticos deve ser alicerçada nas condições singulares do território, assumindo-se o Mar e a Ria como suporte de toda uma estratégia de desenvolvimento turístico.

É importante permitir aos operadores um espaço de reflexão e contacto com boas práticas. Importa ainda discutir e perceber este “novo” turismo e o seu futuro, bem como contribuir para que os operadores se possam adaptar e estruturar, aumentar a sua resiliência e qualificação para enfrentar os desafios e potenciar os recursos existentes.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição no link infra:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScvKnMyydX2SikSrLW5skr6pRec2Kl7gdRTnNdWti9h74EQVA/viewform .

Programa:

Visite www.regiaodeaveiro.pt e acompanhe a atividade da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Caldas da Rainha | ACCCRO promove Concurso de Montras de Natal do Comércio Local

A partir de 14 de novembro estão abertas as inscrições para o Concurso de Montras de Natal do Comércio Local, no qual podem participar todos os comerciantes da cidade.

O concurso decorrerá de 21 de novembro a 6 de janeiro de 2021, sendo possível a inscrição até 7 de dezembro. A partir dessa data, e até 6 de janeiro, terá lugar a votação do público. Haverá ainda um júri que irá avaliar as montras entre os dias 4 e 6 de janeiro. Os vencedores serão conhecidos a 28 de janeiro.


A associação convida toda a comunidade e visitantes a circularem pela cidade e pelo comércio, podendo votar nas montras preferidas, na página oficial do Natal caldense (facebook.com/caldasrainhadonatal) onde irão estar fotografias dos estabelecimentos participantes, juntamente com uma memória descritiva.


Quanto ao júri, será composto por representantes da ACCCRO, do Município das Caldas da Rainha, da ESAD-CR, da ETEO e da AIRO. A avaliação terá em atenção os seguintes critérios: criatividade, originalidade, iluminação, materiais utilizados (sustentabilidade), harmonia e estética do conjunto.


Os resultados finais resultarão do somatório dos votos da comunidade (likes no facebook), que terá uma proporção de 40%, com a análise e voto do júri, que terá uma proporção de 60%.

As monstras a concurso deverão ser devidamente decoradas sob o tema “Caldas, Rainha do Natal – Juntos Fazemos o Natal”, iluminadas e visíveis na totalidade ao público do lado exterior.


Promovido pela ACCCRO - Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste, o concurso tem como objetivo promover a modernização e animação do comércio no concelho de Caldas da Rainha.


Podem participar associados ou não associados da ACCCRO, sendo que para os sócios a participação é gratuita. O valor de inscrição para os não associados é de 10 euros, revertendo esse a favor de uma ação de solidariedade social direcionada para a economia local (vouchers oferta, a serem sorteados, para se gastarem nas lojas locais).


Após validação da inscrição, a ACCCRO atribuirá um dístico numerado, que terá de ser colocado em local visível na montra, de forma a identificar que a mesma está a concurso.


Cada concorrente poderá candidatar-se com quantas montras pretender, sendo cada uma delas um número distinto para efeitos de validação.


Para além dos troféus, vão ser atribuídos prémios aos três primeiros classificados. Para o primeiro lugar 110 euros em golden tickets solidários, uma página de publi-reportagem no Jornal das Caldas, uma entrevista na rádio Mais Oeste e ainda 1 ano de isenção do pagamento de quotas da ACCCRO. O segundo lugar receberá 50 euros em golden tickets solidários, uma página de publi-reportagem no Jornal das Caldas e 6 meses de isenção do pagamento de quotas da ACCCRO. Para o terceiro lugar prémio são 30 euros em Golden Tickets Solidários, uma entrevista na rádio Mais Oeste e 3 meses de isenção de pagamento de quotas da ACCCRO.

Filme “Listen” de Ana Rocha de Sousa é o candidato de Portugal aos Óscares


O filme "Listen", de Ana Rocha de Sousa, é o candidato de Portugal a uma nomeação para os Óscares, na categoria de Melhor Filme Internacional', anunciou hoje a Academia Portuguesa de Cinema.

"Listen" foi o mais votado entre os membros da academia, numa escolha entre quatro filmes portugueses propostos a discussão: "Listen", de Ana Rocha de Sousa, "Mosquito", de João Nuno Pinto, "Patrick", de Gonçalo Waddington, e "Vitalina Varela", de Pedro Costa.

Em comunicado, o presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso, recorda que o filme conquistou vários prémios em Veneza, "um dos mais importantes festivais de cinema do mundo", e "rapidamente se tornou no filme português mais visto do ano, apesar do momento crítico" que o país atravessa, por causa da covid-19.

Essas duas condições revelam "um voto de esperança no talento dos cineastas portugueses, cada vez mais reconhecidos além-fronteiras e acarinhados pelo público nacional", afirmou Paulo Trancoso.

"Listen" é a primeira longa-metragem de ficção de Ana Rocha de Sousa, um drama familiar inspirado numa história real, sobre uma família portuguesa emigrada em Londres, a quem é retirada a guarda dos filhos, por suspeitas de maus-tratos. A narrativa acompanha os esforços da família em provar aos serviços sociais e judiciais britânicos que as suspeitas são infundadas.

Com coprodução luso-britânica, o filme foi rodado nos arredores de Londres com elenco português e inglês, encabeçado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia e Sophia Myles.

O filme venceu seis prémios no Festival de Veneza, entre os quais o "Leão do Futuro", para uma primeira obra, e o prémio especial do júri da competição Horizontes.

"Listen" estreou-se nos cinemas portugueses a 21 de outubro, tendo somado desde então cerca de 29.300 espectadores.

Caso a Academia de Cinema dos Estados Unidos coloque entraves ao facto de o filme ser falado em inglês, Paulo Trancoso explicou hoje à agência Lusa que é possível escolher outro candidato.

"Esperemos que não haja entraves, só um comité específico fará a análise dos filmes. Mas não poderíamos coartar o filme a ser candidato. O filme tem língua inglesa, tem língua portuguesa, tem língua gestual, o contexto da linguagem está adequado, é uma história facilmente identificável que é sobre uma comunidade portuguesa", disse Paulo Trancoso à agência Lusa.

A 93.ª edição dos Óscares, prémios norte-americanos de cinema, está marcada para 25 de abril de 2021, em Los Angeles, nos Estados Unidos. As nomeações para os Óscares serão conhecidas em março.

A cerimónia estava inicialmente prevista para final de fevereiro, mas foi adiada para abril, num contexto de pandemia da covid-19 que afetou a indústria cinematográfica em todo o mundo e em praticamente todas as áreas, da produção à distribuição e exibição.

Lusa

Carta de condução e documentos do carro passam a poder ser apresentados no telemóvel


Os condutores deixam de ter a obrigatoriedade de ter a carta de condução e os documentos do carro em papel e na carteira. A carta de condução vai passar a ter uma versão digital e os documentos da viatura ganham uma aplicação móvel.

A carta de condução e os documentos do carro em papel (como o registo de propriedade, o certificado do seguro e a ficha de inspeção) vão passar a ter uma versão digital, avança o Jornal de Notícias esta segunda-feira.

Assim, se a polícia solicitar algum dos documentos, um condutor pode apresentá-lo no telemóvel.

No entanto, se os agentes de autoridade não tiverem os meios eletrónicos necessários para ler e permitir a comprovação dos dados dos documentos digitais, o condutor fica obrigado a dirigir-se a uma esquadra da PSP ou quartel da GNR, no prazo de cinco dias, para apresentar os documentos em papel.

Esta digitalização dos documentos é uma das alterações que o Governo vai introduzir no Código da Estrada, a par de mudanças no grafismo da carta de condução em papel, que passa a ter um código de barras bidimensional e uma segunda foto do condutor, em tamanho reduzido, no canto inferior direito.

O objetivo é melhorar a segurança e permitir a leitura digital dos documentos.

Madremedia

HIGIENIZAÇÃO DE RESERVATÓRIOS NO CONCELHO SILVES

A Câmara Municipal irá proceder à higienização (lavagem e desinfeção) dos reservatórios de água que integram o sistema de abastecimento de água. Os trabalhos incluem um conjunto de medidas preconizadas pelo Plano de Segurança da Água, em desenvolvimento pela Autarquia, que visam essencialmente garantir a proteção da saúde humana, promovendo um abastecimento de água seguro.

Serão tomadas todas as medidas possíveis para minimizar os efeitos que estas ações possam ter na continuidade do serviço de abastecimento de água, no entanto, em algumas situações, poderão verificar-se interrupções no abastecimento das localidades servidas pelo reservatório intervencionado.

Informamos que os trabalhos irão decorrer entre os dias de 16 a 20 de Novembro 2020, com o seguinte planeamento:
No dia 16 de novembro nos Reservatórios de Messines de Cima, Monte de Boi e Gregórios (freguesia de S. Bartolomeu de Messines);
No dia 17 de novembro nos Reservatórios dos Oregãos (freguesia de S. Bartolomeu de Messines) e Reservatório de S. Marcos da Serra (freguesia de S. Marcos da Serra);
No dia 18 de novembro nos Reservatórios de Monte de S. José (freguesia de S. Bartolomeu de Messines) e Reservatório de Algoz (freguesias de Algoz e Tunes).
No dia 19 de Novembro no Reservatório de Torre (freguesia de Armação de Pêra) e Reservatório de Monte da Joia (freguesia de Silves);
No dia 20 de novembro no Reservatório de Vale de Lousas (freguesia de Armação de Pêra) e Reservatório de Cerro de S. Miguel (freguesia de Silves).

Previsão de situações de interrupção de Abastecimento
No dia 16 de novembro, entre as 9h00 e as 13h00, em Messines de Cima, Messines de Baixo, Cordeiros de Messines e Pico Alto, na freguesia de S. Bartolomeu de Messines;
No dia 16 de novembro, entre as 17h00 e as 19h00, em Gregórios, na freguesia de S. Bartolomeu de Messines;
No dia 18 de novembro, entre as 7h00 e as 9h30, em Monte de S. José, Cerro Taipas, Joinal, Barrocal, Monte Branco, Calvos, Carrasqueira, na freguesia de S. Bartolomeu de Messines;
No dia 19 de novembro, entre as 14h00 e as 18h00, em Monte Joia, na freguesia de Silves.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do piquete de águas: 282 440 860.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a CMS agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

 

Estudo conclui que a autoaversão e autocompaixão são mecanismos centrais no desenvolvimento de traços borderline na adolescência

Uma equipa da Universidade de Coimbra (UC) está a desenvolver um estudo, o primeiro em Portugal focado na adolescência, que visa a deteção precoce da perturbação borderline da personalidade (PBP), bem como a identificação de fatores de risco e protetores que permitam construir programas de intervenção eficazes para combater a patologia.

A perturbação borderline da personalidade é uma perturbação grave associada a elevada tendência suicida. Estima-se que 2 a 6% da população mundial padeça desta perturbação marcada por uma intensa instabilidade emocional, impulsividade e autodano. Sendo uma perturbação desenvolvimental, não surge subitamente, pelo que se vai desenvolvendo ao longo do tempo. Por isso, a deteção precoce é essencial para prevenir o agravamento da patologia.

Este estudo pretende precisamente «detetar e sinalizar o mais precocemente possível esta perturbação, por forma a evitar que se agrave. Na adolescência, conseguimos logo detetar traços disfuncionais desta patologia, que, com o avançar da idade, acabam por se cristalizar e intensificar, com consequências graves», explica Diogo Carreiras, investigador principal do estudo, destacando que esta é a grande novidade do projeto, já que, «em vez de estudar esta perturbação severa numa ótica remediativa, ou seja, a pessoa já tem a perturbação, o nosso foco é atuar antes, para prevenir e impedir a perturbação».

Os primeiros resultados deste estudo, que envolveu 1007 adolescentes (420 rapazes e 587 raparigas) de sete estabelecimentos de ensino básico e secundário do Centro e Norte de Portugal, com uma média de idades de 15.3 anos, e pais, sugerem que, em média, as raparigas adolescentes apresentam traços borderline mais elevados do que os rapazes.

Foram também explorados fatores protetores e fatores de risco no desenvolvimento e na evolução dos traços borderline. «Estudámos duas variáveis opostas: uma de risco, a autoaversão, caracterizada por uma relação de grande criticismo, aversão e de ataque ao “eu”; e uma variável protetora, a autocompaixão (relação de autocuidado), que se traduz na capacidade de sermos sensíveis ao nosso próprio sofrimento, reconhecendo-o, e de agir de forma genuína e comprometida no sentido de o aliviar», clarifica o investigador do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC).

Verificou-se que, independentemente do sexo, estas duas variáveis assumem um papel importante na evolução da sintomatologia borderline na adolescência, mostrando assim que são variáveis essenciais a considerar na compreensão dos traços borderline nesta faixa etária.

Devido à falta de investigação dos traços borderline na adolescência em Portugal, a equipa desenvolveu instrumentos de avaliação e sinalização destes traços, nomeadamente dois questionários de autorresposta, um para adolescentes e outro para os pais, e uma entrevista clínica para psicólogos, psiquiatras e pedopsiquiatras poderem administrar a adolescentes, com uma linguagem adaptada que traduz causas e mecanismos dos traços borderline.

Outra das conclusões do estudo, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), indica que há diferenças entre raparigas e rapazes no que respeita a comportamentos autolesivos não suicidários. As raparigas tendem a usar mais métodos de cortes superficiais de determinadas áreas do corpo (por exemplo, braços, pulsos), enquanto os comportamentos autolesivos dos rapazes tendem a relacionar-se mais com bater neles próprios (por exemplo, darem murros). Ao nível da impulsividade, não se encontram diferenças globais entre os sexos, porém os rapazes parecem ter maior dificuldade em controlar comportamentos relacionados com o consumo de álcool e drogas.

Segundo Diogo Carreiras, os resultados desta investigação podem ser fundamentais para desenvolver programas dirigidos a esta população de risco, «permitindo encontrar orientações para o desenho de intervenções psicoterapêuticas no âmbito da prevenção e de estudos empíricos futuros. Os dados desta investigação salientam variáveis essenciais para compreender os traços borderline em adolescentes, bem como as diferenças nesses mecanismos psicológicos entre raparigas e rapazes, tendo significativas implicações para a prática clínica e prevenção».

Iniciado em 2018, este estudo insere-se num projeto mais amplo de investigação longitudinal, intitulado “Traços Borderline na Adolescência: Estudo prospetivo do desenvolvimento da Perturbação Borderline da Personalidade”, e faz parte da tese de doutoramento do investigador, orientado pelas docentes Paula Castilho e Marina Cunha.

Cristina Pinto

Águeda distinguida pelas suas políticas ambientais

 É reconhecida como uma das 88 cidades mundiais líderes climáticas, integrando, a par do Porto e Braga, a “classe A” da lista de 2020 da organização internacional CDP


Águeda foi reconhecida como uma das 88 cidades em todo o mundo a liderarem ações ambientais, integrando a lista de cidades “Classe A” do organismo internacional CDP (Carbon Disclosure Project). Em 2020, essas cidades, que representam uma população de quase 125 milhões de pessoas, reportaram os seus dados ambientais através da Plataforma Unificada de Registo CDP-ICLEI.


“É com enorme satisfação que recebemos a distinção deste organismo internacional como reconhecimento público de todo o esforço e empenho com que desenvolvemos os projetos nas áreas do ambiente e da sustentabilidade, no nosso concelho, através de uma comunicação clara e transparente das ações, metodologias e resultados”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que este tipo de distinções são motivo de orgulho e um incentivo para “melhorar continuamente”.


O Edil sublinha que “Águeda é um município atento e preocupado com as questões ambientais, tentando sempre adotar as melhores práticas, procurando também inspirar e ser um exemplo a ter como referência para outros”. Lembrou que, recentemente, Águeda foi também reconhecido como um dos 100 melhores Destinos Mundiais Sustentáveis de 2020.


Para obter uma pontuação A do CDP, uma cidade deve ter registado, publicamente e para a escala comunitária, um inventário de emissões de GEE (Gases com Efeitos de Estufa), definir uma meta de redução de emissões, possuir uma análise de riscos e de vulnerabilidade e publicar um plano de ação climática para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, demonstrando como reduzirá as emissões e perigos climáticos agora e no futuro, entre outras ações.


Com o objetivo de incentivar e apoiar as cidades para intensificar a sua ambição e ações climáticas, a lista “Classe A” do CDP é baseada nas informações climáticas reportadas pelas cidades em 2020. 


Águeda, assim, foi reconhecida por desenvolver estratégias climáticas robustas, rastrear, agir para limitar e reduzir as emissões de GEE, avaliar e mitigar riscos climáticos, assim como relatar essas informações de forma transparente no seu relatório de 2020 ao CDP.


O Plano de Adaptação às Climáticas para o concelho de Águeda compila algumas das ações e medidas já implementas, em curso ou ainda a desenvolver, tais como a rede de sensores ambientais instalada, o Plano de Drenagem para a cidade de Águeda, as intervenções de reabilitação de rios e ribeiras, as ações de sensibilização e educação para a comunidade, entre outras medidas quer na área da adaptação quer mitigação das alterações climáticas.


A lista de cidades classificadas como “Classe A” está disponível em https://www.cdp.net/en/cities/cities-scores.

 

Refira-se que o CDP (Carbon Disclosure Project) é uma organização sem fins lucrativos que estimula empresas, cidades e governos a reduzirem suas emissões de gases com efeito de estufa, protegerem os recursos hídricos e florestas. Mais de 8.400 empresas, mais de 920 cidades e regiões tornam a plataforma do CDP uma das mais ricas fontes de informação em todo o mundo sobre como as empresas e os governos promovem mudanças ambientais. O CDP é membro fundador da We Mean Business Coalition.

 

MILAGRES AINDA ACONTECEM

 

Da esquerda para a direita estão Patrick (camisa amarela), Brendan (meio) e Sean Lacey. A foto foi tirada em julho de 2017 no jardim Rose na paróquia da família, Santa Rosa de Lima, após as curas. Patrick agora tem 14, Brendan tem 16, e Sean tem 13. (foto: Cortesia da família Lacey)

  • Plinio Maria Solimeo

Neste mundo cada vez mais ateizado, milagres aparentes são cada vez mais raros. Sabemos que eles ocorrem em Lourdes e outros locais de peregrinação. Mas não no dia a dia do comum das pessoas. Por isso nos surpreende um duplo milagre do qual foram beneficiados há pouco dois adolescentes de uma mesma família americana de Nova Jersey.

            Charles e Cathy Lacey têm três filhos: Brendan, Patrick e Sean. O filho do meio, Patrick, de dez anos, tinha paralisia cerebral, e usava aparelho nas pernas desde os três. Além disso, como diz sua mãe: “Seus músculos não esticam o suficiente para ele ficar de pé”. O menino gostaria muito de passear pelo campo, mas isso mexe tanto com seu corpo, que depois ele precisa de dois a três dias para se recuperar. “Ele também tossia muito, tinha fadiga, falta de apetite, e às vezes pegava pneumonia”, acrescenta sua mãe Cathy.

            O que piorava esse quadro clínico é que a paralisia acabava afetando a capacidade mental do menino, de maneira que ele tinha “problemas com letras e números, e nada parecia aderir à sua memória. Ler era para ele um problema”. Por isso Patrick estava recebendo terapia física, ocupacional e fono-audiológica intensa na escola, no Hospital Nemours/Alfred I. Dupont para Crianças, em Wilmington, Delaware, e com terapeutas particulares locais.

            Acontece que uma desgraça geralmente não vem só: os Lacey descobriram que também o filho mais velho, de 12 anos, começava a ter problemas de saúde. Diz a mãe: “Naquela época, Brendan começou a ter dificuldade para comer. Em cada refeição ele tinha que se desculpar e limpar a garganta, pois a comida não descia”. Levado a um especialista, os médicos fizeram vários exames, incluindo uma endoscopia. Mostraram aos pais do adolescente fotografias da mesma, que acusavam que o esôfago de Brendan “parecia terrível lá dentro”. Receitaram ao adolescente quatro medicamentos diários para esofagite eosinofílica — doença crônica do sistema imunológico em que os eosinófilos (um tipo de célula sanguínea) se acumulam no esôfago provocando, entre outras coisas, dificuldade para engolir, engasgo, comida grudando no esôfago, e consequente dor abdominal. Com isso a vida da família complicou-se muito, pois agora eram dois filhos que tinham que fazer viagens semanais ao hospital, que ficava a uma hora de distância de sua casa, para tratamento.

            Entretanto, a família Lacey era católica praticante. “Eu estava rezando muito durante esse tempo, especialmente o Rosário”, diz Cathy. “Deus estava me carregando por meio da oração”.

 Um dia em que ela fazia adoração ao Santíssimo na capela da Igreja de Santa Rosa de Lima, em Haddon Heights, Nova Jersey, resolveu entrar pela primeira vez na livraria do centro espiritual da igreja. Nela se sentiu atraída por um DVD sobre a exposição “Tesouros da Igreja”. Tratava-se de uma exposição internacional, organizada pelo Pe. Carlos Martins, que incluía 150 relíquias de santos como Maria Goretti, Teresa de Lisieux, Francisco de Assis e António de Pádua, além de uma das maiores relíquias da Verdadeira Cruz, e um pedaço do véu que, segundo à tradição sancionada, pertenceu a Nossa Senhora.

            A Sra. Lacey levou o DVD para casa: “Nós o assistimos em família. E assim que terminamos, Patrick disse: ‘Mãe, eu quero ir para ver isso’. Ele ficara fascinado pelo que viu. Eu rezei: ‘Por favor, Senhor, deixe-me saber quando essa exposição estiver por perto daqui.”

Verificando depois a programação da exposição, Cathy descobriu que ela chegaria a Nova Jersey no mês seguinte. Por uma “coincidência”, a apresentação do Padre Martins foi agendada para o dia de Santo Antônio, “ironicamente na Igreja de Santa Inês, a mesma igreja em que meu marido fez seu curso de formação católica para adultos, e recebeu todos os Sacramentos”, diz ela.

Durante a palestra do Padre Martins que precedeu a visita às relíquias, a família Lacey pôde sentar-se na primeira fila. “Estávamos a cinco pés de distância da Verdadeira Cruz e do véu de Maria”, explicou ela.

Primeiro Milagre

Naquela visita memorável aos “Tesouros da Igreja” após a palestra do sacerdote, Patrick foi de relíquia em relíquia, tocando sua Medalha Milagrosa em cada uma. Diz ele: “A primeira relíquia que toquei foi a madeira da Verdadeira Cruz. Depois disso, fui a todas as outras relíquias, e toquei minha medalha em cada uma delas”, contou.

Patrick continua: “Depois daquela noite, minha mãe começou a notar algo diferente em mim. Pedi então a ela licença para não usar meu aparelho. O que fiz, e não me sentindo nada dolorido. Então, alguns dias depois, minha mãe disse: ‘Você está curado! ”

A Sra. Lacey explica o que ocorrera quando chegaram em casa: “Patrick não estava dolorido. Ele subiu as escadas correndo direto para a cama. Eu pensei“Como assim!!? Poderia ser?!!”

No fim da semana subsequente, como estava excepcionalmente quente para meados de fevereiro, Brendan e Sean pediram à mãe para ir andar de bicicleta no parque. Patrick quis ir também. “Ele não andava de bicicleta há anos”, explica ela.

Patrick foi de bicicleta todo o caminho até o parque. Lá continuou pedalando “o tempo todo, mais de uma hora”. Depois, outra surpresa: “Ele estava jogando! Não podíamos acreditar em nossos olhos”, disse Cathy. No dia seguinte ele quis novamente ir com seus irmãos em suas bicicletas, pedalando mesmo morro acima mais de uma vez.

Naquela altura, eu sabia que era um milagre”, disse Cathy. “Eu estava chorando, vendo-o jogar com os irmãos. Ainda estávamos maravilhados”. De volta para casa, Patrick “nos diz que não precisa do aparelho, afirmando: ‘Estou curado’. E foi para a escola sem aparelho”, afirma a mãe.

Quando depois os Lacey levaram Patrick ao seu terapeuta regular — o mesmo terapeuta que estava tentando ajudá-los a conseguir a cadeira de rodas que o médico já dissera que Patrick precisaria, “porque seus ossos estavam crescendo mais do que seus músculos podiam esticar, e sabia o quanto eles lhe doíam pelas lágrimas que rolavam pelo seu o rosto” — o terapeuta ficou boquiaberto ao ver que Patrick corria sem o aparelho ortodôntico. A Sra. Lacey então lhe disse: “O Sr. realmente não sabe o que nos dizer, não é?” O terapeuta respondeu: “Não tenho nem idéia do que sucedeu”. Então Patrick contou-lhe toda a história da Exposição, e do papel das relíquias dos santos.

Mas não parou aí. De volta à escola o menino, que tinha muita dificuldade com adição e subtração, reservava outra surpresa: “A professora disse que fez os três primeiros problemas com Patrick; os próximos quatro ele mesmo fez sozinho, e acertou todos. ‘Ele está indo muito bem’”, afirma a mãe.

Segundo Milagre

Entretanto, havia o problema com Brendan.

Depois da Exposição, chegando em casa, ele afirmou aos pais: “Minha garganta está muito boa”. Eles perceberam que Brendan já era capaz de manter a comida no estômago. Então pararam com os remédios. Em sua próxima endoscopia agendada para a segunda-feira de Páscoa, os Lacey esperaram para ver as últimas imagens. Nelas o esôfago de Brendan parecia normal e saudável.

Um ano depois, em seu primeiro ano do ensino médio, Brendan voltou para casa do treino de futebol, faminto, e pegou um pedaço de frango, que ficou preso na garganta. Ele acabou no hospital e teria que fazer uma cirurgia. A caminho do hospital para “a galinectomia”, afirma ele que estava como que “petrificado”. “Tudo o que eu conseguia pensar era em rezar […]. ‘Senhor, por favor, poupe-me; me mantenha vivo. ‘Achei que pudesse parar de respirar”. Entretanto, “No hospital, fazendo todos os testes, eu mal conseguia falar e balbuciava constantemente. Minha mãe começou a rezar o Rosário para que eu tranquilizasse. E logo depois que ela terminou, eu pude falar. A Mãe Santíssima estava me protegendo, e me dando o conforto que eu estava desesperadamente precisando naquele momento ”, diz ele. O médico, especialista em esofagite e osinofílica, coletou amostras da esofagite de Brendan para exames.

Duas semanas depois, a enfermeira do médico ligou. “Temos os resultados. Mostra alergias e inflamação.”

Cathy perguntou: “E os eosinófilos?” que eram o que provocava todo o problema de Brendan. A enfermeira respondeu: “Não há eosinófilos”. “Ela [a médica] não fez o teste?” Cathy perguntou, só para ter certeza.

Claro, disse a enfermeira. “Mas não há eosinófilos”, enfatizou ela uma segunda e depois uma terceira vez.

A Sra. Lacey recebeu emocionada essa notícia que confirmava que Deus havia curado Brendan. “Deus é tão bom com esta reafirmação [a cura]”, exclamou ela.

Por sua parte, Brendan afirma: “Eu fui oficialmente curado. Fiquei maravilhado com a graça de Deus, e sua disposição de curar o que havia de errado comigo por meio da intercessão de seus santos e de sua grande misericórdia”.

Rememorando o tempo passado, o adolescente julgou que sentira que já tinha sido curado pela intercessão dos santos logo após a exibição das relíquias. “Quando penso no milagre que sucedeu comigo”, afirma Brendan agradecido, “honestamente, isso me ajudou a crescer como pessoa de muitas maneiras. Tudo sobre isso fazia parte do plano de Deus. Estávamos visitando as relíquias, e eu realmente esperava por graça de amor para mim. Logo depois que o milagre aconteceu, eu definitivamente poderia dizer que eu me sentia algo diferente. Eu estava cautelosamente otimista, porque não sabia se minha mente estava me pregando uma peça. Eu definitivamente estava sendo fortalecido na fé naquela época ”.

Desde a Exposição das relíquias e o episódio do hospital, explica Brendan que: “Minha fé cresceu astronomicamente”. De modo que ele se envolveu mais nas atividades da igreja, inclusive como líder do grupo de jovens de Santa Rosa de Lima, e como coroinha.

Por outro lado, Patrick explicou que “temos rezado um rosário em família todos os dias, e vamos a Santa Rosa para rezá-lo nas quintas-feiras“. Entre suas próprias orações, ele afirma que “todas as noites agradeço a Deus por me curar e aos santos anjos e santos por me curar, e pela manhã também”.

Como resultado do milagre, agora Patrick já joga futebol e basquete em um time com seu irmão Sean, e é também coroinha. O pai, que a princípio lutou com a dúvida sobre os milagres, está se preparando para o diaconato leigo.

Quando perguntam à Sra. Lacey qual o santo que mais especialmente teria obtido o milagre para seus filhos, ela afirma: “Foram todos os santos. Eu não poderia atribuir isso a nenhum. Era todo o exército celestial. 

ABIM

______________

Fonte:https://www.ncregister.com/features/new-jersey-family-attributes-healings-to-saintly-intercession?utm_campaign=NCR%202019&utm_medium=email&_hsmi=98821034&_hsenc=p2ANqtz-8TkEaPojo83vo3Ql1zyLVO86lN-