quarta-feira, 11 de outubro de 2017

NÃO ESQUECER!

Caros amigos:
Como é do vosso conhecimento é já dia 14 de outubro (sábado) pelas 15H00 que reabrimos com a V Exposição temática "EU BRINCAVA COM...", uma abordagem aos diferentes brincares e aqueles que foram brinquedos marcantes em determinadas épocas.
Um espaço renovado para redescobrir!

CONTAMOS CONSIGO NA INAUGURAÇÃO.

Eu, Psicóloga | Viva a sua criança interior!




No decorrer da vida desenvolvemos um sistema de proteção, colocando máscaras e couraças para viver nos moldes e regras da sociedade. Assim, a nossa criança interior - o aspecto da nossa personalidade que mantém as características de alegria, criatividade, entusiasmo, encantamento frente à vida, abertura e confiança - vai sendo deixada em segundo plano, escondida e lentamente esquecida.

Essas características da criança interior nos guiam em direção à excelência, pois essa é a parte emocional que nos faz manter o prazer e a paixão pelos sonhos. É ela que estimula o ânimo e o amor pelos objetivos e a sensação de estar vivo, superar os limites e conquistar assim mais confiança para superar os desafios da vida pessoal e profissional.

Para isso, é importante cuidar dessa nossa criança, pois, consequentemente, estaremos cuidando da nossa paixão, energia e vontade de expandir nossos potenciais. A razão e a lógica ocupam a liderança na nossa vida e progressivamente perdemos o hábito de nos conectarmos com a liberdade da criança interior e entramos no famoso “piloto automático”, presos e encarcerados por esquemas mentais e de comportamento.

É possível se libertar das amarras da vida no momento em que expandimos a capacidade de conhecer a nós mesmos, estando mais atentos às nossas emoções e utilizando a capacidade única do ser humano de evolução. Se abandonarmos a nossa criança interior, abandonamos a confiança no futuro, o otimismo, o acreditar e o estar aberto a viver. Na realidade, a vida perde então o significado e sentido.

Ser natural como uma criança significa ser espontâneo, estar aberto a experimentar a vida sem pré-julgamentos, sem filtros limitantes, sem crenças obsoletas e medos do que as pessoas possam pensar de nós. A criança interior existiu antes de nos tornarmos adultos e ainda existe! Se a deixarmos morrer perderemos a riqueza, a força, o entusiasmo e a capacidade de transformar os obstáculos em oportunidades.

Debora Oliveira
Psicóloga Clínica 

Exposições de diários gráficos e artes plásticas vão ser inauguradas no âmbito do evento Arte ao Centro


Integrado no evento Arte ao Centro, a Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras vai acolher a partir do próximo dia 13 de outubro duas exposições, para além da mostra dos artistas do Coletivo Brasil 2017. 

Uma dessas exposições será a de artes plásticas de Marta Viana: “Orgânicas”.

Nesta mostra, que estará patente até 3 de novembro, esta artista apresentará um conjunto de 27 fotografias que refletem o seu trabalho de pesquisa, observação e perceção das formas da natureza. Marta Viana utiliza diversos processos fotográficos e utiliza diferentes suportes e técnicas que vão das mais antigas às mais atuais. Dos vários processos que utiliza refira-se: o bordado à mão na ampliação fotográfica, a fotogravura em metal, a goma bicromatada, a cópia à base de leite, o cianótipo, o calótipo, a serigrafia, a transferência de fotocópias e a impressão laser. Esta exposição tem um forte carater pedagógico, explicando cada processo e mostrando as suas enormes possibilidades criativas.

De referir que Marta Viana, natural do Rio de Janeiro, é artista plástica, fotógrafa e arquiteta. Reside e trabalha em Paraty há 15 anos.Desenvolveu trabalhos profissionais em diversas áreas, destacando-se a autoria de capas de discos (Maria Bethânia/Ney Matogrosso), bem como trabalho de comunicação de artes de palco. Colaborou em diversos projetos de acervos fotográficos e publicidade, e de pesquisa de linguagens experimentais de impressões fotográficas, tais como serigrafia, gravura em metal e processos fotográficos antigos em papéis reciclados, realizando diversas oficinas e exposições. Participou da Exposição "O mar que separa/une" do Coletivo Brasil 2014, tendo desenvolvido várias oficinas em Torres Vedras. Atualmente desenvolve pesquisa com pintura, cerâmica, fotografias e papeis reciclados. Faz parte do grupo USk Paraty e desenvolve profissionalmente fotografias para as atividades teatrais do SESC_Paraty.

Também no dia 13 de outubro, igualmente pelas 18h30, na Paços, será inaugurada uma exposição de desenhos e diários gráficos de João Catarino.

Este artista nasceu em Lisboa, em 1965, tendo frequentado a escola António Arroio, e, posteriormente, ingressado na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, onde completou a licenciatura em design de comunicação. É professor do departamento de desenho do Ar.co, monitor dos cursos de ilustração do CIEBA na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e professor de design, tipografia e ilustração para designna ESAD-CR, pertencente ao Instituto Politécnico de Leiria, nas Caldas da Rainha. Paralelamente tem vindo a desenvolver trabalhos em designgráfico e sobretudo em ilustração. Tem feito ilustrações para diversos órgãos de comunicação social como a TVI, a SIC, o jornal Expresso, o jornal “I” e o jornal Público. Participa como monitor em vários simpósios nacionais e internacionais de urban sketchers assim como em diversos workshops na respetiva área. Tem integrado expedições nacionais e internacionais direcionadas para o desenho científico na natureza, organizadas pelo Grupo do Risco, e participado em diversos livros nacionais e internacionais que abordam o tema do desenho de viagem ou dos sketchbooks. É ainda autor do blog: http://desenhosdodia.blogspot.com.

A exposição de João Catarino estará patente na Paços até 5 de novembro.


Câmara Municipal de Torres Vedras





Nossa Senhora Aparecida — 300 anos de fé, graças e bênçãos!

Paulo Roberto Campos
Nossa Senhora Aparecida
Nestes dias, “do Prata ao Amazonas, do mar às cordilheiras”, o Brasil celebra o jubileu do tricentenário de sua augusta Rainha e Padroeira, coroada solenemente Rainha em 1904 e declarada de modo oficial Padroeira em 1930.

12 de outubro — dia bendito da “pesca milagrosa” nas águas do Paraíba em 1717 — é data especialmente grata a todos os brasileiros. Desde aquele histórico momento até hoje, comemoramos 300 anos de abundantes graças que Nossa Senhora Aparecida concedeu a nossa Pátria.
Três séculos de fé e de bênçãos, nos quais Nossa Senhora estabeleceu em Aparecida seu trono de Rainha para reger o Brasil. Segundo Plinio Corrêa de Oliveira, que foi membro titular da Academia Marial de Aparecida“se o Brasil não fosse oficialmente o País agnóstico e interconfessional que é, o verdadeiro seria, para determinados efeitos, que sua capital autêntica fosse Aparecida”.
Nossa Senhora Aparecida
Claro, todos nós temos muito que agradecer a Ela, muito a pedir por nós, por nossos próximos e pelo Brasil, mas também um sincero pedido de perdão por tantas ingratidões, infidelidades, bem como por abomináveis atos praticados que afrontaram a Virgem Mãe Aparecida. É longa a lista de tais atos praticados contra Ela em nossas terras — pecados, profanações, sacrilégios, blasfêmias etc. Basta lembrar um recente ultraje: no carnaval deste ano, sua sacrossanta imagem foi sacrilegamente conduzida no Sambódromo da capital paulista em um carro alegórico de uma “escola de samba”, em meio a um ambiente de imoralidades, bebedeiras e torpezas de toda ordem! Terrível afronta à Santa Mãe de Deus!

Portanto, nesta festa jubilar dos 300 anos da Rainha e Padroeira do Brasil, é o momento de pedir-Lhe ainda mais graças, e também perdão. Pedir pela recristianizarão do País, pela restauração dos valores católicos de nossa gente. Parafraseando o grande Camões, poderemos dizer: “Uma forte Rainha, faz forte a fraca gente”. Assim, seguindo fielmente a Rainha que Deus nos concedeu como celestial farol, nós chegaremos ao porto seguro: o Brasil cumprirá sua missão e terá esplêndido porvir carregado de bênçãos e grandezas.
Fonte: ABIM

TECNOLOGIAS Alibaba pretende gastar 15 mil milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento

A gigante chinesa pretende investir 15 mil milhões de dólares, durante os próximos três anos, em pesquisa e desenvolvimento da nova geração de tecnologias. A Alibaba pretende contratar cerca de uma centena de cientistas.

Alibaba pretende gastar 15 mil milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento
A gigante chinesa do comércio electrónico Alibaba pretende gastar 15 mil milhões de dólares (mais de 12,7 mil milhões de euros) em pesquisa e desenvolvimento da nova geração tecnológica ao longo dos próximos três anos.


Este valor, de acordo com a Bloomberg, é mais do dobro do que a empresa tem vindo a investir. Segundo os dados compilados pela agência, nos últimos três anos fiscais, a tecnológica chinesa gastou 6,4 mil milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento.

O programa de investigação mundial da companhia chama-se Alibaba DAMO Academy. No âmbito deste programa, a empresa fundada por Jack Ma prevê a criação de sete laboratórios de investigação (na China, Estados Unidos, Rússia, Israel e Singapura) e a contratação de uma centena de cientistas para trabalharem em áreas como a inteligência artificial, a internet das coisas e a computação quântica, de acordo com um comunicado da empresa, citado pela agência de informação.


"Os laboratórios vão ajudar a resolver questões que a Alibaba enfrenta actualmente nas suas linhas de negócio", contou em entrevista à Bloomberg Jeff Zhang, responsável máximo da área de tecnologia da Alibaba. "Vão também estar na primeira linha do desenvolvimento da próxima geração de tecnologia", acrescentou.


Com esta aposta na investigação, a Alibaba quer acompanhar o ritmo de inovação que as concorrentes Amazon e Tencent têm vindo a desenvolver.


A Alibaba conta actualmente com uma equipa de 25 mil engenheiros e cientistas. Em média, por ano, a empresa gasta três mil milhões de dólares em investigação.

Fonte: Jornal de Negócios

UCC AMMAYA na ação “Idosos em Segurança”

A Unidade de Cuidados na Comunidade Ammaya, de Portalegre, colaborou na comemoração do Dia Internacional do Idoso, numa iniciativa promovida pela Polícia de Segurança Pública, de Portalegre, no Centro Comunitário dos Assentos.

No evento, enquadrado no programa "Apoio 65 - Idosos em Segurança" (promovido pela PSP), estiveram presentes um total de 27 participantes, com idades compreendidas entre os 45 e 93 anos de idade (21 mulheres e 6 homens).

A atividade desenvolvida pela UCC Ammaya focou-se na importância da vacina da gripe nos idosos, demonstrando-se todos os presentes estar sensibilizados para a importância da vacinação, com cerca de 90% a referir fazer anualmente a vacina.

Do ponto de vista global, existem ainda alguns "mitos" associados à vacina da gripe sazonal, nomeadamente relativos ao surgimento de alguma sintomatologia após a inoculação da vacina, e que se tentou desmistificar no decorrer da sessão. A população abrangida compreende também que existem determinadas situações que podem condicionar a administração da vacina, mas demonstraram compreender a importância da administração da vacina para prevenção de complicações associadas à gripe sazonal, sempre que haja recomendação para administração da mesma.

ULSNA



Rio candidato diz que “PSD não é, nem nunca será, um partido da direita”

Ex-autarca do Porto começa o discurso a citar António Costa (e um ditado popular), dizendo que palavra dada é palavra honrada.
Resultado de imagem para Rio candidato diz que “PSD não é, nem nunca será, um partido da direita”
Rui Rio já é candidato à liderança do PSD e está "com os dois pés" no partido. O anúncio foi feito depois das 18h30, a partir de uma sala de hotel em Aveiro. "Hoje, o meu tempo é o tempo de me dedicar a servir o PSD num dos tempos mais difíceis" do partido, disse. E acrescentou, para que não restasse dúvidas, que "o PSD não é, nem nunca será, um partido de direita".
O ex-autarca do Porto começou a sua declaração sem direito a perguntas citando um ditado que António Costa gosta de usar: "Palavra dada é palavra honrada". E de seguida explicou que "Portugal precisa de um banho de ética", porque "não pode valer tudo".
Reconhecendo que seria mais cómodo não responder aos apelos que lhe fazem, Rio disse que "jamais defraudaria a esperança que tantos" em si depositam. E aos que o têm criticado por estar rodeado da velha guarda do PSD, respondeu: "Num PSD por mim presidido não há rupturas geracionais".
Sobre a questão do bloco central fez questão de sublinhar, sendo muito aplaudido, que o PSD "e partido de poder, não é muleta" e acrescentou que "este é "princípio do fim da coligação parlamentar que hoje, periclitantemente, nos governa".

Diversão | Noite de Fados na Taberna do Forte

Venha passar uma noite diferente em Convívio saudável.
Mais Informações através dos 
TMs: 913 309 566 + 916 202 725
GAFANHA da NAZARÉ

CIM Região de Coimbra presente no maior evento de promoção de vinhos e produtos em Paris

No ano em que Portugal é o país convidado de honra de um dos maiores eventos de Paris, a CIM Região de Coimbra, em estreita colaboração com os Grupos de Ação Local (Ad Elo, Adiber, Adices, Coimbra Mais Futuro, Dueceira, Pinhais do Zêzere e Terras de Sicó), Turismo Centro de Portugal e CVR Bairrada marca presença na 84.ª Fête des Vendanges de Montmartre, de hoje, 11 a 15 de Outubro 2017.
A participação da CIM Região de Coimbra prevê a promoção dos produtos e vinhos da região junto de operadores e público parisiense, no evento que decorre anualmente na Butte Montmartre, acolhendo quase meio milhão de pessoas.
Além dos produtos únicos da região de Coimbra são proporcionadas aos visitantes várias atividades e uma programação variada: espetáculos, exposições, animações de rua e espaços de promoção regional.
Organizada pela Câmara do 18.° Bairro de Paris, a Festa das Vindimas de Montmartre tem este ano um sabor português com cinco regiões portuguesas a marcarem presença junto à Basílica do Sacré Coeur, no já célebre “Percurso de Gosto”. Assim, a edição 2017 da Feira das Vindimas é uma oportunidade única dada aos parisienses de provar as especialidades que fazem a riqueza e a singularidade, em particular, da Região de Coimbra sendo esta uma oportunidade de excelência para promover a região em múltiplos domínios
Apaixonados pela sua terra e orgulhosos das suas tradições, os produtores da Região de Coimbra, pela mão dos representantes dos Grupos de Ação Local e CVR Bairrada têm três dias para apaixonar os franceses e os turistas pelos produtos da região.
O início do programa da Feira das Vindimas é assinalado numa das salas míticas do bairro de Montmartre com um espetáculo de Fado. A sala ‘Les Trois Baudets’, onde Jacques Brel, Serge ainsbourg ou Georges Brassens costumavam tocar, recebe Lizzie e os seus músicos, Nuno Estevens e Filipe de Sousa, que apresentam o espetáculo ‘Além Fado’, que mistura poemas de ilustres autores franceses com o Fado.
Antes do concerto e na mesma sala, o ‘rendez-vous’ será marcado por uma prova de vinhos portugueses com especialidades típicas e em que os vinhos da Região de Coimbra, entre outros, vão marcar presença pela mão de Ana Sofia Oliveira, num evento preparado para uma centena de convidados.
Destaque, na manhã de Sábado, dia 14 de Outubro, para o ‘Grand Défilé des Vendanges de Montmartre’, que integra diversas confrarias das regiões francesas presentes e que percorrerá o caminho simbólico entre as vinhas de Montmartre e a Basílica do Sacré Coeur, num momento de festa e de partilha, alvo de grande mediatização em França.
Desde 1934, a Fête des Vendanges de Montmartre celebra em Outubro, a chegada do vinho do Clos Montmartre.
Desta vez, contará com os sabores da Região de Coimbra…

“A mente humana não consegue imaginar.” Investigadores recuperam texto enterrado em Auschwitz

"Não estou triste por ter morrido, mas estou triste por não poder vingar-me como queria", escreveu Marcel Nadjari, num texto recuperado e agora tornado legível
Resultado de imagem para “A mente humana não consegue imaginar.” Investigadores recuperam texto enterrado em Auschwitz
"Todos sofremos coisas aqui que a mente humana não consegue imaginar". Esta é uma das frases do texto que o judeu grego Marcel Nadjari escreveu e enterrou no campo de concentração de Auschwitz, um testemunho de um tempo negro, ao qual não esperava sobreviver. Mais de 70 anos depois, cientistas conseguiram finalmente tornar o texto encontrado em 1980 legível.
O documento foi encontrado dentro de uma garrafa quando um estudante fazia escavações na floresta perto das ruínas do crematório III de Auschwitz-Birkenau, em 1980. Apenas 10 a 15% do texto escrito em grego era legível. O papel esteve enterrado durante 35 anos em solo húmido o que ajudou na degradação, explicou o historiador russo Pavel Polian ao jornal Deutsch Welle.
Uma especialista em informática russa conseguiu tornar os contornos das letras visíveis com a ajuda da análise de imagens multiespectral e agora é possível ler cerca de 85 a 90% do texto.
Polian contou ao DW que dos cinco presos de Auschwitz que escreveram e enterraram cartas, a maioria descoberta em 1945, Nadjari foi o único sobrevivente e a sua mensagem foi a última a ser encontrada. Na carta Nadjari conta que o trabalho dos presos era entregar os cadáveres aos fornos crematórios onde "um ser humano acaba em cerca de 640 gramas de cinza".
"Todos sofremos coisas aqui que a mente humana não consegue imaginar", escreveu Nadjari. "Debaixo de um jardim há dois quartos subterrâneos: um é para se despirem e o outro é uma câmara da morte. Entram nuas e quando está cheio com cerca de 3 mil pessoas, fecham e são gaseados", explicou.
O historiador Polian distingue o texto de Marcel Nadjari dos outros cinco encontrados no mesmo campo, pois é o único que fala sobre vingança. "Não estou triste por ter morrido, mas estou triste por não poder vingar-me como queria", escreveu o grego, que acabou por sobreviver ao Holocausto.
Marcel Nadjari, de origem grega, foi deportado para Auschwitz em 1944 e trabalhava na equipa "Sonderkommando", onde tinha como função retirar os cadáveres das câmaras de gás.
Após a guerra voltou para a sua terra de origem e em 1951 foi com a sua mulher e filho para os EUA, onde trabalhou como alfaiate. Morreu em 1971 com 54 anos, em Nova Iorque.

Fonte: DN
Foto: AGENCY GAZETA/KUBA OCIEPA

Mariano Rajoy abre caminho à suspensão da autonomia da Catalunha

Resultado de imagem para Mariano Rajoy abre caminho à suspensão da autonomia da Catalunha
O Conselho de Ministros do Governo espanhol decidiu pedir formalmente à Generalitat para que confirme se declarou a independência da região na terça-feira. Mariano Rajoy explicou que é um “requerimento prévio” às medidas que poderão ser adotadas no âmbito do artigo 155 da Constituição espanhola.

O chefe do Governo espanhol apontou ainda o executivo catalão criou uma “confusão de forma deliberada” com os acontecimentos de terça-feira em Barcelona. “Este requerimento prévio a qualquer das medidas que o Governo pode adotar no âmbito do artigo 155 da nossa Constituição pretende oferecer aos cidadãos a clareza e a segurança que uma questão como esta exige”, explicou o líder popular.

Mariano Rajoy afirma querer “oferecer certezas aos espanhóis, em especial aos catalães e evitar a confusão gerada pelas autoridades da Generalitat”.

“A resposta dada pela Generalitat a este requerimento marcará o futuro dos acontecimentos. Se Carles Puigdemont demonstrar vontade de respeitar a lei e restabelecer a normalidade institucional se porá fim a um período de instabilidade, tensões e quebra da convivência”, afirmou.

“É o que todos querem e esperam”, defendeu Mariano Rajoy. “É preciso que volte a tranquilidade, a segurança e o sossego e que volte com a maior brevidade possível”, completou.

A decisão do Governo de Mariano Rajoy surge depois de o presidente da Catalunha ter declarado a independência da região e suspendido essa mesma declaração para dialogar com Madrid.

O artigo 155 permite a Madrid suspender a autonomia de uma região, passando o governo central a assumir os poderes autonómicos. No entanto, este artigo nunca foi acionado, não sendo portanto consensuais os próprios limites da sua aplicação. O próprio acionar deste artigo deverá demorar pelo menos dois a três dias.

O Governo de Mariano Rajoy tem de começar por avisar oficialmente o presidente da Generalitat da sua intenção e dos seus motivos. Só depois as medidas devem ser apresentadas e clarificadas junto do Senado, onde podem ainda sofrer alterações.

À espera da resposta catalã

A resposta de Mariano Rajoy a Carles Puigdemont agrada aos socialistas. O líder do Partido Socialista da Catalunha escreveu no Twitter que “valoriza muito a prudência da declaração de Mariano Rajoy”. “Espero que a resposta ao requerimento esteja à altura”, pede Miquel Iceta.

A grande questão agora é como irá a Generalitat responder a Mariano Rajoy. Esta manhã, ainda antes do anúncio do primeiro-ministro espanhol, o porta-voz do governo catalão esclareceu que a declaração de independência assinada na terça-feira é um “ato simbólico”, uma vez que a independência teria de ser feita pelo Parlamento.

“Um ato simbólico em que atestamos o nosso compromisso em declarar a independência”, explicou Jordi Turull, citado pela France Presse.

No entanto, o porta-voz da Generalitat prometeu que Barcelona “será consequente com o compromisso do povo catalão” no caso de Mariano Rajoy decidir acionar o artigo 155 da Constituição.

"Se o Governo põe em marcha o artigo 155 quer dizer que não há nenhuma vontade de diálogo e o Governo, nesse caso, será consequente com o compromisso do povo catalão", afirmou Jordi Turull à televisão pública catalã.

Fonte: RTP
FotoSergio Perez - Reuters

Hora de Fecho: Em direto/ É acusado de 31 crimes e teria 24 milhões na Suíça

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Acabou a espera. Sócrates acaba de ser acusado de corrupção passiva, branqueamento de capitais, falsificação de documento e fraude fiscal qualificada. Salgado, Bava e Granadeiro também acusados.
O ex-primeiro-ministro deve ao fisco mais de 19 milhões de euros pelos rendimentos que, segundo a acusação, recebeu de forma ilegal. Na totalidade, o Estado foi lesado em 58 milhões de euros.
Carta do primeiro-ministro estabelece prazos para governo catalão reagir. Se não forem cumpridos, Artigo 155 entra em marcha. No Parlamento discutem-se os méritos de reformar Constituição.
Dois novos escalões, novos limites, novo mínimo de existência. As mudanças no IRS já estão acordadas, falta apenas fechar a forma como serão aplicadas. Veja aqui o que muda.
Governo e PCP estão a negociar aumento extraordinário de pensões, mas Centeno não está disponível para gastar os 140 milhões que a medida custa. Aumento pode cingir-se a pensionistas com mais de 75.
Tem o "glamour" que o partido quer, mas já não tem tantos fiéis. Tem Relvas, que já não tem (tanto) o PSD. Tem os anti-Rio, mas tem também anticorpos. Tem hipóteses de ganhar, mas tem tudo a perder.
O Facebook está mais uma vez em baixo e o Instragram (que pertence à mesma empresa) também está a apresentar falhas no serviço. O Facebook já avisou: a falha vai demorar "horas".
Momentos de trabalho e tempos livres, passados por vezes a fazer tricot. Durante 9 anos, uma hospedeira da Virgin America tirou fotografias aos bastidores da tripulação e partilhou-as no Facebook.
O rapper gravou um vídeo de quatro minutos e meio em que improvisa e tece duras críticas a Donald Trump. Charlottesville, Coreia do Norte, NFL, Porto Rico e Las Vegas: está lá tudo.
Lola Ogunyemi é modelo, nigeriana, nasceu em Londres e vive em Atlanta. Tornou-se esta semana a cara da discriminação. A modelo negra do anúncio polémico da Dove diz que não é uma vítima.
O grande rival de Vladimir Putin, Alexei Navalny, decidiu revelar a casa e as férias que o presidente russo quer esconder de todos. A propriedade fica na fronteira entre a Finlândia e a Rússia. 
Opinião

Rui Ramos
Uma República Catalã dominada pelo esquerdismo revolucionário, com fronteiras incertas e abarcando milhões de espanhóis contrariados, nunca seria mais um pacato Portugal na Península Ibérica.

Manuel Villaverde Cabral
Ninguém de boa-fé ignora que uma «declaração unilateral de independência» significaria automaticamente a saída da Catalunha da UE, apesar de os líderes do «procès» terem escamoteado o facto até agora.

Laurinda Alves
Ao longo deste ano foi possível ver a forma dedicada como os crentes devotos se encaminharam para Fátima, como o Papa Francisco disse tudo em duas palavras, quando veio rezar a 13 de Maio: “Temos Mãe"

José Manuel Fernandes
Em Portugal há gente suficiente para o PSD ter futuro se disser qualquer coisa que não seja de esquerda. Não há é futuro para uma cópia ensimesmada e bolorenta do PS, sonhando ser o seu parceiro menor

José Manuel Moreira e André Azevedo Alves
Trata-se de revelar a premissa omissa na agenda progressista: a noção de que o Estado se encontra investido da autoridade de um senhorio público com inquestionável poder de domínio sobre a sociedade.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Os acusados, as ligações e os milhões. Todos os detalhes sobre a Operação Marquês

Logo Observador

Especial
José Sócrates

Texto alternativo para a imagem
É um terramoto que atinge a elite política e financeira. A acusação da Operação Marquês não poupa ninguém. O ex-primeiro-ministro José Sócrates é acusado de 31 crimes, entre eles corrupção passiva, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e fraude fiscal qualificada. Da lista dos acusados constam também Ricardo Salgado, Carlos Santos Silva, Zeinal Bava, Henrique Granadeiro, Helder Bataglia ou Armando Vara. Leia sobre os detalhes, as ligações e os milhões.
21441976_770x433_acf_cropped.jpgCASO JOSÉ SÓCRATES

Especial/A origem do cerco a José Sócrates

Tudo começou com duas comunicações bancárias a relatarem operações suspeitas de Carlos Santos Silva de 1,2 milhões de euros. Uma delas envolvia a mãe de Sócrates. Foi o início da Operação Marquês.
jr__3660_770x433_acf_cropped.jpgCASO JOSÉ SÓCRATES

Os próximos passos da Operação Marquês

O que podem fazer os 28 arguidos agora acusados na Operação Marquês? Podem evitar ser julgados? Quanto tempo pode demorar até o processo terminar definitivamente?
22079374_770x433_acf_cropped.jpgCASO JOSÉ SÓCRATES

Em direto/ José Sócrates acusado de 31 crimes. Teria 24 milhões na Suíça

Acabou a espera. Sócrates acaba de ser acusado de corrupção passiva, branqueamento de capitais, falsificação de documento e fraude fiscal qualificada. Salgado, Bava e Granadeiro também acusados.
befunky-collage1_770x433_acf_cropped.jpgCASO JOSÉ SÓCRATES

Acusados: quem são e que crimes estão em causa

28 acusados. 19 pessoas singulares, 9 empresas, dezenas de crimes. Quem é quem na acusação da Operação Marquês e quais são os crimes de que o Ministério Público os acusa.
arquivamentos-1.jpgCASO JOSÉ SÓCRATES

Os três arguidos que não foram acusados

O Ministério Público arquivou as acusações relativamente a três arguidos: João Abrantes Serra, Joaquim Paulo da Conceição e Paulo Lalanda e Castro. Em relação a este último foi extraída uma certidão.
22107550_770x433_acf_cropped_770x433_acf_cropped.jpgCASO JOSÉ SÓCRATES

Operação Marquês. Leia o comunicado completo

O Ministério Público deduziu acusação contra os 28 arguidos da Operação Marquês, entre eles Sócrates, Santos Silva, Salgado, Bava, Granadeiro e Vara. Leia o comunicado na íntegra.
823105684_770x433_acf_cropped.jpgCASO JOSÉ SÓCRATES

Vídeo/ Operação Marquês: os dez arguidos com mais crimes

As 4 mil páginas da acusação apontam 174 crimes no total a 28 arguidos. Os lugares do pódio são ocupados por Carlos Santos Silva, José Sócrates e Ricardo Salgado.
110868590_770x433_acf_cropped.jpgCASO JOSÉ SÓCRATES

Arguidos devem ao fisco 58 milhões (Sócrates 19,5)

O ex-primeiro-ministro deve ao fisco mais de 19 milhões de euros pelos rendimentos que, segundo a acusação, recebeu de forma ilegal. Na totalidade, o Estado foi lesado em 58 milhões de euros.
12138655_770x433_acf_cropped-1.jpgCASO JOSÉ SÓCRATES

Especial/ Os 5 casos da face oculta de Sócrates na Justiça

José Sócrates nunca foi arguido em nenhum outro processo além da Operação Marquês, mas a Justiça conhece o seu nome desde os casos Cova da Beira, licenciatura, Freeport, Face Oculta e Monte Branco.
18536785_770x433_acf_cropped.jpgCASO JOSÉ SÓCRATES

Foi Sócrates quem aprovou as leis que o apanharam

A transposição das regras comunitárias de combate ao branqueamento de capitais foi essencial para o início da Operação Marquês. Adivinhe quem fez a transposição? O Governo Sócrates, pois claro.
colunista_jmfernandes-200x200.png
O que o despacho de acusação nos mostra é que este não é um mero caso de Justiça, é muito mais do que isso. Mostra até onde chegou a concentração de poder e a sofreguidão do duopólio Sócrates-Salgado.
Mais pessoas vão gostar das Novidades Observador. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa