sexta-feira, 22 de março de 2024

EM ÉVORA MOBILIDADE CONJUGA-SE COM QUALIDADE AMBIENTAL


Obras em curso para reabilitação de espaço público e vias de circulação mais áreas verdes e acrescentam 6 km de vias pedonais e cicláveis à área urbana de Évora.
A Câmara Municipal de Évora tem neste momento em execução duas obras importantes no âmbito do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora: “Interface Modal do Rossio de S. Brás” e “Beneficiação da Variante ao PITE – Parque Industrial e Tecnológico de Évora”.
Tendo incluído faixas de circulação pedonais e cicláveis em todo o trajeto das vias objeto de intervenção, será possível, no prazo de dois a três meses, aumentar em cerca de 6 kms a extensão destes percursos, que irão envolver toda a zona Sul da Cidade. Deste modo, ficará aberto o caminho para a circulação a pé ou por meios de mobilidade suave em toda a envolvente Sul da Cidade, possibilitando acesso seguro e ambientalmente limpo às áreas industriais. Quanto ao “Interface Modal do Rossio de S. Brás”, irá tornar aprazíveis, funcionais e amigas do ambiente as condições de circulação e de fruição do espaço na zona envolvente do Rossio de S. Brás, muralha, e sobretudo na ligação entre a Estação de Caminho de Ferro e o Centro Histórico.
No futuro próximo, está previsto o aumento da extensão das vias de circulação pedonais e cicláveis na zona urbana da Cidade, aproveitando todos os locais em que tecnicamente exista essa possibilidade.
Esta será mais uma importante etapa da implementação prática do Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora, recentemente desenvolvido pelo Município em colaboração com toda a comunidade.
Informe-se sobre os planos e projetos do Município na área ambiental em www.cm-evora.pt

Évora | O Festival Imaterial regressa a Évora para a sua 4ª edição: de 17 a 25 de maio, a cidade transforma-se num local de transmissão de saberes e culturas entre diferentes povos e gerações

 

Mísia (Portugal), emmy Curl (Portugal), Ustad Noor Bakhsh (Paquistão), Cocanha (Occitania) e Emel (Tunísia), uma das vozes mais importantes da Primavera Árabe, são os primeiros artistas a integrar o cartaz deste evento que acaba de ser distinguido com o Prémio “Contribution to Equality” (Contribuição para a Igualdade) nos Iberian Festivals Awards.
A nova edição do Festival Imaterial é anunciada num contexto especial uma vez que o evento acaba de ser distinguido com o Prémio “Contribution to Equality” (Contribuição para a Igualdade), na mais recente edição dos Iberian Festivals Awards.
O esforço que os organizadores do Festival Imaterial e toda a equipa têm realizado no sentido de criar e honrar essa igualdade, prolonga-se por mais um ano, sendo hoje anunciada a sua 4ª edição que se concretiza de 17 a 25 de maio, em Évora.
Esta edição pretende ter como foco as novas gerações, privilegiando, precisamente, a criatividade dos mais novos e o diálogo com clássicos, dentro dos seus variados estilos. Assim, pretendemos fazer jus ao prémio, que reflete o plano de igualdade que o programa do Imaterial tenta promover ao nível das diferentes geografias, dos estilos musicais, das idades, dos géneros. O festival é um espaço de liberdade, de criação de oportunidades, de defesa da livre circulação artística, presta tributo a músicos imigrantes, à experiência de viver longe de onde estão as suas raízes, à música que nasce destes artistas e que emerge nas suas comunidades. A programação deste ano sai em reforço destes princípios, mais que nunca, procurando ser uma base de referência para que possamos mobilizar todas as pessoas neste modelo de igualdade e princípios humanistas - Carlos Seixas, Diretor Artístico Festival Imaterial.
Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora, partindo das mesmas referências associadas à Liberdade, Igualdade e princípios humanistas, resume a programação do evento planeada para este ano da seguinte forma: “Imaterial, cumprindo Abril, promove a inclusão e a paz e transforma pela Cultura!”
A programação desta edição volta a realizar-se dentro e fora das muralhas da cidade e inclui propostas de áreas culturais diversificadas como música, cinema, conversas, conferências, visitas a lugares de memória e património e atividades dirigidas a crianças e famílias. Em 2024, o Festival Imaterial reforça, também, a parceria com a IN2PAST que, nesta edição, vai coincidir com a primeira Escola Doutoral / Boot Camp In2Future de 18 a 24 de maio.
As primeiras confirmações desta edição estão associadas à programação musical do evento e incluem artistas nacionais e internacionais que, de alguma forma, se relacionam com o tema da Liberdade e o interpretam nas suas obras.
Pode parecer insólito visto do presente, mas há 30 anos, quando Mísia iniciou a sua carreira musical, o fado estava muito longe de ser um género que gozasse de popularidade. Menos ainda estava preparado para uma mulher pouco interessada em pedir a bênção a um meio, na altura, muito fechado e conservador. Sempre na vanguarda, em 2022, Mísia celebrou as três décadas de carreira com um tríptico intitulado Animal Sentimental: um novo álbum; um livro da sua autoria, em que conta episódios da sua vida profissional e pessoal; e um concerto, que a cantora trará ao Imaterial, em que essas histórias se cruzam com a música, encenado por Tiago Torres da Silva.
De uma outra geração, emmy Curl, Catarina Miranda (de seu verdadeiro nome), dedica-se a uma pop feérica que, com os anos, se tem aproximado cada vez mais das raízes do folclore português. Sem qualquer romantização da ancestralidade ou do interior, esta é uma música que junta, com naturalidade, a vontade de proximidade com a
natureza, a gramática de uma música indie global e uma voz que é de todo o lado sem ver nisso qualquer motivo de embaraço. Se há coisa que emmy Curl aprendeu, desde cedo, é que a liberdade está aí para ser usada.
De outros pontos do globo, chegam a Évora artistas como Ustad Noor Bakhsh (Paquistão), músico que quase aos 80 anos realizou a sua primeira digressão internacional. Editou o seu primeiro álbum, Jingul, em 2022, e o súbito sucesso levou a que, no ano passado, atuasse em festivais como Roskilde e Le Guess Who?, e na maior feira profissional dedicada às músicas do mundo, a Womex.
Depois dos San Salvador e dos Barrut, o Imaterial volta a receber em 2024 uma das mais fascinantes formações da riquíssima música da Ocitânia. Se a tradição da região do sul de França assenta sobretudo na relação entre cantos polifónicos e percussões com uma energia capaz de levantar os mortos, não acontece de forma diversa com as Cocanha. Com a particularidade, no entanto, de tudo acontecer em torno das vozes inebriantes de Caroline Dufau e Lila Fravsse, a que as duas juntam todo o tipo de elementos rítmicos, os pés castigando o chão, as palmas impulsionando o andamento.
O primeiro grupo de confirmações do Festival Imaterial inclui Emel (Tunísia), uma das vozes da Primavera Árabe e diretamente ligada à luta pela Liberdade. Em janeiro de 2011, no meio de uma manifestação na Avenida Bourguiba, rodeada de milhares de outros protestantes, Emel levantou-se e começou a cantar a cappella “Kelmti Horra” (a minha palavra é livre), no centro da capital tunisina. Os telemóveis e as câmaras por perto não deixaram que o momento se perdesse e, num ápice, a canção tornou-se um hino da Primavera Árabe e Emel passou a ser uma das vozes mais importantes de uma juventude revoltosa e disposta a lutar nas ruas por regimes mais democráticos no mundo árabe. Em 2023, em Nova Iorque, voltou a fazer da sua música um acto político, ao gravar MRA, um álbum 100% feminino e uma ode às mulheres.
Nas palavras de Francisco Madelino, Presidente do Conselho de Administração da Fundação INATEL, entidade que em 2024 renova a sua parceria com o Município de Évora, na coorganização do IMATERIAL, “No ano em que se celebram os 50 anos da Revolução dos Cravos e do estabelecimento sonoro das liberdades de expressão e em que Évora inicia o seu caminho para assumir o compromisso de ser Capital Europeia da Cultura em 2027, urge desenhar este mapa identitário que nos acolhe e conforta, mas que nos diferencia e estabelece diálogos e encontros entre povos e culturas em prol de um diálogo livre, aberto e esclarecido e do respeito pelo outro e da sua forma de ser e estar no mundo”.

*Câmara Municipal de Évora
Divisão de Comunicação

Turismo Centro de Portugal é um destino cada vez mais reconhecido a nível internacional


Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, destacou hoje o aumento da notoriedade da região, durante a abertura do XX Congresso da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal, em Aveiro.
Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, enfatizou hoje, em Aveiro, o reconhecimento crescente da região a nível internacional, evidenciado pelos prémios que as suas campanhas e filmes promocionais têm alcançado em todo o mundo. As declarações foram feitas durante a sessão de abertura do XX Congresso da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal, que decorre até amanhã nesta cidade.
“O filme que projetámos no início desta sessão foi premiado na semana passada no Japão. Isto demonstra bem que o destino Centro de Portugal projeta-se muito para além daquilo que são as fronteiras do nosso país. É, efetivamente, uma região que tem crescido imenso em notoriedade”, realçou Anabela Freitas, que lembrou as “7,9 milhões de dormidas” e os “464 milhões de euros de proveitos totais” da atividade turística na região em 2023. “Queremos continuar esta trajetória de subida consistente”, acrescentou, antes de reafirmar o empenho da Turismo Centro de Portugal em posicionar a região como um destino reconhecidamente sustentável: “Estamos a trabalhar para superar o desafio da sustentabilidade, a nível ambiental, social e económico. Os diretores de hotéis presentes neste congresso são peças fundamentais para que possamos assumir este processo de transformação”.
O XX Congresso da ADHP está a decorrer no Centro de Congressos de Aveiro e tem como mote principal “Pilares da Hotelaria e Turismo”. Na sessão de abertura intervieram, além de Anabela Freitas, Fernando Garrido, presidente da ADHP, Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, e José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro.

Ao longo do primeiro dia de trabalhos, os congressistas abordaram algumas questões essenciais para a atividade turística, em dois painéis de discussão dedicados aos temas “O Impacto do ‘Evento-Marca’ para o Destino” (com Pedro Machado, presidente da ARPT Centro de Portugal, entre outros participantes) e “Pilares de Valor da Hotelaria”. O segundo dia incluirá mais três painéis, sobre a importância da formação, tendências para 2024 e a importância da aviação no destino.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

MARINHA GRANDE ASSINALA DIAS DA ÁRVORE E DA ÁGUA

 O Município da Marinha Grande promoveu um conjunto de ações de sensibilização ambiental, dirigidas às eco-escolas do 1.º ciclo do ensino básico, no Parque Mártires do Colonialismo, para assinalar o Dia Mundial da Árvore, Dia Internacional das Florestas e o Dia Mundial da Água, a 21 de 22 de março, respetivamente.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, acolheu os alunos, enaltecendo a importância de envolver as crianças em ações que promovem a sensibilização para a proteção do meio ambiente e reforçou a importância da preservação da água e da adoção de hábitos diários de poupança deste precioso e esgotável recurso natural.
A bióloga da Câmara Municipal, Sónia Guerra, explicou as regras para a instalação de ninhos artificiais para aves insetívoras, que foram afixados em árvores no Parque Mártires do Colonialismo, no âmbito do projeto MG BioUrbeACt, financiado pelo COMPETE 2020.
O técnico do Município,  José Carvalho, explicou o Ciclo da Água através da realização de um jogo, durante o qual foram conhecidas as principais etapas pelas quais passa a água, informando que o concelho da Marinha Grande dispõe de cerca de 320 km quilómetros de condutas de abastecimento de água e 240 km de coletores de saneamento.
Foi ainda dinamizada a Gincana de Água, com o apoio da AdCl, com a aplicação da experiência “Mini-ETAR” e da observação de um tubo de esgoto simulado, para identificação de resíduos, que se consideram mais prejudiciais para o saneamento.
Gabinete de Comunicação e Imagem

Silves | RUA ÁLVARO GOMES, RUA EURICO DOS SANTOS PATRÍCIO, RUA DR. ANTÓNIO PEREIRA E URBANIZAÇÃO DO VALE DO OLIVAL, EM ARMAÇÃO DE PÊRA, SOFREM ALTERAÇÃO DE SENTIDO DE TRÂNSITO A PARTIR DE DIA 23 DE MARÇO


O Município de Silves informa que a partir das 9h00 do dia 23 de março, a Urbanização do Vale do Olival e as ruas Álvaro Gomes, Eurico dos Santos Patrício e Dr. António Pereira, em Armação de Pêra, irão sofrer alterações ao nível da circulação rodoviária, nomeadamente com a implementação de sentido único de trânsito nos referidos arruamentos, de acordo com a seguinte descrição:

» Rua Álvaro Gomes: o trânsito circulará no sentido único desde a interseção deste arruamento com a Av. General Humberto Delgado até à rotunda na rua Dom Afonso III;

» Rua Eurico dos Santos Patrício: o trânsito circulará no sentido único no sentido Oeste-Este, desde a interseção deste arruamento com a Rua Diogo Cão até ao troço de ligação com a rua Manuel de Arriaga;
» Na Rua Dr. António Pereira: o trânsito circulará no sentido único desde a interseção deste arruamento com a via Dorsal (rotunda das Escolas) até à Rua Dr. Manuel Arriaga;

» Na urbanização do Vale do Olival: o trânsito circulará no sentido único (sentido contrário ao dos ponteiros do relógio).

Pede-se cautela a todos os automobilistas, de modo a prevenir equívocos e acidentes nestes arruamentos.

Adesão das empresas à iniciativa Águeda Recicla+ é “um bom sinal para o país”


Foram certificadas 106 empresas aguedenses, reconhecidas pelas boas práticas de reciclagem que promovem
“Temos de diminuir as emissões e aliviar a pressão sobre os recursos existentes”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, ontem, durante a cerimónia de entrega dos certificados a 106 empresas aguedenses que viram reconhecidas as boas práticas que implementam no domínio da reciclagem, uma área que é “um dos pilares essenciais da sustentabilidade e que em Águeda trabalhamos muito”.

Esta certificação é o resultado final de uma das ações do Projeto Águeda Recicla+, desenvolvido pela Câmara de Águeda e co-financiado no âmbito do programa Ações de Comunicação, Sensibilização e Educação 2023 da Sociedade Ponto Verde.
Este projeto, iniciado em setembro último, foi realizado de forma simultânea e em duas áreas distintas. O certificado “Águeda Recicla+” que distingue e reconhece as empresas que implementam processos internos que levam a um aumento dos pontos de recolha seletiva e que promovem a adoção de hábitos de reciclagem no dia a dia em toda a cadeia de valor (desde funcionários, a clientes e fornecedores).

Esta ação, que culminou com a entrega dos certificados ontem ao final do dia no Centro de Artes de Águeda, resultou ainda num acréscimo de 16% de entidades que aderiram ao serviço municipal de recolha de recicláveis porta-a-porta.

Esta adesão “tão boa e significativa” é, reforçou Jorge Almeida, um “bom sinal que Águeda dá para o resto do país” e é evidência de um caminho “sem retorno”. A certificação de empresas é “uma mais-valia e uma ferramenta que vai ser cada vez mais solicitada por clientes”, disse, salientando que muitas empresas que têm vindo a instalar-se em Águeda demonstram esta preocupação com a energia verde e com o cumprimento de parâmetros ambientais.

A outra área implementada por este projeto envolveu uma campanha de marketing digital dirigido à população em geral com o objetivo de difundir a mensagem sobre o ciclo da reciclagem, a sua importância e as boas práticas. Esta ação teve por objetivo sensibilizar, informar e educar a comunidade para a reciclagem, motivando uma mudança nos hábitos e comportamentos dos cidadãos.

No total, desde setembro e até fevereiro, foram desenvolvidos 16 passatempos, com mais de 400 participantes, e ainda cerca de 60 publicações na rede social Facebook do Município que alcançaram mais de 400 mil visualizações.

“Criem esta doutrina de termos boas práticas ambientais, que sejam respeitadas nas empresas e nas instituições, que depois as pessoas levem para casa e também elas disseminem pela comunidade à sua volta”, disse Jorge Almeida, defendendo que “todos temos a ganhar”, porque “o tempo urge e precisamos tomar medidas em termos de sustentabilidade, de que a reciclagem é essencial”.

No final, lançou um apelo para que os cidadãos, tal como foi divulgado nesta ação de sensibilização, sejam agentes de reciclagem, porque ninguém gosta de ver “aquelas imagens que tantas vezes ainda vemos junto aos nossos contentores” e cada um de nós pode e deve contribuir para “deixar aos nossos netos um planeta melhor do que o que recebemos”.

Refira-se que, no âmbito deste projeto foi criado um minisite, onde constam jogos e diverso material didático, que se mantém ativo em www.aguedareciclamais.pt.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro



Alvaiázere | Inauguração do Parque Botânico da Mata do Carrascal em Alvaiázere: Um Marco de Sustentabilidade e Integração Comunitária


No dia 21 de março, em celebração do Dia Mundial da Árvore, Alvaiázere deu um passo significativo em direção à conservação e promoção do seu património natural com a inauguração do Parque Botânico da Mata do Carrascal (PBMC). Este evento de grande relevância para a comunidade local contou com a presença da Sra. Diretora Regional do Centro do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Eng.ª Fátima Araújo Reis.
A Mata do Carrascal, com os seus 15 hectares, é uma jóia natural que
agora se abre à comunidade como um espaço de aprendizagem e lazer. A sua localização central proporciona uma ligação estreita com escolas, instituições de ensino superior, associações patrimoniais e entidades públicas como é o exemplo do ICNF, promovendo assim uma maior  consciência e interação com a biodiversidade local.
No decorrer da sessão de inauguração João Paulo Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, refere que “o PBMC é mais do que um parque - é um compromisso com a conservação, proteção e promoção do património natural de Alvaiázere. Este projeto, inserido numa estratégia de desenvolvimento urbano e turístico, visa não só qualificar o território, mas também enriquecer a experiência dos visitantes e fortalecer os laços dos alvaiazerenses com o seu ambiente natural.”
Num investimento superior a meio milhão de euros, o PBMC é o resultado de um esforço conjunto em prol da sustentabilidade. Simboliza não apenas um espaço verde, mas um compromisso duradouro com um futuro mais verde e próspero para Alvaiázere e para as suas gerações futuras.
É possível, a partir de hoje, visitar o PBMC que se encontra, em permanência, aberto a todos. Durante a cerimónia de inauguração, foi formalizada a assinatura da Carta de Compromisso com o Turismo Sustentável, reafirmando o compromisso de Alvaiázere em tornar-se um destino turístico sustentável.
Um destino sustentável é aquele que reconhece e integra as dimensões económicas, socioculturais, ambientais e institucionais do turismo, assegurando assim uma experiência enriquecedora para os visitantes, para os alvaiazerenses e contribuindo para o desenvolvimento integral da região.

Assim, Alvaiázere afirma-se um território cada vez mais atrativo, dinâmico e sustentável, onde o principal foco está nas pessoas, na sua qualidade de vida e valorização do património do concelho.

Semana Santa em Aveiro; Desfile de bandas da Região de Aveiro; Exposição evoca Mário Sacramento

 I – Aveiro celebra Semana Santa com ópera, concertos de órgão em igrejas e desfile de bandas filarmónicas
As atividades culturais irão decorrer entre 22 e 31 de março e são dirigidas a todos os públicos.
No ano em que Aveiro é Capital Portuguesa da Cultura, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) promove a celebração da Semana Santa entre os dias 22 e 31 de março. Serão dez dias com várias atividades de âmbito cultural, dedicadas à comemoração da Quaresma, da Semana Santa e da Páscoa e integradas nos atos religiosos da Diocese de Aveiro.
As ações culturais são dirigidas a todos os públicos, com destaque para o Concerto de Semana Santa, em que a ópera de Rossini, Petite Messe Solennelle, será cantada por músicos profissionais e amadores. Os artistas do Coro de Santa Joana, de Graduale e de Voz Nua juntam-se à Ópera de Bolso para esta interpretação, dirigida pelo maestro António Ferreira e que se realiza na Sé de Aveiro, no dia 22 de março, às 21h30.
“Quadros Vivos de Caravaggio”, o espetáculo imersivo da IMAGINE produções criativas, está de regresso a Aveiro, com duas apresentações no dia 23 de março, na Igreja das Carmelitas: a primeira às 15h00 e a segunda às 21h30.
No âmbito da celebração da Semana Santa, as igrejas de Aveiro voltam a receber o ciclo Órgãos de Aveiro - Concertos ao Entardecer, nos dias 23, 27 e 28 de março, às 17h00. Organizados pela AMPO – Associação Musical Pro-Organo, serão três concertos de órgão inteiramente protagonizados por mulheres organistas profissionais. O primeiro momento realiza-se na Igreja de Jesus e estará a cargo de Liliana Duarte, organista de Viseu. O segundo concerto terá lugar na Igreja da Misericórdia e será protagonizado por Rute Martins (Leiria). Marília Canhoto, de Aveiro, está responsável pelo último evento, na Sé de Aveiro.
O Grande Concerto de Páscoa terá lugar no dia 26 de março, na Igreja do Carmo, às 21h30. Neste espetáculo , a Orquestra Filarmónica de Aveiro irá interpretar a peça Stabat Mater de A. Vivaldi e canções Bíblicas Op.99 de Antonin Dvorak.
No dia 25 de março, haverá um concerto de Harpa e Voz, pelo professor João Carlos Soares, na Igreja da Vera Cruz, às 21h30. Já no dia 27 de março, na Igreja das Carmelitas, às 21h30, realiza-se o concerto de Música de Câmara, As 7 Últimas Palavras de Cristo [1786], de Joseph Haydn, pelos ARS AD HOC.
Ainda durante a Semana Santa, a Câmara Municipal de Aveiro vai organizar um desfile de Bandas da Região de Aveiro, no dia 24 de março, às 15h00. Este desfile poderá ser visto e acompanhado a partir de vários pontos da cidade até ao Rossio, local onde se irá realizar o grande concerto de confraternização de todas as Bandas Filarmónicas participantes no desfile.

II – Câmara de Aveiro recebe desfile e concerto de bandas da Região de Aveiro
O evento integra a programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura e conta com a participação de 10 bandas.
No domingo, dia 24 de março, pelas 15h00, terá lugar o Desfile e Grande Concerto de Bandas da Região de Aveiro, que contará com a participação de 10 Bandas dos Municípios da Região de Aveiro.
Integrado na programação de Aveiro 2024, Capital Portuguesa da Cultura, a Câmara Municipal de Aveiro é anfitriã do evento promovido no âmbito do trabalho desenvolvido no seio da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro – CIRA.
As 10 bandas irão iniciar o desfile pelas 15h00, saindo de vários pontos da cidade,  convergindo para a Praça General Humberto Delgado e seguindo depois em direção ao Largo do Rossio. Pelas 16h00, após a chegada e a formação de todas as bandas no Rossio, decorrerá o concerto conjunto, onde serão interpretados o Hino a José Estêvão, habitualmente reconhecido como Hino da Cidade de Aveiro, e a marcha Filarmonia de Aveiro, cedida pelo seu compositor, Luís Cardoso, para interpretação neste evento.
As bandas participantes são a Associação Musical e Recreativa Castanheirense de Águeda; a Banda Velha União Sanjoanense, de Albergaria-a-Velha; a Banda Amizade, de Aveiro; a Banda Bringe Canelense (Estarreja); a Orquestra Filarmónica Gafanhense (Ílhavo); o Grupo Musical Bunheirense (Murtosa); a Banda Filarmónica da Mamarrosa (Oliveira do Bairro); a Banda Filarmónica Ovarense (Ovar); a Banda União Musical Pessegueirense, de Sever do Vouga; e a Banda Filarmónica Vaguense, de Vagos.

III – Exposição em espaço público evoca a memória do escritor e político Mário Sacramento
A mostra, integrada na programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura e organizada em parceria com o Museu do
Neo-Realismo, aborda a vida e a obra desta figura de referência de Aveiro.
A exposição “Façam o mundo melhor, ouviram? Mário Sacramento 1920-1969”, dedicada à vida e à obra do escritor e político Mário Sacramento, estará patente na Praça da República, em Aveiro, entre 24 de março e 21 de abril.
A mostra, com selo de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura e organizada em parceria com o Museu do Neo-Realismo – detentor do espólio do autor –, pretende dar a conhecer melhor o percurso desta figura de referência aveirense, explorando a sua dimensão cultural, social e política, nomeadamente através do trabalho que desenvolveu na teorização do neorrealismo.
O neorrealismo é um movimento que se estrutura, na Europa e no mundo, no período entre as duas Guerras Mundiais, e que chegou a Portugal no início dos anos 40 do século XX. Surge como oposição ao idealismo, procurando mostrar a realidade nua e crua, sem filtros.
É em todo este ambiente cultural e político que Mário Sacramento se insere, desenvolvendo a sua atividade de crítica e ensaísmo literário, bem como o seu compromisso cívico e político, através da organização dos Congressos Republicanos de Aveiro (ou da Oposição Democrática), que marcaram o rumo da história recente de Portugal.

Consulte a programação de Aveiro 2024 em: https://aveiro2024.pt/pt/programa/

Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Marinha Grande | EB E JI JOÃO BEARE HASTEARAM BANDEIRA ECO-ESCOLAS

 A Escola Básica e o Jardim de Infância João Beare, na Marinha Grande, hastearam a bandeira verde Eco-Escolas, na manhã de 21 de março, Dia Mundial da Árvore.
O momento foi presenciado pelo diretor do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, Nuno Cruz; pelo adjunto do presidente da Câmara, Nuno Brito; pelo representante da Junta de Freguesia da Marinha Grande, António Rosa; pelas chefes de divisão da autarquia, Paula Cardoso e a Ana Carvalho; e pelos docentes, funcionárias e crianças.
O adjunto, Nuno Brito, saudou todos os presentes e apelou a toda a Comunidade Educativa que coloque sempre em prática a mensagem presente na Canção Eco-Escolas, cantada por todos, designadamente: "Temos de deixar de poluir, não deitar lixo pró chão, não deitar lixar no mar. Vamos preservar a Natureza, aprender a reciclar, preparar o amanhã”.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | EB NERY CAPUCHO INAUGURA MURAL SOBRE LIBERDADE

 Na manhã desta quinta-feira, 21 de março, a Escola Básica Nery Capucho, na Marinha Grande, inaugurou um mural pintado pelo artista “Tenório”, inspirado em desenhos dos alunos sobre a liberdade, o movimento operário do 18 de janeiro de 1934 e a revolução do 25 de abril de 1974.
O momento foi presenciado pelo presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; pelo diretor do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, Nuno Cruz; e por entidades locais, docentes e alunos. Aurélio Ferreira elogiou a criatividade dos alunos e do artista e a forma como interligaram as efemérides, com a história da Marinha Grande.
A iniciativa resulta do projeto “Pintura de Murais”, realizado pelo Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, em colaboração com o Município da Marinha Grande, e que contou com a participação do artista plástico Diogo Monteiro (“Tenório”), no âmbito do Projeto Cultural de Escola, acerca das comemorações dos 90 anos do 18 janeiro de 1934 e dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
O artista “Tenório” trabalhou em sala de aula com as turmas dos 1.º e 2.º ciclos envolvidas no projeto, onde partilhou técnicas de desenho, com escolha das cores a trabalhar, em torno do 18 Janeiro de 1934, do 25 de abril de 1974, da liberdade e do território local. Foram selecionados diversos desenhos, que foram reproduzidos na parede daquele estabelecimentos de ensino.
Na Escola Secundária Pinhal do Rei está a ser concretizado o mesmo projeto, que resultará na pintura de um mural, a inaugurar em abril, para evocar os 50 anos do 25 de abril de 1974.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | Período de participação pública termina a 26 de março. Câmara e INOVA-EM recolhem contributos para definir estratégia dos RSU

 
Em articulação com a INOVA-EM, o Município de Cantanhede está a desenvolver o Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos (PAPERSU), estando para o efeito a recolher contributos e sugestões que permitam aperfeiçoar o documento. O período de participação pública decorre até às 17h00 do próximo dia 26 de março, nas páginas oficiais do Município de Cantanhede e da INOVA-EM, onde se encontra a versão preliminar do PAPERSU do Município.
A importância deste Plano de Ação e a sua aplicabilidade foi um dos assuntos que constou da ordem de trabalhos da reunião do Executivo Municipal desta quarta-feira, 20 de março. Na base deste documento estratégico esteve, numa primeira fase, a identificação de um conjunto de soluções passíveis de serem implementadas no concelho e que contempla investimentos e medidas com vista ao cumprimento das metas e objetivos do plano estratégico definidos pela Agência Portuguesa do Ambiente.
Do ponto de vista ambiental, este documento orientador proporcionará um upgrade na correta separação e valorização dos resíduos urbanos, pois define as medidas e ações no âmbito da prevenção e reutilização, dando cumprimento às metas de reciclagem, nacionais e europeias, para a próxima década”, explicou o presidente da INOVA-EM, Pedro Cardoso, destacando a importância do “envolvimento da população no processo decisório”.
Pedro Cardoso entende que o país “está numa corrida contra o tempo, depois de sucessivos anos sem a devida atenção e planeamento”. “É necessária uma tomada de consciência política e pública sobre a importância desta atividade para o ambiente e qualidade de vida das populações”, sintetizou.
Promover a recolha seletiva e tratamento adequado, bem como reforçar os instrumentos económico-financeiros e assegurar a sustentabilidade económica e a capacitação do setor são os objetivos centrais do PAPERSU.
Para além da oportunidade de modernização dos equipamentos, estruturas e recursos humanos, investindo na gestão de resíduos urbanos para alcançar as metas, o documento contempla um upgrade nos equipamentos para resíduos indiferenciados e consequente aplicação do sistema tarifário PAYT, a valorização de biorresíduos e investimentos em meios de recolha.
Refira-se, a propósito, que as metas impostas pelo PERSU2030 implicam que haja investimento em equipamentos e infraestruturas, aumentando a capacidade do município nas intervenções a realizar e as quantidades de resíduos a recolher seletivamente.
Os municípios que cumpram os objetivos do PAPERSU obtêm benefícios no pagamento da Taxa de Gestão de Resíduos.

*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo