terça-feira, 2 de abril de 2024

Presidência Belga da União Europeia promoveu visita de Embaixadores a Aveiro


O Presidente da Câmara Ribau Esteves reuniu com os altos representantes dos Países da União Europeia dando destaque para Aveiro 2024, a Economia, a Inovação e a Coesão Social

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, recebeu ao início da tarde um grupo de Embaixadores e Representantes dos Embaixadores dos 27 Estados Membros da União Europeia, a propósito de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura<https://aveiro2024.pt/>.

Esta visita foi organizada pelo AICEP, em cooperação com Senhor Embaixador da Bélgica em Portugal, Serge Wauthier, a propósito da Presidência Belga do Conselho Europeu<https://belgian-presidency.consilium.europa.eu/>, neste primeiro semestre de 2024.

Na reunião, que se realizou ao início da tarde, Ribau Esteves deu a conhecer às altas entidades representantes dos Países Europeus os eixos fundamentais de Aveiro 2024, com a promoção da identidade Portuguesa enquanto Povo ligado ao Mar e à Ria de Aveiro, a importância da democracia como pilar fundamental, a sustentabilidade como marca da nossa história – que está intimamente ligada ao mar – e, por fim, a tecnologia como expoente máximo da nossa capacidade de inovação.

Este encontro revestiu-se de particular importância no quadro da opção política da CMA de participação na vida da União Europeia e no desenvolvimento e promoção das Relações Internacionais, muito relevantes para a criação de novas oportunidades para a economia local, com mais conhecimento, inovação e empreendedorismo. Na dimensão social, as reuniões com representantes internacionais são fundamentais para alcançarmos o objetivo de integrarmos com mais qualidade os Cidadãos Estrangeiros que escolhem Aveiro para viver.

Ribau Esteves deu nota da sua perspetiva da necessidade de aprofundar o projeto Europeu, da relevância política excecional das Eleições ao Parlamento Europeu do próximo mês de junho, partilhando as suas experiências como membro do Comité das Regiões da União Europeia.

Embaixadores presentes em Aveiro:
- Embaixador da Áustria, Christoph Meran
- Embaixador da Bulgária, Ivan Anguelov Naydenov
- Embaixador da Dinamarca, Lars Steen Nielsen
- Embaixador da Eslováquia, Tibor Králik
- Embaixador da Grécia, Vassilis Papadopoulos
- Embaixador da Itália, Carlo Formosa
- Embaixador da República Checa, Martin Pohl
- Embaixador de Chipre, Elpidoforos Economou
- Embaixador de Espanha, D. Juan Fernández Trigo
- Embaixador de Malta, John Camilleri
- Embaixadora da Alemanha, Julia Monar;
- Embaixadora da Bélgica, Serge Wauthier
- Embaixadora da Croácia, Anita Tršić
- Embaixadora da Eslovénia, Mojca Nemec Van Gorp
- Embaixadora da Estónia, Moonika Kase
- Embaixadora da Finlândia, Satu Suikkari-Kleven
- Embaixadora da Hungria, Emília Fábián
- Embaixadora da Irlanda, Alma Ní ChoiGligh
- Embaixadora da Polónia, Joanna Pilecka
- Embaixadora da Suécia, Elisabeth Eklund
- Embaixadora do Luxemburgo, Martine Schommer
- Embaixadora dos Países-Baixos, Margriet Leemhuis
- Embaixadora Representante da Comissão Europeia, Sofia Moreira de Sousa

Outros representantes internacionais:
- Encarregado de Negócios da Embaixada da Roménia, Mircea Iliescu
- Senhora Adélia Tavares, Secretária do Senhor Embaixador da Bélgica
- Senhora Claudina Godinho, Conselheira Económica e Comercial Awex e Hub Brussels (Região da Valónia)
- Senhora Isabel Cró, Conselheira Económica e Comercial FIT (Região flamenga)
- Senhora Nadia Benini, Cônsul Geral da Embaixada da Bélgica
- Senhora Salomé Charat, Conselheira dos Assuntos Políticos

Delegação do AICEP:
- Senhora Dra. Francisca Lucena e Valle, Diretora-Adjunta / Deputy Director AICEP
- Senhora Dra. Ana Cristina Silva, Gestora do Mercado AICEP

Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Iniciativa começa amanhã com concerto no Auditório Municipal. Academia de Música de Castelo de Paiva promove 13º Festival Ibero-Americano de Clarinete

Presença de músicos de prestígio internacional

Dando continuidade ao processo de implementação e desenvolvimento de um projecto educativo a caminho de três décadas de duração, no qual desenvolve actividade cultural e artística a um nível local, mas também a nível nacional e internacional, a Academia de Musica de Castelo de Paiva promove a partir de amanhã, a 13ª edição da Academia Ibero-Americana do Clarinete, de 2 a 6 de Abril, com a realização de um programa bem recheado de actividades, contemplando cinco concertos no Auditório Municipal e envolvendo professores e alunos vindos do estrangeiro.
O presidente da edilidade José Rocha, por inerência também presidente da AMCP, destaca o interesse e a grande importância deste evento artístico que a academia paivense vem promovendo com entusiasmo e realizando com rotundo êxito desde 2010, sublinhando que, o ensino da música assume um papel fundamental na dinâmica escolar que o concelho apresenta, realçando depois, as políticas de apoio que estão definidas na sua gestão e o compromisso assumido para a valorização constante da Academia de Musica, como instituição de ensino de conceituado e reconhecido mérito nacional.
Este responsável autárquico destaca que, é importante potenciar a motivação no ensino da música, já que isso pode ser a chave da qualidade e do sucesso dos alunos que todos os anos concluem os seus estudos nesta academia e prosseguem a carreira artística em prestigiadas filarmónicas e orquestras do país e até do estrangeiro, muitos deles seguindo também cursos superiores e a via do ensino.
Tratando-se de uma iniciativa de projecção internacional, aberta a todos os clarinetistas que desejem melhorar as suas capacidades musicais num ambiente privilegiado, a Academia Ibero – Americana do Clarinete oferece um vasto leque de experiencias, como Repertório de Orquestra, Mecanismo e Técnicas de Aquecimento, Recital, Concerto, Técnicas Contemporâneas, Musica de Câmera e Ensemble de Clarinetes, sendo que, alunos de várias origens podem participar no 4º Concurso Ibero Americano do Clarinete.
Aos participantes, todos os anos é dada a possibilidade de marcar presença em diversos concertos, assim como a oportunidade de assistir gratuitamente a vários recitais integrados neste evento, que tem contado com a presença de musicos de reconhecido prestígio, oriundos de Portugal, Brasil, Espanha, Paraguai, México, Costa Rica, EUA, Colômbia, Argentina, França, Chile, Perú, Itália, Venezuela e França.
Acolhendo este ano, a participação de cerca de 50 alunos do espaço ibero-americano, a iniciativa conta, a exemplo de anteriores edições, com a presença dos professores portugueses e estrangeiros.
Hoje, realiza-se a recepção aos participantes, a cerimónia de apresentação e abertura, e na Quarta-Feira, dia 3 de Abril, o Auditório Municipal acolhe às 21 horas, concerto da Orquestra de Sopros da Academia de Musica de Castelo de Paiva, com a participação de Victor Pereira no clarinete e com direcção musical de Manuel Nunes.
Já na Quinta-Feira, dia 4, no mesmo espaço, e também às 21 horas, acontecem os Recitais de Clarinete e Piano, com a participação de Camila Barrientos, Simón Ibánez e Horácio Ferreira, no Clarinete, com Elsa Silva e Alicia González Permuy ao piano.
Na Sexta-Feira, dia 5, à noite, o Auditório Municipal terá casa cheia com o concerto da Orquestra Ligeira da Academia de Música, com a presença de António Saiote no Clarinete e a direcção musical do paivense Hugo Lopes.
Na tarde de Sàbado, às 17 horas, último dia do festival, haverá um concerto no Auditório Municipal, da Orquestra de Clarinetes da AIAC 2024 – Academia Ibero Americana de Clarinete, com a participação de Keith Lipson no clarinete e direcção musical de Daniel Botelho.
Recorde-se que esta iniciativa da AMCP nasceu das sinergias geradas entre alunos e professores do espaço cultural ibero-americano e herda alguma tradição que vem da colaboração já existente entre personalidades que repartem os seus conhecimentos e a sua arte no espaço Ibero – Americano, através da Orquestra Ibero-Americana e tambem da Escola Internacional do Príncipe das Astúrias.
Esta organização da Academia de Musica, de cariz internacional, tem o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, e os patrocínios do Ministério da Educação e DGEst – Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares, para além de diversas entidades e empresas.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas




Cantanhede | No próximo fim de semana. Teatro Amador na Sanguinheira, Vila Nova de Outil, Portunhos, Cantanhede e Cordinhã

 
O Ciclo de Teatro Amador do concelho de Cantanhede tem agendado para o próximo fim de semana mais cinco espetáculos, desta vez na Sanguinheira, Vila Nova de Outil, Portunhos, Cantanhede e Cordinhã.
No sábado, dia 06 de abril, o grupo de teatro “Renascer” estará na sede do Centro Social de Recreio e Cultura da Sanguinheira para representar “Boa noite, Senhor Borges”, de Vasco Santana, às 21h30, depois da sua estreia em março, no salão dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.
A ação desenrola-se em torno da personagem Otelo Borges e dos seus esquemas para manter em segredo a sua relação extraconjugal. “Confrontado com a descoberta da vida dupla, toda a trama desenvolve-se no meio das suas peripécias, confusões e forma de as tentar resolver”, como consta na nota de apresentação.
Ainda no sábado, pelas 21:30, as Pequenas Vozes de Febres vão apresentar na sede do Clube União Vilanovense (CUV), em Vila Nova de Outil, uma encenação da peça “Ali”, baseada numa adaptação de Anabela Rocha da história de “Aladdin”, da Disney.
“Um jovem pobre encontra uma lâmpada mágica, da qual emerge um génio poderoso. Este jovem utiliza os seus desejos para melhorar a sua posição social, conquistar uma linda princesa e superar o vilão”, refere a sinopse.
No mesmo dia, igualmente à mesma hora, sobe ao palco do salão da Fundação Ferreira Freire, em Portunhos, o Grupo de Teatro Amador da União Recreativa de Cadima para interpretar “Em terapia”, de Matías Del Federico.
Nesta comédia, três casais que não se conhecem encontram-se num consultório para uma sessão de terapia de grupo, para a qual não estavam preparados, o que acaba por desencadear algumas peripécias bem divertidas.
Também no sábado, é a vez de Ekos - Grupo de Teatro estrearem “Jovens para sempre”, no salão dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, às 21h30.
O enredo ocorre em torno de narrativas protagonizadas por indivíduos idosos que são amigos, cujo tempo é passado num Lar de Idosos, onde reina a discórdia saudável, típica destas idades.
No dia seguinte, pelas 15h00, sobe ao palco do salão da Junta de Freguesia de Cordinhã, o Grupo de Teatro Cordinha d’Água para mostrar “Mundo ao contrário”, de Olga Resi, e “O Mar e a Amália”, de Rosa Santos.
 “As personagens dos contos infantis, cansadas de desempenharem os mesmos papéis há séculos, revoltam-se contra o autor, exigindo mudanças. A peça infantojuvenil propõe-se a repensar a questão dos estereótipos e dos preconceitos, no contexto do mundo da fantasia”, alertando para a importância da empatia, tolerância e solidariedade, afirma a sinopse da primeira peça.
Já na segunda peça “Os pescadores enfrentam a fúria do mar e o seu barco vira. Toda a sua família chora com o seu desaparecimento, mas os amigos ajudam a lidar com a dor. Quando a Amália surge a cantar, sente-se o Amor no ar. Até ao dia em que os Homens surgem sãos e salvos… Mas as suas amadas já não contavam com isso”.
A edição de 2024 do Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede decorre até ao final do mês com a participação de 17 grupos cénicos e mais de 400 atores e outros intervenientes. 
De acordo com o modelo definido para esta ação de dinamização cultural, as associações que integram a iniciativa realizam dois espetáculos, um na sua comunidade, outro na “casa” da outra entidade envolvida.

*Carla Cruz Silva  
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo


Início da obra de Qualificação do Adro da Sé e Monumento Evocativo da Muralha de Aveiro

 Início da obra de Qualificação do Adro da Sé e Monumento Evocativo da Muralha de Aveiro
Rampa de acesso à rotunda da Av. de Santa Joana encerrada

A Câmara Municipal de Aveiro informa que estão em curso os trabalhos preparatórios e de montagem de estaleiro relativos ao início da empreitada de qualificação do Adro da Sé de Aveiro e construção do Monumento evocativo da Muralha de Aveiro.

Neste momento, encontra-se em fase final a operação relativa aos trabalhos de sondagens arqueológicas, que decorrem de acordo com o aprovado pela CCDRC, nos termos definidos e no tempo previsto, permitindo um planeamento eficaz da intervenção urbanística, com vista à minimização do seu impacto arqueológico.

Trata-se de um novo investimento da CMA no valor de 740.940€ a cargo da empresa CIMAVE – Construtora e Imobiliária de Aveiro, Lda. e que vai reformular toda a área envolvente à Sé, valorizando a história de Aveiro com a implantação de um monumento evocativo da muralha da Cidade e de um modo particular da Porta do Sol.

Corte de trânsito
Para dar início à obra de qualificação do Adro da Sé fica cortado ao trânsito, por um período previsto de quatro meses, a rampa de acesso da Avenida 5 de Outubro à rotunda da Avenida Santa Joana (sentido Norte > Sul).

Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

PROJECTO “FECHADA, MAS DE PORTA ABERTA” DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PROPORCIONOU UMA PÁSCOA MAIS SOLIDÁRIA

 
Numa conjugação dos apoios alcançados através do projecto solidário, “Presentes à Mesa”, da Missão Continente, que decorreu na quadra do Natal, do ano transacto, e que que teve como principal objectivo, o combate à fome em Portugal, garantindo que as famílias apoiadas tivessem um contributo que lhes permitisse atenuar as suas carências alimentares, a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, na última quadra Pascal, distribuiu pelos agregados familiares que vai acompanhando ao longo dos últimos anos, um conjunto muito significativo de bens alimentares.
Através da gestão rigorosa e disciplinada dos cartões Dá, recebidos no mês de março de 2023 e proveniente, da campanha “Presentes à Mesa”, que decorreu de novembro a janeiro daquele ano, na loja Continente Modelo, sedeada no Chão do Conde, na cidade de Cantanhede e que graças ao generoso contributo dos seus clientes, possibilitou doar o valor de 1.625,00€, ao projecto solidário “Fechada, Mas de Porta Aberta”, da Sociedade Columbófila e que foi “rigorosamente” e sem desvios, utilizado em beneficio das referidas famílias, possibilitando dessa forma atenuar algumas das suas carências.
Foram dezenas de quilos de bens alimentares, da marca própria da insígnia das lojas Continente/Modelo, nomeadamente, azeite, óleo, leite, arroz, massas, conservas, salchichas, sal, queijos, feijão, arroz, açúcar, amêndoas, chocolates, detergentes e guardanapos, bem como alguns produtos de higiene pessoal, que perfizeram os “cabazes da Páscoa” entregues pela Direcção Geral da Sociedade Columbófila.
Para além da utilização de parte da verba na aquisição de bens alimentares, pela Direcção Geral, foram ao longo do ano distribuídos, aos agregados familiares, alguns cartões Dá, nomeadamente na abertura do ano lectivo, em que normalmente acarreta mais algumas despesas nos orçamentos familiares, atenuando essas dificuldades, permitindo dessa forma, às famílias alguma autonomia de escolha no acto de aquisição de bens nas lojas Continente Modelo.



Ciclo de concertos Do Ibérico ao Românico arranca esta semana


As três primeiras apresentações do ciclo de concertos “Do Ibérico ao Românico”, protagonizado por Inês Pinto, no canto lírico, e Márcio Silva, na guitarra clássica, acontecem no próximo fim de semana.
Na sexta-feira, 5, às 21h30, o cenário será a Igreja de São Mamede de Vila Verde, em Felgueiras. No dia seguinte, sábado, à mesma hora, será a vez do Centro de Interpretação da Escultura Românica, em Abragão, Penafiel. No domingo, às 17h, a Igreja de Santa Maria de Jazente, em Amarante, acolhe o terceiro espetáculo deste ciclo, que regressará em maio para mais três concertos.
Coproduzido pela associação Pátio Bravo e pela Rota do Românico, com o apoio da Direção-Geral das Artes, o ciclo de concertos “Do Ibérico ao Românico” é um projeto inspirado na cultura ibérica e nas suas tradições, que tem como objetivo a criação de uma experiência cultural multidisciplinar, aliando a música, a arquitetura e a história.
A entrada é livre, sujeita à lotação dos espaços.

A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.


*António Coelho
Planeamento e Comunicação