A Câmara Municipal da Mealhada assinou um protocolo com a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) para apoio na divulgação do processo de alteração da rede de televisão digital terrestre (TDT) para que a informação chegue de forma facilitada às populações.
O canal de transmissão da TDT (televisão digital terrestre) vai mudar, o que implica que a maioria dos telespectadores deste sistema de televisão gratuito tenham que mudar a frequência para conseguirem ver televisão. O processo de alteração faseada dos emissores que compõem a rede de TDT iniciará a partir da terceira semana de janeiro (até 30 de junho de 2020) e implica a ressintonia dos televisores, mas de forma simples e sem custos para os telespectadores.
O protocolo assinado com as autarquias, nomeadamente a da Mealhada, visa precisamente o envolvimento destas na informação a prestar às populações para evitar oportunismos e para minimizar o impacto deste processo. A ANACOM adotou uma metodologia de migração simples, através da manutenção da tecnologia atual, que implicará apenas uma sintonização da nova frequência, ou seja, não será necessário a adquisição quaisquer equipamentos ou a reorientação de antenas.
Às autarquias é solicitada a difusão de informação através dos seus meios, sejam as faturas de água, as newsletter, o sítio na Internet ou mesmo a disponibilização de espaços para sessões informativas dinamizadas pela ANACOM.