domingo, 17 de janeiro de 2021

Portugal é o país da UE com média mais alta de casos Covid por milhão de habitantes


País atingiu esta semana a marca pela primeira vez desde o início da pandemia. Dados são semelhantes em relação ao número de mortos por Covid-19.

Portugal é o país da União Europeia com a maior média de novos casos por milhão de habitantes, segundo os dados da "Our World in Data". A nível mundial, apenas Israel supera a marca portuguesa neste momento.

Depois de um crescente número de casos diários nas últimas semanas, Portugal tem vindo a escalar rapidamente o "ranking" de países com maior média de casos, tendo atingido os lugares do topo neste fim de semana.

No sábado, Portugal tornou-se, pela primeira vez, no país com maior média de novos casos por milhão de habitantes na Europa, superando a Irlanda, República Checa e Andorra.

Na sexta-feira, 15 de janeiro, Portugal foi mesmo o país no mundo inteiro com o maior número de casos por milhão de habitante, ocupando os lugares cimeiros da lista nos últimos dias, superado apenas por Israel e Andorra. No sábado, apenas Andorra, um microestrado com cerca de 75 mil habitantes, superou os números registados em Portugal.

Seguindo a mesma tendência, Portugal surge agora em quarto lugar em número de mortos por milhão de habitantes a nível mundial, atrás da República Checa, Reino Unido e Eslováquia. Há oscilações nos dados ao longo da semana, visto que há países que reportam os novos casos e óbitos com alguns dias de intervalo ou até apenas uma vez por semana.

Portugal contabilizou este domingo 152 mortes associadas à Covid-19 e 10.385 novos casos diários de infeção pelo novo coronavírus, segundo o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde que o primeiro caso de Covid foi diagnosticado em Portugal, em março de 2020, o país já registou 8.861 mortes e 549.801 infeções pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 134.011 casos, mais 5.846 do que no sábado.

Portugal está desde sexta-feira em novo regime de confinamento geral até 30 de janeiro, para “limitar a propagação da pandemia e proteger a saúde pública”.

O dever geral de recolhimento domiciliário, em que “a regra é ficar em casa”, prevê deslocações autorizadas para comprar bens e serviços essenciais, para trabalhar (quando não se aplicar o regime de teletrabalho, que passou a ser obrigatório), para ir à escola, para a prática de atividade física e desportiva ao ar livre ou para participar em ações de campanha eleitoral no âmbito das eleições presidenciais.

RR

Reino Unido soma mais 38.598 novos casos e 671 óbitos


O Reino Unido registou hoje 671 óbitos associados à doença covid-19 e 38.598 novos contágios pelo novo coronavírus confirmados em laboratório, um decréscimo face aos valores do dia anterior (41.346), divulgou o Governo britânico.

No total, foram notificadas, até à data, 89.261 mortes de covid-19 no Reino Unido, uma estatística que inclui apenas óbitos que ocorreram dentro de 28 dias após o primeiro teste do paciente positivo, de acordo com a informação disponível na página 'online' do executivo britânico.

Desde o início da pandemia, o país contabiliza um total de 3.395.959 casos de contágio confirmados após teste positivo.

A pandemia da doença covid-19 já provocou pelo menos 2.022.740 mortos resultantes de mais de 94,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Lusa

Imagem: SAPO

Meia hora numa fila para votar em Viseu. Afluência às urnas é superior a 40%

Eleitores estão surpreendidos com a aflluência às urnas.

A fila é longa para se votar na cidade Viseu. É na Escola da Ribeira que quem pediu para votar antecipadamente para as eleições presidenciais o está a fazer. Em média, cada pessoa espera meia hora para exercer o seu direito de voto.

Muitos eleitores escolheram a hora de almoço para votar, na esperança que a fila fosse mais pequena, mas tal não aconteceu. A fila dava a volta ao estabelecimento de ensino, passava por cima da ponte sobre o rio Pavia, em direção à Casa da Ribeira.

Esperei mais de meia hora para votar, não esperava que cá estivesse tanta gente", afirmou um eleitor, acrescentando que só depois de votar é que tanto ele como a mulher foram almoçar.

Algumas pessoas deslocadas da terra natal, como estudantes universitários, optaram também por recorrer ao voto antecipado. Outros fizeram-no porque "dava mais jeito". Houve mesmo quem tivesse votado este domingo com medo da "confusão" e os ajuntamentos esperados na próxima semana (dia 24 de janeiro).

Alguns eleitores ouvidos pela TSF queixaram-se da má organização do processo eleitoral, de existirem poucas mesas de votos, apenas cinco, mas também de ninguém controlar os eleitores. "Deviam cá estar as forças de segurança a controlar as pessoas, sobretudo as que depois de votar tiram logo a máscara", lamentou um eleitor.

Em todo o distrito pediram para votar antecipadamente cerca de 5 mil pessoas, cerca de metade em Viseu. Às 14h00 a afluência às urnas na cidade de Viriato era superior a 42 por cento. Para votar no concelho viseense inscreveram-se 2446 pessoas. A vice-presidente da Câmara, Conceição Azevedo, mostrou-se surpreendida com a taxa de adesão.

"A afluência é elevada. Está muita gente na fila e estou de facto surpreendida, as pessoas aproveitaram bem esta oportunidade do voto antecipado", afirmou, garantindo não se terem registado problemas na votação.

A estes votos de hoje vão juntar-se os 64 dos presos e que foram recolhidos a semana passada nas duas cadeias de Viseu. Na próxima terça e quarta-feira vão ser recolhidos os boletins de votos das pessoas que se encontram isolamento e dos utentes dos lares de idosos. Pelo menos 154 eleitores de Viseu vão votar em casa.

Fonte e Imagens: José Ricardo Ferreira / TSF

Ex-diretor do FBI compara Trump a “chefe da máfia”

James Comey considera que o republicano "é um demagogo populista capaz de dizer qualquer coisa a qualquer momento para ganhar o apoio do povo".

O ex-diretor do FBI James Comey disse este domingo que os Estados Unidos enfrentam "dias perigosos" perante a saída do atual Presidente, o republicano Donald Trump, que comparou a um "chefe da máfia".

"Nunca conheci um adulto com tanta necessidade de reafirmação como Donald Trump. Só o vi em crianças de dois ou três anos", afirmou Comey numa entrevista ao canal britânico Sky News.

"A reafirmação é como o ar para ele. Ele precisa disso constantemente e é isso que o torna tão perigoso para os Estados Unidos nos próximos sete dias, porque ele sente que a reafirmação está a escapar pelos seus dedos e sem dúvida sente-se traído pelos que o rodeiam", acrescentou.

Face à posse de Joe Biden, na quarta-feira, o ex-diretor do FBI demitido por Trump em 2017, assegurou que o republicano "é um demagogo populista capaz de dizer qualquer coisa a qualquer momento para ganhar o apoio do povo".

Há um aspeto que as pessoas geralmente não veem. Há algo de ameaçador nele que aparece em particular, mas não em público. Eu percebi isso quando estava sentado perto dele. Ele sempre me lembrava de um chefe da máfia, porque eu conheci muitos chefes da máfia e ajudei a colocá-los na prisão ", concluiu Comey.

Lusa

Longas filas marcam voto antecipado em Lisboa, Porto e Coimbra

Lisboa é o concelho com mais inscritos, 33.364, seguido do Porto, com 13.280, e Coimbra, com 9.201, de acordo com o mapa publicado pelo Ministério da Administração Interna.

A votação antecipada em mobilidade para as eleições presidenciais está a decorrer desde as 08h00 deste domingo. No local de voto da capital, na Reitoria da Universidade de Lisboa, as filas foam crescendo ao logo do decorrer do dia. Com um início mais calmo, de manhã, é visível a maior afluência já mais perto da hora do almoço.

Ainda assim, o tempo de espera não preocupa os eleitores, que se encontram distribuídos por regiões e por ordem alfabética dos nomes, pelas várias faculdades da universidade lisboeta.

"Sou do Algarve e estudo em Lisboa, portanto não tive outra escolha se não vir votar aqui. A fila de quem é da minha região está mesmo muito longa, tive de esperar algum tempo. Mas é bom sinal, talvez a abstenção baixe um bocadinho", disse à Renascença, Mariana Lopes, 22 anos.

Já João Viegas, de 25 anos, que estuda em Lisboa, fala de uma outra realidade. "Não tive de esperar muito tempo, estou aqui há uns 20 minutos e estou quase despachado. Acho que está tudo bastante bem organizado, mas também vim cedo". afirmou.

Lisboa é o concelho com mais inscritos, 33.364, seguido do Porto, com 13.280, e Coimbra, com 9.201, de acordo com o mapa publicado pelo Ministério da Administração Interna, em que se informa quais os locais de voto em cada um dos concelhos.

Os concelhos com menos inscritos são Porto Moniz, na Madeira, com oito inscritos, seguindo-se Nordeste, São Miguel, nos Açores, com nove, e Barrancos, distrito de Beja, com 14.

Depois da experiência de 2019, nas europeias e legislativas, o voto antecipado em mobilidade alargou-se, das capitais do distrito para as sedes dos concelhos, e o objetivo é simples: evitar grandes concentrações de pessoas devido à epidemia de covid-19 no país.

Em Lisboa, junto à Reitoria da Universidade de Lisboa, registavam-se, cerca das 11h00, grandes filas de eleitores para votar.

No Porto, uma hora e meia para votar

No Porto, o cenário não era muito diferente. Na secção de voto do Porto, na rua Alves Redol. Ao final da manhão, a fila para votar dava três voltas antes de entrar no edifício. Quem quer votar espera mais de uma hora e meia.

As pessoas que se deslocaram ao local são na sua maioria jovens, embora tamém se vejam pessoas de mais idade, mas em muito menor número.

Em Coimbra, ao redor do pavilhão Mário Mexia as longas filas foi uma imagem que se repetiu durante toda a manhã.

Quem estiver inscrito para o voto antecipado de hoje e não o fizer, pode fazê-lo no próximo domingo.

A votação antecipada em mobilidade para as eleições presidenciais está a decorrer desde as 08:00 de hoje com normalidade, sem incidentes e com boa afluência, disse à Lusa João Tiago Machado, da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Segundo as "informações recebidas do Ministério da Administração Interna (MAI)", acrescentou João Tiago Machado, “não há qualquer tipo de incidentes, há uma boa afluência” e as assembleias de voto nas 308 sedes do concelho abriram todas sem problemas.

Os portugueses começam a votar hoje, uma semana antes das presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para o qual se inscreveram 246.880 eleitores, um número recorde.

Segundo as regras definidas pela Direção-Geral da Saúde para as eleições, para ir votar, seja hoje ou no próximo domingo, os eleitores terão de usar máscara e, preferencialmente, levar uma caneta, por uma questão sanitária e de higiene.

É preciso desinfetar as mãos antes de votar e depois de votar. E os membros das mesas têm de usar máscara e/ou viseira ou óculos de proteção.

É aconselhado que, enquanto se espera para votar, os eleitores respeitem a distância de segurança.

As eleições presidenciais, que se realizam em plena epidemia de covid-19 em Portugal, estão marcadas para 24 de janeiro e esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.

A campanha eleitoral termina em 22 de janeiro. Concorrem às eleições sete candidatos, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).

Sofia Freitas Moreira , Teresa Almeida / RR com Lusa

Imagem: RR

Universidade de Aveiro ultrapassa 500 casos desde início de ano letivo

A Universidade de Aveiro (UA) ultrapassou os 500 casos de covid-19, tendo sido registados mais sete contágios entre a comunidade académica no dia 15 de Janeiro, informou a instituição.

Numa nota dirigida à comunidade académica, o reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, diz que as autoridades de saúde confirmaram na sexta-feira sete infeções por SARS-CoV-2, elevando para 60 o número de casos ativos na instituição.

A nota indica ainda que oito pessoas recuperaram da doença, havendo duas pessoas hospitalizadas, mas uma do que no dia anterior.

Na quinta-feira, a UA registou 19 infeções pelo novo coronavírus, o segundo maior número de casos diário, desde que foi detetado um surto naquela instituição de ensino há mais de três meses.

Desde o início do ano letivo em curso, a UA soma 505 infeções entre alunos, professores e funcionários, sendo que 445 pessoas já recuperaram da doença.

Entretanto, e devido ao novo confinamento, a UA fez algumas alterações no funcionamento das cantinas, bares e restaurantes.

Entre as medidas anunciadas está o encerramento de três espaços de alimentação: Restaurante Universitário, Restaurante Vegetariano e o Bar do Ambiente.

As restantes cantinas (Santiago, Crasto e de Águeda) funcionam em regime exclusivamente de “take-away”, podendo as refeições aqui adquiridas ser consumidas no interior da sala. A partir de 19 de janeiro a cantina do Crasto irá estar encerrada reabrindo a 25 de fevereiro.

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) defendeu na terça-feira que as atividades letivas e avaliativas devem continuar presenciais, manifestando disponibilidade para “ajustar medidas” em função daquilo do que “vier a exigir” a evolução da pandemia da covid-19.

Lusa

Carlos Carreiras nomeado para autarca do ano pela The City Mayors Foundation

 

O trabalho desenvolvido no combate à pandemia de covid-19 é a razão da nomeação.

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, foi nomeado para o prémio World Mayor 2020/21 (autarca do ano) pelo trabalho desenvolvido no combate à pandemia de covid-19, disse à Lusa fonte da autarquia.

O prémio é atribuído pela The City Mayors Foundation, uma fundação criada em 2004 por municípios de todo o mundo e que irá escolher o "autarca do ano" entre os 81 candidatos agora nomeados.

A edição de 2020/21 vai premiar o autarca cuja liderança mais se destacou no apoio às populações em contexto de pandemia de covid-19.

Esta nomeação, a exemplo de outros prémios que a câmara recebeu, prestigia essencialmente a capacidade de resiliência de Cascais, a determinação das suas gentes e a sua capacidade de se unir nos momentos difíceis. Paradoxalmente, é uma distinção que dispensávamos, pois significaria que não teríamos este pesadelo da pandemia da covid-19”, disse Carlos Carreiras, numa declaração à Lusa.

A escolha do autarca do ano é feita por um painel de personalidades que integram a fundação.

Lusa

A VIRTUDE DA CONFIANÇA

 

Para este início de ano com prospectivas sombrias e não cognoscíveis, nos convém alguns pensamentos sobre a virtude da confiança, que, segundo São Tomás de Aquino, “É uma esperança fortalecida por sólida convicção”.

-“Avance muito simplesmente com a Cruz de Nosso Senhor, e tenha paz consigo mesmo. Passará por toda tempestade com segurança, enquanto a sua confiança se fixar em Deus”. (São Francisco de Sales)

 -“Ó meu Deus, longe de me desencorajar à vista de minhas misérias, venho a vós com confiança”. (Santa Teresinha)

-“A minha incapacidade é grande, mas Deus é todo-poderoso; deposito n’Ele somente toda a minha confiança”. (São Francisco Xavier)

-“Tornai-vos almas confiantes. Nosso Senhor e Nossa Senhora a isso vos convidam. Tornar-vos-eis, ao mesmo tempo, almas de paz”. (Pe. Thomas de Saint Laurent)

-“Essas vossas dores, como espero, na hora de minha morte me hão de dar coragem, força e confiança para não desesperar, à vista do muito que ofendi ao meu Senhor”. (Santo Afonso de Ligório)

-“Nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu. Se tiveres de atravessar a água, estarei contigo, e os rios não te submergirão; se caminhares pelo fogo, não te queimarás, e a chama não te consumirá”. (Isaías 43, 1-2)

ABIM

Município de Cantanhede implementa medidas previstas na regulamentação do Estado de Emergência

Cantanhede foi “o primeiro concelho do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego a iniciar a primeira fase de vacinação para a Covid-19, tendo sido vacinados 95% dos profissionais de saúde e dos utentes e funcionários das ERPIS – Estruturas Residenciais Para Idosos, o que corresponde à totalidade dos que estavam em condições para isso nos termos das orientações definidas pela Direção Geral de Saúde”. A informação foi avançada a 14 de janeiro, na reunião da Comissão Municipal da Proteção Civil pelo diretor executivo do ACES - Baixo Mondego, José Luís Biscaia, que, na sua intervenção por videoconferência, enalteceu “o precioso apoio da Câmara Municipal em todo o processo, um apoio que contribuiu significativamente para que tudo tivesse decorrido conforme o previsto”.

Recorde-se que, em 26 de novembro do ano passado, a líder do executivo camarário cantanhedense, Helena Teodósio, havia manifestado a total disponibilidade da autarquia para colaborar com as autoridades de saúde na campanha de vacinação, tendo na altura apelado para que se fizesse “um planeamento atempado da operação logística necessária para vacinar toda a gente o mais rapidamente possível”.

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Cantanhede foi unânime em reivindicar “a vacinação urgente dos bombeiros voluntários, pois são também um grupo de risco que deveria ter sido incluído na primeira fase” e Helena Teodósio adiantou que vai solicitar de imediato às autoridades de saúde que “procedam nesse sentido, alterando para o efeito o protocolo estabelecido”.

Sobre o diagnóstico da pandemia no concelho, a delegada de Saúde de Cantanhede, Rosa Monteiro, considerou-a “muito grave, com vários surtos bastante ativos”, referindo que “a muito curto prazo entraremos no nível de Risco Extremamente Elevado. Segundo a responsável, o elevado número de casos positivos e surtos identificados nos últimos dias dificulta muito o seu eficaz acompanhamento por parte das autoridades de saúde, pelo que é imprescindível implementar rapidamente as medidas de confinamento obrigatório e atuar no controlo das cadeias de transmissão”.

Acompanhando a preocupação da delegada de Saúde, a presidente da Câmara Municipal reiterou realçou “a importância do papel dos cidadãos das famílias relativamente à diminuição dos riscos de contágio, o que passa obrigatoriamente pelo cumprimento escrupuloso das normas de distanciamento social, de uso de máscara, de etiqueta respiratória, de higienização das mãos e, agora, do dever de recolhimento domiciliário”.

Relativamente à implementação das medidas instituídas pelo Governo ao abrigo da renovação do Estado de Emergência decretado pelo Presidente da República para vigorar entre as 00h00 do dia 15 de janeiro e as 23h59 do dia 30 de janeiro, a Comissão Municipal de Proteção Civil de Cantanhede deliberou “a imediata aplicação da respetiva regulamentação do Estado de Emergência nos equipamentos e serviços municipais, nomeadamente no que concerne ao encerramento das instalações, excluindo as adstritas à atividade das escolas”, tendo decidido também manter ativo o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil e reforçar a coordenação institucional e operacional entre todos agentes envolvidos nesse processo.

Quanto a medidas concretas, é autorizada a realização das feiras quinzenais de Cantanhede e Tocha e dos mercados de Cantanhede, Febres, Tocha e Cordinhã, em todos os casos apenas e só para venda de produtos alimentares, reforçando-se as medidas organizacionais que garantam a inexistência de aglomerados de pessoas e o controlo das distâncias de segurança.

Apelando para que a lei seja respeitada no que diz respeito aos funerais, a Comissão Municipal de Proteção Civil considera que o número de familiares deve restringir-se ao um máximo de 10 pessoas, ainda que a o decreto-lei que regulamenta o Estado de Emergência refira que o número fixado “não pode resultar a impossibilidade da presença no funeral de cônjuge ou unido de facto, ascendentes, descendentes, parentes ou afins”.

Por despacho da presidente da autarquia, a partir de 15 de janeiro e durante o período do Estado de Emergência, o acesso aos serviços camarários carece de marcação prévia por telefone, e ficam encerrados ao público os equipamentos culturais, designadamente a Biblioteca Municipal, o Museu da Pedra, o Posto de Turismo, bem como os desportivos e de lazer, como os parques infantis, os parques desportivos de Cantanhede, Tocha, Febres e Ançã, o Pavilhão Marialvas (estará aberto apenas para atividades escolares) e as Piscinas Municipais, incluindo o ginásio e outras instalações favoráveis à propagação do surto viral.

Por outro lado, fica suspensa a realização de todos os eventos culturais e desportivos promovidos pela autarquia e são anulados os serviços dos autocarros, quer os marcados para iniciativas camarárias quer os pedidos por instituições do concelho.

De acordo com a deliberação da Comissão Municipal de Proteção Civil, serão intensificadas as campanhas de comunicação, divulgação e sensibilização pública sobre a prevenção dos riscos de COVID-19 e respetivas medidas a adotar, através das plataformas de comunicação da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia



Continua o frio, mas volta a chuva, esta semana


Céu pouco nublado ou limpo.
Vento fraco, soprando moderado (até 30 km/h) de leste/nordeste nas terras altas do Centro e do Sul.
Neblina ou nevoeiro matinal, que em alguns locais do interior pode ser nevoeiro gelado.
Formação de geada, em especial no interior.
Pequena subida de temperatura.

MIRA: (-) 02/14ºC
CANTANHEDE: 00/15ºC
MEALHADA: 00/15ºC
VAGOS: 00/13ºC
ANADIA: (-) 01/15ºC

Das ambulâncias aos lábios vermelhos, Ventura diz que país “perdeu a noção do ridículo”

André Ventura foi buscar o tema da Saúde para atacar o Governo e os seus adversários nestas eleições presidenciais. Marcelo Rebelo de Sousa e Ana Gomes são os alvos preferidos e o candidato do Chega não perde uma oportunidade para lançar farpas.

O candidato presidencial do Chega radicalizou este sábado ainda mais o seu discurso, posicionando-se contra os restantes seis concorrentes, concluindo que está "a meter medo" aos adversários e prometendo assim continuar até às eleições de 24 de janeiro.

Eles [os órgãos da comunicação social] bem tentam levar as outras candidaturas ao colo, mas já não cola, por muito que deem o ar fofinho do João Ferreira ou da Marisa Matias ou do Marcelo Rebelo de Sousa, as sondagens já não sobem mais. É sinal de que lhes estamos a meter medo e vamos continuar a meter medo", afirmou André Ventura, num almoço com apoiantes.

Num complexo turístico em Casas Novas, Boticas (Vila Real), o deputado único do partido da extrema-direita parlamentar defendeu que, à medida que se avança para o fim desta campanha, todos os candidatos se rebelam contra" o Chega.

"Somos o alvo e o foco de todos. Todos perguntam se não vale a pena desistirem uns a favor dos outros com o único objetivo de não me deixarem ficar em segundo lugar", disse, acrescentando que "todas as sondagens dizem" que o recém-formado partido nacional-populista esta à frente da CDU (PCP e "Os Verdes") destacadamente, à frente do BE e vai atrás do PSD".

São também candidatos presidenciais: o incumbente Marcelo Rebelo de Sousa (apoiado oficialmente por PSD e CDS-PP), a diplomata e ex-eurodeputada do PS Ana Gomes (PAN e Livre), o eurodeputado e dirigente comunista, João Ferreira (PCP e "Os Verdes"), a eurodeputada e dirigente do BE, Marisa Matias, o fundador da Iniciativa Liberal Tiago Mayan e o calceteiro e ex-autarca socialista Vitorino Silva ("Tino de Rans", presidente do Reagir, Incluir, Reciclar).

"Há uma frente presidencial contra a minha candidatura. Enquanto pintam lábios de vermelho, não veem filas de ambulâncias à porta dos hospitais, não veem mulheres violadas cujos agressores estão cá fora, não veem pedófilos que continuam à solta e a corrupção que grassa no país. É um país que perdeu a noção do ridículo e já esqueceu quais são as prioridades que é dar dignidade aos portugueses de bem", lamentou.

Ventura referia-se à iniciativa bloquista nas redes sociais "#VermelhoemBelém", que obteve grande adesão. Foram milhares os vídeos ou fotos de lábios vermelhos colocadas na Internet depois de Ventura, no comício noturno de quarta-feira, em Portalegre, ter criticado as opções cosméticas de Marisa Matias, insultando ainda vários outros adversários.

O concorrente ao Palácio de Belém condenou ainda a "cegueira ideológica" no setor da Saúde, "que não permite a intervenção do privado quando o Estado não dá vazão, pagando essas consultas urgências e operações por esses serviços". Ventura lamentou essa opção por parte da "esquerda apoiada por Ana Gomes, Marcelo Rebelo de Sousa e Marisa Matias".

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, denunciou hoje que há doentes transportados para os hospitais a passar "horas nas macas das ambulâncias", tendo sido já registada a morte de um paciente dentro da ambulância sem entrar na unidade hospitalar, enquanto o diretor do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), Daniel Ferro, disse que o Hospital de Santa Maria está em "sobre-esforço".

"Não podemos alinhar no discurso de que o Governo fez o que pode e a pandemia [de covid-19] foi uma catástrofe a que não podíamos dar resposta. Chega de socialismo, chega de miséria, chega de subdesenvolvimento em Portugal", concluiu.

Lusa

Vitória de Guimarães-Farense adiado para as 18h00 de domingo

 

Gelo em parte do relvado do Estádio D. Afonso Henriques impediu a realização da partida.

O jogo Vitória de Guimarães-Farense, da 14.ª jornada da I Liga de futebol, foi hoje adiado para as 18h00 de domingo, devido ao gelo existente sob parte do relvado do estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Relvado condicionado pelo gelo adia o jogo Vitória SC-SC Farense. O encontro está agora agendado para domingo, às 18:00", lê-se numa mensagem publicada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, na rede social Twitter.

Depois de ter atrasado o início da partida por 30 minutos, o árbitro Fábio Veríssimo voltou ao relvado às 18:30 e entendeu não estarem reunidas as condições para o encontro entre minhotos e algarvios se realizar hoje.

O gelo encontra-se em torno de uma das grandes áreas, junto à bancada sul do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, onde a exposição solar do relvado é menor.

Alguns funcionários do clube tentaram derreter esse gelo, resultante da temperatura a rondar os zero graus que se tem sentido na 'cidade berço', com picadores e com água quente, mas abandonaram esse esforço mal Fábio Veríssimo deixou pela segunda vez o relvado.

Vitória de Guimarães, sexto classificado da I Liga, com 20 pontos, e Farense, 13.º, com 12, fizeram os exercícios de aquecimento, mas recolheram aos balneários por volta das 18h00, regressando somente ao relvado do Estádio D. Afonso Henriques no domingo.

Portugal bate Marrocos e soma segunda vitória no Mundial de andebol

Equipa portuguesa terminou a partida com 13 golos de vantagem depois de um empate ao intervalo.

A seleção portuguesa de andebol somou hoje o segundo triunfo no Mundial2021 do Egito, ao vencer Marrocos por 33-20, em jogo da segunda jornada do grupo F da prova.

Depois de uma primeira parte menos conseguida, na qual terminou igualado 12-12, Portugal entrou melhor no segundo tempo e foi-se distanciando no marcador, terminando a partida com 13 golos de vantagem.

Com este triunfo, Portugal lidera o grupo com quatro pontos, mais dois do que a Argélia, que ainda hoje defronta a Islândia, seleção que ainda não pontuou, a exemplo da equipa marroquina.

Na segunda-feira, Portugal defronta a seleção argelina, na terceira e última jornada desta fase preliminar.

Lusa