quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Proença-a-Nova | Farmácia Roda assinala 88ª aniversário com atividades para a população Caixa de entrada

 

Nas comemorações do seu 88º aniversário, que se assinala a 18 de novembro, a Farmácia Roda, está a organizar um conjunto de atividades direcionadas para a população proencense.
Esta quarta-feira, dia 15 de novembro, os alunos da Universidade Sénior assistiram a um workshop sobre alguns dos principais mitos e dicas sobre a obesidade, numa atividade orientada por André Cardoso e Liliana Alves, colaboradores da Farmácia. Nesta sessão, os participantes expuseram algumas das dúvidas que tinham sobre nutrição, num ambiente relaxado e descontraído, que permitiu o debate entre todos.
Nos próximos dias irão realizar-se ainda mais três atividades, sendo que duas delas decorrerão no Auditório Municipal. A primeira abordará o tema “Obesidade: a Pandemia não contagiosa”, por Rita Ricardo, e a segunda, "Oficina da Diabetes”, por André Cardoso e Liliana Alves, pelas 16h00.
Na sexta-feira, haverá espaço para uma aula de ginástica “Roda Fitness”, orientada por André Ribeiro, junto à Fonte das Três Bicas, a partir das 10h00. No final da aula está prevista a preparação de um lanche para os participantes e convidados que pretendam aparecer para celebrar o 88º aniversário da Farmácia Roda.

Gabriel Reis

 

Comunicação, Turismo e Eventos

Porto de Mós | Maria Inácia Rezola - A Revolução de Abril: memória, mitos e debate público. Auditório da Central das Artes

 No âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril (2022-2024) em Porto de Mós, o ano de 2023 tem como tema “«não se pode falar disso» - controlo social, repressão e censura no Estado Novo” e elege como objetivo central debater e divulgar as formas de repressão utilizadas pelo Estado Novo que visavam reprimir movimentos sociais, políticos ou laborais que representassem uma ameaça à sobrevivência do regime. As modalidades e instrumentos aos quais o sistema político dominante recorria eram diversos, incluindo a violência preventiva (utilizando a expressão de Fernando Rosas), até à ação atenta e vigilante da PIDE, apoiada numa extensa rede de informadores. A estas, juntava-se a atuação sistemática da Censura, com efeitos profundos na imprensa, na produção artística e na literatura e, ainda, em sentido lato, a guerra e a emigração a salto, que faziam pairar sobre a população o peso da separação forçada por via da mobilização militar ou da clandestinidade. Juntavam-se as múltiplas formas de discriminação sistemática das minorias religiosas, étnicas ou sexuais e as consequências da falta de oportunidades e da pobreza que afetava a generalidade da população.
Com vista a potenciar o debate esclarecido sobre estes temas fundamentais, o ciclo de conferências Ditadura e Democracia: Que História? Que Presente? Que Futuro? pretende convidar renomados investigadores a proferirem conferências nos temas da sua especialidade. Além de permitir à população local o contacto próximo e a partilha de conhecimento com investigadores reconhecidos no panorama nacional, esta atividade pretende também afirmar as comemorações em Porto de Mós no contexto regional, através da criação de oportunidade para a discussão e debate com a população, partindo de intervenções de grande mérito científico e reconhecimento público e mediático.
 
A oitava e última sessão contará com a presença de Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa dos 50 Anos 25 Abril.
 
A sessão terá lugar no dia 24 de novembro, pelas 21h00, no Auditório da Central das Artes, com a temática "A Revolução de Abril: memória, mitos e debate público". Para além da partilha de conhecimento, haverá lugar ao debate e troca de ideias com os presentes.
 
A sessão contará, ainda, com a presença da Arquivo Livraria, que disponibilizará obras sobre esta temática.
 
*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Silves | JÁ CONHECE OS NOVOS HORÁRIOS DO CENTRO DE MARCHA E CORRIDA DE SILVES - SILVES RUNNERS?

 O Centro de Marcha e Corrida de Silves - Silves Runners dinamizado pela Câmara Municipal de Silves, tem novos horários para os interessados na prática das modalidades de marcha e corrida.
» Marcha | Walk
   3.ª e 5.ª feira » 07h00 – 08h15 (amadores)
    08h45 – 10h30 (iniciantes)
   4.ª feira » 16h00 – 17h30 (iniciantes)
   4.ª e 6.ª feira » 17h15 – 18h30 (amadores)
 
» Corrida | Running
   4.ª e 6.ª feira » 17h15 – 18h30 (iniciantes) - Corrida » Nível 0 a 5Km
18h30 – 20h00 (amadores) - Corrida » Nível 7 a 10 Km
 
Os interessados poderão aderir a esta iniciativa, até julho, devendo fazer a sua inscrição em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/557/centro-municipal-de-marcha-e-corrida-de-silves.aspx. As sessões são gratuitas, sendo apenas necessário o pagamento do seguro no montante de 12 euros (época – setembro a julho).
 
De referir que o CMMCS tem o apoio do Programa Nacional de Marcha e Corrida, do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) e da Federação Portuguesa de Atletismo.
 
O telefone 282 440 271 ou email desporto@cm-silves.pt são os contactos do Setor de Desporto da CMS, localizado no Complexo das Piscinas Municipais de Silves, disponíveis para o esclarecimento de informações adicionais.

 

Bloco de Esquerda: Distrital de Coimbra promove sessão sobre Reorganização do SNS

 A Comissão Coordenadora Distrital de Coimbra promove uma sessão de esclarecimento sobre a reorganização do Serviço Nacional de Saúde, confrontando as mudanças necessárias com as anunciadas para 2024, nomeadamente a generalização das Unidades Locais de Saúde (ULS).
A sessão conta com a participação de António Rodrigues (médico de família aposentado), Gisela Almeida (enfermeira), João Rodrigues (médico de família da USF Coimbra Celas) e Rafael Henriques (médico de família).

A sessão está marcada para dia 23 de novembro (quinta-feira), pelas 21H30 na sede do Bloco de Esquerda em Coimbra (Rua da Sofia 135 2.º). A entrada é livre e não exclusiva a aderentes do Bloco de Esquerda.

Para mais informações sobre a sessão contactar: 910772768 (Carolina Gomes)

Comissão Coordenadora Distrital de Coimbra
Bloco de Esquerda

INICIATIVA DECORRE NO LARGO DO CONDE DE 1 A 23 DE DEZEMBRO. CASTELO DE PAIVA VAI TER MERCADO DE NATAL

 
O espaço amplo do Largo do Conde, em Castelo de Paiva, vai acolher, durante o mês de Dezembro, várias actividades da programação festiva da iniciativa Payva Natal, desenvolvida pela Câmara Municipal, acções lúdicas e culturais que vão atrair muita gente, para assinalar com alegria esta época festiva do ano.
Inserido na programação Payva Natal 2023, o Município de Castelo de Paiva, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, irá realizar um Mercado de Natal, com o objetivo de promover e divulgar artesãos e produtores locais.
A iniciativa vai decorrer em tenda própria, no Largo do Conde, às Sextas, Sábados e Domingos de 1 a 23 de Dezembro.
Os interessados devem consultar as normas de participação publicadas na página oficial do Município de Castelo de Paiva e preencher o respetivo formulário de inscrição, que deve ser entregue até às 12h00 do próximo Sábado, dia 18, presencialmente na Loja Interactiva de Turismo (antigo Edifício da Cadeia) ou por email para turismo@cm-castelo-paiva.pt
Venha Viver a Magia do Natal em Castelo de Paiva, este é o convite da edilidade paivense para este período festivo que se avizinha, e que se deseja de grande convivialidade entre toda a comunidade.

Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

COMPETE 2030 REÚNE O SEU COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO NA REGIÃO DE LEIRIA

 A autoridade de Gestão do Programa temático Inovação e Transição Digital - COMPETE 2030 -, irá realizar a terceira reunião do seu Comité de Acompanhamento na próxima sexta-feira, dia 17 de novembro, pelas 10 horas, no Centro Empresarial da Marinha Grande.
 
A sessão conta com a participação da Comissão Diretiva do COMPETE 2030, presidida por Nuno Mangas, por representantes de diversas entidades, assim como representantes da DG Regio e DG Emprego da Comissão Europeia, e a Agência para o Desenvolvimento e Coesão, entidade nacional responsável pela coordenação técnica de implementação dos Fundos Europeus. Tendo em conta a realização da reunião na Região de Leiria, a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria, foi também convidada a participar na reunião.
 
O Presidente do Câmara da Marinha Grande, cidade anfitriã deste Comité, Aurélio Ferreira, irá marcar presença no início da reunião dando as boas-vindas a todos os membros.
 
Durante o período da tarde, os membros do Comité de Acompanhamento visitam alguns projetos executados com apoio de Fundos Europeus, no âmbito do COMPETE.
 
Nos termos do modelo de governação dos fundos europeus, o Comité de Acompanhamento do COMPETE 2030 é o órgão responsável por monitorizar e supervisionar a implementação e o progresso dos projetos financiados pelo Programa, através do FEDER e FSE+. O Comité tem como principais competências a análise e aprovação dos critérios de seleção das operações, a análise dos resultados da execução do Programa e das conclusões e recomendações das avaliações, a aprovação do relatório final de desempenho do Programa, dos planos de avaliação e comunicação e todas as propostas de alteração do conteúdo do Programa aprovado pela Comissão Europeia.

Recorde-se que o Programa COMPETE 2020 apoiou vários projetos estratégicos na região de Leiria.
 
O COMPETE 2030, o programa atual em vigor, aprovado pela Comissão Europeia para o período de 2021-2027, dispõe de uma dotação de 3.904 mil milhões de euros de fundos europeus para financiar investimentos essencialmente nas regiões do Norte Centro e Alentejo, dos quais 3.504 Milhões de euros FEDER e 400 Milhões de euros FSE+.
 
O Programa é constituído por 3 Objetivos Estratégicos que se articulam com as Prioridades e os Objetivos Específicos. O COMPETE 2030 intervém apenas nas regiões de convergência, assumindo uma agenda temática de promoção da competitividade da economia nacional, quer através da aposta na I&I, quer através da promoção da sustentabilidade e da autonomia energética, constituindo a qualificação dos ativos empresariais um instrumento para esta estratégia.
 
O Programa atual, COMPETE 2030, tem já projetos aprovados para a região de Leiria.
 
Para se candidatarem aos apoios disponíveis do Programa temático Inovação e Transição Digital - COMPETE 2030, com o apoio dos fundos da União Europeia, as entidades deverão consultar os avisos abertos e o Plano Anual para os próximos concursos, no site COMPETE2030.gov.pt

Gabinete de Comunicação e Imagem

EUROPE DIRECT junta estudantes de Viseu e de Aveiro para um debate alargado sobre a União Europeia


2.ª edição do “Bootcamp Grow EU”, promovido pelo EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, decorre nos dias 16 e 17 de novembro, em Viseu.

O EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões está de volta com a 2.ª edição do “Bootcamp Grow EU”, nos dias 16 e 17 de novembro.

Este evento colaborativo reúne jovens do Ensino Superior das regiões de Viseu Dão Lafões e de Aveiro, promovendo um diálogo sobre as prioridades e as políticas europeias.

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV), parceiro institucional do evento, será um dos palcos desta iniciativa, que acontece no âmbito do Ano Europeu das Competências. Os restantes parceiros do “Bootcamp” são a Universidade de Aveiro (UA), a Comissão Europeia e a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.

Em destaque estarão temas como “NextGeneration EU”, “REPower EU”, “Ano Europeu das Competências” e “Eleições Europeias 2024”. A organização prevê a participação de dezenas de alunos das duas instituições de ensino superior, à semelhança do que aconteceu na edição de 2022, em Aveiro.

O programa, muito completo, começa no dia 16, com uma sessão de abertura, que decorrerá no auditório do IPV. Depois, os estudantes participarão em sessões variadas. Ainda no primeiro dia, as sessões são destinadas a debater o “Populismo - Fake News e Eleições Europeias” e “A Igualdade no Espaço da União Europeia”. No segundo dia, as sessões incidirão sobre “EUNICE – European University e Mobilidade Erasmus+”, “Políticas de Informação e Comunicação na União Europeia” e “Promover a Competitividade, a Participação e o Talento no Âmbito do Ano Europeu das Competências” e decorrem no Centro Europe Direct.

Os estudantes participarão também em jogos dinamizados pela Universidade de Aveiro, sendo que o segundo dia encerra com uma visita guiada pela cidade de Viseu, destinada aos alunos de Aveiro, que ficará à cargo da CM de Viseu.

Fernando Ruas, presidente da CIM Viseu Dão Lafões (entidade de acolhimento do EUROPE DIRECT), manifesta que “é sempre com muito gosto que recebemos em Viseu iniciativas do EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões”. “Este evento, por reunir estudantes do ensino superior, é um passo em frente no sentido de termos, no futuro próximo, uma Europa mais forte, com cidadãos mais bem informados sobre os desafios da União. Tenho a certeza de que, tal como em 2022, destes dois dias vai resultar um debate interessantíssimo sobre a União Europeia e o seu futuro”, diz Fernando Ruas.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, elogia o programa das atividades. “Este ‘Bootcamp Grow EU’ é particularmente apelativo e tem todos os ingredientes para que, no final, os participantes possam ter uma noção mais concreta das políticas e das iniciativas europeias. Costumo lembrar que a União Europeia não é um conceito meramente abstrato, mas sim uma construção para a qual todos contribuímos no dia a dia. São de elogiar, por isso, as iniciativas promovidas pelo EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões no nosso território”, sublinha.

Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

Opinião: A "História local" deveria ser um conteúdo a inserir na "Educação para a Cidadania"


Somos um povo com tradições e costumes que mudam de localidade para localidade, de comunidade para comunidade, sendo a maioria delas, tradições seculares.
As novas gerações, seja no Algarve ou em Trás dos Montes vão participando na existência destas tradições locais devido principalmente ao trabalho de cada família junto das suas crianças ou então devido às coletividades que mantêm a chama dos costumes viva através da tradição oral e transmitindo com grande força mobilizadora, a importância de eternizar a História de cada terra.
Num país cada vez mais envelhecido e com o número de imigrantes a aumentar, não deveria a escola responsabilizar-se também na transmissão da História local, do património regional e das antigas tradições, no âmbito da disciplina de "Educação para a Cidadania"?
Eu penso que sim. Um conteúdo existente no programa geral da "Educação para a cidadania" seria de todo conveniente. Cada escola deveria ser responsável pela elaboração dos conteúdos sobre cada localidade , de forma a manter a riqueza da História local de Portugal junto das novas gerações.
O ensino de "história local" na sociedade portuguesa junto de crianças provenientes de outro país ou dos filhos de imigrantes também seria um ponto positivo desta componente programática, no sentido da condução à sua integração efetiva.
Sentirmo-nos identificados com a comunidade vizinha das nossas residências é o primeiro passo que se dá no sentido da paz social e da tolerância entre culturas diferentes. É uma medida simples, sem custos aos contribuintes e com grandes ganhos sociais....
Estará o Governo e o ministro da educação dispostos a isso?

*Paulo Freitas do Amaral
Professor de História

Proença-a-Nova | Livro enaltece combatentes da Freguesia do Peral na Grande Guerra


O livro “Freguesia do Peral na Grande Guerra”, da autoria de Tiago Ribeiro Pires, foi apresentado na Associação Cultural, Recreativa e Desportiva do Vale da Mua, a 11 de novembro. Além do autor, estiveram presentes na sessão André Dias, presidente da Associação, bem como o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo.
Do livro agora apresentado constam os nomes de todos os combatentes da Grande Guerra, naturais do concelho de Proença-a-Nova, com especial enfoque naqueles que residiam na Freguesia do Peral, onde Tiago Ribeiro Pires tem raízes familiares (Vale da Mua). Essas ligações familiares acabaram também por fazer com que o autor iniciasse a sua busca pelas identidades e histórias de cada um dos combatentes enviados para a Grande Guerra, como tinha acontecido ao seu bisavô.
“Esta obra relembra aqueles que, sendo da nossa terra, noutros tempos foram enviados para a Guerra, sem qualquer tipo de preparação, à semelhança do que, infelizmente, acontece ainda hoje noutras partes do globo”, explica João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, que esteve presente na sessão que assinalou a apresentação deste livro. O autarca reforçou ainda a importância cultural de obras como esta: “este tipo de trabalhos enriquecem o concelho de Proença-a-Nova, e em concreto a Freguesia do Peral, pelo reconhecimento particular daqueles que na altura partiram para aquela batalha, retratando também com muita realidade a evolução que tivemos até aos dias de hoje. Que este seja o primeiro de outros livros que se poderão seguir”.
André Dias, presidente da Associação, realça a importância do trabalho de Tiago Ribeiro Pires, “suportado no apoio do Município, que tem feito uma aposta constante na cultura”. André aponta ainda à satisfação em ver o trabalho publicado por uma pessoa natural do Vale de Mua: “enquanto presidente da Associação fico muito contente em ver alguém da nossa aldeia a escrever um livro, é um orgulho para mim e deve ser para todos. Aquilo que o Tiago fez é uma boa iniciativa e espero que não seja o último a fazê-lo”, referiu.
Tiago Ribeiro Pires foi o último a intervir, tendo agradecido ao Município pelo apoio prestado, não só no patrocínio, como no apoio técnico para que fosse possível a sua edição. Agradeceu ainda à Paróquia de Proença-a-Nova e Sobreira Formosa pela cedência de dados e informações para utilização no livro, bem como a toda a família e amigos pela ajuda prestada.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Keller Williams Portugal fatura 39 milhões de euros até setembro


  • Crescimento de 25% no número de angariações;
  • Aumento 32% de profissionais de intermediação de crédito;
  • Aumento do número de associados, com prevalência de consultores TOP Producers;
  • Programa Growth Share distribuiu 770 mil euros entre os associados.

 

A Keller Williams Portugal, empresa de formação, coaching e tecnologia que opera na mediação imobiliária, anuncia hoje os seus resultados até setembro de 2023. Com um crescimento acima da média do mercado e um desempenho sólido, a empresa enfatiza a importância da formação e capacitação dos seus associados para enfrentar os desafios do mercado.

Até ao terceiro trimestre de 2023, a Keller Williams Portugal registou uma faturação acumulada de 39 de milhões de euros, um valor que representa não só a presença sólida no mercado, mas também o compromisso da empresa com a qualidade e excelência nos serviços prestados.

 

“Em 2022, antecipámos a possibilidade de um arrefecimento do mercado imobiliário, que se materializou numa queda de aproximadamente 16% em volume, pelos últimos dados do INE. No entanto, na Keller Williams Portugal, estamos orgulhosos e otimistas em relação ao desempenho dos nossos consultores, que conseguiram manter os níveis de faturação do período homólogo”afirma Marco Tairum, CEO da Keller Williams Portugal“Estes resultados são o efeito do compromisso contínuo da KW em preparar e capacitar os seus associados para enfrentar os desafios deste mercado.”

 

O negócio da KW em Portugal observou, até setembro, um crescimento de 25% no número de angariações. Ao olhar para o número de transações, a empresa registou mais de 7.800, sendo que 80% envolveram a compra e venda de imóveis.

 

Também na intermediação de crédito, a Keller Williams Portugal fortaleceu a sua equipa, registando um aumento de 32% de profissionais dessa área, o que mostra o compromisso da KW em oferecer um serviço abrangente, procurando encontrar as melhores soluções para cada necessidade.

 

Além disso, no que diz respeito ao número de associados, a empresa registou um aumento no crescimento de consultores TOP Producers. Um crescimento que demonstra a importância dos modelos e sistemas da KW Portugal no que diz respeito à construção e manutenção de negócios de sucesso, evidenciando o compromisso da empresa no desenvolvimento e capacitação dos seus profissionais.

 

O programa Growth Share, uma das maiores vantagens dos associados da KW, distribuiu até ao final do terceiro trimestre de 2023, um total de 770 mil euros, recompensando assim os seus associados pelo apoio no crescimento da empresa.

 

 

Sobre a Keller Williams

Construir CARREIRAS que valem a pena ter, NEGÓCIOS que valem a pena deter, VIDAS que valem a pena viver, EXPERIÊNCIAS que valem a pena proporcionar e LEGADOS que valem a pena perpetuar’ é a Missão da Keller Williams.

A Keller Williams é a maior empresa global de formação e tecnologia especializada no ramo de mediação imobiliária do Mundo com 40 anos de História, fundada na América do Norte em 1983 por Gary Keller e Joe Williams.

Em Portugal desde 2014 pelas mãos de Nuno Ascensão e Eduardo Garcia e Costa, a Keller Williams ganhou uma dimensão relevante muito rapidamente, tendo como objetivo alcançar 50 Market Centers, com cerca de 200 consultores em cada um deles.”

 

Com um forte ADN de crescimento, formação e cultura, a KW é construída com base na filosofia de que ‘As pessoas são o mais importante numa organização’, colocando os Consultores Imobiliários no centro de todas as decisões:

.  Aposta clara na FORMAÇÃO contínua, que é património genético da Keller Williams e é o que impulsiona a sua cultura de abundância;

. Empresa altamente TECNOLÓGICA, com ferramentas desenvolvidas à medida que melhoram a eficácia comercial e garantem o aumento de produtividade;

. Preocupação com o desenvolvimento do crescimento PESSOAL dos seus associados, sensibilizando-os para a importância de retribuírem às comunidades em que estão inseridos.

  


ATREVIA

João Garcia de Oliveira  

 Consultor

 

EF Education First | English Proficiency Index. Portugal cada vez mais poliglota: nove regiões onde se fala inglês melhor do que em Lisboa

 Portugal sobe uma posição no ranking e é o 8.º melhor país do mundo no que respeita a bem falar inglês; ainda assim, o nosso país derrapou, pelo segundo ano, no inglês e perdeu 7 pontos em comparação ao ano anterior.

   Coimbra é a cidade portuguesa com melhor proficiência em inglês e deixa Porto (4.º) e Lisboa (6.º) para trás.

  

Coimbra, Braga, Açores, Porto, Aveiro, Castelo Branco, Madeira, Faro e Viseu - por esta ordem - são os distritos e regiões onde melhor se fala inglês. Lisboa que, antes da Pandemia, não arredava pé do topo do “ranking”, deu mais um trambolhão e perdeu 18 pontos, caindo quatro posições na lista. Os dados são do relatório EF English Proficiency Index (EF EPI) - que analisa dados de mais de 2,2 milhões de falantes não nativos de inglês, em 113 países e regiões.

 

A nível de cidades, Coimbra é quem lidera o “ranking” nacional, seguida de Braga (2º) e Guimarães (3º). A distinção é inédita para a Cidade dos Estudantes, assim como é inédito que, desde que se publica este estudo, nem Lisboa nem Porto constem do pódio das cidades portuguesa onde melhor se fala inglês. A Cidade Invicta tinha arrecadado esse título em 2019, 2020 e 2021. Braga levou o prémio em 2022.

 A proficiência em inglês em Coimbra (636 pontos) equipara-se com as melhores capitais do mundo: Amesterdão (646 pontos), Viena (640 pontos) e Copenhaga (639 pontos).   

 

No geral, os resultados das provas dos portugueses foram este ano piores do que o ano passado. Portugal tinha baixado 11 pontos o ano passado e volta a perder mais sete este ano. Ainda assim, o nosso País beneficia da derrapagem de outros para subir um lugar no índice que avalia a proficiência na língua inglesa. O oitavo lugar a nível mundial assegura a Portugal o estatuto de “Proficiência Elevada” - que conquistou pela primeira vez há quatro anos.

 

A Holanda (1.º), Singapura (2.º) e Áustria (3.º) dominam o top 3 dos países onde melhor se fala inglês. Aliás, os holandeses arrecadam o trofeu há quatro anos consecutivos.

 

No sul da Europa continuamos a ser os que melhor falam inglês, deixando para trás - mas não muito longe - a Grécia (12.º), Itália e Espanha (35º, em ex aequo) e França (43.º).

 

Do lado oposto do “ranking” dos países com mais proficiência em inglês está a República Democrática do Congo (113.º), o Tajiquistão (112.º) e o Lémen (111.º) – que era o lanterna vermelha o ano passado.

 

“O índice deste ano retrata uma ilusão de estabilidade global – onde o inglês de todos permanece praticamente o mesmo, mas a verdade é que os ganhos em certos países e regiões estão a ser compensados por perdas noutros”, explica a coordenadora do estudo, Kate Bell.

 

Para a responsável há três pontos a reter: “primeiro, a proficiência em inglês dos jovens continua a cair (-89 pontos em jovens entre 18 e 20 anos desde 2015), impulsionada por alguns grandes países, incluindo a Índia e a Indonésia; em segundo, a proficiência de inglês em ambiente profissional está a aumentar. A nível mundial, estes ganhos foram obtidos durante o período pandémico (+20 pontos para adultos com mais de 30 anos entre 2020 e 2021), no entanto, muitas tendências nacionais indicam uma melhoria constante desde 2015; A disparidade de género está a aumentar, com o inglês dos homens a melhorar (+14 pontos) e o das mulheres a diminuir (-19 pontos desde 2014). Contudo, a disparidade de género não é uniforme, com 63 países com paridade de género ou perto dela”.

 

Portugal segue tendência europeia

Em Portugal, como na Europa, os homens vêm a melhorar o nível de inglês. Desde 2019 que “eles” já ultrapassaram “elas” e a diferença tem vindo a acentuar-se. As mulheres portuguesas baixam, este ano, dos 600 pontos – o que não acontecia desde 2019.

Olhando os números por faixas etárias, o nosso País surpreende na faixa mais nova dos 18 aos 20 anos. Enquanto um pouco por todo o Mundo os jovens têm vindo a perder alguma proficiência, em Portugal registou-se uma melhoria no inglês nesta faixa. Ainda assim, os jovens entre os 18 e os 20 anos e os adultos com mais de 41 anos são os que têm pior nota neste estudo – porém, conseguem uma nota de “proficiência alta”. 

O estudo deste ano, a par do que já se vislumbrava o ano passado, reforça a ideia que as grandes cidades já não são sinónimo de “melhor inglês”. Este é um possível impacto da pandemia Covid-19.

 

Todos os países com proficiência muito elevada e muitos dos países com proficiência elevada tiveram pontuações médias mais baixas do que no ano anterior, uma possível demonstração do impacto da pandemia da Covid-19 na aprendizagem, nas viagens e na comunicação pessoal.

Sobre a EF Education First

A EF Education First é uma empresa de educação internacional que se foca na linguagem, na formação e na experiência cultural. Fundada em 1965, a missão da EF é “abrir o mundo através da educação”. A EF tem mais de 600 escolas e escritórios em mais de 100 países.


*Frede Almendra 


ANDRÉ ABRANTES PATINADOR DA SECÇÃO DE PATINAGEM ARTÍSTICA DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA OBTEVE O TÍTULO DE CAMPEÃO NO TORNEIO NACIONAL

 
Decorreu este fim de semana no Pavilhão Municipal Doutor Eduardo Mansinho em Tavira, o Torneio Nacional de Patinagem Artística 2023, competição, organizada pela Federação de Patinagem de Portugal, em colaboração com a Associação de Patinagem do Alentejo e o Patinagem Clube Tavira, clube anfitrião.
Presentes nesta competição, 145 atletas que participaram nas especialidades de Livres (Programa Longo) e Solo Dance (Dança Livre), nos escalões de Infantis a Seniores.
A Secção de Patinagem Artística da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve representada pelo atleta André Abrantes, na disciplina de Patinagem Livre do escalão Sénior, onde apresentou o seu programa longo, Sinnerman de Nina Simone, aliando em perfeita harmonia o rigor técnico à performance artística alcançando no final o 1° lugar do escalão Sénior de Patinagem Livre.

SECÇÃO DE NATAÇÃO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA VENCEU A EDIÇÃO DE 2023 DO MEMORIAL LUIS LOPES DA CONCEIÇÃO

 
A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhede esteve presente na edição de 2023 do Memorial Luís Lopes da Conceição.
Torneio destinado ao escalão de infantis e que homenageia o Professor Luís Lopes da Conceição, um dos grandes vultos da natação portuguesa, distinto treinador e figura acarinhada do desporto conimbricense, e que viu o seu nome associado às Piscinas Municipais, localizadas na freguesia de São Martinho do Bispo.
Na edição da presente época estiveram em competição 63 atletas em representação de 9 Clubes.
A coletividade de Cantanhede contou com uma comitiva de 14 atletas que competiram em 2 sessões no passado sábado dia 13 de novembro.
Em termos individuais destacar a atleta da coletividade de Cantanhede Sara Santos que viria a ser a atleta mais pontuada em igualdade pontual com a atleta Laura Neves do Louzan Natação, tendo a atleta da SCC, Filipa Loisas conquistado o 3ºlugar.
No setor masculino destaque para a 3ª posição conquistada por Santiago Pereira.
Em termos coletivos a ASSSCC viria a conquistar o 1º lugar com 225 pontos, seguido do Clube Náutico Académico de Coimbra (153 pontos) e do Clube Náutico de Miranda do Corvo (75 pontos).