sábado, 1 de outubro de 2016

Técnicos de Formação Alemães conhecem projetos de inclusão social do CEARTE com sucesso

Doze técnicos alemães da Obra Kolping (entre Diretores de Centros de Formação, Técnicos de Formação e Técnicos de Orientação e Colocação Profissional) estiveram numa visita e reunião de trabalho no CEARTE para conhecer as metodologias e as práticas do CEARTE e partilhar as estratégias e as atividades formativas especialmente as direcionadas para públicos mais desfavorecidos, particularmente os jovens em risco e desempregados.
A Obra Kolping é uma Associação Internacional, fundada na Alemanha que dá especial atenção ao mundo juvenil, combatendo a ociosidade, a pobreza e a marginalização social, e criando condições para a reintegração social e profissional dos indivíduos
Apreciaram muito positivamente os resultados do CEARTE ao nível da capacitação e da formação destes públicos com bons resultados ao nível escolar e profissional para os alunos, concretizadas pelo diminuição do abandono escolar, pelo sucesso nos resultados educativos e pela qualidade da formação profissional ministrada, demonstrada entre outros aspetos, por jovens formandos que em dois anos ganharam o Concurso Nacional das Profissões na área do Serviço de Mesa, obtiveram medalhas de Excelência no Euroskills e uma brilhante participação no WordsKills – Campeonato Mundial das Profissões.
Relevaram também os resultados de projetos na área da inclusão social nos quais o Centro é parceiro, como o CRIARTE – um projeto de educação, formação e emprego que visa dotar de competências técnicas mulheres dos Bairros da Rosa e do Ingote para a futura criação de uma empresa Social na área dos Têxteis e o projeto “Sabão Com Arte” da responsabilidade do CEIFAC que, após um ano de capacitação e formação nas áreas técnicas, relacionais e de empreendedorismo de jovens NEET (jovens que não trabalham, não estudam e não têm emprego) teve como resultado a concretização de uma Unidade Produtiva em Coimbra com 2 trabalhadores, que estão a produzir e comercializar sabão artesanal, um produto criado a partir da inspiração no património de Coimbra
Esta visita permitiu igualmente aumentar a proximidade entre as duas entidades, potenciando também a cooperação entre o CEARTE e a Kolping, visando o desenvolvimento de projetos e iniciativas conjuntas no futuro.


Portugal tem mais do dobro dos idosos que tinha há 40 anos

Resultado de imagem para Portugal tem mais do dobro dos idosos que tinha há 40 anos
São agora mais de dois milhões. Nos anos 70, eram cerca de 830 mil. No caso concreto das pessoas com mais de 80 anos, o país tinha, em 2015, cinco vezes mais do que em 1971.
A informação é da Pordata e marca o Dia Internacional do Idoso, que se assinala este sábado. Outros dados recolhidos por este base de dados, demonstram que a pensão mínima de velhice é hoje apenas mais três euros do que há 40 anos, descontando a inflação, sendo Portugal o terceiro país da União Europeia com mais idosos a viverem sozinhos.
Os números traçam um retrato da população mais velha em Portugal, feito pelo portal estatístico Pordata, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, a propósito do Dia Internacional do Idoso, que se assinala hoje.
Dizem por exemplo que a atual pensão mínima de velhice e invalidez, de 262 euros, é muito superior aos 08 euros de 1974, mas que descontando a inflação os idosos do regime geral da segurança social recebem hoje apenas mais 03 euros do que há 40 anos.
Relativamente ao número de pessoas que vivem sozinhas, 53% têm 65 ou mais anos. Na União Europeia só a Croácia e Malta têm mais idosos a viver sozinhos do que Portugal. A média europeia é de 40% e do outro lado da tabela está a Suécia, onde só são idosos 14 por cento de todos os agregados domésticos unipessoais.
Quanto à taxa de emprego, esta vai baixando à medida que as pessoas vão ficando mais velhas. Em 2015 era de 80% entre os 25 e os 44 anos, descia para 76% entre os 45 e os 54, e descia para 50% entre os 55 e os 64 anos.
Portugal é o oitavo país da União Europeia com mais pessoas idosas em situação de carência económica ou de bens duradouros. São 10 por cento dos mais velhos na lista dos 28, encabeçada pela Bulgária, com 40 por cento de idosos em situação de privação severa.
A este quadro junta-se o acentuado envelhecimento da população. Há 30 anos os pensionistas e reformados eram uma em cada quatro pessoas ativas e hoje são praticamente uma em cada duas pessoas ativas.
Hoje, aos 65 anos, as mulheres podem esperar viver, em média, mais 21 anos e os homens mais 17 anos.
O Dia Internacional do Idoso foi instituído pela ONU em 1991 para sensibilizar o mundo para as questões relacionadas com o envelhecimento e a proteção dos mais velhos.
PSD defende criação de um Plano Nacional de Ação para o Envelhecimento Positivo
Para assinalar o Dia Internacional do Idoso, o grupo parlamentar do PSD já fez chegar ao parlamento um projeto de resolução que recomenda ao Governo a aprovação e a implementação de um Plano Nacional de Ação para o Envelhecimento Positivo.
Fonte: TSF

O PSD de Mira arregaça as mangas… e vai a luta!

Cerca de 250 pessoas estiveram presentes na noite do último dia do mês de Setembro, na Festa do PSD, onde se celebrou a vitória autárquica que acabara de completar 3 anos e falou-se deste tempo passado, para além de ser descortinado o futuro do partido no Concelho.
JSD, os Presidentes das Juntas de Freguesia de Mira e do Seixo, o deputadoMaurício Marquesantigos autarcas e o edil mirense, Raul Almeida discursaram, seguindo todos pelo mesmo diapasão: a crença na vitória eleitoral no escrutínio que acontecerá daqui a sensivelmente um ano!
Tiago Cruz e Artur Fresco, em jeito de balanço, deram a conhecer os números das suas Freguesias, para além do que se tem feito naquilo que os números não conseguem demonstrar. Cada um à sua medida deixou bem claro que muito já foi feito, mas ainda há muito por fazer para o crescimento das suas terras.
O deputado Maurício Marques preferiu falar primeiramente da situação nacional, para depois enfatizar o trabalho desenvolvido pelo executivo municipal, em jeito de comparação com o que considera ser "uma farsa que querem nos impingir como se tudo estivesse bem" "a obra realizada por Raul Almeida e sua equipa".
Já o próprio, o Presidente da Câmara de Mira, começou por dizer que há 3 anos, quando falava com as pessoas, quando expunha as suas ideias para o Concelho, "não tinha como comparar" com o que estava a ser feito. "Agora" - pediu ele - "peço a todos que comparem a situação que herdamos e a atual". Daí para a frente, seu discurso baseou-se em gráficos e imagens daquilo que foi feito nestes três anos, de como "salvou-se a Incubadora, que hoje é o Mira Center, da morte anunciada, onde diziam que teria de ser decretada a sua falência", da Praia de Mira e os acessos conquistados...
Suas palavras foram para a dinamização da economia local, o "turismo o ano todo", "Gira em Mira", que em todos os dias úteis serve como transporte para as populações mais afastadas e idosas, que "precisam vir ao centro da vila". Mas, para encerrar o discurso, deixou o tema da Zona Industrial do Montalvo" que, nas suas palavras "há muito era esperado, mas finalmente saiu do papel, fez-se o que se tinha de fazer e já está a ser construída" a bom ritmo.
Animou-se as hostes, mobilizou-se os homens e as mulheres que vêem no PSD e nesta equipa autárquica, uma continuidade para o Concelho. Mostrou-se unidade. E, principalmente, incutiu-se no espírito de todos que "a luta será dura" nos tempos que começam a se avizinhar.
O objetivo é um só: manter a autarquia e conquistar as 4 Freguesias do Concelho. Pode parecer "impossível" para muitos conquistar tudo, mas naquela sala a palavra "impossível" nunca foi sequer pensada... e, muito menos falada!
Está aberta a campanha eleitoral...
Este slideshow necessita de JavaScript.
Mira Online
Mira Online | Outubro 1, 2016 às 4:08 pm

O Domus quer fazer uma surpresa

domus1
O Domus Nostra tem hoje uma parada bastante dura, na sua deslocação ao pavilhão do Lamas Futsal. Segunda partida do campeonato... segundo encontro dificílimo!
Mas, é assim a segunda divisão nacional de Futsal: difícil, esforçada e batalhadora para todos. Aqui não há jogos "fáceis" e, muito menos "ganhos por antecipação".
Com tantas equipas fortes e muito bem apetrechadas, o que se pode esperar é emoção, garra e luta até a (quem sabe?) cinco segundos do fim... ou, até o soar do apito final!
Lamas Futsal x Domus Nostra: a julgar pelo que se viu na época passada, este será mais encontro de equipas que só sabem lutar pela vitória, que não conhecem a palavra "receio" e possuem nos bancos, alternativas mais que suficientes para poderem desfazer o nó, se preciso for!
Para os da casa, o Lamas é o grande favorito. Sendo assim, Mickey e companhia limitada darão tudo para que o sorriso gostoso da vitória venha no autocarro, ao invés de ficar por Santa Maria de Lamas. Todos nós já sabemos como isto funciona: a paixão que move os rapazes de Portomar muitas vezes fala bem mais alto... sempre acompanhados pelo megafone, pelo bombo e pelas dezenas de vozes que ecoam pelos pavilhões deste país!

Mira Online
Mira Online | Outubro 1, 2016 às 1:18 pm

O terrorista dentro do cérebro de Robin Williams

Link to HypeScience
Posted: 30 Sep 2016 06:19 AM PDT
A viúva do ator Robin Williams publicou um artigo emocionante na revista Neurology intitulado “O terrorista dentro do cérebro do meu marido”
 

Hora de Fecho: A noite em que John le Carré dançou com Arafat

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
LIVROS 
O objetivo do autor inglês era conhecer melhor o Médio Oriente, trabalho de pesquisa para um livro que escrevia no início dos anos 80. Acabou numa passagem de ano com o antigo líder palestiniano.
Em sete meses, Joana e Tiago conseguiram que 245 condutores acedessem ao pedido. O resultado? 20 países percorridos e uma mochila carregada de histórias. Entre boleias, falaram com o Observador.
Número de artigos publicados, de patentes e de citações, além do grau de ligação às empresas, foram os critérios utilizados pela Reuters para selecionar as universidades mais inovadoras do mundo.
Um avião da companhia aérea de Angola, com rumo a Luanda, teve de aterrar de emergência no Aeroporto de Lisboa devido a um trabalhador que tinha sido deixado no porão. TAAG vai abrir inquérito.
Bombeiros do Dafundo, Oeiras, combatem incêndio no estádio nacional que terá deflagrado este sábado.
Oficialmente, estão em jogo as eleições municipais. Mas este será também o primeiro teste para Michel Temer, a primeira disputa do PT pós-Dilma e a oportunidade para novas forças emergirem.
O candidato a presidente dos EUA fez uma breve aparição num filme "soft porn" da Playboy em 2000. Informação veio a público depois de ter criticado uma apoiante de Hillary por causa de uma "sex tape".
Este sábado no Fólio, em Óbidos, é dedicado a Ruy Belo e à sua obra. Nuno Costa Santos recorda palavras-chave do poeta, numa memória através dos versos.
De passagem por Portugal, Salman Rushdie falou com o Observador sobre Donald Trump e "estes tempos de coisas estranhas". E explicou como os contos de fadas podem ser um portal para a realidade.
O acordo entre a Câmara do Porto e a Selminho, imobiliária da família de Rui Moreira, foi negociado por representantes diretos do presidente da Câmara do Porto, que acordaram o esboço mais tarde assinado pelos procuradores de Guilhermina Rego. 
Opinião

André Azevedo Alves
O país caminha a passos largos para ter um Estado que paga salários aos seus funcionários mas não presta serviços porque não há dinheiro para mais nada. Deve ser isto o “virar a página da austeridade”

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Mesmo quem não aprecia a acção espiritual e social da Igreja católica não pode deixar de reconhecer que nenhuma outra religião foi tão importante para o desenvolvimento do conhecimento e da arte.

P. Miguel Almeida, sj
O voto de obediência de um jesuíta inclui por natureza uma postura crítica. Mesmo quando a atitude crítica periga pisar o risco. Só assim se avança, só assim se caminha realmente ao encontro do outro.

Rui Ramos
Para onde nos leva António Costa? Este é o primeiro governo em Portugal sem nenhuma ideia, sem nenhuma direcção, sem uma razão de ser, a não ser a dos egoísmos partidários que o formaram. 

Miguel Tamen
O ‘pagamento por conta’ estipula que, para efeitos fiscais, na vida tudo se repete, e o futuro será sempre igual ao passado. É assim que os impostos devem ser pagos antes de haver causa para o fazer.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Coro Legatto homenageia o dia da música durante todo o mês de Outubro!


O Dia Mundial da Música comemora-se anualmente a 1 de Outubro. Hoje, portanto...
Nesta data, instituída em 1975 pelo International Music Council, o Coro Legattopretende promover a celebração da música através da intervenção das diversas associações existentes no Concelho de Mira, continuando a ideia lançada para a sua estreia no ano passado.
O Coro Legatto preparou assim uma agenda, para todo o mês de Outubro, onde se desenvolverão diversas atividades ligadas à música e dinamizadas pelas associações intervenientes.
Assim, e de uma forma simplificada, apresentamos a programação para este mês:
2 de OutubroEncontro de Coros na Igreja Matriz de Mira às 16h (Coro Legatto, Coro da Filarmónica Fraternidade Poiarense, Grupo Coral de Mira). Este encontro servirá também para assinalar a passagem do primeiro aniversário do Coro Legatto.
Assim, e de uma forma simplificada, apresentamos a programação para este mês:
2 de OutubroEncontro de Coros na Igreja Matriz de Mira às 16h (Coro Legatto, Coro da Filarmónica Fraternidade Poiarense, Grupo Coral de Mira). Este encontro servirá também para assinalar a passagem do primeiro aniversário do Coro Legatto.
8 de Outubro: Dia aberto na FresMúsica
15 de Outubro: Dia aberto na Filarmónica Ressurreição de Mira e concerto às 21h30 no Salão dos Carapelhos
22 de Outubro: Dia aberto na União de Músicos de Mira e concerto às 21h30 no São do Seixo
23 de Outubro: Concerto de apresentação das escolas de música do concelho no Centro Cultural da Praia de Mira às 15h30
28, 29 e 30 de Outubro: Masterclasse de Direção Coral com o maestro Dr. Gonçalo Lourenço, com concerto final na Igreja Matriz de Mira às 19h do dia 30.
Mira Online | Outubro 1, 2016 às 4:29 pm

Cavaco Silva pagou metade do IMI que devia ter pago durante 15 anos

Resultado de imagem para Cavaco Silva pagou metade do IMI que devia ter pago durante 15 anosCavaco Silva, antigo Presidente da República, terá fornecido às Finanças, no ano 2000, dados errados relativos à casa que detém em Albufeira, o que o terá levado a pagar perto de metade dos impostos que seria suposto, avança a edição do Público, este sábado.
No ano passado, a casa detida pelo antigo Presidente da República, Cavaco Silva, em Albufeira foi reavaliada pelo Ministério das Finanças. E, nessa reavaliação, o valor patrimonial do imóvel quase duplicou face ao valor que constava da caderneta predial em 2009, avança o Público, na edição deste sábado. Deste modo, os dados disponibilizados por Cavaco Silva não eram verdadeiros, adianta o mesmo jornal.
A Autoridade Tributária considerava, em 2009, que a casa de Cavaco Silva, Gaivota Azul, na praia da Coelha, concelho de Albufeira, tinha um valor patrimonial de 199.469 euros. No ano passado, este mesmo imóvel foi reavaliado e foi obtido um novo valor: 392.220 euros. Por isso, o antigo presidente da República foi alvo de um aumento de impostos.
O Imposto Municipal sobre Imóveis IMI a pagar este ano é, assim, quase o dobro dos valores pagos desde 2000. Segundo o Público, Cavaco Silva deverá já ter pago 1.372 euros, quando em 2010, pagou 797 euros. E, se a Câmara Municipal de Albufeira não tivesse avançado com uma redução da taxa do IMI de 0,5% para 0,35%, no ano passado, o antigo Presidente da República teria de pagar, este ano, 1.961 euros. Ou seja, mais 146% do que o valor que pagou em 2010.
Ora, como avança o jornal, este agravamento fiscal não é consequência do aumento de impostos que atingiu os portugueses, nos últimos anos. Mas, neste caso, Cavaco Silva deixou de beneficiar dos dados errados relativos ao imóvel que forneceu às Finanças, em 2000.

Para chegar ao valor patrimonial de 199.469 euros, as Finanças serviram-se de uma declaração (antigo Modelo 129) entregue pelo contribuinte, conforme determinava a legislação em vigor na altura. E essa declaração descreve uma propriedade composta por uma moradia com uma área coberta de 252 metros quadrados e uma área descoberta de 1.634 metros quadrados. Mas, em 1994, a Câmara de Albufeira aprovou o projecto com uma área bruta de construção de 318 metros quadrados, em dois pisos, mas essa casa nunca foi construída.
A moradia, de acordo com o que consta do projecto aprovado em 1997, ainda em nome da empresa então proprietária, tem uma área de implantação de 464 metros quadrados, uma área bruta de construção de 620 metros quadrados e três pisos. Deste modo, tem quase o dobro da área bruta de construção e da área de implantação que foram usadas para definir o valor patrimonial, a Sisa e a contribuição predial/IMI a pagar.
O Público acrescenta ainda que a nova avaliação que fez aumentar o valor patrimonial teve origem numa declaração modelo 1 do IMI, que substituiu o antigo modelo 129, entregue em Fevereiro de 2013, pelo que a actualização dos dados poderá ter sido da iniciativa de Cavaco Silva. Mas o jornal destaca ainda que, em 2012, houve uma avaliação geral de todos os imóveis que nunca tinham sido avaliados depois de 2003.
Contactado pelo Público, Cavaco Silva não respondeu às perguntas do jornal.

Fonte: Jornal de Negócios

APCC decide homenagear atleta paralímpico António Marques

Resultado de imagem para APCC decide homenagear atleta paralímpico António MarquesCerimónia a realizar no Dia Nacional da Paralisia Cerebral
APCC DECIDE HOMENAGEAR ATLETA PARALÍMPICO ANTÓNIO MARQUES
A Direção da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) decidiu, em reunião realizada esta semana, homenagear o atleta António Marques, que representou a instituição e o país nos últimos Jogos Paralímpicos, realizados no Rio de Janeiro.
O tributo terá lugar no dia 20 de outubro, data em que se celebra o Dia Nacional da Paralisia Cerebral, e pretende premiar a carreira, a dedicação e o esforço daquele que é o praticante mundial de boccia com mais medalhas paralímpicas.
António Marques conquistou no Brasil uma medalha de bronze, enquanto membro da Equipa BC1/BC2, aumentando assim o seu currículo para um total de sete: duas de ouro, três de prata e duas de bronze no boccia, a que se junta uma outra medalha de bronze no atletismo (lançamento de precisão).
António Marques nasceu em Aveleira (Penacova) há 52 anos, é o praticante que há mais tempo compete em provas internacionais de boccia em todo o mundo e já participou em sete Jogos Paralímpicos. É utente da APCC desde criança e foi na instituição que se iniciou no desporto.
A APCC é, de resto, pioneira no desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiência em Portugal. O boccia, por exemplo, foi introduzido no nosso país durante um curso organizado pela Associação. Desde 1984 que a Associação participa regularmente em competições nacionais da modalidade, tendo conquistado já mais de 30 títulos.
Imagem de António Marques