quarta-feira, 2 de novembro de 2022

No próximo dia 21 de novembro, no Biocant Park. Região de Coimbra Empreende+ apresentado em Cantanhede

 

Cantanhede vai acolher no próximo dia 21 de novembro, pelas 14h30, no Biocant Park, um workshop de apresentação da 2.ª edição do projeto Região de Coimbra Empreende +. Com participação gratuita, a iniciativa que resulta de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), em parceria com o Instituto Pedro Nunes-Incubadora, carecendo apenas de uma pré-inscrição através do link https://forms.office.com/r/RmmpcDgpTE para o efeito.

A sessão pretende apresentar novamente este programa de sensibilização e estímulo para o empreendedorismo na região, através do programa de aceleração de ideias, a decorrer até ao próximo dia 30 de novembro para formação, capacitação e mentoria de projetos nos 19 concelhos da CIM-RC. Todas as informações referentes ao programa encontram-se disponíveis para consulta no site https://www.regiaodecoimbramais.pt/.

A ação visa ainda apresentar este projeto de estímulo ao empreendedorismo qualificado e criativo, focado em apoiar o desenvolvimento de ideias de negócio, em particular das que resultam das áreas do conhecimento, da tecnologia e/ou das indústrias criativas.

Recorde-se que entre abril e maio deste ano, o programa Região de Coimbra Empreende+ fez um périplo por todos os 19 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, onde apresentou o programa a potenciais empreendedores. Desse roteiro pelo território foram submetidas 92 as candidaturas, tendo sido selecionadas 30 ideias de áreas tão diversas como o turismo, design, saúde e bem-estar, comunicação, marketing ou tecnologias de informação.

Este projeto visa ainda apoiar o desenvolvimento de ações de capacitação para o estímulo ao espírito empresarial, para a criação de novas empresas, para a inovação, internacionalização, e para a prospeção e acesso a novos mercados, com competências especificas e complementares: conhecimento do território e apoio a empreendedores.

O Região de Coimbra, Empreende+ prevê ainda várias ações num modelo de aprendizagem misto, com sessões presenciais e webinars que incidirão em temas chave para os potenciais empreendedores, como a planificação de negócio, o marketing ou a operacionalização da produção.

Silves | CORTE DE ÁGUA NA RUA DR. MARREIROS NETO, NO ALGOZ, É ADIADO PARA DIA 8 DE NOVEMBRO

 
A Câmara Municipal de Silves informa que o corte de água previsto para amanhã, dia 3 de novembro, na rua Dr. Marreiros Neto, no Algoz, foi adiado para o próximo dia 8 de novembro. A interrupção, motivada pela necessidade de ligação da nova rede de águas, decorrerá entre as 8h30 e as 17h00.

A autarquia agradece a melhor compreensão e lamenta o eventual transtorno que a realização destes trabalhos poderá causar.

CASA DA CULTURA LUSO-ÁRABE E MEDITERRÂNICA DE SILVES ACOLHE CONCERTO DE OUTONO DA ORQUESTRA CLÁSSICA DO SUL

 Numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Silves, em parceria com a Orquestra Clássica do Sul (OCS), a Casa da Cultura Luso-Árabe e Mediterrânica de Silves recebe a 19 de novembro, pelas 18h00, o “Concerto de Outono - Quadros Eslavos” da OCS. A entrada é livre.
Neste concerto, dois agrupamentos de música de câmara revisitarão, respetivamente, o conforto do calor da música brilhante, animada e festiva de A. Glazunov, com Quarteto de Cordas nº 3, Op. 26 Quarteto Eslavo; e uma das suas mais famosas composições musicais (originalmente escrita para piano) de M. Mussorgsky, com Quadros de uma Exposição (arr. Lickelmann).
O telefone 282 440 800 e o endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt são os contactos disponíveis do sector de Cultura do Município de Silves para o fornecimento de informações adicionais sobre este evento.
Classificação etária: M/6
 
PROGRAMA
A. GLAZUNOV (1865-1936)
Quarteto de Cordas nº 3, Op. 26 Quarteto Eslavo
 
I. Moderato
II. Interlúdio. Moderato
III. Alla mazurka. Allegretto
IV. Uma Festa Eslava. Allegro moderato
 
Agrupamento de música de câmara
João Castro, Sara Cymbron, violinos
Nuno Soares, viola
Jari Piper, violoncelo
 
M. MUSSORGSKY (1839 - 1881)
Quadros de uma Exposição (arr. Lickelmann)
 
I. Promenade (Passeio) Introdução – Allegro giusto, nel modo russico, senza allegrezza, ma poco sostenuto.
II. Gnomus (Gnomo) – Sempre Vivo.
III. Promenade (Passeio) – Moderato comodo assai e con delicatezza.
IV. Il Vecchio Castello (O Castelo Medieval) – Andante molto cantabile e con dolore.
V. Promenade (Passeio) – Moderato non tanto, pesante.
VI. Tuileries (Tulherias) – Allegretto non troppo, cappricioso.
VII. Bydlo (Carro de Bois) – Sempre moderato, pensante.
VIII. Promenade (Passeio) – Tranquillo.
IX. Ballet des Petits Poussins dans leurs Coques (Bailado dos Pintainhos nas suas Cascas de Ovos) – Schernizo.
X. Samuel Goldenberg et Schmuyle – Andante grave, energico.
XI. Promenade (Passeio) – Allegro giusto, nel modo russico, poco sostenuto.
XII. Limoges, Le Marché (O Mercado de Limoges) - Allegretto vivo, sempre scherzando. AFK.
XIII. Catacombae, Sepulcrum Romanum (Catacumbas, Sepulcro Romano) – Largo.
XIV. Cum Mortuis in Língua Mortua (Com os Mortos Numa Língua Morta) - Andante non troppo, com lamento.
XV. La Cabane de Baba-Yaga sur de Pattes de Poule (A Cabana de Baba-Yaga sobre Patas de Galinha) – Allegro com brio, feroce. Andante mosso. Allegro molto.
XVI. La Grande Porte de Kiev (A Grande Porta de Kiev) – Allegro alla breve. Maestoso. Con grandezza.
 
Agrupamento de música de câmara
Luis Miguel Garcia, flauta
David Fresquet, oboé
Rui Travasso, clarinete
Joaquim Moita, fagote
Todd Sheldrick, trompa
 
SINOPSE
Neste concerto de Outono, em que os dias são mais curtos, convidamos a ouvir música do maior país do mundo, onde, por esta altura, chegam já os primeiros flocos de neve. Por contraste ao frio que se aproxima, A. Glazunov dá-nos o conforto do calor da sua música - brilhante, animada e festiva.
Com M. Mussorgsky visitaremos uma exposição de quadros, não para ver, mas para ouvir. Na versão para ensemble instrumental com arranjo de J. Lickelmann, esta é uma das suas mais famosas composições musicais, originalmente escrita para piano.

Castelo de Paiva | Recebidos em homenagem na Câmara Municipal. Jovens Paivenses distinguiram-se no Campeonato do Mundo das Profissões

 
Câmara Municipal de Castelo de Paiva promoveu, na manhã do passado Sábado, uma cerimónia de homenagem aos jovens paivenses João Teixeira e Hugo Geraldo, que se distinguiram de forma brilhante, no recente Campeonato do Mundo de Profissões, (WorldSkills Competition 2022 Special Edition), realizado em Bordéus, na França.
      Representando o CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica de Ermesinde, João Teixeira sagrou-se Campeão do Mundo na profissão de Desenho Industrial – CAD, e Hugo Geraldo, foi Vice-Campeão do Mundo na profissão de Refrigeração e Ar Condicionado.
      Os dois jovens foram recebidos no salão nobre da Câmara Municipal, numa cerimónia presidida pelo presidente José Rocha, que evidenciou, em jeito de reconhecimento, os excelentes resultados alcançados por estes alunos paivenses, enaltecendo também, o trabalho e empenho de toda a equipa que os acompanha neste extraordinário percurso escolar.
      Na cerimónia, marcaram também presença, os directores do CENFIM- Porto e do CENFIM - Ermesinde onde os jovens são formandos, assim como autarcas, representantes de entidades do concelho e as famílias dos jovens distinguidos a nível internacional.
      Recorde-se que João Teixeira, de 21 anos, é estudante de engenharia mecânica, no Instituto Superior de Engenharia do Porto, e já tinha sido Campeão Europeu no Euroskills 2021, notabilizou-se no Campeonato do Mundo de Profissões, competindo contra 21 equipas.
      O Campeonato das Profissões consiste numa competição de jovens altamente qualificados. Este Mundial, previsto para acontecer em Xangai, foi cancelado devido à pandemia, e está a decorrer em 15 países até 26 de Novembro.

Católica e Planetiers promovem debate sobre Inovação, Sustentabilidade e Regeneração | 17 NOV PORTO

 
INSURE.hub: Católica e Planetiers promovem debate sobre Inovação, Sustentabilidade e Regeneração.

Inspirar, desafiar e promover a mudança nas áreas da Sustentabilidade e Regeneração são os grandes objetivos do INSURE.hub. Uma iniciativa da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, através das Faculdades - Católica Porto Business School e Escola Superior de Biotecnologia - e da Planetiers New Generation. A 17 de novembro, no Porto, realiza-se a 2ª Conferência internacional que reunirá profissionais, académicos e líderes nas áreas da Sustentabilidade e Regeneração que estão envolvidos em projetos disruptivos, circulares, sustentáveis e/ou regenerativos. O evento contará com a presença de Isabel Ferreira, Secretária de Estado para o Desenvolvimento Regional.
 
2ª Conferência Internacional do INSURE.HUB - Innovation in Sustainability and Regeneration Hub estará dividida em dois momentos: de manhã será apresentado pela academia o estado de arte da Sustentabilidade e Regeneração, e de tarde serão debatidos vários casos de estudo inovadores a nível nacional e internacional. O melhor artigo científico, apresentado durante a manhã, será distinguido com o MDS Best Paper Award.
Pretendemos que esta conferência demonstre a importância do INSURE.hub como iniciativa transformadora e de partilha de conhecimento transdisciplinar e inovador, essencial para o cumprimento das metas da Europa para 2030 e do Pacto Ecológico Europeu”, reitera João Pinto, vice-presidente da Universidade Católica Portuguesa no Porto.
 
Inovação circular e disruptiva”, “Transformação digital e negócios sustentáveis”, “Investimento e financiamento sustentável”, e “Do lixo ao produto” são alguns dos casos de estudo que serão apresentados na 2ª Conferência Internacional do INSURE.HUB - Innovation in Sustainability and Regeneration Hub. Estarão presentes John Melo (CEO da Amyris), Sónia Cardoso (diretora de Sustentabilidade da SONAE SGPS), Martim Santos (Senior Manager KPMG Advisory) e Benedita Chaves (diretora da Unidade de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da LIPOR). A mesa redonda “Construir um futuro robusto e sustentável em tempos turbulentos” contará com a presença de Fernando Leite (CEO LIPOR), Filipe Araújo (vice-presidente da Câmara Municipal do Porto), de Mário Vinhas (COO da MDS), e de Paul Hodges (Chairman da New Normal Consulting & Infinity Recycling, The World Economic Forum Global Expert).
 
Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, das metas definidas para a Europa em 2030 e com a Estratégia do Pacto Ecológico Europeu. o INSURE.hub ambiciona contribuir para tornar Portugal num dos mais progressivos países da União Europeia nas áreas da Sustentabilidade e da Regeneração.
A 2ª Conferência Internacional do INSURE.HUB - Innovation in Sustainability and Regeneration Hub decorrerá a 17 de novembro, entre as 8h30 e as 20h, na Universidade Católica Portuguesa no Porto. A inscrição é gratuita, mas obrigatória.

PATRÍCIA GOMES

ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA COMPETIRAM NO CIRCUITO DISTRITAL DE TRAIL RUNNING DE COIMBRA

Terminada recentemente a época de Trail Running, em que o foco principal esteve nas provas pertencentes ao Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra (CDTRC), promovido pela ADAC - Associação Distrital Atletismo de Coimbra e no qual participaram os atletas que defenderam as cores da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que estiveram envolvidos em provas de estrada, corta-mato e trail. 

No Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra, na vertente de Trail Curto, a secção Ar Livre e Aventura da ASSSCC teve 11 atletas a completar o número mínimo de provas exigido para ser considerado finisher.
Coletivamente foi a 8ª equipa, estando representada na totalidade das 11 provas do referido circuito.

No setor feminino completaram o circuito, as atletas Gabriela Oliveira, que alcançou a 5ª posição na classificação geral do escalão F40; Otília Costa, a 6ª F40; Sandra Ângelo, a 7ª F45, Luísa Santos, a 9ª F45 e Anabela Almeida, a 13ª posição F40.

No setor masculino, Pedro Cardoso, obteve o 3º lugar no escalão M45; Nelson Heleno, o 6º MSen; José Machado, o 7º M40; Nuno Almeida, o 9º M45; André Santos, o 18º MSen e Brian Ferreira, o 20º lugar no escalão MSen, foram os atletas finishers. 

Destaque para o 3º lugar de Pedro Cardoso, que lhe permitiu alcançar o pódio e para 8 atletas no Top10 dos respetivos escalões. 

Parabéns a todos os atletas que se empenharam nesta época, não só aos finishers mas também a todos os outros que deram o seu contributo.

 

Agradecimentos especiais a todos os apoiantes e patrocinadores.

Óptica Loisas Lentes Zeizz

Fisioterapeuta Ana Taraio

Luisa Cabeleireiro

Mariana Martins

Streetsport Animação Turística

MARIALVA MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA

NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)


Proença-a-Nova | Encontro de Escalada reuniu 60 participantes na 15ª edição

 

A 15ª edição do Encontro de Escalada em Proença-a-Nova realizado anualmente nas Portas do Almourão, sempre no último fim de semana de outubro, contou com a presença de mais de 60 participantes.

João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, realça “o espírito de companheirismo vivido entre o grupo, que criou já verdadeiros laços de amizade ao longo dos naos”. O autarca aponta ainda à “condição diferenciada e adequada deste grupo para promover territórios como Proença-a-Nova, com demografia e densidade mais baixa, mas condições excecionais para a prática”. Quanto ao projeto criado na Serra das Talhadas, João Lobo refere-se a “um investimento mais do que validado”, enaltecendo que “ao longo destes anos tem sido construído o produto ‘Serra das Talhadas’, também, por exemplo, com a construção da Via Ferrata”.

José Santos, organizador do Encontro de Escalada, explica as razões que estiveram na origem da escolha do lugar: “conheci as Portas de Almourão em 1998 e quando as vi pela primeira vez disse logo que iria equipar estas paredes para criar condições de escalada”.

Hoje em dia, José Santos afirma ser já interpelado por habitantes de outras populações: “o resultado destes 15 anos de encontros é que as pessoas das aldeias vizinhas também já me pediram para ter zonas de escalada nas suas aldeias, e isso para mim é muito gratificante. A ajuda das pessoas locais para mim é o ideal, porque o Encontro sem estas pessoas não é a mesma coisa”. No futuro, como resposta ao pedido das populações de Carregais e Rabacinas, vão ser equipados três novos setores de Escalada. Com estas alterações está previsto que a Escola de Escalada passe a ter mais de 100 vias de Escalada.

A chuva não demoveu o grupo de se manter unido ao longo dos dois dias de atividades nesta 15ª edição, que além do crescente número de participação jovem e da presença de três escaladores de nacionalidade alemã, brasileira e italiana, diferencia-se das restantes pela participação de um atleta surdo pela primeira vez, que destaca ainda mais o poder deste desporto também como elemento integrador.



Proença-a-Nova | Abertas candidaturas para o sector da viticultura

Estão abertas as candidaturas destinadas ao sector da viticultura no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2014-2020), com uma dotação orçamental de 12,5 milhões de euros.

Este apoio destina-se a investimentos superiores a 25.000 € nas explorações agrícolas com o objetivo de reforçar a viabilidade e a competitividade das explorações agrícolas, promovendo a inovação, a formação, a capacitação organizacional e o redimensionamento das empresas; preservar e melhorar o ambiente, assegurando a compatibilidade dos investimentos com as normas ambientais e de higiene e segurança no trabalho e apoiar a instalação de novas plantações de vinha, devidamente autorizadas.

Localização do investimento, adesão a regimes de seguros ou realização de investimentos de proteção de colheitas, adesão a organizações de produtores reconhecidas, a natureza do investimento produtivo associados à utilização de tecnologias de precisão, investimentos com impacto ambiental relevante ou o modo de produção (certificação biológica, Global GAP, Produção Integrada (PI) ou Denominação de Origem Protegida (DOP) ou Indicação Geográfica Protegida (IGP)), são alguns dos critérios de seleção ou desempate das candidaturas que são objetivo de hierarquização e pontuação obtida na Valia Global da Operação.

Os apoios são concedidos sob a forma de subvenção não reembolsável, limitada ao valor de investimento máximo elegível de 500.000 euros por candidatura e podendo incluir o custo de instalação de vinha para vinho; de instalação de painéis fotovoltaicos; de aquisição de tratores; de construção de charcas; de construção de armazéns; ou reembolso de despesas realizadas e pagas.

As candidaturas são submetidas através de formulário eletrónico disponível no sítio no portal do Portugal 2020 em www.portugal2020.pt, ou do PDR2020 em www.pdr-2020.pt, e devem ser efetuadas até às 17h do dia 22 de dezembro de 2022.

Todos os interessados também poderão contactar o Gabinete de Apoio ao Empresário e Agricultor do Município de Proença-a-Nova, que apoiará na prestação de esclarecimentos.



Cantanhede | Fotografias de Ana Abrão expostas nos claustros do Paços do Concelho. “O Photofest foi, para mim, uma boa surpresa”

A prestigiada e premiada fotógrafa Ana Abrão esteve em Cantanhede para participar no Photofest, o primeiro festival de fotografia e outras artes com as quais se relaciona, que a Associação fotografARTE realizou em parceria com o Município.

Na ocasião, Ana Abrão apresentou “Outros Mundos”, resultado de uma viagem pela Ásia e que nas suas palavras é “um livro que conta a história por trás das imagens e revela, em imagens, o que narram as histórias”.

Outros Mundos” nasceu “espontaneamente” e reúne 11 séries de imagens e as suas respetivas histórias.

O meu objetivo era fotografar uma Ásia genuína, não ‘diluída’ pela influência do turismo e, sobretudo, ter uma boa experiência pessoal. Para consegui-lo, fui a locais remotos, sempre com a mente aberta, para conhecer e compreender a diversidade cultural que há por lá. Esta incursão em culturas tão particulares, gerou experiências únicas, incomuns. Partilhar estas experiências era quase um dever da minha parte, pois considero que compreender outras culturas é meio caminho para aceitá-las. O livro foi o meio de partilha”, explica a fotógrafa.

O livro é, todo ele, orientado para o storytelling. O mesmo é dizer que “a narrativa visual tenta conduzir o observador a compreender o acontecimento através de uma série de imagens”. A crónica, por sua vez, “complementa a narrativa visual com a descrição da história e da minha experiência no contexto”.

Entre as 120 fotografias ou 11 crónicas, Ana Abrão tem dificuldade em destacar alguma. Mas após alguma insistência recorda a primeira crónica em que descreve a sua experiência durante vários dias com uma comunidade de Sadhus, os homens indianos que dedicam a sua vida ao desenvolvimento espiritual.

No que diz respeito à imagem, escolhe a imagem dos pés da senhora da etnia Patel que utilizou na contracapa do livro.

Os prémios entretanto arrecadados pelo livro foram a consequência de uma obra feita com a alma. “Eu não tinha nenhuma ideia se ele [o livro] seria aceite. Mas começaram a chegar feedbacks espontâneos… daqueles de fazer arrepiar a pele. A seguir vieram os 3 prémios do livro, mais o da imagem da capa. Muito sinceramente, não esperava, pois vieram de entidades onde concorrem fotógrafos de todo o mundo. Pareciam muito fora do meu alcance, mas sou muito grata por ter reconhecimento em algo tão meu”, agradece.

Neste momento, Ana Abrão encontra-se no norte do Paquistão a contactar e interagir com grupos étnicos com características culturais muito interessantes e, é claro, mostrar a sua beleza através da fotografia. “A médio prazo, o meu objetivo é produzir outro livro, com novas imagens e histórias”, adianta.

Sobre a passagem pelo Photofest e Cantanhede, a fotógrafa guarda as melhores recordações.“O Photofest foi, para mim, uma boa surpresa. Conseguiu reunir, num mesmo espaço, muitas valências artísticas e muita criatividade. Houve um grande empenho da organização para que o evento fosse culturalmente enriquecedor. Este objetivo, acho que conseguiram lindamente. No meu ponto de vista, o Photofest tem potencial para ser integrado aos eventos culturais de Cantanhede com muitas outras edições”, elogia.

A terminar, fica também o reconhecimento pelo calor humano que sentiu na visita à cidade. “A forma como fui acolhida e acarinhada por todos, sinceramente, não tem preço”, conclui.

As fotografias do livro “Outros Mundos” estão expostas, até 18 de novembro, nos claustros da Câmara Municipal de Cantanhede, podendo ser observadas, nos dias úteis, das 9h00 às 18h00.

Novo ciclo de Cafés de Ciência “O nosso Planeta, a nossa Saúde”

 
No âmbito das celebrações do “One Health Day”, o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro organizam o ciclo de cafés de ciência “O nosso Planeta, a nossa Saúde”. Este novo ciclo tem por objetivo abordar a saúde ideal para pessoas, animais e para o ambiente. Durante o mês de novembro, às 21h00 de cada quinta-feira, na Fábrica Centro Ciência Viva, o tema será abordado por convidados especialistas em diferentes áreas. A entrada é livre.
 
O “One Health” baseia-se no esforço colaborativo desenvolvido a nível global para alcançar a saúde ideal para pessoas, animais e para o ambiente. Trata-se de uma iniciativa com carácter internacional coordenada por várias redes de investigação, que escolheram o dia 3 de novembro como o “Dia da Saúde Única”.
A estreia do novo ciclo de Cafés de Ciência acontece precisamente a 3 de novembro, com o tema “Microbiota humano e saúde”, e conta com Isabel Alexandra Marcos Miranda, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e Maria José Correia, da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa, como convidadas. Mais informações sobre esta sessão estão disponíveis aqui.
 
Programa:
03 nov '22 | Microbiota humano e saúde
Isabel Alexandra Marcos Miranda | Faculdade de Medicina, Universidade do Porto
Maria José Correia | Faculdade de Medicina Dentária, Universidade Católica Portuguesa
 
10 nov '22 | Energias renováveis & qualidade do ar
Alexandra Monteiro | CESAM & Depto. de Ambiente e Ordenamento da UA
Michael Russo | CESAM & Depto. de Ambiente e Ordenamento da UA
 
17 nov '22 | Água & reutilização
Vânia Calisto | CESAM & Depto. de Química da UA
Carlos Oliveira | VentilAQUA
 
24 nov '22 | Sustentabilidade dos ecossistemas
Ricardo Calado | CESAM & Depto. de Biologia da UA
Carlos Fonseca | CoLAB ForestWISE – Collaborative Laboratory for Integrated Forest & Fire Wise Management, CESAM & Depto de Biologia da UA
 
Teresa Pereira

BOLETIM INFOADASCA, EDIÇÃO Nº. 27, NOVEMBRO 2022

 

A ADASCA trás mais uma vez a público a edição do seu Boletim InfoADASCA, edição nº. 27 para o mês de Novembro.

Procuramos sempre inserir temas vs artigos de interesse público. Desta vez:

- Editorial: Obrigado!

- Cientistas Comprovam Eficácia de Técnicas Oticas no Diagnóstico Precoce de Cancro,

- Crise Energética,

- Micróbios: Esses Pobres Seres Mal-Amados

- Pequenos e Muito Pouco Stressados.

Todos da autoria de professores universitários. Não é fácil manter um Projecto Editorial com esta dinâmica, num País que só tem garganta, vive mais de aparências do que de acções concretas. Não somos mais do que os outros, somos iguais a nós próprios, procuramos fazer diferente, para evitar cair na rotina ou em ciclos viciosos. Sabemos o que cremos, para onde vamos, com objectivos concretos. Necessitamos com urgência de uma Sede com as devidas condições, quer para os dadores, equipa médica e órgãos directivos.

Francamente, pensávamos nós, com a edição deste humilde Boletim informativo, os dadores manifestassem as suas preocupações, desagrados, anseios e opiniões, exactamente como o fazem através dos telefonemas.

Assistimos a comportamentos estranhos, passivos, está tudo bem, quando na verdade não está. Somos nós que contribuímos (ADASCA) todos os dias, para que não falte sangue nos hospitais. O IPST mantém uma relação distante (por vezes exigente), olha para mais os seus objectivos do que, para quem tudo tem dado aos longos dos 16 anos. É a cultura típica portuguesa, com uma boa dose de ingratidão.

Como cidadão e dirigente associativo temo pelo futuro da dádiva de sangue em Portugal. Existe uma manta de interesses instalados no mundo da dádiva de sangue. Sabendo o que hoje sei, não teria avançado com projecto que deu origem a esta associação.

Promovemos eventos nunca antes realizados, que incomodaram e ainda hoje incomodam determinados oportunistas, que deambulam pelo mundo da dádiva de sangue, quais donos disto tudo de norte a sul.

J. Carlos

Dez milhões e quinhentos mil cigarros apreendidos na Região de Leiria

 
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e o Destacamento de Acção Fiscal de Lisboa da Unidade de Acção Fiscal da Guarda Nacional Republicana (UAF/GNR), no dia 21 de outubro de 2022, procederam ao controlo de um contentor marítimo que se encontrava parqueado junto à via pública na região de Leiria, ainda com o selo colocado pela companhia de navegação inviolado, tendo encontrado no seu interior 10.500.000 cigarros acondicionados em caixas, prontos para serem comercializados.
Apurou-se que esse contentor era proveniente dos Emirados Árabes Unidos e tinha sido objeto de declaração aduaneira que
"A fim de salvaguardar os interesses financeiros e a preservação da saúde pública"os cigarros foram apreendidos, tendo-se assim evitado que entrassem na cadeia de consumo, o que iria provocar uma evasão de cerca de 1,87 milhões de Euros de tributos, com prejuízo de igual montante para os cofres da UE e do Estado português.
Foi instaurado o competente procedimento criminal, que prosseguirá os seus termos sob a direção dos Serviços do Ministério Público, tendo para o efeito sido constituída uma equipa mista de investigação, constituída pela UAF/GNR e a AT.

Arganil recebe Roadshow de Cibersegurança para os mais novos

A sala de aula móvel da Huawei, orientada para crianças e jovens em idade escolar, tem como próxima paragem a Escola EB 2º e 3º Ciclos de Arganil.
Sob o lema “Partilhar sem arriscar”, a Huawei Portugal apresenta a sua edição de 2022 do SmartBus. O projecto educativo, desenvolvido para crianças e jovens entre os 10 e os 14 anos, vai percorrer o País de Norte a Sul. Serão realizadas paragens em cerca de 20 escolas, e a próxima é já no dia 4 de Novembro, na Escola EB 2º e 3º Ciclos de Arganil.
A viagem desta sala de aula móvel teve início em Almada com uma paragem que assinalou o Dia Internacional das Raparigas, a 11 de Outubro, durante o evento “Shaping The Digital Future”, no âmbito da 6ª edição do programa Engenheiras por um Dia. Depois seguiu para Lisboa, tendo parado no Externato Marista. Já na zona Norte do país, o SmartBus esteve estacionado em Braga, no Porto, Vila Nova de Gaia, Aveiro e Viseu seguindo agora para região Centro com paragem em Arganil, Coimbra.
Com uma rota que visita vários estabelecimentos escolares de todo o País, o SmartBus tem as portas abertas para receber crianças, pais e professores, com o intuito de contribuir para o aumento da consciencialização sobre o bom uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) através das sessões didáticas ministradas no autocarro. Recorrendo à partilha de dicas e conselhos para tirar o máximo partido dos vários dispositivos e plataformas, a Huawei acredita que se evitam riscos e perigos para os mais novos.
As sessões, de caráter formativo e lúdico, são orientadas por professores especializados e têm uma duração de 50 minutos. Durante este tempo, os jovens participam em actividades e jogos interactivos integrados nos dispositivos tecnológicos. Vejamos, por exemplo, a aplicação Detetive Privado, especificamente desenhada para este projecto. Nesta aplicação, é possível ter acesso a noções básicas sobre o uso responsável das redes sociais em termos de privacidade e, ainda, aprender a detectar alguns dos perigos mais frequentemente presentes nestas plataformas.
Diogo Madeira da Silva, Director de Public Affairs & Communication da Huawei Portugal explica que “os jovens são hoje nativos digitais, mas devemos procurar que adotem comportamentos seguros on-line e contribuir para que façam uma utilização segura e consciente da tecnologia”. Daí que, completa, “a educação seja uma das áreas em que realizamos maior investimento, considerando não só as iniciativas de consciencialização dos alunos, mas também de toda a comunidade que envolve o ensino como os professores ou encarregados de educação”.
No conjunto das actividades organizadas no âmbito do SmartBus estão também incluídas iniciativas promovidas por parceiros. São exemplo acções que integram o Mês das Competências Digitais tutelado pelo INCoDe.2030; o Programa Engenheiras Por Um Dia, iniciativa do Governo Português que tem como objetivo destacar as áreas da engenharia e tecnologia junto das jovens que frequentam o 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário; ou, ainda, a promoção da 10.ª edição do Sitestar.PT, evento promovido a nível nacional pela DECO e o .PT que convida os jovens entre os 13 e os 18 anos a desenvolver sites em domínio .pt, de forma criativa e original.
Estima-se que este roadshow nacional, com uma duração de quatro semanas, pode chegar até entre 4.000 a 5.000 estudantes de Norte a Sul do País. O roteiro teve início no dia 11 de Outubro em Almada e seguiu depois viagem rumo a Lisboa, Malveira, Sintra, Braga, Porto, Aveiro e Viseu. Após a paragem em Arganil, continuará para Leiria, Ponte de Sor, Chamusca, Moita e Setúbal, até estacionar a Sul em Lagos, Portimão, Albufeira, Faro e Tavira.