sábado, 14 de maio de 2022

Silves | PEÇA INFANTIL “CONTA-ME ESTÓRIAS” FOI CANCELADA


A Câmara Municipal de Silves informa que a peça de teatro infantil “Conta-me Estórias”, agendada para amanhã, dia 15 de maio, no Teatro Mascarenhas Gregório, foi cancelada por motivos de saúde de um dos elementos da companhia. A peça será reagendada para data a anunciar oportunamente.

O Município de Silves lamenta os transtornos causados e deseja a rápida recuperação do membro da Companhia Byfurcação Teatro e o seu regresso aos palcos.

Incêndios. MAI diz que dispositivo de combate é mais seguro e de maior confiança

Ministro José Luís Carneiro reconhece que não é possível prever todas as situações, mas garante que experiência de 2017 ajudou a preparar dispositivo mais seguro e apela aos cidadãos para limparem os terrenos.
O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, considera que Portugal está atualmente mais capaz de evitar tragédias como os incêndios de Pedrógão Grande.
Na apresentação do DECIR 2022 - dispositivo especial de combate a incêndios - que decorreu este sábado em Castanheira de Pera, José Luís Carneiro admitiu, porém, que nunca seremos capazes de prevenir todos os imprevistos.
Considerando que é muito importante ter a noção de que “há sempre aspetos de complexidade que são imprevisíveis”, o governante salientou que “seria muito irresponsável dizer que todas as variáveis estão hoje absolutamente controladas.”
“Não estão”, adiantou o Ministro, porque “há variáveis que estão para além do conhecimento que existe”. E fez a analogia com o que aconteceu no incêndio de 2017, em que “o conhecimento que existia até então não foi o suficiente para enfrentar aquela complexidade.”
Por outro lado, “temos consciência de que há fatores de imprevisibilidade que superam toda a capacidade de diagnóstico, de prospetiva e de planeamento.”
Contudo, afirmou José Luís Carneiro, o dispositivo de hoje “é mais seguro e suscita mais confiança, tem mais meios e mais competências, além de mais conhecimento científico agregado ao planeamento e à resposta.”
Neste ano, o Ministério decidiu dar um reforço financeiro de 3,2 ME às corporações de bombeiros.
Quanto ao dispositivo terrestre, de 1 de julho a 30 de setembro, ele contará com mais 859 elementos do que em 2021, num total de 12.917 elementos, mais 267 equipas, num total de 3.062, e mais 177 viaturas do que no ano passado, num total de 2.833.
Em permanência, de 1 de junho a 15 de outubro, estarão 60 meios aéreos.
O ministro realçou, no entanto, a importância de os “cidadãos cumprirem os seus deveres essenciais”, nomeadamente “as limpezas em torno das habitações”.
Para José Luís Carneiro, “está amplamente demonstrado que esse esforço de limpeza em torno das habitações é fator de segurança para os bens, para o património das pessoas e, também, das suas próprias vidas”, por isso apelou aos cidadãos “para que não deixem de cumprir aquilo que são as suas obrigações”.

Teresa Paula Costa/RR

Belenenses SAD e Tondela descem à II Liga

A Belenenses SAD cai nove anos depois, o Tondela sete anos depois.
O Belenenses SAD foi este sábado despromovido à II Liga portuguesa de futebol, ao empatar 0-0 no terreno do Arouca, em jogo da 34.ª e última jornada do primeiro escalão, ‘caindo’ juntamente com Tondela.
Com 81 presenças na primeira divisão, que disputava ininterruptamente desde 2013/14, a formação ‘azul’ necessitava de vencer para aspirar a uma vaga no ‘play-off’ de manutenção.
O ‘nulo’ no terreno do Arouca, que termina a competição no 15.º lugar, com 31 pontos, deixa o Belenenses SAD no 18.º e último lugar, com 26, a dois do Tondela, 17.º e igualmente despromovido, após empatar 2-2 na receção ao Boavista, e a três do Moreirense, 16.º e que vai disputar a permanência com o terceiro classificado do segundo escalão, após ter goleado o Vizela, por 4-1.
O Tondela na II Liga portuguesa de futebol, ao empatar 2-2 na receção ao Boavista, em jogo da 34.ª e última jornada do principal escalão, após sete temporadas entre os ‘grandes’.

SIC Notícias/Lusa

Alfândega de Setúbal apreende mais de 12 milhões de cigarros em contentor oriundo da Tailândia

Foram detidos um cidadão romeno e outro ucraniano.
Mais de 12 milhões de cigarros escondidos num contentor originário da Tailândia foram apreendidos pelos serviços da Alfândega de Setúbal, anunciou em comunicado a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
Os cigarros foram detetados na sequência de um controlo não intrusivo ao contentor, tendo as autoridades concluído “pela elevada probabilidade de existir uma desconformidade" entre o conteúdo do referido contentor e o que fora declarado nos documentos de transporte.
A descarga do contentor revelou a existência “e consequente apreensão de mais de 12 milhões de cigarros acondicionados em caixas, prontos para serem comercializados”, indica a mesma informação da AT, precisando que a entrada destes cigarros no consumo iria resultar numa evasão aos impostos de cerca de 2,3 milhões de euros.
Numa outra ação de controlo, no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, os serviços aduaneiros detetaram e apreenderam um total de 34.080 cigarros da marca ‘Marlboro Red’ provenientes de Istambul.
Os cigarros, refere um comunicado publicado no portal das Finanças, vinham em malas transportadas “por um passageiro de nacionalidade romena mas recolhidas por dois indivíduos de nacionalidade romena e ucraniana na Sala de Recolha de Bagagem do Aeroporto Humberto Delgado”.
Na sequência desta operação, as autoridades procederam à “detenção dos dois indivíduos de nacionalidade romena e ucraniana”, tendo avançado com a abertura de procedimento criminal, “face à dimensão internacional e forma de atuação constatada”.

Cadáveres acumulam-se na Ucrânia

 Soldados ucranianos transportam o cadáver de um soldado russo   -   Direitos de autor  AP Photo/Efrem Lukatsky
Cerca de 27.000 soldados russos terão morrido na Ucrânia desde o início da guerra, segundo os dados divulgados pelas autoridades de Kiev.
Por todo o país, acumulam-se cadáveres não reclamados pelo regime de Vladimir Putin.
O exército ucraniano vai armazenado os corpos em vagões refrigerados onde ficam a aguardar até que possam regressar à Rússia.
De acordo com o coronel ucraniano Volodymyr Lyamzin, "várias centenas de corpos de ocupantes (russos) são mantidos aqui. Existem vários comboios deste tipo no território da Ucrânia. Serão mantidos aqui até que seja tomada uma decisão a nível interestatal no sentido de transferir estes cadáveres. O lado ucraniano está pronto a entregá-los amanhã ou mesmo hoje. No entanto, não houve até agora quaisquer apelos do lado russo para receber estes corpos".
Kremlin tem-se recusado a divulgar o número de baixas de militares russos na Ucrânia. O último balanço oficial, de março, confirma a morte de 1350.

euronews

Aividade da GNR a nível nacional

Entre os dias 6 a 12 de maio


Detenções
.532 detidos em flagrante delito, destacando-se:
.233 por condução sob o efeito do álcool;
.135 por condução sem habilitação legal;
.22 por furto e roubo;
.22 por tráfico de estupefacientes;
.12 por violência doméstica;
.Dez por posse ilegal de armas e arma proibida;
.Um por incêndio florestal.

Apreensões:
.19 armas de fogo;
.Oito armas brancas ou proibidas;
.686 munições.

Trânsito:
Fiscalização: 7 911 infrações detetadas, destacando-se:
.1 734 excessos de velocidade;
.471  por falta de inspeção periódica obrigatória;
.435 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
.393 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
.255 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
.223 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
.208 por falta de seguro de responsabilidade civil;
.200 relacionadas com tacógrafos.

Portalegre | “Motards Montargil” com dádiva de sangue no aniversário

Uma colheita de sangue envolvendo os amantes das motas, e também a população em geral, fez parte do programa das 11 velas sopradas dos “Motards Montargil”. No centro de saúde, desta localidade do concelho de Ponte de Sor, foram recebidos 27 voluntários com destaque para a forte presença de mulheres, num total de 16 (59,3 %). Entre os presentes estiveram moradores do concelho de Ponte de Sor, mas também oriundos de Bragança e de Vila Pouca de Aguiar.

A brigada envolveu uma parceria entre a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP, a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA e ainda os “Motards Montargil”. Os potenciais dadores foram submetidos a exames de saúde e alguns não puderam concretizar a dádiva. Mas sempre foram armazenadas 21 unidades de sangue total.
Dois jovens doaram sangue pela primeira vez na vida. Já o Registo Português de Dadores de Medula Óssea foi enriquecido com mais um nome.
28 de maio em Santo António das Areias
A ADBSP vai marcar presença na Casa do Povo de Santo António das Areias (Marvão) no sábado 28 de maio (durante a manhã).
Estamos sempre presentes em:

JR


Imóvel de Abramovich no Algarve congelado pelas autoridades. Propriedade estava avaliada em 10 milhões de euros

O primeiro alerta foi da Caixa Geral de Depósitos, que avisou a Unidade de Informação Financeira (UIF) da Polícia Judiciária (PJ) de um pedido de crédito para a aquisição de imóvel avaliado em 10 milhões de euros, no Algarve.
O jornal Público avança este sábado, 14 de maio, que um "imóvel de Abramovich avaliado em 10 milhões foi congelado em Portugal".
Segundo o diário, tratar-se-á de uma propriedade na Quinta do Lago, no Algarve, que o oligarca terá tentado vender 15 dias antes da invasão da Ucrânia pela Rússia.
Em fevereiro deste ano, a CGD terá avisado a Unidade de Informação Financeira (UIF) da Polícia Judiciária (PJ) de um pedido de crédito para a aquisição de um imóvel avaliado em 10 milhões de euros, na Quinta do Lago, no Algarve.
O valor de crédito era de 5 milhões de euros e terá sido solicitado por David William Dalzell, natural da Irlanda do Norte. O imóvel pertencia à Millhouse Views LLC, controlada pela empresa internacional de gestão de fundos diversificados Millhouse LLC, que, segundo o diário, é uma holding de investimentos detida por Roman Abramovich.
A 25 de março, Abramovich terá visto ser congelado o seu único bem imobiliário encontrado até ao momento pelas autoridades.
Estas diligências envolveram o Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI) do Ministério das Finanças, a Direcção-Geral de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Banco de Portugal, o Instituto dos Registos e Notariado e a Autoridade Tributária.

Madremedia

Nomeação inédita: Trio feminino dirige Tocha x Penelense

Trio feminino dirige jogo da Divisão de Honra masculina

Após a nomeação de trios mistos para jogos do principal campeonato da Associação de Futebol de Coimbra, o Conselho de Arbitragem da associação conimbricense decidiu nomear um trio feminino para o jogo UD Tocha-CDR Penelense, da 15.ª jornada, fase de apuramento do campeão da Divisão de Honra da AFC, seniores masculinos, futebol 11, domingo, 15 maio 2022, às 17H00.
Assim, Diana Henriques, C1, será a árbitra do encontro, tendo como árbitras assistentes Célia Gonçalves, CF3, e Mariana Pereira, C7, uma equipa de arbitragem com mérito reconhecido e que terá, deste modo, oportunidade e demonstrar todos os atributos que possui num encontro da fase decisiva para atribuição do título, da Divisão de Honra da AF Coimbra.
Segundo o comunicado enviado à redação, "com a nomeação de Diana Henriques, Célia Gonçalves e Mariana Pereira, o Conselho de Arbitragem da AF Coimbra dá mais um passo na evolução das árbitras que integram os seus quadros e, ao mesmo, assume atitude relevante na promoção e defesa da igualdade de género".

Caça à Acácia na última semana de maio

No âmbito da Bandeira Azul e inserida na iniciativa “Semana sobre Espécies Invasoras 2022: Portugal & Espanha (SEI 2022)”, que terá lugar de 21 a 29 de maio, o Município de Vagos, em conjunto com 150 alunos e professores da ES de Vagos, Colégio de Calvão e EPADR partirão à caça de acácias.
A acácia é uma invasora que se estabeleceu no concelho há muitos anos. Cada exemplar pode produzir, anualmente, milhares de sementes. Significa que o terreno, onde estas acácias se encontram, está repleto de sementes e que estas só esperam as condições ideais para germinarem. O abate de árvores, os incêndios, são ótimas oportunidades para que isso aconteça.
Em 2016, o Município de Vagos tomou parte num projeto GANHA, em parceria com a Universidade de Coimbra, a Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos e o RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel e a ESAC – Escola Superior Agrária de Coimbra, financiado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
Este projeto teve como um dos objetivos a libertação, num setor do perímetro florestal de Vagos, de um agente de controlo natural, a Trichilogaster acaciaelongifoliae (um pequeno inseto australiano). A “Trichi” (como também é conhecido) põe ovos nas gemas florais da acácia-de-espigas, diminuindo assim a formação de flores e com isso o número de sementes. A planta forma uma galha sempre que é picada. É nessa galha que centenas de pequenas “Trichi” passam cerca de um ano até saírem à procura de outras tantas gemas florais, recomeçando o ciclo. Ou seja, quanto mais galhas, menos sementes!

A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e da Páscoa apresenta ao Conselho da Europa a sua candidatura como Itinerário Cultural Europeu

● A exposição de dez minutos teve lugar na semana passada no Luxemburgo, após intensos trabalhos nos últimos três anos.
● Nas próximas semanas será conhecida a resolução de que, se for positiva, permitirá à Rede posicionar-se como uma atração cultural de valor reconhecido em toda a Europa.
 
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e da Páscoa, na qual se insere a Comissão da Quaresma e Celebrações da Semana Santa de Braga, apresentou ao Conselho da Europa a sua candidatura como Itinerário Cultural Europeu. A exposição de dez minutos teve lugar no passado dia 5 de maio, no Luxemburgo, depois de um intenso trabalho nos últimos três anos. Nas próximas semanas, será conhecida a resolução, que, se for positiva, permitirá à Rede posicionar-se como uma atração cultural de valor reconhecido em toda a Europa.
 
Lançadas pelo Conselho da Europa em 1987, as Rotas Culturais Europeias são um convite para viajar e descobrir o património rico e diversificado da Europa, unindo pessoas e lugares em redes partilhadas de história e património. Puseram em prática os valores do Conselho da Europa: direitos humanos, diversidade cultural, diálogo intercultural e intercâmbios mútuos além-fronteiras.

Mais de 30 itinerários culturais do Conselho da Europa oferecem uma riqueza de lazer e atividades educativas para todos os cidadãos, sendo recursos fundamentais para um turismo responsável e um desenvolvimento sustentável. Abrangem um vasto leque de temas, desde arquitetura, paisagem, influências religiosas, gastronomia, património imaterial, principais figuras da arte europeia, música e literatura.
 
Assim, a certificação como Itinerário Cultural do Conselho da Europa é uma garantia de excelência. As redes implementam atividades e projetos inovadores que pertencem a cinco domínios de ação prioritários: cooperação em investigação e desenvolvimento; melhorar a memória, a história e o património europeus; intercâmbios culturais e educativos para jovens europeus; prática cultural e artística contemporânea; turismo cultural e desenvolvimento cultural sustentável. Através do seu programa, o Conselho da Europa oferece um modelo de gestão cultural e turística transnacional e permite sinergias entre as autoridades nacionais, regionais e locais e um vasto leque de associações e intervenientes socioeconómicos.
 
Mais sobre a Rede Europeia
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa foi criada em 2019 e faz parte da Fundação Italiana Federico II, representando os municípios de Palermo e Caltanissetta, da Sicília, Itália; o município de Birgu, em Malta; a Comissão de Quaresma e Celebrações da Semana Santa, em Braga, Portugal; as Representações da Paixão de Cristo, em Skofja Loka, Eslovénia; os municípios que fazem parte da rota Caminos de Pasión (Alcalá la Real em Jaén, Baena, Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil em Córdoba e Carmona, Écija Osuna e Utrera em Sevilha). Também dentro da geografia espanhola encontramos Orihuela em Alicante; Lorca, em Múrcia e Viveiro, em Lugo.
 
Esta Rede tem como objetivo promover e divulgar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as comemorações da Semana Santa e da Páscoa, através de ações que valorizem este património, promovam o desenvolvimento turístico sustentável e contribuam para a salvaguarda do património imaterial através de trabalhos científicos e de investigação. Da mesma forma, o seu principal objetivo é unir forças e sinergias para consolidar um modelo de estudo, salvaguarda e divulgação do património das tradições da Semana Santa e da Páscoa na Europa.
 
Abel Rocha
Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga

Serviços prisionais sul-africanos excluem envolvimento de terceiros na morte de João Rendeiro

 “Ele estava numa cela única quando se enforcou”, segundo o porta-voz dos serviços prisionais.
Os serviços prisionais sul-africanos confirmaram hoje que não houve envolvimento de outras pessoas na morte do antigo presidente do BPP, João Rendeiro, encontrado sem vida durante a noite de quinta-feira na prisão de Westville, em Durban.
Ele estava numa cela única quando se enforcou. Foi depois de trancado, portanto ninguém podia estar envolvido ou ter acesso a ele”, explicou à Lusa o porta-voz dos serviços prisionais da África do Sul, Singabakho Nxumalo.
Segundo o responsável do Departamento de Serviços Penitenciários, “a investigação está em curso e o relatório da autópsia será dado a conhecer à família”adiantando não ter ainda informação de quando é que a autópsia será realizada.
A exclusão de terceiros na morte do ex-banqueiro foi também avançada esta manhã pela CNN Portugal, com base em informações da polícia sul-africana.

O cônsul-honorário de Portugal em Durban, Elias de Sousa, deixa a morgue de Pinetown, após confirmar que ali se encontra o corpo de João Rendeiro, Africa do Sul, 14 maio 2022. LUIS FONSECA/LUSA

O cônsul-honorário de Portugal em Durban, Elias de Sousa, deixou hoje pouco antes do meio-dia (11:00 em Portugal) a morgue de Pinetown, confirmando que ali se encontra o corpo do ex-banqueiro João Rendeiro.
Com um lacónico “confirmo” durante breves declarações ao jornalistas, Elias de Sousa e a esposa deixaram o local com um semblante agastado e sem prestar mais declarações.
O corpo de João Rendeiro chegou à morgue a meio do dia, na sexta-feira, e a autópsia só poderá acontecer a partir de segunda-feira, altura em que são retomados os trabalhos após o fim-de-semana, referiu fonte do serviços forenses sul-africanos.

SIC Notícias/Lusa
Imagem: Dnotícias

Agência Lusa alvo de um ataque informático

O incidente “já foi comunicado às autoridades competentes”, revela a administração.

A agência Lusa foi alvo de um ataque informático nas últimas 48 horas, que está a causar “uma continuada instabilidade no serviço” noticioso, informou hoje a empresa.
Num comunicado do presidente do Conselho de Administração, Joaquim Carreira, explica-se que a Lusa “está a implementar soluções de mitigação”, juntamente com os seus parceiros tecnológicos, e “espera solucionar o problema com a maior brevidade possível”.
O incidente “já foi comunicado às autoridades competentes”, lê-se ainda no texto do administrador da agência, que lamenta “o transtorno causado” aos trabalhadores, clientes e utilizadores dos serviços da Lusa.

Atriz Cássia Kis se declara católica e contra o aborto: "a vida católica...

http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ TOMA E EMBRULHA

Por esse destemido depoimento a GLOBO não esperava…

 

  • Paulo Roberto Campos

Ontem (12-5-22) numa entrevista na rede Globo, no programa de entrevista “Encontro com Fátima Bernades”, a atriz Cássia Kis corajosamente fez afirmações que toda mãe de família deveria fazer, sobretudo nestes dias nos quais tudo conspira para a dissolução total da instituição familiar.

Ela fala de sua fé católica, fala contra o aborto, recomenda a recitação do Santo Rosário, a Missa tradicional (celebração tridentina e em latim) e relembra outras verdades que estão sendo muito esquecidas. Justamente por isso, a entrevistadora — pela cara muito decepcionada — interrompe a atriz e pede para entrarem os comerciais…

Certamente a célebre atriz sabia que, depois de suas palavras (trecho no vídeo, link abaixo), seria “cancelada”. Daí a sua coragem em dizer o que disse.

Que Nossa Senhora a proteja e a auxilie a se converter inteiramente e vir a ser verdadeiramente Católica, Apostólica, Romana!

ABIM

http://blogdafamiliacatolica.blogspot.com/2022/05/por-esse-destemido-depoimento-globo-nao.html

Marinha Grande | AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE REGISTO DE TERRENOS NO PILADO



A Câmara Municipal da Marinha Grande realiza uma "Ação de Sensibilização sobre o registo de terrenos rústicos/mistos no Balcão Único do Prédio - BUPi”, no dia 24 de maio, pelas 18h00, na Sociedade Desportiva e Recreativa do Pilado e Escoura, cuja entrada é livre, no âmbito do projeto cofinanciado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu (FSE).

O Balcão Único do Prédio é uma plataforma dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos, que permite mapear, entender e valorizar o território português, de forma simples e gratuita.

Os direitos de propriedade só ficam garantidos com o registo dos terrenos na conservatória do registo predial. A simples inscrição dos seus terrenos nas finanças não é suficiente para garantir a segurança e proteção dos seus direitos de propriedade. Para que o registo seja gratuito, o proprietário deve apresentar a localização do seu terreno, identificando-o através do desenho dos limites antes de fazer o registo.

O BUPi está em funcionamento no Edifício da Resinagem, nos dias úteis, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00. Em Vieira de Leiria, funciona todas as quartas-feiras, das 09h00 às 12h00. Em alternativa poderá ser feito este registo na página www.bupi.gov.pt.

O BUPi é um projeto cofinanciado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu (FSE).

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO COLETIVA DE 32 ARTISTAS INAUGURA NO NAC



O Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, na Marinha Grande, inaugura a exposição temporária “A persistência da matéria: 20 anos VICARTE”, no dia 21 de maio (sábado), pelas 16h00, no âmbito das comemorações do Ano Internacional do Vidro, promovidas pelo Município.

Esta exposição dá-nos a conhecer a obra de 32 trinta artistas nacionais e estrangeiros que, em determinado momento do seu percurso artístico, desenvolveram pesquisa artística e/ou científica na Unidade de Investigação VICARTE – Vidro e Cerâmica para as Artes que, em 2022, Ano Internacional do Vidro, celebra os seus 20 anos de existência.

Da parceria entre a Câmara Municipal, o Museu do Vidro e a VICARTE resulta uma exposição de vidro artístico contemporâneo, com obras de: Amélie Girard, Ana Margarida Rocha, Belém Uriel, Carissa Baktay, Daniela Pinheiro, Emma Haase, Ellmira Abolhasani, Fernando Quintas, Fernanda Guerreiro, Helena Elias, Inês Teles, João Gama, Joana Garcia, Jörg Hanowski, Kojiro, Lola Sementsova, Maria Regina, Maria Renée Morales Lam, Maria Bezulgaya, Margarida Alves, Marta Castelo, Michael Rogers, Nadia Frolova, Regina Lara, Renato Japiassú, Richard Meitner, Robert Wiley, Rozze Domingues, Pedro Fortuna, Teresa Almeida, Vírginia Fróis e Zofia Dubová.

Para a artista e membro da VICARTE, Teresa Almeida, vidro e cerâmica são “materiais que interagem com outros, dando origem a obras ricas na variedade. Materiais que, só por si, dão corpo a obras de arte para nossa fruição. Obras não utilitárias ou decorativas, mas que, por isso mesmo e porque veiculam significados e sentimentos, nos remetem para o patamar criativo, onde a arte acontece.”

Bombeiros voluntários vão passar a receber mais 4 euros por dia

A comparticipação diária passará, assim, de 57 para 61 euros.
Os bombeiros voluntários que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) vão receber este ano 61 euros por dia, mais quatro euros do que em 2021, segundo a diretiva financeira aprovada esta sexta-feira pelo Governo.
A diretiva financeira 2022, aprovada pelo Ministério da Administração Interna (MAI), estabelece a comparticipação do Estado às despesas resultantes das intervenções dos corpos de bombeiros nos diferentes dispositivos operacionais da proteção civil, nomeadamente no DECIR.
Além do aumento do valor diário que cada bombeiro voluntário vai receber, de 57 para 61 euros, a comparticipação diária aos elementos de comando também sobe de 67 para 71 euros, refere o MAI em comunicado.
O Ministério tutelado por José Luís Carneiro destaca o aumento de 7% nos montantes associados à comparticipação diária efetuada aos bombeiros integrados nos dispositivos.
A diretiva financeira deste ano atualiza em cerca de 15% os montantes das despesas com alimentação, passando o valor do almoço e do jantar de 8,75 para 10 euros.
Segundo o MAI, vai ser dado um apoio específico superior a meio milhão de euros, a pagar numa única tranche em junho, às associações humanitárias detentoras de corpos de bombeiros que constituam ou acolham equipas DECIR.
O MAI refere que este apoio visa comparticipar as despesas logísticas decorrentes do empenhamento operacional, num montante diário de cinco euros por cada equipa de combate a incêndios (constituída por cinco bombeiros) e dois euros por equipa de apoio logístico ao combate (constituída por dois bombeiros).
A diretiva financeira 2022 formaliza também um apoio financeiro específico às corporações de bombeiros que contribuem com veículos para as brigadas de reforço destacadas, estando previsto para esta capacidade de reforço passível de ser mobilizada para áreas de maior risco o pagamento mensal entre 100 a 800 euros por mês, em função da tipologia de veículos a empenhar.
O MAI refere que a diretiva financeira atualiza igualmente as regras e procedimentos associados à reparação e reposição dos veículos integrados nas operações, sendo valorizado a reposição dos veículos que apresentam maior vida útil.
De acordo com o MAI, a diretiva financeira 2022 representa um reforço de 3,2 milhões de euros no montante alocado, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, aos dispositivos operacionais.
O MAI realça ainda que a diretiva foi aprovada em articulação com a Liga dos Bombeiros Portugueses.
O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) vai ter o primeiro reforço adicional de meios no domingo.
Durante a época considerada mais crítica, entre julho e setembro, o DECIR tem a sua capacidade máxima ao dispor de cerca de 13 mil operacionais, três mil meios terrestres e 60 meios aéreos.

SIC Notícias/Lusa
Imagem: SIC

PJ detém árbitro de futebol infantil por pornografia e abuso sexual de menores

Um jovem, de 18 anos, foi detido pela Polícia Judiciária por crimes de pornografia de menores, abuso sexual de crianças e aliciamento de menores para fins sexuais, no concelho de Redondo (Évora), revelou fonte policial.
A mesma fonte indicou à agência Lusa que o suspeito foi detido, na quinta-feira, na sua residência, na vila de Redondo, e está a ser presente, esta sexta-feira à tarde, a primeiro interrogatório judicial no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Évora.
O jovem, que “é árbitro de futebol infantil, bombeiro e estudante no centro de formação de Évora do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)”, foi detido, “em flagrante delito, pela posse e partilha de pornografia de menores”, disse a fonte.
Está indiciado, pelo menos, por quatro crimes de pornografia de menores, três de abuso sexual de crianças e outros três de aliciamento, mas as investigações prosseguem”, frisou a fonte.
O suspeito, “utilizando o facto de ser árbitro de futebol, tinha acesso a muitos jovens e designava-se como olheiro de um grande clube de futebol”, relatou.
A partir daí, “aliciava os menores” e convencia-os “a trocarem fotos e vídeos com atos sexuais de relevo, dele, dos próprios menores e também de outros”, acrescentou.
No âmbito de um inquérito judicial, a Polícia Judiciária (PJ) deu cumprimento, na quinta-feira, a um mandado de busca domiciliária à residência do jovem, que culminou com a sua detenção, visto que tinha na sua posse “vídeos de natureza pornográfica”.
Esta sexta-feira, os elementos policiais efetuaram buscas nos edifícios da corporação de Bombeiros de Redondo e do centro de formação profissional de Évora.
A PJ pretende ainda, no âmbito das investigações, “ouvir mais menores com os quais o suspeito contactou” e proceder à “análise informática forense” dos materiais apreendidos, nomeadamente “de um telemóvel e um disco externo”, pelo que “o número de crimes ainda pode vir a aumentar”.

SIC Notícias

“Vamos travar as Pampas” contará com alunos do Colégio de Calvão


Dia 18 de maio, à tarde, realizar-se a atividade “Vamos travar as Pampas", que contará com a colaboração de um grupo de 25 alunos do Colégio de Calvão.

Com esta atividade pretende-se alertar e cativar toda a população para o combate à erva-das-pampas. Em muitos casos não será possível arrancar todos os exemplares desta espécie que se foram instalando nos terrenos de cada um.

A Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia estão prontas para colaborar. Faça-nos chegar tanto a necessidade de ajuda neste combate, como a disponibilidade para ajudar a combater esta invasão.

Espera-se a participação de voluntários prontos para arregaçar as mangas para controlar a proliferação desta espécie. A melhor maneira de o fazer é ir para o terreno munidos com tesouras de poda, pás e picaretas, para cortar os penachos e arrancar os exemplares mais pequenos.

Todos os que pretenderem participar nesta atividade ambiental devem enviar um email para o endereço isabel.rosado@cm-vagos.pt

Fonte: CMVagos | Portal de Notícias

Greve irá perturbar circulação dos comboios


A CP informa que, por motivo de greve convocada por diversas Organizações Sindicais, para o período compreendido entre as 00h00 e as 24h00 do dia 16 de maio, podem ocorrer fortes perturbações na circulação de comboios, a nível nacional. O impacto na circulação poderá ainda estender-se ao final do dia 15 de maio e às primeiras horas da manhã de dia 17 de maio.

O Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social decretou serviços mínimos apenas para comboios Alfa Pendular e Intercidades, numa percentagem de cerca de 25% da oferta habitual, cuja lista estará brevemente disponível em cp.pt. Não foram decretados serviços mínimos para os comboios regionais e urbanos.

A CP envidará todos os esforços para prestar o melhor serviço possível aos seus clientes, apesar dos constrangimentos decorrentes desta situação.

Aos clientes que já tenham adquirido bilhete para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Interregional e Regional, será permitido o reembolso no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação, sem custos.

Imagem: CM

Primeiro julgamento por crimes de guerra na Ucrânia


Começou esta sexta-feira, em Kiev, o primeiro julgamento por crimes de guerra na Ucrânia. Vadim Shishimarin, um soldado russo de 21 anos, é acusado de disparar uma kalashnikov pela janela de um carro contra um civil desarmado, de 62 anos.

Segundo a acusação, o soldado estaria a viajar num carro roubado com outros quatro militares russos depois de terem sido atacados perto da vila de Chupakhivka, na região de Sumy, no nordeste da Ucrânia, a 28 de fevereiro. Terá disparado para não haver testemunhas. A vítima mortal, que não foi identificada, "morreu no local, a a pouco metros de casa". Vadim Shishimarin está sob custódia e enfrenta uma pena prisão perpétua se for condenado por crimes de guerra e assassinato premeditado.

A Rússia tem sido acusada por Kiev e Washington de cometer crimes de guerra na Ucrânia desde o início da ofensiva. Há várias investigações em curso pelo Tribunal Penal Internacional e pelas autoridades ucranianas.

Para a próxima quinta-feira, em Genebra, está marcada uma sessão especial do Conselho de Direitos Humanos, convocada a pedido de Kiev, para abordar "a deterioração da situação dos direitos humanos na Ucrânia". A Rússia, que se tornou um mero observador após deixar a organização em abril, decidiu não participar. O Conselho de Segurança da ONU deverá também reunir-se na quinta-feira, a pedido da França e do México, para discutir a situação na Ucrânia.

Imagem: Sapo Brasil