sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Hora de Fecho: Quanto custou o Natal das autarquias?

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
NATAL 2015 
A câmara de Cascais gastou 19 mil euros em bolo-rei, a do Seixal ofereceu chapéus de chuva a todos os funcionários. Mas houve ainda quem comprasse bacalhaus e, como sempre, iluminações não faltaram.
O Ministério da Educação põe fim às provas finais do 4.º e do 6.º anos. Em compensação cria, já este ano, provas de aferição no 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade e mantém os exames do 9.º ano.
O homem que fez uma ameaça de bomba em Liverpool já foi detido. "Ninguém foi ferido durante o incidente e o local vai continuar vedado até que sejam concluídas as buscas no local", diz a polícia.
18 das de 31 pessoas detidas na noite de ano novo (acusadas de agressões sexuais) na cidade de Colónia (Alemanha) são refugiados e requerentes de asilo. O chefe da polícia local foi dispensado.
Marcelo adiantou vinte mil euros à campanha. Os irmãos outros vinte mil, que podem ou não reaver. Campanha de Sampaio da Nóvoa terá ajuda de pequenos doadores.
O dia de ontem fechou com o primeiro debate entre os principais protagonistas das eleições... e Sampaio da Nóvoa entrou ao ataque e fez Marcelo mudar de atitude. Hoje há mais Marcelo, contra Belém.
O adiós de Julen Lopetegui significa que o presidente do FC Porto despede um treinador a meio da época pela sexta vez em 34 anos. O basco apenas perdeu três dos 50 jogos que fez para o campeonato.
Chegou a confirmação oficial. Em comunicado o FC Porto diz que "tomou a decisão de substituir a equipa técnica liderada por Julen Lopetegui". Rui Barros vai assumir interinamente a equipa.
Fim de linha para Julen Lopetegui no comando do FC Porto. O pai do treinador já confirmou a sua saída ao MaisFutebol - e culpa os adeptos pela "pressão" causada.
Garrett McNamara não para. Mas na Califórnia, quando tentava surfar mais uma onda gigante, o americano sofreu uma aparatosa queda. O resultado foi (apenas) um ombro deslocado. Mas o vídeo assusta. 
Opinião

Rui Ramos
A superstição do presidente da república como árbitro e moderador convém aos partidos. Mas o presidente não tem de ser isso, e um dia não o será. É assim que o regime há-de mudar. 

Paulo Ferreira
Queremos bancos sólidos ou não? É que se queremos bancos sólidos temos que perceber que eles precisam de receitas e estas têm que vir de algum lado.

Felipe Pathé Duarte
Mais que questões ideológicas ou éticas, a decisão internacional voltou a ser lida como fruto do pragmatismo e do interesse nacional. A provar este mote estão a Turquia e Israel. Vejamos porquê.

Miguel Tamen
Uma consequência de se aceitar que o estado não deve legislar sobre religião é aceitar-se que não deve legislar sobre a língua.

António Pedro Barreiro
Em anos de chumbo, Passos e Portas tiveram o mérito da autenticidade. Em tempo de vésperas, o prelúdio do marcelismo é a vitória da nebulosidade. É um projecto de unificação nacional em torno do vácuo

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Abuso sexual sem precedentes em Helsínquia

A polícia finlandesa registou um nível anormalmente elevado de abuso sexual em Helsínquia na noite da passagem de ano e revelou que foi avisada sobre planos de grupos de requerentes de asilo para abusarem sexualmente de mulheres.
O diretor-adjunto da polícia da capital da Finlândia, Ilkka Koskimaki, declarou: "Não tem havido este tipo de abuso em passagens de ano anteriores, ou sequer noutras ocasiões... Este é um fenómeno completamente novo em Helsínquia".

Os seguranças contratados para patrulhar a cidade na noite da passagem de ano disseram à polícia que tinha havido "abuso sexual generalizado" numa praça central onde cerca de 20 mil pessoas se concentraram para celebrar o novo ano.
Três casos de agressão sexual ocorreram alegadamente na noite de 31 de dezembro, na estação ferroviária central de Helsínquia, onde se reuniram cerca de mil refugiados iraquianos.
"A polícia recebeu informação de três casos de agressão sexual, dos quais foram apresentados duas queixas", indicou a polícia da capital finlandesa em comunicado.
"Os suspeitos eram requerentes de asilo. Os três foram detidos no local e colocados sob custódia", disse o diretor-adjunto da polícia, explicando que a polícia havia aumentado o seu nível de alerta "para um nível excecional" na cidade, naquela noite, depois de ter sido alertada para eventuais problemas.
Na cidade alemã de Colónia, registaram-se dúzias de abusos sexuais de mulheres aparentemente coordenados na noite da passagem de ano.
A polícia de Colónia indicou ter recebido até hoje 120 queixas criminais e citou testemunhas, segundo as quais grupos de entre 20 e 30 homens jovens "que pareciam ser de origem árabe" tinham cercado as vítimas, abusado sexualmente delas e, em vários casos, tinham-nas também roubado.
Na cidade suíça de Zurique, foram também denunciados casos de agressão sexual de mulheres na última noite de 2015, e a polícia mencionou as semelhanças com os incidentes ocorridos em Colónia e noutras cidades alemãs.
"Várias queixas de roubo e agressão sexual foram apresentadas", indicaram as forças policiais de Zurique, em comunicado.
Cerca de 25 furtos foram relatados durante a noite de 31 de dezembro, em que os festejos da passagem do ano reuniram cerca de 120 mil pessoas junto ao lago da cidade.
Durante a investigação relacionada com os roubos, a polícia descobriu que várias vítimas também tinham sido alvo de agressões sexuais. Seis mulheres relataram que tinham sido cercadas e tocadas por "vários homens de pele escura", que estavam entre a multidão de foliões.
"É um cenário quase idêntico" ao que se passou em Colónia e em outras cidades alemãs, referiu, em declarações à agência francesa AFP, o porta-voz da polícia, Margo Cortesi.
O representante da polícia de Zurique sublinhou, no entanto, que o número de vítimas não é comparável com as mais de cem mulheres que alegam ter sido agredidas por migrantes em Colónia.
A polícia de Zurique, que abriu um inquérito sobre os incidentes, pediu a colaboração de potenciais testemunhas e apelou a outras eventuais vítimas para denunciarem as agressões.
As forças policiais indicaram que a maioria das queixas foi apresentada nas últimas 24 horas.
Fonte: JN
Mira Online | Janeiro 8, 2016 às 8:27 am | Categorias: Internacionais | URL: http://wp.me/p5tucu-bkx

Praia de Mira une-se, mais uma vez, para ajudar a Larinha… by Mira Online


by Mira Online
Neste sábado, dia 9 de Janeiro, pelas 20:00 horas, acontecerá um Jantar Solidário pela Larinha, no no Restaurante Villa Café (antigo Luso-Brasileiro).
Este jantar, que tem como objetivo angariar fundos para a continuidade do dispendioso tratamento da pequena Lara, está a ser organizado por por mais de 30 pessoas da Freguesia da Praia de Mira que querem continuar a colaborar nesta causa mais que justa e necessária, e noutras que possam - eventualmente - acontecer.
Também estão na organização, parte do Grupo de Jovens da Praia de Mira e da Comissão de Festas, para além de elementos da própria Junta de Freguesia.
É de salientar ainda que vários proprietários e ex-proprietários da área da restauração, irão confeccionar o jantar, e estarão a fazer o próprio serviço, e este também contará com a presença do Grupo de Fados Aldeia Velha e de Vítor Santos, que estará encarregue do som. Também é importante frisar que continua a recolha de tampinhas que tanto tem contribuído para que as despesas dos pais da Larinha sejam amenizadas...
Estão a ser preparadas surpresas... Se puder, compareça!
Mira Online | Janeiro 8, 2016 às 9:16 am | Categorias: Locais | URL: http://wp.me/p5tucu-bkM

A pequena Matilde perdeu a luta contra a leucemia

A pequena Matilde, de 16 meses, faleceu na noite desta quinta-feira no Instituto Português de Oncologia do Porto, depois de não conseguir resistir a uma leucemia rara.
A notícia foi divulgada através página de Facebook ‘Matilde força da natureza viva’, onde a família foi partilhando o estado de saúde da menina e angariando fundos para uma terapêutica na Alemanha, que acabou por não acontecer.
“Amigos, é com uma dor enorme que vos informo da partida da nossa menina. Deus chamou-a para ele...Os anjos não morrem ascendem ao céu”, pode ler-se.
O estado de saúde da menina agravou-se esta tarde, Matilde não resistiu à doença e não viveu tempo suficiente para experimentar o tratamento inovador na Alemanha. “A nossa princesa está a desistir, acho que já não tem força para mais. Está exausta, não reage a praticamente nada, o pequeno coração bate bem devagarinho”, divulgou a página hoje antes de dar aos seguidores a notícia trágica.
Fonte: noticiasaominuto
ONDE POSSO DOAR SANGUE E REGISTAR-ME PARA DADOR DE MEDULA  EM 2016 EM AVEIRO?