segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Silves | RUA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS EM ALCANTARILHA SOFRE CONDICIONAMENTO DE ESTACIONAMENTO E DE CIRCULAÇÃO PEDONAL NO DIA 16 DE NOVEMBRO


O Município de Silves informa que, o estacionamento na Rua dos Bombeiros Voluntários, junto à EB1 de Alcantarilha, e a circulação pedonal estarão condicionadas, no dia 16 de novembro, entre as 08h00 e as 17h00, devido à necessidade de montagem de grua para obra particular.

A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

Proença-a-Nova | Tigelada presente no novo livro de receitas do chefe Hélio Loureiro

O chefe Hélio Loureiro, renomado cozinheiro no panorama português, apresentou a tigelada, produto típico do concelho, no seu novo livro de receitas “Cozinhar à Portuguesa com o Chefe Hélio Loureiro”, nas bancas desde 4 de novembro. O compêndio apresenta receitas tradicionais portuguesas, num método simples e prático, utilizando robots de cozinha, e desmistificando a ideia de que é complicado e moroso concretizar algumas destas receitas, como a tigelada. No seu livro, o doce típico regional aparece como sendo de fácil execução e com um tempo de duração a rondar os 36 minutos, dividido em apenas seis passos. O chefe recomenda que a tigelada de Proença-a-Nova seja acompanhada de um porto Tawny 30 anos, servido fresco.

A compilação conta também com histórias sobre cada uma das receitas apresentadas, revelando segredos das “avós”, conjugados com a utilização de robots de cozinha. O chefe Hélio Loureiro conta que “para se constituir este livro procuraram-se receitas tradicionais portuguesas nas velhas sebentas gastas pelo tempo e pelo uso, nos livros antigos de edições esgotadas, nos autores e gastrónomos que, durante décadas, as recolheram e selecionaram”. Afirma ainda que neste volume estão preservadas “memórias de um Portugal que não queremos perder, num retorno à terra, às origens e aos sabores de sempre, agora colocadas ao alcance de todos de forma simples e prática”.

A ligação do chefe Hélio Loureiro com o concelho não é recente, tendo apadrinhado a participação da tigelada de Proença-a-Nova no concurso para as 7 Maravilhas Doces de Portugal. Participou em diversas cozinhas ao vivo, dinamizadas pelo município em festivais gastronómicos. Em 2020 aceitou o convite da Câmara Municipal para integrar o lote de júris no Prémio Literário Pedro da Fonseca, com o tema “Palato: Gastronomia Tradicional do concelho de Proença-a-Nova”. Deu também o seu contributo para a elaboração da carta gastronómica do concelho de Proença-a-Nova, que está a ser desenvolvida pelo Município.

Ansião | Inauguração da exposição "O Cantar da Pedra"



A exposição “O Cantar da Pedra” foi inaugurada na passada sexta-feira no Complexo Monumental de Santiago da Guarda, onde ficará patente ao público até ao próximo dia 23 de novembro.

Integrada na programação cultural do projeto Territórios de Pedra, que abrange os municípios de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal, a exposição resulta do trabalho de campo efetuado nos três concelhos, entre junho e setembro últimos, através de uma residência artística subordinada à temática da pedra.

Numa materialização das múltiplas vozes e das paisagens sonoras dos trabalhos na pedra, “O Cantar da Pedra” é uma criação da Associação Binaural Nodar, levada a cabo por uma equipa de etnógrafos, artistas sonoros e visuais, que nasceu de um repto lançado pelos três municípios para a conceção de uma instalação artística a partir dos sons relacionados com o património ligado à pedra.

Apresentada pelo representante da associação, Luís Costa, a exposição é composta por três blocos: uma instalação sonora de Luís Costa e João Farelo das sessenta recolhas feitas nos três concelhos, vinte por concelho; intervenções plásticas de Mónica Garcia; e painéis visuais desenhados por Liliana Silva.

Foi ainda criado um arquivo digital online, que pode ser consultado em https://cantardapedra.org

O Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, agradeceu a colaboração de todos os intervenientes neste projeto, salientando o seu papel na valorização da pedra, uma marca comum a estes territórios e de uma grande importância para o crescimento das suas comunidades no passado, no presente e, certamente, no futuro.

Câmara de Águeda amplia vantagens da máquina de resíduos e dinamiza comércio local

Medida, que sensibiliza para as boas práticas de reciclagem ao mesmo tempo que apoia o comércio local, surge na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

A Câmara Municipal de Águeda amplia as vantagens associadas à deposição de resíduos na máquina instalada no Mercado Municipal, que emite um talão com pontos correspondentes aos resíduos depositados e que podem ser trocados por vales de compras, contribuindo para a dinamização do comércio local.

A medida, que surge na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (de 20 a 28 de novembro), permite que a cada 200 pontos os utilizadores possam trocar por cinco vales de um euro, a descontar em compras iguais ou superiores a 10 euros, nos estabelecimentos comerciais aderentes do concelho, incluindo o Mercado Municipal, até ao limite dos vales disponíveis.

“Queremos continuar a incentivar a adoção de medidas sustentáveis pelas famílias e promover o envolvimento mais ativo do comércio local neste projeto, em particular nesta época natalícia”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que vai ainda ser alargado o prazo para desconto e reembolso dos vales até dia 20 de dezembro.

Este projeto, desenvolvido no âmbito do Laboratório Vivo para a Descarbonização (LVpD) – Águeda Sm@rt City Lab e cofinanciado pelo Fundo Ambiental, é uma boa prática de sensibilização e sustentabilidade ambiental que é preconizada pela Câmara Municipal, à qual designou “Resíduos com valor” e que envolve os cidadãos e o comércio local.

Tal como referido, ao depositar-se um resíduo na máquina, cuja utilização é gratuita, esta emite um talão com o número de pontos correspondente, sendo que os pontos acumulados poderão ser trocados por diverso material, como por exemplo sacos reutilizáveis, kits domésticos de reciclagem, redutores de caudal, etc. ou ainda por entradas nas Piscinas Municipais de Águeda, no Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga ou bilhetes para espetáculos no Centro de Artes de Águeda, ou ainda pelos referidos vales a descontar em compras no comércio local aderente.

Atividades na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Atenta aos desafios e políticas relacionadas com o Ambiente e Sustentabilidade, abraçou, uma vez mais, a participação na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), que este ano tem como tema central as “Comunidades Circulares”. Para tal, vai dinamizar diversas atividades que visam sensibilizar os cidadãos, comunidade escolar e entidades públicas e privadas, para o tema da economia circular.

O LVpD recebe dois workshops, dias 20 e 27, sempre às 10 horas, o primeiro sobre consumo sustentável e economia circular e o segundo sobre “Ser sustentável e Saudável na cozinha. Como?”. Neste espaço vai estar ainda disponível uma ação, intitulada “QR Code dos Resíduos”, que a partir de dia 20 permite a dinamização de um peddy paper em formato digital.

Na Escola Secundária Fernando Caldeira, no dia 22 (14h30 e 15h30), terão lugar sessões de informação sobre reciclagem e no dia 25 será feita também uma sessão de sensibilização sobre compostagem (online e a partir das 18h30), dirigida a professores e/ou responsáveis pela compostagem nas Eco-Escolas do concelho.

Destaque para a conferência “As novas comunidades circulares”, que irá decorrer no Salão Nobre da Câmara Municipal, no dia 26, a partir das 14 horas, onde serão debatidos temas atuais e centrais como a implementação de projetos inovadores de recolha de resíduos, o desafio dos biorresíduos, a importância da comunicação e sensibilização ambiental, bem como as grandes empresas projetam soluções para a gestão dos seus resíduos.

Refira-se que, para cada uma das atividades, as inscrições, limitadas e obrigatórias, estão abertas e disponíveis em https://www.cm-agueda.pt/pages/1617 e nas páginas do Facebook da Câmara Municipal de Águeda e LVpD, onde também pode ser consultado o programa em detalhe.

 

Reino Unido aumenta para “grave” nível de alerta sobre terrorismo

 Ministra do Interior pede à população que se mantenha alerta, "mas não alarmada", e avise a polícia de quaisquer suspeitas.

O nível de alerta para o terrorismo no Reino Unido subiu na sequência do ataque bombista registado no domingo em Liverpool, indicando que outros ataques são altamente prováveis, anunciaram as autoridades britânicas.

O grau de risco passou assim de "substancial" para "grave", o segundo numa escala de cinco, decidiu o Centro de Análise de Terrorismo Conjunto, organismo formado por elementos da polícia, serviços de informação e governo.

A decisão teve em conta outros dois incidentes terroristas no mês passado, "refletindo a natureza diversa, complexa e volátil da ameaça terrorista no Reino Unido", indica um comunicado.

A ministra do Interior, Priti Patel, urgiu a população para se manter alerta, "mas não alarmada", pedindo que passem informações sobre atividades suspeitas à polícia.

O nível de alerta tinha sido reduzido em fevereiro para "substancial".

Reino Unido "não vai acobardar-se"

O primeiro-ministro, Boris Johnson, garantiu já esta segunda-feira que o Reino Unido "não vai acobardar-se" perante o terrorismo.

"Nunca cederemos àqueles que veem dividir-nos com atos irrefletidos", explicou numa conferência de imprensa em Downing Street.

A polícia britânica confirmou hoje ter classificado como um incidente terrorista a explosão no domingo de um táxi causada por um engenho explosivo improvisado e que matou uma pessoa, mas o motivo ainda não é claro.

O chefe da Polícia de Contraterrorismo no noroeste de Inglaterra, Russ Jackson, indicou que a explosão junto ao hospital Liverpool Women's Hospital foi causada pela "deflagração de um engenho explosivo" que foi trazido para dentro do veículo por um passageiro.

O passageiro morreu na explosão e no incêndio que se seguiu e o taxista ficou ferido.

Jackson disse que "as investigações agora vão continuar a procurar perceber como foi o dispositivo construído, a motivação para o incidente e se alguém mais esteve envolvido".

Três homens na casa dos 20 anos foram detidos na cidade sob a Lei do Terrorismo no domingo e um quarto suspeito foi detido na segunda-feira, adiantou o responsável.

A explosão aconteceu pouco antes das 11:00, quando se celebrou o Remembrance Sunday, dia dedicado à memória dos soldados mortos em serviço em conflitos, incluindo nas missões mais recentes no Iraque e Afeganistão.

TSF/Lusa

Governo convoca reunião no Infarmed para sexta-feira

O primeiro-ministro convocou uma nova reunião no Infarmed, para a próxima sexta-feira, que vai juntar especialistas e políticos, apurou a TSF. A reunião acontece numa altura em que o número de infetados está a subir.

No domingo, Portugal registou o máximo de mortes dos últimos dois meses. O país não registava um número de vítimas mortais por Covid-19 igual ao do passado domingo (15) desde 26 de agosto.

O último boletim epidemiológico dá conta ainda de 1483 novos casos de infeção, e mais 465 internados. O número de novos doentes no hospital não era tão alto desde 20 de setembro, dia em que o número de internados foi de 471.

Francisco Nascimento

BREAKING NEWS: Leahy, most-senior senator, will retire

Sen. Patrick Leahy (D-Vt.), the president pro tempore of the Senate and longest-serving member in the chamber, won't seek reelection next year, concluding his final term in the Senate after nearly five decades.

Leahy, 81, announced Monday that he would not run for a ninth term in a speech at the state capitol in Montpelier. First elected in the post-Watergate midterms in 1974, Leahy's tenure spanned eight presidents and leaves him as, for now, the only Democrat ever elected to the Senate from Vermont.

“It is time to put down the gavel. It is time to pass the torch to the next Vermonter, who will carry on this work for our great state," Leahy said Monday. "It is time to come home.” 

Read more: https://www.politico.com/news/2021/11/15/leahy-most-senior-senator-will-retire-522356

Fonte: POLITICO

BUPI EM FUNCIONAMENTO NA MARINHA GRANDE

A Câmara Municipal da Marinha Grande tem em funcionamento o BUPi – Balcão Único do Prédio, através de um posto de atendimento presencial localizado no Edifício da Resinagem.

O BUPi tem como objetivo possibilitar aos cidadãos identificarem e registarem, gratuitamente, as parcelas de terrenos rústicos e mistos de que são proprietários.

Este serviço está em funcionamento desde o dia 4 de outubro, nos dias úteis, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00.

Para efetuar o respetivo registo, os promotores deverão fazer-se acompanhar dos seguintes documentos:

Proprietário ou Cônjuge
- Cartão de Cidadão / NIF,
- Caderneta Predial ou N.º de Matriz,
- Certidão da Conservatória ou Outro documento que comprove a propriedade,
- Mapa com a representação geográfica do terreno;

Coproprietário
- Cartão de Cidadão / NIF,
- Caderneta Predial ou N.º de Matriz,
- Certidão da Conservatória ou outro documento que comprove a propriedade,
- Identificação dos restantes coproprietários,
- Mapa com a representação geográfica do terreno.

Herdeiro
- Cartão de Cidadão / NIF,
- NIF da Herança,
- Caderneta Predial ou N.º de Matriz,
- Participação do Imposto de Selo ou Habilitação de Herdeiros,
- Certidão da Conservatória ou outro documento que comprove a propriedade,
- Mapa com a representação geográfica do terreno.

Pessoa Coletiva
- NIPC,
- Caderneta Predial ou N.º de Matriz,
- Certidão da Conservatória ou outro documento que comprove a propriedade,
- Mapa com a representação geográfica do terreno,

Se sujeita a Registo Comercial:
- Certidão Permanente,

Se não:
- Estatutos,
- Nomeação de órgãos Sociais,
- Termo de Posse;

Representante
- Cartão de Cidadão / NIF,
- Caderneta Predial ou N.º de Matriz,
- Procuração assinada (existe um modelo simplificado do BUPI),
- Certidão da Conservatória ou outro documento que comprove a propriedade,
- Mapa com a representação geográfica do terreno.

Em alternativa poderá ser feito este registo na página www.bupi.gov.pt.

ANTÓNIO COSTA INAUGUROU RENOVADO TEATRO MUNICIPAL DA COVILHÃ


O Primeiro-Ministro, acompanhado pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, marcou presença na inauguração do renovado Teatro Municipal da Covilhã (TMC).

Depois de uma visita ao edifício na companhia do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, e do Diretor Artístico do TMC, Rui Sena, o Primeiro-Ministro subiu ao palco. Dirigindo-se a todos os presentes, António Costa começou por dar os parabéns ao Município da Covilhã e destacar a importância do novo equipamento cultural, sublinhando que a “estrutura inclui espaços para residências artísticas e salas de criação, incentivando a produção cultural na região e no pais, e contribuindo para uma maior descentralização da cultura”. O Primeiro-Ministro sublinhou ainda que a reabilitação do TMC “é um bom exemplo da aplicação de Fundos Comunitários e é de grande relevância para a cidade e para o interior do país.»

Para o Presidente da Câmara da Covilhã, abertura do TMC representa «um momento histórico para o concelho». Vítor Pereira afirmou ainda que «o Teatro será uma casa ao serviço da comunidade e um importante ativo para as freguesias, universidade e companhias de teatro».

João Gil foi o artista convidado para a inauguração da renovada sala de espetáculos, fazendo-se acompanhar em palco por grandes nomes do panorama musical nacional como Jorge Palma, Carlão e Nuno Guerreiro. O músico covilhanense apresentou um espetáculo intimista e repleto de emoções, que encantou os cerca de 1800 conterrâneos que esgotaram a sala nos três concertos.

MARINHA GRANDE REALIZA II JORNADAS SOCIAIS E DA SAÚDE

A Rede Social da Marinha Grande vai realizar as II Jornadas Sociais e da Saúde, este ano intituladas "A(com)panha-me ExtraordináriaMENTE", nos dias 26 e 27 de novembro de 2021, no Auditório do Edifício da Resinagem e no formato online.

"A(com)panha-me" é o tema base das Jornadas Sociais e da Saúde da Marinha Grande. Pretende assumir-se como uma referência formativa holística sobre o ser humano, com sentido de movimento, envolvimento e desenvolvimento, numa alusão aos vários ciclos de vida.

Esta segunda edição dá enfoque à importância da MENTE, como elemento fundamental na capacidade superativa e adaptativa da humanidade, posta à prova nos últimos tempos de incertezas e mudanças, que a tornam extraordinária e tem feito de todos seres humanos extraordinários: "extraordináriaMENTE".

As II Jornadas Sociais e da Saúde - "A(com)panha-me extraordináriaMENTE” apresentam-se como um momento de debate científico, dirigido a profissionais (professores, técnicos das ciências sociais e humanas e da saúde), mas também com pertinência para a população em geral, com o apoio de especialistas devidamente credenciados.

Trata-se de um evento transversal a várias áreas que abordará temáticas associadas ao ciclo de vida, de forma positiva, focando soluções e projetos inovadores, com vista ao desenvolvimento e superação de obstáculos.  

As II Jornadas, à semelhança da edição anterior, serão acreditadas pela Leirimar.

O evento decorrerá num modelo de participação mista (online e presencial), cujas inscrições deverão ser efetuadas através do link https://bit.ly/2JornadasMG.
A participação presencial encontra-se limitada à capacidade do auditório.

O programa das II Jornadas Sociais e da Saúde é o seguinte:

26 de novembro
9h00 – Abertura do Secretariado
9h30 – Abertura Oficial das Jornadas
10h00 – 12h30
(11h30 – Intervalo)

Responsabilidade Social nas Empresas – Lançamento do Prémio Anual de Responsabilidade Social

Profissionais e Equipas de Trabalho – Moderadora: Ana Maria Pedrosa

“Inteligência Emocional – um caminho para o sucesso profissional e pessoal” – Amália Carvalho

Família – Moderador: Nuno Brito

“SAMP – Porque a música penetra mais fundo na Alma Humana” – Raquel Gomes e David Ramy

14h00-17h00
(15h00 – Intervalo)
Saúde – Moderador: João Teixeira
“Saúde Mental – Superação em tempos de crise” – José Carlos Rodrigues

“Desporto e exercício físico na vida de crianças e jovens: A importância para a saúde física e mental” – Raul Antunes

Infância e Juventude – Moderador: Denise Velho

“Educar sem gritos nem castigos: missão (im)possível?” – Nuno Pinto Martins

“As competências emocionais no bem-estar e desenvolvimento das crianças” – Luís Borges
17h00 – Encerramento

27 de novembro
9h00 - Abertura do Secretariado
9h15 – Reabertura das Jornadas
9h30 – 12h30

Educação – Moderador: Cesário Silva

“Trabalho em equipa: Escola e Comunidade” – Cláudia Teles de Freitas

“Anos Incríveis – Educação positiva facilitador de aprendizagens” – Vanda Pedrosa

“Filosofar a brincar. A Filosofia na base de um pensamento crítico, criativo, cuidativo e colaborativo” – Joana Rita Sousa

12h30 – Encerramento Oficial das Jornadas.

Covilhã | SEMANA DA CULTURA CIENTÍFICA - 22 A 26 DE NOVEMBRO DE 2021

Com a finalidade de assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica, o Município da Covilhã, através do Projeto EU SOU + e da Biblioteca Municipal da Covilhã, promove a iniciativa SEMANA DA CULTURA CIENTÍFICA, dirigida ao público escolar, nomeadamente do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico.

Através desta iniciativa pretende-se enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano, destacar personalidades, colocar desafios para o futuro e instigar o gosto pela ciência nas gerações mais novas.

Entre os dias 22 e 26 de novembro de 2021, os estabelecimentos escolares participantes podem envolver os seus alunos e alunas em atividades experimentais em sala de aula, dinamizadas pela Professora responsável pela área de intervenção Ciência Divertida ou pelos professores/as /educadoras titulares de turma; visitar e ter contacto com o material de laboratório existente na Biblioteca Municipal da Covilhã; e ainda participar em jogos pedagógicos, como o jogo da memória e o “quem é quem na ciência?”.

Os responsáveis pedagógicos poderão também participar na ação de capacitação docente dinamizada pela Professora Sandra Costa (AE Frei Heitor Pinto), sob o tema “Aprender com STEAM (STEAM, Inovação, Ensino Experimental)”, a ter lugar no dia 23 de novembro, terça-feira, pelas 18h00m, na sala polivalente da Biblioteca Municipal da Covilhã.

Assim, a Câmara Municipal da Covilhã, apela à inscrição, até ao próximo dia 17 de novembro de 2021, e participação por parte responsáveis pedagógicos dos níveis de ensino a que se destinam as ações e os seus respetivos alunos.

Covilhã | SEMINÁRIO VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E O IMPACTO NAS CRIANÇAS E NOS JOVENS

No próximo dia 25 de novembro vai realizar-se, no auditório Municipal da Covilhã, o seminário “Violência Doméstica e o Impacto nas Crianças e nos Jovens”.

O programa tem início às 10 da manhã, a sessão de abertura vai contar com a presença do Presidente da Câmara Dr. Vítor Pereira, o reitor da UBI, Professor Dr. Mário Raposo, e o presidente da CPCJ, Dr. João Paulo Pina Simão.
O seminário conta com a participação de vários oradores especialistas no tema, entre os quais a Dr.ª Ana Paula Correia, Dr.ª Ana Margarida Moreira, Prof. Dr. º Manuel Loureira, Dr.ª Solange Moreira Franco e a Dr.ª Ana Franco. Ao longo do dia vão decorrer quatro painéis sobre os temas: “Impacto da violência no desenvolvimento psicoafectivo da criança”, “Conflito interparental e saúde psicológica de crianças e jovens”, “vitimas silenciosas: o impacto da violência doméstica nas crianças e nos jovens”, e “no silêncio da lei”.

A sessão de encerramento está planeada para as 16 horas e 30 minutos e vai contar com a presença da Vereadora Professora Dr.ª Regina Gouveia, da Dr.ª Sandra Lopes, membro da equipa técnica regional do Centro Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, e do Presidente da CPCJ, Dr. José Paulo Pina Simão.

A entrada é livre e está sujeita a inscrição até ao dia 19 de novembro. Assim, a Câmara Municipal da Covilhã, convida e, desde já, agradece a participação de todos os munícipes que queiram participar neste seminário.

Marinha Grande | MUNICÍPIO FAZ PARCERIA COM NOVO OLHAR II PARA EQUIPAS DE RUA

 

O Município da Marinha Grande formalizou uma parceria com a Associação Novo Olhar II, para o apoio à dinamização do Projeto “Santana - Equipas de Rua", cujo protocolo foi assinado na manhã desta segunda-feira, 15 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, entre o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e a presidente da Associação, Ana Patrícia Quintanilha, na presença da vereadora da Ação Social, Ana Alves Monteiro.

Trata-se de um processo de candidatura a financiamento público aos projetos que constituem o Programa de Respostas Integradas do território Marinha Grande, promovido pelo Ministério da Saúde, através do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, Eixo de Intervenção da Redução de Riscos e Minimização de Danos.

Esta parceria pretende criar as condições para a Novo Olhar II dinamizar o projeto destinado a apoiar a comunidade local, designadamente através da implementação de respostas de proximidade, em articulação com os parceiros, com estratégias informativas e de sensibilização para a redução de riscos e minimização de danos, por via de estratégias ocupacionais, informativas, de sensibilização, de educação para a saúde e cidadania.

O projeto visa ainda promover a troca/distribuição de material asséptico e acesso a preservativos; realizar encaminhamento para estruturas da comunidade, nomeadamente para serviços da Administração Regional de Saúde do Centro com intervenção nos comportamentos aditivos e nas dependências.

A Associação Novo Olhar II compromete-se a dar continuidade à intervenção na Marinha Grande, contribuindo para a diminuição dos riscos sociais e de saúde pública, assim como os danos associados aos consumos de substâncias psicoativas; dar resposta a situações sinalizadas pela Câmara Municipal da Marinha Grande no nosso âmbito desta intervenção; e prestar colaboração nas iniciativas promovidas pelo Município neste âmbito de intervenção social e de saúde.

A Câmara Municipal da Marinha Grande compromete-se a divulgar e colaborar na promoção do projeto junto da comunidade local; referenciar os cidadãos que se integrem nestas problemáticas à Novo Olhar II; sinalizar situações ou locais problemáticos na Marinha Grande; e prestar apoio à dinamização das atividades realizadas neste âmbito, mediante apreciação prévia das condições necessárias ao mesmo.

O Protocolo de Parceria vigorará pelo período duração do financiamento do Projeto Santana Equipas de Rua, pelo Ministério da Saúde – SICAD.

O Projeto “Santana – Equipas de Rua Marinha Grande” promove a aproximação e o acesso do indivíduo aos serviços de saúde e sociais disponíveis, fornecendo informação sobre alternativas existentes, estabelecendo e promovendo uma articulação concertada de forma a facilitar o relacionamento do indivíduo com estes serviços.

Tem como objetivos reduzir riscos, pessoais e sociais, associados ao uso de drogas; encaminhar as pessoas em situação de risco, motivando-as para tratamento; e prevenir a disseminação de doenças infectocontagiosas.

O Projeto Santana Equipas de Rua da Associação Novo Olhar II existe desde novembro de 2013. Atualmente, intervém junto de cerca de 150 indivíduos com consumo de substâncias psicoativas ilícitas e ilícitas, doença mental (casos de duplo diagnóstico), degradação física e/ou psicológica associado aos consumos, situação económica precária e dependência dos serviços e sistemas de proteção social;

No âmbito da sua missão e dos seus objetivos, o Município da Marinha Grande pretende promover a satisfação das necessidades da comunidade local, designadamente através do apoio a instituições particulares de solidariedade social. Importa, por isso, contribuir para a concretização de respostas sociais dirigidas às necessidades da comunidade, no caso em concreto, à problemática da toxicodependência, doença mental e vulnerabilidade social.

Covilhã | CONCERTOS COM HISTÓRIAS PARA AS FAMÍLIAS

O Município da Covilhã, através da Biblioteca Municipal da Covilhã, do Projeto EU SOU +, e ao abrigo do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, retoma a iniciativa “Concertos Pedagógicos para as Famílias”, transformando-a em “Concertos com histórias para as famílias.”

A ação visa, por um lado, proporcionar um contacto de maior proximidade com a literatura e com a música erudita, de forma a desenvolver o interesse e o gosto, por parte do público infantil e juvenil e, por outro lado, contribuir para a formação de novos públicos e de novos leitores.

O primeiro encontro artístico terá lugar no próximo dia 20 de novembro, sábado, pelas 16 horas, na sala polivalente da Biblioteca Municipal da Covilhã.

O momento musical estará a cargo de grupos de câmara da EPABI – Escola Profissional de Artes da Covilhã, nomeadamente do Quinteto de Sopros, orientado pelo Professor Francisco Luís Vieira; e do Duo de Percussão, formação artística orientada pelos Professores Aldovino Munguambe e Edgar Araújo.

A entrada nesta atividade é livre, e a participação implica o uso obrigatório de máscara de proteção individual.

Assim, a Câmara Municipal da Covilhã, convida e, desde já, agradece a participação das famílias, pais, crianças, avós e demais familiares.

Porto | Milho Rei - Confeitaria e Padaria

 


Milho Rei – Confeitaria e Padaria já existe desde o ano 1995, localizada numa zona típica da Areosa/Rio Tinto.

Com fabrico próprio, e uma vasta gama de bolos/doçaria incluindo pão. Se vive nesta zona habitacional não deixe de fazer uma visita e saborear os seus produtos nesta época tão especial.

Câmara de Cantanhede propõe-se reforçar cooperação com as juntas de freguesia

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede reuniu com os presidentes de junta para debater os contornos dos apoios a conceder para ajudar as freguesias a exercerem cabalmente as competências transferidas pela Administração Central. “Os montantes que recebem no âmbito desse processo são manifestamente escassas para responderem às exigências das novas atribuições, pelo que o Município está mais uma vez disponível para cooperar com as juntas no sentido de suprir a manifesta falta de financiamento”, refere Helena Teodósio.

A autarca insiste na “necessidade de ser revisto a fórmula de cálculo que está a ser usada para determinar as verbas associadas à transferência de competências para as freguesias, pois valoriza sobretudo a densidade populacional em detrimento da área territorial, o que, como é evidente, favorece muito as urbanas e penaliza fortemente as freguesias rurais, como é o caso das do concelho de Cantanhede. Para avançarmos no reforço da coesão territorial tal como a preconizamos, não há outra alternativa que não seja continuarmos a suprir gritante insuficiência de verbas provenientes da Administração Central”, afirma a líder do executivo camarário cantanhedense, sublinhando a “inteira disponibilidade da autarquia para aprofundar as parcerias que tão bons resultados têm produzido até agora, parcerias essas que serão estabelecidas com critérios de justiça e equidade”.

Recorde-se que, no início deste ano, foi anunciado que a cooperação com as freguesias do concelho tem associado um pacote financeiro na ordem dos 2,5 milhões de euros, parte significativa do qual destinado à construção de vários tipos de infraestruturas e equipamentos coletivos e o restante em subsídios pontuais e obras asseguradas pela edilidade em regime de administração direta.

A recente reunião de Helena Teodósio com os presidentes de junta teve como ponto único da agenda a negociação dos projetos que a Câmara Municipal se propõe financiar em 2022, tendo em vista a elaboração do orçamento, o qual, à semelhança dos últimos anos deverá contemplar verbas consideráveis para o apoio às freguesias. O próximo passo será o planeamento das obras a realizar, definindo as prioridades e programando a atividade meios técnicos camarários adstritos a esse processo, tendo em conta que muitas delas serão executadas por administração direta, como é o caso da reabilitação da rede viária, através da Divisão de Administração Direta e de Apoio às Freguesias.

Em todo o caso, a reabilitação de estradas por administração direta é apenas uma pequena parte do ambicioso programa de requalificação da rede viária que o Município de Cantanhede tem em curso, desde o final de 2020, no âmbito do qual estão executadas ou em vias de execução várias empreitadas num valor total superior a oito milhões de euros.

Autarcas das Caldas reuniram com Ministra da Saúde


No passado dia 11 de novembro, o Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vítor Marques, reuniu com a ministra da Saúde, Marta Temido, acompanhado pela vereadora Conceição Henriques; pelo vereador socialista Luís Patacho; pelo líder do movimento independente Vamos Mudar na Assembleia Municipal, António Curado; e pelos deputados municipais do PSD, Filomena Gonçalves e Pedro Marques.

Manifestar um conjunto de preocupações referentes ao estado da Saúde no concelho, e na região, em especial a situação no Hospital das Caldas da Rainha, foi o principal ponto da agenda.

Na reunião participaram a Presidente do Conselho de Admiração do CHO, Elsa Baião, e o Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco.
Sobre a localização do novo hospital para a região Oeste, foi sublinhado pelos autarcas que Caldas detém todas as condições para acolher esta infraestrutura. Desde logo pela centralidade e pelas condições que a cidade tem para receber e fixar os profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) que venham a ser contratados.

A opção pelas Caldas estenderia ainda a área de abrangência a praticamente toda a região Oeste (Torres Vedras, Mafra, Cadaval, Lourinhã, Bombarral Óbidos, Peniche, Caldas, Nazaré e Alcobaça) e até a outros concelhos, como Rio Maior.

Por outro lado, se a localização for a sul das Caldas, a abrangência territorial far-se-á sobretudo numa região com maior oferta, dada a proximidade do hospital de Loures, deixando a região a norte, nomeadamente Caldas da Rainha, numa situação comparativamente desfavorável.

Foi também manifestado a Marta Temido que a atual situação - três hospitais e três serviços de urgência na região - resulta num efeito desagregador, que compromete a qualidade do serviço prestado.

Sendo Caldas o polo que, por razões geográficas, mais necessita duma urgência médico-cirúrgica corretamente dimensionada, a melhor solução para os cuidados hospitalares seria a conjugação de um único hospital (nas Caldas da Rainha), complementado com clínicas de ambulatório noutros locais, por exemplo, Nazaré, Peniche e Torres Vedras.

A ausência de um hospital que resolva integralmente as necessidades do Oeste aumenta a desertificação das freguesias do interior que também se confrontam com dificuldades ao nível da prestação de cuidados primários de saúde, como é o caso da Freguesia do Landal, que se encontra sem médico de família.

No que se refere à atual cobertura de cuidados hospitalares no concelho, esta é visivelmente insuficiente, como comprova o protesto espontâneo que se gerou à porta do serviço de urgência, envolvendo enfermeiros e utentes, e de que a comunicação social deu nota.

O hospital tem graves insuficiências de resposta, designadamente nos serviços de laboratório de anatomia patológica, obstetrícia e neonatologia, diabetes, cirurgia ambulatória e cuidados intensivos.

Perante a situação descrita, a governante contrapôs os investimentos que vêm sendo feitos no hospital das Caldas em dotação de enfermeiros mas também na requalificação do serviço de urgência, cuja conclusão está para breve.

No mesmo sentido, Elsa Baião reconheceu que existem dificuldades financeiras e técnicas mas deu nota de um plano diretor para o crescimento do CHO, cuja concretização, porém, não pode ser garantida no curto prazo.

O responsável pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, referiu que a saída de 154 médicos da região [de Lisboa e Vale do Tejo] contribuiu para os problemas sentidos nas unidades hospitalares e manifestou disponibilidade para uma reunião com as autoridades municipais locais para avaliar a situação.

Marta Temido reconheceu a necessidade de construir um novo hospital do Oeste e a asseverou a intenção do governo de dar início à sua construção. Todavia, defende que é importante aguardar pelo estudo que a Oeste CIM tem em curso, e sem o qual seria extemporâneo tomar qualquer posição. “Há empenho na construção do Hospital do Oeste e na melhoria dos serviços”, garantiu.

Neste encontro com a tutela, os responsáveis autárquicos falaram também do trabalho que está a ser realizado para a reativação do Hospital Termal.

Face à necessidade de uma nova campanha de vacinação anti-COVID, Vítor Marques deixou a garantia de total disponibilidade para colaborar.

 

Castelo de Paiva | Vai estar patente ao público até ao final do mês: “MOVIMENTO CIDADÃOS DO MUNDO” APRESENTA EXPOSIÇÃO "RABÃO CARVOEIRO - UM BARCO PAIVENSE"

O “ Movimento Cidadãos do Mundo “, com o apoio do Município de Castelo de Paiva e do Centro Sol Nascente, vai realizar no próximo dia 20 de Novembro (Sábado), pelas 15H00, no Centro de Interpretação da Cultura Local, no Largo do Conde, a cerimónia de inauguração da exposição denominada "Rabão Carvoeiro - Um Barco Paivense", que estará patente ao público até ao final do corrente mês.

Pretende-se, com este evento cultural, divulgar a importância que teve na região duriense o Barco Rabão Carvoeiro e dos seus barqueiros, enquanto símbolos emblemáticos do património mineiro e da própria cultural paivense, assumindo-se a iniciativa como uma jornada de homenagem e evocação desta memória histórica do concelho de Castelo de Paiva.

Do programa anunciado consta um momento musical, a cargo do quinteto de metais da Banda dos Mineiros do Pejão e a intervenção de Luís Moreira, pelo Movimento Cidadãos, seguindo-se a leitura por Paula Simões, de um breve excerto do conto "Barqueiros da Esquadra Negra", do escritor Manuel Araújo da Cunha.

Registe-se ainda as alocuções do ex-barqueiro António Martins Monteiro e do escritor Manuel Araújo da Cunha, bem como as intervenções da vereadora do Pelouro da Cultura Liliana Vieira, e do presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, José Rocha.

A iniciativa termina com um Porto de Honra, sendo a entrada livre com uso sendo obrigatório o uso de máscara de protecção.

Carlos Oliveira

15 a 21 de novembro – Semana de Consciencialização para a Fibrilhação Auricular! rilhação Auricular: campanha internacional alerta – não há tempo a perder

 Fibrilhação Auricular provoca um AVC a cada 15 segundos

Em 2021, o mote da campanha é “Não há tempo a perder”, referindo-se ao impacto da pandemia nas pessoas com Fibrilhação Auricular (FA) ou em risco de a desenvolver. Nos últimos 18 meses, perdemos oportunidades para PREVENIR FA através da adoção de hábitos saudáveis, de DETETAR FA com uma simples verificação de pulso, de PROTEGER contra AVC causados por FA, de CORRIGIR a irregularidade do ritmo cardíaco através de tratamentos adequados e de APERFEIÇOAR o acompanhamento do doente. Por todos estes motivos, não temos tempo a perder.

 “Prevenir, Detetar, Proteger, Corrigir e Aperfeiçoar" são as palavras de ordem da campanha global lançada pela Atrial Fibrillation Association e pela Arrhytmia Alliance, que visa envolver organizações de todo o mundo naquela que é a Semana de Consciencialização para a Fibrilhação Auricular. Em Portugal, a Fundação Portuguesa de Cardiologia associa-se, uma vez mais a esta iniciativa, este ano com o objetivo de recuperar o tempo perdido neste último ano e meio, e incentivar à deteção e ao controlo da Fibrilhação Auricular através de uma simples verificação do pulso. Um gesto e 30 segundos que podem salvar vidas.

Começa a 15 de novembro a Semana de Consciencialização para a Fibrilhação Auricular (FA), a arritmia cardíaca mais comum em todo o mundo, e a responsável por 20 a 30 % dos acidentes vasculares cerebrais isquémicos. Para assinalar a data, a Fundação Portuguesa de Cardiologia associa-se à Atrial Fibrillation Association  e à Arrhytmia Alliance para dar a conhecer a campanha global “Não há tempo a perder”.

Em Portugal, o papel da sensibilização e o apoio a esta campanha cabe à Fundação Portuguesa de Cardiologia, para quem a deteção precoce e o controlo da FA são fundamentais. “O diagnóstico atempado desta arritmia pode ser fundamental na prevenção de complicações como AVCs, insuficiência cardíaca, demência ou mesmo morte súbita. Podemos controlar a FA através da gestão de comportamentos, hábitos de vida e medicação. Quanto mais cedo for detetada, maior a probabilidade de sucesso. Como diz a campanha deste ano, «não há tempo a perder»”, explica Manuel Carrageta, Presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

 Fibrilhação Auricular em Portugal e na Europa

A partir dos 40 anos de idade, a prevalência da Fibrilhação Auricular entre os portugueses ronda os 2.5%. Ao passar os 65 anos, uma em cada dez pessoas terá desenvolvido esta arritmia. Na Europa, a estatística mostra que, a cada 15 segundos, há um AVC relacionado com FA.

Embora bastante prevalente, grande parte dos casos de Fibrilhação Auricular é silenciosa. Só se deteta demasiado tarde e depois de deixar sequelas ou de um episódio grave, como é o caso de um Acidente Vascular Cerebral. A deteção precoce e o controlo desta arritmia são, por isso, fundamentais para a manutenção de uma boa qualidade de vida, sobretudo em determinadas faixas etárias.

Atenção aos sinais

A partir dos 65 anos, devemos ter particular atenção a sinais nem sempre claros como batimento cardíaco descoordenado, pulsação rápida e irregular, tonturas, sensação de desmaio, perda do conhecimento, dificuldade em respirar, cansaço, confusão ou sensação de aperto no peito.

É, por isso, aconselhável que, nestas idades, para além do controlo parâmetros como o peso, a tensão arterial ou o colesterol, se avalie o ritmo cardíaco e as pulsações de forma regular. Qualquer pessoa o pode fazer, de forma simples, através da auto-avaliação do pulso.

Prevenção do AVC

Uma vez diagnosticada Fibrilhação Auricular, o risco de AVC pode ser reduzido significativamente através de terapêutica anticoagulante. Tal como na maioria dos países europeus, em Portugal, as normas aconselham a que se ministrem os Novos Anticoagulantes Orais, também conhecidos como NOAC. Consoante a prescrição, a medicação poderá ser tomada uma ou duas vezes ao dia.

O bom controlo desta arritmia, e a consequente manutenção da qualidade de vida dependem, também, do cumprimento escrupuloso da terapêutica. Qualquer alteração, deverá ser validada pelo médico assistente.

Sobre a Fundação Portuguesa de Cardiologia:

A Fundação Portuguesa de Cardiologia é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de âmbito nacional, criada em 1979, tem como objectivo geral a promoção da saúde e a prevenção, tratamento e reabilitação das doenças cardiovasculares, que constituem a principal causa de morte da população portuguesa.

As doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte em Portugal e como tal a Fundação Portuguesa de Cardiologia acredita que a prevenção é um meio para combater este flagelo. Sensibilizar para a adopção de comportamentos saudáveis. Pequenos gestos do dia-a-dia podem fazer a diferença de uma vida!

www.fpcardiologia.pt

Sobre a Arrhythmia Alliance:

A-A é uma aliança de instituições não governamentais, grupos de pacientes, cuidadores, e profissionais de saúde que em comum têm a pretensão de promover o diagnóstico e tratamento eficaz das arritmias. 

A Arrhythmia Alliance tem como objectivos melhorar o diagnóstico, o tratamento e a qualidade de vida de todos os portadores de arritmias; promover uma maior consciência em torno das arritmias cardíacas; promover o diagnóstico precoce de arritmias cardíacas; melhorar o tratamento de arritmias cardíacas e melhorar a qualidade de vida de pessoas com arritmias cardíacas

www.heartrhythmalliance.org

Sobre a Atrial Fibrillation Association:

A Atrial Fibrillation Association é uma instituição não governamental registada no Reino Unido que tem como principal objetivo aumentar a conscientização sobre a fibrilação auricular (FA), fornecendo informações e materiais de apoio a pacientes e profissionais médicos envolvidos na detecção, diagnóstico e tratamento da fibrilação auricular. AF Association trabalha em estreita colaboração com profissionais médicos, instituições de Saúde, governo, pacientes, cuidadores e membros de grupos de apoio a doentes.

www.heartrhythmalliance.org/afa/pt