segunda-feira, 15 de novembro de 2021
Silves | RUA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS EM ALCANTARILHA SOFRE CONDICIONAMENTO DE ESTACIONAMENTO E DE CIRCULAÇÃO PEDONAL NO DIA 16 DE NOVEMBRO
Proença-a-Nova | Tigelada presente no novo livro de receitas do chefe Hélio Loureiro
Ansião | Inauguração da exposição "O Cantar da Pedra"
Câmara de Águeda amplia vantagens da máquina de resíduos e dinamiza comércio local
Medida, que sensibiliza para as boas práticas de reciclagem ao mesmo tempo que apoia o comércio local, surge na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos
A Câmara Municipal de Águeda amplia as vantagens associadas à deposição de resíduos na máquina instalada no Mercado Municipal, que emite um talão com pontos correspondentes aos resíduos depositados e que podem ser trocados por vales de compras, contribuindo para a dinamização do comércio local.
A medida, que surge na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (de 20 a 28 de novembro), permite que a cada 200 pontos os utilizadores possam trocar por cinco vales de um euro, a descontar em compras iguais ou superiores a 10 euros, nos estabelecimentos comerciais aderentes do concelho, incluindo o Mercado Municipal, até ao limite dos vales disponíveis.
“Queremos continuar a incentivar a adoção de medidas sustentáveis pelas famílias e promover o envolvimento mais ativo do comércio local neste projeto, em particular nesta época natalícia”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que vai ainda ser alargado o prazo para desconto e reembolso dos vales até dia 20 de dezembro.
Este projeto, desenvolvido no âmbito do Laboratório Vivo para a Descarbonização (LVpD) – Águeda Sm@rt City Lab e cofinanciado pelo Fundo Ambiental, é uma boa prática de sensibilização e sustentabilidade ambiental que é preconizada pela Câmara Municipal, à qual designou “Resíduos com valor” e que envolve os cidadãos e o comércio local.
Tal como referido, ao depositar-se um resíduo na máquina, cuja utilização é gratuita, esta emite um talão com o número de pontos correspondente, sendo que os pontos acumulados poderão ser trocados por diverso material, como por exemplo sacos reutilizáveis, kits domésticos de reciclagem, redutores de caudal, etc. ou ainda por entradas nas Piscinas Municipais de Águeda, no Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga ou bilhetes para espetáculos no Centro de Artes de Águeda, ou ainda pelos referidos vales a descontar em compras no comércio local aderente.
Atividades na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos
Atenta aos desafios e políticas relacionadas com o Ambiente e Sustentabilidade, abraçou, uma vez mais, a participação na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), que este ano tem como tema central as “Comunidades Circulares”. Para tal, vai dinamizar diversas atividades que visam sensibilizar os cidadãos, comunidade escolar e entidades públicas e privadas, para o tema da economia circular.
O LVpD recebe dois workshops, dias 20 e 27, sempre às 10 horas, o primeiro sobre consumo sustentável e economia circular e o segundo sobre “Ser sustentável e Saudável na cozinha. Como?”. Neste espaço vai estar ainda disponível uma ação, intitulada “QR Code dos Resíduos”, que a partir de dia 20 permite a dinamização de um peddy paper em formato digital.
Na Escola Secundária Fernando Caldeira, no dia 22 (14h30 e 15h30), terão lugar sessões de informação sobre reciclagem e no dia 25 será feita também uma sessão de sensibilização sobre compostagem (online e a partir das 18h30), dirigida a professores e/ou responsáveis pela compostagem nas Eco-Escolas do concelho.
Destaque para a conferência “As novas comunidades circulares”, que irá decorrer no Salão Nobre da Câmara Municipal, no dia 26, a partir das 14 horas, onde serão debatidos temas atuais e centrais como a implementação de projetos inovadores de recolha de resíduos, o desafio dos biorresíduos, a importância da comunicação e sensibilização ambiental, bem como as grandes empresas projetam soluções para a gestão dos seus resíduos.
Refira-se que, para cada uma das atividades, as inscrições, limitadas e obrigatórias, estão abertas e disponíveis em https://www.cm-agueda.pt/
Reino Unido aumenta para “grave” nível de alerta sobre terrorismo
Ministra do Interior pede à população que se mantenha alerta, "mas não alarmada", e avise a polícia de quaisquer suspeitas.
O nível de alerta para o terrorismo no Reino Unido subiu na sequência do ataque bombista registado no domingo em Liverpool, indicando que outros ataques são altamente prováveis, anunciaram as autoridades britânicas.
O grau de risco passou assim de "substancial" para "grave", o segundo numa escala de cinco, decidiu o Centro de Análise de Terrorismo Conjunto, organismo formado por elementos da polícia, serviços de informação e governo.
A decisão teve em conta outros dois incidentes terroristas no mês passado, "refletindo a natureza diversa, complexa e volátil da ameaça terrorista no Reino Unido", indica um comunicado.
A ministra do Interior, Priti Patel, urgiu a população para se manter alerta, "mas não alarmada", pedindo que passem informações sobre atividades suspeitas à polícia.
O nível de alerta tinha sido reduzido em fevereiro para "substancial".
Reino Unido "não vai acobardar-se"
O primeiro-ministro, Boris Johnson, garantiu já esta segunda-feira que o Reino Unido "não vai acobardar-se" perante o terrorismo.
"Nunca cederemos àqueles que veem dividir-nos com atos irrefletidos", explicou numa conferência de imprensa em Downing Street.
A polícia britânica confirmou hoje ter classificado como um incidente terrorista a explosão no domingo de um táxi causada por um engenho explosivo improvisado e que matou uma pessoa, mas o motivo ainda não é claro.
O chefe da Polícia de Contraterrorismo no noroeste de Inglaterra, Russ Jackson, indicou que a explosão junto ao hospital Liverpool Women's Hospital foi causada pela "deflagração de um engenho explosivo" que foi trazido para dentro do veículo por um passageiro.
O passageiro morreu na explosão e no incêndio que se seguiu e o taxista ficou ferido.
Jackson disse que "as investigações agora vão continuar a procurar perceber como foi o dispositivo construído, a motivação para o incidente e se alguém mais esteve envolvido".
Três homens na casa dos 20 anos foram detidos na cidade sob a Lei do Terrorismo no domingo e um quarto suspeito foi detido na segunda-feira, adiantou o responsável.
A explosão aconteceu pouco antes das 11:00, quando se celebrou o Remembrance Sunday, dia dedicado à memória dos soldados mortos em serviço em conflitos, incluindo nas missões mais recentes no Iraque e Afeganistão.
TSF/Lusa
Governo convoca reunião no Infarmed para sexta-feira
O primeiro-ministro convocou uma nova reunião no Infarmed, para a próxima sexta-feira, que vai juntar especialistas e políticos, apurou a TSF. A reunião acontece numa altura em que o número de infetados está a subir.
No domingo, Portugal registou o máximo de mortes dos últimos dois meses. O país não registava um número de vítimas mortais por Covid-19 igual ao do passado domingo (15) desde 26 de agosto.
O último boletim epidemiológico dá conta ainda de 1483 novos casos de infeção, e mais 465 internados. O número de novos doentes no hospital não era tão alto desde 20 de setembro, dia em que o número de internados foi de 471.
Francisco Nascimento
BREAKING NEWS: Leahy, most-senior senator, will retire
Sen. Patrick Leahy (D-Vt.), the president pro tempore of the Senate and longest-serving member in the chamber, won't seek reelection next year, concluding his final term in the Senate after nearly five decades.
Leahy, 81, announced Monday that he would not run for a ninth term in a speech at the state capitol in Montpelier. First elected in the post-Watergate midterms in 1974, Leahy's tenure spanned eight presidents and leaves him as, for now, the only Democrat ever elected to the Senate from Vermont.
“It is time to put down the gavel. It is time to pass the torch to the next Vermonter, who will carry on this work for our great state," Leahy said Monday. "It is time to come home.”
Read more: https://www.politico.com/news/
Fonte: POLITICO
BUPI EM FUNCIONAMENTO NA MARINHA GRANDE
A Câmara Municipal da Marinha Grande tem em funcionamento o BUPi – Balcão Único do Prédio, através de um posto de atendimento presencial localizado no Edifício da Resinagem.
ANTÓNIO COSTA INAUGUROU RENOVADO TEATRO MUNICIPAL DA COVILHÃ
MARINHA GRANDE REALIZA II JORNADAS SOCIAIS E DA SAÚDE
Covilhã | SEMANA DA CULTURA CIENTÍFICA - 22 A 26 DE NOVEMBRO DE 2021
Covilhã | SEMINÁRIO VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E O IMPACTO NAS CRIANÇAS E NOS JOVENS
Marinha Grande | MUNICÍPIO FAZ PARCERIA COM NOVO OLHAR II PARA EQUIPAS DE RUA
O Município da Marinha Grande formalizou uma parceria com a Associação Novo Olhar II, para o apoio à dinamização do Projeto “Santana - Equipas de Rua", cujo protocolo foi assinado na manhã desta segunda-feira, 15 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, entre o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e a presidente da Associação, Ana Patrícia Quintanilha, na presença da vereadora da Ação Social, Ana Alves Monteiro.
Covilhã | CONCERTOS COM HISTÓRIAS PARA AS FAMÍLIAS
Porto | Milho Rei - Confeitaria e Padaria
Câmara de Cantanhede propõe-se reforçar cooperação com as juntas de freguesia
A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede reuniu com os presidentes de junta para debater os contornos dos apoios a conceder para ajudar as freguesias a exercerem cabalmente as competências transferidas pela Administração Central. “Os montantes que recebem no âmbito desse processo são manifestamente escassas para responderem às exigências das novas atribuições, pelo que o Município está mais uma vez disponível para cooperar com as juntas no sentido de suprir a manifesta falta de financiamento”, refere Helena Teodósio.
A autarca insiste na “necessidade de ser revisto a fórmula de cálculo que está a ser usada para determinar as verbas associadas à transferência de competências para as freguesias, pois valoriza sobretudo a densidade populacional em detrimento da área territorial, o que, como é evidente, favorece muito as urbanas e penaliza fortemente as freguesias rurais, como é o caso das do concelho de Cantanhede. Para avançarmos no reforço da coesão territorial tal como a preconizamos, não há outra alternativa que não seja continuarmos a suprir gritante insuficiência de verbas provenientes da Administração Central”, afirma a líder do executivo camarário cantanhedense, sublinhando a “inteira disponibilidade da autarquia para aprofundar as parcerias que tão bons resultados têm produzido até agora, parcerias essas que serão estabelecidas com critérios de justiça e equidade”.
Recorde-se que, no início deste ano, foi anunciado que a cooperação com as freguesias do concelho tem associado um pacote financeiro na ordem dos 2,5 milhões de euros, parte significativa do qual destinado à construção de vários tipos de infraestruturas e equipamentos coletivos e o restante em subsídios pontuais e obras asseguradas pela edilidade em regime de administração direta.
A recente reunião de Helena Teodósio com os presidentes de junta teve como ponto único da agenda a negociação dos projetos que a Câmara Municipal se propõe financiar em 2022, tendo em vista a elaboração do orçamento, o qual, à semelhança dos últimos anos deverá contemplar verbas consideráveis para o apoio às freguesias. O próximo passo será o planeamento das obras a realizar, definindo as prioridades e programando a atividade meios técnicos camarários adstritos a esse processo, tendo em conta que muitas delas serão executadas por administração direta, como é o caso da reabilitação da rede viária, através da Divisão de Administração Direta e de Apoio às Freguesias.
Em todo o caso, a reabilitação de estradas por administração direta é apenas uma pequena parte do ambicioso programa de requalificação da rede viária que o Município de Cantanhede tem em curso, desde o final de 2020, no âmbito do qual estão executadas ou em vias de execução várias empreitadas num valor total superior a oito milhões de euros.
Autarcas das Caldas reuniram com Ministra da Saúde
Castelo de Paiva | Vai estar patente ao público até ao final do mês: “MOVIMENTO CIDADÃOS DO MUNDO” APRESENTA EXPOSIÇÃO "RABÃO CARVOEIRO - UM BARCO PAIVENSE"
15 a 21 de novembro – Semana de Consciencialização para a Fibrilhação Auricular! rilhação Auricular: campanha internacional alerta – não há tempo a perder
Fibrilhação Auricular provoca um AVC a cada 15 segundos
Em 2021, o mote da campanha é “Não há tempo a perder”, referindo-se ao impacto da pandemia nas pessoas com Fibrilhação Auricular (FA) ou em risco de a desenvolver. Nos últimos 18 meses, perdemos oportunidades para PREVENIR FA através da adoção de hábitos saudáveis, de DETETAR FA com uma simples verificação de pulso, de PROTEGER contra AVC causados por FA, de CORRIGIR a irregularidade do ritmo cardíaco através de tratamentos adequados e de APERFEIÇOAR o acompanhamento do doente. Por todos estes motivos, não temos tempo a perder.
“Prevenir, Detetar, Proteger, Corrigir e Aperfeiçoar" são as palavras de ordem da campanha global lançada pela Atrial Fibrillation Association e pela Arrhytmia Alliance, que visa envolver organizações de todo o mundo naquela que é a Semana de Consciencialização para a Fibrilhação Auricular. Em Portugal, a Fundação Portuguesa de Cardiologia associa-se, uma vez mais a esta iniciativa, este ano com o objetivo de recuperar o tempo perdido neste último ano e meio, e incentivar à deteção e ao controlo da Fibrilhação Auricular através de uma simples verificação do pulso. Um gesto e 30 segundos que podem salvar vidas.
Começa a 15 de novembro a Semana de Consciencialização para a Fibrilhação Auricular (FA), a arritmia cardíaca mais comum em todo o mundo, e a responsável por 20 a 30 % dos acidentes vasculares cerebrais isquémicos. Para assinalar a data, a Fundação Portuguesa de Cardiologia associa-se à Atrial Fibrillation Association e à Arrhytmia Alliance para dar a conhecer a campanha global “Não há tempo a perder”.
Em Portugal, o papel da sensibilização e o apoio a esta campanha cabe à Fundação Portuguesa de Cardiologia, para quem a deteção precoce e o controlo da FA são fundamentais. “O diagnóstico atempado desta arritmia pode ser fundamental na prevenção de complicações como AVCs, insuficiência cardíaca, demência ou mesmo morte súbita. Podemos controlar a FA através da gestão de comportamentos, hábitos de vida e medicação. Quanto mais cedo for detetada, maior a probabilidade de sucesso. Como diz a campanha deste ano, «não há tempo a perder»”, explica Manuel Carrageta, Presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia.
Fibrilhação Auricular em Portugal e na Europa
A partir dos 40 anos de idade, a prevalência da Fibrilhação Auricular entre os portugueses ronda os 2.5%. Ao passar os 65 anos, uma em cada dez pessoas terá desenvolvido esta arritmia. Na Europa, a estatística mostra que, a cada 15 segundos, há um AVC relacionado com FA.
Embora bastante prevalente, grande parte dos casos de Fibrilhação Auricular é silenciosa. Só se deteta demasiado tarde e depois de deixar sequelas ou de um episódio grave, como é o caso de um Acidente Vascular Cerebral. A deteção precoce e o controlo desta arritmia são, por isso, fundamentais para a manutenção de uma boa qualidade de vida, sobretudo em determinadas faixas etárias.
Atenção aos sinais
A partir dos 65 anos, devemos ter particular atenção a sinais nem sempre claros como batimento cardíaco descoordenado, pulsação rápida e irregular, tonturas, sensação de desmaio, perda do conhecimento, dificuldade em respirar, cansaço, confusão ou sensação de aperto no peito.
É, por isso, aconselhável que, nestas idades, para além do controlo parâmetros como o peso, a tensão arterial ou o colesterol, se avalie o ritmo cardíaco e as pulsações de forma regular. Qualquer pessoa o pode fazer, de forma simples, através da auto-avaliação do pulso.
Prevenção do AVC
Uma vez diagnosticada Fibrilhação Auricular, o risco de AVC pode ser reduzido significativamente através de terapêutica anticoagulante. Tal como na maioria dos países europeus, em Portugal, as normas aconselham a que se ministrem os Novos Anticoagulantes Orais, também conhecidos como NOAC. Consoante a prescrição, a medicação poderá ser tomada uma ou duas vezes ao dia.
O bom controlo desta arritmia, e a consequente manutenção da qualidade de vida dependem, também, do cumprimento escrupuloso da terapêutica. Qualquer alteração, deverá ser validada pelo médico assistente.
Sobre a Fundação Portuguesa de Cardiologia:
A Fundação Portuguesa de Cardiologia é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de âmbito nacional, criada em 1979, tem como objectivo geral a promoção da saúde e a prevenção, tratamento e reabilitação das doenças cardiovasculares, que constituem a principal causa de morte da população portuguesa.
As doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte em Portugal e como tal a Fundação Portuguesa de Cardiologia acredita que a prevenção é um meio para combater este flagelo. Sensibilizar para a adopção de comportamentos saudáveis. Pequenos gestos do dia-a-dia podem fazer a diferença de uma vida!
Sobre a Arrhythmia Alliance:
A-A é uma aliança de instituições não governamentais, grupos de pacientes, cuidadores, e profissionais de saúde que em comum têm a pretensão de promover o diagnóstico e tratamento eficaz das arritmias.
A Arrhythmia Alliance tem como objectivos melhorar o diagnóstico, o tratamento e a qualidade de vida de todos os portadores de arritmias; promover uma maior consciência em torno das arritmias cardíacas; promover o diagnóstico precoce de arritmias cardíacas; melhorar o tratamento de arritmias cardíacas e melhorar a qualidade de vida de pessoas com arritmias cardíacas
Sobre a Atrial Fibrillation Association:
A Atrial Fibrillation Association é uma instituição não governamental registada no Reino Unido que tem como principal objetivo aumentar a conscientização sobre a fibrilação auricular (FA), fornecendo informações e materiais de apoio a pacientes e profissionais médicos envolvidos na detecção, diagnóstico e tratamento da fibrilação auricular. AF Association trabalha em estreita colaboração com profissionais médicos, instituições de Saúde, governo, pacientes, cuidadores e membros de grupos de apoio a doentes.