segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Barcelos | Secretário de Estado do Ensino Superior deixa apreço pelo que o IPCA tem construído

 Foram mais de dois mil os estudantes dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais que o IPCA recebeu esta segunda-feira.
O périplo de boas-vindas aos estudantes da 1ª e 2ª fase começou bem cedo na sede da Escola Técnica Superior Profissional (ETeSP), em Braga, com a presença do Secretário de Estado do Ensino, Tecnologia e Ensino Superior, Pedro Teixeira. A receção aos estudantes decorreu no Altice Fórum, em Braga, onde também foram recebidos pela Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, o Diretor da ETeSP, Filipe Chaves, a Presidente da AAIPCA, Mariana Lima, e a vereadora da Câmara Municipal de Braga, Olga Pereira.
 
O Secretário de Estado começou por enaltecer a todos os presentes a marca que o IPCA, “o benjamim do ensino superior” se tornou: “O IPCA não tentou imitar os outros, mas optou pela diferença". Pedro Teixeira referiu, ainda, a sua satisfação em receber os estudantes do 1°ano, a seu ver os mais entusiastas porque estão a chegar a uma nova realidade, e a importância das instituições de ensino superior na qualificação das pessoas para o desenvolvimento do país. “Estas instituições são, provavelmente, as mais importantes em cada localidade para o futuro dos jovens, daí ser tão gratificante perceber que os municípios as valorizam cada vez mais”, referiu, ainda, o Secretário de Estado.
 
Por seu turno, a Presidente do IPCA lembrou a todos os estudantes a importância deste dia. "A vossa história no IPCA começa agora, assim como uma nova etapa das vossas vidas". Maria José Fernandes apelou ainda à solidariedade entre colegas, para que todos cheguem ao mesmo objetivo, sem pensar em desistir do ensino superior. “Olhem por vocês, mas nunca esqueçam o outro, pois há serviços, projetos e pessoas para apoiar os estudantes, tanto em termos financeiros, como de relacionamento interpessoal, de integração ou mesmo de saúde”, alertou a Presidente do IPCA. Apelou também à participação dos estudantes nos grupos académicos, projetos de voluntariado, mentoria, e outras experiências que o IPCA proporciona, nomeadamente, a nível de mobilidades internacionais. “Estes anos são o grande desafio das vossas vidas e vão condicionar o vosso futuro, por isso, aproveitem-no da melhor forma”!
 
A Presidente da Associação Académica do IPCA (AAIPCA), Mariana Lima, parabenizou todos os estudantes e sensibilizou-os para tirarem proveito de tudo o que o IPCA tem para lhes oferecer, pessoal e profissionalmente. “Envolvam-se em tudo, não deixando de lado a parte do desenvolvimento pessoal, até porque conta a cada vez mais até para o vosso futuro profissional”, apelou a Presidente da AAIPCA.
 
O diretor da ETeSP, Filipe Chaves, aproveitou a oportunidade para enaltecer os resultados do acesso aos CTeSP, agradecendo a todos os serviços e unidades do IPCA que contribuíram para estas colocações.
 
A receção aos novos estudantes CTeSP decorreu ao longo do dia, nas cidades de Braga e Famalicão, com a presença do Secretário de Estado, assim como em Barcelos, Esposende, Guimarães, Vila Verde com a participação institucional da equipa dirigente do IPCA e da Associação Académica, participaram ainda e nas respetivas localidades a Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, e da Vereadora Olga Pereira, do Município de Braga.
 
Em regime pós-laboral, as sessões estão marcadas para as 18h30, no Campus, em Barcelos, e nos Polos de Braga e de Famalicão, neste último, com a presença do Presidente do Município, Mário Passos.
 
O Welcome IPCA continua amanhã, dia 3 de outubro, com sessões de carácter motivacional e momentos de convívio nos vários Polos, terminando em festa com uma Lunch Party.
 
Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Marinha Grande | CANTORA LUÍSA SOBRAL É CONVIDADA DO PRÓXIMO CONCERTO PARA BEBÉS

 O Teatro Stephens, na Marinha Grande apresenta mais um Concerto para Bebés, no dia 14 de outubro, pelas 16h00, desta vez tendo como solista convidada a cantora e compositora Luísa Sobral.
Neste espetáculo intitulado “Dançam palavras, nascem bebés”, Luísa, de tanto embalar bebés, começou a embalar palavras. Ou talvez tenha embalado primeiro as palavras e só depois os bebés, não sabemos. Mas o que sabemos bem é que os bebés dançam muito primeiro do que falam e cantam. Ainda não ouvem e já dançam, num baile amniótico que fica nas nossas memórias toda a vida. A mãe respira, nós bailamos suavemente. A mãe passeia, nós marchamos. A mãe corre e aflige-se, e nós ensaiamos as primeiras coreografias mais criativas. Quando a Luísa canta, nós aninhamo-nos na sua voz e deixamo-nos sonhar.

Ficha Artística
Alberto Roque – saxofone barítono e ocarina
José Lopes – saxofone alto, soprano e cavaquinho
Pedro Santos – acordeão
Inesa Markava – voz e movimento
Isabel Catarino – voz
Paulo Lameiro – voz e direção
Luísa Sobral – voz e guitarra (solista convidada)
Produção e fotografia – Musicalmente

Preços:
Bilhete 7,50€ - Pack bebé + 1 acompanhante
Bilhete 5,00€ - Bilhete de acompanhante extra

Bilheteira: bol.pt ou bilheteira do Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Tapeçarias e serigrafias de Nadir Afonso em exposição na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz

A exposição de tapeçarias e serigrafias “Civilização” de Nadir Afonso vai estar patente de 5 de outubro a 30 de novembro no Auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz. Esta mostra foi possível através da colaboração da autarquia com a Fundação Nadir Afonso e poderá ser visitada de segunda-feira a sábado das 9h às 12h30 e entre as 14h e as 17h30.
A exposição “Civilização” apresenta 22 serigrafias editadas durante quase quatro décadas e três tapeçarias realizadas pela Manufatura de Tapeçarias de Portalegre. Os temas dominantes desta mostra são as cidades e as civilizações e integra obras como “Évora Surrealista”, “Procissão em Veneza”, “Copacabana”, “Idade Média”, “Dusseldorf”, “Babilónia”, “Sevilha”, “Pequim”, “Os Portugueses”, “Parque de São Paulo” e “Pontes sobre o Reno”.
Os traçados geométricos evocam pontes, jardins, catedrais, construções que contrastam com os horizontes e as águas onde as formas se espraiam, como que absorvidas pela imensidão dos céus ou dos oceanos, numa grande variação cromática. O artista considerava que a
 combinação das formas desencadeia entre elas relações e espaços intermédios cujas proporções devem ser igualmente harmoniosas, pois para realizar a obra de arte é necessário que as formas complementares mantenham as leis de proporções que a sensibilidade pressente nas formas elementares.
Nadir Afonso nasceu no dia 4 de dezembro de 1920 e faleceu no dia 11 de dezembro de 2013 e é considerado um dos artistas de maior relevo da arte do século XX e XXI, pioneiro na arte cinética em Portugal, corrente que explora efeitos visuais através de movimentos físicos ou de ilusão de ótica. Autor de uma obra singular e sustentada no contexto artístico internacional, o artista foi Doutor Honoris Causa pela Universidade Lusíada de Lisboa (2010) e pela Universidade do Porto (2012) e condecorado com os graus de Oficial (1984) e Grande-Oficial (2010) da Ordem Militar de Sant’lago da Espada.
Durante a sua carreira teve vários períodos, nomeadamente primeira modernidade, surrealista, barroco, pré-geometrismo, egípcio, espacillimité, ogival, perspético, antropomórfico, organicismo, fractal e realismo geométrico. Nadir Afonso fez muitas vezes apelo ao rigor matemático, acreditando que o Homem antes de adquirir o sentido abstrato do equilíbrio moral possuía já o sentido concreto do equilíbrio e do rigor espacial dados pela Geometria, a sua primeira ciência, um dos seus primeiros cultos e uma das paixões do artista. As obras de Nadir Afonso têm sido exibidas em centenas de exposições e os seus trabalhos integram coleções públicas de importantes museus portugueses e estrangeiros, como o Museu Nacional de Soares dos Reis, Museu Nacional de Arte Contemporânea, Fundação Calouste Gulbenkian, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Brasil), CitiBank (Nova Iorque, Estados Unidos da América), Centre George Pompidou (Paris, França), Museum Im Kulturspeicher (Würzburg, Alemanha) e Szépmüvészeti Múzeum (Budapeste, Hungria).






 Carlos Manuel Barão
Comunicação e Imagem
 

Cantanhede | Na próxima quarta-feira, dia 4 de outubro, às 14h30. Biblioteca Municipal recebe musical “Canta-me um conto em Coimbra”

 
A Biblioteca Municipal de Cantanhede prepara-se para receber, no próximo dia 4 de outubro, pelas 14h30, a apresentação do musical “Canta-me um conto em Coimbra”.
Integrado no projeto Tardes Comunitárias: Dar Mais Vida Aos Anos, o espetáculo é baseado num texto original de Guilherme de Bastos Lima, ator e professor de Teatro, e será interpretado pelos alunos do nível 2, da Companhia de Teatro Atrapalharte.
Os elementos que compõem o elenco de “Canta-me um conto em Coimbra”, integram um grupo eclético, cujas idades estão compreendidas entre os 10 e os 16 anos. A turma é composta por 15 alunos, todos naturais e estudantes no distrito de Coimbra, sendo que um dos atores é aluno do Curso de Interpretação e Teatro do Colégio São Teotónio, em Coimbra.
A partir de lendas históricas respeitantes à cidade de Coimbra, “Canta-me um conto em Coimbra”, é um espetáculo musical pautado pelo humor e que transmite uma interessante abordagem da atualidade, aos olhos das novas gerações. A entrada neste espetáculo é gratuita.
A AtrapalhArte Produções é uma companhia profissional de teatro, especialista em teatro infantil e escolar, que encena e realiza espetáculos de obras de leitura obrigatória na disciplina de Português. O grupo participa regularmente em inúmeras atividades desenvolvidas pelo Município de Cantanhede, nomeadamente em ações de caráter lúdico-pedagógico destinadas essencialmente a alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho.


Proença-a-Nova | Inscrições abertas para o 200º Passeio Pedestre

 
Passeio comemorativo acontece a 17 de dezembro
São 20 anos e largas centenas de quilómetros a caminhar pelo concelho de Proença-a-Nova: a 17 de dezembro o Município de Proença-a-Nova assinala o passeio pedestre nº 200.
As inscrições para este passeio comemorativo já se encontram abertas e podem ser formalizadas aqui ou no Posto de Turismo através do telefone 939 623 269 ou do e-mail postodeturismo@cm-proencanova.pt
Desde 2003 que, de forma contínua, que os passeios pedestres do Município se realizam a cada terceiro domingo do mês e percorrem o concelho por trilhos e caminhos fora dos circuitos marcados, dando assim a conhecer outros locais desconhecidos, isto significa que a cada passeio há um novo percurso para descobrir.
Com uma distância de entre 8 a 10 quilómetros, aproximadamente, e um grau de dificuldade medio/difícil, os passeios pedestres são mais do que uma simples caminhada: além de ser um passeio guiado, parte do sucesso desta iniciativa também se deve ao contributo das associações locais, responsáveis pelo almoço servido no final de cada passeio, aliando o pedestrianismo à gastronomia local que resulta numa experiência exclusiva para quem participa.
Para dezembro está preparado um passeio pedestre diferente: além da gastronomia natalícia, os participantes serão surpreendidos ao longo do percurso. Música, teatro, desporto são apenas alguns dos ingredientes que estão a ser preparados para que o Passeio Pedestre nº 200 seja uma grande festa. O programa inclui também o lançamento do site de Rotas do concelho de Proença-a-Nova e uma passagem pelo Mercado dos Sabores de Natal.

Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Amanhã, 03 de outubro: AVEIRO TECH WEEK


TECH SESSIONS
Micro.electronics: Portugal as a Global Player in the Semiconductor Market
Horário: 14h – 18h
Local: Teatro Aveirense

Esta conferência, promovida pelo Consórcio da Agenda Microeletrónica, é dedicada em exclusivo à indústria dos semicondutores e microeletrónica. Esta agenda é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e envolve um conjunto de 17 parceiros, com o objetivo de posicionar Portugal na linha da frente no mercado da gestão, produção, distribuição e reciclagem de semicondutores, capazes de fornecer devidamente a Europa e outros países à escala Mundial.

O setor da microeletrónica tem enfrentado dificuldades no acesso e disponibilização de componentes e sistemas a nível europeu e a necessidade da Europa ter uma maior autonomia neste setor tão influente e estrutural para a transição digital.14:00 | Receção e acolhimento de participantes

14h30 | Boas-Vindas
          José Ribau Esteves<http://?#orador-253>, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
14h40 | Keynote Speaker
          Fernando Alfaiate<http://?#orador-282>, Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal (PRR)
15h00 | Agenda Microeletrónica: ambição, caminho e horizonte
          António Barny<http://?#orador-397>, Grants Senior Manager da Amkor Portugal
          Rita Santos<http://?#orador-399>, Project Manager da Fi Group
          Pedro Almeida<http://?#orador-333>, Diretor-Geral do PCI - Creative Science Park Aveiro Region
     Perguntas e Respostas: Moderação de João Veloso , Vice-Reitor da Universidade de Aveiro
15h45 | Futuro Europeu dos Semicondutores - European Semiconductors for a Better Future

          Arian Zwegers, Deputy Head of Unit "Microelectronics and Photonics Industry" na Comissão Europeia

          Xavier Gómez, Head of Digital Transformation da FI Group
          Diogo Vaz<http://?#orador-380>, Advisor do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
     Perguntas e Respostas: Moderação de Prof. Paulo Freitas, Deputy Director General no INL
16h30 | Encerramento
          Pedro Cilínio<http://?#orador-403>, Secretário de Estado da Economia
17h | Networking

Destinatários: Público em Geral | Decisores Políticos | Profissionais da Indústria de Semicondutores e Microeletrónica | Investigadores e Comunidade Académica | Empresas de Desenvolvimento Tecnológico
Participação: Livre. Limitada a 310 pessoas.
Inscrições: clique aqui<http://?>

WORKSHOPS
Transição Digital na cadeia de valor do Habitat
Horário: 10h – 13h
Local: Atlas Aveiro, Aveiro Tech City Hub no Piso 2

Esta sessão, promovida pelo Cluster Habitat Sustentável, pretende promover a discussão sobre a transição digital que está a ocorrer nas empresas e outras entidades ligadas à construção e reabilitação dos edifícios, infraestruturas e cidades, que englobam setores muito diversos da cadeia de valor do Habitat. Que mudanças ocorrerão nas atividades profissionais relacionadas com toda esta cadeia de valor como, por exemplo, a arquitetura e engenharia? Como o Digital Innovation Hub da Região Centro (PTcentroDiH) pode ajudar as empresas nesta transição?

Destinatários: Público em Geral | Decisores Políticos | Urbanistas e Designers Urbanos | Arquitetos e Engenheiros | Investigadores e Comunidade Académica
Participação: Por Convite e Livre. Limitada a 80 pessoas.
Inscrições: Aqui<http://?>.

Zona Livre Tecnológica
Horário: 17h – 18h30
Local: Atlas Aveiro, Aveiro Tech City Hub no Piso 2

Esta sessão, promovida pela Universidade de Aveiro, pretende debater a criação de condições regulamentares e facilitadoras de apoio ao teste e experimentação de produtos e serviços inovadores por parte de PME e startups, em que as Zonas Livre Tecnológicas (ZLT) se apresentam como um "espaço seguro" onde empresas podem testar produtos, serviços, modelos empresariais e mecanismos de entrega inovadores.

16h30 | Receção e acolhimento de participantes
17h00 | Abertura
          João Machado<http://?#orador-309>, Vereador da Câmara Municipal de Aveiro
17h10 | Mesa Redonda
          Maria da Luz Afonso, Assessora para a Monitorização do SNI na Agência Nacional de Inovação (ANI)
          Susana Sargento<http://?#orador-412>, Investigadora Sénior no Instituto de Telecomunicações
          Capitão-de-Fragata João Piedade, Chefe de Divisão de Inovação e Transformação do Estado-Maior da Armada
     Perguntas e Respostas
18h20 | Encerramento
         João Veloso<http://?#orador-408>, Vice-Reitor para a Cooperação da Universidade de Aveiro

Destinatários: Público em Geral | Pequenas e Médias Empresas (PMEs) | Startups | Autoridades Governamentais e Reguladoras | Decisores Políticos | Incubadoras e Aceleradoras de Negócios | Investidores | Investigadores e Comunidade Académica
Participação: Por Convite e Livre. Limitada a 80 pessoas.
Inscrições: Aqui<http://?>.

EDUCAÇÃO
Workshop UBBU
Horário: 17h30 – 19h30
Local: Casa Municipal da Cidadania

Este workshop permitirá que as crianças e jovens possam experienciar e contactar com a plataforma UBBU, dando assim os primeiros passos no mundo da programação enquanto abordam assuntos e temas igualmente presentes nos seus planos curriculares.

UBBU é uma plataforma que pretende desenvolver as faculdades e conhecimentos básicos das ciências da computação, o raciocínio lógico, a capacidade de resolução de problemas e a melhoria do desempenho em diversas áreas como a matemática e os restantes domínios STEAM.

Destinatários: Crianças a partir dos 8 anos
Participação: Limitada a 12 participantes, mediante inscrição prévia até 02.OUT.
Inscrições: cidadania@cm-aveiro.pt<http://?> ou 234 406 522


HACKTHONS

Hackthon Aveiro Tech City
Horário: 09h – 20h
Local: Online e Fábrica Ciência Viva
O Hackathon “Aveiro Tech City” consiste numa competição de programação onde os participantes, com base nas suas competências e conhecimentos, organizados em equipas, procuram desenvolver soluções inovadoras e disruptivas para três desafios apresentados por empresas de base tecnológica do ecossistema de Aveiro: Altice Labs, Bosch e um desafio do Aveiro Tech City Living Lab.
Em causa está atribuição de prémios monetários no total de 15.000€ (5.000€ para um dos três desafios).
Desafio #1 – powered by Altice Labs -  Visualização Imersiva de Dados para Smart Cities<http://?>
Desafio #2 – powered by Bosch Aveiro - Smart Shower<http://?>
Desafio #3 – powered by Aveiro Tech City Living Lab – Aveiro CityHack<http://?>
O programa do Hackathon Aveiro Tech City<https://www.aveirotechcity.pt/pt/atividades/hackathon/aveiro-tech-city-hackathon> inclui ainda o apoio por parte de diversos mentores, coding, networking e muita diversão, iniciando no dia 02 de outubro, com uma sessão de abertura online que marca o arranque da competição. O dia 04 de outubro é dedicado à maratona de programação e, no final do dia, às 20h serão anunciadas as três equipas vencedoras.

Destinatários: Comunidade tecnológica; Estudantes, investigadores e profissionais das áreas da programação, UX e web design ou outras áreas.
Participação: Livre mediante inscrição.
Inscrições: Aqui<http://?>.

Hackthon UBBU
Horário: 09h30 – 12h30 | 14h00 – 17h00
Local: Casa Municipal da Cidadania

O Hackathon “UBBU”<https://www.aveirotechcity.pt/pt/atividades/hackathon/hackathon-ubbu> pretende desafiar os alunos a concretizarem os exercícios da plataforma UBBU dedicados ao Município de Aveiro e a realizarem a sua própria proposta de projeto, neste âmbito.

UBBU consiste numa plataforma que pretende desenvolver as faculdades e conhecimentos básicos das ciências da computação, o raciocínio lógico, a capacidade de resolução de problemas e a melhoria do desempenho em diversas áreas como a matemática e os restantes domínios STEAM.

Destinatários: Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do Município.
Participação: Restrita a 7 turmas (1 por Agrupamento Escolar).

EXPOSIÇÃO
Demonstrações de Inovações Tecnológicas
Local: Praça da República
15h05 | Sinalarte | Sensores de Proteção Contra Incêndios Florestais - Microsensores autónomos energeticamente, de simples instalação em árvores, que comunicam em rede e detetam, precocemente, os incêndios florestais.
15h20 | Instituto de Telecomunicações | Veículo com Deteção Automática de Travagem - Demonstração de travagem automática de veículo com base em aproximação ao perigo, detetada pela rede de sensores do Aveiro Tech City Living Lab.
15h55 | 3Finery | Realidade Aumentada para apoio a invisuais com recurso a dados do Aveiro Tech City Living Lab // Aveiro Tech City Challenges
16h10 | DeepNeuronic | Inteligência artificial na deteção automática de incidentes e analítica de mobilidade urbana // Aveiro Tech City Challenges
Em permanência | iGirouette | Sinalética Digital Interativa de Rua - Um único equipamento de sinalética direcional capaz de apresentar mais e melhor informação sobre os vários eventos e locais a visitar, através da rotação das placas direcionais digitais.

Local: Largo do Mercado Manuel Firmino

14h00 | Craftable Software | Gestão de Infraestruturas Desportivas // Aveiro Tech City Challenges

14h15 | IMDigital | Livro de Obra Digital // Aveiro Tech City Challenges

14h30 | Ubiwhere | Digital Nervous System Testbed - Apresentação do Ecossistema de Empresas e Soluções alojadas no TestBed da Ubiwhere - estacionamento inteligente, gestão eficiente de carregamentos elétricos, plataforma de dados, deteção de falhas em linha de produção automóvel, monitorização de crescimento de peixes em aquário.

Local: Claustros da Igreja da Misericórdia

14h-17h | VR360 | Aveiro Brush VR - Óculos de realidade virtual que permitem ao utilizador pintar, de forma imersiva, objetos virtuais tridimensionais que são icónicos da Cultura Aveirense.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Marinha Grande | REGULAMENTO DO RUÍDO APROVADO

 A Assembleia Municipal da Marinha Grande aprovou o Regulamento Municipal de Ruído, na sua reunião do dia 29 de setembro.

O Regulamento Municipal de Ruído define um conjunto de normas tendentes à harmonização dos procedimentos a adotar pelo Município da Marinha Grande, no âmbito das competências que lhe são atribuídas pelo Regulamento Geral de Ruído, de forma a garantir uma boa qualidade de vida das populações, com reflexos visíveis na diminuição das queixas por excesso de ruído e, consequentemente, na diminuição da conflitualidade social gerada pela incomodidade provocado por situações ligadas ao ruído.

Pretende-se, assim, adequar este quadro normativo à realidade existente em termos de ruído no Município da Marinha Grande, bem como, adequá-lo às recomendações das várias entidades intervenientes em matéria de ruído ambiente, poluição sonora e o seu impacto na saúde, uma vez que o ruído ambiente, constitui, atualmente um grave problema, sendo uma das principiais causas de degradação da qualidade de vida das populações, com consequências ao nível da saúde e das relações sociais.

O documento foi objeto de consulta pública para permitir a possibilidade, ao maior número de pessoas possível, de se pronunciar sobre o mesmo. Nesse âmbito, os serviços rececionaram apenas a participação da ACIMG - Associação Comercial e Industrial de Marinha Grande, cujos contributos foram considerados na versão final do projeto de Regulamento.

Gabinete de Comunicação e Imagem

PRISMA / Art Light Tech: Criadores internacionais fundem arte e tecnologia para celebrar a beleza do nosso planeta


Aveiro Tech Week
Criadores internacionais fundem arte e tecnologia para celebrar a beleza do nosso planeta
PRISMA / Art Light Tech leva a vários espaços da cidade de Aveiro propostas de arte contemporânea com projeções, instalações e obras de som e luz

De 4 a 7 de outubro, os espaços icónicos da cidade de Aveiro ganharão vida e brilho com o PRISMA / Art Light Tech, festival que alia arte e tecnologia em diálogo com o património da cidade. O início dá-se no interior de edifícios históricos e nos dias 6 e 7 abre-se ao ar livre, com instalações de luz em jardins, praças e ruas de Aveiro.
Integrada na Aveiro Tech Week, evento de acesso livre organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, que irá decorrer entre os dias 2 e 8 de outubro, este festival concentrará em Aveiro vários artistas de renome internacional.
A edição de 2023 do PRISMA / Art Light Tech é dedicada à beleza natural do planeta Terra, procurando chamar a atenção para os perigos de uma atitude negligente perante a natureza.
Na primeira etapa do evento, em espaços fechados, um dos destaques é a instalação “Flux”, obra cinética que conta a história de um curso de água desaparecido. Composta por rochas suspensas acionadas por um mecanismo, esta instalação poderá ser visitada no Teatro Aveirense.
No Museu da Cidade estará patente a instalação “Echinoidea Future - Adriatic Sensing”, que explora os fatores de stress da pegada humana local e global, demonstrando a resiliência das espécies aquáticas, com enfoque no meio ambiente do ouriço-do-mar. No mesmo museu, a obra “Aquateque” é uma curta-metragem e instalação multimédia que explora o rio alemão Ruhr.
A instalação interativa “Akousmaflore”, no Museu de Arte Nova, também se destaca na programação. Trata-se de um jardim composto por plantas musicais que respondem ao contacto humano. Cada planta responde de forma diferente, produzindo sons específicos, numa mistura de realidade com imaginação. O Museu de Arte Nova recebe ainda a instalação interativa “Brave New World”.
A partir de sexta-feira, dia 6, os principais espaços públicos ao ar livre da cidade serão preenchidos de luz e cor. A obra de arte audiovisual “The Seat of Illusions” irá jogar com a ilusão de ótica no Cais da Fonte Nova e, mesmo ao lado, no Jardim da Fonte Nova, será exibido o jogo interativo “Wood Wide Web”. No Largo Dr. Jaime Magalhães de Lima poderá ser visitada a escultura “Masha”, criada em resposta à invasão da Ucrânia, e a instalação “Ohmega”, animada por DJ’s, irá iluminar o Jardim do Mercado Manuel Firmino.
Criaturas das profundezas do oceano serão avistadas no Edifício da Antiga Capitania de Aveiro com o “Deep Waters”, espetáculo de lasermapping que combina na perfeição a arquitetura e a superfície da água.
Já a Praça da República será transformada num mundo de criação imersiva, dando palco a um torneio em que irão participar os vencedores das três edições anteriores da Escola de Videomapping, iniciativa de capacitação para criadores de várias áreas, promovida pela Câmara Municipal de Aveiro e o Teatro Aveirense. O PRISMA levará também ao edifício do Palácio da Justiça profissionais na área do design de luz para mostrarem as suas obras-primas de música e luz na competição “Light Designers Contest”.
Pelo Edifício da Antiga Capitania de Aveiro passará ainda a oficina criativa “Animal Masks” e a tecnologia simples do artista húngaro Visual Fenyszóró irá conferir novas dimensões às fachadas de diversos edifícios de Aveiro.
Para além do PRISMA / Art Light Tech, a Aveiro Tech Week, integra ainda os eventos Tech Days, que decorrem de 2 a 8 de outubro. Durante o evento, serão desenvolvidas várias atividades, como tech sessions, área de gaming, cinema insuflável e workshops.
Abaixo enviamos um descritivo destas atividades, com os respetivos horários e oradores.

Para consultar o programa completo, visite os sites:


AVEIRO TECH WEEK

PRISMA / ART LIGHT TECH
4 a 7.OUT | 20h - 24h | Vários Locais

FLUX
Pierce Warnecke [US] e Clément Edouard [FR]
Teatro Aveirense - Sala Estúdio

4-5 OUT: 10h00-12h30 / 13h30-18h00
6-7 OUT: 10h00-12h30 / 13h30-18h00 / 20h00-24h00

Flux é uma instalação composta por rochas suspensas acionadas por um mecanismo.

Esta obra cinética de Pierce Warnecke e Clément Edouard conta a história de um curso de água desaparecido. Através de jogos de movimento, luz e som, as rochas revelam a memória que a água lhes deixou e transcrevem a sua fluidez, a sua velocidade e o percurso que esta iniciou desde o topo de uma montanha até ao mar.

A instalação oferece uma compressão espacial e temporal da relação entre água e rocha, desde o granito dos picos até a areia dos deltas. Convida a uma experiência sensível e imaginária, destacando a interdependência entre o ser humano e o meio envolvente.

As pedras, bem como o traçado topográfico e os materiais sonoros transmitidos em quadrafonia foram obtidos no decorrer de diferentes residências artísticas em Pays Des Vans, no rio Chassezac (França).

ECHINOIDEA FUTURE - ADRIATIC SENSING
Robertina Sebjanic [SI]
Museu da Cidade de Aveiro

4-5 OUT: 10h00-12h30 / 13h30-18h00
6-7 OUT: 10h00-12h30 / 13h30-18h00 / 20h00-24h00

Uma instalação que aborda as atuais condições biogeológicas e morfológicas do meio ambiente do ouriço-do-mar, sendo aquaformada por resíduos líquidos antropogénicos, resultando em baixos níveis de oxigénio na água do mar.

Explorando os fatores de stress da pegada humana local e global, este projeto demonstra a resiliência das espécies aquáticas. ‘Echinoidea future – Adriatic sensing’’ atua como uma ativação de (sy)(e)mpathia.

A base desta investigação foi realizada no âmbito da residência The Zero Pollution Adriatic, promovida pelo UR Institute no âmbito do STARTS4Water e teve lugar na região costeira do sul do Adriático.

AQUATEQUE
Studio Above & Below + Einar Fehrholz [UK]
Museu da Cidade

4-5 OUT: 10h00-12h30 / 13h30-18h00
6-7 OUT: 10h00-12h30 / 13h30-18h00 / 20h00-24h00

Uma curta-metragem e instalação multimédia que explora o rio Ruhr usando novas tecnologias.

O ecossistema diversificado do lugar é captado através de ferramentas de modelagem sonora, visual e 3D, sendo depois transformado num espaço generativo aumentado.

O projeto explora temas como a ecologia digital de materiais e as redes neurais enquanto ferramentas artísticas para sonhar com mundos alternativos e fantásticos em que natureza, máquinas e humanos colidam.

AKOUSMAFLORE
Scenocosme: Gregory Lasserre & Anais met den Ancxt [FR]
Museu de Arte Nova
4-5 OUT: 10h00-12h30 / 13h30-18h00
6-7 OUT: 10h00-12h30 / 13h30-18h00 / 20h00-24h00

Akousmaflore é uma instalação interativa, um pequeno jardim composto por plantas musicais que respondem ao contacto humano. Sendo sensíveis à energia eletrostática, cada planta responde de forma diferente, produzindo sons específicos.

Com as suas criações, os Scenocosme abordam possíveis hibridações entre plantas e tecnologia digital. Isto porque as plantas são sensores naturais e vivos, sensíveis a diversos fluxos de energia, sejam eles provenientes do nosso corpo ou do ambiente a que estão expostas.

Ao misturar realidade e imaginação, a dupla cria propostas interativas através das quais o público partilha experienciais sensoriais. Tornando audível o que escapa à nossa perceção, lembram-nos que o nosso ambiente não é feito de coisas inertes, mas de coisas vivas e reativas. As suas obras têm sido apresentadas em diversos museus, centros de arte contemporânea e festivais de todo o mundo

BRAVE NEW WORLD
Bruna de Sousa [PT]
Museu de Arte Nova

4-5 OUT: 10h00-12h30 / 13h30-18h00
6-7 OUT: 10h00-12h30 / 13h30-18h00 / 20h00-24h00

Brave New World é uma instalação interativa que explora o conceito de colaboração entre humanos e entre os humanos e o computador.

Um agente digital autónomo vagueia, revelando pequenas partes de uma mensagem oculta. No entanto, o seu conteúdo integral só pode ser tornado visível e legível pela presença e movimento de um ou mais participantes humanos.

THE SEAT OF ILLUSIONS
Jérémie Bellot [FR]
Cais da Fonte Nova
6-7 OUT: 20h00-24h00
Obra de arte audiovisual com projeção que explora o tema da perspetiva, jogando com a ilusão de ótica através de uma tela gigante de água. Aqui, a natureza liga-se à tecnologia da forma mais pura.

LIGHT DESIGNERS CONTEST
Vários artistas [PT]
Tribunal de Aveiro – Praça Marquês de Pombal

6-7 OUT: 20h00-24h00

O PRISMA traz ao edifício do Palácio da Justiça três profissionais na área do design de luz para mostrarem as suas obras-primas de música e luz. Quem vai apresentar a melhor criação?

WOOD WIDE WEB
ATI Sphere [CZ]
Jardim da Fonte Nova

6-7 OUT: 20h00-24h00

WOOD WIDE WEB é como uma internet humana. Através do micélio, os cogumelos comunicam e trocam informações entre si, formando relações simbióticas com plantas e árvores para a troca de água e nutrientes. Esta estreia mundial no PRISMA é apresentada como um jogo interativo.

MASHA
Marek Kvetan
Largo Dr. Jaime Magalhães de Lima

6-7 OUT: 20h00-24h00

Masha é uma escultura criada em resposta à invasão da Ucrânia. O autor trabalha com a matriosca, o icónico brinquedo russo, que é ampliado e colocado no espaço público indefeso e ao abandono...

DEEP WATERS
LasermanCZ [CZ]
Edifício da Antiga Capitania de Aveiro

6-7 OUT: 20h00-24h00

O edifício da Antiga Capitania é um lugar tão ligado à água que o tema deste espetáculo de lasermapping não poderia ser outro. Os espetadores vão avistar criaturas das profundezas do oceano, numa combinação perfeita entre a arquitetura e a superfície da água.

OHMEGA
Miroslav Kaska AKA Kashmir [CZ]
Jardim do Mercado Manuel Firmino

6-7 OUT: 20h00-24h00

Os sólidos platónicos de grandes dimensões fascinam a humanidade desde os tempos mais remotos. Aqui, três deles criam uma atmosfera mágica. Graças à sua suspensão, funcionam como portais estelares e iluminam a paisagem com raios de geometria sagrada.
A instalação é animada por um DJ diferente em cada noite:
Dia 6: DJ Charles Lazer
Dia 7: DJ Helder Pereira

ESCOLA DE VIDEOMAPPING
Francisca Cardoso Lima, Miguel Estima, Rita Reis [PT]
Praça da República

6-7 OUT: 20h00-24h00

Os vencedores das três edições anteriores da Escola de Videomapping foram convidados a transpor as suas ideias para uma obra audiovisual de 3 minutos. Este torneio com as mais talentosas mentes criativas de Aveiro encerra um capítulo deste programa de capacitação.
Para esta etapa final, a Escola de Videomapping evoluiu para um workshop de produção onde o mundo da criação imersiva ganha vida sob a orientação especializada da experiente equipe profissional mammasONica.

ANIMAL MASKS
Edifício da Antiga Capitania de Aveiro

6-7 OUT: 20h00-24h00

Oficina criativa onde os participantes podem criar máscaras de madeira originais ligadas ao tema da natureza. Depois de se colocar uma camada final de tinta luminescente, estas máscaras brilham no escuro através da luz de lanternas ou de telemóveis.

FOOLS GARDEN
Visual Fenyszóró (HU)
Jardim do Museu de Aveiro / Santa Joana

6-7 OUT: 20h00-24h00

Uma antiga tecnologia analógica de pintura através da luz confere a alguns edifícios de Aveiro uma nova dimensão criativa. São imagens que ganham vida através estruturas robóticas desenvolvidas à medida. O convite é para que se olhe tanto para a fachada quanto para a própria tecnologia.

MODERNIST
Visual Fenyszóró (HU)
Igreja da Nossa Senhora da Apresentação

6-7 OUT: 20h00-24h00

Uma antiga tecnologia analógica de pintura através da luz confere a alguns edifícios de Aveiro uma nova dimensão criativa. São imagens que ganham vida através estruturas robóticas desenvolvidas à medida. O convite é para que se olhe tanto para a fachada quanto para a própria tecnologia.

NYMPH
Visual Fenyszóró (HU)
Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Glória

6-7 OUT: 20h00-24h00

Uma antiga tecnologia analógica de pintura através da luz confere a alguns edifícios de Aveiro uma nova dimensão criativa. São imagens que ganham vida através estruturas robóticas desenvolvidas à medida. O convite é para que se olhe tanto para a fachada quanto para a própria tecnologia.

PARALLEL UNIVERSE
Visual Fenyszóró (HU)
Atlas Aveiro

6-7 OUT: 20h00-24h00

Uma antiga tecnologia analógica de pintura através da luz confere a alguns edifícios de Aveiro uma nova dimensão criativa. São imagens que ganham vida através estruturas robóticas desenvolvidas à medida. O convite é para que se olhe tanto para a fachada quanto para a própria tecnologia.

SECESSION
Visual Fenyszóró (HU)
Capela de São Gonçalinho

6-7 OUT: 20h00-24h00

Uma antiga tecnologia analógica de pintura através da luz confere a alguns edifícios de Aveiro uma nova dimensão criativa. São imagens que ganham vida através estruturas robóticas desenvolvidas à medida. O convite é para que se olhe tanto para a fachada quanto para a própria tecnologia.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES TERÁ SERVIÇOS ENCERRADOS NO DIA 06 DE OUTUBRO

O Município de Silves informa que os seus serviços estarão encerrados ao público no dia 06 de outubro. Serão assegurados os serviços públicos essenciais de recolha de lixo e abastecimento de água, bem como o normal funcionamento do Castelo, Museu Municipal de Arqueologia e Piscinas Municipais de Silves.

Castelo de Paiva regressa às origens. ADEP volta a promover recriação histórica com Feira do Século XIX no Parque das Tílias

 Orquestra de Vilar de Arca na noite de Sábado

A ADEP –  Associação de Defesa do Património Histórico e Cultural de Castelo de Paiva vai promover, no próximo fim-de-semana, dias 7 e 8, no Parque das Tílias, em Sobrado, a 24ª edição da Feira do Século XIX, que se traduz num atraente quadro pitoresco, da vivência rural dos nossos antepassados, uma iniciativa de sucesso que volta a merecer o apoio da Câmara Municipal e de diversas entidades da região, sendo que, a grande novidade deste ano é que, o programa contempla festa e animação durante o dia e noite de Sábado, com destaque para um arraial nocturno com baile à moda antiga com a consagrada Orquestra Tradicional de Vilar de Arca - Cinfães, para além de Tocadores de Concertinas e muita animação de rua para alegrar a presença daqueles que vão passar neste evento cultural e recreativo.

A exemplo de anos anteriores, trata-se de recriar um evento que, a nível concelhio, exalta o génio, as artes e vida das gentes paivenses, envolvendo diversas associações locais e que procura recriar uma época através da representação de valores e tradições de outrora e que este ano apresentará algumas novidades, como teatro de rua, com momentos que procuram também evidenciar o conhecimento da história mineira de Castelo de Paiva, sem esquecer o tradicional Baile à Moda Antiga, no Sábado à noite, com uma orquesta típica da região.

 Junto ao edifício da antiga Casa do Povo, na zona da Frutuária, história vai voltar a repetir-se e a realização assume as vertentes pedagógicas, cultural e social, sendo recriado, através dos trajes, dos artesãos, dos comerciantes dos produtos agrícolas e animais domésticos, da musica tradicional e da animação de rua, o ambiente vivido numa verdadeira feira de tempos já recuados.

Recordando o sucesso conseguido nos últimos anos, o presidente da CM, José Rocha, volta a elogiar esta bonita iniciativa da ADEP e refere que, “ao tentar caracterizar-se algumas das actividades que faziam parte do quotidiano das pessoas da época, estamos a respeitar as nossas origens, a recuperar velhos costumes e a reconstruir cenários já há muito esquecidos e também desconhecidos para muita gente, especialmente para aqueles que são mais jovens“.

A comercialização de produtos agrícolas, a presença de diversos artífices, a venda do artesanato regional e dos animais domésticos, a mostra dos utensílios agrícolas, as danças e costumes de outrora, o vinho novo e a cozinha tradicional da época, a doçaria regional, e o baile à moda antiga são argumentos de peso e de grande interesse deste certame, onde a animação e a componente etnográfica, a participação de farsantes e charlatães em franca actividade, com a participação e envolvimento dos ranchos folclóricos do concelho, grupos de tocadores de concertina e de cantares ao desafio vão, certamente, merecer particular destaque, atraindo milhares de visitantes ao Parque das Tílias, cenário que, durante o dia de Domingo, vai acolher todas as tradições locais e potenciar muita animação de rua.

O programa principal começa com abertura da feira, e animação assegurada com folclore, evidenciando-se depois algumas actividades etnográficas e uma prova de sabores, para além da demonstração de algumas das valências da ADEP, designadamente o museu "Primeiras Artes" e a "Casa dos Engenhos", vão estar abertas neste dia evocativo, mas o grande interesse é que estão asseguradas as tasquinhas a funcionar com gastronomia tradicional e música para bailar e animar os visitantes.

Martinho Rocha, actual presidente da ADEP, volta a acreditar que esta 24ª edição da feira, que evidencia a ruralidade da época, irá superar todas as expectativas, apresentando algumas novidades e lançou o desafio para que todos visitem o certame, como forma de reconhecimento pelo trabalho que tem sido desenvolvido pela colectividade e pela organização da iniciativa, por muitos já considerada uma referência turística da região, merecendo por isso, o apoio disponibilizado por várias entidades.


*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas
Assessor de Imprensa