segunda-feira, 13 de novembro de 2023

MARINHA GRANDE RECEBE MERCADINHO DE NATAL

 O Município da Marinha Grande convida as associações do concelho a estarem representadas no Mercadinho de Natal, que vai integrar as atividades de animação, que decorrerão de 1 a 31 de dezembro.
No âmbito da programação de Natal e com o objetivo de promover o comércio local e o apoio às pessoas, a valorização e fruição do espaço urbano tradicional, o Município contemplou um Mercadinho de Natal, que vai estar reservado ao movimento associativo. O Mercadinho vai conter 11 expositores de madeira e funcionar em diversos locais do concelho, designadamente: Praça Guilherme Stephens, Jardim Luís de Camões, zona entre o quartel dos Bombeiros e o Teatro Stephens e Moita (perto da Igreja), num regime de rotatividade entre as associações participantes.
As associações poderão participar com a dinâmica que considerem ajustada à quadra natalícia e ao cumprimento das suas funções, devendo candidatar-se para efeito, até ao dia 17 de novembro.
Para mais informações e apresentação de candidaturas, deve ser consultado o sítio de internet do Município da Marinha Grande, em https://www.cm-mgrande.pt/p/mercadinhonatal

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MARINHA GRANDE APOIA COMÉRCIO E FAMÍLIAS NO NATAL

 Face ao sucesso da iniciativa Natal 2022 - Famílias ao Centro, a Câmara Municipal da Marinha Grande e a ACIMG - Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande vão realizar a iniciativa “Marinha Natal 2023 - Famílias ao Centro”, entre 18 de novembro e 31 de dezembro de 2023, no âmbito da estratégia para dinamizar o comércio local, incentivando a compra nos estabelecimentos comerciais e apoiar as famílias.
Para a concretização deste projeto, o Município aprovou a atribuição à ACIMG do montante até 35.000€, na sua reunião de 30 de outubro de 2023.

A iniciativa concretiza-se com o sorteio de 300 cupões de 100 euros cada, para serem descontados nos estabelecimentos aderentes, no valor total de 30 mil euros.

Por cada 10 € (dez euros) de compras nos estabelecimentos aderentes (que estarão devidamente identificados na montra com o cartaz da iniciativa), o cliente receberá um cupão de participação, que o habilitará a um prémio de 100 euros (distribuído em vales de 20€), para desconto nos estabelecimentos aderentes à escolha das pessoas apuradas.

Os canhotos dos cupões devidamente preenchidos, entregues pelos estabelecimentos aderentes aos clientes durante a campanha, serão colocados numa tômbola para posterior extração aleatória. Serão realizados três sorteios públicos para premiar 100 cupões cada, nos dias 04 e 18 de dezembro de 2023 e 12 de janeiros de 2024, às 14h00, no auditório do Edifício da Resinagem e será realizado por um representante do Município da Marinha Grande e um da Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande. Os vales poderão ser descontados nos estabelecimentos aderentes até ao dia 29/02/2024.

Os estabelecimentos aderentes incluem os CAES 47 (comércio a retalho), 56 (restauração e similares), 79 (agências de viagem, operadores turísticos, outros serviços de reservas e atividades relacionadas), 95 (reparação de computadores e de bens de uso pessoal e doméstico) e 96 (outras atividades de uso pessoal).

Excluem-se desta campanha os estabelecimentos com os CAE 47111 - Comércio a retalho em supermercados e hipermercados e 47300 - Comércio a retalho de combustível para veículos a motor, em estabelecimentos especializados e excluindo também, estabelecimentos comerciais com área superior a 200m2.

 Os comerciantes que pretendam aderir a esta iniciativa, deverão registar-se no link: https://forms.office.com/e/UN8vm6twbM

Saiba mais em https://www.cm-mgrande.pt/p/marinhanatal 

Gabinete de Comunicação e Imagem

IX CONGRESSO NACIONAL DAS CIDADES EDUCADORAS REALIZADO EM TORRES VEDRAS


O IX Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE) decorreu entre 8 e 11 de novembro, em Torres Vedras e contou com a presença de 66 municípios. Subordinado ao tema "Cidades educadoras, cidades das crianças, cidades para todos!", o evento levou à reflexão conjunta sobre o planeamento, construção e organização das cidades, para que se tornem espaços seguros e agradáveis para os mais pequenos e, deste modo, também para todos.
Na abertura do evento, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, referiu que Torres Vedras assume o investimento na Educação como estratégico e prioritário, citando o preâmbulo da Carta das Cidades Educadoras, que diz que “a Educação transcende as paredes da escola para impregnar toda a cidade”. A presidente da Câmara Municipal referiu a necessidade de transformar o dia demasiado escolarizado das crianças, preenchendo-o com ambientes e atividades alternativas mais desafiantes e menos sedentárias. Os participantes foram convidados a conhecerem, nos dias que se seguiriam, as boas práticas que o Município de Torres Vedras tem realizado e que mereceram palavras de reconhecimento de Carlos Neto, presidente da Comissão Científica do Congresso.
Do programa fizeram parte, além das conferências plenárias, a visita guiada ao espaço exterior da Escola Básica de Ramalhal; o workshop sobre brincar, dinamizado por brincadores locais, no âmbito do programa “O rei manda… brincar”; e a participação no walkshop "A cidade pelos olhos de uma criança", que consistiu em fazer um percurso guiado com um periscópio invertido para observar e experienciar a cidade de uma altura de 95 cm.

Na sua intervenção, Carlos Neto referiu a importância de brincar que, sendo um comportamento ancestral, faz parte da nossa essência e contribui significativamente para o crescimento e descoberta do mundo nas primeiras etapas da vida de uma criança.

Marina Canals, secretária geral da Associação Internacional das Cidades Educadoras, referiu a importância deste Congresso, sendo uma oportunidade para que se possam partilhar experiências e perspetivas e envolver diferentes agentes, dos setores público, associativo e privado, na construção de uma cidade educadora.

Ao longo dos quatro dias do evento, foram feitas 80 apresentações de experiências de municípios e outras entidades e usaram da palavra nas conferências plenárias os seguintes oradores convidados: Carlos Neto, Takaharu Tezuka, Yui Tezuka, Luísa Schmidt, Francisca Benitez, Eduarda Aun, Ariana Cosme e Cecilia Vaca Jones.

Carlos Miguel, secretário de Estado das Autarquias Locais, tomou a palavra no encerramento do evento e apelou aos autarcas presentes para que continuem a lutar pelo princípio básico de pensar global, executar local.

O IX Congresso Nacional da RTPCE terminou com a leitura da sua Declaração Final, assinada por todas as 66 cidades educadoras, que se comprometem “a prosseguir o caminho de uma cidade das crianças, onde todos e todas encontram o seu espaço, onde constroem a coesão social na sua rua, no seu bairro, na sua cidade, ou seja, numa verdadeira cidade educadora.”

Colaboraram neste evento, que contou com 539 inscritos, os alunos dos cursos profissionais da Escola de Serviços e Comércio do Oeste, Escola Profissional de Penafirme, Escola Secundária Madeira Torres, utentes do Centro de Formação da Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas e voluntários do Clube Sénior do Município de Torres Vedras.

Dos 68 elementos da organização, incluíam-se os professores das atividades de enriquecimento curricular do projeto “Um Dó Li Tá”, “Robótica para Todos”, “Triângulo das Artes” e “Despertar”, bem como professores de coadjuvação de Educação Física do 1º ciclo e professores do Desporto Sénior.

*Área de Comunicação e Marca da Câmara Municipal de Torres Vedras

Opinião: TAMBÉM HÁ BONS EXEMPLOS


Há cada vez mais cidadãos descrentes na democracia. Quase a completar meio século do 25 de abril o regime democrático nunca esteve tão longe do ideal que foi prometido. A frustração é grande e com ela cresce o abstencionismo e os radicalismos. As pessoas deixam de ver diferenças e acham que todos os políticos são iguais. Esse crescimento da desilusão no sistema democrático é muito perigoso. Mas, o facto é que tem crescido. Culpa de quem? De todos os que são eleitos para exercer o poder. Os corruptos são os únicos culpados? Não! Os que se mantém longe da corrupção são igualmente culpados. Porque não acautelam a erradicação da corrupção. Admitem conviver com corruptos.
Será que se perdeu o respeito pelo secular princípio de que à mulher de César não basta ser séria, também tem que parecer? Ninguém deve estar agarrado ao poder ao ponto de querer manter o cargo se não estiver acima de qualquer suspeita. Fundada ou não! Não é bom para o próprio. E para o país muito menos.
Há que ser justo e dizer que muitos políticos têm tido atitude elogiável. Confrontados com suspeição, gerada por forças policiais ou judiciais, demitem-se. Estes, amanhã, se saírem do desconforto da desconfiança podem retomar a vida política. Provavelmente com maior sucesso. A recuperação da confiança na democracia exige este comportamento! Nisto sim, temos que ser muito exigentes. Afinal, é o povo quem mais ordena.

Eduardo Costa
Presidente da ANIR

Destaque;
“Há que ser justo e dizer que muitos políticos têm tido atitude elogiável”


Tese de Mestrado da Universidade de Coimbra conquista primeiro lugar do Prémio REN 2023

 

Nuno Alexandre Gonçalves Mendes, aluno do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) conquistou o primeiro do Prémio REN 2023. A cerimónia de entrega dos prémios decorre hoje, dia 13 de novembro, em Lisboa, no Salão Nobre do Hotel Ritz, com início às 15h.

A dissertação vencedora, intitulada “Federated Learning para a Previsão do Consumo Líquido de Energia em Comunidades de Edifícios”, foi realizada no âmbito do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e também do projeto ML@GridEdge, desenvolvido pelo Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) e pela University of Texas at Austin.

Durante este percurso de Mestrado, o atual aluno de Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Sistemas Inteligentes no DEEC, teve a orientação de Pedro Moura, professor do DEEC, e de Jérôme Mendes, investigador do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da FCTUC.

Esta dissertação apresenta uma «nova abordagem para a previsão da energia líquida em comunidades de energia com base num sistema de Federated Learning (FL). A estrutura implementada prevê a integração de entidades terceiras como fornecedores de dados, e dois sistemas de previsão (um para o consumo e outro para a geração), ambos geridos pelo mesmo servidor, permitindo assegurar a previsão do consumo líquido de energia elétrica, de forma independente, em cada um dos edifícios pertencentes à comunidade de energia», explica o premiado.

As futuras comunidades de energia permitem a otimização local de recursos, nomeadamente através da comercialização de energia entre edifícios, mas para tal é crucial dispor de previsões do consumo e geração de energia nos edifícios.

«Convencionalmente, estas previsões usam dados históricos do consumo de energia líquida nos edifícios, mas podem ser melhoradas ao incluir também informações privadas dos edifícios. Os sistemas de automação em imóveis permitem a recolha de dados em grandes quantidades que podem serem usados pelos sistemas de previsão, mas estes dados são maioritariamente privados», revela o aluno da FCTUC, assegurando que, nesse contexto, «o FL tem sido utilizado, em diversas áreas, com o objetivo de proteger os dados privados dos utilizadores».

«Dos resultados obtidos foi possível observar que os sistemas de previsão atingiram um elevado nível de precisão. E principalmente permitem atingir um elevado nível de adaptabilidade, por exemplo a variações sazonais, à entrada e saída de edifícios da comunidade ou mesmo a novas comunidades constituídas por outros edifícios», conclui.

O Prémio REN, criado em 1995, é atribuído todos os anos às melhores teses de mestrado em energia desenvolvidas em universidades portuguesas.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

22 de novembro, 14h30 – 17h00 | Escola Superior Agrária de Coimbra, auditório H1. Roadshow ruma a Coimbra com seminário “Tecnologia e Informação na Agricultura – Smart Farm Virtual”


É já no próximo dia 22 de novembro, em colaboração com a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC – IPC), que a ANIPLA – Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas organiza mais um seminário dedicado a sensibilizar profissionais e público em geral para aquelas que são as melhores práticas para o setor agrícola e que mais contribuem para a sustentabilidade do planeta. "Tecnologia e Informação na Agricultura – Smart Farm Virtual" dá o mote para mais um encontro no âmbito do roadshow nacional da plataforma Smart Farm Virtual, organizado ao abrigo do projeto Smart Farm Hub, uma plataforma de diálogo e partilha criada pela ANIPLA, que visa garantir a cooperação entre entidades que intervêm na proteção das plantas e que promovem uma agricultura praticada por smart farmers.

O evento contará com a colaboração de alguns dos parceiros da ANIPLA neste projeto – como o CIB – Centro de Informação e Biotecnologia (CiB) e o Smart Farm Colab – e é o quarto de vários seminários que a ANIPLA tem organizado pelo país, tanto para dar a conhecer o projeto Smart Farm Virtual, como para sensibilizar o público para a importância de reconhecer a necessidade crescente de capacitar o setor para o uso de tecnologias e soluções cada vez mais seguras, em prol de uma alimentação sustentável, em quantidade suficiente para todos.

Em debate nesta sessão estarão temas como: a importância da Biotecnologia para a adaptação das plantas aos desafios inerentes às alterações climáticas; a necessidade de tornar acessível a Agricultura Digital e de Precisão; a forma como a Agricultura de Conservação protege o solo e promove a biodiversidade; e ainda a importância da investigação e desenvolvimento de Biopesticidas para o estabelecimento de sistemas de produção mais sustentáveis.

Para garantir o seu lugar e/ou consultar o programa completo, aceda a https://anipla.com/seminarios/sfv-Coimbra/

Isabel Silva

EXERCÍCIO A TERRA TREME: AÇÃO DE PREPARAÇÃO PARA O RISCO SÍSMICO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE OLHÃO – 14 NOVEMBRO


A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realiza amanhã, terça-feira, dia 14 de novembro, às 11h14, de norte a sul do país, o Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico A TERRA TREME.
Embora a iniciativa tenha expressão nacional, a ANEPC, em articulação com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), promove um evento principal na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão (Av. Dr. Francisco Sá Carneiro 3, 8700-371 Olhão).

A Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes irá praticar, em conjunto, os 3 gestos de proteção para o caso de sismo – Baixar, Proteger, Aguardar. Neste Exercício serão envolvidos alunos, professores, funcionários, no minuto pré-definido para a realização do mesmo.

Será possível assistir em direto à sessão realizada na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, através do canal de Youtube da DGEstE: https://www.youtube.com/@dgestetv

PROGRAMA
09:40 - Receção aos Convidados
10:00 - Receção das Entidades
10:15 - Boas vindas do Diretor da Escola Secundária de Olhão
10:30 - Intervenção da Direção de Serviços de Segurança Escolar sobre o trabalho desenvolvido no âmbito da Resiliência Sísmica
11:00 - Breve nota de enquadramento da iniciativa A TERRA TREME
11:14 - Inicio do exercício com toque de campainha para assinalar o desencadear dos 3 gestos: BAIXAR – PROTEGER – AGUARDAR
11:15 - Toque de campainha para assinalar o início da evacuação do edifício escolar -> Concentração da comunidade escolar e convidados no ponto de encontro
11:30 - Demonstração de meios da GNR e da PSP
11:55 - Momento musical protagonizado pelos alunos
12:10 - Entrega do Diploma de Participação à Escola
12:15 - Entrega dos Certificados de Participação aos Agentes de Proteção Civil presentes na exposição de meios
12:20 - Entrega dos distintivos e coletes aos Presidentes das novas Unidades Locais de Proteção Civil (ULPC) das Freguesias de Olhão, Pechão, Quelfes e União de freguesias de Moncarapacho e Fuseta
12:30 - Alocução das Altas Entidades
13:10 - Inauguração da exposição de meios dos Agentes de Proteção Civil
13:30 - Declarações à comunicação social
13:40 - Visita à exposição de meios da Polícia de Segurança Pública
13:50 - Fim da sessão

A TERRA TREME é um exercício público nacional de sensibilização para o risco sísmico. Visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.
Todas as informações em: www.aterratreme.pt

Alcina Coutinho
Divisão de Comunicação e Sensibilização

Águeda | Jornadas Internacionais de Turismo traçam caminhos “sem fronteiras, com tempo”

 Encontro de dois dias tem como país convidado Cuba e no final será entregue o “Chapéu de Ouro do Município”
As Jornadas Internacionais de Turismo, organizadas pela Câmara Municipal de Águeda e que conhecem este ano um novo formato, realizar-se-á nos próximos dias 24 e 25 de novembro (sexta-feira e sábado), no Centro de Artes de Águeda. Na 8.ª edição, o evento acontece este ano inserido na programação do “Águeda é Natal” e tem Cuba como país convidado.
Durante dois dias, vão ser apresentadas algumas das mais recentes novidades da área do turismo, numa demonstração de que este é um setor que se faz “Sem fronteiras, com tempo!”, um encontro onde vão ser partilhadas ideias e boas práticas que contribuam para o crescimento e afirmação deste setor. O programa preparado proporciona a oportunidade de discutir temas relevantes para a atualidade desta área, na região e país, nomeadamente no que respeita à sustentabilidade, à cultura, à gastronomia, aos eventos e financiamentos e onde não faltará a demonstração de projetos inovadores e originais.
A abertura das jornadas estão agendadas para dia 24 de novembro, às 10h30, com uma sessão solene onde marcarão presença Jorge Almeida e Edson Santos, Presidente e Vice-Presidente da Câmara de Águeda, respetivamente, bem como Zelmys Maria Domingues Cortina, Embaixadora de Cuba em Portugal; Niurka Pérez, Conselheira de Turismo da Embaixada de Cuba para Portugal e Espanha; e Raul Almeida, Presidente do Turismo Centro de Portugal.
O primeiro painel do encontro, previsto para as 11 horas e moderado por Alexandra Rodrigues, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCRDC), abordará como “Financiar para Inovar” e terá como intervenientes Miguel Mendes, do Turismo de Portugal; Conceição Carvalho, do Plano de Recuperação e Resiliência; e Marco Lamas, do Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia de Gaia.
Depois de almoço, Luís Azeredo (Zomato), Sandra Simões (Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra), Luís Lavrador (Restaurante FAMA) e João Carlos Silva (“Na Roça com os Tachos”) prometem explicar “Como despertar os sentidos”.
Após uma abordagem sobre “Experiências únicas: como se promovem”, com João Amorim (Follow the sun), Pedro Moreira (Pedro on the road), Gonçalo Castel-Branco (Chefs on fire) e Niurka Pérez (conselheira de turismo) decorrerá, a partir das 21h30 e de entrada livre, um concerto de música tradicional cubana.
No segundo dia do encontro, serão desvendados “Destinos Sustentáveis: desafios e oportunidades” (10h30), com Catarina Vieira (Família Chão no Rio), Miguel Gavinhos (Aldeia de Castelo Novo – Município do Fundão), e Alistair Gosling (Extreme International). Serão ainda conhecidos destinos diversos e suas “ligações pelo mundo” (14h), com a Embaixadora de Cuba em Portugal a apresentar o seu país de origem como um “destino multifacetado”. Neste painel, destaque ainda para Maria Ester Carvalho, do Instituto do Turismo de Cabo Verde, que irá demonstrar a experiência cabo-verdiana no turismo de caminhadas.
O último painel, que será moderado por Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, explicará “Como organizar eventos”, com três exemplos que serão apresentados por Jorge Lopes (Meo Marés Vivas), Ben Baker (Extreme International) e Mariana Macedo (Festival Boom).
As Jornadas Internacionais de Turismo encerrarão às 16h30, com a entrega do “Chapéu de Ouro do Município”, um galardão que visa distinguir uma entidade ou personalidade que se tenha destacado na promoção do turismo local ou nacional
O programa completo das Jornadas Internacional de Turismo pode ser consultado em https://www.cm-agueda.pt/pages/1809.

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Ana Sofia Pinheiro

 

ALEGRIA DO NATAL INVADE SILVES DE 6 DE DEZEMBRO A 7 DE JANEIRO

 A alegria do Natal volta a invadir a cidade de Silves, de 6 de dezembro a 7 de janeiro, com mais uma edição do Silves Alegria do Natal, que conquistará a Praça Al-Muthamid com um diversificado leque de novidades, animação, decorações e grandes espetáculos. A iniciativa, promovida pelo Município de Silves, tem entrada livre.
Uma rampa com piscina de bolas, um carrossel e comboio de Natal, os divertidos animais mecânicos, o habitual mercadinho, locais com decoração especial para registo fotográfico e diferenciadoras propostas com espetáculos natalícios, onde se inclui circo, teatro, gospel, concertos de Natal e de Ano Novo, marionetas, magia e dança são alguns dos atrativos, desta edição, dirigidos a crianças e famílias e que, certamente, irão contagiar o recinto com muitos sorrisos, alegria e diversão.
Adicionalmente, e à semelhança das edições anteriores, as vilas de Armação de Pêra e de SB Messines tornam-se, também, núcleos de animação, com decoração alusiva ao evento e atividades especiais.
O Município de Silves convida todas as crianças e famílias a viver a alegria do Natal, passando momentos de partilha únicos e experiências inesquecíveis neste espaço marcado pela animação, cor, boa disposição, magia e espirito natalício.
Oportunamente será anunciada toda a programação do evento nos canais do Município de Silves.
Em dezembro e janeiro contamos com todos para esta experiência mágica que é a Alegria do Natal em Silves. 
 
Calendarização e horários Silves Alegria do Natal
» De 6.dezembro.2023 a 7.janeiro.2024 (diariamente)
Horário: 14h00-20h00
(exceto nos dias 24 e 31 de dezembro, cujo horário será reduzido, das 14h00 às 18h00)
» Encerra nos dias 25 de dezembro.2023 e 01 de janeiro.2024
 

 

Comunicado | Vamos montar as tendas em frente ao Parlamento Europeu! - Os problemas do acesso à habitação não podem esperar – Exigimos Soluções!

Os lucros da banca em Portugal ascendem, nos primeiros nove meses do ano, ao valor líquido diário de 12 milhões de euros - 2023 será o ano com maiores lucros do nosso sistema bancário de que há memória
Enquanto isso, mais de um milhão e duzentas mil famílias sucumbem aos custos com a sua prestação do crédito, que, em média, subiram mais de 60%.
Os problemas do acesso à habitação não podem esperar – Exigimos Soluções!

Uma delegação do Porta a Porta – Casa para Todos, Movimento pelo Direito à Habitação, realiza esta quarta-feira, dia 15 de Novembro, a partir das 15h locais, uma acção em frente ao Parlamento Europeu, em Bruxelas.

A presente acção visa projectar no plano europeu os brutais problemas no acesso e manutenção do direito à habitação actualmente sentidos por quem vive e trabalha em Portugal e que exigem soluções imediatas—porque há problemas que não podem esperar!

O valor altíssimo dos juros impostos pelas politicas europeias garantem lucros colossais aos cinco maiores bancos nacionais, enquanto cerca de um milhão e duzentas mil famílias tem mais dificuldades em pagar os seus créditos, sendo que, em média, cada uma delas, viu o valor das suas prestações subir mais de 60%.

Os problemas agravam-se e exigem a alteração de políticas – desde já, Descer os Juros, Regular as Rendas, Proibir os Despejos sem alternativa de habitação digna, criar e aumentar o parque público de habitação.

O Porta a Porta – Casa para Todos, Movimento pelo Direito à Habitação, apela a que toda a Comunicação Social acompanhe, antecipe e divulgue a presente acção.
André Escoval



Projeto “Mais Literacia em Saúde” em Alter do Chão

 A Unidade de Cuidados na Comunidade de Alter em parceria com a Unidade de Cuidados Personalizados de Alter do Chão, tem vindo a desenvolver o Projeto “Mais Literacia em Saúde”.
Isto promove diversas ações de Promoção da Saúde junto da Universidade Sénior de Alter do Chão (USCAC), abordando diversas temáticas com interesse na promoção da saúde dos Seniores.
Foram abordados temas como a Obstipação, a Bronquite, as doenças reumáticas, e a Vacinação Sazonal. Estas ações destinam-se a aumentar a literacia em saúde, e potenciar os seniores para uma correta utilização dos serviços de saúde.

ULSNA
José Rui Marmelo Rabaça


Apresentação do programa para a criação da Consulta de Cardio-Oncologia


Na Sala de Conferências do Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre, teve lugar a apresentação do programa para a criação da Consulta de Cardio-Oncologia.
A consulta de cardio-oncologia é uma consulta médica especializada, que se concentra na avaliação e gestão da saúde cardiovascular dos doentes com cancro, sobreviventes ou indivíduos em risco de desenvolverem complicações cardiovasculares em virtude dos tratamentos para o cancro.

A apresentação dos objetivos da consulta e dos critérios de referenciação ficou a cargo do Dr. José Eduardo Aguiar, coordenador da consulta. Os conceitos e aplicações clínicas do Strain Miocárdico foram apresentados pela Técnica de CardioPneumologia Alexandra Fernandes.

Os ecocardiogramas transtorácicos realizados no âmbito desta consulta serão preferencialmente realizados em agenda própria para doentes oncológicos.

A consulta de Cardio-Oncologia será realizada uma vez por semana, com um número máximo de quatro doentes em cada período de consulta, às 2ª feiras no Hospital de Portalegre e às 5ª feiras no Hospital de Elvas.

O objetivo final é permitir um tratamento efetivo do cancro, minimizando os danos potenciais para o sistema cardiovascular

ULSNA
José Rui Marmelo Rabaça

Águeda dá as boas-vindas ao Natal com muita luz e animação

 O Maior Pai Natal do Mundo e o menor, as iluminações e a animação de rua voltam a centrar atenções entre 18 de novembro e 7 de janeiro
 
Espaços encantados, iluminações e decorações, animação cultural e desportiva e os famosos e acolhedores guarda-chuvas. Todos bons pretextos para visitar, conhecer ou reencontrar Águeda, num dos eventos mais emblemáticos do país, que arranca já no próximo sábado, dia 18 de novembro, com a cerimónia simbólica do acender das luzes, às 18 horas, junto ao Maior Pai Natal do Mundo.
“O Águeda é Natal é, sem dúvida, um dos eventos mais aguardados do ano, que marca pela sua irreverência e capacidade de surpreender, que é ansiado pelos aguedenses e pelos milhares de visitantes que vêm até nós para ver algumas das ruas mais bonitas e instagramáveis do mundo”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que a cidade se transforma por completo, nestes dias, num palco gigante de luz e sonhos.
“Quando começa?”, “Quais são as novidades?”, “O que vamos poder ver este ano?”, “Até quando poderemos visitar as ruas decoradas?”, são algumas das perguntas que circulam nas redes sociais, por residentes e turistas que querem vir até Águeda e experienciar a magia do Natal.
A hospitalidade dos guarda-chuvas, o colorido e a extensa programação prevista prometem iluminar de alegria e encanto entre 18 de novembro e 7 de janeiro.
“Águeda é Natal” arranca no próximo sábado, às 16h30, com uma parada de Natal, a que se seguirá o simbólico e sempre tão aguardado momento do acender das luzes, às 18 horas, no Largo 1.º de Maio, junto ao Maior Pai Natal do Mundo.
Este que já se tornou um dos ícones e atração do Natal em Águeda continuará a exibir a sua grandeza, conferida pelo Guiness Book of Records, com os cerca de 21 metros de altura e iluminado com mais de 250 mil led’s. Este ano, uma das novidades é que o Pai Natal, vai ter como companhia uma banda de Natal, bem como renas e algumas decorações alusivas à época.
A par deste grande Pai Natal, Águeda volta a apresentar, no Posto de Turismo (de terça a sexta-feira, das 10 às 13 horas e das 14h30 às 20 horas; e aos sábados e domingos, das 10 às 20 horas), a nano estrutura do artista Willard Wigan que criou um Pai Natal que cabe no buraco de uma agulha e que só pode ser visualizado através de microscópio.
 
Programação cultural e apoio ao comércio
“Este evento é uma aposta estratégica que fazemos que, simultaneamente, promove o nosso território do ponto de vista turístico, que atrai milhares de visitantes, e dinamiza o comércio local”, afirmou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal, salientando ainda que cidades com um comércio ativo são territórios vivos e dinâmicos.
Todos os anos, a decoração das ruas da cidade são diferentes e surpreendem a cada passo que se dá. O Parque Municipal de Alta Vila estará transformado num bosque encantado, com muita luz, cor e magia e as crocheteiras de Águeda fizeram criações únicas para revestir uma árvore de Natal com 8 metros, que vai ser instalada junto à entrada principal do edifício dos Paços do Concelho.
Durante todo o período do evento está previsto um vasto programa cultural e atividades para todos os gostos e públicos, nos equipamentos municipais (como a BMMA - Biblioteca Municipal Manuel Alegre, o CAA - Centro de Artes de Águeda e a Incubadora Cultural de Águeda – InCA) e nas várias artérias da cidade.
Destaque para as Jornadas Internacionais de Turismo, agendadas para os dias 24 e 25 de novembro, no CAA, que este ano terá como tema “Sem fronteiras, com tempo” e que abordará diversas vertentes ligadas ao setor, como a sustentabilidade, cultura, gastronomia, eventos e financiamentos.
A programação cultural inclui um Quinteto de Música Tradicional Cubana (dia 24 de novembro, 21h30, no CAA) e filmes da Terra do Pai Natal (dia 3 de dezembro, 17h, no CAA). Para dia 8 de dezembro, está previsto Flocos Sonoros, pelo Conservatório de Música de Águeda (15h30, no salão de chá do Parque Municipal de Alta Vila); o ilusionista (16h30, no café-concerto da InCA); e um concerto de Natal, pela Orquestra Típica de Águeda (17h30, no auditório do CEFAS).
Para o dia seguinte, 9 de dezembro, a tarde será preenchida com Saltimbancos (14h30, Parque Municipal de Alta Vila e a partir das 16h, nas ruas da cidade), coroas de Natal no Parque (15h30, café-concerto da InCA), a mala mágica do Sérgio Paulo , um duende “Plim” (16h30, salão de chá do Parque de Alta Vila) e cânticos de Natal, pela Assoartes (17h30, coreto do Parque de Alta Vila).
No domingo, dia 10 de dezembro, os soldadinhos de chumbo vão fazer o seu percurso pelas ruas da cidade, em duas fases: primeiro às 14 horas, entre a Avenida Eugénio Ribeiro e o Parque de Alta Vila, e depois a partir das 16 horas, nas ruas da baixa da cidade. Haverá ainda “o clássico”, pelo Tosta Mista, no Parque de Alta Vila (15h) e uma hora do conto em família (16h30, café-concerto da InCA).
A programação de Natal terminará, no dia 16 de dezembro, com uma mega aula de hidroginástica (10h30, Piscinas Municipais), um ensaio aberto pela Sociedade Musical Alvarense (16h, na Rua Luís de Camões) e uma corrida e caminhada de Natal, a partir das 18 horas, e que será dinamizada pelo Centro Municipal de Marca e Corrida de Águeda.
De referir ainda que o Comboio Histórico do Vouga voltará a exibir toda a sua beleza e características únicas, numa autêntica viagem no tempo, percorrendo a única linha de via estreita em funcionamento no nosso país. Ao todo, estão previstas 7 viagens (25 de novembro; 1, 2, 8, 9, e 16 de dezembro; e 6 de janeiro) que incluem um programa de animação, uma mostra de produtos regionais e uma visita ao Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga.
Toda a programação pode ser consultada em www.cm-agueda.pt/pages/1614.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

Para participar a 15 de novembro na Universidade Católica Portuguesa, no Porto. Universidade Católica no Porto organiza evento de empregabilidade


Aproximar empresas de alunos e de antigos alunos. Este é um dos grandes objetivos do RUMO, - evento de empregabilidade da Universidade Católica Portuguesa no Porto que se realiza há 13 anos e que, este ano, conta com mais de 56 entidades nacionais e internacionais. Entre talks, workshops e conversas em stand, os alunos e alumni da universidade vão poder explorar diferentes oportunidades de carreira nas áreas da Gestão, Economia, Biotecnologia, Artes, Direito, Educação, Psicologia e Enfermagem.
“A Transversalidade e Transdisciplinaridade marcam a forma de viver a Universidade, o mundo do trabalho e o modo como este procura os seus colaboradores,” refere a organização do evento acrescentando “é com base neste mote que o RUMO promove um ambiente onde diferentes áreas de conhecimento se reúnem e se desafiam! No evento participarão entidades de diferentes áreas de atuação, estando atentas a potenciais candidatos.” De referir que o RUMO é uma iniciativa que se realiza há 13 anos e que procura congregar empresas e estudantes das diferentes áreas de formação da Universidade Católica Portuguesa no Porto.

Ao longo de todo o dia, o RUMO 2023 terá também múltiplas sessões online: “Como entrar no mercado de trabalho hoje?”, promovida pela Hays; “Ser Psicólogo: Percursos”, organizada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; “1º Emprego e Empreendedorismo - Programas de Apoio”, com a participação da ANJE, CIEJD, IEFP e VidaEdu; “Auditoria e Consultoria”, com a participação da Deloitte, da EY, da KPMG, e da PwC; “Enfermagem: Carreira Internacional”, com a participação da Amplia Talents, da EMTG, da Global Workingo, da Moving People, da Ventimiguis e da Vitae Professionals.

As 56 entidades que vão marcar presença em stand são: Adecco Portugal; Amnistia Internacional Amplia Talents; Ascendi; Aveleda; Banco L.J. Carregosa; Brasmar; Caixa Geral de Depósitos; CALZEDONIA Group; COFCO International; Colep; Colquímica; Continental Mabor; COSEC - Companhia de Seguro de Créditos; Cotesi; Crowe Portugal; Deloitte; Education First; Engel & Volkers; Exército Português; EY; Força Aérea; Freudenberg; Groupe Leader; Grupo Salvador Caetano; Hitachi Solutions; Hôma; Hotel Infante Sagres; Infineon Technologies; InterContinental Porto; Job Impulse; Knokcare; KPMG; L´Oreal; Lactogal; LGG Advisors; Living Tours; MCA Group; MO Fashion (Grupo Sonae); Moving People; Operação Nariz Vermelho; PwC; Rangel Logistics Solutions; Ryan Portugal; Sodexo; Sonae MC; Sonae Sierra; Symington; Talent Portugal; Teach For Portugal; Transdev; Valor T (Santa Casa da Misericórdia Lisboa); Vitae Professionals; Voltalia Portugal; Wall Street English; Zome Matosinhos.

A Universidade Católica, no Porto, organiza este tipo de eventos desde 2003, sendo que na versão atual, RUMO, se realiza há 13 anos, congregando empresas e estudantes das diferentes áreas de formação da Universidade, naquele campus do Porto.

Este ano realiza-se a 15 de novembro com atividades presenciais e online. Este é um evento aberto a toda a comunidade. No dia 14 de novembro, realiza-se o RUMO Advocacia, um evento totalmente vocacionado para estudantes e antigos alunos de Direito.

*PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Aveiro | Nova Agrovouga 2023 em versão alargada de dez dias

 A Nova Agrovouga regressa ao Parque de Feiras e Exposições de Aveiro, no próximo dia 17, estendendo-se por dez dias, até domingo, dia 26 de novembro, sendo esta uma das principais novidades do evento, na sua Edição 2023, organizada pela Câmara Municipal de Aveiro e com o apoio da Aveiro Expo, E.M..
As edições dos últimos anos foram apostas ganhas e, em 2023, a Nova Agrovouga dá mais um passo na sua consolidação ao duplicar o número de dias de realização, passando a estar aberta ao público pelo período de 10 dias.
A Sessão de Abertura, que contará com a presença do Presidente da CMA, está marcada para dia 18, sábado, pelas 15h00, no palco que estará instalado no topo nascente do Pavilhão B, seguida de uma visita a todo o recinto da Nova Agrovouga.
A raça bovina autóctone da Região de Aveiro, nomeadamente o gado “marinhão”, mantém-se em evidência e a Nova Agrovouga volta a receber o Concurso Nacional da Raça Marinhoa. Em permanência, dezenas de exemplares podem ser apreciados num estábulo especialmente preparado para o efeito, sendo que os visitantes vão também poder conhecer melhor esta carne certificada e as diferentes formas de a consumir, em várias demonstrações promovidas pela Associação de Criadores de Bovinos da Raça Marinhoa.
Igualmente importante, é a presença do setor equestre. Para além dos belíssimos animais presentes, será possível usufruir de “batismos a cavalo”, demonstrações de ferradores e passeios de charretes, bem como assistir a galas equestres, espetáculos de “horse ball” e concursos de saltos.
Outra área a não perder na Nova Agrovouga 2023 é a da restauração, com restaurantes de carnes certificadas, doçaria local e tradicional e outros petiscos, assim como os vinhos da região da Bairrada.
A gastronomia estará presente também em sessões de demonstração sob a orientação de reputados chefes e no mercado de produtos biológicos e do vinho.
A Nova Agrovouga é um evento para todas as pessoas, de todas as idades, com especial destaque para as Crianças que vão poder conhecer melhor o setor agrícola. Uma quintinha com animais de várias espécies é outra das grandes atrações, mas haverá também arborismo, visitas aos estábulos e várias iniciativas das empresas do setor leiteiro a pensar nos mais pequenos.  Alguns milhares de Crianças que frequentam os estabelecimentos de ensino do Município de Aveiro vão realizar visitas escolares à Nova Agrovouga.
A pensar nos extraordinários profissionais do setor agrícola, o programa deste ano prevê um conjunto de conferências técnicas e um setor comercial com empresas de várias áreas e tecnológicas, com especial destaque para o setor florestal em parceria com a Navigator.
Tendo-se iniciado em 1972, com nome de 1.ª Feira Exposição Agro-Pecuária de Aveiro, a Agrovouga deixou de se realizar durante seis anos consecutivos, sendo que em 2019, a CMA retomou a Agrovouga, num conceito moderno e adaptado aos novos mercados e tendências no setor.
Enquanto honra uma história feita com credibilidade, esta “nova” feira olha para o futuro com o objetivo de ser uma montra para quem produz, palco para quem cozinha, banca para quem vende e mesa para quem come.

HORÁRIOS

Sexta-feira, dia 17 de novembro
17h00 às 24h00

Sábado, dia 18 de novembro
10h00 às 24h00
Domingo, dia 19 de novembro
10h00 às 24h00

Segunda-feira, dia 20 de novembro
09h00 às 16h00 – programa dedicado às escolas
17h00 às 22h00 (restauração em funcionamento à hora do almoço)

Terça-feira, dia 21 de novembro
09h00 às 16h00 – programa dedicado às escolas
17h00 às 22h00 (restauração em funcionamento à hora do almoço)

Quarta-feira, dia 22 de novembro
09h00 às 16h00 – programa dedicado às escolas
17h00 às 22h00 (restauração em funcionamento à hora do almoço)

Quinta-feira, dia 23 de novembro
09h00 às 16h00 – programa dedicado às escolas
17h00 às 22h00 (restauração em funcionamento à hora do almoço)

Sexta-feira, dia 24 de novembro
09h00 às 16h00 – programa dedicado às escolas
17h00 às 24h00 (restauração em funcionamento à hora do almoço)

Sábado, dia 25 de novembro
10h00 às 24h00

Domingo, dia 26 de novembro
10h00 às 20h00

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Estudo conclui que serviços de dispersão de sementes na recuperação das florestas ardidas podem custar mais de 23 milhões de euros por ano

 
Um estudo liderado por investigadores do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia das Universidade de Coimbra (FCTUC), concluiu que os serviços de dispersão de sementes na recuperação das florestas ardidas podem custar mais de 23 milhões de euros por ano.
O artigo científico “What is the value of biotic seed dispersal in post-fire forest regeneration?”, agora publicado na revista Conservation Letters
, mostra o trabalho que está a ser desenvolvido no âmbito do projeto “Life After Fire”, que surgiu na sequência dos incêndios de 2017, em Portugal, e que tem como principal objetivo estudar a importância da dispersão de sementes na recuperação das florestas após um incêndio.

«Com este estudo concluímos, além do valor económico dos serviços de dispersão de sementes, que apesar da esmagadora maioria das espécies não depender exclusivamente da dispersão de sementes por animais, para cerca de um terço dessas plantas a dispersão é uma forma de voltarem a colonizar estas zonas ardidas», revela Sérgio Timóteo, investigador do DCV e líder do projeto.

Segundo o artigo científico, a maioria das espécies possui múltiplas estratégias para enfrentarem o fogo, incluindo duas dezenas de espécies que possuem todas as estratégias, nomeadamente germinação a partir do banco de sementes após o incêndio florestal (78%), capacidade de rebrote (54%), adaptações bióticas (35%) ou abióticas (28%) de dispersão de sementes. Embora apenas oito espécies sejam exclusivamente dependentes da dispersão biótica, 166 espécies (cerca de um terço das avaliadas) possuem características que facilitam a dispersão animal. Assim, a importância relativa da dispersão biótica é estimada em 16%.

De acordo com o investigador da FCTUC, quando ocorrem incêndios florestais de grandes dimensões, como os de 2017, «é necessário fazer algum tipo de intervenções em algumas áreas, principalmente no que se refere à estabilização de solos, às vezes até evitar recolonização por espécies invasoras. Isto tudo são ações ativas, ou seja, implicam ações humanas», refere, ressalvando que os animais e própria natureza têm também um papel muito importante nessa recuperação.

Portanto, neste estudo, «estimamos o valor económico do serviço de dispersão de sementes biótica, ou seja, por animais, no restauro pós-fogo em Portugal. Combinamos os custos orçamentados dos Relatórios de Estabilização de Emergência governamentais com análises de redes que estimam a dependência da flora portuguesa da dispersão biótica de sementes e de estratégias alternativas de regeneração pós-fogo», explica.

«A substituição dos serviços prestados pelos dispersores de sementes durante a regeneração pós-incêndio das florestas portuguesas custaria mais de 23 milhões de euros por ano, destacando a necessidade de políticas integradoras que promovam florestas resilientes», conclui.

O artigo científico, da autoria de José Benedicto Royuela, José Miguel Costa, Ruben Heleno, Joaquim Sande Silva, Helena Freitas, Pedro Brito Lopes, Sara Beatriz Mendes e Sérgio Timóteo, está disponível aqui.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

IPO de Coimbra - Fórum:"Vidas que Falam"

 No âmbito das comemorações dos 60 anos IPO de Coimbra e do Dia Internacional da Pessoa com Ostomia, a consulta de Estomaterapia do IPOC vai organizar um fórum, subordinado ao tema “Vidas que Falam”, a ter lugar no auditório da instituição no próximo dia 15 de novembro, pelas 14h.
Este fórum, aberto à comunidade civil e hospitalar, tem como propósito ouvir as experiências pessoais e de superação, dando voz a quem, por circunstâncias diversas tem uma ostomia. Para além disso pretende-se ainda dar visibilidade a uma condição sobre a qual, socialmente pouco se sabe e pouco se fala.
Desta forma, nada melhor que conhecer Histórias da Vida, na primeira pessoa, pela voz do Pedro, do(s) Carlos e da Madalena a que se segue um momento musical pelas mãos do José João. Contamos ainda com a presença da Profª Doutora Maria José Núncio para facilitar esta conversa e transpor estas histórias em narrativas com significado social.

Programa:
14:00 – SESSÃO DE ABERTURA
Dr.ª Margarida Ornelas – Presidente do Conselho de Administração do IPO de Coimbra
Enf.º João Moreira- Enfermeiro Diretor do IPO de Coimbra
Enf.ª Isabel Morais – Coordenadora do Gabinete de Estomaterapia
14:15- VIDAS QUE FALAM
Moderadora: Dr.ª Maria José Núncio
Convidados – Pessoas que Vivem com Ostomia
Carlo Manaia
Madalena Costa
Pedro Pereira
Carlos Bernardo

ENCERRAMENTO
Momento Musical João Costa
Deixamos um convite à participação de todos os que pretendem conhecer histórias de vida inspiradoras.
O acesso às imagens referentes a este evento, estão disponíveis na pasta do Gabinete de Comunicação do IPO de Coimbra.

João Pereira Belo
Assessor de Imprensa / Gabinete de Comunicação


Já são conhecidos os vencedores da Maratona Fotográfica de Famalicão.


No dia 11 de novembro de 2023, a Associação Caixa de Imagens realizou, no auditório da Casa do Território de Vila Nova de Famalicão, a cerimónia de entrega dos prémios da 11ª edição da Maratona Fotográfica de Vila Nova de Famalicão, que se realizou a 09 de setembro 2023 e que atraiu fotógrafos locais e oriundos de vários pontos do país.
Os temas fotográficos propostos pela organização tiveram como objetivo a promoção e divulgação das potencialidades sociais, culturais, ambientais e turísticas de Famalicão. Foram eles: “Vida Quotidiana”; “Melodia da Água”; “Casa-Museu Soledade Malvar”; “Artesanato”; “Minimalismo”; “Urbanidade”; “Macro”; e “Movimento”.

A cerimónia contou com a presença do Sr. Eng. António Germano Abreu, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Médio Ave, e o Dr. Carlos Silva em representação do Município de Vila Nova de Famalicão.

O júri, presidido pelo Dr. Carlos Alberto Freitas Cardoso, decidiu atribuir o 1º prémio a Tiago Micael Costa Nogueira, residente em Fafe. O 2º prémio foi atribuído a Antonio Carlos Pereira da Costa, Residente em Vila Nova de Gaia e o 3º prémio foi atribuído a André Paulo Renato Pereira Borges, residente em Braga. Foram ainda atribuídas, pelo júri do concurso, três menções honrosas a: Filipe Alberto da Silva Miranda, no tema “Vida Quotidiana”; Eva Castro, no tema “Urbanidade”; e a Agostinho da Silva Fernandes, no tema “Macro”.

O evento “Maratona Fotográfica de Vila Nova de Famalicão” tem reconhecido, desde 2011, fotógrafos que, pelo seu trabalho e percurso pessoal, realizam uma contribuição de excelência para a cultura e a arte da fotografia do nosso concelho. Desde o início, este evento tem contado com o apoio Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, tendo, este ano, contado com o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Médio Ave, da Continental, do Auchan e das Edições Centro Atlântico.A Associação Caixa de Imagens assume-se como agente de criação de valor cultural na comunidade em que se insere, ao desenvolver iniciativas culturais, tendo por base a dinamização da fotografia, workshops de fotografia e exposições em espaços públicos e privados.

Manuel Lima
Associação Caixa de Imagens

30 empresários do setor vão receber apoio de fundos comunitários. 850 mil euros para renovar parque de tratores agrícolas em Cantanhede


O salão nobre dos Paços do Concelho foi palco da sessão simbólica de contratualização do apoio no âmbito do aviso do concurso relativo a “Pequenos investimentos na exploração agrícola - Renovação do Parque de Tratores Agrícolas” lançado pela AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego.

Entre os 90 projetos aprovados no âmbito deste aviso, em seis concelhos que constituem o território de intervenção da AD ELO, Cantanhede garantiu um terço dos apoios – 30 -, que se traduz num investimento total na ordem dos 850 mil euros, com um apoio de 428 mil euros às candidaturas apresentadas pelos 30 empresários agrícolas do concelho.
Ao intervir na sessão, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, realçou a oportunidade de renovação do parque de tratores existente no concelho que este aviso confere, facto que “contribui de forma positiva para o processo de modernização e capacitação das empresas do setor agrícola”, com uma aposta em equipamentos mais eficientes em termos energéticos e com maior nível de segurança.
Da parte da Câmara Municipal, mantemos o empenho em contribuir para o reforço da competitividade da agricultura, setor onde as exigências são cada vez maiores”, garantiu, enfatizando a importância da criação de “mecanismos que propiciem o reforço da competitividade das explorações agrícolas para os produtores poderem enfrentar uma lógica de mercado que lhes tem sido muito adversa”.
A autarca elogiou ainda a AD ELO pela “importância da sua ação enquanto entidade gestora de programas comunitários, ação essa que muito tem contribuído para o desenvolvimento da região, mais especificamente dos municípios que a integram”.
Na atual conjuntura que o país atravessa, as oportunidades de financiamento comunitário que vão surgindo têm que ser muito bem aproveitadas e nós temos fundadas razões para acreditar que a AD ELO vai continuar a criar condições para que os agentes económicos e sociais tirem o melhor partido dessas oportunidades”, concluiu.
No âmbito deste aviso, foram aprovados 90 projetos nos municípios de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova, que totalizam 2,84 milhões de euros de investimento e 1,42 milhões de euros de apoio.


Paulo Cardantas
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo


10 anos de Ribau Esteves e de Aliança com Aveiro na gestão da Câmara Municipal de Aveiro 1: “A Recuperação Financeira”

 10 anos de Ribau Esteves e de Aliança com Aveiro na gestão da Câmara Municipal de Aveiro
1: “A Recuperação Financeira”
Arranca este domingo, 12 de novembro, uma iniciativa da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) para dar a conhecer aos Cidadãos, num formato diferente e com informação sumária, o trabalho realizado pela presidência de José Ribau Esteves e das suas equipas eleitas no quadro político da Aliança com Aveiro (coligação PSD, CDS, PPM), nos últimos dez anos (2013 – 2023) na gestão da CMA.
Esta ação, que se insere na estratégia de proximidade e transparência com os Munícipes, irá abordar dez áreas temáticas:
1. Recuperação Financeira;
2. Ação e Habitação Social;
3. Educação;
4. Saúde;
5. Qualificação Urbana e Viária;
6. Cultura, Turismo e Eventos;
7. Ambiente, Planeamento e Crescimento Urbano;
8. Mobilidade e Transportes;
9. Desporto;
10. Cooperação.
Neste primeiro momento, a CMA aborda a área da Recuperação Financeira. A apresentação, que segue em anexo, reflete o que foi feito na última década para a redução da dívida do Município, o cumprimento dos prazos de pagamento aos fornecedores, o aumento do investimento executado, a redução da taxa de IMI (após ter cumprido o seu aumento por força das obrigações contratadas com o FAM), bem como a forma como será aplicado o saldo de 2023 no Plano e Orçamento de 2024.
Um dos dados de destaque é o valor global de investimento que a Câmara Municipal de Aveiro realizou desde 2014: são mais de 682 milhões de euros executados nos últimos dez orçamentos municipais, com ênfase na Qualificação Urbana e Viária, na Educação, na Habitação Social, no Apoio às Associações e Juntas de Freguesia, na Cultura e no Desporto, entre outras áreas.
Os Cidadãos ficam também a saber onde tem sido investido o dinheiro dos impostos municipais.
A CMA irá abordar as restantes áreas temáticas até ao final do ano.

[Documento disponível aqui<https://we.tl/t-rH680btJ2M>]

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]