domingo, 10 de janeiro de 2016

Hora de Fecho: Este artigo não contém glúten

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
ALIMENTAÇÃO 
É uma das proteínas mais ingeridas no mundo e, mesmo assim, há quem a exclua da dieta alimentar por opção própria. Vilão ou super-herói, até já há restaurantes que lhe fecham as portas.
PRESIDENCIAIS 2016 
No dia em que arrancou oficialmente a campanha, Marcelo defende que a intervenção de Passos na campanha não seria boa para ninguém. João Soares sai em apoio de Maria de Belém. Acompanhe aqui
PRESIDENCIAIS 2016 
O candidato Marcelo Rebelo de Sousa agradece o apoio do PSD, mas dispensa a intervenção do líder do partido na campanha.
EL CHAPO GUZMÁN 
Um dia depois de "El Chapo" ter sido detido, a revista Rolling Stone surpreende com uma entrevista do ator Sean Penn ao maior narcotraficante do mundo. Conheça os detalhes desta história improvável.
SPORTING-BRAGA 
Os últimos cinco minutos da primeira parte não correram bem ao Sporting: primeiro foi Wilson Eduardo a voltar a marcar à antiga equipa e depois foi Rafa a fazer das suas. Intervalo.
MAU TEMPO 
Litoral norte, em especial o distrito do Porto, foram os mais afetados pelo mau tempo. A situação piorou nas últimas horas e vai ficar ainda pior no final do dia, diz a Proteção Civil.
MAU TEMPO 
O Centro de Previsão e Prevenção de Cheias do Douro alertou hoje para a possibilidade de inundações nas ribeiras do Porto e de Vila Nova de Gaia, devido ao mau tempo em conjugação com a preia-mar.
ACIDENTE 
O acidente aconteceu em Contenças de Baixo, Mangualde. Há três feridos ligeiros e as autoridades rejeitam a hipótese de haver outras vítimas. O acidente foi causado por um deslizamento de terras.
CATALUNHA 
Mais um dia e a Catalunha tinha de convocar novas eleições. Artur Mas decidiu retirar-se da corrida à presidência da região na data limite. Agora, diz que percebeu que era "parte do problema".
SUÉCIA 
Várias áreas de um aeroporto perto de Estocolmo foram hoje evacuadas durante várias horas devido à descoberta de vestígios de pó de explosivos numa mala de um dos passageiros.
ATAQUES EM COLÓNIA 
O ministro alemão da Justiça pensa que as agressões sexuais registadas na véspera de Ano Novo em Colónia foram planeadas e pediu às forças de segurança para investigar ligações entre os envolvidos.
Opinião

Helena Matos
Marcelo apostou em ser tão consensual e vago quanto a telenovela da hora do jantar. E num movimento reflexo do enlanguescimento que na decadência se confunde com táctica, o PS apoia dois candidatos.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
A educação, ou é integral ou não é nada. Educar não é despejar um conjunto de conteúdos para a cabeça de uns quantos indivíduos mas, sobretudo e principalmente, formar cidadãos livres e responsáveis.

Manuel Villaverde Cabral
A aparente concordância entre o PS e o PSOE é mero fruto do confusionismo dos dois partidos, ambos relegados para claro segundo lugar nas legislativas dos respectivos países.

Lucy Pepper
Em Portugal, para encontrar o caminho para algum sítio, temos de já saber esse caminho.

Gabriel Mithá Ribeiro
A melhor forma de nos livrarmos de regimes políticos perversos é a de resgatarmos deles valores ou princípios de regulação da vida social que o simples bom senso considera úteis no presente.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS

Sempre existem pessoas dispostas a ajudar, seja com dinheiro, com roupas ou alimentos, mas precisamos lembrar que a doação de sangue, também, é uma ajuda preciosa e salva vidas. Esse é um gesto solidário, que se traduz na mais elevada nobreza do ser humano, através da caridade.

A Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro – ADASCA, é mais do que concelhia. Sem dúvida que a Região de Aveiro é mais bem servida pela dinâmica da ADASCA.

Reúne cerca de 3671 dadores de sangue de pleno direito, não pagantes de cotas ou jóias, procedimentos estatutários naturais em qualquer associação.

A fim de se reunir fundos para fazer face às necessidades financeiros no dia-a-dia, a ADASCA inicia uma Campanha através da venda dos Porta – Chaves anti - stress iguais aos da imagem.

O contributo de 2€ por unidade não deve ser considerado “elevado”, porque o que conta é a motivação em ajudar, e em contrapartida ficar com alvo a recordar posteriormente.

Assim, convidamos as empresas a colaborar, através da sua venda junto dos seus colaboradores, como ainda os colegas dadores, traduzindo-se num gesto de apoio pontual para a sua associação.

Esperamos que esta Campanha seja bem compreendida e acolhida por todos, pois os seus objectivos são mais que justos. Os Porta-chaves estão disponíveis na Sede da ADASCA.

Amem a liberdade, sejam felizes


Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
Quem quiser tem as Coordenadas GPS: N 40.62659,W -8.65133
Mapa de Colheitas de Sangue: Onde posso Doar Sangue em 2016 em Aveiro?

Investimento da NOS e da PT no futebol é maior do que receitas da pay TV

Até Setembro a TV paga gerou receitas de mais de 1,2 mil milhões. NOS e PT prepararam-se para investir mais do que isso no futebol nos próximos anos
A NOS e a PT Portugal, com os contratos que já assinaram com o Benfica, Porto e Sporting, transformaram o futebol no rei dos conteúdos: são mais de 1,3 mil milhões de euros que as duas operadoras vão investir em direitos televisivos, transmissão e distribuição de canais desportivos e publicidade. Praticamente o montante de receitas gerado por todo o setor de televisão paga até setembro em Portugal: 1,235 mil milhões.
A primeira tranche dos 400 milhões que a NOS fechou com o Benfica (até dez épocas) cai já neste ano: 36 milhões. Quanto ao do Sporting, não se sabe quanto é que a operadora vai pagar para estar presente nas camisolas do clube já em janeiro, de um contrato que tem um valor global de 446 milhões. As restantes componentes do contrato só começam a cair na operadora liderada por Miguel Almeida a partir de Julho de 2017, caso dos direitos de distribuição e transmissão do Sporting TV (12 épocas), e só a partir de Julho de 2018 é que começa a ser pago o montante dos direitos de transmissão televisiva dos jogos do Sporting (dez épocas). É nessa data que o contrato que liga o clube de Alvalade à PPTV de Joaquim Oliveira expira.
O mesmo sucede com o contrato com Futebol Clube do Porto. Na disputa pelos direitos dos dragões, foi a Altice-PT Portugal que saiu vencedora. A dona do MEO vai desembolsar 457,5 milhões, para patrocinar as camisolas do Porto (7,5 épocas), transmitir o Porto Canal (12,5 épocas), pela publicidade do estádio e pelos jogos dos dragões (dez épocas).
Nunca como agora as operadoras abriram tanto os cordões à bolsa no que toca ao futebol. "O investimento no futebol reflete a necessidade de se reinventarem", diz Eduardo Silva, gestor da XTB, ao DN/Dinheiro Vivo. Depois do investimento no mobile e na banda larga ter levado à venda de serviços em pacote, "o canal de distribuição, conteúdos exclusivos e subscrições representam a nova frente de batalha das operadoras". NOS e PT-MEO sabem que "o domínio do conteúdo é um fator de diferenciação fundamental e garante a fidelização do canal de distribuição. Daí a aposta forte nesta área". Por isso, Eduardo Silva não considera que a longa duração dos contratos seja um fator de risco. Pelo contrário. "É uma garantia. Ficar de fora é que é um risco, porque propicia a criação de monopólio. Todos têm de fazer parte, até porque estão obrigados", considera o gestor da XTB. E dá como exemplo o impacto da Benfica TV na Sport TV, "que perdeu o monopólio" quando os jogos do Benfica passaram a ser emitidos na BTV.
Os montantes colocam novos desafios às operadoras, de encontrar "alternativas de rentabilização dos direitos adquiridos [revenda de direitos, pay-per-view, criação de novo canal desportivo]", avisa a equipa de research do BiG ao Dinheiro Vivo/DN. Mas não é claro como isso se irá concretizar.
Os jogos da Luz são conteúdos apetecíveis, como já admitiu a Sport TV, mas Miguel Almeida, CEO da NOS, já disse que vender à empresa - na qual é acionista com 50% do capital, o restante é detido por Joaquim Oliveira - é um cenário entre outros. Transmitir na Benfica TV é, todavia, pouco provável, disse o CEO da NOS. O que pode esvaziar o canal de um dos seus principais conteúdos que o tornaram apetecível para as operadoras concorrentes, tornando a venda do canal em Portugal e no exterior pela NOS mais difícil.
As mesmas incógnitas estendem-se aos contratos com o Sporting e o FCP. Com apenas um clube formalmente fechado - esperando-se que seja anunciado um acordo de nove milhões com o Vitória de Guimarães, e tendo a NOS fechado também acordos com Belenenses, Marítimo, Sporting de Braga e Paços de Ferreira, falta saber como irá a PT rentabilizar a aposta feita nos direitos de futebol? A estratégia da empresa, tal como noticiou o Diário de Notícias, passaria pela Altice trazer para o mercado português um canal de desporto como a MCS - Ma Chaine Sport. Mas até ao momento, sabe o DN/Dinheiro Vivo, nenhum pedido de registo de canal deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). E, até agora, também não é público onde irão ser transmitidos os jogos do FCP a partir de 2018. Nem é claro como as empresas irão financiar estes investimentos. Vão recorrer à banca? Emitir obrigações? As contas são apenas conhecidas até Setembro, antes do fecho dos contratos. Tudo isso, admite a equipa de research do BiG, "torna difícil quantificar o impacto nas contas das operadoras".
"Temos de considerar a exclusividade do conteúdo como um teaser para fidelização do consumidor nos planos das operadoras", diz Eduardo Silva. O investimento será disperso no tempo e o fluxo de rentabilidade deverá absorver facilmente a aposta, o negócio é bom para os clubes e para as operadoras", defende o gestor da XTB.
Fonte: DN dinheiro
Mira Online | Janeiro 10, 2016 às 7:22 am | Categorias: Nacionais | URL: http://wp.me/p5tucu-bmZ

ADASCA /AVEIRO tem datas para colheita de sangue



by Mira Online
Comunicado da ADASCA:
"Próspero Ano 2016! = ADASCA prepara-se para um ano de "luta"
Com a entrada de novo ano, a ADASCA vai prepara-se para uma missão nada fácil, com base na experiência adquirida, que é iniciar a realização de sessões de colheitas de sangue na Universidade de Aveiro, iniciativa que o Centro de Sangue e Transladação de Coimbra se tem vindo a opor, avançando com desculpas de não colhem a nossa concordância.
Estamos confiantes que a reposição da isenção da Taxas Moderadoras para os dadores de sangue nos Hospitais Públicos vai tornar-se numa realidade muito em breve,  à muito reclamada por nós, apesar de surgirem agora por ai uns sujeitos em bicos de pé a bater com as mãos no peito, a reclamar os louros como tivessem feito algo nesse sentido, quando na verdade nem sequer uma petição pública subscreveram, não quiseram comprometer-se por razões de ordem politica. Nós conhecemo-los. Chama a este aproveitamento ilícito comer as bolachas do pacote dos outros, querendo assim justificar o injustificável.
O sentimento da falta de vergonha aliou-se à arrogância, às ameaças, à mentira, com o intuito de ficarem bem na fotografia e manterem interesses duvidosos | subterrâneos. Mantenho o que sempre tenho dito aos dadores de sangue: Abram os olhos, questionem os elementos que vos aparecem pela frente a falar de peito cheio, a dar palmadinhas nas costas, com vozes hipnotizantes, procurem saber o que fizeram para que tal incentivo seja reposto, sim, os tais que realizam colheitas de sangue. Certamente que não vos vão falar nos olhos… estão comprometidos na medida em que não se envolveram em nada, pactuaram com a injustiça praticada durante 4 anos, e muitos deles até são contra a reposição de tal benefício.
Juntamente com os tais estão incluídas as duas ditas federações de dadores de sangue (?), que mais não servem para "sacar financiamentos" ao IPST enquanto este reduziu os valores às associações que trabalham no terreno, e por sua vez alimentarem ainda mais o divisionismo enfermo entre as associações e dadores. Dividir para reinar... dá jeito.
À comunicação social de âmbito nacional, às empresas em particular, aos amigos da ADASCA, a todos quantos puderem colaborar na divulgação das nossas actividades, com base no interesse público das mesmas, antecipadamente ficamos gratos.
Assim:
- Dias, 6, 13, 20 e 27 das 16 horas às 20 horas, Dias 9, 16 e 23 das 9 horas às 13 horas todas no Posto Fixo da ADASCA"
Mira Online | Janeiro 7, 2016 às 7:45 am | Categorias: Locais | URL: http://wp.me/p5tucu-bjv

Presidenciais: Campanha oficial arranca hoje com candidatos maioritariamente a Norte

A estas presidenciais concorrem dez candidatos, sendo a segunda vez na história destas eleições que duas mulheres constam do boletim de voto.
A campanha eleitoral para as eleições presidenciais que se disputam a 24 de janeiro arranca hoje, com a maioria dos candidatos a realizarem ações no norte do país, Marisa Matias na Madeira e Maria de Belém no Ribatejo.
A estas presidenciais concorrem dez candidatos, sendo a segunda vez na história destas eleições que duas mulheres constam do boletim de voto - Maria de Belém Roseira e Marisa Matias.
Este sufrágio é também o que terá o boletim de voto mais longo, quebrando o 'recorde' de seis candidatos registado nas eleições de 2006: Henrique Neto, António Sampaio da Nóvoa, Cândido Ferreira, Edgar Silva, Jorge Sequeira, Vitorino Silva, Marisa Matias, Maria de Belém Roseira, Marcelo Rebelo de Sousa e Paulo de Morais serão, por esta ordem, os nomes em quem os portugueses poderão votar.
Hoje, os dois candidatos que estarão mais a norte serão Marcelo Rebelo de Sousa e Paulo de Morais.
O antigo dirigente do PSD começa o dia às 10:00, em Vila Real, onde terá um contacto com a população, seguido de uma visita à Feira Gastronómica do Porco de Boticas. De tarde, Marcelo Rebelo de Sousa visita centros juvenis em Chaves e Mirandela, terminando o primeiro dia de campanha com uma sessão pública em Mirandela, pelas 17:30.
Já Paulo de Morais estará em contacto com a população em Viana do Castelo, ao final da manhã.
Pelo distrito de Braga andará Jorge Sequeira. O candidato participa numa sessão de apresentação da sua candidatura no Paço dos Duques, em Guimarães, ao final da tarde.
O distrito do Porto recebe os candidatos Cândido Ferreira e Edgar Silva. Cândido Ferreira inicia a sua campanha com uma visita, pelas 11:00, ao Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos. Já o candidato apoiado pelo PCP e pelo PEV participa num comício no Palácio de Cristal, no Porto, durante a tarde.
O candidato Vitorino Silva arranca a sua campanha eleitoral para Presidente da República a bordo de uma traineira, em Aveiro, encontrando-se depois com pescadores amadores.
O antigo reitor da Universidade de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa, visita os distritos da Guarda e Viseu. Em Seia fará um almoço/comício, seguindo depois para a Guarda onde se encontra com apoiantes. De tarde, fará novo encontro com apoiantes em Mangualde, terminando a inauguração da campanha em Viseu, com novo comício ao jantar.
Na região do Ribatejo, Maria de Belém está de visita a Alpiarça e Almeirim. Em Alpiarça visita a Fundação José Relvas, seguindo-se um almoço com autarcas e personalidades do distrito.
Já em Almeirim, fará uma sessão de apresentação da sua candidatura no cineteatro da cidade, rumando depois a Setúbal para uma visita à Misericórdia local.
A única aspirante a Belém a não arrancar a campanha eleitoral oficial no continente é Marisa Matias. A candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda, juntamente com o seu mandatário nacional, António Capelo, reúnem-se com o presidente da Câmara Municipal do Funchal. Ainda no Funchal, Marisa Matias participa num almoço/convívio, onde também marca presença a porta-voz do partido, Catarina Matias.
O candidato Henrique Neto não tem nenhuma ação de campanha prevista, constando apenas na sua agenda uma entrevista televisiva.
Os dez candidatos presidenciais estimam gastar, no total, 3,3 milhões de euros na campanha para estas eleições, que termina a 22 de janeiro. Os portugueses são chamados às urnas para escolher o próximo Presidente da República no dia 24 de janeiro.
À data de referência de 31 de dezembro, existia um total de 9.741.792 eleitores inscritos nos cadernos eleitorais, segundo a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).
Nas últimas presidenciais, que decorreram em Janeiro de 2011, a abstenção alcançou um novo recorde com 53,37 por cento dos eleitores a não votarem.
Fonte: Lusa

Jerónimo de Sousa: durabilidade do Governo depende da forma como PS governar

O secretário-geral do PCP reiterou ontem que a durabilidade do Governo depende sobretudo do Partido Socialista, e que o actual executivo “terá um futuro prolongado” caso governe a favor dos interesses dos trabalhadores, do povo e do país.
O secretário-geral do PCP reiterou hoje que a durabilidade do Governo depende sobretudo do Partido Socialista, e que o actual executivo “terá um futuro prolongado” caso governe a favor dos interesses dos trabalhadores, do povo e do país.
“Quando nos perguntam sobre a durabilidade do Governo, a nossa resposta só pode ser uma: este Governo será uma solução tanto mais duradoura conforme respeitar os direitos, os anseios do povo português”, afirmou Jerónimo de Sousa, durante o seu discurso num almoço-convívio, em Lisboa, de apoio a Edgar Silva, candidato presidencial do PCP.
“Nesse sentido, a responsabilidade está, de facto, no Partido Socialista. Pode contar com a posição construtiva do PCP, para examinar problemas, para encontrar soluções, mas quem pode ter um papel determinante é o Governo, porque, se governar contra os interesses dos trabalhadores e do povo, não vai longe; se governar a favor dos interesses dos trabalhadores, do povo e do país, vai longe com certeza e terá um futuro prolongado”, acrescentou Jerónimo de Sousa.
O secretário-geral do PCP reafirmou, perante uma sala cheia de apoiantes, que o partido irá sempre “honrar a palavra dada e o compromisso” assumidos com o Partido Socialista na sequência das eleições legislativas de 4 de Outubro do ano passado.
Em relação às divergências já assumidas publicamente com o PS, em matérias como o Banif, a Taxa Social Única ou quanto à possível privatização da CP-Carga, Jerónimo de Sousa salientou que essa também será a postura do PCP sempre que estiver em desacordo.
“Naquilo que for diferente e divergente não contem naturalmente com o PCP, porque há que não esquecer que, independentemente desse desfecho importante e que nós valorizamos muito [formação de um Governo PS), o primeiro e principal compromisso do PCP é com os trabalhadores e com o povo português, tendo em conta a palavra dada durante a campanha eleitoral”, disse o líder comunista.
Fonte: Lusa/economico

Hospital demolido com médicos e doentes no interior


by Mira Online
Um hospital chinês foi parcialmente demolido com vários médicos e doentes no seu interior, sendo que a morgue foi completamente destruída ainda com corpos no necrotério, noticiam hoje vários órgão de informação da China citados pela Agência France Presse (AFP).
Cerca de 20 trabalhadores vestidos com uniformes militares destruíram parte do Hospital da Universidade de Zhengzhou, distrito Huiji, na capital da província central de Henan, de acordo com o canal público de televisão CCTV.
"Eu estava a tirar um raio-x a um paciente. O barulho [da demolição] foi aterrorizador", disse Liu Chunguang, diretor de radiologia do hospital ao canal de televisão.
"O meu paciente estava sentado ao meu lado quando começou a gritar que estava a haver um terremoto. O paciente saiu a correr, apavorado", explicou Liu Chunguang, acrescentando que apenas alguns médicos e um paciente estavam no hospital no momento da demolição.
De acordo com o jornal local Dahebao, a morgue do hospital foi "arrasada", deixando seis corpos armazenados debaixo dos escombros, enquanto que equipamentos médicos no valor de 4 milhões de yuans (cerca de 600.000 euros) foram danificados.

A CCTV relatou ainda que três funcionários do hospital ficaram feridos durante confrontos com os trabalhadores que procediam à demolição.
As autoridades do distrito Huiji disseram à AFP que estavam a investigar o incidente e que os resultados não seriam anunciados antes de segunda-feira.
Na sexta-feira, as autoridades chinesas disseram que ainda não tinham identificado as pessoas que realizaram a demolição e que os corpos enterrados tinham também de ser recuperados.
"Deve ter sido alguém que está a construir uma estrada perto do hospital que mandou executar esta demolição", afirmou uma pessoa num fórum online.
As demolições forçadas são frequentes na China.
Fonte: Lusa
Foto: © EPA/FEATURE CHINA
Mira Online | Janeiro 10, 2016 às 6:36 am | Categorias: Internacionais | URL: http://wp.me/p5tucu-bmH