quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Formação em Marketing… compensa!

marketing
A formação de Marketing que será ministrada por João Pedro Caetano tem um preço especial para inscrições até ao próximo dia 15 de Setembro: noventa euros.
A partir desta data, e até ao princípio do curso (dia 5 de Outubro) o valor será o de cem euros.
Esta é uma oportunidade de se atualizar e conhecer novas técnicas de uma área tão sensível nos mercados de hoje! João Pedro fará uma minuciosa apresentação de argumentos, cujo objetivo é o do crescimento pessoal e profissional de quem pretender ser ainda mais valorizado perante uma concorrência cada vez mais profundamente preparada para os desafios do dia a dia!
Mira Online
Mira Online | Setembro 8, 2016 às 5:06 pm

Hora de Fecho: Jerónimo vai deixar a liderança? Olhe que não...

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Depois de muita especulação sobre o fim de ciclo de Jerónimo de Sousa, o secretário-geral do PCP parece enfrentar o próximo congresso comunista sem a sombra de um sucessor. Está para ficar.
O Conselho de Ministros aprovou o Código de Conduta prometido depois das polémicas viagens ao Euro 2016 pagas pela Galp a governantes. Governo não revela valor do reembolso à empresa.
Recapitaliação da Caixa, Galpgate, problemas no IEFP. A comissão permanente do Parlamento está reunida e vai ouvir membros do Governo. Veja aqui em direto.
Os deputados reúnem-se pela primeira vez depois das férias de verão. Mourinho Félix vai no lugar de Centeno explicar recapitalização da Caixa e Governo explica ainda viagens pagas pela Galp ao Euro.
Foi confirmada a morte de uma pessoa durante um tiroteio numa escola secundária no oeste do Texas, Estados Unidos. Há dois atiradores em fuga, acredita a polícia.
Às 15h30, o site da Proteção Civil dava conta de 500 ocorrências em aberto. O incêndio de Monchique alastrou-se a Portimão, obrigando à evacuação parcial do Hotel Pestana.
A Apple apresentou esta quarta-feira os novos iPhone 7 e o novo Apple Watch. Não houve grandes surpresas, mas justifica-se fazer o resumo da matéria dada.
"Simples e sem fios. Parece magia". É o slogan da Apple para os novos auscultadores sem fio. Mas o receio de muitos utilizadores é mesmo esse: que seja fácil, por "magia", fazê-los desaparecer.
Azeredo Lopes, anunciou que estão suspensos os cursos de Comandos até à conclusão de um inquérito sobre as condições em que decorre a formação dos Comandos. Mas o Exército diz que o atual continua.
Três militares ainda se mantêm internados no Hospital das Forças Armadas. Dylan da Silva está "em lista de espera para eventual processo de transplante hepático", indicou o porta-voz, Vicente Pereira.
Opinião

Helena Garrido
O Verão está a chegar ao fim. Quem por cá ficou adorou o bom tempo de praia. Voltamos à realidade. Vamos continuar a viver no fio da navalha. Mas pode (ainda) ser diferente. 

Paulo Tunhas
Não há atentado, hoje em dia, que não encontre logo alguém muito vocal para dizer que a culpa no fundo é nossa. Há, é claro, além de um furioso apetite de negação, muito racismo inconsciente na coisa.

Tiago Duarte
Todos os dias é o mesmo ritual. Quando chego a casa, abro a porta e faço o mesmo que Portugal faz quando chega à Europa: ponho-me de cócoras e sou deitado abaixo por quem manda lá em casa.

Luís Aguiar-Conraria
Todos sabemos que uma mentira repetida muitas vezes se torna a verdade oficial, mas, em minha opinião, entre 2010 e 2014 dois terços do ajustamento foram feitos do lado da despesa e não da receita.

Maria João Marques
Tenho para mim que Medina percebeu que vai ser castigado (em votos) pelas horas a mais no trânsito que nos próximos meses vai impor aos lisboetas, tanto que encontrou um legalismo para parar as obras.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Funeral de Barbosa de Melo realiza-se na sexta-feira em Lagares, Penafiel

Resultado de imagem para Funeral de Barbosa de Melo realiza-se na sexta-feira em Lagares, Penafiel
O funeral do antigo presidente da Assembleia da República António Barbosa de Melo, que morreu na quarta-feira em Coimbra, aos 83 anos, realiza-se na sexta-feira no cemitério de Lagares, em Penafiel, de onde era natural.

O corpo de Barbosa de Melo está em câmara ardente desde as 10:00 de hoje na capela mortuária de Nossa Senhora de Lurdes, em Coimbra. Às 19:30 de hoje realiza-se na Igreja de Nossa Senhora de Lurdes, também em Coimbra, uma missa de corpo presente.

Na sexta-feira, o corpo do cofundador do PSD é trasladado para a Igreja Matriz de Lagares, Penafiel, onde será realizada, às 12:00, uma missa de corpo presente, antes do funeral.

O antigo presidente da Assembleia da República António Barbosa de Melo morreu na quarta-feira, aos 83 anos, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, disse à Lusa fonte do PSD local.

Barbosa de Melo nasceu em 1932 e foi presidente da Assembleia da República entre novembro de 1991 e novembro de 1995.

Investigador e professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, António Moreira Barbosa de Melo foi um dos fundadores do PSD, no qual exerceu diversos cargos nos órgãos nacionais.

Integrou a Comissão para a elaboração da lei eleitoral para a Assembleia Constituinte em 1974, da qual foi também Deputado. Exerceu novamente o mandato de Deputado na Assembleia da República nos anos de 1976-1977 e 1991-1999.

Foi Presidente da Assembleia da República durante a VI Legislatura (1991-1995) e foi membro do Conselho de Estado.


Lusa

Creative anuncia los nuevos Creative Flex auriculares ultra-ligeros para los más viajeros


by Yesica Flores

Creative Flex Se trata de auriculares de cuero con cable anti-enredos, micrófono integrado, y colores intercambiables para decorarlo con tu estilo en cada situación y en cualquier parte
Madrid, 8 de septiembre de 2016 - Creative Technology Ltd anuncia hoy los Creative Flex. Estos auriculares plegables son ultra-ligeros y disponen de un sistema de potenciamiento de graves, a la vez que permiten disfrutar de las voces con una gran calidez. Están diseñados para viajeros y urbanitas; para poder escuchar lo mejor de su música, películas o juegos de camino al trabajo, en el transporte, o tomando un café.
Los auriculares son on-ear y pueden adaptarse en un ángulo de 90 grados. Están compuestos de piel sintética, son muy cómodos y se adaptan a cualquier usuario. Su diseño ergonómico crea una atenuación pasiva del ruido ambiente, a la vez que proporciona la máxima comodidad para disfrutar de tu música sin fatiga. Los auriculares llegan con cuatro tapas de colores intercambiables.
Diseñados para escuchar música en cualquier parte, los conductores de neodimio de los Creative Flex ofrecen un sonido potente con bajos intensos y dinámicos que son comparables a las prestaciones acústicas de conductores más grandes.

flex
El cable anti-enredos de Creative Flex incorpora micrófono y controles para llamadas y reproducción, lo que permite una gran libertad de movimiento, manteniendo a los usuarios siempre conectados. Los usuarios podrán intercambiar entre llamadas y música con tan solo tocar un botón.
Los auriculares también se pueden plegar para guardarlos fácilmente, ocupando poco espacio en cualquier bolsa.
El Creative Flex también incluye cuatro diseños de colores intercambiables que permiten a los usuarios personalizar sus auriculares y adaptarlos a su propio estilo. Es como tener 4 auriculares por el precio de uno.
Características y especificaciones:
· Formato: On-ear
· Peso: 136 g.
· Cable: 1,2 metros no desmontable
· Conectividad: Jack de 4 polos de 3,5 mm
· Drivers: conductores de neodimio de 32 mm
· Respuesta en frecuencia - 22kHz
· Copas: auriculares plegables de cuero sintético
· Micrófono: integrado
· Control remoto: Reproducir / Pausa / Siguiente / Pista anterior/ responder llamada / colgar
· Otras características: 4 pestañas de colores Intercambiables (naranja, azul, verde azulado, marrón).
Precio y Disponibilidad
El Creative Flex tiene un precio de 39.99 €, y estará disponible en septiembre de 2016 en la tienda online de Creative: http://es.creative.com/p/headphones-headsets/creative-flex

Yesica Flores | septiembre 8, 2016 a las 10:24 am | Etiquetas: Creative Flex 

D-Link lanza un detector de incendios y ruidos inteligente


by Yesica Flores
- D-Link amplía el Ecosistema mydlink® Home con el Detector de Alarmas Inalámbrico, el cual conecta a Internet las Alarmas de Humo de Monóxido de Carbono-
“En los últimos 35 años, se ha requerido que los hogares tengan al menos un detector de humo para alertar a sus habitantes sobre un incendio. ¿Qué sucede cuando nadie está en casa para escuchar la alarma?”, pregunta Raúl Esquivel, Country Manager de D-Link México. Por esta razón, D-Link anuncia el lanzamiento de mydlink® Smart Alarm Detector (DCH-S165), un detector inalámbrico (Wi-Fi) que monitorea e identifica los sonidos de las alarmas de humo o de monóxido de carbono (CO) con la certificación UL, el cual ofrece una solución sencilla y económica que envía notificaciones móviles cuando usted no está en casa para una mayor tranquilidad.
El Smart Alarm Detector, que amplía el galardonado ecosistema Connected Home de D-Link, se conecta a un enchufe para crear una solución de seguridad integrada para el hogar, sin el costo ni el lío de instalar nuevos detectores de humo y de CO
Diseñado con Wi-Fi integrado, el DCH-S165 –reconocido con los premios al Diseño e Ingeniería CES Innovations 2016-, se conecta fácilmente a su red inalámbrica y funciona con cualquier alarma de humo o de CO. Al colocar el Detector a 15 metros de sus alarmas de humo o de CO, detecta con precisión los sonidos temporales de dichas alarmas, y envía una notificación móvil si cualquiera de las alarmas suena.
Cabe mencionar que todas las soluciones D-Link Connected Home, incluyendo al Smart Alarm Detector, trabajan con la aplicación gratuita mydlink Home para teléfonos inteligentes y tabletas iOS® y Android®, lo que le permite a los usuarios controlar todos los dispositivos desde una sola pantalla. La aplicación mydlink Home también simplifica la creación de acciones entre los dispositivos. Por ejemplo, cuando la Smart Alarm detecta una alarma, un Smart Plug puede encender las luces, y los usuarios pueden ver video a través de una mydlkink Home Camera. Con la integración IFTTT (If This Then That), el Smart Alarm Detector también puede vincularse con cientos de aplicaciones y dispositivos para obtener una solución para hogares inteligentes hecha a la medida.
Más información sobre el mydlink Smart Alarm Detector (DCH-S165)
Con su elegancia y tamaño compacto, el Smart Alarm Detector puede combinarse fácilmente con la decoración de su hogar y ofrece una serie de funcionalidades y capacidades fáciles de usar, tales como:
• Detección de sonidos – Detecta los sonidos temporales de las alarmas de humo (T3) y de CO (T4) en un perímetro de 50 pies (15 metros).
• Envío de notificaciones – Reciba una notificación si se activa una alarma de humo o de CO.
• Configuración y control sencillos – Usted mismo puede configurarlo usando su red inalámbrica y realizar el ajuste de WPS con sólo oprimir un botón; no es necesario un centro o un panel de control de seguridad específico.
• Tecnología de detección – Fotoeléctrica y electroquímica.
• Compatibilidad con mydlink– Se integra con otros dispositivos de mydlink Connected Home (enchufes inteligentes, sirenas, cámaras) para programar acciones adicionales de acuerdo con el disparo de las alarmas.
• Soporte IFTTT – Mejore el Smart Alarm Dector con las recomendaciones de IFTTT para crear una solución ampliada de seguridad para el hogar.
• Protección continua – Al conectarlo, el dispositivo compacto ofrece notificaciones las 24 horas del día, los días de la semana si suena la alarma.

Disponibilidad
El mydlink Smart Alarm Detector (DCH-S165) estará disponible a lo largo del segundo semestre de 2016 en nuestro país.
Acerca de D-Link
D-Link es uno de los principales fabricantes de equipos para la infraestructura de redes convergentes y seguras, monitoreo y soluciones en la nube para los consumidores y las empresas, y la marca con mayor reconocimiento en Latinoamérica en la categoría de conectividad. Cuenta con filiales en los mercados más grandes del mundo y una extensa red de distribuidores en más de 90 países.
La compañía ofrece continuamente soluciones de conectividad que amplían y mejoran la experiencia de acceso a la red, para que sus clientes se mantengan conectados y obtengan más experiencias, productividad y oportunidades en el día a día. Para ello, D-Link mantiene centros de investigación y desarrollo dentro y fuera de Taiwán, su país natal.
En 2016 D-Link celebra 30 años de existencia y se enorgullece de haber anticipado varias tendencias del mercado de tecnología, siendo una de las primeras empresas en invertir en un equipo dedicado a desarrollar productos en la nube como routers y cámaras cloud y soluciones de hogar conectado. Entre otras innovaciones, se puede mencionar que D-Link es precursor por ofrecer productos de la categoría 11AC, el más nuevo y más rápido protocolo para conexiones Wi-Fi.
Para obtener más información, visite http://www.dlinkla.com
_________________________________
SE O LEITOR É DOS QUE ACREDITA, QUE A

UNIÃO FAZ A FORÇA - AJUDE A PARTILHAR ESTA

NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Litoral Centro – Comunicação e Imagem

Faça a sua subscrição gratuita
_________________________
INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

China considera criar férias para permitir que trabalhadores visitem os pais

Resultado de imagem para China considera criar férias para permitir que trabalhadores visitem os pais
Algumas cidades e províncias da China estão a considerar a criação de um período de férias, exclusivamente para que os trabalhadores possam passar mais tempo com os seus pais, noticiou hoje a agência oficial Xinhua.

Mais de três décadas da política de filho único e a migração de milhões de jovens rurais da cidade para o campo fizeram aumentar a incidência do abandono de idosos na China.

O país mais populoso do planeta, com cerca de 1.375 milhões de habitantes, tem quase 200 milhões de pessoas com mais de 60 anos.

O município de Pequim propôs que as empresas concedam dias livres aos funcionários, quando os pais destes celebram o aniversário, precisam de assistência médica ou estão gravemente doentes.

Outras províncias chinesas garantem um período de 20 dias, todos os anos, para tratar dos pais, quando estes têm mais de 60 anos e se encontram hospitalizados.

Em 2013, a China aprovou uma lei que obriga os filhos adultos, independentemente da idade, a visitarem os pais idosos.

A infração daquela lei, que não estipula um número mínimo de visitas, pode resultar em multa ou até mesmo prisão.


Lusa
_____________________


SILLY SEASON… HEM! O QUÊ? FALEM E ESCREVAM EM PORTUGUÊS. IRRA!

Bom dia, talvez. O calor amainou. Até corre um ventinho fresco esta manhã em Lisboa. Fogos, adeus, até para o próximo verão. Assim desejamos. Provavelmente há doidos que tentam incendiar a floresta no Inverno, quando chove. São mesmo doidos. Júlio de Matos ou Conde Ferreira com eles! Os manicómios não se fizeram para outra coisa. Ena pá. Isto hoje está mesmo puxado ao desumanismo que há por esses depósitos de doentes mentais. É a democracia e as oportunidades iguais para todos… Pois.

Silly season, sabem o que significa? A que propósito é empregue? É uma definição em português correto, incorreto, ou assim-assim? Não. É uma expressão de jornalistas(?) cagões que têm a mania de usar termos anglófonos por dá cá aquela palha. Eles é que são uns parvos dos tempos parvos, do período frívolo, bizarro. O período de férias e das poucas notícias, da morna que dá na política e em muito mais setores do quotidiano dos países.

A Wikipédia explica esta expressão da língua inglesa: “No Reino Unido e em alguns outros lugares, a silly season é o período de duração de alguns meses de verão tipificados pelo surgimento de notícias frívolas na mídia”.

E mais: “Na América do Norte o período é referida prosaicamente como a temporada de poucas notícias , ou com a frase dias de cão do verão . Na Austrália, Nova Zelândia e África do Sul , a estação parva tem vindo a referir ao Natal período festivo / Ano Novo (que ocorre durante a temporada de verão no hemisfério sul ) por conta da maior número de compromissos sociais, onde o consumo de álcool é típico”.

Anglofonia na comunicação social em Portugal. E andam por aí uns doidos a batalhar em defesa da lusofonia. E outros a dizer imensos blá-blás sobre a lusofonia. Para quê? Os cagões na comunicação social são tão assimilados na anglofonia que até usam termos que põem muitos a ver navios, a zeros de entendimento. Claro que aprendemos obrigatoriamente inglês há uns anitos mas é para ser usado nos momentos próprios e nunca em jornais, rádios e televisões portuguesas. Primeiro defender a língua portuguesa e depois então usar adequadamente os conhecimentos que cada um de nós adquire para uso pessoal ou em beneficio da sociedade em que estamos inseridos. Os termos que não em português na comunicação social são uma enorme parvoíce do período parvo – que é o que também define a anglófona definição silly season.

Pronto. Já está. Por essas e por outras nem vimos o Expresso Curto escrito pelo senhor diretor (mais um). Esbarrar em aberturas cagonas e parvas não são coisa que preste. Dá vómitos. Por tal não dá para ler este Expresso Curto.

Não invalida que o leiam. Cada um é como cada qual. Pois.

Bom dia. Nunca mais chove, para estrear o novo chapéu-de-chuva. E os assimilados anglófonos dirão rain hat? Talvez umbrella, que significa guarda-chuva. Pois, dótores. Irra!

Mário Motta / PG

Bom dia, este é o seu Expresso Curto

Miguel Cadete – Expresso

A silly season só termina quando Costa chegar ao Parlamento

É oficial! A silly season ainda não terminou. Vamos ser sérios: não é a Festa do “Avante!”, os comícios no Pontal ou as Universidades de verão de qualquer partido que dão conta do seu estertor.

Foi no distante ano de 1861 que alguém cunhou essa expressão em artigo da “Saturday Review”. E logo em 1894, silly season já era entrada contemplada no Brewer's Dictionary of Phrase and Fable. E de acordo o respeitado e insuspeito dicionário, é possível estabelecer o seu intervalo de existência entre o encerramento do Parlamento e a primeira sessão em que o Primeiro Ministro responde às questões dos deputados eleitos pelo povo.

António Costa ainda não chegou à Assembleia da República. Como podia? Tem estado no Rio de Janeiro que certamente continua lindo, para a abertura dos Jogos Paraolímpicos (o Ciberdúvidas diz que é assim que se deve escrever), e também em amigável convívio com o polémico e novíssimo Presidente Michel Temer.

Uma viagem que tem permitido amiudadas bicadas por parte dos partidos que apoiam o seu Governo na Assembleia da República.Bloco de Esquerda e PCP não gostaram que António Costa contemporizasse com o homem que tramou Dilma Rousseff e que ainda ontem jantou com ele.

Hoje, o PS já se defende nas páginas do jornal “i”: “não vamos deixar de nos relacionar com um país irmão”.

Podem ter sido os ingleses e os norte-americanos quem vulgarizou a expressão silly season mas aqui mais perto, em Espanha, chamam ao defeso “serpiente de verano”. Mariano Rajoy ainda não conseguiu apoio para uma nova legislatura mas já diz cobras e lagartos do seu próprio ministro da Economia, Luis de Guindos,responsabilizando-o por mais um escândalo que envolve o primeiro-ministro espanhol. É a Guindos que são atribuídas as culpas pelo falhanço na eleição de José Manuel Soria para um alto cargo no Banco Mundial.

O “El País” diz na sua manchete de hoje que Rajoy se meteu em mais uma alhada, assumindo que foi obrigado a mentir devido à má informação prestada pelo ministro Guindos.

Ainda não se sabe se, ou quando, há novas eleições em Espanha. MasMadrid já conseguiu em Bruxelas e Berlim o adiamento das medidas de austeridade impostas alegando dificuldades na formação de um novo Governo.

A existirem, essas serão as terceiras eleições num curto prazo mas ainda antes teme-se que este imbróglio Guindo-Soria-Rajoy venha prejudicar os resultados dos atos eleitorais para na Galiza e no País Basco que sucedem já a 25 de setembro.

Em França não há silly season. Chamam-lhe “temporada morta” (“la morte-saison”). E infelizmente com alguma razão. Há mais notícias de mortes neste final de verão do que se desejava.

Barbosa de Melo, ex-Presidente da Assembleia da República, fundador do PSD, morreu ontem em Coimbra, aos 83 anos. Exerceu o segundo mais alto cargo da Nação entre 1991 e 1995 mas os seus correligionários, bem como os seus rivais, sublinham o papel que, enquanto deputado, desempenhou na Assembleia Constituinte.

Marcelo Rebelo de Sousa deixou um vídeo no site da Presidência da República em que homenageia Barbosa de Melo: “o país acaba de perder uma personalidade singular, excecional enquanto personalidade intelectual, excecional enquanto personalidade política e sobretudo excecional enquanto personalidade moral”.

OUTRAS NOTÍCIAS

O Governo está a estudar modificações nos escalões de IRS. Ainda não são conhecido pormenores mas sabe-se que os mais ricos deverão pagar mais, aumentando-se a progressividade do imposto sobre os rendimentos.

Na SIC, José Gomes Ferreira defende que essa é uma medida que, a ser tomada, visa repor a perda da sobretaxa do IRS, uma promessa deste Governo. Mas sublinha os efeitos nefastos que este agravamento pode causar: “os melhores e os mais empreendedores podem tender a ir embora”.

Um em cada três professores gostava de deixar de dar aulas. Um inquérito a mais de três mil professores revela que a classe docente se encontra desmotivada, senão mesmo “exausta” ou “desiludida”. Os professores portugueses queixam-se da diminuição do prestígio da sua função e apontam a indisciplina nas salas de aula como o maior problema.

Mário Mesquita sondado para dirigir a ERC. Jornalista, ex-diretor do “Diário de Notícias” e fundador do PS, Mesquita confirmou ao Expresso Diário ter sido sondado, mas não convidado, para ocupar o cargo de Carlos Magno na ERC. Magno termina o seu mandato em Novembro.

Quer saber por que é que a CGD precisa de mais de cinco mil milhões de euros? Está tudo explicado neste 2:59 apresentado por Pedro Santos Guerreiro e com guião de Isabel Vicente e Anabela Campos que abre a segunda temporada do programa de jornalismo de dados do Expresso.

Pagamento especial por conta baixa em 2017. Diz o “Jornal de Negócios” que a medida visa beneficiar as pequenas e médias empresas. O valor do patamar baixa dos mil euros para os 850 euros, depois de pressão por parte do PCP.

Bombeiros da Função Pública deixam de ter dispensa. Os cinco mil trabalhadores da função pública que são bombeirosdeixaram de ter direito a faltar ao serviço para apagar fogos, garante o “Jornal de Notícias”. O regime de exceção, anualmente aprovado em Conselho de Ministros, não foi, desta vez, renovado.

Diretor do MNAA pede desculpa ao ministro da Cultura. António Filipe Pimentel terá escrito uma carta a Castro Mendes desculpando-se das declarações que proferiu a semana passadana escola de verão do CDS.

Pimentel queixou-se do estado calamitoso do Museu Nacional de Arte Antiga, que o próprio dirige: “São 64 pessoas para 82 salas abertas ao público. De certeza absoluta que um destes dias há uma calamidade no museu. Só pode, porque andamos a brincar ao património. Mas a esta altura todas as tutelas dispõem de toda a informação cabal do que vai acontecer, mas quando acontecer, abre os telejornais”.

Na carta, o diretor do MNAA considerou “infelizes” estas declarações. E acrescenta, de acordo com o “Diário de Notícias”, “porque as instituições se fazem de pessoas -, queira aceitar este pedido de formais desculpas."

FRASES

“Não fiz nada à revelia da minha hierarquia”. Fernando Lima, ex-assessor de Cavaco Silva, no livro “Na Sombra da Presidência”, citado no Expresso

“A maneira de trabalhar de Jesus não serve os interesses do clube”.Luís Filipe Vieira, presidente do SL Benfica, em entrevista à TVI

“Na hora de ganhar ou perder estamos sempre unidos”. Pinto da Costa, presidente do FC Porto, em “A Bola”

“Roubaram-nos entre 15 mil e vinte mil contos”. Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés, em entrevista à BLITZ

“Quando se fala de progressividade no IRS isso quer sempre dizer aumentar os impostos da classe média”. José Gomes Ferreira, na SIC

“A câmara veio ter connosco porque queria esta solução”. Jorge Sousa, da empresa contratada pela CM Lisboa para as obras na 2ª Circular, ao jornal “i”

O QUE ANDO A LER (E O QUE VOU VER)

No sábado, a Revista do Expresso publica uma entrevista de fundo aFrederico Lourenço, autor da única tradução portuguesa da Bíblia produzida a partir do grego.

Uma tarefa de proporções obviamente bíblicas aquela que Frederico Lourenço tomou em mãos e que só estará terminada lá para 2020mas que começa a ser publicada, em seis volumes, a partir de 22 de setembro.

Já a entrevista, como quase todas as que faz a Cristina Margato, consegue “extrair” do entrevistado o que se afigura como verdadeiramente substancial. E nela podem ler-se, ao longo de oito páginas, alguns dos mais pungentes depoimentos de Lourenço, um dos mais brilhantes intelectuais portugueses.

Como este: “Se ao longo da vida só tivéssemos experiências positivas, não crescíamos, não mudávamos nada. Seria tudo maravilhoso. Se somos sempre felizes, mudar para quê? A mudança para melhor ou mesmo para pior – mas vejo mais para melhor – tem origem nessas experiências negativas. Houve sempre um percurso que começou graças a uma derrota, a um desgosto, a um sofrimento. Sou um grande adepto do trabalho interior”.

Ora, não sendo grande adepto do aforisma, aliás citado a torto e a direito, “les beaux esprits se rencontrent” atribuído a Voltaire, vale a pena relembrar que esta é exatamente a mesma razão adiantada por Nick Cave para justificar a edição do seu novo álbum,“Skeleton Tree” (disponível a partir de amanhã) e do documentário que o acompanha, “One More Time With Feeling” que hoje estreia em quase todo o mundo (num cinema perto de si).

Sabe-se que a morte trágica do filho de Nick Cave, em julho de 2015, aos 15 anos, está na origem deste disco. E também que o filme, foi alegadamente produzido para que um dos mais celebrados escritores de canções deste tempo evitasse o confronto direto com os media.

Desta vez ele vai estar na grande pantalha mas não há entrevistasna rádio, TV ou jornais e revistas do costume. Claro que dizer isto é sempre arriscado; não creio que o documentário possa ser um bilhete para o inferno mas é quase certo que acabou a silly season.

Suba ao céu ou desça às trevas com toda a informação atualizada em permanência no Expresso Online. Às 18 horas chega o Expresso Diário com opinião, comentário e análise dos temas mais relevantes do dia de hoje. Amanhã, também pela fresca, estará por aqui o Valdemar Cruz para servir mais um Expresso Curto.

Tenha um bom dia!