domingo, 9 de julho de 2017

Penamacor - Distrito de Castelo Branco

imagem não exibida
Penamacor é uma vila portuguesa no Distrito de Castelo Branco, região Centro e sub-região da Beira Interior Sul, com cerca de 1 500 habitantes.
É sede de um município com 555,54 km² de área e 5 682 habitantes (2011), subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Sabugal, a leste pela Espanha, a sul por Idanha-a-Nova e a oeste pelo Fundão.

A vila situa-se a uma altitude média de 700 metros.
Wikipédia.
Fotos de...
6090 Penamacor, Portugal

Palácio Fronteira - Museu - Lisboa

imagem não exibida
Ilustra a mais notável eclosão do barroco português e encontra-se no meio de uma "quinta" característica da região de Lisboa, ao mesmo tempo exploração agrícola e local de lazer, designada por "quinta de recreio".
O Palácio dos Marqueses de Fronteira, considerado um dos melhores exemplos da arquitetura palaciana do séc. XVII em Portugal, foi mandado construir pelo 1º Marquês de Fronteira, D. João de Mascarenhas, no terceiro quartel do séc. XVII.
Após o terramoto de...
Largo São Domingos de Benfica 1, 1500-554 Lisboa, Portugal

Programa de rádio oferece música, bolo… e vinho

Esta Terça-feira à noite, o TEMPO – Teatro de Portimão vai ser palco da gravação de mais um “Choque Frontal ao Vivo”, um programa da Rádio Alvor que tem a música como principal protagonista, mas que é também aproveitado para promover os vinhos algarvios.
Em cada sessão é entrevistado um produtor e, no final, todos os que assistiram ao espectáculo são convidados a provar o seu vinho, a acompanhar um doce sempre confeccionado pela padaria “Delícias de Portimão.”
Para os apresentadores do programa, Júlio Ferreira e Ricardo Coelho, esta é uma forma de contribuírem para “a promoção e divulgação de alguns produtos de eleição da região.”
Para isso, contam com o apoio fundamental de Aníbal Neto, da “Rota dos Vinhos do Algarve”, que se encarrega de escolher o vinho para cada edição e de convidar o respectivo produtor.
Na edição desta Terça-feira, 11 de Julho, a vedeta em palco vai ser Mário Mata e, fora dele, o vinho Malaca Rosé. Luís André Cabrita vai dar a conhecer um néctar que já foi premiado com medalha de Bronze em 2012 no 1º Concurso de Vinhos Nacionais, organizado pela Confraria do Bacchus de Albufeira, e medalha de Ouro, no mesmo ano, no VI Concurso de Vinhos do Algarve (Fatacil 2013).
Este é um vinho que engrossa a lista já longa dos que passaram pelo programa. No primeiro “Choque Frontal ao Vivo”, quem assistiu ao espectáculo pôde, no fim, apreciar o vinho “Marchalegua”. Na edição seguinte, os que marcaram presença no TEMPO tiveram o privilégio que poucos algarvios têm, de provar o “Jaap”, que é por cá produzido, mas que é, na sua quase totalidade, exportado.
No terceiro programa e após gravação do Choque Frontal ao Vivo com Dário Guerreiro, outro vinho nacional de grande projecção internacional marcou presença, o “Adega do Cantor”, do conhecido Cliff Richard.
O “Quinta do Convento do Paraíso” foi o ‘convidado’ seguinte, servido após a actuação de Vítor Bacalhau. Os vinhos da adega ÚNICA marcaram presença a 10 de Abril, após o espectáculo dos Aurora e, a 26 de Abril, foi servido o vinho Cabrita. Os licores e aguardentes da “TALURDINHA”, de Luís Sequeira, também puderam ser apreciados, nos programas seguintes, tal como o vinho “MDS”.
Portanto, para além propiciar bons espectáculos musicais, este programa de rádio está, pelos vistos, a afirmar-se como o espaço ideal de encontro para os apreciadores do bom vinho algarvio.

Costa aceita demissão de secretários de Estado

Resultado de imagem para Costa aceita demissão de secretários de Estado
O primeiro-ministro aceitou a demissão de três secretários de Estado sublinhando que nenhuma acusação há contra eles.
"Ponderando a vontade manifestada pelos senhores secretários de Estado, a avaliação que fazem das condições para o exercício das funções e de modo a não prejudicar o seu legítimo direito de defesa, decidi aceitar o pedido de exoneração", lê-se no comunicado.
Que acrescenta: "Apesar de não ter sido deduzida pelo Ministério Público qualquer acusação nem consequentemente uma eventual acusação ter sido validade por pronúncia judicial".
Fernando Rocha Andrade (secretário de Estado dos Assuntos Fiscais), Jorge Costa Oliveira (secretário de Estado da Internacionalização) e João Vasconcelos (Indústria) pediram a exoneração após terem solicitado ao Ministério Público a sua constituição como arguidos no inquérito relativo às viagens para assistir a jogos do Euro 2016. Os três aceitaram ir ver jogos da seleção portuguesa de futebol a convite da Galp.

Fonte: DN
 Foto: Jornal I

Municípios não vão cobrar água usada no combate aos incêndios

Resultado de imagem para Municípios não vão cobrar água usada no combate aos incêndios
Os municípios de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera decidiram não cobrar aos seus munícipes a água da rede pública utilizada no combate ao fogo que atingiu aqueles concelhos.
"Vamos fazer uma média dos consumos dos primeiros cinco meses do ano e o valor que estiver a mais no mês de junho será assumido pela autarquia", explicou à agência Lusa Jorge Abreu, presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos.
O autarca anunciou ainda que os três municípios deliberaram também reduzir as tarifas fixas de água, saneamento e resíduos para os habitantes que utilizaram a água da rede pública de abastecimento para defender as suas habitações e haveres.
Segundo Jorge Abreu, esta é uma medida "mais justa" para fazer face a quem não abandonou as suas casas e as conseguiu salvar.
"É uma forma de as compensar", sublinhou o presidente do município, estimando-se que esta medida pode representar uma isenção de "cinco ou seis euros" na fatura de cada consumidor referente ao mês de junho.
Dois grandes incêndios começaram no dia 17 de junho em Pedrógão Grande e Góis, tendo o primeiro provocado 64 mortos e mais de 200 feridos. Foram extintos uma semana depois.
Estes fogos terão afetado aproximadamente 500 imóveis, 205 dos quais casas de primeira habitação.
Os prejuízos diretos dos incêndios ascendem a 193,3 milhões de euros, estimando-se em 303,5 milhões o investimento em medidas de prevenção e relançamento da economia.
Mais de dois mil operacionais estiveram envolvidos no combate às chamas que consumiram 53 mil hectares de floresta.

Fonte: Lusa
Foto: Andre Kosters/Lusa

Segurança Social perde 1443 milhões por "falta de informação de qualidade"

Auditoria da IGF conclui que sistema de informação contabilística do IGFSS "apresenta limitações"

O Estado perdeu 1443 milhões de euros de contribuições em dívida em 2014 por "falta de qualidade da informação comunicada ao Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS) pelo Instituto da Segurança Social (ISS)". O IGFSS é o organismo que controla as contas da Segurança Social, e o ISS é a entidade que arrecada as receitas e garante o cumprimento das obrigações contributivas dos cidadãos.

Fonte: DN

Benfica recusou 20 milhões de Itália e Espanha por Mitroglou

Resultado de imagem para Benfica recusou 20 milhões de Itália e Espanha por Mitroglou
O Benfica não descarta a venda de Mitroglou, mas a verdade é que já recusou pelo menos duas ofertas de Espanha e de Itália pelo internacional grego, ambas de 20 milhões de euros, apurou o DN.
Com a chegada de Seferovic, avançado suíço, os encarnados admitem prescindir de um dos seus avançados, entre Mitroglou, Jonas e Raúl Jiménez, mas entendem que o goleador helénico vale mais que os 20 milhões oferecidos pelos emblemas dos campeonatos de Espanha e Itália.
Segundo informações recolhidas, as águias admitem estudar propostas pelo avançado de 29 anos mas mais próximas dos 30 milhões de euros, sendo que em fevereiro último o Tianjin Quanjian, da China, chegou aos 45 milhões, mas nessa altura o próprio jogador, que ia ser pai, entendeu que aquele campeonato asiático não era a melhor solução para a sua carreira.
Águias pedem decisão a Eliseu
Eliseu terminou o contrato com o Benfica no último mês de junho, embora tenha na sua posse uma proposta de renovação por mais um ano. No entanto, até à data o lateral esquerdo de 33 anos ainda não deu qualquer resposta ao clube encarnado, que pretende que o internacional português tome uma decisão até ao início da próxima semana, quando os jogadores que estiveram ao serviço de Portugal na Taça das Confederações regressem de férias. Com a mais que provável permanência de Grimaldo, Eliseu poderá ter menos tempo de jogo no clube, pelo que está a estudar algumas propostas, nomeadamente da Turquia e do Olympiacos. Contactados pelo DN, os encarnados escusaram-se a comentar estes assuntos.
Fonte: DN

Hora de Fecho: Atrás do palco com quatro artistas portugueses

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
É possível viver da música sem se chamar Tony Carreira? Para perceber, andámos com Augusto Canário, Jessica Portugal e Ricardo & Henrique na estrada. E na danceteria. E na frutaria.
Era o gordinho da família, tinha o vagar alentejano e pé chato. A vida em Angola mudou-o: aos 42 anos fez a 1ª maratona. Agora tornou-se no único português a entrar no Epic5, um desafio sobre-humano.
O Presidente teve a ideia quando garantia aos jornalistas que ia acompanhar a reconstrução de perto: "Por que não estar aqui na quadra do Natal ou trazer a família?".
Partilhada na conta de Twitter do gabinete da ministra, a notícia do Observador, a propósito de uma sondagem feita para o Expresso, foi entretanto apagada. Assessora do MAI diz que "foi um lapso".
Num parecer enviado à AR, Joana Marques Vidal diz que prazos internupciais diferentes para homens e mulheres violam o princípio da igualdade e são "forma de discriminação em função do sexo".
Na sequência das declarações de Assunção Cristas sobre o assalto a Tancos, o presidente do Grupo Parlamentar do PS acusou a liderança do CDS/PP de "se demitir das suas responsabilidades".
Primeiro-ministro iraquiano chegou este domingo à cidade e anunciou no Twitter a vitória sobre os jihadistas, que ocuparam a cidade há três anos, provocando mais de um milhão de deslocados.
De pequenino, torce-se o pepino e também se começa a gostar de livros. Basta que os pais leiam aos bebés – até receitas –, que a leitura se faça em família e que todos se deixem levar pelos livros.
Se foi criança nos anos 80 ou 90, certamente que sonhou ter a força do He-man ou da She-ra, a mala do Sport Billy e as engenhocas do Inspetor Gadget. Recorde estas e outras personagens na fotogaleria.
A reedição numa caixa económica de nove CDs de concertos de Vivaldi põe em evidência o génio torrencial do compositor veneziano e as interpretações do ensemble Europa Galante, de Fabio Biondi.
É considerada a maior sociedade secreta do mundo, mas nem sempre se esconde. Faça a rota por 18 sítios da Maçonaria, dos EUA à Índia, passando por Portugal. E saiba os segredos que lá se escondem. 
Opinião

Helena Matos
Em Tancos confrontámo-nos com o vexame da irresponsabilidade. Mas isso só aconteceu porque há anos que andamos a fugir do peso da responsabilidade. Tancos somos nós.

João Marques de Almeida
Como podem existir ainda dúvidas sobre as intenções de Louçã e do Bloco? Um mistério. Aliás, não deixa de ser irónico que uma estação de televisão privada ajude à sua beatificação política.

Alberto Gonçalves
É gente literalmente abjecta. Perante a tragédia, decretam o caso resolvido. Perante o desleixo, lembram desleixos maiores. Perante as dúvidas, confessam sentimentos. Perante as câmaras, dão abraços.

João José Brandão Ferreira
A sua postura na sequência da borrada de Tancos tem sido inqualificável. O senhor perdeu o respeito de todos; perdeu o respeito por todos e, ao que se topa, só não perdeu o respeito por si. Lá chegará

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Que é uma mulher que aluga a sua barriga senão uma ‘proletária’, no sentido próprio do termo?! E que é o ‘pai’ do filho encomendado, senão um capitalista explorador?
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Três secretários de Estado pedem exoneração por viagens no Euro2016

Resultado de imagem para Três secretários de Estado pedem exoneração por viagens no Euro2016
A decisão é justificada com a intenção de não prejudicar o Governo.
Os secretários de Estado da Internacionalização, dos Assuntos Fiscais e da Indústria pediram este domingo a exoneração de funções, após terem solicitado ao Ministério Público a sua constituição como arguidos no inquérito relativo às viagens para assistir a jogos do Euro2016.
"Os signatários solicitaram ao primeiro-ministro a exoneração das funções que desempenham", afirmam, em comunicado conjunto enviado à Lusa, o secretário de Estado da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira; o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, e o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.
Os três governantes referem, na mesma nota, que decidiram "exercer o seu direito de requerer ao Ministério Público a sua constituição como arguidos", depois de terem tido conhecimento de que "várias pessoas foram ouvidas pelo Ministério Público e constituídas como arguidas no âmbito de um processo inquérito relativo às viagens organizadas pelo patrocinador oficial da seleção portuguesa de futebol, durante o campeonato da Europa de 2016".
Jorge Costa Oliveira, Fernando Rocha Andrade e João Vasconcelos afirmam que foram "sempre transparentes" sobre esta questão e "reafirmam a sua firme convicção de que os seus comportamentos não configuram qualquer ilícito", o que dizem querer "provar no decorrer do referido inquérito".
"Todavia, nas atuais circunstâncias, entendem que não poderão continuar a dar o seu melhor contributo ao Governo e pretendem que o executivo não seja prejudicado, na sua ação, por esta circunstância", referem, a propósito do pedido de exoneração.
Os três secretários de Estado aceitaram, no ano passado, convites da Galp para assistir a jogos da seleção nacional no campeonato europeu de futebol. João Vasconcelos esclareceu, na altura, que pagou um bilhete de avião e os outros dois governantes adiantaram que pretendem pagar as despesas.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, deu então o caso por encerrado, com o reembolso das despesas efetuadas pelo patrocinador oficial da seleção, mas o executivo decidiu aprovar um código de conduta que vincule os membros do Governo.
A Galp esclareceu, em agosto passado, que "é comum" e eticamente aceitável convidar para determinados eventos entidades com que se relaciona. "Todos viajam em conjunto de forma aberta e transparente, num voo 'charter' de acesso generalizado, sem qualquer segredo ou tratamento diferenciado, partindo e regressando no próprio dia do jogo", lia-se na nota enviada pela Galp à Lusa.
O CDS pediu a demissão dos governantes, enquanto o PSD pediu esclarecimentos e PCP e Bloco de Esquerda condenaram esta conduta.

Fonte: Lusa
Foto: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

PSP detém 42 pessoas em Lisboa em 24 horas

Resultado de imagem para PSP detém 42 pessoas em Lisboa em 24 horas
O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa deteve 42 pessoas na sua área de intervenção, entre as 9h00 de sábado e a mesma hora de hoje, das quais 13 por tráfico de estupefacientes.

Além das 13 detenções por tráfico de estupefacientes, a PSP efetuou também seis detenções por especulação, uma por detenção de arma proibida, uma por furto, uma por ofensas à integridade física, duas por mandado de detenção, duas por resistência e coação sobre funcionário.

Durante a operação, a PSP fez ainda duas detenções por desobediência, nove por condução sob a influência de álcool e cinco por falta de habilitação legal para conduzir.

Fonte: Lusa
Foto: Global Imagens

Primeiro-ministro do Iraque clama vitória sobre o Estado Islâmico

Resultado de imagem para Primeiro-ministro do Iraque clama vitória sobre o Estado Islâmico
O primeiro-ministro iraquiano chegou este domingo a Mossul para saudar as tropas envolvidas nas operações militares contra o Estado Islâmico. Diante de uma cidade parcialmente reduzida a escombros, Haider al-Abadi quis simbolizar o fim de três anos de domínio extremista.

Milhares de civis mortos. Quase nove milhões de deslocados. Dados de oito meses de duros combates rua a rua. Mossul, no norte do Iraque, é hoje uma cidade esventrada numa larga porção da sua malha urbana.

O último reduto dos jihadistas no coração histórico da cidade, dado como conquistado nas últimas horas, não se estendia por mais do que umas centenas de metros. Há mesmo relatos de combatentes do Daesh que se terão atirado às águas do Rio Tigre, em fuga ao avanço das forças iraquianas.

O Estado Islâmico, que proclamara um califado a partir daquela cidade iraquiana, havia prometido “lutar até à morte”.

Cercado numa extensão territorial cada vez mais apertada, os extremistas terão equipado mulheres com explosivos, misturando-as com os grupos de civis feridos e famintos que procuram escapar às ruínas da Cidade Velha.

A primeira declaração de vitória partiu do gabinete do primeiro-ministro iraquiano: “O comandante das Forças Armadas Haider al-Abadi chegou à cidade libertada de Mossul e saudou os combatentes heroicos e o povo iraquiano pela grande vitória”.

“Estado de falsidade”

Por agora, o Governo de Abadi não revela números de baixas entre as tropas que combateram os islamitas.

Nos temos de um pedido de financiamento do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, citado pela agência Reuters, o Serviço de Contraterrorismo do Iraque, ponta-de-lança da ofensiva contra o Daesh em Mossul, terá perdido 40 por cento do seu efetivo.

Foi há quase três anos que o líder do Estado Islâmico, Abu Bakr a-Baghdadi, proclamou um califado da Síria ao Iraque a partir do púlpito da mesquita medieval de Al-Nuri, em Mossul. Uma construção entretanto destruída pelos próprios extremistas, na versão das autoridades de Bagdade.

O primeiro-ministro iraquiano declarara há uma semana o fim do “estado de falsidade” da organização terrorista, após a tomada da mesquita.

Caladas as armas, seguir-se-á um complexo processo de reconstrução. As Nações Unidas calculam em aproximadamente mil milhões de euros os custos de reparações das infraestruturas mais básicas da cidade.

Fonte: RTP
Foto: Alaa Al-Marjani - Reuters

O Público que (às vezes) lhe escapa


O Público que (às vezes) lhe escapa

Caro leitor, será que viu isto?
09 DE JULHO DE 2017
   
 
Partilhar no facebook
Partilhar no twitter
Partilhar no google+
   
   
 
Partilhar no facebook
Partilhar no twitter
Partilhar no google+
   
   
 
Partilhar no facebook
Partilhar no twitter
Partilhar no google+
   
   
 
Partilhar no facebook
Partilhar no twitter
Partilhar no google+
   
   
 
Partilhar no facebook
Partilhar no twitter
Partilhar no google+
 

Morreu hoje o jornalista Mário David Campos

Mário David Campos tinha 50 anos
Mário David Campos numa fotografia de Lucília Monteiro, cedida pela revista Visão

O jornalista Mário David Campos, que trabalhava na Visão desde 1999, morreu hoje aos 50 anos, informou a revista na sua página da internet.

"Esta é daquelas notícias que ninguém gosta de dar. Mário David Campos, camarada de profissão, partiu. Aos 50 anos de idade, o coração traiu-o e traiu-nos, levando-o e deixando-nos já com uma saudade indizível", lê-se na notícia publicada pela Visão.

Mário David Campos iniciou carreira no já extinto semanário Independente e, depois de uma passagem por O Primeiro de Janeiro e pelo DN, ingressou na revista Visão.

O corpo estará presente na casa mortuário de Canidelo, em Gaia, a partir das 17:00, acrescenta a revista Visão.

Fonte: DN

Milly Barreiros · 
Que descanse em paz. Que os companheiros de profissão e de missão continuem o seu caminho honrando o seu exemplo.
GostoResponder6 min

Nem a gravidez e o pós-parto escapam à ditadura do corpo perfeito

Carolina Patrocínio foi criticada por continuar magra na gravidez. Carolina Deslandes gerou polémica com foto pós-parto

Uma barriga menos firme, estrias, queda de cabelo, manchas na pele, a cicatriz da cesariana, aqueles quilos que não desaparecem. São as marcas da gravidez, que enfrentam a ditadura dos corpos perfeitos, mesmo no pós-parto. Contrariando a obsessão pela perfeição corporal, há mulheres que se despem de preconceitos e exibem as marcas da maternidade. Foi o que fez recentemente a cantora Carolina Deslandes, que partilhou uma fotografia cerca de um mês após ter sido mãe para dar força a outras mulheres na mesma situação. Uma imagem que gerou polémica, pois houve quem considerasse que não estava em boa forma física.

"Vivemos numa sociedade em que existe pressão pelo corpo perfeito. Em todas e quaisquer circunstâncias. Com maior ou menor crueldade, dependendo também do grau de fragilidade do visado pelas críticas, que em fases específicas da vida - como num pós-parto - estará mais vulnerável às mesmas", destaca a ginecologista Marcela Forjaz. Uma pressão que, segundo a médica, "pode ser mais um fator a levar a mulher no pós-parto a uma baixa autoestima e até à depressão".

Ao DN, a cantora Carolina Deslandes explica que, quando chegou da maternidade, arranjou "550 mil desculpas pelo facto de não aparecer e publicar coisas". "Mas senti que estava a falhar a mim própria e ao propósito com o qual criei o blogue, que era falar da verdade." Assim, a jovem, que deu à luz duas vezes em 11 meses, decidiu partilhar com os seus seguidores o que estava a viver. "Dei por mim a pensar "Serei eu a única pessoa a passar por isto?" Esta fase em que não caibo em roupa nenhuma ainda, em que a barriga ainda está enorme e cheia de riscas, em que não consigo ver-me numa única fotografia e em que ando a fugir de espelhos?", escreveu no blogue.

Carolina não esperava o que aconteceu após aquela publicação. "Mesmo as pessoas que nunca tiveram filhos sentiram necessidade de se unir e isto acabou por criar mesmo um movimento feminino", recorda. Mas também houve quem criticasse sua forma física, como a apresentadora Maya, que a aconselhou "a fazer ginástica de recuperação pós-parto e a procurar uma nutricionista". "Quando fui mãe a primeira vez, não ganhei tanto peso. Desta vez foi mais agressivo, porque tive dois filhos em 11 meses. O meu corpo está cansado", afirma a cantora, destacando que depois do primeiro parto também foi alvo de apreciações negativas, durante um concerto, por "estar mais gordinha e com barriga pós-parto".

"Tens de ser magra"

A cantora achou "impressionante a quantidade de pessoas que passaram" pelo mesmo. Marcela Forjaz explica que "no pós-parto, entre os cuidados com a amamentação, com eventuais pontos, com a gestão da casa e de filhos mais velhos, as fraldas, os banhos, as visitas, quando finalmente a recém-mamã olha para si, por vezes terá dificuldade em aceitar o que o corpo mudou". Segundo a autora de O Grande Livro da Grávida, "esta questão prende-se não só pela imagem que tinha de si própria, mas também pela "formatação" que a levou, anteriormente, a ter essa imagem. É revoltante, mas o que está quase inscrito na consciência da mulher, a maior parte das vezes, é a forma como ela tem de ter a sua aparência e não o que será saudável para si". Mais do que "tens de ser saudável", a sociedade diz à mulher "tens de ser magra".

Tudo o que se afasta da "norma definida pela sociedade é alvo de crítica". "Temos exemplos de grávidas que "pecaram" pelo oposto, não mudaram, não engordaram, investiram na sua forma física, eventualmente porque já o faziam antes da gravidez, ou porque têm uma capital genético diferente, ou um metabolismo próprio. Desde que os seus bebés cresçam de forma harmoniosa e saudável, porque tem a sociedade de apontar o dedo?", questiona. Carolina Patrocínio, apresentadora da SIC, foi criticada precisamente por estar magra durante a gravidez.

Corpo magro é considerado belo

Maria João Cunha, investigadora do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género, diz que "a latitude de aceitação é cada vez menor". "É criticada a pessoa que supostamente passou os limites e não mostra as formas de grávida e é criticada a pessoa que, por estar grávida, aumentou um pouco mais o seu peso. Há sempre um escrutínio, porque parece que a mulher tem de cumprir padrões que na maioria das vezes são impossíveis, irreais. É triste verificar que, até numa altura em que o corpo passa necessariamente por transformações, ainda tem todo esse escrutínio de cumprir ou não com aquilo que seria uma suposta forma ideal de mulher grávida", lamenta a também docente no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

A era dos "corpos perfeitos", explica Maria João Cunha, vem do final do século XX, "em Portugal sobretudo a partir dos anos 90" e está associada aos media, à indústria da moda, à publicidade. "O corpo magro é que é considerado o corpo belo. Há uma pressão muito forte, sobretudo para a mulher - não tão visível para os homens - que faz que possamos quase falar de uma ditadura do corpo. Por um lado, temos a ideia de que podemos ser o que quisermos, mas o que verificamos é o contrário."

Fonte: DN

Comentários
Ana Margarida Santos
Corpo perfeito o que é isso? As pessoas são mais que um corpo pois isso um dia acaba , as pessoas devem ser bonitas por aquilo que passam aos outros por aquilo que deixam quando partem o sorriso, a humildade,a humanidade e o carácter a saudade tudo o resto as pessoas vão esquecer porque o que permanece nesta vida é a nossa essência
Ana Martins · 
Trabalha na empresa Polícia Segurança Pública
Quem é esta saca de batatas, pinderica. Se tivesse que fazr em casa não tirava fotos assim. É o mundo de temos.
GostoResponder232 min
Marijo Oliveira Fernandes
Saca de batatas pindérica?!? Que moral. É o mundo que temos.
GostoResponder124 min
Andreia Gonçalves · 
Uma grávida lindissima sem problema com auto estima dela. Já a sra deve ter ai algo reprimido é melhor procurar ajuda.
GostoResponder122 min
Luiza Meirelles · 
Tem gente que só sabe reclamar e falar mal da vida dos outros. Não podemos dar importância a esses comentários, pois não acrescentam em nada.
GostoResponder428 min
Isabel Vasconcelos · 
Se as Carolinas protegerem mais a sua intimidade têm menos comentários invasivos.
GostoResponder127 min
Luiza Meirelles · 
Também, mas hoje em dia as pessoas se acham no direito de dar opinião onde não devem. Se não têm nada bom para acrescentar, é melhor nem comentar. Mas há pessoas vazias que vivem para falar mal dos outros.
GostoResponder23 min
João Coelho · 
Perfeição do corpo exterior, porque interiormente vai também emagrecendo mais que o exterior!
Carla Alves · 
A Carolina deslandes é linda  gorda, magra, gravida, com e sem make 
GostoResponder128 min