quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Oeste | MAGIA NATALÍCIA DE REGRESSO AO CONCELHO DE TORRES VEDRAS…

A magia e a fantasia do Natal estão de regresso a Torres Vedras e a Santa Cruz.

Ao princípio da noite desta sexta-feira, dia 29 de novembro, as iluminações de Natal foram inauguradas na zona central destas localidades, em atos públicos que contaram com a presença do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Na ocasião, Carlos Bernardes frisou a importância da campanha de Natal em que se inserem estas iluminações para a economia e a comunidade local, salientando as melhorias que foram realizadas no âmbito da mesma, que é levada a cabo em parceria com a ACIRO (Associação Comercial e Industrial da Região Oeste), o que passou, por exemplo, pela extensão das iluminações de Natal à avenida General Humberto Delgado. De facto, Torres Vedras afirma-se cada vez mais como um destino turístico para as famílias, com o contributo do comércio de rua.

Após a inauguração das iluminações, teve lugar o habitual desfile natalício pela zona histórica de Torres Vedras, que ligou a Praça da República, onde está instalada uma árvore de Natal de grandes dimensões, ao Largo de Wellington, no qual é disponibilizado um “Carrossel Nostálgico”, uma outra novidade da campanha de Natal dinamizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras e a ACIRO. Aquela zona da Cidade foi, posteriormente, animada pela noite, com a realização de uma “Black Friday”, de um “Circo de Natal” e de atuações de bandas filarmónicas do concelho de Torres Vedras.

Já no domingo, dia 1 de dezembro, pela manhã, foi a vez do Pai Natal e respetivo “séquito” chegarem a Torres Vedras, o que também aconteceu na Praça da República. Seguiu-se igualmente um desfile pela zona histórica de Torres Vedras, que teve o seu corolário na praça do Mercado Municipal com a abertura oficial da “Casa do Pai Natal”. De referir que neste local é ainda proporcionado um “Mercado de Natal” e, aos fins de semana, um ”Carrossel Artesanal”.

Mais informação sobre a campanha "Este Natal…Torres Vedras é Sua!" pode ser obtida no site da Câmara Municipal de Torres Vedras.

ENCONTRO DE MINIBASQUETEBOL JUNTOU MAIS DE DUAS CENTENAS DE CRIANÇAS DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ÍLHAVO

Encontro de Minibasquetebol juntou mais de duas centenas de crianças das escolas do Município de Ílhavo
O 10.º Encontro de Minibasquetebol das Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Município de Ílhavo decorreu no passado sábado, dia 30 de novembro, juntando mais de duas centenas de crianças, distribuídas pelo Pavilhão Municipal Capitão Adriano Nordeste (Ílhavo) e pelo Pavilhão Desportivo da Gafanha da Nazaré.

Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Ílhavo, com o apoio do Illiabum Clube e dos seus atletas profissionais norte-americanos, da Secção de Basquetebol do Grupo Desportivo da Gafanha e dos professores das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), concluiu o trabalho realizado em diversas Escolas do 1.º Ciclo no âmbito da Atividade Física e Desportiva, inserida no programa das AEC coordenado pela Autarquia, em parceria com os Agrupamentos de Escolas de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré.

Os alunos realizaram diversos exercícios e jogos de basquetebol interescolas, num espírito de desportivismo, convívio e amizade entre os participantes, permitindo ainda aos Encarregados de Educação e familiares presentes a oportunidade de constatarem o trabalho que foi desenvolvido ao longo do 1.º período letivo, nas aulas de Atividade Física e Desportiva.

Estes encontros têm como objetivo adicional projetar o basquetebol no Município e promover o trabalho realizado pelos clubes e pelos seus técnicos, enquadrados num conjunto mais vasto de iniciativas promovidas pela Câmara Municipal para a captação de praticantes da modalidade: a Festa de Encerramento do Minibasquetebol da Associação de Basquetebol de Aveiro (ABA), o protocolo de dinamização assinado com a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), a presença da Seleção Nacional Sub16 masculina da FPB em fase de preparação da presença no Europeu e o Torneio Internacional Sub16 Masculinos.

Segundo o Vereador do Pelouro do Desporto e da Juventude da Câmara Municipal de Ílhavo, Tiago Lourenço, «o Encontro de Minibasquetebol das Escolas integra um plano alargado de iniciativas previstas pelo Executivo para o desenvolvimento desportivo e para a promoção da prática de modalidades como a vela, o andebol, o futebol e o atletismo, ente outras, em estreita relação com os clubes, técnicos, associações, escolas e professores».

Fonte: CMI

MEALHADA DISTINGUIDA MUNICÍPIO AMIGO DO DESPORTO

Mealhada distinguida Município Amigo do Desporto
A Mealhada foi, pelo terceiro ano consecutivo, distinguida como "Município Amigo do Desporto", galardão atribuído pela plataforma Cidade Social, numa cerimónia decorreu no Funchal.

Atribuído pela plataforma Cidade Social e avalizado pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, o prémio procura reconhecer, distinguir, promover e premiar as boas práticas ao nível da gestão do desporto nos municípios portugueses, no âmbito da promoção do desenvolvimento desportivo nos seus territórios.

Para atribuição do título "Município Amigo do Desporto" são tidas em conta dez áreas de análise: organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação. Incide ainda sobre diferentes aspetos de gestão do desporto, como o modelo de gestão implementado e os seus resultados, o desenvolvimento de uma atitude sustentável através do desporto, a abordagem solidária e inclusiva através do desporto, a excelência e abrangência dos modelos de intervenção.

A Cidade Social, organização que atribuiu o prémio, pretende que o reconhecimento seja feito em relação à intervenção que os municípios têm ao nível do desenvolvimento desportivo em geral e, em particular, na gestão de instalações desportivas artificiais e naturais, na gestão de eventos desportivos e na gestão de programas desportivos.

O objetivo é reunir uma rede de cidades nas quais a Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD) se propõe a monitorizar, reconhecer e divulgar as boas práticas de intervenção, no âmbito municipal, do desenvolvimento desportivo português.

Fonte: CMM

MUNICÍPIO DA MEALHADA DISTINGUIDO NO ÍNDICE DE PRESENÇA NA INTERNET

Município da Mealhada distinguido no Índice de Presença na Internet
A Câmara da Mealhada foi, hoje, distinguida no Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais 2019 (IPIC) por constar no top 10 de autarquias (no universo dos 308 municípios) com melhores práticas no que se refere ao website, concretamente no que diz respeito aos tipos de conteúdos e atualização dos mesmos.

O Município da Mealhada foi um dos dez que recebeu uma menção honrosa nacional atribuída às Câmaras Municipais classificadas até à 10.ª posição no índice global e nos quatro sub-índices, nomeadamente no índice relativo aos conteúdos do website. A cerimónia decorreu, esta manhã, em Guimarães, na presença da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.

Para o cálculo global do índice, são avaliados e classificados, por observação direta dos 308 websites das câmaras municipais, um conjunto de indicadores agrupados em quatro critérios: Conteúdos: tipo e atualização, Acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização, Serviços online e Participação.

O período de recolha e avaliação a que se reporta este estudo teve lugar entre os meses de novembro de 2018 e maio de 2019. Além da observação direta dos sítios web, a recolha de dados envolveu ainda o envio de mensagens de email para os serviços Municipais das Câmaras, bem como para os respetivos Presidente, Vice-presidente e primeiro Vereador da oposição dos 308 municípios.

O website da Câmara Municipal da Mealhada (www.cm-mealhada.pt) foi atualizado em 2016 sempre com o objetivo de se tornar mais acessível e facilitador para os munícipes. "É mais uma evidência do nosso trabalho de aproximação, através dos canais de comunicação, do Município aos munícipes e vice-versa", refere Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada.

O IPIC 2019 é realizado pela Universidade do Minho, nomeadamente pelo Gávea - Observatório da Sociedade da Informação /Departamento de Sistemas de Informação, e pela Universidade das Nações Unidas, sob o patrocínio da Agência para a Modernização Administrativa.

Fonte: CMM 

Gonçalo Lopes faz balanço de 100 dias como presidente da Câmara em aula no Politécnico de Leiria


O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, fez esta quarta-feira um balanço dos primeiros 100 dias de liderança do Município numa aula aberta aos alunos do primeiro ano da Licenciatura em Administração Pública da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG). 

Nesta aula, integrada no VIII Ciclo de Aulas Abertas desta escola do Politécnico de Leiria, Gonçalo Lopes apresentou algumas das principais medidas tomadas desde que assumiu a presidência da Câmara, dia 26 de agosto de 2019, nomeadamente ao nível administrativo, investimento no espaço público, política ambiental, desenvolvimento social e apoios às freguesias. 

“Estes 100 dias passaram num ápice, tal a intensidade com que temos vivido cada segundo a tentar dar o melhor pelo concelho de Leiria. São muitos os desafios que se colocam, mas tem sido um percurso muito compensador. É um grande privilégio liderar a Câmara de um território como Leiria, feito de gente extraordinária, e também por contar com uma equipa que se mostra totalmente empenhada em dar o seu melhor no cumprimento da missão de serviço público que o Município de Leiria assume”, defendeu Gonçalo Lopes. 

Durante a aula, o presidente destacou um conjunto de regulamentos que o Município se encontra a desenvolver, em áreas como a atribuição de apoio às Juntas e às Uniões das Freguesias; atribuição de benefícios sociais às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Concelho; os horários dos Estabelecimentos de Venda ao Público e de Prestação de Serviços; Programa «Creche para Todos», Esterilização de Animais de Companhia, Canídeos e Felídeos; Programa Leiria Invest; benefícios fiscais a Associações do Concelho; contratos de comodato com as Juntas e Uniões de Freguesia; e Programa de Comparticipação ao Arrendamento. 

Os Orçamentos do Município e dos SMAS, o modelo de gestão e financiamento da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027, um conjunto de intervenções no espaço público, nomeadamente nas Avenidas General Humberto Delgado e Nossa Senhora de Fátima, a Requalificação da Rotunda D. Dinis e Rua Dr. João Soares e a requalificação do Castelo foram outros temas abordados durante esta aula. 

Foi ainda abordada a política ambiental da Câmara, nomeadamente as ações de reflorestação da mata nacional, a oposição do Município à prospeção e exploração de gás natural na Bajouca, as obras de requalificação na Lagoa da Ervedeira e o projeto para limpeza e requalificação das margens da Ribeira dos Milagres, tal como os projetos de ação social desenvolvidos pelo município. 

Gonçalo Lopes destacou ainda alguns momentos do seu mandato, como a designação de Leiria como Cidade Criativa na Música pela Unesco, ou os prémios atribuídos ao Jardim da Almuinha Grande e ao Museu de Leiria pela exposição Plasticidade.

MANUAL PARA A VIDA

*Paulo André Chenso é médico e professor em Londrina. Criou o "Manual para a Vida".* 
Vale a pena ler e talvez seguir “estes mandamentos"

*NA SAÚDE:*

1.  Beba muita água;
2.  Coma mais o que nasce em árvores e plantas;
3.  Viva com os 3 E's: Energia, Entusiasmo e Empatia;
4.  Arranje 30min' por dia para ORAR  sozinho;
5.  Faça atividades  que ative seu cérebro;
6.  Leia mais livros;
7.  Sente-se em silêncio, pelo menos,  10' por dia;
8.  Durma 8h por dia;
9.  Faça caminhadas de 20min' a 60min', por dia 
10. Enquanto caminhar,  sorria.

*NA PERSONALIDADE:*

11.  Não compare a sua vida com a dos outros;
12.  Não tenha pensamentos negativos;
13.  Não se exceda;
14.  Não se torne demasiadamente sério;
15.  Não desperdice a sua energia com fofocas;
16.  Sonhe mais;
17.  Inveja é uma perda de tempo. Agradeça  pelo que possui...
18.  Esqueça questões do passado. Viva o presente.
19.  A vida é curta demais para odiar alguém. Perdoe;
20.  Faça as pazes com o seu passado para não estragar o seu presente;
21.  Ninguém comanda a sua felicidade a não ser você;
22.  A vida é uma escola e você está nela para aprender. Não fique repetindo  o ano;
23.  Sorria e gargalhe mais;
24.  Não necessite ganhar todas as discussões. Saiba perder;

*NA SOCIEDADE:* 

25.  Entre mais em contato com sua família;
26.  Dê algo de bom aos outros,  diariamente;
27.  Perdoe a todos por tudo;
28.  Passe tempo com pessoas acima de 70 anos e abaixo de 6;
29.  Tente fazer sorrir, pelo menos três pessoas por dia;
30.  Não se importe com o que os outros pensam de você;
31.  O seu trabalho não tomará conta de você quando estiver doente. Nao se estresse.

*NO SEU DIA A DIA:* 

32.  Faça o que é correto;
33.  Desfaça-se do que não é útil;
34.  Lembre-se: O tempo cura tudo;
35.  Por melhor ou pior que a situação seja... ela mudará...tudo passa!
36.  Não interessa como se sente, levante, arrume-se e apareça;
37.  O melhor ainda está por vir;
38.  Quando acordar de manhã, agradeça  pela graça de estar vivo (a);
39. Mantenha seu coração sempre feliz.

*POR ÚLTIMO:*

40.  Que tal enviar para aqueles de quem você gosta?

NB: Texto enviado por Alves Ribeiro.

PAÍS | INEM abre inquérito interno após morte de Carlos Amaral Dias em ambulância

Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) emitiu esta quarta-feira um comunicado sobre a morte de Carlos Amaral Dias, que faleceu esta terça-feira
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) decidiu abrir um inquérito após morte de Carlos Amaral Dias numa ambulância, adiantou a entidade em comunicado.

"Na manhã de ontem [esta terça-feira], o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) recebeu uma chamada encaminhada pela Central 112, com um pedido de socorro para um homem de 73 anos com queixas de dificuldade respiratória. Tendo em consideração os sinais e sintomas referidos pelo contactante e após realizar a respetiva triagem clínica, o CODU acionou imediatamente uma Ambulância de Socorro dos Bombeiros Voluntários (BV) do Beato", escreveu o Conselho Diretivo do INEM. "Após análise da informação disponível relativamente a esta ocorrência, o Conselho Diretivo do INEM determinou a instauração, no imediato, de um processo de inquérito", pode ler-se.

Esta decisão surge depois de ter sido veiculado em alguma comunicação social que a morte do psicanalista ocorreu quase duas horas depois de este ter ligado para a linha de emergência médica.

Médico, psicanalista, professor universitário e autor, Carlos Amaral Dias era até há um mês o diretor do Instituto Superior Miguel Torga, cargo que abandonou nessa altura a seu pedido, depois de mais de duas décadas à frente da sua direção.

Carlos Augusto Amaral Dias nasceu em 1946, em Coimbra, cidade onde se formou em Medicina, tendo-se especializado depois em psiquiatria. Em 1981 doutorou-se, sempre na Universidade de Coimbra, com uma dissertação sobre a influência dos fatores psíquicos e sociais no desenvolvimento de toxicomania.

Diretor do Instituto Superior Miguel Torga durante mais de duas décadas, foi também professor catedrático da cadeira de Psiquiatria Dinâmica na Universidade de Coimbra. Foi ainda presidente da Sociedade Portuguesa de Psicanálise e da Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo, dirigiu a Revista Portuguesa de Psicanálise, e ocupou igualmente o cargo de vice-presidente Academia Internacional de Psicologia.

Teórico conceituado e investigador na área da toxicodependência, foi também conferencista, atividade que o levou a diferentes cidades do mundo, como Roma, Nova Iorque, São Paulo ou Barcelona.

Autor de mais de uma dezena de livros centrados na psicanálise, na psicologia e nas relações humanas, como "O Obscuro Fio do Desejo", Teoria das Transformações" ou "Capturando as Linhas da Psicopatologia Borderland, Estados-limite", Carlos Amaral Dias escreveu também artigos para diferentes revistas da especialidade, como a Revista Portuguesa de Psicanálise e a Análise Psicológica, e foi autor e coautor de programas na TSF entre 1990 e 2003. Entre eles, "O Inferno Somos Nós" e "Freud e Maquiavel".

Pai da psicóloga e ex-deputada Joana Amaral Dias e do gestor Henrique Amaral Dias, o psicanalista dirigiu e participou em diversos programas radiofónicos, como "O Inferno Somos Nós" e "Freud e Maquiavel", na TSF, ou "Alma Nostra", na Antena 1.

Fonte: DN

Leiria | MOVIDA.polis disponibiliza programa de monitorização de exercício físico através de aplicação móvel


Os Município de Leiria e o Politécnico de Leiria apresentaram esta quarta-feira, dia 4 de dezembro, na Ludoteca do jardim da Almuinha Grande, o Movida.polis, um programa de aconselhamento de atividade física à medida de cada utilizador.
Um dos principais objetivos deste programa passa pela utilização da tecnologia associada à prática do exercício físico, que permite a análise de dados e um acompanhamento personalizado dos praticantes.
“A prática desportiva é consensualmente reconhecida como um dos fatores de maior importância para a promoção de uma vida de qualidade nas sociedades contemporâneas, onde os apelos ao sedentarismo são cada vez mais fortes”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, para quem, só a especial conjugação de esforços entre o Município e o Politécnico de Leiria permitiram colocar em prática o Movida.polis. “Este projeto representa uma mais-valia para os residentes de Leiria que têm ao seu dispor uma ferramenta muito útil para escolher o modelo de exercício mais adequado às suas características”, disse.
O presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, destacou a importância da parceria da Câmara Municipal de Leiria neste projeto, que que não se fecha em si e que tem uma rede colaborativa de proximidade, na qual participam diversas entidades, que colocam a sua experiência e o seu conhecimento ao serviço da sociedade, com vista à promoção da qualidade de vida dos cidadãos.
Para o investigador principal do projeto Movida, e diretor da Escola Superior de Saúde, Rui Ferreira Pinto, “o Movida.polis nasceu da ideia de que era importante que nos locais identificados como locais de treino houvesse a possibilidade de, através de uma aplicação móvel, os praticantes ficarem com um registo da sua utilização do circuito, mas terem também acesso a recomendações sobre o programa de treino mais adequado para si, ou seja,  uma espécie de personal trainer”.
Projetado para ser utilizado em circuitos urbanos de manutenção (neste caso no percurso Polis de Leiria), o Movida.polis pode ser também usado em percursos similares.
Com cinco estações de treino disponíveis ao longo do percurso, nomeadamente o parque radical, jardim da Vala Real, jardim do Carpalho, jardim da Almuinha Grande e Foz do Lena, em cada estação há uma placa identificadora onde pode ser feita uma leitura do QRcode para ter acesso ao programa de treino.
Para utilizar o programa é necessário fazer download grátis da App MOVIDA.polis (IOS e Android) e, antes da primeira utilização, responder a um questionário, após o qual é sugerido pelo sistema o tipo de treino a realizar.
O utilizador pode iniciar o percurso em qualquer uma das estações e escolher os exercícios a realizar em cada uma delas. No fim do exercício ou no fim de cada estação é registado o seu desempenho através da frequência cardíaca e do nível de esforço sentido. Com a utilização continuada da App no percurso, o sistema vai fazendo novas recomendações em função do histórico do desempenho do utilizador. Este é um aconselhamento personalizado e adaptado a cada exercício ou estação de treino.
A utilização deste sistema é recomendada apenas a pessoas sem contraindicações para a prática de atividade física, pelo que se tiver dúvidas o utilizador deverá consultar o médico assistente.
O Movida.polis integra o projeto MOVIDA, um programa de saúde na comunidade, desenhado para prescrever ou recomendar (conforme o caso), e supervisionar a prática de atividade física, sendo suportado por tecnologia móvel e baseado em análise de dados e inteligência artificial.
Do projeto MOVIDA fazem parte, além do Movida.polis, o Movida Cronos, Movida Domus e Movida Eros. Todas as informações em www.movida.ipleiria.pt .



Região Norte | Até meados de Janeiro em Castelo de Paiva


PROGRAMA CULTURAL “ SINAIS DE NATAL “ ANIMA QUADRA FESTIVA
Concertos Musicais são actividades relevantes 

A exemplo de anos anteriores, a “Vila de Natal” é mais uma vez em Castelo de Paiva e, ao longo do mês de Dezembro e inicio do novo ano, o aprazível espaço do Largo do Conde e outros espaços do concelho, vão ser palco de um conjunto de iniciativas fantásticas, proporcionando a todos uma programação diversificada, de forma a assinalar esta bela época festiva que também se vive com intensidade neste concelho.

Depois da abertura festiva da iluminação de Natal, no final da tarde do Domingo passado, com destaque para o Espectáculo de Ópera com os Intermezzo, por iniciativa do Pelouro da Cultura da edilidade paivense, arrancou esta semana a oitava edição do programa Sinais de Natal, uma acção cultural e musical dedicada à promoção do espírito festivo de Natal, sendo que esta programação dos Sinais de Natal potencia grandes espectáculos em vários espaços do concelho, promovendo este tempo de alegria e convívio com um toque sublime a esta quadra festiva que agora se começa a viver e que levam a sentir o verdadeiro espírito de festa, de partilha e de solidariedade.

O programa arranca dia 7, às 21h00 horas, com a apresentação do Concerto “ Vocal Art Ensemble “, na Igreja Paroquial de Fornos, seguindo-se no dia 12, às 18h30, no espaço do Auditório Municipal, o Concerto de Natal das Classes de Iniciação Musical, sendo que, no dia 13, a partir das 17 horas, temos o Natal na Praça, com várias actuações musicais no Largo do Conde, protagonizadas por alunos das várias disciplinas da Academia de Musica de Castelo de Paiva.

Na noite do dia 14, pelas 21h00, no Auditório Municipal, está agendado o grande espectáculo do Concerto Natalício da Orquestra Ligeira da AM de Castelo de Paiva, enquanto que, no dia 19, também no Auditório Municipal, realiza-se o Brass Concert, sendo que, para o dia 21, às 21 horas, também neste equipamento municipal, vai realizar-se o Concerto de Natal da Orquestra de Sopros da Academia de Musica de Castelo de Paiva – AMCP.

O programa Sinais de Natal contempla ainda um Concerto de Reis – Musica Coral, na Igreja Matriz de S. Martinho, ao meio da tarde de 5 de Janeiro, encerrando as actividades desta programação com o XXII Encontro de Cantares das Janeiras, na noite de 11 de Janeiro, a partir das 21h30, no Auditório Municipal, estando agendada para o mesmo evento, a cerimónia de entrega de prémios das melhores decorações de Natal das rotundas do território paivense.

Carlos Oliveira

Évora | No Jardim de Natal - Mostra de Artesanato e II Encontro de Artesãos da Organização das Cidades Património Mundial (OCPM)


Integrado na programação do Jardim de Natal 2019, vai ter lugar na Praça 1º de Maio a Mostra de Artesanato e II Encontro de Artesãos da Organização das Cidades Património Mundial (OCPM). O Encontro, que será inaugurado no dia 20 com uma exibição do Grupo Cantares de Évora, decorrerá depois até ao dia 22, coincidindo com o encerramento do Jardim de Natal.

O II Encontro de Artesãos da OCPM é promovido pela Câmara Municipal de Évora e pela Secretaria Regional da Europa do Sul e Mediterrâneo da Organização das Cidades Património Mundial. Insere-se no âmbito do projeto “artesanato local e poluição visual” da OCPM que tem por objetivo a promoção do artesanato local, tendo em conta a autenticidade e os padrões de qualidade dos produtos, de modo a chamar a atenção dos lojistas locais para a existência destes artesãos. O Encontro enquadra-se ainda no propósito de desenvolver um sistema de apoio aos artesãos desta comunidade de cidades Património Mundial através da criação de um Selo de Qualidade.

O 1º encontro decorreu em 2018, na cidade de Granada, em Espanha. Nesta segunda edição estarão presentes artesãos, para além de Évora, das cidades de Angra do Heroísmo e Guimarães (Portugal), Córdoba, Segóvia, Úbeda, Ibiza e Cuenca (Espanha), Cidade Velha (Cabo Verde) e Mostar (Bósnia-Herzegovina).
















A possibilidade de observar ao vivo o trabalho de artesãos de várias cidades classificadas como Património da Humanidade, cada uma delas com fortes tradições na cultura

CHUC · COIMBRA Ordem alerta para perigo de falência em urgência de Coimbra por falta de médicos

Vinte médicos especialistas em medicina interna enviaram declaração de responsabilidade à Ordem dos Médicos face à escassez das equipas nas urgências dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), anunciou hoje aquela associação profissional.
A Secção Regional do Centro (SRC) da Ordem dos Médicos (OM) alerta para a situação “incomportável” e “de extrema gravidade” no serviço de urgência dos HUC, que é “um dos maiores do país” e um dos polos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
A situação, afirma a SRC da Ordem, deve-se “às dificuldades em cumprir a escala de medicina interna”.
Para este serviço de urgência, as recomendações técnicas da OM “estipulam uma escala diária com um mínimo de cinco especialistas em medicina interna”, mas, “atualmente, e ao arrepio dessa recomendação, apenas estão três médicos internistas”, sublinha.
“Para piorar a situação, a partir do dia 14 deste mês [de dezembro], numa das épocas mais críticas de afluência ao serviço de urgência, a equipa ficará reduzida para dois médicos internistas”, adianta a mesma nota.
A Ordem está a receber, desde o início da semana, declarações de responsabilidade dos médicos da urgência devido a esta “inédita carência de recursos humanos e que terá um impacto negativo direto na assistência aos doentes”, acrescenta a SRC da Ordem.
“O excesso de trabalho, neste mês em que a afluência ultrapassa em muito a média diária anual, poderá conduzir à exaustão das equipas e à falência assistencial”, destaca o presidente da SRC da OM, Carlos Cortes, que “lamenta que a política de contratação de recursos humanos médicos para os HUC seja um absoluto desastre”.
A política de contratação de médicos nos HUC é “agravada pela péssima planificação de recursos humanos levada a cabo pelo Ministério da Saúde”, salienta ainda, citado na nota da SRC da OM, Carlos Cortes.
Não está em causa “só a capacidade de atendimento”, mas também “o evidente risco clínico que poderá advir sobre os doentes”, adverte.
O grupo de vinte médicos chama à atenção para o facto de as equipas escaladas para a urgência não cumprirem “os mínimos recomendados pelo Colégio de Especialidade de Medicina Interna” e “explica em detalhe as condições em prestam cuidados de saúde”.
Isto é, explicitam os clínicos, “para os 465 doentes/dia, atendidos em média na urgência polivalente dos HUC, a equipa deveria ser composta, “no mínimo e em simultâneo, por cinco especialistas de medicina interna e dez outros médicos com autonomia clínica, no período de maior afluência”.
Contactado pela agência Lusa, o CHUC informou que na quinta-feira deverá reagir a esta denúncia da Ordem.
NDC

Vencedores Caminhos, XXV edição

IMG_0966-scaled.jpg
Após 177 filmes e mais de uma semana de festa, nada melhor do que fechar com chave d’ouro a XXV ediç?o do Festival Caminhos do Cinema Portugu?s, contando assim com uma grandiosa e entusiasmante cerimónia de entrega de prémios que teve início pelas 21:45 na já conhecida casa do Teatro Académico Gil Vicente.
Com o acompanhamento musical da Big Band Rags, da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, e a presença de diversas figuras que contribuíram, contribuem e continuar?o a contribuir para o panorama cinematográfico nacional.
A noite iniciou-se com uma breve introduç?o sobre o decurso da cerimónia e logo discursaram figuras da direç?o e organizaç?o do festival como Tiago Santos e António Pita.
Prosseguiu-se ? apresentaç?o dos variados prémios, começando com o júri da seleç?o “Outros Olhares” sendo o vencedor o filme  Actos de Cinema de Jorge Cramez.
 Day Release de Martim Winter e Quem me dera em vez de uma câmera ter uma mosca de Cláudia Craveiro Santos, ganharam de seguida os prémios da Seleç?o Ensaios para ensaio internacional e nacional, respectivamente, com Menç?es Honrosas para La Llorona de Rosanna Cuellar e Ode ? Infância de Luís VItal e Jo?o Monteiro.
O público foi em conseguinte agraciado pela atuaç?o de Big Band Rads, num momento musical que alegremente deliciou o público durante as diversas “pausas musicais”. Banda que acompanhou a subida a palco dos nomeados e júris durante o prolongamento da noite.
Sucedeu-se a entrega dos prémios por parte do júri Imprensa Cision e do júri de Imprensa CISION. O primeiro painel de júris, atribuiu o seu prémio de melhor filme a Fordlandia Malaise de Susana de Sousa Dias, com uma menç?o honrosa ao filme Past Perfect de Jorge Jácome. O júri FICC, seguiu-se considerando o filme Cerro dos Pios de Miguel de Jesus como merecedor do seu prémio D. Quijote, atribuindo ainda uma menç?o honrosa para A Raposa de Leonor Noivo.
O júri da Seleç?o Caminhos, Hugo Van Der Ving, Carla Vasconcelos, Lucinda Loureiro e Jo?o Telmo, apresentaram os vencedores dos 21 prémios, que, contaram de forma com uma menç?o especialíssima para Efeitos Especiais, consagrada a Fernando Alle pelo filme Mutant Blast.
Dentro dos prémios técnico-artísticos, destaque para Pedro Filipe Marques, vencedor do prémio de melhor realizador com o filme Viveiro, Vitalina Varela, galardoada com o prémio de melhor atriz no filme homónimo, e Sérgio Praia, melhor ator, pela sua prestaç?o em Variaç?es.
Nos prémios oficiais da Seleç?o Caminhos, o primeiro grande vencedor da noite foi Maria Abreu a contar para o Prémio Revelaç?o, no filme Tristeza e Alegria na Vida das Girafas. Na categoria de melhor filme de animaç?o, os jurados decidiram que o Peculiar Crime do Estranho Sr Jacinto, de Bruno Carvalho, merecia a sua glória. O já premiado Fordlandia Malaise, de Susana de Sousa Dias, venceu mais uma vez, agora com o galard?o de melhor documentário da Seleç?o Caminhos. A medalha de melhor curta metragem foi entregue a RUBY, de Mariana Gaiv?o, película que também já tinha ganho na categoria de melhor cartaz, recebendo largos elogios do júri. O prémio de Melhor Ficç?o GesMo acabou entregue a Alva, de Ico Costa.
No que foi o clímax desta noite a relembrar, o Grande Prémio do Festival Caminhos do Cinema Portugu?s, foi merecido a Vitalina Varela, de Pedro Costa, recebendo largos e duradouros aplausos do público presente.
Público esse, que durante 9 dias  foi também júri, votando após cada sess?o de modo a atribuir o Prémio do Público Chama Amarela. No final o vencedor recaiu sob Quero-te Tanto, a comédia romântica realizada por Vicente Alves do Ó.
Contas feitas, Variaç?es, de Jo?o Maia, foi a obra mais galardoada da noite, podendo agora reclamar 5 prémios na XXV Ediç?o do Festival Caminhos do Cinema Portugu?s. A obra biográfica levou para casa as já mencionadas honras e ainda o prémio de melhor ator secundário, atribuído a Filipe Duarte, melhor caracterizaç?o, Magalí Santana e melhor guarda roupa para Patrícia Dora.
Selecç?o “Outros Olhares”, Júri constituído por António Pedro Pita, Cristina Janicas e Rita Alcaire. Deliberou que o melhor filme desta secç?o é:
Actos de Cinema, de Jorge Cramez, é uma magnífica deambulaç?o por uma memória do cinema feita de apuro estético, exig?ncia política e intensa afetividade, devolve objetos perdidos ? sua expressividade e constitui, por isso, uma aliciante reinvenç?o do cinema.
 Júri de Imprensa Cision, constituído por Cláudia Sobral, Filipa Queiroz e Sara Afonso, decidiu, por unanimidade, atribuir o prémio de Imprensa CISION a:
 Fordlandia Malaise, de Susana de Sousa Dias, numa melancolia latente, alimentada pelo preto e branco das imagens, Susana de Sousa Dias mergulha num período marcante da vida da Amazónia. Sem se impor, a realizadora embala-nos através dos sons da selva viva enquanto nos guia pela paisagem industrial dos despojos de Fordlandia, uma cidade fantasma num território consumido pela devastaç?o de terras e da identidade de um povo indígena, em prol de um progresso industrial que se revelou um fracasso. Através de fotografias de arquivo e de imagens aéreas, Susana de Sousa Dias recorre ao passado para mapear um presente quase distópico, que pode ser lido como premoniç?o para o futuro. Uma reflex?o pertinente, tanto do ponto de vista antropológico como da atualidade. Num intrincado diálogo entre a imagem captada, a que é descrita e a que é imaginada, em Fordlandia Malaise cada opç?o estética serve de forma meticulosa a narrativa. É um filme delicado mas assertivo, pertinente e factual, e que deixa espaço ? poesia, ao mito e aos sentimentos.
 Menç?o Honrosa atribuída a Past Perfect, de Jorge Jácome, o júri decidiu, igualmente, atribuir uma menç?o honrosa a Past Perfect pela sua subtileza, audácia criativa e intelig?ncia artística. Conjugando imagens que, parecendo ao acaso s?o assertivas e precisas, e legendas em forma de quest?es e respostas, Jorge Jácome leva-nos numa viagem regressiva ? procura de uma era dourada. É um filme carregado de sentido de humor e de ideias que pedem uma segunda e terceira visitas, ainda que apenas pelo mero prazer de serem absorvidas de novo, como se houvesse sempre mais um pormenor ? espera de ser revelado. Entre o poder hipnótico das imagens e as palavras de uma voz silenciosa impossível de ignorar, ao traçar uma geografia da melancolia, Past Perfect reflete sobre a raz?o da nostalgia: a tentativa de encontrar um pretérito perfeito num presente imperfeito.
Seleç?o Ensaios, Júri constituído por Catarina Neves Ricci, Pedro Ribeiro e Tiago Afonso. Deliberou:
Ensaio Internacional
Menç?o Honrosa: La Llorona, de Rosana Cuellar
La Llorona é uma super produç?o que cumpre, e bem, na opini?o do júri, aquilo a que se prop?e.
Surpreende o universo surrealista, repleto de refer?ncias folclóricas, que trabalha a narrativa de ficç?o mais clássica, a tragédia, e o musical. 
É um filme que claramente arrisca, e para o júri de forma bem sucedida. Saudamos por isso o risco, a mescla de géneros, e a sua narrativa.
Melhor Ensaio Internacional: Day Release, de Martim Winter
Decis?o unânime por parte do júri. Freigang (A Day Release) cativa desde o primeiro minuto, transportando-nos de imediato para a intimidade de Kathi - jovem m?e, presa, e que tem um dia para ir a casa. Bem dirigido, soberbamente bem interpretado pela actriz que carrega quase sozinha toda a história, Anna Suk, o filme destaca-se em quase todas as categorias: realizaç?o, elenco, som, montagem, de forma directa, sem artifícios. 35 minutos que nos deixaram com um soco no estômago. 
Ensaio Nacional
Menç?o Honrosa: Ode ? Infância, de Luís Vital, Jo?o Monteiro
 Ode ? infância é uma belíssima animaç?o por si só. Surpreendeu o júri pela técnica do seu desenho, pela eficácia e bom gosto das suas cores, e pela rapidez com que nos fez sonhar.  Notável construç?o. 
Melhor Ensaio Nacional: Quem me dera em vez de uma câmera ter uma mosca, de Cláudia Craveiro Santos
Partindo de, e gravitando em torno, de um poema extraordinário de José Diogo Nogueira, o filme é construído com enorme sensibilidade na imagem e montagem. 
Tanto o material de arquivo como o material filmado correspondem, para o júri, ?s intenç?es a que a realizadora se propôs, fazendo sobressair uma construç?o narrativa bonita, poética, e sensível, sobre cinema e criaç?o. 
  Seleç?o Caminhos Júri da Federaç?o Internacional de Cineclubes, após convocaç?o a cineclubes de todo o mundo é constituído por: Bruno Fontes (Portuguesa), Sara Adam (Alem?) e Toni Cuadras (Catal?o). Deliberou, na atribuiç?o do Prémio D. Quijote:
Menç?o Honrosa: A Raposa, de Leonor Noivo
Pela forma como trata temas que nos afetam enquanto sociedade através de uma conceç?o visual arriscada que intercruza reflex?es pessoais e fílmicas que, apesar de perturbadoras, transmitem sentimentos plenos de coragem e de vida. 
Prémio D. Quijote: Cerro dos Pios, de Miguel de Jesus
Pelo modo como o cineasta, procurando imagens, sentimentos e afetos, convida o espetador para uma viagem espacial e fílmica na qual partilha os seus medos e inseguranças. Aquilo que nos surge como se fosse apenas um diário por imagens onde a câmara parece ser colocada ao acaso revela-se afinal um ensaio fílmico com uma montagem exímia que convoca motivos como a complexidade das relaç?es humanas. 
Júri Caminhos constituído por Carla Vasconcelos, Hugo Van Der Ding, Jo?o Telmo, Lucinda Loureiro e Paulo Carneiro. Deliberou que:
Prémios Técnico Artísticos
Menç?o Especialíssima  para Efeitos Especiais: Fernando Alle pelo seu filme Mutant Blast
Melhor Som: David Badalo, pelo filme Alva, de Ico Costa
-O Som é a outra personagem.
Melhor Realizador: Pedro Filipe Marques, pelo seu filme Viveiro
-Para cada plano só existe uma posiç?o de câmara. Planos do Catano.
Melhor Montagem: Francisco Moreira e Ana Godoy, pelo filme Alva, de Ico Costa
-Exímio trabalho de elipse.
Melhor Guarda-Roupa: Patrícia Dória, pelo filme Variaç?es, de Jo?o Maia
-Recriaç?o da realidade ao pormenor.
Melhor Fotografia: Leonardo Sim?es, pelo filme Vitalina Varela, de Pedro Costa
-Simbiose com o realizador.Pintor.
Melhor Direç?o Artística: Ana Bossa, pelo filme Último Acto de Maria Hespanhol
-Transporta para fora o que a personagem tem dentro.
Melhor Cartaz: In?s Bento, pelo filme Ruby de Mariana Gaiv?o
-Uau, 70x100.
Melhor Caracterizaç?o: Magalí Santana, pelo filme Variaç?es, de Jo?o Maia
-Recriaç?o da realidade ao pormenor.
Melhor Banda Sonora Original: Normand Roger, pelo filme Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias, de Regina Pessoa
-Ótimo, semi fusa,fusa.
Melhor Argumento Original: José Filipe Costa, pelo seu filme Prazer, Camaradas!
-Criativa e inesperada vis?o do pós revoluç?o.
Melhor Argumento Adaptado:Manuel Moreira e Bruno Caetano, pelo filme O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto, de Bruno Caetano.
-O nome do prémio justifica o próprio prémio.
Melhor Atriz Secundária:Teresa Madruga, pelas prestaç?es nos filmes Variaç?es, de Jo?o Maia, e, Dia de Festa de Sofia Bost.
-Todas as famílias felizes s?o iguais, todas as famílias infelizes s?o infelizes. 
Melhor Atriz: Vitalina Varela, no filme homónimo de Pedro Costa.
-Vitalina supera-se a si mesmo.Deixamos de olhar para a sua vida e passamos a ver a vida de tantas mulheres.
Melhor Ator Secundário: Filipe Duarte, pelo filme Variaç?es, de Jo?o Maia
-Cúmplice, terno, elegante, intenso.
Melhor Ator: Sérgio Praia, pelo filme Variaç?es, de Jo?o Maia
-N?o faz de. É.
Prémios Oficiais
Prémio Revelaç?o: Maria Abreu, no filme Tristeza e Alegria na Vida das Girafas, de Tiago Guedes
-De igual para igual com os atores com quilômetros de rodagem.Citando o Urso: Merda, Merda, Merda.
Prémio Melhor Animaç?o: Peculiar Crime do Estranho Sr Jacinto, de Bruno Caetano
-Um regresso ? infância. Uma alegoria sobre o nosso mundo. N?o lixes a natureza antes que ela te lixe a ti.
Prémio Melhor Documentário Universidade de Coimbra: Fordlandia Malaise, de Susana de Sousa Dias
-Frame a frame sentimos todos os que habitaram os edifícios que vemos do alto como un vol d’oiseau.
Prémio Melhor Curta-Metragem: Ruby, de Mariana Gaiv?o
-Uma pedra preciosa.
Prémio Melhor Ficç?o GesMo:Alva, de Ico Costa
-Um filme sem artifícios. Belo, fluido como as águas do rio. Misterioso.
Grande Prémio do Festival: Vitalina Varela, de Pedro Costa
-Um quadro de pintura. Poético. Uma obra prima. Rembrandt é realizador.
Prémio do Público Chama Amarela:
Quero-te Tanto, de Vicente Alves do Ó
  Palmarés por filme: Menç?es Honrosas
A Raposa, de Leonor Noivo: Menç?o Honrosa Júri da Federaç?o Internacional de Cineclubes
La Llorona, de Rosana Cuellar Menç?o Honrosa Júri Seleç?o Ensaios
Mutant Blast, de Fernando Alle Menç?o Especialíssima para Efeitos Especiais
Ode ? Infância, de Luís Vital e Jo?o Monteiro: Menç?o Honrosa do Júri Ensaios para Ensaio Nacional
Past Perfect, de Jorge Jacome: Menç?o Honrosa do Júri de Imprensa CISION
Prémios
Actos de Cinema, de Jorge Cramez: Melhor Filme Selecç?o Outros Olhares
Cerro dos Pios, de Miguel de Jesus Prémio D. Quijote da Federaç?o Internacional de Cineclubes 
Day Release, de Martin Winter: Melhor Ensaio Internacional
Prazer, Camaradas!, de José Filipe Costa: Melhor Argumento Original, para José Filipe Costa
Quem me dera em vez de uma câmera ter uma mosca, de Cláudia Craveiro Santos Melhor Ensaio Nacional
Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias, de Regina Pessoa Melhor Banda Sonora Original, para Normand Roger
Tristeza e Alegria na Vida das Girafas, de Tiago Guedes Prémio Revelaç?o para Maria Abreu, em Tristeza e Alegria na Vida das Girafas, de Tiago Guedes
Último Acto, de Maria Hespanhol: Melhor Direç?o Artística, para Ana Bossa
Dia de Festa, de Sofia Bost: Melhor Actriz Secundária, para Teresa Madruga (repartido com performance em Variaç?es)
Viveiro, de Pedro Filipe Marques: Melhor Realizador
Ruby, de Mariana Gaiv?o (2): - Melhor Curta-Metragem - Melhor Cartaz, para In?s Bento
Fordlandia Malaise, de Susana de Sousa Dias (2): - Prémio de Imprensa CISION - Prémio Melhor Documentário Universidade de Coimbra
O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto, de Bruno Caetano (2): - Melhor Argumento Adaptado - Melhor Documentário Universidade de Coimbra
Alva, de Ico Costa (3): - Prémio Melhor Ficç?o GesMo - Melhor Montagem - Melhor Som
Vitalina Varela, de Pedro Costa (3): - Grande Prémio Festival - Melhor Atriz, para Vitalina Varela - Melhor Fotografia, para Leonardo Sim?es
Variaç?es, de Jo?o Maia (5): - Melhor Actriz Secundária, para Teresa Madruga (repartido com performance em Dia de Festa) - Melhor Actor, para Sérgio Praia - Melhor Actor Secundário, para Filipe Duarte - Melhor Caracterizaç?o, para Magalí Santana - Melhor Guarda Roupa, para Patrícia Dória