sábado, 30 de maio de 2020

Detidos em França acusados no caso dos 39 mortos em camião no Reino Unido

Detidos em França considerados culpados no caso dos 39 mortos em ...
Treze pessoas detidas em França foram acusadas pelo Ministério Público no caso dos 39 migrantes vietnamitas encontrados mortos em outubro de 2019 num camião frigorífico em Essex, no Reino Unido, anunciaram hoje as autoridades de judiciais francesas.
"Os 13 suspeitos detidos em França foram acusados", revelaram as autoridades, citadas pela AFP.
De acordo com fonte judicial, os suspeitos foram acusados de "tráfico de seres humanos em grupo organizado, integração em grupo organizado e associação criminosa".
A mesma fonte adiantou que seis detidos estão acusados de "homicídio involuntário".
Dos 13 acusados, 12 ficaram em prisão preventiva e um ficou sob supervisão judicial.
Detidas em França, na terça-feira, as pessoas são suspeitas de fazer parte de uma organização criminosa que, nos últimos meses, abrigou e transportou dezenas de imigrantes do sudeste da Ásia, principalmente do Vietname, de acordo com o Ministério Público de Paris.
Na ocasião, 26 pessoas foram detidas na Bélgica e em França no âmbito da investigação ao caso dos 39 migrantes vietnamitas encontrados mortos em outubro num camião frigorífico em Essex, no Reino Unido.
Os corpos dos 39 imigrantes - 31 homens e oito mulheres - foram descobertos por serviços de emergência numa propriedade industrial na cidade de Grays, no condado de Essex, em 23 de outubro do ano passado, logo após o veículo chegar do porto belga de Zeebrugge.
A autópsia determinou que a causa de morte foi a "falta de oxigénio" e o "sobreaquecimento num espaço fechado".
Fonte e Foto: Lusa

Peregrinos regressam a Fátima de máscara e com fé inabalável

Peregrinos regressam a Fátima de máscara e com fé inabalável ...
As celebrações presenciais recomeçaram hoje no Santuário de Fátima, onde mais de um milhar de fiéis circulava pelo recinto, de máscara na cara e com a fé inabalável a acompanhá-los.
Vieram de vários locais do país e alguns fizeram o caminho a pé. Consigo transportaram a crença, a vontade de se reunirem de novo com Nossa Senhora de Fátima, de cumprirem promessas, dar graças e de receberem a paz e o conforto que procuravam.
Do Bombarral, o casal Santos decidiu ir ao Santuário cumprindo um percurso de cerca de 70 quilómetros a pé. "Não foi nenhuma promessa. Era algo que tínhamos gosto em fazer e decidimos fazê-lo hoje. Foi uma alegria enorme por termos o reencontro com Nossa Senhora de Fátima. É sem dúvida uma inspiração de muita paz", realçam.
Também do distrito de Leiria, Clementina Nunes chegou da Nazaré pela manhã. Há muito que esperava pela reabertura das celebrações para poder estar no Santuário e aproveitar para cumprir promessas. "Não pude vir no dia 13, vim agora. Precisava muito de estar de novo aqui", diz.
Covid-19: Peregrinos regressam a Fátima de máscara e com fé ...
Um pouco mais a norte, Madalena Fortuna veio de Barcelos com a família para assistir à missa presidida pelo reitor do Santuário, Carlos Cabecinhas.
"Há muito que ansiava por este momento. Tinha muita fome de fé. Estou muito feliz por vir de novo a Fátima. Tinha organizada a peregrinação a pé nos dias 12 e 13 de maio, que foi impossível de realizar e me deixou muito triste", conta à Lusa.
"Estar aqui é uma coisa formidável. Estava ansiosa por este momento. Mal houve oportunidade vim logo. Sentia muita falta de estar neste espaço, que é, para mim, muito importante", afiança Rita Ferreira.
Com velas na mão, esta peregrina sublinha que iria pedir "paz no mundo e na família e para os jovens, para que sigam o caminho de Deus".
Eram 11:00 em ponto, quando o padre Carlos Cabecinhas subiu ao altar do recinto da oração para celebrar a primeira missa presencial pós-confinamento.
Rapidamente as mais de mil pessoas presentes no Santuário se viraram para o altar e assistiram à celebração da missa, como se fosse uma primeira vez. Talvez, por isso, no final da celebração os fiéis aplaudiram entusiasticamente o momento.
"Hoje é um dia de alegria", afirma o padre Carlos Cabecinhas, que alertou para os cuidados que se devem continuar a ter para evitar a propagação do novo coronavírus, perante os fiéis, uns ajoelhados outros sentados no chão ou apenas de pé.
Para o momento da comunhão, vários fiéis foram convidados a participar como ajudantes e oferecerem a hóstia na mão.
Foi o caso de um grupo de peregrinos do Porto. Com uma imagem de Nossa Senhora de Fátima na mão, visivelmente emocionada e de voz embargada, Marina Bártolo diz, depois, à Lusa, que foi "uma honra" e um "momento muito emotivo".
"Teve um significado muito grande. Estamos aqui pela minha mãe, que faleceu há oito dias, e sentia falta desta paz. Saio daqui com maior conforto e cheia de paz", confessa esta peregrina, com a concordância da irmã, que acrescenta que a participação na celebração foi algo que os chamou.
Em declarações aos jornalistas, Carlos Cabecinhas afiança que o retomar das celebrações garante todas as "condições de saúde e de segurança".
"Determinámos percursos dentro dos espaços celebrativos e temos equipas acolhedoras nos espaços fechados. No espaço aberto, vamos ter uma trilha sonora chamando a atenção para uma série de normas e procedimentos de segurança. Fizemos a colocação de alguns painéis exteriores para quem acede ao Santuário ter a perceção de um conjunto de procedimentos que deve observar. Estamos confiantes de que é seguro vir ao Santuário e participar nas nossas celebrações", sublinha o reitor do Santuário de Fátima.
Admitindo que este "será um ano com menos peregrinos", Carlos Cabecinhas constata que "vai demorar até se recuperar de novo aquilo que era o afluxo normal de peregrinos ao Santuário".
"Há algum medo, não em relação a Fátima. É um medo genérico em relação àquilo que possa ser o espaço de contaminação com o novo coronavírus e demora algum tempo a recuperar essa confiança, mas penso que a pouco a pouco ela se vai recuperando. Mas, não tenho dúvidas de que este ano vai ser um ano com muito menos peregrinos em Fátima", diz.
O padre acredita que, lentamente, seja possível recuperar a confiança dos peregrinos nacionais, mas "em relação aos grupos de estrangeiros será muito difícil".
"Viagens e peregrinações foram canceladas. Reorganizar tudo para quem tem de vir em viagem de avião e de prever alojamento, vai ser um processo de retoma muito lento", acrescenta.
"Para todas as igrejas cristãs, mas para o Santuário, que vive da presença dos peregrinos, este foi um tempo particularmente doloroso, por vermos este espaço vazio, sem peregrinos, mas também um grande estímulo, porque nos obrigou a sermos criativos e a procurar irmos ao encontro daqueles que não podiam vir até nós", afirma Carlos Cabecinhas.
O padre admite que presidir a uma missa num espaço sem aglomerados de pessoas "é uma sensação de alguma estranheza", mas que "se conjuga com a responsabilidade necessária".
Explicando que nos espaços fechados estão assinalados os lugares onde é possível sentar com o devido distanciamento de segurança, o reitor diz que a preocupação que o Santuário tem transmitido se deve à "responsabilidade".
"Não queremos, de forma alguma, que quem vem possa sentir o Santuário como uma ameaça para si", conclui.
Fonte: Lusa

Casal morto a tiro no concelho de Valpaços. Suspeito já foi detido

Detido suspeito de matar a tiro dois cunhados no concelho de ...
Um casal “na casa dos 50 anos” foi hoje morto a tiro no concelho de Valpaços, distrito de Vila Real. A GNR já teve um suspeito.
O tenente Rui Bento, do Comando de Vila Real da GNR, explicou que, inicialmente, a informação que as autoridades tinham era a de que as vítimas fossem um casal (irmão e cunhada do detido), mas veio a confirmar-se que os dois mortos são cunhados do suspeito, irmãos da sua mulher.
As vítimas mortais, 54 e 55 anos, foram encontradas ao início da tarde de hoje num terreno agrícola na localidade da Estrada da Avarenta, freguesia de Carrazedo de Montenegro, para onde tinham ido trabalhar de manhã, depois de não regressarem para o almoço.
Rui Bento acrescentou que o suspeito tinha ainda a intenção de matar mais um cunhado na localidade de Algeriz, na mesma freguesia.
O homem, de 54 anos, não resistiu à detenção e entregou-se aos militares da GNR, que apreenderam ainda uma caçadeira e uma carabina.
O suspeito, que foi entregue à Polícia Judiciária, responsável pela investigação, terá de ser presente a primeiro interrogatório judicial nas próximas 48 horas para aplicação das medidas de coação.
Lusa

ATIVADO O NOVO CAIS DOS PESCADORES DE SÃO JACINTO



O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, entregou na manhã deste sábado, 30 de maio, em São Jacinto e em ambiente informal, os alvarás da licença dos lugares de atracagem e dos armazéns de apresto aos pescadores profissionais a quem foram atribuídos na Hasta Pública de 23 de maio, para uso privativo do novo Cais dos Pescadores de São Jacinto.

O momento foi precedido de uma visita ao novo Cais, um investimento de 339.200€ da CMA, que trouxe a São Jacinto uma infraestrutura de apoio à pesca artesanal profissional, cumprindo o objetivo de potenciar a competitividade da zona e a valorização dos produtos da pesca artesanal, aumentando a funcionalidade dos serviços oferecidos aos pescadores e melhorando a qualidade das suas condições de trabalho e de segurança. A obra foi realizada pela empresa Hydro Stone – Engenharia Lda..

 ASSINADO PROTOCOLO COM A
ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA E CULTURAL DE SÃO JACINTO
PARA GESTÃO DO APOIO DE PRAIA LOCAL
Em visita à praia de São Jacinto, na manhã deste sábado, 30 de maio, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, assinou o protocolo com a Associação Desportiva e Cultural de São Jacinto para a gestão do Apoio de Praia na época balnear de 2020, sem qualquer encargo para a CMA, tal como já tinha acontecido no último ano com um balanço positivo.

Este foi ainda o momento para uma reunião de trabalho no terreno, de preparação do arranque da época balnear tendo em conta a necessidade de implementar as medidas de proteção dos banhistas, no âmbito do combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19.
A época balnear em São Jacinto vai começar a 13 de junho de 2020, garantindo a CMA todas as condições de segurança nos termos da legislação publicada esta semana.
Nas condições extraordinárias de funcionamento das praias neste ano de 2020 São Jacinto é ainda mais uma boa opção para os tempos que vivemos, tirando proveito dos seus valores naturais e do imenso espaço disponível no areal e na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.


SÃO JACINTO RECEBE BANDEIRA AZUL E BANDEIRA DE PRAIA COM QUALIDADE DE OURO 2020
Pelo 15.º ano consecutivo a Praia de São Jacinto foi galardoada com a atribuição da Bandeira Azul, galardão que simboliza a qualidade ambiental e urbana, mérito do trabalho da CMA e das entidades parceiras na sua gestão, e muito em especial dos Cidadãos que a vão premiando com a sua presença e com a utilização equilibrada e sustentável.
Para além da Bandeira Azul, a Praia de São Jacinto recebeu também a Bandeira Qualidade de Ouro 2020, atribuída pela QUERCUS, que premeia as zonas balneares portuguesas em que as águas apresentam melhores resultados em termos de qualidade.


Falta de unanimidade impede cinco substituições na próxima jornada da I Liga

Falta de unanimidade impede cinco substituições na próxima jornada ...
A falta de unanimidade das SAD dos clubes da I Liga portuguesa de futebol impede a entrada em vigor das cinco substituições já na 25.ª jornada, que começa na quarta-feira, anunciou hoje a Liga de clubes.
Em comunicado, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional refere que “a infeliz oposição de uma sociedade desportiva, no decurso das reuniões de hoje”, impede que “esta medida entrasse em vigor já na primeira jornada da retoma”, após a paragem motivada pela covid-19.
Para a LPFP, a posição do Marítimo, “além de desautorizar os departamentos de futebol, abria a porta a impugnações e procedimentos disciplinares que, a todo o custo, o futebol profissional deve evitar”.
O organismo que tutela o futebol profissional recordou que o plano de retoma decorreu “num clima de cooperação construtiva, com os contributos dos consultores de saúde pública da Liga Portugal e em articulação com o Grupo de Trabalho da USP [Unidade de Saúde e Performance] da FPF [Federação Portuguesa de Futebol] e com a DGS [Direção-Geral da Saúde]”, e foi feito “na exclusiva defesa dos interesses das sociedades desportivas”.
“A decisão, do regresso da Liga NOS, foi tomada em benefício dos clubes e dos seus compromissos, mas não pode, em circunstância alguma, comprometer as atuais condições de segurança e saúde ou as determinações do executivo governamental e da Direção-Geral de Saúde dirigidas ao futebol”, lê-se.
Neste processo, ficou “pelo caminho”, segundo a LPFP, “a transposição para os regulamentos internos da deliberação do International Football Association Board (IFAB), hoje divulgada oficialmente pela Federação Portuguesa de Futebol e já adotada para a Taça de Portugal, que, com vantagem, permitiria a utilização de cinco substituições e nove suplentes na Liga NOS”.
“É um claro revés para os interesses dos clubes e — ainda mais importante — para a preservação da condição física dos atletas, que foi bloqueada por uma interpretação excessivamente restritiva dos estatutos e que foi tão mais surpreendente quanto veio ao arrepio da posição unânime dos clubes, consultados os seus departamentos de futebol”, refere.
A LPFP relembra ainda que esta “foi uma proposta que, desde a primeira hora, se anunciou que seria submetida à ratificação da Assembleia Geral da Liga Portugal”.
“Com efeito, na falta da unanimidade dos participantes na competição, poder-se-ia suscitar a questão da utilização irregular de jogadores, que é sancionado com a pena de derrota, subtração de pontos e multa”, assume a LPFP.
O organismo adia, assim, a entrada em vigor desta medida até à Assembleia Geral, marcada para 09 de junho, dia em que começa a 26.ª jornada.
“Como forma de proteger a competição e as sociedades desportivas, de boa-fé, com ética, lealdade e transparência entendeu a Liga Portugal que a prudência impunha que a decisão não produzisse efeitos até que fosse aprovada pelo órgão (em condições normais) competente para o efeito”, lê-se.
O Marítimo tinha informado na sexta-feira que “renuncia” à possibilidade de impugnar a I Liga portuguesa de futebol, com regressa em 03 de junho, mas que rejeita ser “coagido” a assinar uma declaração “ilegal” no plano de retoma.
A I Liga vai ser reatada sob fortes restrições e sem público nos estádios em 03 de junho, com o encontro entre Portimonense e Gil Vicente, naquele que vai ser o primeiro dos 90 jogos das últimas 10 jornadas, até 26 de julho.
Após 24 jornadas, o FC Porto lidera a competição, com 60 pontos, mais um do que o campeão Benfica.
Além do principal escalão, também a final da Taça de Portugal, entre Benfica e FC Porto, integra o plano de desconfinamento face à pandemia de covid-19, ainda em data e local a designar.
Lusa

UNAVE – UA REFORÇA OFERTA FORMATIVA ONLINE NOS MESES DE JUNHO E DE JULHO

Twitter Marketing, Marketing de Conteúdos, Programação em JavaScript, o entre outras
What Is Twitter marketing? - Digilytiq
 Os meses de junho e julho, na UNAVE-UA, vão ser dois meses fortes em matéria de formações online. Enquanto se mantém a impossibilidade de voltar às formações em regime presencial, a UNAVE preparou, para os próximos dois meses, cerca de duas dezenas de cursos em e-learning e/ou em live trainingabarcando várias áreas, que vão da Engenharia ao Marketing nas redes sociais e à Comunicação, passando pelo Design e pela Cibersegurança ou, ainda, pela programação.
  
Antes das férias do verão e enquanto não existem condições para o desconfinamento total, esta é, seguramente, uma boa altura para cada um de nós adquirir e/ou aperfeiçoar, tranquilamente, no conforto das nossas casas e ao nosso ritmo, as tais competências, cuja aquisição temos vindo a adiar.

Além de alguns cursos tradicionais do regime presencial, convertidos em formações à distância (e-learning + live learning) - como são os casos das formações em Interpretação e Elaboração de Fichas de Dados de Segurança e Rótulos, Gestão na Construção ou Como Realizar Reuniões Eficazes, ou, também, do curso avançado de Modelos de Equações Estruturais: Desenvolvimento e Avaliação com o SPSS - a UNAVE preparou, para os próximos dois meses, uma série de formações, pensadas e construídas de raiz para o ensino à distância, tais como: Twitter Marketing, Instagram Marketing, Marketing de Conteúdos para empresas, Paginação e Publicação em Adobe InDesign, Design de interiores (home ofice) e LinkedIN + CV criativo: como criar um perfil profissional vencedor.

Além destas, a UNAVE continua a oferecer outras formações em e-learning já habituais, como os cursos de Gestão de Pessoas nas PME´s, Aços, Maquinagem com CNC, Produção Industrial ou Tecnologia Mecânica, com inscrições abertas em permanência.

Porém, como o reforço da oferta formativa é um processo contínuo e nunca terminado - tentamos acrescentar todos os dias algo de novo -  o melhor é consultar, diariamente, a oferta formativa da UNAVE- Associação Para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, disponível em https://www.unave.pt/?post_type=formacao, e aproveitar o momento para reforçar ou adquirir novas competências pessoais e/ou profissionais, ao seu ritmo e sem ter de sair de casa.

Fróia, Malhadal e Aldeia Ruiva são praias fluviais com Qualidade de Ouro 2020


As praias fluviais de Fróia, Malhadal e Aldeia Ruiva foram distinguidas com Qualidade de Ouro em 2020, galardão que reconhece a qualidade da água e que este ano foi atribuído a 381 praias a nível nacional, mais 6 do que em 2019. “Congratulamo-nos com este reconhecimento da Quercus que traduz a qualidade da água das nossas praias, que são dos nossos principais produtos turísticos na época de verão, ainda que não o único, e que merecem uma aposta continuada da nossa parte. Prova disso é que, ainda que seja praia com Qualidade de Ouro, a Aldeia Ruiva não estará disponível nesta época balnear devido às obras de valorização que já nos encontramos a realizar”, considera João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. 

No comunicado, e face ao atual contexto, a Quercus apela ao cumprimento das regras sanitárias nas praias, delineadas pela Direção Geral de Saúde, pedindo “aos portugueses que façam um atempado planeamento das suas deslocações às praias, no sentido de evitar acumulações no areal e nos acessos às zonas balneares, consultando para o efeito a aplicação móvel InfoPraia da Agência Portuguesa do Ambiente”.

O Município encontra-se a preparar todas as praias e zonas balneares – a que se junta Alvito da Beira e Cerejeira – para acolher os veraneantes, mantendo o distanciamento recomendado e outras diretrizes, de modo a potenciar a procura de turistas nesta época do ano, divulgando em breve todas as medidas a seguir. 

Para receber a distinção Qualidade de Ouro, a água balnear tem que ter registado qualidade excelente nas últimas cinco épocas, de 2015 a 2019, todas as análises realizadas na última época balnear (2019) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares e na última época balnear não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência, proibição da prática balnear ou interdição temporária da praia. Fróia é Praia Qualidade de Ouro desde 2013. 

Cantanhede | Rede escolar com proteção

Câmara Municipal protege profissionais de educação e as crianças

A Câmara Municipal de Cantanhede avançou para a compra de material de proteção para as crianças e profissionais de educação, como forma de prevenção contra o Covid-19 na reabertura do ensino pré-escolar.
Perante a estratégia gradual de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença Covid-19, nos termos da qual foi definido o dia 1 de junho como data de reabertura dos estabelecimentos de educação pré-escolar, quinze dias depois da reabertura das creches e do regresso parcial às atividades letivas presenciais pelos alunos do 11.º e 12.º anos e 2.º e 3.º anos dos cursos de dupla certificação.

O vice-presidente com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso, que acompanhou todo o processo, salientou que “o Município de Cantanhede e os agrupamentos de escolas, não se têm poupado a esforços para garantir que, a 1 de junho, Dia Mundial da Criança, tudo esteja preparado para receber as crianças em idade pré-escolar”.
Em parceria temos implementado todas as medidas exigidas e estamos a verificar se estão garantidas as condições específicas de funcionamento de cada estabelecimento de educação pré-escolar, incluindo utilização de equipamentos de proteção individual, agendamento e distanciamento físico, proceder à limpeza, desinfeção e higienização de todos os estabelecimentos de ensino público pré-escolar, tanto as áreas exteriores como as interiores, às quais acrescem as condições gerais do levantamento de medidas de confinamento”, adiantou o autarca, frisando que “o objetivo de todos estes procedimentos é a prevenção de modo a mitigar a possibilidade de contágio e propagação da pandemia da Covid-19, garantindo a segurança da comunidade educativa”. 

A Câmara Municipal procedeu à entrega de equipamento de proteção individual (luvas, batas, toucas, gel, cestos para limpeza do calçado, viseiras) a todos os profissionais que trabalham nos jardins de infância da rede pública. Para além das reuniões e formação das assistentes operacionais do município afetos às valências de pré-escolar, sobre procedimentos relacionados com a desinfeção para proteção contra a Covid-19, Pedro Cardoso ainda sublinhou “o empenho e trabalho notável das assistentes operacionais de preparação de viseiras para as crianças e dos sacos para colocação de calçado para uso exclusivo nos Jardins de Infância”.

Cresce o risco de conflito nuclear mundial

Em 2019, os EUA e a Rússia abandonaram acordos vitais de limitação de armas nucleares. No cenário atual, a Coreia do Norte esbraveja; e o Irã ameaça a Índia e o Paquistão, seus rivais, que não renunciam às suas reivindicações.
O embaixador Sérgio de Queiroz Duarte, que foi alto representante da ONU para a assinatura daqueles acordos de desarmamento, afirma: “O conflito atómico mundial está mais próximo do que se poderia imaginar. Os arsenais existentes são suficientes para inviabilizar completamente a civilização humana”.
ABIM

EUA: Detido e acusado de homicídio o polícia que se ajoelhou sobre o pescoço de George Floyd antes de este morrer asfixiado

Resultado preliminar da autópsia a George Floyd exclui morte por ...
O agente que nas imagens da detenção de George Floyd aparece ajoelhado sobre o seu pescoço, impedindo-o de respirar, foi detido esta sexta-feira. O polícia foi acusado de de assassínio (em terceiro grau) e de homicídio involuntário.
“O polícia envolvido na morte de Floyd, que foi identificado como Derek Chauvin, foi colocado sob detenção” pela polícia criminal, declarou John Harrington, comissário do departamento de Segurança pública do Minnesota.
Mais tarde, um tribunal norte-americano acusou o agente de assassínio de terceiro grau e de homicídio involuntário pela morte de Floyd.
“O antigo oficial da polícia de Minneapolis Derek Chavin é acusado pelo gabinete do Procurador do condado de Hennepin de assassínio (em terceiro grau) e de homicídio involuntário”, afirmou Mike Freeman.
Na terça-feira os quatro polícias envolvidos na detenção de Floyd, que viria a morrer sob custódia policial, no estado de Minnesota, nos Estados Unidos, foram despedidos.
"Todos assistimos à horrível morte de George Floyd em vídeo, enquanto as testemunhas pediam ao agente que o levasse para dentro do carro da polícia, deixando de pressionar o seu pescoço. Esse uso abusivo, excessivo e desumano da força custou a vida a um homem detido pela polícia por questionar uma acusação não violenta", disse o advogado da vítima mortal em comunicado.
Além de se queixar que lhe doía o pescoço, ouve-se, no vídeo publicado, a vítima a implorar por água e a dizer ao agente repetidamente que não consegue respirar, enquanto a voz de uma mulher diz que a vítima está a sangrar do nariz e outro transeunte está a acusar o polícia de "estar a gostar" da situação.
Já a chefe da polícia de Minneapolis, Medaria Arradondo, disse que o departamento vai conduzir uma investigação interna completa.
A força de segurança alegou também que o homem correspondia à descrição de um suspeito relativo a um caso de falsificação num supermercado e que resistia à prisão.
Em Minneapolis, o regulamento do uso de força do departamento permite que um agente se ajoelhe no pescoço de um suspeito, enquanto uma "opção de força não mortal" para oficiais treinados nesse sentido.
Esse regulamento esclarece, porém, que os "oficiais devem usar apenas uma quantidade de força necessária que seja objetivamente razoável" e que o estrangulamento é "considerado uma opção de força mortal", respeitando a casos em que as vias respiratórias da vítima são obstruídas.
Os agentes envolvidos no caso estão agora com uma licença administrativa remunerada, de acordo com o protocolo do Departamento de Apreensão Criminal do Minnesota (BCA, na sigla inglesa), tendo sido esclarecido que os nomes dos polícias vão ser divulgados após entrevistas iniciais com as pessoas envolvidas e com testemunhas.
O FBI está a conduzir uma investigação federal, a pedido da polícia de Minneapolis, informou ainda o BCA.
Já o sindicato da polícia pediu ao público que espere pelo desenrolar da investigação e que não "se apresse em julgar e condenar imediatamente os polícias".
Madremedia