sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

CRIANÇAS LEVARAM MAGIA DO CARNAVAL DE TORRES VEDRAS ATÉ ÀS RUAS DA CIDADE

O Corso Escolar saiu à rua esta manhã, marcando o início do Carnaval de Torres Vedras. Foram cerca de 6300 crianças e jovens, acompanhados por aproximadamente mil auxiliares e professores, que encheram de alegria e cor o centro da Cidade.

Elfos, coelhos, fadas, feiticeiros e todas espécies de seres mágicos desfilaram durante a manhã, revelando o trabalho e criatividade de 72 estabelecimentos de ensino do Concelho. O ambiente não ficou esquecido, com um grupo a optar por um disfarce de Super Eco, um super-herói sustentável.

Os "ecopontos humanos" também estiveram presentes no corso, disfarçados de personagens bem conhecidas das crianças promovendo, assim, a reciclagem. Esta iniciativa da Novo Verde, Entidade Gestora de Resíduos de Embalagens, sensibilizou os mais novos para as questões ambientais, sob o mote "O Ambiente não é Fantasia: reciclar faz magia!"

Os cabeçudos desfilaram acompanhados pelo grupo Bombos de Santa Maria de Jazente, que marcou o compasso para o arranque do "Carnaval mais português de Portugal". A música do grupo Ribombar também animou os milhares de foliões que vieram até ao coração da Cidade para assistir ao corso.

As Majorettes de Wellington também se juntaram à festa, representando esta cidade inglesa que é geminada com o Município de Torres Vedras.

A folia continua até quarta-feira, dia 26 de fevereiro, quando será julgado o Rei no Enterro do Entrudo. Até lá, não vai faltar animação em Torres Vedras.

O Carnaval de Torres Vedras 2020 é organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e produzido pela Promotorres E.M., patrocinado pela Sagres, PALADIN e Vimeiro, tem como televisão oficial a TVI, rádio oficial a RFM e o apoio da Oeste Portugal, Green Destinations, Valorsul, Novo Verde, Loving the Planet e DeclareAção.

Município de Reguengos de Monsaraz registou mais de 110 mil turistas e visitantes em 2019


O Município de Reguengos de Monsaraz registou no ano passado 110.071 visitantes e turistas no concelho, mais 11,8 por cento do que em 2018. Este número foi contabilizado através dos registos de entradas no Posto de Turismo de Reguengos de Monsaraz, no Museu Mestre Batista, na Casa do Barro – Centro Interpretativo da Olaria de S. Pedro do Corval e na Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, que é o principal monumento de Monsaraz e que atingiu um novo recorde ao receber cerca de 101 mil (mais 14,4 por cento que em 2018) pessoas durante o ano.

Em 2019, os visitantes e turistas efetuaram mais de 186 mil visitas a museus, monumentos, exposições e postos de turismo, mais 2,7 por cento que no ano anterior. A autarquia contabiliza as visitas no Museu do Fresco, Casa da Inquisição - Centro Interativo da História Judaica, Igreja de Santiago, Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, Torre de Menagem, Igreja da Misericórdia, Casa do Barro - Centro Interpretativo da Olaria de S. Pedro do Corval, Museu Mestre Batista, Casa de Monsaraz e nos postos de turismo de Monsaraz e de Reguengos de Monsaraz, estimando-se que 51,9 por cento das entradas corresponda a visitantes e turistas nacionais.

As nacionalidades de todas as pessoas são registadas nos postos de turismo de Monsaraz e de Reguengos de Monsaraz, tendo a autarquia contabilizado nesses espaços mais de 21.100 turistas e visitantes que foram obter informações sobre o concelho, correspondendo a 65,4 por cento de estrangeiros. Os principais mercados emissores foram Portugal com 34,6 por cento, Espanha com 25,9 por cento, França com 9,9 por cento, Brasil com 8,9 por cento e Estados Unidos da América com 4,2 por cento. Foram também registados turistas e visitantes de mais 40 países, entre os quais do Chile, Israel, Japão, Austrália, Finlândia, África do Sul, Rússia, Nova Zelândia, China, Islândia, Canadá, Argentina, Índia e Singapura.


Texto e imagens enviado por Carlos Manuel Barão







Zona Norte | FESTIVAL DA SOPA SECA REALIZA-SE NO LARGO DO CONDE


Carnaval de Castelo de Paiva arrancou hoje com desfiles escolares na vila e no Couto Mineiro
· Enterro do Entrudo vai animar Pedorido

Neste final soalheiro de Fevereiro, com folia e muita animação, o concelho de Castelo de Paiva começou hoje a viver o ambiente de Carnaval com todo o entusiasmo e alegria, com os desfiles escolares a sair à rua na manhã de hoje, sendo que, ao todo, foram mais de 1300 crianças que deram corpo e colorido à festa, manifestando a sua alegria nestas iniciativas carnavalescas dinamizadas pelas entidades escolares e que contaram com o apoio municipal, registando –se a presença dos responsáveis do Executivo Camarário, liderado por Gonçalo Rocha, entre outros autarcas, dirigentes escolares, associativos e outras entidades.

Neste contexto, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, o Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva e o Centro Social e Paroquial de Sobrado promoveram esta manhã, no espaço do Largo do Conde, o grande Desfile de Carnaval das Escolas, um corso com mais de 800 crianças a desfilarem com muita cor e alegria, pelas principais ruas da vila.

Também nesta manhã, pelas ruas de Oliveira do Arda, na Vila da Raiva, foi realizado o Desfile de Carnaval promovido pelo Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão, com a presença do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, totalizando uma apresentação com a participação de mais de 500 crianças, onde também se registou grande festa e animação com a participação activa de alunos e professores deste estabelecimento escolar.

Entretanto, para Segunda-feira, dia 24, pelas 14.30h, no espaço do Pavilhão Municipal, o gabinete local da Rede Social vai dinamizar um Desfile e Baile de Carnaval com os utentes das várias IPSS do Concelho, promovendo este ano um convívio inter-institucional, com a participação de adultos e crianças das várias respostas sociais, apresentadas pelas instituições do concelho.

Na vila, na tarde de terça-feira de Carnaval e no espaço do Largo do Conde, a partir das 14h30 horas, a CM de Castelo de Paiva realiza algumas iniciativas para assinalar o Entrudo, com Concurso de Mascarados e de Carros Alegóricos, pinturas faciais, distribuição de prémios, surpresas e muita animação musical, realizando-se um animado Baile de Carnaval, com a presença de Ricardo Ramalho, para além do atractivo Festival da Sopa Seca, uma iguaria gastronómica muito apetecida nesta altura do ano acompanhando o tradicional cozido à portuguesa.

Será pois, uma boa oportunidade para sair à rua e participar na folia, entrar no espírito festivo, colocar a máscara e divertir se na companhia de muitos que dão asas à imaginação na arte do disfarce, de muito ritmo, entre outras surpresas, assim como pinturas faciais e outras actividades festivas.

Entretanto, e como manda a tradição, Pedorido voltará a viver o Enterro do Entrudo com todo o fulgor e alegria, com desfile infantil de Carnaval na tarde do dia 23, com concentração no Parque de Merendas, seguindo-se de concurso de mascarados e lanche, com seguindo-se a partir das 15h30 um Baile com Animação Musical, realizando-se o Enterro do Entrudo na noite do dia 24, com desfile fúnebre desde a Póvoa até à zona das Concas ( Foz do Arda ), onde haverá a Leitura do Responso, a Queima do Entrudo, fogo de artificio, concurso de máscaras e arraial popular com participação do grupo Postas de Bacalhau, seguindo-se um animado baile pela noite com o Agrupamento Musical Sondagem.

A iniciativa da responsabilidade do Grupo de Dinamização de Pedorido e conta com o apoio da CM de Castelo de Paiva, da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso e população do Couto Mineiro do Pejão.




Carlos Oliveira

Melhoria do abastecimento de água à vila de Bensafrim

Panorâmica vale de Bensafrim
Desde meados do ano de 2019, que está aprovado o projeto de substituição de condutas de água na vila de Bensafrim, em Lagos. Uma intervenção que visa resolver definitivamente os problemas de abastecimento de água à freguesia que estão atualmente a ser solucionados através de uma ligação provisória.

O contrato a estabelecer com a Infraestruturas de Portugal SA, aprovado na última reunião da Câmara Municipal de Lagos, permite agora avançar com o processo. O projeto prevê a instalação de condutas no subsolo, num troço da Estrada Nacional 120, onde se inclui a travessia da Ribeira da Machada.

A empreitada terá um valor estimado de 281 mil euros.

Pete Tha Zouk junta-se à dupla Mayze X Faria numa nova música


O DJ e produtor olhanense António Pedro, mais conhecido por Pete Tha Zouk, lançou a tão aguardada faixa “La Rambla” em conjunto com a dupla Mayze X Faria e tem o carimbo da editora alemã Caballero Recordings. A música é uma fusão de sonoridades transversais dos três elementos do House Music.

A faixa já está disponível na plataforma online, Beatport e dia 21 de fevereiro estará disponível nas restantes plataformas.

O refrão desta música “I want two shots, one beer and this record right here” (em português “Quero dois shots, uma cerveja e esta gravação aqui mesmo”), promete ser um hit do verão em qualquer país, rádio, club ou festival.

Região do Algarve apresenta valores turísticos históricos em 2019

O Algarve apresenta um balanço turístico positivo no ano de 2019, com um crescimento no número de hóspedes (+7,2%), um crescimento nos proveitos totais (+7,2%) e nas dormidas (+2,5%). A região do Algarve continua a representar a maior quota de dormidas nacionais, 30% no total, sendo a única do país a acolher mais de 20 milhões de hóspedes em empreendimentos turísticos.

De acordo com os dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, a região atingiu valores históricos de 20,95 milhões de dormidas, 5,07 milhões de hóspedes e 1,23 mil milhões de euros de proveitos totais.

A procura turística pelo Algarve manteve-se com um desempenho positivo em todos os meses do ano, com exceção do mês de outubro, que apresentou um decréscimo no número de hóspedes, menos 393 hóspedes.

Os meses de verão continuam a ser os meses que registam o maior número de dormidas, apesar de uma nítida redução da taxa da sazonalidade no destino em quase todos os meses de menor procura turística. O mês de janeiro fechou com +8% de dormidas face ao ano de 2018, fevereiro com +1,2%, abril com +13,6%, novembro com +7,8% e dezembro com +9%.

Os turistas nacionais totalizaram 1,47 milhões de hóspedes, assinalando-se um aumento de +8,5% em comparação com 2018. Enquanto os turistas estrangeiros registaram um total de 3,59 milhões, registando um aumento de +6,7%.

Neste último caso, os turistas oriundos do Reino Unido atingiram os 1,19 milhões (+7,1%). Assinala-se, ainda, o crescimento de mercados como o mercado italiano com um crescimento de 26,8%, o mercado emergente do Brasil regista um acréscimo de 26,5% e os Estados Unidos da América um aumento de 19,8% no número de hóspedes.

Destaca-se, também, um aumento de 3,8% nos turistas desembarcados no Aeroporto Internacional de Faro no ano de 2019, um total de 4,46 milhões.

“Prova desta capacidade são os factos: conseguimos um bom desempenho no mercado britânico, graças a estratégias estruturadas de antecipação do Brexit; conquistámos uma maior procura junto mercados emissores de grande relevo mundial como o Brasil e os EUA; registámos um crescimento de hóspedes ao longo de todo o ano, em reflexo da forte aposta da região na diversificação da oferta turística», sublinha João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve.

Poluição na Ria Formosa obriga à mudança de viveiros

O PSD através do deputado Cristóvão Norte, do Vereador Daniel Santana e do Presidente da Comissão Política Concelhia Luiz Trindade reuniram-se, no passado dia 15 de fevereiro, com a comissão que representa os viveiristas da zona de produção de bivalves, na Ria Formosa, designada por Olhão 3 (Olh3).

Conforme a segunda versão do Plano para a Aquicultura em Águas de Transição, que irá regulamentar a produção aquícola na Ria Formosa, os viveiristas desta zona serão obrigados a mudar os seus viveiros para outras zonas da Ria devido à poluição.

O Vereador Daniel Santana explica que o PSD Olhão teve a iniciativa de se reunir com a Comissão em questão, de modo a se solidarizar com os produtores de bivalves afetados pela proibição da apanha e da comercialização, que dura já há um ano devido à poluição das águas na frente ribeirinha de Olhão.

As amostras recolhidas, no ano de 2019, revelam uma grande concentração de coliformes fecais, consequência dos esgotos sem tratamento que correm diretamente para a Ria Formosa. O deputado Cristóvão Norte, que há vários anos que acompanha a questão da poluição da Ria Formosa, considera inadmissível a situação da escorrência de águas residuais sem tratamento para a Ria, pois para além de inibir a produção de bivalves, representa um enorme perigo de Saúde Pública.

Luís Santos, viveirista da Olhão 3 e membro dos corpos sociais da Cooperativa Formosa, demonstrou a sua indignação com as entidades responsáveis, reconhecendo que com a atual situação seria improvável conseguir-se três anos consecutivos com resultados positivos, para que a área deixasse de estar classificada como D. Esta classificação impede os produtores de bivalves de trabalhar nos viveiros e de comercializar bivalves.

Os viveiristas discordam com a zona proposta no Plano para relocalização, por esta não apresentar as condições mínimas para a continuação do trabalho em aquicultura. Os produtores defendem que a melhor solução é mudar os viveiros para o Cabeço da Barrinha, Fuzeta ou Anicha.

No final da reunião, os elementos do PSD Olhão, predispuseram-se a fazer tudo ao seu alcance para ajudar os viveiristas avançando com algumas propostas, como: a isenção aos produtores da Taxa de Recursos Hídricos durante o período de privação do desempenho da atividade aquícola. A urgente implementação de um plano rigoroso de deteção e eliminação das descargas ilegais de águas residuais para o sistema de águas pluviais. O aumento das dragagens nas Barras tendo em vista o seu desassoreamento, de modo a aumentar a oxigenação das águas na Ria Formosa. E a relocalização dos viveiros para zonas que os viveiristas reconheçam ter condições para a produção de bivalves, enquanto a Câmara Municipal não conseguir resolver o flagelo da poluição na frente ribeirinha de Olhão.

Conheça os mais apaixonados pelo comércio local da Região do Algarve

O evento “Apaixone-se pelo Comércio Local” promovido pela ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve, terminou segunda-feira, dia 17 de fevereiro de 2020, pelas 9h30.
A fotografia com mais gostos é da autoria de Karen Castro, que irá usufruir de um jantar com a sua cara metade no restaurante Faaron Steak House, em Faro e uma massagem para dois no Health Club do Hotel Eva, também localizado na cidade de Faro. Por sua vez, o sócio “Ótica Luís” irá beneficiar de um fim de semana para duas pessoas com jantar incluído no Four Seasons Country Club, na Quinta do Lago. Pois a sua montra consta do fundo da fotografia que obteve mais de 90 gostos.
Os patrocinadores deste evento irão, ainda, mimar Joana Florêncio e Ricardo Jorge que irão usufruir de um jantar para dois na Casinha do Petisco em Lagos e de uma massagem no espaço Pure Relax em Loulé. Assim como o associado Oculista Belo Horizonte, em Portimão, que será mimado com um fim de semana para duas pessoas no Cascade Wellness Resort em Lagos, com jantar incluído.
Sandra Monteiro e Heidy Gomez serão apaparicadas pelos patrocinadores com um jantar para dois no restaurante Cinderela e com uma massagem de casal no espaço ECLAT, ambos localizados na cidade de Faro.
Por fim, o sócio Bruna Sapatarias, na cidade de Portimão, desfrutará de um jantar para duas pessoas no Vila Vita Parc Resort & Spa, em Porches, o participante José Luís Pintassilgo e a sua esposa terão a oportunidade de jantar no Restaurante Piri Piri, em Lagos.
Os contemplados devem fazer-se acompanhar do voucher respeitante à experiência recebida, para poderem usufruir destes mimos. O voucher é pessoal e intransmissível.

Morreu o doente que contestou ministro da Saúde no Parlamento


Resultado de imagem para Morreu o doente que contestou ministro da Saúde no Parlamento
Morreu José Carlos Saldanha, o homem que, a 4 de fevereiro de 2015, contestou o ministro da Saúde (Paulo Macedo) no Parlamento, a propósito dos medicamentos para a hepatite C.

“Não me deixe morrer, eu quero viver”, gritou José Carlos Saldanha, durante a sessão na Comissão Parlamentar da Saúde, que debatia a comparticipação para os medicamentos inovadores contra a hepatite C.

À data, o Ministério da Saúde contestava os preços elevados que as farmacêuticas exigiam pelos medicamentos inovadores, num processo que se arrastou durante cerca de um ano, para desespero dos doentes com hepatite C.

O óbito foi confirmado por fonte oficial do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, que adiantou que a morte se deveu a uma septicemia, que não está ligada à hepatite C, da qual José Carlos Saldanha já se tinha curado.

ptjornal

Morreu Vasco Pulido Valente

Morreu o escritor, historiador e colunista português Vasco Pulido Valente, aos 79 anos.

O também comentador político morreu esta sexta-feira, num hospital em Lisboa, onde estava internado, confirmou fonte da família ao jornal "Público".

JN

Barcelos | IPCA integra Rede Regional de Universidades Europeias


O IPCA, juntamente com sete instituições de ensino superior de Portugal, Irlanda, Hungria, Finlândia, Holanda e Áustria, apresentaram no dia 12 de fevereiro, na Representação de Portugal junto da União Europeia, em Bruxelas, a nova Rede de Universidades Europeias. O projeto, a ser desenvolvido no contexto do programa ERASMUS+, visa estabelecer o consórcio RUN-EU (Regional University Network – European University), liderado pelo Politécnico de Leiria (Portugal), e constituído pelos seguintes membros fundadores: Politécnico do Cávado e do Ave (Portugal), Limerick Institute of Technology (Irlanda), Athlone Institute of Technology (Irlanda), Széchenyi István University (SZE) (Hungria), Häme University of Applied Sciences HAMK (Finlândia), NHL Stenden University of Applied Sciences (Holanda), e pela FH Vorarlberg University of Applied Sciences (Áustria).


Na cerimónia de lançamento da rede regional de universidades europeias, que contou com a participação de cerca de 70 representantes das oito Instituições de Ensino Superior (IES), foi assinado o acordo de missão que irá reger a criação do consórcio e estabelecer as linhas de ação desta aliança. Os representantes dos estudantes da IES tiveram igualmente um papel preponderante neste evento, apresentando a sua visão para criação da nova universidade europeia.

A Rede Regional de Universidades (RUN-EU) visa a concretização de programas formativos que contemplem a promoção de competências futuras e avançadas para a transformação social nas regiões da União Europeia. As Instituições de Ensino Superior irão desenvolver conjuntamente um leque diversificado de ações de ensino e aprendizagem, disponibilizando aos estudantes diferentes programas internacionais (curta duração e e-learning), sendo igualmente implementados projetos de cooperação internacional no âmbito da investigação e desenvolvimento. No futuro, os estudantes terão ainda a oportunidade de obter duplas/múltiplas titulações europeias no âmbito de programas conjuntos de formação.

A RUN-EU terá ainda como missão a promoção do desenvolvimento económico, social, cultural e sustentável das regiões abrangidas pela rede, fornecendo as competências necessárias para que estudantes, investigadores e agentes regionais possam enfrentar com sucesso os desafios do futuro. Este novo consórcio pretende ser um agente ativo na transformação social das regiões, promovendo a cidadania ativa e liderando a criação de uma nova aliança inter-regional multinacional (Zona Europeia de Desenvolvimento Inter-regional).

O evento de lançamento da RUN-EU contou com a participação do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, João Sobrinho Teixeira, com o Embaixador Pedro Lourtie, Representante Permanente Adjunto de Portugal junto da União Europeia, com os representantes diplomáticos da Irlanda, Hungria, Finlândia, Holanda e Áustria, e com alguns representantes do Parlamento Europeu.

O IPCA considera que a participação pró-ativa em projetos inovadores de cooperação académica e a promoção de alianças estratégicas, plataformas de cocriação e redes colaborativas desempenham um papel nuclear na sua estratégia de internacionalização e modernização.

A RUN-EU vem, com todos os desafios que lhe são inerentes, permitir ao IPCA dar mais um passo adiante no seu dinâmico processo de afirmação nacional e internacional. Para a prossecução dos seus objetivos, a aliança contará, ainda, com a colaboração da CCDR-n, da InvestBraga e do INL, como parceiros associados da região da Norte de Portugal.

Ana Teixeira

Morreu Ilídio Leandro

Resultado de imagem para Morreu Ilídio Leandro

“Com profundo pesar, a Diocese de Viseu comunica o falecimento do seu bispo emérito, D. Ilídio Pinto Leandro. Partiu para a casa do Pai às 11:30 deste 21 de fevereiro de 2020, no Hospital de São Teotónio (Viseu), onde estava internado após agravamento da sua saúde”, revela uma nota publicada na página de Internet da diocese.

Ilídio Leandro era natural de Rio de Mel, Pindelo dos Milagres (S. Pedro do Sul), onde nasceu em 14 de dezembro de 1950.

“Foi ordenado presbítero em 25 de dezembro de 1973 e bispo no dia 23 de julho de 2006. Orientou a Diocese de Viseu até ao dia 03 de maio de 2018, resignando por razões de saúde. O seu lema episcopal, que se recorda, foi: ‘Convosco, Por Cristo, Para Todos’”, lembra ainda a nota diocesana.

Ilídio Leandro tinha recebido em 2018 o Viriato de Ouro, a “mais elevada e rara distinção” do município de Viseu.

“O município de Viseu manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Dom Ilídio Leandro, bispo emérito da Diocese de Viseu, que por muitos anos serviu com espírito de abnegação e amor ao próximo a comunidade viseense. A profunda renovação que empreendeu na Diocese de Viseu e as qualidades pastorais e humanas reveladas na relação com as populações e as mais diversas instituições da cidade e região são marcas indeléveis do seu percurso, que todos reconhecem”, referiu hoje a Câmara de Viseu.

Biblioteca Municipal dinamiza manhãs de sábado com atividades para crianças e para adultos

A Biblioteca Municipal da Mealhada vai dinamizar, ao longo de 2020, diversas oficinas aos sábados de manhã. Ora dirigidas ao público infantil, ora dirigidas aos adultos, as ações têm o duplo objetivo de enriquecer a oferta cultural aos mealhadenses fora do normal horário de trabalho e, em simultâneo, tirar partido da excelência deste equipamento.
Todos os meses haverá uma oficina diferente. As dirigidas aos adultos têm como tema agregador o Ambiente e as que são direcionadas às crianças, dos três aos seis anos e dos seis aos dez anos, são centradas na educação emocional. As sessões têm duração de duas horas e iniciam-se com a leitura e exploração de uma história trabalhada através de dinâmicas lúdicas e artísticas, seja através da expressão plástica, da playoga, dos fantoches ou da música.
As sessões são sujeitas a inscrição e gratuitas.
PROGRAMA
22 fevereiro - Workshop "Nós e as plantas" – 10h – (público em geral)
28 março - Oficinas de educação emocional – 10h30 – público dos 3 aos 6 anos;
4 abril – Workshop "Insetos: os mal amados" 10h - (público em geral);
30 maio - Oficinas de educação emocional – 10h30 – público dos 6 aos 10 anos;
27junho - Workshop "Corpo e Mente" – 10h - (público em geral);
26 setembro – Workshop "Cobras: desmistificar o medo" – 10h - (público em geral);
24 outubro - Oficinas de educação emocional – 10h30 – público dos 3 aos 6 anos;
28 novembro - Workshop: "Cientistas por um dia – 10h - (público em geral);
5 dezembro - Oficinas de educação emocional – 10h30 – público dos 6 aos 10 anos.
19 dezembro - Workshop "Detergentes ecológicos" – 10h - (público em geral).

UNAVE LANÇA CURSO DE MERCHANDISAGE / VENDA FARMACÊUTICA - Formação confere 0.8 créditos atribuídos pela Ordem dos Farmacêuticos


O Merchandisage é uma ferramenta fundamental para quem quer fazer da farmácia um espaço de procura, gerador de receita. É uma técnica que permite a angariação, a retenção e a fidelização de clientes, através da forma de exposição dos produtos, da organização do espaço e da atitude no atendimento

Dotar os participantes das técnicas de rentabilização do espaço farmacêutico, da forma de criar pontos de atração, da apreensão dos conceitos de organização do espaço de exposição e de aumento da visibilidade são alguns dos objetivos que este curso da UNAVE, de Merchandisage, se propõe. 

Destinado, especialmente, a farmacêuticos e outros colaboradores da farmácia que tenham relação com o utente ou com a exposição do produto no espaço farmacêutico, o curso decorrerá nos dias 9 e 10 de março, com um total de 10 horas presenciais, destacando-se, entre outros conteúdos:

– Merchandisage. Conceito de Venda Farmacêutica. Venda Invisível.
– O Não medicamento. Oferta. Sua Rentabilização. Pontos Chave.
– Como devemos vender. Efeito Gama. Os Fluxos e as Tendências.
– Facing Farmacêutico. Novos layouts. O Ciclo Farmacêutico.
– O meu Marchandisage. Pontos Chave. Fidelizar.

A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade da professora Judite Maria Manso, docente de Marketing e Vendas na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro. Judite Manso é diretora geral do IPRC – Instituto Português de Relações com o Cliente. Desenvolve funções de consultoria nas áreas de Gestão, Comercial, Estratégica, Marketing e Comportamental. É formadora, desde 2004, em algumas das mais conceituadas PME´s, dos ramos industrial, comercial e dos serviços.

E a equipa de formadores inclui, além de Judite Manso, João Aguilar Delgado, formador na área do comércio organizado, que ministra ações de formação específica nas áreas comportamentais, das técnicas de retenção e de fidelização de clientes, junto de empresas do sector do retalho alimentar, não alimentar, perfumaria e cosmética. João Delgado tem colaborado, ainda, com várias entidades da área farmacêutica (Farmadeira, Unifar, Cofifar, Unifar etc), em vários cursos credenciados pela Ordem dos Farmacêuticos nas áreas do atendimento, fidelização de utentes, Merchandisage, gestão de montra, gestão de stocks e rentabilização do espaço farmacêutico.

O curso confere 0.8 créditos atribuídos pela Ordem dos Farmacêuticos.

Inscrições e informação mais detalhada em: https://www.unave.pt/?formacao=merchandisage-venda-farmaceutica

Aveiro | CONDICIONAMENTOS DE TRÂNSITO NA AVENIDA DE SANTA JOANA


Resultado de imagem para avenida santa joana aveiro
A Câmara Municipal de Aveiro informa que por necessidade de proceder a regulares trabalhos de manutenção de segurança e reparação da iluminação do túnel da Avenida de Santa Joana, o trânsito estará cortado na passagem inferior, na próxima segunda e quarta-feira, dias 24 e 26 de fevereiro, das 8h00 às 16h15. Durante o referido período, o trânsito circulará apenas na parte superior da avenida.
Na terça-feira, dia 25 de fevereiro o trânsito circulará de forma normalizada.

II – INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DO CONCURSO AVEIRO JOVEM CRIADOR 2019
No próximo dia 22 de fevereiro, sábado, pelas 15h00, no Museu de Aveiro / Santa Joana, terá lugar a Cerimónia de Entrega dos Prémios da 18.ª edição do Concurso Aveiro Jovem Criador 2019, seguida da inauguração da exposição dos melhores trabalhos apresentados a concurso.
Trata-se da exposição dos trabalhos selecionados nas áreas de Audiovisual, Arte Digital, Escrita (poesia), Fotografia, Ilustração, Música e Pintura e estará patente ao público até ao dia 22 de março.
Neste concurso de âmbito nacional, contou-se com 131 candidaturas no total, sendo que serão atribuídos 10 prémios, um prémio Cidade de Aveiro e 22 Menções Honrosas.
Dirigido a jovens com idades dos 12 aos 17 e dos 18 aos 35, o Concurso tem como principal objetivo promover a participação de todos os jovens artistas, desenvolvendo espaços de incentivo e de divulgação das ideias produzidas nas áreas artísticas a concurso, estimulando novos talentos.
Os vencedores na faixa etária mais baixa (dos 12 aos 17 anos) terão, ainda, a oportunidade de participar em Residências Artísticas Nacionais (Viarco e Oliva Creative Factory) e os vencedores na faixa etária mais elevada (dos 18 aos 35 anos) participarão em Residências Artísticas Internacionais (Hacedor Imagenes y Palabras – Burgos, Espanha).

Baile de Fantasias com 700 idosos inicia folia carnavalesca nas Caldas da Rainha


Cerca de 700 idosos participaram, ontem, na “Festa de Carnaval - Baile de Fantasias”, um dos mais animados eventos que proporciona aos utentes do Cartão Municipal do Idoso, e a todos os seniores que queiram participar, uma tarde muito divertida e cheia de cor. A criatividade dos trajes rivaliza com a dos corsos principais e houve lembranças para os grupos mascarados.

A festa teve lugar na Expoeste e foi uma organização do Município das Caldas da Rainha e Grupo Concelhio de Apoio à Pessoa Idosa (constituído pelas IPSS e Juntas de Freguesia do concelho).

Este ano participaram com grupos de mascarados as seguintes instituições:
Centro social e Paroquial Nª Srª da Piedade dos Vidais - “Zé Povinho e Maria Paciência”
Casa do Povo de Á-dos-Francos: “Onde está o Wally”
Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha: “Mágicos”
Centro Social Paroquial das Caldas da Rainha: Livre
Montepio Rainha D. Leonor: “Mestres de Culinárias”  
Associação de Solidariedade Social das Foz do Arelho: “Camponeses Coloridos”
Centro Social Paroquial de Santa Catarina: Astronautas
Associação de Solidariedade e Educação de Salir de Matos: “ Doutores e Enfermeiras”
Centro de Desenvolvimento Comunitário do Landal: Livre
Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de Alvorninha: “Comboys”
Centro Social e Paroquial Nª Srª das Mercês Carvalhal Benfeito: “Os soldadinhos de Chumbo”
Associação Social e Cultural Paradense: “Frozen”
Fonte Santa – Centro Social da Serra do Bouro: “A vinha da Fonte Santa”
Centro de Apoio Social do Nadadouro: “Os amigos do mar”
Centro de Apoio Social da Freguesia de S. Gregório: “O Mar”
Associação de Desenvolvimento Social do Coto: “Minnie e Mickey”
Clube Sénior das Caldas da Rainha: “Livre”
Universidade Sénior Rainha D. Leonor: “ O Circo”

JUNTA DE FREGUESIA DE ARMAÇÃO DE PÊRA SERÁ INAUGURADA A 1 DE MARÇO


O edifício da Junta de Freguesia de Armação de Pêra será inaugurado no dia 1 de março, pelas 17h00.

O programa comemorativo tem início com a Banda da Sociedade Filarmónica Silvense, que fará uma arruada pela vila (pelas 16h30), saindo da Fortaleza em direção ao novo edifício, que se localiza junto ao Mercado e ao lado da antiga Escola Primária.

Após o ato oficial de inauguração deste novo equipamento (que contempla o descerramento da placa de inauguração e uma visita oficial às novas instalações), a cerimónia culminará com dois momentos musicais distintos no exterior do edifício (salvo se as condições meteorológicas não o permitirem). O primeiro deles será interpretado pelo grupo Maresias, do Polo de Educação ao Longo da Vida de Armação de Pêra, projeto dinamizado pelo Município de Silves. A este momento seguir-se-á a atuação de Reflect, músico armacenense, que juntamente com o convidado Napoleão Mira, e acompanhados por músicos de Orquestra sob o comando do Maestro João Pedro Cunha, irão homenagear João de Deus, num espetáculo intimista, onde a mensagem, suportada por uma fusão entre Hip-Hop, Rock e Música Clássica, ganha nas palavras um papel de destaque.

De salientar que o novo edifício da Junta de Freguesia de Armação de Pêra, cujo investimento suportado pela Câmara Municipal de Silves ascendeu aos 700 mil euros, é composto por dois pisos, com mais de 500m2 de construção, átrio de receção com pé-direito duplo, secretaria para cinco postos de trabalho, instalações sanitárias, gabinetes de trabalho, gabinete multiusos, sala de reuniões, sala de pessoal com copa, zonas de arquivo e de arrecadação, espaços e arranjos exteriores com lugares de estacionamento. O edifício acomoda, também, uma ampla sala polivalente com uma área de 160m2, sala essa que permitirá a realização de eventos de natureza cultural ou outros, e que se encontra equipada com modernos sistemas de som, controlo de iluminação, climatização e ventilação.

Encontro formativo reuniu 200 docentes em Leiria



O Município de Leiria promoveu, dia 19 de fevereiro, o primeiro Encontro Formativo destinado a educadores e professores do ensino básico e secundário. 

“Isso é tudo muito bonito, mas… e avaliar?” foi o mote que levou mais de duas centenas de docentes à Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, com a participação de Teodolinda Magro, do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar. 

Durante a sessão, foi abordada a avaliação das aprendizagens dos alunos, que decorre da aplicação e instrumentalização dos documentos educativos como: O Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e a Aprendizagem por competências. 

Maria João Serrado, Nancy Silva e Bruno Conde, da Rede de Cooperação e Aprendizagem, apresentaram ainda a SIMA - Sistema Interativo de Monitorização das Aprendizagens, promovendo junto dos formandos presentes uma atividade prática de avaliação em tempo real. 

Este encontro formativo foi co-organizado pelo Município de Leiria e o Centro de Formação Leirimar e Rede de Cooperação e Aprendizagem, com o apoio da ESECS/IPLeiria. 

O ciclo de encontros prevê a realização de mais dois encontros com o mesmo formato, dedicados às temáticas eleitas pelos diretores escolares, nomeadamente, motivação e leitura e literacia.


Nota de pesar pelo falecimento de João Ataíde


Resultado de imagem para Nota de pesar pelo falecimento  de João Ataíde
O Município de Leiria lamenta profundamente a morte de João Ataíde, ocorrida esta sexta-feira, aos 61 anos, por doença súbita. 

Natural da Figueira da Foz, João Ataíde foi presidente daquela autarquia durante uma década, até abril de 2019, altura em que assumiu o cargo de secretário de Estado do Ambiente. 

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, pós-graduado em Direito do Setor Empresarial do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, João Ataíde das Neves era juiz desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra, em licença sem vencimento desde que, em 2009, se candidatou à presidência da Câmara Municipal da Figueira da Foz, como independente, pelas listas do PS. 

João Ataíde desempenhou ainda, entre 2014 e 2019, o cargo de presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, a maior do país, que reúne 19 autarquias. 

João Ataíde foi sempre um defender das causas da região Centro, de que é exemplo o seu envolvimento na luta pela abertura da Base Aérea de Monte Real à aviação civil. 

O Município de Leiria manifesta o seu profundo pesar perante a morte de João Ataíde e associa-se ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos.

Escola Secundária de Serpa

Resultado de imagem para Câmara Municipal de Serpa

Teve lugar no passado dia 5 de fevereiro, em Serpa, uma reunião entre o presidente da Câmara Municipal de Serpa, Tomé Pires, a vereadora da Educação, Odete Borralho, e a Delegada Regional de Educação do Alentejo, Maria João Charrua, com um único ponto na ordem de trabalhos: a Escola Secundária de Serpa. 

Não tendo sido transmitido pela Delegada Regional de Educação nenhum avanço em relação à construção da Escola, o Presidente da Câmara Municipal de Serpa pediu, com carácter de urgência, uma reunião com o ministro da Educação, para, mais uma vez, voltar a colocar a necessidade premente da construção de uma nova Escola Secundária em Serpa, construção essa da total responsabilidade do governo.

Moçambique | Governo de Nyusi gastou 129 biliões na amortizações da Dívida Pública Interna em 2019



O Governo de Filipe Nyusi, que desde 2015 aumentou em mais de 400 por cento a Dívida Pública Interna, despendeu no ano passado a verba inédita de 129,3 biliões de meticais para amortizar-la, tanto quanto investiu nos 11 sectores Económicos e Sociais considerados prioritários para a vida dos moçambicanos. Paralelamente o stock do endividamento interno cifrou-se em 154,9 biliões de meticais.
Com o acesso aos mercados financeiros internacionais condicionado, pelas dívidas ilegais - esta semana o nosso país até citado como exemplo a não seguir pela nova directora-geral do FMI que afirmou esta semana à DW “o que temos dito a todos é preciso transparências, não fazer como Moçambique que tinha uma montanha de dívidas escondidas”-, o Executivo de Nyusi encontrou no endividamento interno a solução para suprir os défices orçamentais de dezenas de biliões de meticais que todos seus orçamentos de Estado tiveram.

O stock da Dívida Pública Interna passou de 69,2 milhões de meticais em 2015 para 154,9 biliões de meticais em Dezembro de 2019. Pior do que o endividamento em si tem sido o custo pois os juros dos Títulos do Tesouro estão indexados aos juros da banca comercial ultrapassando os 20 por cento no pico da crise.

Durante o seu primeiro ano de governação Filipe Nyusi gastou 7,8 biliões de meticais do seu Orçamento de Estado para amortizar a Dívida Pública Interna. Em 2016 esse custo reduziu para 4,4 biliões mas em 2017 voltou a aumentar para 10,9 biliões de meticais. Em 2018 a amortização do endividamento interno disparou para 79,1 biliões de meticais e no ano passado atingiu os 129,3 biliões de meticais.

Este montante gasto no pagamento apenas da Dívida Pública Interna foi tanto quanto os 135 biliões investidos nos sectores considerados prioritários: É mais do que o dobro dos 61 biliões investidos na Educação no ano passado, seis vezes mais do que foi despendido na Saúde, dez vezes mais do que gasto na Agricultura e Desenvolvimento Rural e mais de 32 vezes os pouco mais de 4 biliões de meticais investidos no provimento de água potável para os moçambicanos.


O @Verdade apurou, no Relatório de Execução Orçamental (REO) de Janeiro a Dezembro de 2019, que para além do custo da amortização das Obrigações do Tesouro e dos Bilhetes do Tesouro o Governo de Filipe Nyusi também pagou parte dos empréstimos contraídos ao Banco de Moçambique, liquidou algumas das dívidas com fornecedores de bens e serviços e ainda teve encargos com a reestruturar de empréstimos do seu sector empresarial.

Grande parte do endividamento em 2019 foi realizado através de Bilhetes do Tesouro

No que a Obrigações do Tesouro diz respeito o stock em Dezembro de 2018 era de 46,7 biliões de meticais, o Executivo emitiu 19,4 biliões durante o ano passado, amortizou 5,8 biliões e em Dezembro último o stock era de 60,3 biliões. “Do montante das obrigações do Tesouro emitidas 3,6 biliões foram para a titularização das Dividas aos Fornecedores com valores superiores a 60,0 milhões de meticais e 15,8 biliões para o financiamento do Défice Orçamental”, pode-se ler no REO.

O @Verdade descortinou que grande parte do endividamento em 2019 foi realizado através de Bilhetes do Tesouro, o Governo emitiu 115,3 biliões de meticais, usou 106,6 biliões desse montante para amortizar parte desses Títulos e fechou o ao de 2019 com um stock 29,7 biliões, relativamente ao um stock de 20,9 biliões de meticais no início do ano.

Ao banco central o Executivo começou o ano passado com uma dívida de 38, 3 biliões de meticais, pediu emprestado 10,2 biliões (6,2 biliões foram destinados a abertura de Garantias junto do Sindicato Bancário BIM/BCI para servir de colateral na Importação de combustíveis no I Trimestre e 4 biliões foram aplicados no financiamento da Tesouraria), pagou 6,2 biliões e encerrou o exercício económico de 2019 a dever 42,3 biliões.


Da dívida reconhecida de 8,9 biliões de meticais do seu Sector Empresarial o Governo amortizou 3,9 biliões durante o ano passado.

Relativamente ao sector privado que forneceu bens e serviços o Governo de Nyusi reconheceu em finais de 2018 facturas atrasadas no valor de 6,7 biliões de meticais das quais pagou 6,2 biliões.

Ainda no Relatório de Execução Orçamental o Executivo indica que no ano passado gastou 17,3 biliões de meticais em juros relacionados com o endividamento interno.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique | Renamo muda atitude e adia sine die manifestações “à escala nacional”


As manifestações “à escala nacional” anunciadas em finais de Dezembro pelo partido Renamo, como forma de repúdio a sua derrota eleitoral a 15 de Outubro de 2019, continuam sem data para acontecer. A julgar pela mudança de atitude do seu líder, que parece ter assumido o cargo de segundo candidato mais votado nas Eleições Gerais, e da sua bancada parlamentar é muito provável que nunca cheguem a acontecer.

A 23 de Dezembro de 2019 o porta-voz da Comissão Política da perdiz, Alfredo Magumisse, disse em conferencia de imprensa que “A Renamo vai convocar manifestações à escala nacional, nos termos da Constituição da República e das leis vigentes em Moçambique, para repudiar as eleições e repor a verdade democrática”.

Desde então o seu líder fixou residência na Cidade de Maputo, num luxuoso hotel pago pelo Governo de Filipe Nyusi, os poucos membros eleitos para as Assembleias Provinciais e para o Parlamento tomaram posse e Ossufo Momade foi pessoalmente prestar condolências e participou das exéquias fúnebres de Marcelino dos Santos corroborando a tese que assumiu o cargo e as regalias do segundo candidato mais votado nas Eleições Gerais. Recorde-se que o fundador do partido Frelimo que recusou-se a apertar a mão de Afonso Dhlakama após Acordo de Paz.

Nesta quinta-feira (20), após Esperança Bias discursar na abertura da 1ª sessão extraordinária da IX Legislatura da Assembleia da República, todos os deputados do partido Renamo juntaram-se aos camaradas na saudação em pé enquanto a presidente do Parlamento dirigia-se para o seu lugar. No passado a bancada parlamentar da oposição não se levantava e tempos houve em que abandonou mesmo a plenária.

O @Verdade questionou a Alfredo Magumisse se já existe alguma data para as manifestações “à escala nacional” ocorrerem porém o deputado remeteu ao seu colega, porta-voz do partido, José Manteigas, que também não quis esclarecer.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique | Hélder Injojo e Saide Fidel eleitos vices de Esperança Bias no Parlamento

Foto da Assembleia da República
Os deputados Hélder Ernesto Injojo e Saíde Fidel foram nesta quinta-feira (21) eleitos por consenso para os cargos de 1º e 2º vice-presidente da Assembleia da República, respectivamente. Outras nove caras novas passaram a integrar a Comissão Permanente da IX Legislatura.

Deputado do partido Frelimo no segundo mandato Injojo foi eleito pelo Círculo eleitoral da Província da Zambézia. Já Fidel, eleito pelo partido Renamo no Círculo eleitoral da Província do Niassa, é um estreante no Parlamento.

Ainda no primeiro dia da 1ª sessão extraordinária da IX Legislatura foram eleitos os membros da Comissão Permanente onde se estreiam Lucinda Bela das Dores Impitule Malema, Ana Antónia Henrique Dimitri, Alves Jordão Zita, Telmina Manuel Paixão Pinho Pereira, Alberto Jacinto Nankuta Matukutuku, Carlos Sebastião, deputados do partido Frelimo; e Viana da Silva Magalhães, André Joaquim Magibiri, Lúcia Xavier Afate, deputados do partido Renamo.

Mantiveram-se no órgão da Assembleia da República que coordena as actividades do Plenário, das suas Comissões, Gabinetes Parlamentares, Grupos Nacionais Parlamentares e Ligas de Amizade os deputados Sérgio José Camunga Pantie, Ana Rita Geremias Sithole e António José Amelia, pelo partido Frelimo; e Lutero Chimbirombiro Simango do Movimento Democrático de Moçambique.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique