sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Casa Municipal da Juventude dinamiza primeira oficina de biodanza JOVENS

A Casa Municipal da Juventude organiza no dia 19 de novembro, pelas 14h30, a primeira oficina Biodanza JOVENS, orientada por Raquel Bontempo. A atividade é dirigida a jovens com mais de 16 anos e de participação gratuita. As inscrições, que são limitadas, podem ser feitas presencialmente na Casa da Juventude ou via correio eletrónico para casa.juventude@cmalbergaria.pt.

A Biodanza é um sistema de desenvolvimento humano e de integração afetiva, que utiliza a dança, o canto e outras atividades de grupo como forma de reaprender as funções originárias da vida. Em cada uma das sessões será abordada uma obra que propõe uma forma mais sustentável de viver, harmonizando os pensamentos, os sentimentos e as ações. Na tarde de 19 de novembro, explorar-se-á a vitalidade com o livro “Respirar” de Rolando Toro, antropólogo chileno e mentor da Biondanza.

Criada na década de 1960, a Biodanza é dinamizada em mais de 100 escolas por todo o mundo, sendo regulamentada pela IBF – International Biocetric Foundation, com sede na Irlanda. A prática regular estimula a vitalidade e a criatividade, eleva os níveis de saúde e bemestar, promove o encontro humano e um conceito renovado de comunidade e aumenta a autoestima.


Raquel Bontempo estudou na Escola de Biodanza SRT de Portugal, com António Sarpe e Nuno Pinto, e iniciou o seu percurso na área em 2009, na Escola Superior de Educação de Coimbra. Dois anos depois estabeleceu-se como facilitadora de Biodanza em Aveiro, onde desenvolve oficinas para diferentes faixas etárias. É presença habitual em festivais e organiza atividades em instituições, empresas, escolas e organizações não-governamentais. Para além do curso de Biodanza, Raquel Bontempo é licenciada em Animação Socioeducativa, com uma especialização em Arte e Criatividade na Pedagogia Social. 

_____________________________________________


“Perdição”, de Hélia Correia, regressa ao Cineteatro Alba

A peça “Perdição – Exercício sobre Antígona”, de Hélia Correia, regressa ao palco do Cineteatro Alba a 19 de novembro, pelas 21h30. A criação da Companhia do Jogo/AlbergARTE, que conta com a participação de elementos da comunidade, é uma coprodução dos Municípios de Albergaria-a-Velha, Figueira da Foz e Sever do Vouga.

 “Perdição – Exercício sobre Antígona” é uma reinterpretação da tragédia grega “Antígona” de Sófocles, que nos apresenta uma figura mitológica, filha do amor incestuoso de Édipo e Jocasta. Na obra de Hélia Correia conhecemos uma Antígona mais humana que, regressada do exílio, não consegue adaptar-se à normalidade, tornando-se uma mulher solitária e ressentida com tudo e todos.

Na abordagem contemporânea da Companhia do Jogo, dirigida e encenada por Victor Valente, são introduzidos apontamentos de outras áreas artísticas. Os 12 atores e dois músicos partilham o palco com mais de 20 elementos da comunidade, incluindo oito participantes da Oficina de Teatro do Programa Idade Maior, que compõem o Coro dos Anciãos. O Coro das Bacantes, por seu lado, é constituído por 11 munícipes, havendo ainda dois membros da comunidade a interpretar personagens da peça.

  “Perdição – Exercício sobre Antígona” estreou no Cineteatro Alba em abril e foi apresentada no Museu Municipal Santos Rocha, na Figueira da Foz, em setembro. No dia 26 de novembro, a criação da Companhia do Jogo subirá ao palco do Centro das Artes do Espetáculo de Sever do Vouga.

Os bilhetes para o espetáculo em Albergaria-a-Velha têm o preço de cinco euros. Para os portadores do Cartão Amigo, Cartão Sénior Municipal, Cartão Municipal de Voluntário e Jovens SUB 23 o preço é de três euros. O Cineteatro Alba disponibiliza um serviço de babysitting gratuito. 

___________________________


Publicado Regulamento do Programa Empreende Já Rede de Perceção e Gestão de Negócios

Direcção Regional do Centro









Foi publicado dia 10 de novembro, no Diário da República, o Regulamento do Programa Empreende Já - Rede de Perceção e Gestão de Negócios, aprovado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P., com cofinanciamento do PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.
O Regulamento n.º 1022/2016 agora publicado consubstancia-se no AVISO N.º POISE -20-2015-28 ‘Empreende Já — Rede de Perceção e Gestão de Negócios’, e define as regras e os procedimentos do Programa.
Cada edição do Programa Empreende Já integra a execução das seguintes AÇÕES:

AÇÃO 1 | Apoio ao desenvolvimento de projetos com vista à criação de empresas e de entidades de economia social, com base em ideias próprias ou disponibilizadas através da Rede de Fomento de Negócios

DESTINATÁRIOS: Jovens que, à data de candidatura, reúnam as condições previstas no artigo 3.º da Portaria n.º 308/2015 de 25 de setembro. 

AÇÃO 2 | Apoio à sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho criados ao abrigo do Programa, resultante de projetos desenvolvidos na Ação 1.

DESTINATÁRIOS: Jovens empreendedores que participaram na Ação 1, cujos projetos foram selecionados no âmbito do processo de avaliação previsto no artigo 13º.

Particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações nas Lojas Ponto JA do IPDJ de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, ou consultar o Portal da Juventude em: www.juventude.gov.pt.

A Diretora Regional

Catarina Durão         

Trator tombou na rotunda da Lagoa de Mira

20161111_112135
Eram 11:08 horas desta sexta-feira quando, tanto os Bombeiros Voluntários de Mira como a Proteção Civil receberam um alerta para um acidente com um trator na rotunda da Lagoa.
20161111_112223
O condutor do veículo, que circulava no sentido Praia - Mira, ao fazer a rotunda viu o seu reboque tombar, derrubando na via a sua carga, que nada mais era que... quatro pequenos vitelos!
A Proteção Civil Municipal procedeu à remoção dos animais da via para um local seguro, ao levantamento do reboque e, posteriormente, à limpeza da via, estando sempre acompanhada da GNR que também esteve no local para tomar conta da ocorrência e garantir a segurança na circulação do trânsito.
Para além desses, também estiveram presentes os Bombeiros Voluntários que cuidaram do operador do trator, a única vítima. Depois de atendido no local, foi transportado para os Hospitais da Universidade de Coimbra, porém sendo considerado "ferido leve".
20161111_112339
Mira Online
Mira Online | Novembro 11, 2016 às 4:33 pm

Morreu o antigo ministro e conselheiro de Estado Alfredo Bruto da Costa

Resultado de imagem para Morreu o antigo ministro e conselheiro de Estado Alfredo Bruto da Costa
O antigo ministro e conselheiro de Estado Alfredo Bruto da Costa morreu hoje aos 78 anos, vítima de doença prolongada, em Lisboa, disse à Lusa fonte próxima da família.
Engenheiro, doutorado em sociologia, Bruto da Costa foi ministro dos Assuntos Sociais no governo chefiado por Maria de Lurdes Pintassilgo, Provedor da Misericórdia de Lisboa e, entre 2003 e 2009, presidente do Conselho Económico e Social (CES).
Em setembro de 2014 tomou posse como conselheiro de Estado, por designação da Assembleia da República, em substituição de António José Seguro, que renunciou ao lugar no órgão político de consulta do Presidente da República depois de abandonar a liderança socialista, lugar que assumiu até janeiro deste ano.
Alfredo Bruto da Costa presidiu também à Comissão Nacional de Justiça e Paz, tendo realizado estudos e investigação sobre pobreza e exclusão social.
Segundo a mesma fonte, Bruto da Costa morreu na sua residência, em Lisboa.
Fonte: Lusa
Foto: ABOLA
______________________________________

José Cid surpreendido na Mata do Buçaco

Resultado de imagem para José Cid surpreendido na Mata do Buçaco
José Cid foi surpreendido na Mata do Buçaco, onde foi convidado para plantar uma árvore. Durante a ação, o cantor foi presenteado com uma encenação baseada na canção e letra da sua autoria “A Lenda D’el Rei D. Sebastião”.
Cerca de 60 pessoas, entre elementos da Companhia de Teatro Viv’Arte, alunos da Escola D. Duarte e Coimbra Gospel Choir, estiveram envolvidas nesta surpresa feita ao cantor e à sua mulher, Gabriela Carrascalão.
Antes do momento teatral e musical, ambos plantaram uma árvore: José Cid plantou um Cedro do Buçaco e Gabriela Carrascalão plantou um Azereiro.
“Estou muito contente por termos plantado estas duas árvores, que vão nascer naquela que é a floresta mais bonita do país e do mundo”, afirmou José Cid aos jornalistas, reforçando que o Buçaco tem muita história para contar.
“Tenho a sensação de que isto é um passo para proteger a natureza e o nosso país”, afirmou ainda.
Preocupado com a proteção da floresta, o cantor defendeu que “deve haver piquetes voluntários para proteger a floresta”. Sobre a encenação a que assistiu, José Cid destacou uma “representação fabulosa”, agradecendo a homenagem que lhe foi feita.
António Gravato, presidente da Fundação Mata do Buçaco, destacou a importância de mais uma ação de plantação de árvores na mata, explicando que o objetivo é estabelecer uma ligação entre quem planta a árvore e a Mata do Buçaco.
Esta iniciativa teve o apoio da Câmara Municipal da Mealhada.
Recorde-se que este ano já plantaram árvores no Buçaco artistas como Marisa Liz (Amor Electro), Rui Reininho e Pedro Abrunhosa. Pelas mãos de famosos e anónimos, este ano, já foram plantadas mais de mil árvores.
Fonte: Diário as Beiras
Mira Online | Novembro 11, 2016 às 6:07 pm
_____________________________________

Frescosport: Porque a vida não é só trabalho…

fresco
José Fresco é um homem muito conhecido pelas terras de Mira. Empresário há muitos anos, coordena atualmente 3 lojas: os Eurocompras da Praia de Mira e do Seixo e o Pingo Doce, em Mira.
Talvez por isso, pelo stress que esta vida empresarial acarreta, este benfiquista de quatro costados nutre uma paixão enorme pelo desporto. Mas, engana-se quem pensa que desporto, para ele, resume-se ao seu benfiquismo!
O que José Fresco e seu irmão, António, que também é empresário mas reside em Lisboa gostam,é da adrenalina de fazer curvas em altas velocidades e apontar sempre como destino, a meta final!
Sim, correr com um clássico nas mãos é algo que traz a estes homens uma alegria enorme - embora sempre causem preocupações extras aos familiares que os apoiam, mas sentem um nervoso miudinho a cada prova - e é lá, em cada rampa ou em cada circuito que eles gostam de estar de vez em quando...
História
dsc_0005
Tudo começou depois de 1974, quando o conhecido Mabeco, vindo de Angola, trouxe consigo o "bichinho das corridas", conta-nos José Fresco, com os olhos a brilhar - é sempre assim quando fala de corridas!.
António era, na altura o navegador de Mabeco, enquanto José ficava por detrás das cortinas, fazendo o papel de Team Manager.
Já nos anos 90 aconteceu um interregno neste percurso, com a vida empresarial sendo cada vez mais exigente, mas de tal forma o bichinho permanecia que em 2012, formaram a Frescosport, uma equipa que participa em provas de velocidade e de rali, com os dois irmãos a revezarem-se ao volante.
Tendo ficado em 3º lugar logo no primeiro ano de existência, a equipa Frescosport tem ganho, ao longo do tempo, experiência, qualidade e, principalmente, "muitos e bons amigos", diz-nos, José.
Aliás, o "fantástico ambiente, o desportivismo e a cordialidade entre todos os competidores" é o ponto forte desta empreitada que, apesar de todos os cuidados financeiros, não sai barata. Afinal, trata-se de um desporto caro, o motorizado...
Mas, a carolice está bem patente neste projeto, também. Conseguindo alguns sponsors (quem prepara os carros é a HBC de Coimbra, por exemplo), lá vão eles para a estrada novamente este final de semana, levando alguns - bastantes, por vezes - amigos,também entusiasmados adeptos das corridas. O destino desta vez está traçado: a Serra da Lousão, um belíssimo palco natural será onde a Frescosport dará luta, domingo, dia 13 de Novembro.
Com eles estará, por exemplo, Nuno Borralho, engenheiro mecânico, que é o técnico de pista da equipa. Competente profissional que trabalha na Pneusmir, uma forte empresa familiar local, gerida pelo pai, António Borralho.
Como se vê, numa  terra pequena como Mira, também é possível formar-se uma pequena equipa de desporto motorizado, provando que o Concelho também nesta área tenta diversificar a sua oferta, muito por conta da sociedade civil que se une em torno de um projeto, por mais modesto que possa parecer.
De Mira saem pilotos, mecânicos, técnicos e patrocinadores. De Mira, partem eles sempre rumo a um destino diferente - competem entre 8 a 10 corridas por ano - e em Mira já se começa a mobilizar uma pequena franja de adeptos do desporto, no sentido de, a médio prazo, poder ser organizada uma prova com estatuto nacional, nesta localidade.
fresco2
Obviamente, as exigências são muitas e as dificuldades imensas. Os obstáculos são poderosos, mas o Município, que está a começar a dar algum apoio, pode contribuir de forma decisiva para que mais este pequeno sonho destes homens possa se tornar realidade.
Como tudo na vida, António, José e seus pares vão lutando para alcançar outros patamares. Mas, eles relembram aquilo que nenhum de nós devia esquecer: antes dos lugares e dos pontos, existe algo chamado camaradagem, e este é um bem que classificação alguma deve ultrapassar.
A verdade é que ninguém gosta de perder, seja em que desporto for ou no que for na vida... mas, acima de tudo, o importante é notar que o fanatismo, o clubismo que tantas vezes roça à má educação, estão cada vez mais fora de moda. Importante mesmo é acelerar, terminar bem e desfrutar do momento!
Mira Online
Mira Online | Novembro 11, 2016 às 6:08 pm

Hora de Fecho: "A vida e a morte dos nossos bancos"

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O que os banqueiros fizeram ao dinheiro dos depositantes e como ele desapareceu. Este é o tema do livro "A Vida e a Morte dos Nossos Bancos", de Helena Garrido, que é lançado nesta sexta-feira.
O cantor e compositor Leonard Cohen morreu esta quinta-feira. Tinha 82 anos. Nasceu no Canadá, começou por ser escritor e poeta. Mas as canções é que lhe dariam fama global.
Baralhava as duas numa só, apesar de ter dito, mais que uma vez, que poesia não era a mesma coisa que letras de canções. Ainda assim, em Cohen era difícil fazer a separação. Escolhemos dez exemplos.
Artistas e intelectuais portugueses falam da importância do cantor e poeta canadiano e do legado que deixa. Um "mestre independente" e um "poeta de exceção", é assim que será lembrado.
Leonard Cohen, músico que inspirou gerações, morreu esta quinta-feira aos 82 anos. Escritor, poeta, visionário, deixa uma obra ímpar. Estas são algumas frases que ajudam a recordá-lo.
Leonard Cohen morreu esta madrugada aos 82 anos, deixando vários livros e álbuns. Ficam inúmeras imagens: do miúdo, da musa e do músico. Veja-as nesta fotogaleria.
Carrinhos otimistas, um enjoo matinal, boleias na saída e uma música de Rui Veloso. Um ano depois da queda, as histórias do Governo mais curto da democracia. O Governo que antes de o ser já não o era.
Os socialista conseguem pela primeira vez (na sondagem da Eurosondagem para o Expresso e SIC) empatar com o PSD e o CDS juntos. Popularidade de Marcelo continua alta, mas caiu no último mês.
Numa época em que a História do mundo parece estar a mudar, recordamos as imagens que testemunham os grandes acontecimentos dos últimos três séculos. Das guerras ao futebol, veja 25 fotos.
Aos golos de Coutinho, Neymar e Paulinho, acrescentam-se uns quantos olés no Mineirão para transmitir a ideia da infinita superioridade dos brasileiros sobre os argentinos. Eles não se gramam há anos.
A porto-riquenha Joan Smalls vai desfilar no Victoria's Secret Fashion Show de 2016 e já revelou o segredo das suas curvas e boa disposição: a dança do varão. Descubra alguns benefícios da modalidade. 
Opinião

Rui Ramos
Para a esquerda politicamente correcta, os trabalhadores e os pobres do Ocidente são hoje piores do que os “ricos”, uns “maus selvagens” culpados pelo Brexit e por Trump.

Miguel Tamen
Na Europa as pessoas comuns preferem a saúde à liberdade; os teólogos preferem a esperança à caridade; e os juristas a injustiça ao erro. Na Europa prefere-se tudo à América.

Maria João Avillez
O homem assusta? Claro. Mas convenhamos que se lidou com ele da pior maneira. Preferiu-se, durante 2 anos, triturar Donald Trump com insultos em vez de atender a quem olhava para ele para ser atendido

Leonor Modesto
O sistema fiscal português é dos que discrimina mais fortemente as mulheres e a família. Dadas as circunstâncias, a participação das mulheres no mercado de trabalho em Portugal é espantosamente alta.

José Miguel Pinto dos Santos
Não será o Orçamento deste ano o prelúdio de 400 peças legislativas persecutórias aos consumidores compulsivos de sacarose? Para quando estará a lei da eutanásia para diabetes e obesos?

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa
___________________________________________________


“Uber das mercadorias” lançada em Braga

Resultado de imagem para “Uber das mercadorias” lançada em Braga
Quatro alunos e ex-alunos da Porto Business School lançaram uma aplicação móvel para o transporte de mercadorias, que numa primeira fase operará apenas em Portugal mas que a curto prazo poderá ser alargada a outros mercados.

Mariana Gomes, uma das responsáveis pelo projeto, disse à Lusa que, neste momento, a "MUB Cargo" já conta com cerca de 40 transportadores, desde particulares a empresas.
"Já foram mais de 200 os que manifestaram interesse em integrar a rede de transportadores da MUB Cargo, mas só quatro dezenas é que reuniam os requisitos necessários para o efeito", sublinhou.
Explicou que só pode ser admitido quem estiver "devidamente licenciado para fazer transportes".
Assumindo-se como uma espécie de "Uber das mercadorias", a MUB Cargo está em incubação na Startup Braga e vai ser apresentada publicamente a 17 de novembro, na Porto Business School.
Pretende levar o conceito de partilha ao setor do transporte de mercadorias e conquistou, recentemente, o lugar de finalista do Prémio Inovação NOS 2016.
Disponível para download desde o final de outubro, a aplicação permite que o utilizador submeta o pedido com as caraterísticas do serviço, com dados como a quantidade de itens a transportar, a fotografia da mercadoria, as moradas e datas de recolha e entrega.
De seguida, recebe os orçamentos dos transportadores parceiros para as exigências apresentadas.
A partir daí, seleciona o melhor fornecedor, paga através da aplicação e pode acompanhar, em tempo real, a entrega.
Pode ainda avaliar o serviço prestado.
"Ganha o cliente, que tem hipótese de 'negociar' o melhor preço, e ganham os transportadores, que assim têm acesso a mais clientes", referiu Mariana Gomes.
A MUB Cargo está disponível para o transporte de todo o tipo de objetos, desde mercadorias pesadas a documentos, medicamentos ou tecnologia.
"Transportamos tudo, desde que não respire", anunciam os empreendedores.
Acrescentam que, até à data, já foram investidos cerca de 80 mil euros para a fase de arranque do projeto, que conta com capital 100 por cento português.
_____________________________



Web Summit: sexo sem censura no Tempter

sensual
Os seus criadores dizem que se trata de um mix entre Grinder, Match.com e Okcupid e que há espaço para todos os géneros, tabus e fetiches. A aplicação Tempter não deixa ninguém de fora.
É uma aplicação para adultos em que o objetivo está claramente definido: juntar pessoas que querem encontrar parceiros sexuais. Mas dentro dos limites de cada um.
"Nós queremos dizer às pessoas: se estão à procura de sexo, parem de enganar os outros e parem de dizer às pessoas que não estão à procura de sexo. Estás à procura de sexo? Tudo bem. Vamos encontrar então o teu parceiro sexual ideal", revela Andrea Baldini, CEO da Herotech, a companhia que está a desenvolver a aplicação Tempter.
Baldini considera que a nossa sociedade se comporta, em geral, da mesma forma. Sabemos que queremos alguma coisa, mas andamos às voltas porque temos vergonha do julgamento dos outros. No Tempter, contudo, tal não acontece: primeiro porque "é totalmente anónimo" e depois porque as pessoas, em último caso, querem sempre "conseguir o que desejam".
"É algo natural. Todos nós temos fantasias e desejos que queremos satisfazer. Portanto, sejas gay, heterossexual ou transsexual, não importa. Queremos que todos participem. Porquê criar aplicações para pessoas que querem e desejam o mesmo? Porque não podem estar juntos?", justificou.
Apesar de poderem ser considerados projetos concorrentes, Baldini partilha da visão de Sean Rad, criador do Tinder, num ponto: não vê propósito em criar perfis falsos.
"Porque é as pessoas têm a necessidade de mentir? Até podes encontrar alguém que goste de ti da maneira que és. Nós queremos que cada um seja apenas ele próprio", disse.
O Tempter vai procurar combater este tipo de situações através do sigilo e anonimato. É por isso que, no início, a aplicação permite que não sejam reveladas fotografias ou dados pessoais.
Funcionamento baseado em 'níveis de compatibilidade'
Com funciona então o Tempter? Em primeiro lugar, a aplicação começa por inquirir os seus utilizadores. Mas atenção: não são questões leves e simples, comuns em outros sites e aplicações do mesmo género. São perguntas difíceis e, para os mais sensíveis, bastante reveladoras. As perguntas incidem, sobretudo, nos desejos e limites sexuais de cada um. "O objetivo", continua, é ligar "pessoas que figuram no mesmo nicho". Tudo isto para encontrar "níveis de compatibilidade" entre utilizadores - conceito que, de resto, já existe noutras aplicações do género com o OkCupid. Porém, Baldini diz que não há nada no mercado que seja "baseado e construído a pensar estritamente no sexo".
Em suma, as mentes por detrás do Tempter consideram que um match na sequência de dois swaps baseados em fotografias (para utilizar o modelo do Tinder como exemplo) não garante que as duas pessoas tenha os mesmos gostos e desejos a nível sexual. Baldini acredita também que, respondendo ao questionário com honestidade, se abre uma ponte para encontrar alguém com os mesmos interesses a esse nível.
Quanto à comunicação que é feita entre pessoas com o mesmo 'nível de compatibilidade' na aplicação, a mesma poderá ser feita através de chat ou chamada telefónica. "Quanto se está a falar no contexto do sexo, a voz pode realmente ser um fator de relevo", afirma Baldini. E continua: "Estás a falar através da aplicação de forma completamente anónima. E essa é a parte sensual e sexual disso. Porque a sensualidade é toda ela acerca daquilo que desejamos", concluiu.
A versão beta da aplicação vai estar disponível a 1 de Dezembro na App Store e no Google Play.
Sapo

_________________________________________